Vous êtes sur la page 1sur 2

Caderno de Prova A01, Tipo 001

22. Conforme a Lei Complementar 87/1996, a lei estadual pode atribuir a contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto relativo s operaes subsequentes. Todavia, se o fato gerador presumido no se realizar, o contribuinte substitudo tem direito ao ressarcimento do valor pago a ttulo de substituio. NO corresponde a uma hiptese de ressarcimento prevista no Regulamento do ICMS/SP: (A) o valor do imposto retido, ou parcela excedente, quando o valor da base de clculo presumida, calculada mediante a utilizao de margem de valor agregado, for superior base de clculo da operao realizada com consumidor ou usurio final. o valor do imposto retido, ou parcela, quando o fato gerador presumido no se realizar. o valor do imposto retido a favor deste Estado, ou parcela, quando ocorrer sada com destino a contribuinte localizado em outro Estado. o valor do imposto retido, ou parcela, quando a operao de sada for isenta ou no tributada. o valor do imposto retido, ou parcela, quando a mercadoria recebida perecer ou for furtada, desde que devidamente comprovada esta situao.

(B) (C)

(D) (E)

23.

No mbito de um levantamento fiscal realizado para identificar o movimento real tributvel pelo ICMS em um estabelecimento, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) o levantamento feito ser definitivo e subsistir ainda que forem encontradas informaes sobre as operaes ou prestaes realizadas. a diferena apurada ser considerada como operao ou prestao tributada sujeita substituio tributria. o imposto devido ser calculado multiplicando a base de clculo apurada pela maior alquota vigente do imposto. a base de clculo do ICMS ser apurada com base em elementos informativos, como o lucro do estabelecimento. o levantamento ser realizado pelo contribuinte para determinar a base de clculo do ICMS.

24.

Durante o curso de uma ao fiscal em determinado estabelecimento de contribuinte do ICMS, se forem constatados alguns fatos, o Fisco poder presumir a omisso de operao ou prestao sujeita ao imposto. fato que, isoladamente, NO permite esta presuno: (A) (B) (C) (D) (E) constatao de que o valor das vendas declaradas pelo contribuinte inferior ao fornecido pelas instituies financeiras. constatao de suprimento de caixa no comprovado. existncia de mercadoria no estoque no registrada. constatao de valor elevado de perdas. constatao de depsito bancrio com origem no demonstrada.

25.

O contribuinte pode formular consulta Administrao Tributria para esclarecer dvida sobre a interpretao da legislao tributria a qual est sujeito. Dentre os efeitos da consulta, previstos no Regulamento do ICMS/SP, destaca-se: (A) (B) (C) (D) (E) possibilidade do pagamento com desconto de 50% de multa moratria, se o imposto for considerado devido. incio de ao fiscal sobre o contribuinte, para verificar a veracidade dos fatos alegados. suspenso do prazo para o pagamento do imposto relativo matria consultada. suspenso do andamento de qualquer ao fiscal em curso, relativa matria consultada, at que a resposta seja apresentada. nulidade da consulta, se sobre a mesma matria j existir resposta da Consultoria Tributria.

26.

Conforme a legislao vigente, a entrada de energia eltrica no estabelecimento de contribuinte do ICMS pode ensejar, em algumas situaes especficas, o direito de crdito do ICMS, desde que atendidos os requisitos previstos na legislao. NO enseja o direito de crdito de ICMS o recebimento de energia (A) (B) (C) (D) (E) objeto de sada em operao interna, sujeita ao ICMS. utilizada em processo de refrigerao, em estabelecimento varejista, que vende produtos resfriados sujeitos ao ICMS. utilizada em processo industrial, para fabricar mercadoria cuja sada sujeita ao ICMS. utilizada em processo de produo rural de fruta (irrigao) destinada exportao. utilizada em usina de reciclagem, que transforma resduos (lixo) em matria-prima, para a produo de papel e de plstico. 9

FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


27. Segundo o Regulamento do ICMS/SP, industrializao qualquer operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto ou o aperfeioe para consumo. No que se refere s modalidades de industrializao, INCORRETO afirmar: (A) Renovao a operao que executada sobre o produto usado ou partes remanescentes de produto deteriorado ou inutilizado o renove ou o restaure para utilizao. Transformao a operao que, executada sobre matria-prima ou produto intermedirio, resulte na obteno de espcie nova. Beneficiamento a operao que importe em modificao, aperfeioamento ou, de qualquer forma, alterao do funcionamento, da utilizao, do acabamento ou da aparncia de um determinado produto. Montagem a operao que consiste na reunio de produtos, peas ou partes e de que resulte um novo produto. Acondicionamento a operao que consiste na colocao de embalagem para alterar a apresentao do produto ou para facilitar o seu transporte.

(B)

(C)

(D) (E)

28.

Em algumas situaes, uma pessoa que no o contribuinte deve pagar o ICMS relativo determinada operao ou prestao, na condio de responsvel. NO o responsvel pelo pagamento do ICMS (A) (B) (C) o armazm geral, na sada de mercadoria depositada por contribuinte deste Estado. o transportador, em relao mercadoria aceita para despacho ou transporte sem documentao fiscal. aquele que no efetivar a exportao de mercadoria recebida para esse fim, ainda que em decorrncia de perda ou reintroduo no mercado interno. o contribuinte que promover a sada de mercadoria sem documentao fiscal, relativamente s operaes subsequentes. a pessoa que, tendo recebido mercadoria ou servio beneficiados com iseno ou no incidncia sob determinados requisitos, no lhes der a correta destinao ou desvirtuar suas finalidades.
o

(D) (E)

29.

A Lei n 6.374/1989 prev que o pagamento do ICMS poder ser exigido antecipadamente, relativamente a operaes, prestaes, atividades ou categorias de contribuintes, conforme previsto em regulamento. O Regulamento do ICMS/SP, por sua vez, estabelece as hipteses em que, na entrada no territrio deste Estado de determinadas mercadorias procedentes de outra unidade da Federao, o contribuinte paulista que conste como destinatrio no documento fiscal relativo operao dever efetuar antecipadamente o recolhimento do ICMS. Sobre o recolhimento antecipado, correto afirmar: (A) O valor recolhido antecipadamente se refere ao imposto devido na operao prpria do contribuinte paulista (sada) e, em sendo o caso, ao imposto devido em relao s operaes subsequentes, na condio de imposto retido por substituio tributria. A frmula de clculo do montante do imposto a ser recolhido, indicada no item 1, do 2 , do artigo 426-A, do RICMS/SP (IA = VA (1 + IVA-ST) ALQ IC), aplica-se apenas aos estabelecimentos atacadistas localizados em So Paulo. O montante relativo antecipao dever ser recolhido at a data da entrada da mercadoria no estabelecimento destinatrio paulista. O recolhimento antecipado, em regra, no se aplica mercadoria recebida destinada integrao ou consumo em processo industrial ou sada para consumidor final. Na entrada interestadual de mercadoria sujeita ao regime da substituio tributria, sempre que no houver a reteno por parte do remetente, o destinatrio deve fazer o recolhimento antecipado.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

30.

A ocorrncia de algumas situaes pode resultar em cassao ou suspenso de ofcio da eficcia da inscrio do estabelecimento no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Isoladamente, NO leva cassao da inscrio (A) (B) a falta de prestao de garantias, quando exigidas na legislao. a no ocorrncia de fatos sujeitos incidncia do ICMS no estabelecimento, configurando a inatividade do estabelecimento. o cancelamento ou a no obteno de registro, autorizao ou licena, necessrios para o exerccio da atividade declarada pelo contribuinte para aquele local. a condenao pela prtica de atos ilcitos, ocorridos no local, como receptao de mercadoria roubada ou produo de mercadoria falsificada. a falta do pagamento do imposto devido em razo de suas atividades.
FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

(C)

(D)

(E) 10

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi