Vous êtes sur la page 1sur 2

Associao Internacional de Escolas Crists Brasil

A Importncia das Cosmovises


Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o corao, porque dele procedem as fontes da vida (Provrbios 4.23). Uma das lies mais importantes que aprendi nos meus estudos para o doutorado em interpretao bblica, com reflexos para minha compreenso da vida como um todo, foi que no existe leitura de um texto que seja absolutamente neutra e objetiva. Nisso me ajudaram Derrida, Foucault, Gadamer, Ricouer e outros profetas e precursores das chamadas novas hermenuticas. Isso que verdade quanto leitura de textos tambm verdade quanto leitura da realidade. Todos ns enxergamos a vida atravs dos culos formados por nossas experincias, nossos preconceitos e pressupostos e acima de tudo, nossas crenas. Muitos autores contriburam a derrubada do mito da neutralidade defendido no Iluminismo e que se tornou padro na academia. Entre eles menciono o historiador da cincia Thomas Kuhn, cujo livro A Estrutura das Revolues Cientficas (1962) representa um marco nessa disciplina. O argumento de Kuhn, em linhas gerais, que, ao contrrio do que postulava o positivismo cientfico, os cientistas no so meras mquinas de anlise e registro de informaes so pessoas de carne e osso, com sentimentos, emoes e intuies. Eles no registram passivamente suas observaes, mas projetam ativamente as suas crenas. As suas experincias pessoais servem para formar os paradigmas, que so estruturas dominantes que organizam os experimentos que eles realizam. Em suma, as revolues cientficas avanam, no quando surgem novas descobertas, as quais so incorporadas e absorvidas aos paradigmas dominantes mas quando os paradigmas mudam. Com isso Kuhn destacou e firmou a importncia dos paradigmas e dos pressupostos nas reas do conhecimento. Ele valorizou as crenas e convices das pessoas ao lerem e interpretarem a realidade ao seu redor. nesse contexto que falamos da importncia e da legitimidade de uma viso de mundo (cosmoviso, Weltanschauung, termo usado primeiramente por E. Kant). Uma cosmoviso uma maneira de ver o mundo de acordo com aquilo que se cr. De acordo com Ronald Nash, destacado filsofo cristo, em sua obra Questes ltimas da Vida (2008), existem cinco crenas mais importantes que definem a cosmoviso de algum:

Deus ele existe? Qual sua natureza? H mais de um Deus? Metafsica qual o relacionamento de Deus com o universo? O universo existe? Qual sua origem? Epistemologia possvel saber, entender e conhecer? Existe verdade? tica existem leis morais que regem a conduta humana? Elas so absolutas ou relativas? www.acsibrasil.org

Associao Internacional de Escolas Crists Brasil


Antropologia o ser humano apenas corpo ou materialidade, ou tem uma dimenso espiritual? Qual sua origem? Existe vida aps a morte? Aquilo que as pessoas acreditam sobre esses cinco pontos haver de tingir os culos com que elas enxergam e decifram o mundo ao seu redor, e haver de influenciar de forma decisiva seu relacionamento consigo mesmo, com o prximo, com o mundo, em casa, no trabalho e na sociedade como um todo.

O livro de Provrbios j falava da importncia do corao e da mente (leb em hebraico) para a compreenso da totalidade da vida (vide acima Provrbios 4:23). nesse contexto que falamos da importncia e da legitimidade de uma viso de mundo que parta dos valores tericos e morais do Cristianismo, e que faa parte dos paradigmas e matizes que orientam nosso labor acadmico nas instituies de ensino onde servimos a Deus. Uma viso de mundo crist deveria levar em conta a existncia de um Deus pessoal e sua ao na histria; a revelao que ele faz de si mesmo nas Escrituras judaico-crists; o ser humano criado imagem de Deus; a presena e a realidade do mal nesse mundo; o mundo e suas leis como expresso do carter desse Deus poder, bondade, justia, sabedoria. Dado que no existe neutralidade na academia, sempre teremos paradigmas que dependem de vises de mundo. H muitos deles: marxismo, humanismo, atesmo, agnosticismo, materialismo, para nomear algumas. Se no podemos escapar de termos uma cosmoviso, que abracemos em nossos labores a viso crist de mundo, que est em nossas razes, como instituio crist de ensino.

www.acsibrasil.org

Vous aimerez peut-être aussi