Vous êtes sur la page 1sur 221

Introduo

1. ENQUADRAMENTO DA RESPOSTA SOCIAL ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS O progressivo envelhecimento demogrfico, decorrente do desenvolvimento socioeconmico, da cincia e da tecnologia, um fenmeno marcante da sociedade moderna. Sendo um fenmeno biolgico, psicolgico e social, o aumento da longevidade, nem sempre corresponde a um nvel de bem-estar ou a um grau de autonomia que possibilite aos mais velhos uma vida de acordo com as suas necessidades e expectativas. A Organizao Mundial de Sade lanou a proposta do envelhecimento activo, entendido como um processo que se inicia cedo e acompanha as pessoas ao longo da vida, compreendendo essencialmente a optimizao das condies de sade, participao e segurana. O conceito de envelhecimento activo e saudvel, traduz a possibilidade da pessoa idosa permanecer autnoma e capaz de cuidar de si prpria, no seu meio natural de vida, ainda que com recurso a apoios, tanto quanto possvel. A realidade mostra porm, que h um nmero considervel de pessoas idosas que no encontram uma resposta adequada nesse meio. Na ausncia de resposta no seu meio natural de vida o familiar a pessoa idosa necessita de especiais empenho e competncia das respostas sociais para que as dimenses fsica, psquica, intelectual, espiritual, emocional, cultural e social da vida de cada indivduo possam por ele ser desenvolvidas sem limitaes dos seus direitos fundamentais identidade e autonomia.

Introduo

Torna-se, por isso, frequente a necessidade do recurso a essas respostas sociais, em que se inclui o alojamento em Estrutura Residencial, a ttulo temporrio ou permanente. fundamental que a estrutura residencial se constitua como um contexto humanizado, personalizado e que tenha em conta as efectivas necessidades especficas de cada situao, tendo sempre como horizonte que os clientes so o centro de toda a actuao e que o meio familiar e social de um indivduo parte integrante das suas vivncias, devendo continuar a ser particularmente considerado no apoio s pessoas com mais idade, de acordo com os seus desejos e interesses. Assim o exige a perspectiva do respeito e promoo dos seus direitos humanos. A partir dos determinantes do envelhecimento activo identificados na II Assembleia Mundial das Naes Unidas (Madrid, 2002) factores sociais, factores pessoais, sade e servios sociais, factores do meio fsico, factores econmicos e factores comportamentais requerida para as estruturas residenciais uma abordagem holstica e integrada na sua concepo, na organizao e prestao dos seus servios. Segundo a Teoria da Actividade (Havighurst), a actividade o elemento fundamental de um envelhecimento saudvel, implicando uma vida mais duradoira e com mais qualidade, pelo que a activao e a estimulao dos indivduos que potenciem a dimenso biolgica, intelectual e emocional, assumem papel de destaque na estratgia de interveno das estruturas residenciais, constituindo-se como princpios orientadores fundamentais nesse domnio: a promoo da sade e preveno das incapacidades; a optimizao e compensao das funes cognitivas; a promoo do desenvolvimento afectivo; o fomento do envolvimento e participao social.

A Estrutura Residencial constitui-se como uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento colectivo, num contexto de residncia assistida, para pessoas com idade correspondente idade estabelecida para a reforma, ou outras em situao de maior risco de perda de independncia e/ou de autonomia que, por opo prpria, ou por inexistncia de retaguarda social, sem dependncias causadas por estado agravado de sade do qual decorra a necessidade de cuidados mdicos e paramdicos continuados ou intensivos, pretendem integrao em estrutura residencial, podendo aceder a servios de apoio biopsicossocial, orientados para a promoo da qualidade de vida e para a conduo de um envelhecimento sadio, autnomo, activo e plenamente integrado. Constituem-se como objectivos principais desta resposta: promover qualidade de vida; proporcionar servios permanentes e adequados problemtica biopsicossocial das pessoas idosas;

contribuir para a estabilizao ou retardamento do processo de envelhecimento; privilegiar a interaco com a famlia e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de optimizar os nveis de actividade e de participao social;

promover estratgias de reforo da auto-estima, de valorizao e de autonomia pessoal e social, assegurando as condies de estabilidade necessrias para o reforo da sua capacidade autnoma para a organizao das actividades da vida diria.

Para que haja um aproveitamento das sinergias que se desenvolvem no contexto da Estrutura Residencial para Idosos, tendo em considerao os clientes, os colaboradores, a estrutura e o funcionamento, torna-se necessrio que resulte deste conjunto uma interveno pautada por critrios de qualidade, de que se destacam os seguintes: garantir o exerccio da cidadania e o acesso aos direitos humanos dos clientes, p.e. autonomia, privacidade, participao, confidencialidade, individualidade, dignidade, oportunidades de igualdade e no discriminao; respeitar as diferenas de gnero, socio-econmicas, religiosas, culturais, sexuais dos clientes e/ou pessoas prximas; respeitar o projecto de vida definido por cada cliente, bem como os seus hbitos de vida, interesses, necessidades e expectativas; transmitir e garantir aos clientes um clima de segurana afectiva, fsica e psquica durante a sua permanncia na Estrutura Residencial; promover o envolvimento e o estabelecimento de uma parceria e articulao estreita com o cliente e/ou significativos, a fim de recolher a informao necessria sobre as necessidades, expectativas, capacidades e competncias, co-responsabilizando-os no desenvolvimento de actividades/aces no mbito dos servios prestados; mobilizar a participao dos clientes na gesto da estrutura residencial, envolvendo-os no planeamento, monitorizao e avaliao das respectivas actividades; desenvolver todas as relaes entre o cliente e os restantes intervenientes (colaboradores internos e externos, voluntrios, entre outros) com tica, respeito pelos direitos e deveres, profissionalismo, rigor e qualidade; compreender a individualidade e personalidade de cada cliente, para criar um ambiente que facilite a interaco, a criatividade e a resoluo de problemas por parte destes.

Introduo

S desta forma o cliente se pode sentir bem no mbito dos servios prestados pela Estrutura Residencial, isto , se forem tidos em conta a sua maneira de ser e estar, a identidade, os hbitos de vida, as crenas religiosas, a cultura, as condies de vida, entre outros aspectos. Isto implica: pensar o cliente como um ser afectivo e activo, que, independentemente da sua situao, possui um projecto de vida e tem o direito de ser respeitado na sua identidade e individualidade. Personalizar os servios, gerindo de forma flexvel e individualizada cada projecto de interveno, constituiu-se como um imperativo; organizar dinmicas de trabalho que proporcionem oportunidades para que o cliente possa comunicar os seus sentimentos e formular posicionamentos pessoais, sobre o que o envolve; criar um ambiente calmo, flexvel e responsvel, adaptado aos interesses e necessidades de cada cliente, permitindo-lhe continuar o seu desenvolvimento individual; orientar a prestao de servios continuamente para o cliente, diagnosticando as suas necessidades e expectativas, os seus potenciais de desenvolvimento e criando oportunidades para a sua optimizao. 2. ENQUADRAMENTO DO MANUAL DE PROCESSOS A gesto da qualidade entendida cada vez mais como o maior e fundamental desafio da gesto, agregando e integrando todas as suas dimenses (residindo mesmo nessa integrao o valor e o mrito da gesto da qualidade). No essencial, hoje comummente aceite que qualquer empresa ou organizao existe para satisfazer necessidades e expectativas dos seus clientes e/ou significativos, bem como das outras partes interessadas, atravs de processos de trabalho que comeam por identificar clara e pormenorizadamente essas necessidades e expectativas e que asseguram a sua satisfao, de forma eficaz e eficiente. A definio dessas necessidades e expectativas, a avaliao dos resultados alcanados, a determinao do grau de satisfao gerado por esses resultados, configuram-se como direitos e oportunidades fundamentais dos clientes e/ou significativos, garantindo o seu envolvimento e participao. A qualidade da gesto constitui-se assim como condio fundamental para a criao de valor social, como factor de desenvolvimento econmico e social, fim ltimo do sistema e das organizaes que promovem a qualidade de vida das pessoas idosas.

Num cenrio de crescente exigncia e de desafios, de rpida e permanente inovao, da alterao de processos e constantes mudanas nos panoramas econmico e social, as organizaes tendem actualmente a procurar a implementao de sistemas de gesto da qualidade, tendo como objectivo principal a melhoria permanente da qualidade do servio prestado, da satisfao dos seus clientes, financiadores e outras partes interessadas e consequentemente a sustentabilidade da prpria organizao. Constituem aspectos essenciais de um Sistema de Gesto da Qualidade: focalizao nas pessoas, com o objectivo de satisfazer as suas necessidades e conseguir a mxima satisfao dos clientes; abordagem global do sistema de gesto, assumindo-se como parte integrante da estratgia da organizao; viso horizontal de funes e departamentos, que envolve todos os colaboradores, do topo base, estendendo-se a montante e a jusante da prestao de servios, incluindo clientes, significativos e restantes partes interessadas; aprendizagem permanente e adaptao mudana contnua como chaves para o sucesso organizacional. Tendo por base as diferentes tipologias das organizaes que prestam o servio de Estrutura Residencial, independentemente do nmero de clientes e da sua natureza, consideram-se como essenciais os seguintes Servios ao nvel da estruturao do modelo organizacional: Administrativos; Cuidados Pessoais e de Sade; Actividades de Desenvolvimento Pessoal; Nutrio e Alimentao; Higiene, Segurana e Limpeza.
DIRECO rea da Qualidade Direco Tcnica

Servios Administrativos

Servios de Cuidados Pessoais e de Sade

Servios de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

Servios de Nutrio e Alimentao

Higiene Segurana e Limpeza

Introduo

O quadro de pessoal deve integrar colaboradores que possuam as competncias requeridas para a realizao ajustada das funes que desempenham no conjunto dos servios prestados, enquanto condio fundamental para assegurar a qualidade dos mesmos. O nmero de colaboradores a integrar a equipa de trabalho depende do nmero e caractersticas dos clientes, dos servios a prestar, no quadro dos requisitos normativos e especficos inerentes s tipologias de Estrutura Residencial que integram esta Resposta Social. Para que uma organizao funcione de forma eficaz e eficiente, necessita de identificar, organizar e gerir todas as actividades que promove, de forma sequencial, integrada e interligada. Neste contexto, sendo o mbito de interveno a prestao de servios sociais para pessoas idosas e em concreto a resposta Estrutura Residencial, o presente Manual pretende apresentar alguns elementos para a implementao de um Sistema de Gesto da Qualidade de acordo com o estabelecido no Modelo de Avaliao da Qualidade aplicvel, no seu Critrio 4 Processos. Para o desenvolvimento deste Modelo na resposta social Estrutura Residencial, foram identificados 7 processos-chave para a prestao de servios, independentemente da sua natureza e dimenso: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Candidatura Admisso e Acolhimento Plano Individual Cuidados Pessoais e de Sade Nutrio e Alimentao Apoio nas Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana Planeamento e Acompanhamento das Actividades de Desenvolvimento Pessoal

Para cada um destes processos chave foram definidos: objectivo, campo de aplicao, indicadores, modo operatrio e caracterizao do processo; instrues de trabalho que descrevem as actividades associadas a cada processo, baseadas num conjunto de boas prticas que se pretendem facilitadoras para a implementao dos respectivos processos; impressos que so instrumentos de suporte ao registo, monitorizao e avaliao das actividades realizadas. Identificao de todos os intervenientes em cada actividade (modo operatrio), conforme quadro seguinte.

LEGENDA DO PONTO 4 MODO OPERATRIO


R Responsvel pela execuo da actividade P Participante na actividade I Destinatrio do output

Cliente (utilizador final, que usufrui dos servios prestados pela Entidade promotora da Resposta Social) Significativos (familiares, responsveis pelo cliente, entre outros) Organizao (Entidade promotora da Resposta Social, onde o cliente est integrado) Direco da Organizao (Responsveis pela Entidade promotora da Resposta Social) Director tcnico (tcnico com formao superior ou equivalente e competncias pessoais e tcnicas adequadas ao exerccio da funo, de preferncia no domnio das cincias sociais e humanas) Psiclogo (tcnico com formao superior ou equivalente na rea da psicologia) Enfermeiro (tcnico com formao superior na rea de enfermagem) Animador cultural (tcnico com formao na rea de animao scio cultural) Ajudante de aco directa (colaboradores que prestam servios de apoio directamente ao Cliente) Outros colaboradores (colaboradores que prestam servios de apoio gerais relacionados com o Cliente e a Organizao; ex: Cozinheiro, Ajudante de cozinha, Motorista, Administrativos e outros considerados necessrios) Parceiros (outras organizaes pblicas ou privadas, organismos pblicos, voluntariado, ou outras entidades colectivas ou individuais, que estabeleam parcerias com a Resposta Social)

C S O DO

DT

PL E AC AAD

OC

Cliente Significativos Organizao Direco da Organizao Director tcnico Psiclogo Enfermeiro Animador cultural Ajudante de aco directa Outros colaboradores Parceiros

C S O DO DT PL E AC AAD OC P

Cada organizao, dever definir o responsvel por cada actividade do processo, devendo constar esta identificao nos regulamentos da Organizao.

Introduo

Para a implementao de um Sistema de Gesto da Qualidade, compete entidade prestadora do servio adoptar/adequar o conjunto de sugestes aqui apresentadas misso e objectivos da respectiva organizao que gere, nomeadamente atravs: da identificao de outros processos-chave que considere necessrios ao seu funcionamento, para alm dos definidos no Modelo de Avaliao da Qualidade; de outras instrues de trabalho para melhor operacionalizar os seus processos; de outros impressos mais adequados aos seus processos de trabalho e de gesto.

Independentemente das solues adoptadas, a definio do Sistema de Gesto da Qualidade a implementar deve ter sempre presente o objectivo fundamental do Sistema, o de melhorar a qualidade dos servios prestados.

APRESENTAO GLOBAL DA DOCUMENTAO

PROCESSOS-CHAVE

INSTRUES DE TRABALHO

IMPRESSOS

IMP01.IT01.PC01 Atendimento - Informao Disponibilizada ao Cliente IT01.PC01 Atendimento IMP02.IT01.PC01 Ficha de Inscrio

IMP03.IT02.PC01 Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos

IT02.PC01 Avaliao da Admissibilidade

IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade

IMP05.IT02.PC01 Carta de No Admissibilidade PC01 CANDIDATURA IMP07.IT03.PC01 Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos IT03.PC01 Hierarquizao e Aprovao de Candidatos

IMP08.IT03.PC01 Carta de Aprovao

IMP09.IT03.PC01 Carta de No-Aprovao

IMP06.PC01 Lista de Candidatos

Manual dos Processos-Chave


APRESENTAO GLOBAL DA DOCUMENTAO

PROCESSOS-CHAVE

INSTRUES DE TRABALHO

IMPRESSOS

IT01.PC02 Admisso e Avaliao das Necessidades e Expectativas Iniciais

IMP01.IT01.PC02 Ficha de Avaliao das Necessidades e Expectativas Iniciais

PC02 ADMISSO E ACOLHIMENTO

IT02.PC02 Contrato e Processo Individual do Cliente

IMP02.IT02.PC02 Lista de Bens do Cliente

IMP03.IT03.PC02 Programa de Acolhimento do Cliente IT03.PC02 Programa de Acolhimento IMP04.IT03.PC02 Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente

IT01.PC03 Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do Cliente

IMP01.IT01.PC03 Ficha de Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do Cliente

PC03 PLANO INDIVIDUAL

IMP02.IT02.PC03 Plano Individual

IT02.PC03 Plano Individual

IMP03.IT02.PC03 Servios Prestados no Apoio Psicossocial

IMP04.IT02.PC03 Ficha de Ocorrncia de Incidentes de Violncia IMP05.IT02.PC03 Ficha de Avaliao de Ocorrncia de Incidentes de Violncia

10

APRESENTAO GLOBAL DA DOCUMENTAO

PROCESSOS-CHAVE

INSTRUES DE TRABALHO

IMPRESSOS

IMP01.PC04 Cuidados Pessoais - Cronograma

IMP02.PC04 Cuidados Pessoais - Registo

IT01.PC04 Cuidados de Higiene e Imagem

PC04 CUIDADOS PESSOAIS E DE SADE IMP03.IT02.PC04 Situaes de Emergncia Regras Gerais de Actuao IMP04.IT02.PC04 Cuidados em Situaes de Emergncia

IT02.PC04 Cuidados de Sade e em Situao de Emergncia

IMP05.IT03.PC04 Medicao e Indicao Teraputica IT03.PC04 Administrao da Teraputica

IMP06.IT03.PC04 Indicao Teraputica Informao Genrica

11

Manual dos Processos-Chave

APRESENTAO GLOBAL DA DOCUMENTAO

PROCESSOS-CHAVE

INSTRUES DE TRABALHO

IMPRESSOS

IMP01.PC05 Lista de Necessidades Alimentares Especiais

IT01.PC05 Elaborao de Ementas

IT02.PC05 Sistema de HACCP

IT03.PC05 Recepo, Armazenamento e Conservao de Produtos Alimentares

IMP02.IT03.PC05 Controlo de Recepo de Matrias-Primas

IMP03.IT03.PC05 Controlo da Validade dos Produtos

PC05 NUTRIO E ALIMENTAO IMP04.IT04.PC05 Registo de Equipamento Entregue/Recebido

IT04.PC05 Preparao e Confeco de Alimento

IMP05.IT04.PC05 Controlo dos leos de Fritura

IT05.PC05 Transporte, Distribuio e Apoio nas Refeies

IMP06.IT05.PC05 Recolha de Amostras Testemunho

IT06.PC05 Subcontratao de Servios de Fornecimento de Refeies

12

APRESENTAO GLOBAL DA DOCUMENTAO

PROCESSOS-CHAVE

INSTRUES DE TRABALHO

IMPRESSOS

IMP01.PC06 Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana

PC06 APOIO NAS ACTIVIDADES INSTRUMENTAIS DA VIDA QUOTIDIANA

IT01.PC06 Acompanhamento ao Exterior e Aquisio de Bens e Servios

IMP02.IT01.PC06 Ficha de Incidentes Crticos no Exterior

IMP01.PC06 Tratamento da Roupa

IMP03.IT02.PC06 Ficha de Registos da Lavandaria

IT03.PC06 Organizao e Higiene do Espao Individual

IT04.PC06 Alojamento

IMP01.IT01.PC07 Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal PC07 PLANEAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal IMP02.IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

IMP03.IT01.PC07 Registo de Presenas

13

PC 01 Candidatura

PC01 Candidatura

PC01 Candidatura

1. OBJECTIVO

Estabelecer regras orientadoras para as actividades de atendimento, anlise, hierarquizao e aprovao dos indivduos integrados na lista dos candidatos Estrutura Residencial. 2. CAMPO DE APLICAO

Aplica-se a todos os colaboradores que desempenham funes nos servios responsveis pelas fase de atendimento, anlise e seleco dos candidatos e gesto da lista de candidatos a integrar na Estrutura Residencial. 3. INDICADORES DO PROCESSO

Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

16

PC01 Candidatura

4. MODO OPERATRIO
INPUT FLUXOGRAMA OUTPUT R Necessidades e expectativas do cliente Registos do contacto RESP. P I C + S 1. Contacto do Cliente Ver: IT01.PC01 - Atendimento, contm: - Documentao a afixar na recepo; - Prestao de informao; - Clientes sinalizados pela rede social de suporte. DESCRIO

OC OC

INCIO

1. CONTACTO DO CLIENTE

Dados do cliente Informao sobre a organizao Requisitos legais e estaturios IMP01.IT01.PC01 Atendimento - Informao Disponibilizada ao Cliente IMP02.IT01.PC01 Ficha de Inscrio 3. AVALIAO INICIAL DOS REQUISITOS Dados do cliente IMP03.IT02.PC01 Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos 2. PRESTAO DE INFORMAO E INSCRIO

Atendimento OC OC Informao Disponibilizada ao Cliente preenchida Ficha de Inscrio preenchida

C + S

2. Prestao de informao e inscrio Ver: IT01.PC01 - Atendimento, contm: - Documentao a afixar na recepo; - Prestao de informao; - Clientes sinalizados pela rede social de suporte.

ADMISSVEL?

Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos preenchida

DT DT + PL + E + OC

C + S

3. Avaliao inicial dos requisitos realizada uma avaliao inicial (triagem administrativa de acordo com os critrios de admissibilidade.

Resultado da avaliao inicial dos requisitos IMP05.IT02.PC01 Carta de No Admissibilidade Resultado da avaliao inicial dos requisitos IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade SIM

NO

4. INFORMAO DA NO ADMISSIBILIDADE

Carta de No Admissibilidade preenchida A

DT

C + S

4. Informao de no admissibilidade Ver: IT02.PC01 - Avaliao da Admissibilidade, contm: - Requisitos iniciais; - Critrios de admissibilidade.

5. INFORMAO DA ADMISSIBILIDADE

Carta de Admissibilidade preenchida

DT

C + S

5. Informao da admissibilidade Caso o cliente, seja admissvel, ele informado e procede-se para a fase de anlise da existncia de vaga. Ver: IT02.PC01 - Avaliao da Admissibilidade, contm: - Requisitos iniciais; - Critrios de admissibilidade.

Capacidade do Lar de Idosos IMP06.PC01 Lista de Candidatos SIM

EXISTEM VAGAS NA ORGANIZAO?

Lista de Candidatos preenchida

DT

6. Integrao/actualizao na lista de candidatos A inscrio do cliente na lista de candidatos respeita a pontuao obtida na avaliao dos critrios de admissibilidade. O cliente e/ou significativos /so informado(s) da sua integrao na lista. Ver: IT02.PC01 - Avaliao da Admissibilidade, contm: - Requisitos iniciais; - Critrios de admissibilidade.

NO 6. INTEGRAO/ ACTUALIZAO NA LISTA DE CANDIDATOS

17

PC01 Candidatura

INPUT

FLUXOGRAMA

OUTPUT R

RESP. P I

DESCRIO

Lista de Candidatos D

DT OC O

7.Gesto da lista de candidatos Ver: IT03.PC01 -Hierarquizao e Aprovao de Candidatos, contm: - Gesto da lista de candidatos; - Hierarquizao de candidatos; - Aprovao do candidato.

7. GESTO DA LISTA DE CANDIDATOS Ficha de Incrio Ficha de avaliao Inicial de Requisitos Critrios de admissibilidade dos candidatos Lista de candidatos IMP07.IT03.PC01 Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dosCandidatos 8. ANLISE, HIERARQUIZAO E APROVAO

C Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao de Candidatos preenchido DO DT O 8. Anlise, hierarquizao e aprovao Ver: IT03.PC01 - Hierarquizao e Aprovao de Candidatos, contm: - Gesto da lista de candidatos; - Hierarquizao de candidatos; - Aprovao do candidato.

CANDIDATO APROVADO?

NO Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao de candidatos IMP09.IT03.PC01 Carta de No Aprovao Carta de No Aprovao preenchida DO DT C + S 9. Comunicao da no aprovao do candidato Ver: IT03.PC01 - Hierarquizao e Aprovao de Candidatos, contm: - Gesto da lista de candidatos; - Hierarquizao de candidatos; - Aprovao do candidato.

SIM

9. COMUNICAO DA NO APROVAO DO CANDIDATO

Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao de candidatos IMP08.IT03.PC01 Carta de Aprovao

10. COMUNICAO DA APROVAO DO CANDIDATO

Carta de Aprovao preenchida

DO DT

C + S

10. Comunicao da aprovao do candidato Ver: IT03.PC01 - Hierarquizao e Aprovao de Candidatos, contm: - Gesto da lista de candidatos; - Hierarquizao de candidatos; - Aprovao do candidato.

CLIENTE ACEITA?

NO

DT OC O

11. Arquivo A organizao do arquivo dever assegurar o cumprimento dos normativos legais de confidencialidade de informao de clientes

SIM

11. ARQUIVO

Ficha de Inscrio Ficha de avaliao Inicial de requisitos Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao de candidatos Carta de Aprovao 12. ENVIO DO PROCESSO PARA O RESPONSVEL DA ADMISSO

PC02 Processo de Admisso e Candidatura

DT

OC + E + PL

12. Envio do processo para o responsvel da admisso Ver: IT03.PC01 - Hierarquizao e Aprovao de Candidatos, contm: - Gesto da lista de candidatos; - Hierarquizao de candidatos; - Aprovao do candidato.

FIM

18

PC01 Candidatura

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Necessidades e expectativas dos cliente e/ou significativos Legislao e normativos aplicveis Viso, Misso e Valores da Organizao Capacidade da Estrutura Residencial Regulamentos Internos Critrios de admissibilidade Critrios para hierarquizao e aprovao dos candidatos Lista de Candidatos Origem Candidato e/ou significativos Outros Servios/Departamentos da Organizao Outras organizaes pblicas e/ou privadas Organizao Comunidade

Sada Necessidades e expectativas dos clientes e/ou significativos satisfeitas Cumprimento da legislao e normativos vigentes Candidato aprovado Lista de Candidatos Documentos de Referncia Instrues de trabalho IT01.PC01 Atendimento

Destino Candidato e/ou significativos Responsvel pelo processo de admisso Encaminhamento para outra Organizao (quando aplicvel)

Impressos IMP01.IT01.PC01 Atendimento - Informao Disponibilizada ao Cliente IMP02.IT01.PC01 Ficha de Inscrio IMP03.IT02.PC01 Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade IMP05.IT02.PC01 Carta de No Admissibilidade IMP07.IT03.PC01 Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos IMP08.IT03.PC01 Carta de Aprovao IMP09.IT03.PC01 Carta de No aprovao IMP06.PC01 Lista de Candidatos

IT02.PC01 Avaliao da Admissibilidade

IT03.PC01 Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos

Indicadores % de clientes admissveis % total de inscries realizadas no perodo de 5 dias Tempo mdio de permanncia em lista de candidatos Tempo mdio entre a abertura de vaga e a admisso de clientes % de reclamaes relativas ao processo de hierarquizao e aprovao dos candidatos % de servios procurados para os quais a Organizao no tem oferta/resposta Gestor do processo Director(a) Tcnico(a) nmero de clientes admissveis/ nmero de pedidos de inscrio x 100 nmero de respostas a pedidos de inscrio analisados at 5 dias/ nmero total de inscries x 100 tempo de permanncia de cada cliente entre a entrada na lista e a sada/ nmero total de clientes tempo entre a abertura da vaga e a admisso do cliente / nmero total de novas admisses de clientes nmero de reclamaes relativas ao processo de hierarquizao e aprovao/ nmero total de reclamaes x 100 nmero de clientes encaminhados para a comunidade / n total de clientes que contactam a Organizao x 100

19

PC01 Candidatura

IT01.PC01 Instruo de Trabalho Atendimento

1. DOCUMENTAO A AFIXAR NA RECEPO Cpia do alvar de licenciamento ou da autorizao provisria de funcionamento. Horrio de funcionamento da Estrutura Residencial. Identificao da direco tcnica. Mapa dos colaboradores, respectivos horrios de trabalho e mapa de frias, de acordo com a legislao aplicvel. Regulamento interno. Mapa de ementas. Plano de actividades de animao social, cultural e recreativa. Prerio, com a indicao dos valores mnimos e mximos praticados. Identificao da existncia do livro de reclamaes. Publicitao dos apoios financeiros do ISS, I.P. (quando aplicvel). Regulamento das comparticipaes dos clientes e seus familiares pela utilizao de servios e equipamentos sociais da rede pblica e solidria, conforme legislao (quando aplicvel). Regulamento da mensalidade dos clientes e seus familiares pela utilizao de servios e equipamentos da rede privada lucrativa (quando aplicvel). Devero tambm encontrar-se afixados/disponveis, outros documentos considerados relevantes, nomeadamente: Misso, viso e valores da organizao; Critrios de admisso da organizao;

20

PC01 Candidatura
IT01.PC01 INSTRUO DE TRABALHO ATENDIMENTO

Plano de actividades organizacionais; Informao geral (por exemplo, seminrios, conferncias, legislao comunitria ou internacional, boas prticas nacionais e internacionais).

2. PRESTAO DE INFORMAO A prestao de informao pode ser realizada por contacto presencial ou por contacto telefnico, sendo que em ambas as situaes deve estar definido um horrio para o efeito e claramente identificado o colaborador responsvel por essa actividade. O contacto pode ser realizado quer pelo cliente e/ou significativos, quer por organizao encaminhadora. Se a informao solicitada for de carcter tcnico e/ou de maior complexidade, devero estar definidos e implementados mecanismos de articulao para dar resposta s solicitaes, que incluam a definio de domnios e a identificao dos responsveis (por exemplo, director tcnico, tcnico com funes atribudas). A prestao de informao, assim como os documentos disponibilizados, ficam registados no IMP01.IT01.PC01 Atendimento Informao Disponibilizada ao Cliente. 2.1. Contacto presencial No contacto presencial, o espao de recepo do cliente e/ou significativos deve contemplar caractersticas como conforto, ambiente calmo, luminosidade adequada, climatizao apropriada. O atendimento processa-se de forma sequencial e por ordem de chegada. A informao e documentos disponibilizados ou dados a conhecer pelo responsvel do atendimento (RA) so: boletim informativo da Organizao (quando aplicvel) com informao relevante e actualizada, escrito de forma clara e acessvel, onde conste o modelo de interveno, nomeadamente o conjunto de servios oferecidos e os respectivos custos associados; informao global sobre o servio(s) pretendido(s); critrios de admisso; regras de gesto da lista de candidatos; servios existentes e respectivo horrio de funcionamento; regras para assegurar a confidencialidade acerca da informao sobre os clientes; informao sobre o regulamento das comparticipaes ou mensalidades dos clientes e seus familiares pela utilizao de servios e equipamentos; outros esclarecimentos requeridos pelo cliente; outra documentao que a Organizao considere relevante para apoiar uma escolha informada por parte do cliente.

21

PC01 Candidatura
IT01.PC01 INSTRUO DE TRABALHO ATENDIMENTO

Neste primeiro contacto com o cliente e significativos, o RA disponibiliza o impresso IMP02.IT01.PC01 Ficha de Inscrio, dando as informaes para o seu preenchimento e referindo a documentao necessria para formalizar a sua inscrio no estabelecimento (rede pblica, solidria ou com fins lucrativos): Cpia do bilhete de identidade do cliente e do representante legal, quando necessrio; Cpia do carto de contribuinte do cliente e do representante legal, quando necessrio; Cpia do carto de beneficirio da Segurana Social, pensionista ou de outro subsistema; Cpia do carto do Servio Nacional de Sade ou outro subsistema;

O preenchimento de alguns itens dever ser efectuado pelo cliente e/ou significativos, sendo outros preenchidos pelo colaborador da organizao, que pode corresponder ao RA ou ao colaborador tcnico, consoante o perfil funcional do primeiro (ver IMP02.IT01.PC01 Ficha de Inscrio). O colaborador dever mostrar-se sempre disponvel para prestar apoio no preenchimento da ficha, assim como rectificar o seu preenchimento. Neste impresso, as questes apresentadas so questes exemplificativas que visam demonstrar o tipo de informao que se pretende obter e registar. Assim, compete ao colaborador da Estrutura Residencial responsvel pelo preenchimento, ou pelo apoiar do preenchimento, adequar as questes s especificidades do cliente em causa (por exemplo, simplificar a linguagem, substituir expresses mais genricas por expresses referentes situao concreta do cliente). Este facto tambm vlido para os restantes impressos, assumindo especial pertinncia com o aumento da complexidade das informaes solicitadas e do conhecimento que se detm do cliente. Poder ainda ser proporcionada uma visita s instalaes da organizao. 2.2. Contacto telefnico A prestao da informao por contacto telefnico dever ser feita de forma breve e sucinta, de acordo com o pedido de informao por parte do cliente e/ou significativos, destacando-se alguns itens que devero ser considerados em qualquer contacto: tipo de servios prestados; horrio de atendimento ao cliente e de funcionamento dos servios; critrios de admisso; existncia de vaga e regras de gesto da lista de candidatos; disponibilizao da ficha de inscrio e de lista de documentao a apresentar no acto da inscrio, bem como disponibilidade da Organizao para a realizao de uma visita s instalaes para dar a conhecer o modo de funcionamento. No caso do contacto ser efectuado atravs de outras formas (por exemplo, correio electrnico), a Organizao dever ter institudo o processo e os mecanismos de resposta aos mesmos.

22

PC01 Candidatura
IT01.PC01 INSTRUO DE TRABALHO ATENDIMENTO

2.3. Recepo do pedido de inscrio Na recepo do pedido de inscrio, o RA deve verificar se a Ficha de Inscrio se encontra devidamente preenchida e quais os documentos em anexo, fornecidos pelo cliente e/ou significativos: se sim, o colaborador atribui Ficha de Inscrio um nmero de entrada, sequencial por data e ordem de chegada; se no, o colaborador dever prestar o apoio e esclarecimentos necessrios ao preenchimento da mesma, aceit-la como pendente e acordar um prazo de entrega da informao/documentao em falta; entregar ao cliente um comprovativo em como foi recebido um pedido de inscrio, identificando a data e o Colaborador que realizou a recepo da ficha de inscrio. O cliente e/ou significativos /so informado(s) sobre a fase seguinte do processo de inscrio, onde se proceder avaliao de requisitos iniciais atravs de uma entrevista diagnstica, a qual se no ocorrer no momento da inscrio, ser realizada no prazo de 5 dias teis. A documentao do cliente disponibilizada pelo RA ao Tcnico que realizar a entrevista diagnstica. 3. CLIENTES SINALIZADOS PELA REDE SOCIAL DE SUPORTE Nas situaes sinalizadas pela Rede Social de Suporte, nomeadamente atravs da Linha Nacional de Emergncia Social, a resposta ser imediata por parte da Estrutura Residencial (aplicvel s Estruturas Residenciais com protocolo estabelecido com a Segurana Social). Nestas situaes, o contacto com a Estrutura Residencial promovido pela entidade sinalizadora, que solicita informao sobre a existncia ou no de vaga. Caso exista vaga, a Estrutura Residencial procede de imediato avaliao inicial dos requisitos, informando a entidade sinalizadora da admissibilidade do potencial cliente. Perante a admissibilidade do mesmo, solicitado entidade sinalizadora o processo individual do cliente, para tratamento por parte do responsvel pela admisso. A partir deste momento a Estrutura Residencial assume a tramitao processual, aplicvel generalidade dos clientes, podendo no entanto, para solicitao de informaes adicionais e/ou para melhor integrao do cliente na resposta social, manter o contacto com a entidade sinalizadora. Nos casos da no existncia de vaga ou da no admissibilidade, a Estrutura Residencial informa a entidade sinalizadora dos motivos que condicionaram a no admisso do cliente, dando por terminado o processo.

23

PC01 Candidatura

IT02.PC01 Instruo de Trabalho Avaliao da Admissibilidade

1. AVALIAO DA ADMISSIBILIDADE

1.1. Avaliao Inicial de Requisitos A avaliao inicial de requisitos tem como objectivo avaliar o cumprimento dos requisitos mnimos de admissibilidade, conforme o definido no impresso IMP03.IT02.PC01 Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos. O espao onde se realiza a avaliao deve garantir todos as formalidades necessrias, para que esta decorra num ambiente calmo, confortvel, com luminosidade e climatizao apropriadas, e onde seja garantida a confidencialidade das informaes prestadas pelo cliente. Na entrevista entre o colaborador e o cliente ser desejvel que estejam presentes: uma pessoa prxima do cliente, caso o cliente necessite e/ou deseje; o tcnico da organizao encaminhadora, caso exista, e se considere uma mais valia para o processo. Esta entrevista tem como principais objectivos: clarificar e aprofundar as informaes facultadas no preenchimento da IMP02.IT01.PC01 - Ficha de Inscrio; efectuar o levantamento das necessidades do cliente e/ou significativos, assim como as suas expectativas face aos servios que gostaria(m) de contratualizar, para posteriormente

24

PC01 Candidatura
IT02.PC01 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DA ADMISSIBILIDADE

a Organizao avaliar a capacidade de as satisfazer. As informaes obtidas so devidamente registadas no impresso IMP03.IT02.PC01 Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos; esclarecer eventuais dvidas do cliente sobre o processo de candidatura; esclarecer eventuais dvidas sobre a informao/documentao fornecida; proporcionar, uma visita geral s instalaes, ao cliente e/ou significativos.

1.2. Critrios de Admissibilidade Nos estabelecimentos das redes pblica, solidria ou com fins lucrativos, os critrios de admissibilidade so os previstos no enquadramento jurdico em vigor e que constam do Regulamento Interno da Estrutura Residencial, nomeadamente: idade do cliente (indexada idade de reforma vigente); tipo de cuidados mdicos e paramdicos exigidos; ausncia ou impossibilidade da famlia em assegurar o seu acolhimento; risco de isolamento social; situaes de emergncia social.

A Organizao definir para os critrios atrs referidos uma matriz de ponderao e pontuao. Se o cliente cumprir os critrios de admissibilidade, o colaborador fornece ao cliente e/ou significativos um comprovativo em como satisfaz os requisitos de admissibilidade, conforme o definido no impresso IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade. O cliente ainda informado se existe vaga para o seu pedido: Caso a resposta seja positiva, comunicado que este ser analisado pela direco tcnica de acordo com os critrios de hierarquizao e que, no prazo mximo de dez dias teis, ser contactado no sentido de ser informado sobre o resultado e justificao da deciso da direco da Organizao, conforme definido, na instruo de trabalho IT03.PC01 Hierarquizao e Aprovao de Candidatos. Caso a resposta seja negativa, o cliente informado (de acordo com o impresso IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade) que, caso assim o deseje, ir ser integrado na Lista de Candidatos (IMP06.PC01), e informado do modo de funcionamento desta, conforme definido, na instruo de trabalho IT03.PC01 Hierarquizao e Aprovao de Candidatos. Se o cliente no cumpre os critrios de admissibilidade, o colaborador informar sobre as razes da no admissibilidade na Estrutura Residencial, e identificar (quando aplicvel) se este se enquadra noutros servios fornecidos pela Organizao.

25

PC01 Candidatura
IT02.PC01 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DA ADMISSIBILIDADE

Se no for o caso, deve disponibilizar informao ao cliente sobre outras alternativas possveis existentes na comunidade, em sede de provedoria, como seja a Rede de Cuidados Continuados Integrados ou outros Servios da Rede Nacional de Sade e/ou Social, e estabelecer contactos, de forma a proporcionar a obteno de resposta e encaminhamento em tempo til. Nesta situao, igualmente fornecido ao cliente um comprovativo, indicando as razes de no satisfao dos requisitos de admissibilidade conforme o definido no impresso IMP05.IT02.PC01 Carta de No Admissibilidade. A Ficha de Inscrio relativa ao cliente arquivada administrativamente, pelo menos durante o perodo de um ano.

26

PC01 Candidatura

IT03.PC01 Instruo de Trabalho Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos

1. GESTO DA LISTA DE CANDIDATOS

Introduo na Lista de Candidatos O gestor do processo informa o cliente e/ou significativos da integrao do cliente na lista, caso este o deseje, conforme o definido no impresso IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade. Os clientes que satisfazem as condies de admissibilidade, mas para os quais no existe vaga, so inscritos na Organizao atravs do preenchimento do impresso IMP06.PC01 Lista de Candidatos. A inscrio do cliente na lista de candidatos respeita a pontuao obtida na avaliao dos critrios de admissibilidade. O responsvel pela gesto da lista de candidatos informa o cliente e/ou significativos periodicamente, ou sempre que solicitado, da posio do cliente na lista. Informao ao Cliente O responsvel pela gesto da lista de candidatos informa todos os candidatos e/ou significativos sempre que exista uma vaga na Estrutura Residencial.

27

PC01 Candidatura
IT03.PC01 INSTRUO DE TRABALHO HIERARQUIZAO E APROVAO DOS CANDIDATOS

Actualizao da Lista de Candidatos A Organizao, periodicamente, procede actualizao da lista de candidatos, retirando desta aqueles que j no esto interessados em continuar a integr-la, por terem obtido resposta noutra Entidade, ou no pretendem continuar a fazer parte desta. Quando o candidato e/ou significativos informam a Estrutura Residencial sobre novos factos da sua situao, os quais configuram alteraes s condies em que foi seleccionado, procede-se de novo avaliao dos requisitos, como se se tratasse de um primeiro contacto. Quando o cliente e/ou significativos informa(m) que o primeiro no se encontra interessado na manuteno na lista de candidatos, a Organizao procede ao arquivo do processo do cliente, por um perodo mnimo de um ano, e actualizao da lista. Gesto das Vagas Quando existe uma vaga, o responsvel pela gesto da lista de candidatos volta a contactar, novamente, todos os candidatos existentes, para averiguar se se mantm ainda interessados em ingressar na Resposta Social e se as condies em que foram seleccionados ainda so as mesmas, ou se ser necessrio proceder-se a uma nova avaliao dos requisitos. Caso no seja necessrio rever os requisitos iniciais dos clientes, o responsvel pela gesto da lista remete para a equipa tcnica a Lista de Candidatos. Caso seja necessrio rever os requisitos iniciais dos clientes, a Organizao dever executar, num prazo mximo de quinze dias teis, a respectiva actualizao da situao dos candidatos e sua nova hierarquizao (utilizando os mesmos procedimentos empreendidos aquando da avaliao inicial dos requisitos). Depois desta actualizao, os dados destes clientes so remetidos, pelo responsvel pela gesto da lista de candidatos, para a equipa tcnica. 2. HIERARQUIZAO DE CANDIDATOS Aps a recepo dos dados dos candidatos, a equipa tcnica procede a uma anlise mais detalhada da sua informao, com vista sua hierarquizao, de acordo com: Ficha de Inscrio e documentos anexos; Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos; Critrios de admissibilidade dos candidatos; Critrios de hierarquizao; Lista de Candidatos.

28

PC01 Candidatura
IT03.PC01 INSTRUO DE TRABALHO HIERARQUIZAO E APROVAO DOS CANDIDATOS

Sempre que necessrio, podero ser realizados contactos com o cliente e/ou significativos, no sentido da obteno de mais esclarecimentos sobre os dados facultados na Ficha de Inscrio, para uma melhor apreciao da candidatura. Na definio dos critrios de hierarquizao dos candidatos, a Organizao, para alm de ter presente os critrios de admissibilidade constantes na IT02.PC01 Avaliao da Admissibilidade, identifica o conjunto de critrios que considera ajustados no quadro da sua misso, atribuindo-lhes uma ponderao de acordo com a prioridade social associada, apresentando-se de seguida, a ttulo exemplificativo, um conjunto de critrios possveis: grau de autonomia e tipo de cuidados requeridos; residncia no concelho de implantao da organizao; limitaes do contexto social, nomeadamente no que respeita inexistncia de retaguarda familiar; cliente encaminhado pelos Servios da Segurana Social; frequncia de outros servios da Organizao; grau de adequao dos servios da Organizao s necessidades e expectativas do cliente. No final desta anlise, procede-se elaborao de um relatrio de parecer tcnico, seleccionando no mximo cinco candidatos de forma hierrquica para aprovao pela Direco, conforme o previsto no impresso IMP07.IT03.PC01 Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos. O relatrio ser elaborado no prazo mximo de cinco dias teis, sendo posteriormente encaminhado para a Direco da Organizao, para deciso. 3. APROVAO DO CANDIDATO Aps a recepo do relatrio tcnico, a Direco da Organizao dispe de trs dias teis para identificar o candidato aprovado para admisso. 0 candidato aprovado informado, conforme o previsto no IMP08.IT03.PC01 Carta de Aprovao. Os restantes candidatos que no foram aprovados recebem igualmente informao, conforme o previsto no IMP09.IT03.PC01 Carta de No Aprovao e integram novamente, salvo indicao contrria manifestada pelos prprios e/ou significativos, a Lista de Candidatos.

29

PC01 Candidatura
IT03.PC01 INSTRUO DE TRABALHO HIERARQUIZAO E APROVAO DOS CANDIDATOS

Nesta fase dada a possibilidade ao cliente de se pronunciar sobre se aceita ou no a admisso na Estrutura Residencial: em caso de aceitao, o processo do cliente segue para o responsvel da admisso. no caso do cliente no pretender a admisso, o seu processo ser arquivado administrativamente, e mantido pelo menos durante um ano. Nesta situao, a Direco aprova automaticamente o candidato que ocupava o segundo lugar no relatrio tcnico. Todo este processo, desde a abertura da vaga at admisso do cliente na Estrutura Residencial, no deve exceder trinta dias teis.

30

Atendimento Informao Disponibilizada ao Cliente


IMP01.IT01.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Data

Contacto presencial Nome do cliente

Contacto telefnico

Contacto Nome da pessoa que efectua o contacto Contacto Relao com o cliente Tipo de Informao Informao disponibilizada Documento disponibilizado

Regulamento interno

Critrios de candidatura e admisso

Gesto da lista de candidatos

Regulamento das comparticipaes ou mensalidades dos clientes e seus familiares pela utilizao de serviose equipamentos (redes pblica, solidria e privada) Modelo de interveno da Estrutura Residencial para Idosos (servios prestados, etc.)

Boletim informativo da Organizao

Horrio de funcionamento da Organizao e de todos os servios

Ficha de inscrio

Documentos a entregar com a ficha de inscrio

Outra. Especificar:

Tcnico da Organizao para contacto

Nota: Assinalar com X a situao verificada.

Ficha de Inscrio
IMP02.IT01.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 4 Data de Inscrio
Dados a Preencher pelo Cliente 1. Dados de Identificao do Cliente Nome completo Nome pelo qual deve ser tratado Data de Nascimento Morada Cdigo Postal BI NIF N. Beneficirio N. Utente Sexo

Identificao do Estabelecimento

N. de Entrada

Idade

Anos

Telefone Casa Telemvel

Regime Segurana Social Sub-sistema Sade

2. Motivo do Pedido Resposta solicitada: Fundamentao: Temporria Permanente

PC01 Candidatura
IMP02.IT01.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 2 de 4

Identificao do Estabelecimento

3. Dados de identificao e contactos da(s) pessoa(s) prxima(s) do cliente (1) Nome Data de Nascimento Morada Cdigo Posta Telefone Nome Data de Nascimento Morada Cdigo Postal Telefone Ocupao Parentesco/ Relao (2) Ocupao Parentesco/ Relao (2)

(1) Pessoa(s) prxima(s) responsvel legal, familiares, vizinhos, amigos, outros (2)Parentesco cnjugue, filho(a), neto(a), irmo(), outro; Relao amigo(a), vizinho(a), voluntrio(a), outro

Tem algum que seja da sua relao prxima a frequentar este estabelecimento? Sim No Quem? Servio

Ficha de Inscrio
IMP02.IT01.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 3 de 4

Identificao do Estabelecimento

DADOS A PREENCHER PELOS SERVIOS 4. Rede Social de Suporte O Cliente foi encaminhado por outra Organizao? Sim Qual? No O candidato necessita de suporte para satisfazer e/ou desenvolver actividades da vida diria?
(assinale com uma X)

Sim

No

Identifique o actual suporte assegurado ao candidato:


(assinale com uma X)

dirio e permanente dirio pontual pontual inexistente O cliente usufrui dos servios de/est integrado em:
(assinale com uma X)

Servio de Apoio Domicilirio Centro de Dia Outro Servio 5. Caracterizao da(s) Incapacidade(s) Questes (assinale com x) Tipo de incapacidade(s)

Identifique qual a organizao: Especifique qual, assim como a organizao:

Sim

No Especifique-as

Verificam-se mudanas nas funes do corpo (fisiolgicas) e/ou nas estruturas do corpo (anatmicas)? (p.e., funes auditivas; estrutura da coluna vertebral) Verificam-se limitaes da actividade ou restries da participao? (p.e., andar distncias longas; participar em actividades de grupo) Utiliza ajudas tcnicas ou tecnologias de apoio? Causa(s) das incapacidade(s): Congnita(s) Adquirida(s)
Conceitos (CIF Classificao Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Sade): Incapacidade termo genrico para deficincias, limitaes da actividade e restries na participao. Funes do corpo funes fisiolgicas dos sistemas orgnicos (incluindo as funes psicolgicas). Estruturas do corpo partes anatmicas do corpo, tais como rgos, membros e seus componentes. Limitaes da actividade dificuldades que um indivduo possa ter na execuo de actividades (entendidas como a execuo de uma tarefa ou aco). Restries na participao problemas que um indivduo pode enfrentar quando est envolvido em situaes da vida real, entendendo-se participao como o envolvimento do indivduo numa situao da vida real.

Identificao do Estabelecimento IMP02.IT01.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 4 de 4

6. Foram entregues cpias de todos os documentos necessrios? Sim No

Assinale quais os documentos em falta e a respectiva data de entrega Bilhete de Identidade N de Contribuinte Carto de Beneficirio ou Pensionista Carto do Servio Nacional de Sade Outros. Especificar: Data da entrega Data da entrega Data da entrega Data da entrega Data da entrega

7. Assinaturas Cliente Significativos Organizao Data: Data: Data:

Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos


IMP03.IT02.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 2 Data de Inscrio

Identificao do Estabelecimento

N. de Entrada

1. Avaliao Sumria da Funcionalidade do Cliente


(assinale com uma X)

Autnomo

Necessita de apoio pontual dos servios

Necessita de apoio permanente dos servios

Banho Cuidados de imagem Vestir-se Ir ao WC Alimentao Mobilidade Tratamento de roupas Acompanhamento ao exterior (fazer compras, etc) Aquisio de bens e servios Toma medicamentosa Ocupao do tempo livre

2. Servios a Mobilizar

Quais?

Quando?
Semana Fim-deDiria semana

Periodicidade
Semanal Quinzenal Mensal 1x 2x

Nmero
3x Outra qual?

Cuidados de higiene Cuidados de imagem Refeies Apoio na refeio Cuidados de sade Administrao da teraputica Transportes Tratamento de roupas Apoio na aquisio de bens e servios Acompanhamento ao exterior Organizao e higiene do espao individual Outro. Qual? Observaes ou outras especificaes

Identificao do Estabelecimento IMP03.IT02.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pg. 2 de 2

3. Descrio do Enquadramento Familiar e/ou de Suporte

4. Descrio das Condies Socioeconmicas

5. Critrios de Admissibilidade A Organizao ajusta-se s necessidades e expectativas do Cliente?


(assinale com uma X)

Sim No

Porqu?

A Organizao pode dar resposta, internamente, ao pedido do cliente?


(assinale com uma X)

Sim No Critrios

Reencaminhamento para outra Organizao ou prestao de informao adicional (quando aplicvel).

Ponderao: Idade do cliente (indexada idade de reforma vigente) Cuidados exigidos pela situao de dependncia Ausncia ou indisponibilidade da famlia ou outras pessoas em assegurar cuidados bsicos Risco de isolamento social Situaes de emergncia social Outros identificar Admissvel?
(assinale com uma X)

Pontuao:

Sim No

(1) (2)

Porqu?

6. Observaes Decorrentes da Entrevista: (assinale outras informaes relevantes sobre o cliente)

7. Assinaturas Cliente Significativo Organizao


(1) Entrega ou envio do IMP04.IT02.PC01 Carta de Admissibilidade (2) Entrega ou envio do IMP05.IT02.PC01 Carta de No Admissibilidade

Data: Data: Data:

Carta de Admissibilidade
IMP04.IT02.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Localidade, data por extenso

Exmo (a). Sr(a).

Utilizar uma das duas verses em funo do destinatrio:

VERSO 1 - AO CLIENTE com agrado que o/a informamos que se encontra em situao de poder vir a integrar a Estrutura Residencial desta Organizao.

VERSO 2 - SIGNIFICATIVOS com agrado que o/a informamos que o Sr/ Sr. ________________________________________se encontra em situao de poder vir a usufruir dos servios prestados por esta Organizao.

Neste sentido, salvo orientao contrria, ficar automaticamente inscrito em lista de candidatos (1).

Para qualquer informao/esclarecimento complementar ou outro assunto, poder entrar em contacto com o/a Sr/ Sr. ___________________________________, atravs do telefone ____________________, fax______________________ ou correio electrnico___________________________.

Desde j, gratos pela preferncia dos nossos servios, Atenciosamente, O(A) Director(a) Tcnico(a)

(Nome)

(1) Pargrafo a ser includo nas situaes em que a organizao no possua vaga e os clientes renam as condies de admissibilidade.

Carta de No Admissibilidade
IMP05.IT02.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Localidade, data por extenso

Exmo (a). Sr(a).

Utilizar uma das duas verses em funo do destinatrio:

VERSO 1 - AO CLIENTE Serve o presente para o/a informar que no se encontra em situao de integrar a Estrutura Residencial desta Organizao pela(s) seguinte(s) razes:

VERSO 2 - SIGNIFICATIVOS Serve o presente para o/a informar que o Sr/ Sr. ________________________________________ no se encontra em situao de usufruir dos servios prestados por esta Organizao pela(s) seguinte(s) razes :

Para qualquer informao/esclarecimento complementar ou outro assunto, poder entrar em contacto com o/a Sr/ Sr. ____________________________________, atravs do telefone ____________________, fax______________________ ou correio electrnico ___________________________.

Desde j, gratos pela preferncia dos nossos servios, Atenciosamente,

O(A) Director(a) Tcnico(a)

(Nome)

Lista de Candidatos
Identificao do Estabelecimento

IMP06.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Pgina 1 de 1

Ficha de inscrio E-mail Nome Telefone Telemvel E-mail

Pessoa de contacto

Actualizao Resultado

N de Data de Nome do Inscrio Inscrio Cliente

Telefone

Telemvel

Pontuao dos Critrios de Hierarquizao Data

Organizao:

Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos


IMP07.IT03.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Identificao do Estabelecimento

Anlise e Hierarquizao dos Candidatos


Pgina 1 de 3

Data de Elaborao:

Equipa Tcnica Nome Funo

Hierarquizao dos Candidatos Nome 1. 2 3. 4. 5. Pontuao

Breve Caracterizao dos Candidatos 1.

2.

3.

4.

5.

Identificao do Estabelecimento

IMP07.IT03.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Anlise e Hierarquizao dos Candidatos


Pgina 2 de 3

Parecer Tcnico sobre os Candidatos 1.

2.

3.

4.

5.

Comentrios

Assinatura da Equipa Tcnica

Data de Envio para Aprovao:

Relatrio de Anlise, Hierarquizao e Aprovao dos Candidatos


IMP07.IT03.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Identificao do Estabelecimento

Aprovao do Candidato
Pgina 3 de 3

Data de Recepo para Aprovao:

Anlise da Proposta Tcnica

Candidato Aprovado (1) Nome Pontuao

Hierarquizao dos Candidatos Nome 1. 2 3. 4. 5. Assinatura da Direco Pontuao

Data de Aprovao:

(1) Envio IMP08.IT03.PC01 Carta de Aprovao e IMP09.IT03.PC01 Carta de No Aprovao

Carta Aprovao PC01 de Candidatura


IMP08.IT03.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Localidade, data por extenso

Exmo (a). Sr(a).

Utilizar uma das duas verses em funo do destinatrio:

VERSO 1 - AO CLIENTE com agrado que o/a informamos que foi aprovado/a para poder usufruir dos servios prestados por esta Organizao.

VERSO 2 - SIGNIFICATIVOS com agrado que o/a informamos que o/a Sr/ Sr. se encontra ________________________________________ aprovado/a para poder usufruir dos servios prestados por esta Organizao.

Para o efeito, propomos que contacte o Sr/ Sr. ________________________________________, (identificar cargo/funo do colaborador), para o seguinte nmero de telefone ____________________, a fim de acordar a data para a admisso na Estrutura Residencial. Agradecamos que viessem acompanhados dos seguintes elementos:

Cpias de: Bilhete de Identidade, Carto de Contribuinte, Carto de Beneficirio da Segurana Social e Carto do Servio Nacional de Sade;

2 Fotografias; Declarao comprovativa de rendimentos: IRS do cliente ou do agregado familiar, conforme aplicvel; Documentos comprovativos das despesas mensais fixas do cliente ou do agregado familiar: valor do imposto sobre o rendimento e taxa social nica, valor da renda de casa ou prestao mensal para aquisio de habitao, encargos mdios mensais com transportes pblicos e despesas com aquisio de medicamentos de uso continuado em caso de doena crnica;

Relatrios mdicos/tcnicos que identifiquem: medicao, cuidados e estado de sade, etc. Boletim de vacinas actualizado; Micro Radiografia ou RX Pulmonar.

Com os nossos melhores cumprimentos, Atenciosamente, O(A) Director(a) Tcnico(a)

(Nome)

PC01 de Candidatura Carta No Aprovao


IMP09.IT03.PC01 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Localidade, data por extenso

Exmo (a). Sr(a).

Utilizar uma das duas verses em funo do destinatrio:

VERSO 1 - AO CLIENTE Serve o presente para informar V. Exa. que, de acordo com a avaliao tcnica e hierarquizao dos candidatos Estrutura Residencial efectuada, no possvel, de momento, a aprovao da candidatura, pela(s) seguinte(s) razes:

VERSO 2 - SIGNIFICATIVOS Serve o presente para o/a informar que relativamente ao/ Sr./ Sr. ________________________________________, de acordo com a avaliao tcnica e hierarquizao dos candidatos Estrutura Residencial efectuada, no possvel, de momento, a aprovao da candidatura, pela(s) seguinte(s) razes:

Neste sentido, salvo orientao contrria, manter-se- inscrito/a em lista de candidatos.

Para qualquer informao/esclarecimento complementar ou outro assunto, poder entrar em contacto com o Sr/ Sr. ____________________________________, atravs do telefone ____________________, fax______________________ ou correio electrnico___________________________.

Atenciosamente,

O(A) Director(a) Tcnico(a)

(Nome)

PC 02 Admisso e Acolhimento

PC02 Admisso e Acolhimento

PC02 Admisso e Acolhimento

1. OBJECTIVO Estabelecer regras orientadoras para a integrao do cliente na Estrutura Residencial, nas componentes de contratualizao dos servios a prestar e acolhimento dos clientes.

2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se a todos os colaboradores dos servios intervenientes na avaliao das necessidades e expectativas iniciais do cliente, na elaborao do contrato, na abertura do Processo Individual do Cliente e na definio e implementao do Programa de Acolhimento.

3. INDICADORES DO PROCESSO Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

48

PC02 Admisso e Acolhimento

4. MODO OPERATRIO
INPUT FLUXOGRAMA OUTPUT R Documentao do cliente Necessidades e expectativas do cliente Processo administrativo da candidatura Requisitos legais e estatutrios IMP01.IT01.PC02 Ficha de Avaliao Diagnstica ACEITA INTEGRAO? NO A RESP. P I C + S 1. Avaliao das necessidades e expectativas iniciais efectuada uma avaliao das necessidades e expectativas iniciais do cliente, bem como, prestada informao especfica sobre o funcionamento da Estrutura Residencial. Ver: IT01.PC02 - Admisso e Avaliao Disgnstica, contm: - Admisso; - Avaliao diagnstica; - Clientes sinalizados pela rede social de suporte. DESCRIO

INCIO

1. AVALIAO DAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS INICIAIS

DT E Ficha de + Avaliao Diagnstica PL preenchida + C + S

SIM

Deciso do cliente Contrato IMP02.IT02.PC02 Lista de Bens do Cliente

2. ELABORAO E ASSINATURA DO CONTRATO

Contrato elaborado e assinado Lista de Bens do Cliente preenchida

DO C + S

C + S + O

2. Elaborao e assinatura do contrato Se o cliente aceitar a integrao, estabelecido um contrato de prestao de servios Ver: IT02.PC02 - Contrato e Processo Individual do Cliente, contm: - Contratualizao dos servios; - Processo individual.

Processo administrativo da candidatura Ficha de Avaliao das necessidades e expectativas do cliente Lista de Bens do Cliente Contrato Documentao do cliente

3. ELABORAO DO PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE

Processo Individual do Cliente

DT OC O + E + PL

3. Elaborao do processo individual do cliente Ver: IT02.PC02 - Contrato e Processo Individual do Cliente, contm: - Contratualizao dos servios; - Processo individual.

Processo Individual IMP03.IT03.PC02 Programa de Acolhimento do Cliente

4. PLANEAMENTO DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

Programa de DT E C + + Acolhimento AC S do Cliente preenchido + e aprovado AAD + PL

4. Planeamento do programa de acolhimento Ver: IT03.PC02 - Programa de Acolhimento, contm: - Planeamento do programa de acolhimento; - Programa de acolhimento.

Programa de Acolhimento do Cliente

5. PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

Programa de Acolhimento do Cliente implementado

DT

E C + + AC S + AAD + PL

5. Programa de acolhimento Ver: IT03.PC02 - Programa de Acolhimento, contm: - Planeamento do programa de acolhimento; - Programa de acolhimento.

49

PC02 Admisso e Acolhimento

INPUT

FLUXOGRAMA

OUTPUT R

RESP. P I

DESCRIO

Programa de Acolhimento do Cliente IMP04.IT03.PC02 Relatrio do programa de Acolhimento do Cliente

6. RELATRIO DE AVALIAO DO ACOLHIMENTO

Relatrio do DT E C + + programa de AC S Acolhimento + do Cliente preenchido AAD + PL

6. Relatrio de avaliao do acolhimento Ver: IT03.PC02 - Programa de Acolhimento, contm: - Planeamento do programa de acolhimento; - Programa de acolhimento.

Deciso do cliente Contrato

CONFIRMAO DA INTEGRAO?

C + S

DO

7. Resciso do contrato Ver: IT03.PC02 - Programa de Acolhimento, contm: - Planeamento do programa de acolhimento; - Programa de acolhimento.

NO

7. RESCISO DO CONTRATO SIM 8. ARQUIVO Deciso do cliente IMP04.IT03.PC02 Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente Processo Individual 9. ENVIO DO PROCESSO PARA O RESPONSVEL PELO PI

DT DT O + OC

8. Arquivo Ver: IT03.PC02 - Programa de Acolhimento, contm: - Planeamento do programa de acolhimento; - Programa de acolhimento.

Integrao do Cliente na Resposta Social Processo Individual

DT

9. Envio do processo para o responsvel pelo PI Face integrao do cliente no Lar de Idosos: - Se o cliente aceita, o processo individual do cliente enviado para o responsvel pelo processo PC03 - Plano Individual. - Se o cliente no aceita, o processo individual do cliente arquivado e comunicada a existncia de vaga.

FIM

50

PC02 Admisso e Acolhimento

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Necessidades e expectativas do cliente Capacidade de resposta da Estrutura Residencial Regulamentos Internos Sada Necessidades e expectativas do cliente avaliadas Contrato Relatrio do Programa de Acolhimento Processo Individual do Cliente Origem Cliente e/ou significativos Direco Organizao Director Tcnico Destino Cliente e/ou significativos Organizao Responsvel pelo PI

Documentos de Referncia Instrues de trabalho IT01.PC02 Admisso e Avaliao Diagnstica IT02.PC02 Contrato e Processo Individual do Cliente IT03.PC02 Programa de Acolhimento Impressos IMP01.IT01.PC02 Ficha de Avaliao Diagnstica IMP02.IT02.PC02 Lista de Bens do Cliente IMP03.IT03.PC02 Programa de Acolhimento do Cliente IMP04.IT03.PC02 Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente

Indicadores % de revises da ficha de avaliao das necessidades e expectativas do cliente % de resciso de contratos por tipo de motivo % de reclamaes relativas ao processo de admisso e acolhimento Grau de satisfao dos clientes face ao processo de admisso e acolhimento. Gestor do processo Director(a) Tcnico(a) nmero de fichas revistas/ total de fichas de avaliao das necessidades e expectativas do cliente x 100 nmero de resciso de contratos por motivo/ nmero de contratos estabelecidos x 100 nmero de reclamaes relativas ao processo de admisso e acolhimento/ nmero total de reclamaes x 100

51

PC02 Admisso e Acolhimento

IT01.PC02 Instruo de Trabalho Admisso e Avaliao Diagnstica

1. ADMISSO Todo o processo de integrao do cliente na organizao encontra-se descrito na IT03.PC02 Programa de Acolhimento. 2. AVALIAO DIAGNSTICA O gestor do processo marca uma entrevista com o cliente e significativos, caso se aplique, com a finalidade de aprofundar um conjunto de informaes pertinentes sobre as necessidades, hbitos e expectativas iniciais do cliente, de forma a identificar e organizar os servios a prestar. Para esta entrevista e de acordo com o perfil do cliente, podero ser mobilizados outros colaboradores da equipa tcnica. No final devero estar identificados os seguintes itens: caracterizao do agregado familiar do cliente; situao scio-econmica do cliente e agregado; identificao do contexto habitacional; descrio das condies de vida do cliente; relatrio mdico com indicao da situao actual de sade e indicao teraputica; capacidades funcionais do cliente; cuidados de medicina fsica e de reabilitao;

52

PC02 Admisso e Acolhimento


IT01.PC02 INSTRUO DE TRABALHO ADMISSO E AVALIAO DIAGNSTICA

diferentes necessidades e interesses do cliente ao nvel quotidiano, social, cultural, emocional, de sade, fsico, econmico e espiritual; hbitos, estilo de vida, preferncias e expectativas sobre as actividades quotidianas do cliente - alimentares, ocupao do tempo, actividades ldicas, culturais especialmente sobre aquelas que se relacionam com os servios a prestar;

representaes do cliente sobre a sua situao de idoso e senescncia, o seu projecto de vida, as suas necessidades e expectativas relativamente aos servios e colaboradores da resposta social.

Caso o cliente tenha usufrudo de outros servios ou respostas, a avaliao diagnstica deve considerar as informaes provenientes desses servios, evitando-se assim a replicao de procedimentos, especialmente quando se tratem de clientes com longas histrias clnicas e/ou de apoio em respostas sociais. A entrevista de avaliao diagnstica sustentada por um guio semi-estruturado e poder ainda ser suportada por registos de observao do comportamento do cliente e/ou significativos. O IMP01.IT01.PC02 Ficha de Avaliao Diagnstica um documento de registo de informao, pelo que, a comunicao do seu contedo, deve ser adaptada ao perfil do cliente. Este impresso consta do Processo Individual do Cliente. Em caso de necessidade, esta avaliao diagnstica pode ser complementada por visita ao contexto anterior de vida do cliente. Todas as Estruturas Residenciais devem elaborar e possuir um livro de registo de admisso dos clientes com o nome, idade, data de entrada, data de sada e motivo desta, quando aplicvel, devendo mant-lo sempre actualizado. No caso de clientes cujo alojamento e apoio residencial seja temporrio, a Organizao dever adequar os instrumentos propostos de forma casustica, tendo presente a necessidade de efectuar um levantamento das necessidades do cliente de forma a identificar e adequar os servios a prestar, durante esse perodo. 3. CLIENTES SINALIZADOS PELA REDE SOCIAL DE SUPORTE Os clientes sinalizados pela Rede Social de Suporte, nomeadamente atravs da Linha Nacional de Emergncia Social, so igualmente alvo de avaliao de necessidades, a qual dever ser realizada em articulao com a entidade sinalizadora, devendo decorrer com a celeridade que o caso em si exige, no sentido de serem asseguradas as condies necessrias eficcia e qualidade da resposta.

53

PC02 Admisso e Acolhimento

IT02.PC02 Instruo de Trabalho Contrato e Processo Individual do Cliente

1. CONTRATO 1.1. Elaborao Aps a deciso por parte do cliente de integrar a Estrutura Residencial, estabelecido um contrato escrito entre a Organizao e o cliente e/ou significativos. Para a assinatura do contrato, devem constar do processo do cliente: cpia do BI do cliente; cpia do n. de contribuinte do cliente; cpia do carto de beneficirio da Segurana Social, pensionista ou de outro subsistema; cpia do carto do Servio Nacional de Sade ou outro subsistema; no caso de o contrato no ser assinado pelo cliente, cpia do BI do significativo e documento legal de representao. No contrato de prestao de servios encontram-se reflectidos os direitos e deveres das partes, devendo este conter, entre outros, os seguintes itens: identificao da entidade prestadora dos servios e do cliente; perodo de vigncia do contrato; direitos e deveres do cliente; direitos e deveres da Organizao;

54

PC02 Admisso e Acolhimento


IT02.PC02 INSTRUO DE TRABALHO CONTRATO E PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE

condies de alterao, de suspenso e/ou de resciso do contrato; identificao, em caso de necessidade, da pessoa responsvel pelo cliente; identificao dos servios e actividades contratualizados, local e periodicidade; indicao clara e inequvoca da correspondente mensalidade e/ou valor de admisso, quando aplicvel, indicando quais os servios includos na mensalidade e quais os que so pagos parte;

necessidades dietticas especiais do cliente; contactos para situaes de emergncia; a tomada de conhecimento, por parte do cliente, do regulamento interno, no qual a Organizao e o cliente se comprometem ao seu cumprimento; identificao das regras e responsvel pela administrao medicamentosa do cliente; identificao das regras de utilizao em caso de cedncia de materiais ou equipamento, como ajudas tcnicas (por exemplo, preo, tempo de utilizao, danificao); acordo com o cliente (preferencialmente e sempre que possvel), e/ou significativo, estabelecendo o nvel de partilha de informao pessoal com os familiares, colaboradores e/ou outras entidades.

Aquando da celebrao do contrato, acordado com o cliente a lista do material que este e/ou os significativos se responsabilizam a fornecer, bem como, os bens pessoais que o cliente pretenda usufruir no estabelecimento, devendo ser registado no impresso IMP02.IT02.PC02 Lista de Bens do Cliente. Sempre que existirem novos bens, esta lista deve ser actualizada e integrada no Processo Individual do cliente, e distribuda pelos servios da Organizao que dela necessitem. Com uma periodicidade mnima anual a lista de bens do cliente deve ser validada pela Organizao e Cliente de forma a assegurar a sua actualizao.

A Organizao, para alm de assegurar a normal segurana dos bens dos clientes, deve informar o cliente sobre os cuidados a ter com os seus bens pessoais, nomeadamente a eventual realizao de seguros para o efeito.

A gesto dos bens financeiros dos clientes pela Estrutura Residencial, deve ficar registada no contrato, podendo no quadro dos normativos legais vigentes, assumir uma das seguintes modalidades: Ausncia de participao da Organizao, caso o cliente mantenha a sua capacidade e autonomia para a gesto de bens pessoais; Face a alguma alterao no estado de sade do cliente, capacidade e/ou autonomia que dificulte a gesto dos bens pessoais pelo prprio, a Organizao s poder assumir essa responsabilidade perante uma indicao das Entidades Legais com competncias para o efeito;

55

PC02 Admisso e Acolhimento


IT02.PC02 INSTRUO DE TRABALHO CONTRATO E PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE

Depsito da penso do cliente directamente na conta bancria da instituio, designada conta peclio. A instituio retira o valor correspondente mensalidade definida no contrato, e gere o restante em funo das necessidades apresentadas pelo cliente;

Em situaes de inabilidade ou interdio dever ser a famlia a assumir a responsabilidade pela gesto dos bens do cliente. Na ausncia desta e unicamente atravs de nomeao do Ministrio Pblico, que a responsabilidade transitar para a Organizao.

1.2. Assinatura O contrato assinado em duplicado pelo representante da Organizao, pelo cliente e/ou significativos. Aps a assinatura entre ambas as partes, entregue uma cpia ao cliente e/ou significativos e a outra cpia integrar o Processo Individual do cliente. No acto de contratualizao dos servios, a Organizao deve entregar um exemplar do Regulamento Interno, enquadrando e explicitando o seu contedo. 1.3. Alteraes ao contrato Sempre que se verifiquem alteraes ao contrato, elaborada uma adenda ao contrato existente, sujeita aprovao de ambas as partes, passando a constar do processo individual do cliente. 1.4. Suspenso e/ou resciso So definidos, pela organizao, procedimentos para a suspenso e/ou resciso do contrato, que podem ter origem em vrias situaes, tais como: incumprimento das normas e regras estabelecidas no processo contratual; inadequao dos servios s necessidades; insatisfao do cliente; inadaptao do cliente aos servios.

Sempre que se verifiquem as situaes supracitadas, a Organizao procede a uma avaliao da situao com as diferentes partes envolvidas e procura ultrapassar as dificuldades evidenciadas. Consoante o resultado dessa avaliao, e dependendo do grau de incompatibilidade entre as diferentes partes, a Organizao procede de acordo com o estabelecido: suspenso do contrato, nos casos de situaes menos gravosas; resciso do contrato, caso a situao se mantenha ou o seu grau de gravidade o justifique.

56

PC02 Admisso e Acolhimento


IT02.PC02 INSTRUO DE TRABALHO CONTRATO E PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE

O cliente tem sempre o direito de rescindir o contrato estabelecido com a Organizao, sempre que considere que esta j no satisfaz/cumpre as suas necessidades, ou por motivos decorrentes de alteraes pessoais e/ou contextuais (por exemplo, mudana de residncia da famlia). 2. PROCESSO INDIVIDUAL Cada estabelecimento deve possuir, segundo legislao em vigor, o Registo Individual do cliente, aqui designado Processo Individual do Cliente, sendo constitudo por um conjunto de documentos, que se inicia com a aceitao da Ficha de Inscrio, qual atribudo um nmero provisrio que alterado para um nmero definitivo depois da celebrao do contrato. Devero fazer parte deste Processo Individual, que acompanha o cliente ao longo da sua relao com a Estrutura Residencial, entre outros, os seguintes documentos: Ficha de Informao disponibilizada ao cliente; Ficha de Inscrio; Ficha de Avaliao Inicial de Requisitos; Carta de Admissibilidade e Carta de Aprovao; Contrato; Identificao, endereo e telefone da pessoa de referncia do cliente significativo (familiar, representante legal, ou outro); Dados facultados pelo cliente no processo de candidatura (por exemplo, declarao de rendimentos, BI, n de contribuinte); Dados de identificao e de caracterizao social do cliente; Identificao do profissional de sade de referncia e respectivos contactos em caso de emergncia; Processo Individual de Sade (o qual se encontra sobre a responsabilidade da equipa mdica e de enfermagem, a qual definir, em caso de pedido de consulta por parte do cliente/significativos e/ou tcnicos, qual a informao que considerada restrita consulta), do qual deve constar toda a informao relativa ao historial mdico (relatrios mdicos, dieta, medicao, alergias e outros); Identificao e contactos da(s) pessoa(s) prxima(s) do cliente (familiar, representante legal, ou outro) em caso de emergncia/necessidade; Ficha de Avaliao Diagnstica; Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente; Relatrio de Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do Cliente; Plano Individual (PI) e respectiva reviso; Relatrio(s) de monitorizao e avaliao do PI;

57

PC02 Admisso e Acolhimento


IT02.PC02 INSTRUO DE TRABALHO CONTRATO E PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE

Registos da prestao dos servios e participao nas actividades (por exemplo, livro/folhas de registo); Registos das ocorrncias de situaes anmalas (por exemplo, livro/folhas de registo); Registo de perodos de ausncia; Registos da cessao da relao contratual, com a indicao da data e motivo da cessao e, sempre que possvel, anexados os documentos comprovativos, por exemplo, documento de resciso do contrato, ou outros;

Outros, considerados relevantes.

O Processo Individual do cliente arquivado na Organizao em local prprio e de fcil acesso Direco Tcnica e Servios Administrativos, em condies que garantem a confidencialidade da informao nele contida. Cada Processo Individual dever ser actualizado pelo menos trimestralmente. O cliente e/ou significativos (sujeito a autorizao do cliente) tm conhecimento da informao constante no Processo Individual e podem aceder a este, sempre que o necessitem, sem nunca pr em causa a confidencialidade e o sigilo das informaes nele contidas.

58

PC02 Admisso e Acolhimento

IT03.PC02 Instruo de Trabalho Programa de Acolhimento

1. PLANEAMENTO DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO O responsvel pela integrao do cliente na Estrutura Residencial efectua o planeamento da fase de acolhimento do cliente, devendo para o efeito: marcar data de ingresso do cliente; efectuar a recolha e o tratamento de toda a informao relativa ao cliente, obtida durante a fase de candidatura, bem como da avaliao das necessidades e expectativas iniciais do cliente (inclusive informao da entrevista de avaliao diagnstica); efectuar uma reunio com a equipa tcnica para anlise das especificidades do cliente, para detectar se no primeiro dia de integrao este necessitar de algum acompanhamento especial, ou se o espao destinado sua habitao necessita de alguma alterao/adaptao (por exemplo, ajudas tcnicas); efectuar uma reunio conjunta com a equipa tcnica e ajudantes de aco directa, para passagem de informao relevante face s especificidades do cliente, nomeadamente aos colaboradores que lidaro mais directa e frequentemente com o cliente; efectuar uma reunio com os restantes residentes da Estrutura Residencial, preparando-os para a entrada de um novo residente e planeando com estes, caso aplicvel, a melhor maneira de acolher o novo residente, permitindo que este se sinta o mais rapidamente possvel envolvido na comunidade residencial (por exemplo, organizar um comit de acolhimento composto por clientes);

59

PC02 Admisso e Acolhimento


IT03.PC02 INSTRUO DE TRABALHO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

efectuar reunies ou articulaes com outras reas, colaboradores, significativos do cliente, voluntrios, entre outros, que se considere pertinente, para o sucesso do acolhimento do cliente.

Posteriormente e com base em todos os elementos identificados, elaborado o programa para o qual se utiliza o impresso IMP03.IT03.PC02 Programa de Acolhimento do Cliente. Ao cliente deve ser transmitida a mensagem de que a vivncia numa estrutura residencial sempre diferente da que se experincia na sua prpria casa, de modo cuidado e positivo. Dever ser referido que sentir com certeza algumas diferenas e eventuais dificuldades, assegurando-lhe ao mesmo tempo que a equipa tcnica estar sempre disponvel para analisar e facilitar a sua adaptao e promover o seu bem-estar, procedendo-se aos ajustes e mudanas sentidas como necessrias quer por parte do cliente, quer por parte da Estrutura Residencial. 2. PROGRAMA DE ACOLHIMENTO O Programa de Acolhimento implementado durante o perodo de adaptao acordado com o cliente e/ou significativos, devendo, como referncia, no ser inferior a 6 meses. O processo de integrao do cliente preponderante para o xito da prestao do servio. Neste perodo, deve dar-se especial ateno s questes relacionais (internas e externas), com vista a estabelecer/manter laos de relao e proximidade, facilitadores deste processo. No primeiro dia da prestao dos servios deve estar presente o(a) director(a) tcnico(a) da Estrutura Residencial que, com o colaborador responsvel pelo cliente, dever desenvolver as seguintes actividades: apresentar a equipa responsvel pela Estrutura Residencial, nomeadamente os ajudantes de aco directa que articularo com o cliente; apresentar o espao que o cliente habitar e facilitar a instalao por parte deste. Se o cliente se fizer acompanhar por um significativo, dever ser-lhe facultada a possibilidade de o significativo apoiar o cliente na referida instalao; apresentar o cliente aos restantes clientes que integram a Estrutura Residencial; apresentar, caso aplicvel, as restantes reas organizacionais existentes; gerir, adequar e monitorizar os primeiros servios prestados; avaliar as reaces do cliente; prestar esclarecimentos em caso de necessidade; caso existam, realizar o inventrio dos bens do cliente acordados na contratualizao (IMP02.IT02.PC02 Lista de Bens do Cliente);

60

PC02 Admisso e Acolhimento


IT03.PC02 INSTRUO DE TRABALHO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

evidenciar a importncia da participao dos significativos do cliente nas actividades a desenvolver; recordar, sempre que necessrio, as regras de funcionamento da Estrutura Residencial, assim como os direitos e deveres de ambas as partes e as responsabilidades de todos os elementos intervenientes na prestao do servio;

divulgar os mecanismos de participao na Organizao, nomeadamente o sistema de apresentao de sugestes e reclamaes; registar a informao recolhida nos impressos do sistema de gesto.

Ainda durante este perodo, os colaboradores responsveis pelo acolhimento do cliente podem desenvolver, observar ou aprofundar alguns aspectos da avaliao diagnstica, completando ou alterando sempre que necessrio o contedo da Ficha de Avaliao Diagnstica IMP01.IT01.PC02. Se durante este perodo o cliente no se adaptar, deve ser realizada uma avaliao do Programa de Acolhimento, identificando os indicadores que se encontram a influenciar a sua no adaptao/integrao e procurar super-los, estabelecendo, se oportuno, alteraes. Seja por inadaptao, seja porque se alteraram as condies iniciais (por exemplo, possibilidade de ser novamente integrado no contexto familiar), o cliente poder proceder resciso do contrato a qualquer momento. Aps o perodo de acolhimento, efectuada uma avaliao por parte da Estrutura Residencial conjuntamente com o cliente e/ou significativos, sobre o processo de integrao e adaptao, utilizando para o efeito o impresso IMP04.IT03.PC02 Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente. Nessa altura, podero ser prestadas informaes adicionais, ao cliente e/ou significativos, sobre a forma como decorreu a integrao e os prximos passos a empreender pelo cliente na Organizao. Estas informaes passam a constar do seu Processo Individual. Caso o cliente manifeste o desejo de no integrao, sero registadas as razes apresentadas no impresso IMP04.IT03.PC02 Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente e procede-se resciso do contrato celebrado.

61

Ficha de Avaliao Diagnstica


IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 8

Identificao do Estabelecimento

Data da Avaliao

1. Dados de Identificao do Cliente Nome: Nome a ser tratado: Data de Nascimento: Em caso de urgncia contactar: Nome: Indique o seu grau de escolaridade: No sabe ler, nem escrever Sabe ler e escrever Ensino Bsico (ensino primrio) Ensino Preparatrio Ensino Secundrio Nacionalidade e Lngua Qual a sua nacionalidade? H quanto anos vive em Portugal/Distrito/Concelho? Compreende bem o Portugus (caso seja imigrante)? Sente dificuldades em expressar-se em Portugus (caso seja imigrante)? Normalmente as pessoas compreendem-no/a (caso seja imigrante)? Sim Sim Sim No No No + ou + ous vezes Ensino Tcnico Profissional Licenciatura Ps-graduao Mestrado Doutoramento Idade actual: Anos

Contacto(s):

2. Breve Caracterizao Individual e do Agregado Familiar do Cliente O Cliente vive: Nome Isolado Em agregado Idade Parentesco Vive com o cliente Sim Cliente No Meio de vida principal (1)

(1) Reforma; Penso Social; Subsdio Mensal Vitalcio; outro.

Ficha de Avaliao Diagnstica


IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 2 de 8

Identificao do Estabelecimento

3. Situao Scio-Econmica do Cliente e/ou Significativos (2) Rendimentos Mensais: Rendimento do trabalho Reforma Penso Complemento por dependncia Outros Total: e e e e e e Despesas Mensais: Renda/Prestao da casa Transportes pblicos Medicao Alimentao Outros Total: e e e e e e

(2) Aplicvel a estabelecimentos das Redes Pblica e Solidria; campos a serem obrigatoriamente preenchidos com os dados do cliente e dos familiares que compem o seu agregado.

4. Contexto Habitacional H quantos anos vive no seu local de residncia? Tem um quarto s para si? Sim No

Tipo de habitao (No caso de no se encontrar em Resposta Social) Casa Apartamento Quarto Outra

Condies habitacionais gua canalizada Luz Rede de esgotos Gs Aquecimento Fogo Frigorfico Esquentador Mq. lavar roupa Mq. lavar loia Micro-ondas Rdio TV Vdeo/ DVD Telefone/ telemvel

5. Sade Grupo sanguneo: Nome do mdico de famlia/assistente: Centro de Sade: Nome(s) do(s) mdico(s) da(s) especialidade(s): Contacto: Alergias: Telef: Ext.:

Identificao do Estabelecimento IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 3 de 8

Problemas de sade Respiratrios Urinrios Aparelho locomotor Limitaes fsicas incapacitantes Reumatismo Cardacos Hipertenso Infecto-Contagiosas Diabetes Medicao e indicao teraputica Nome Medicamento Jejum P. almoo Almoo Lanche Jantar Deitar Intestinais Doenas infecto-contagiosas Doenas cancergenas Sistema nervoso Demncia Padres de sono Depressivos Auditivos Viso Outros Quais?

Medicao S.O.S Nome Medicamento Descrio da Situao S.O.S

Cuidados de medicina fsica e de reabilitao Terapia ocupacional Fisioterapia Outra. Especificar

Ficha de Avaliao Diagnstica


IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 4 de 8

Identificao do Estabelecimento

6. Capacidade Fsica e Funcional Actividades Corporais Alimentao Alimenta-se sem dificuldades Necessita parcialmente de auxlio ou de alimentao triturada Necessita totalmente de ajuda humana ou de alimentao artificial (sonda) Higiene pessoal Faz a sua higiene sem dificuldades Necessita de ajuda parcial Necessita de ajuda total Usar banheira ou polib Usa sem dificuldades Necessita de ajuda parcial Necessita de ajuda total Vestir-se No necessita de ajuda Necessita de ajuda total Necessita de ajuda parcial Eliminao Mico normal Defeco normal Incontinncia urinria ocasional Incontinncia fecal ocasional Incontinncia urinria permanente (p.e., alglia) Incontinncia fecal permanente (doente osteomizado) Usar a sanita/mictrio Usa sem dificuldades Necessita de ajuda parcial Necessita de ajuda total Actividades Sensoriais Fala Exprime-se sem dificuldades Exprime-se com dificuldades Viso V sem dificuldades V com dificuldades V com dificuldades severas ou no v Audio Ouve sem dificuldades Ouve com dificuldades Ouve com dificuldades severas Assinale, quando aplicvel Assinale, quando aplicvel

Identificao do Estabelecimento IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 5 de 8

Actividades Locomotoras Transferncia Efectua sem dificuldades Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda humana total ou de uma cadeira elevatria Trabalho domstico Faz sem dificuldades Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda total Deslocao ao exterior Efectua sem dificuldades Necessita de ajuda humana ou tcnica (bengala, andarilho) Necessita de uma cadeira de rodas Refeies Faz sem dificuldades Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda total Ir s compras Faz sem dificuldades Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda total Actividades Mentais, Cognitivas e Comportamentais Memria Recorda factos ou acontecimentos sem dificuldades Esquecimentos mais ou menos frequentes Esquecimentos muito frequentes Amnsia Orientao espacial Identifica os locais em que est (casa, cidade, etc.) Identifica com dificuldade/ apoio os locais em que est (casa, cidade, etc.) No identifica os locais em que est (casa, cidade, etc.) Orientao temporal Identifica os elementos de caracterizao temporal (dia da semana, ms, ano, etc.) Identifica com dificuldade/ apoio os elementos de caracterizao temporal (dia da semana, ms, ano, etc.) No identifica elementos de caracterizao temporal (dia da semana, ms, ano, etc.) Comportamento Normal Perturbaes minor: teimosia, lamentaes, emotividade Perturbaes major: agitao, desorientao, fuga

Assinale, quando aplicvel

Assinale, quando aplicvel

Ficha de Avaliao Diagnstica


IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 6 de 8

Identificao do Estabelecimento

Humor Normal Tristeza (significativa pela constncia ou intensidade) ou irritabilidade Apatia (sem energia) Agressividade Comunicao Comunica verbalmente com fluidez, expondo as suas ideias com clareza Comunica verbalmente com dificuldades Comunica verbalmente com o apoio de ajudas tcnicas Comunica atravs de Lngua Gestual Portuguesa No comunica verbalmente nem atravs de Lngua Gestual Portuguesa Outras actividades Administrar o dinheiro Sem ajuda Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda total Tomar medicamentos Sem ajuda Necessita de ajuda parcial ou de apoio Necessita de ajuda total Assinale, quando aplicvel

7. Hbitos e gostos/interesses Actividades Tipo Refeies Variveis Horrios Espao Forma de servir Tipo de alimentos Dieta Frequncia da muda de roupa Escolha da roupa Arrumao da roupa Frequncia de lavagens Passar a ferro Produtos utilizados Hbitos Gostos e Interesses

Alimentao

Roupa

Cuidados de higiene Tipo de cuidados e imagem Frequncia Idas ao mdico Frequncia, por tipo de especialidade e tipo de estrutura de sade

Identificao do Estabelecimento IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 7 de 8

Actividades Ocupao quotidiana do tempo Actividades dirias que faz Hbitos questo de executar para ocupar o tempo Onde e com quem Frequncia Gostos e Interesses

Compras no exterior Frequncia, por tipo de produtos (diria, semanal...) Com quem Passear Tipo de passeio Locais Com quem Frequncia De que tipo Com quem Onde Frequncia De que tipo Com quem Onde Frequncia De que tipo Com quem Onde Frequncia Com quem sai Onde Frequncia Com quem interage Como e onde Frequncia Com quem prefere estar/ conviver Tipo de contactos Onde Frequncia

Actividades ldicas e/ou culturais

Actividades desportivas

Actividades espirituais e/ou religiosas

Mobilidade

Relaes interpessoais

Relaes familiares

Ficha de Avaliao Diagnstica


IMP01.IT01.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 8 de 8

Identificao do Estabelecimento

Qual a satisfao quanto aos relacionamentos que estabelece? (assinale com uma X ) Actores Familiares Representante legal Amigos Vizinhos Outras pessoas? 1. Insatisfeito 2. Pouco satisfeito 3. Satisfeito 4. Muito satisfeito 5. Nr

8. Representaes Procura-se conhecer as representaes do cliente sobre o seu projecto de vida, as suas necessidades e expectativas relativamente aos servios e colaboradores a envolver. Como acha que os seus familiares ou pessoas prximas o vem?

Actualmente, quais so os seus objectivos de vida? Actualmente, o que procura fazer no seu dia-a-dia?

Quais os apoios que necessita para concretizar os seus objectivos?

O que espera dos servios da Estrutura Residencial? Como acha que os servios podem contribuir para apoiar a sua vida, assim como para satisfazer as suas necessidades?

Quais as expectativas em relao aos colaboradores da Estrutura Residencial? (Ou: O que espera dos colaboradores da Estrutura Residencial?)

9. Outras informaes relevantes

10. Assinaturas Cliente Significativos Organizao Data Data Data

Lista de Bens do Cliente


IMP02.IT02.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1 Nome do cliente:

Identificao do Estabelecimento

Bens de consumo

Quantidade

Data Entrega

Previso de Assinaturas nova entrega Cliente e/ou Significativos Organizao

Observaes

Identificao de bens pessoais

Valor

Programa de Acolhimento do Cliente


Identificao do Estabelecimento

IMP03.IT03.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL

pgina 1 de 1 Perodo de Vigncia: de: a

Nome do cliente:

Data

Aspectos Relevantes na Fase de Acolhimento


Adaptao Servios Prestados s Instalaes
Refeio Cuidados (tipo de de higiene alimentao, e imagem horrios, apoio, entre outros) Administra- Cuidados de o da sade e em teraputica situao de emergncia Actividades Apoio Tratamento Organizao Transporte ocupacionais psicossocial de roupas e higiene e de desendo espao volvimento individual pessoal Acompanha- Apoio na mento aquisio ao exterior de bens e servios

Relacionamento

Com os outros clientes

Com os Colaboradores da ER

Notas: Esta folha pode ser fotocopiada tantas vezes quantas as necessrias. Referenciar todos os colaboradores que contactem com o cliente durante a prestao dos servios.

Observaes:

Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente

Identificao do Estabelecimento

IMP04.IT03.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL

pgina 1 de 3

Nome do cliente:
2 Semana
Situao Identificada(1) Situao Identificada(1) Medidas Tomadas(2) Situao Identificada(1) Medidas Tomadas(2)

Processo de Adaptao do Cliente 3 Semana 4 Semana

1 Semana

Observaes
Medidas Tomadas(2)

Situao Identificada(1) Medidas Tomadas(2)

Relacionamento com os outros clientes

Relacionamento com *

Relacionamento com *

Relacionamento com *

Relacionamento com *

Relacionamento com *

Relacionamento com *

Adaptao ao espao c/ pessoas externas

Adequao do Servio __________

Adequao do Servio __________

Adequao do Servio __________

Adequao do Servio __________

Adequao dos Recursos Adstritos

* Referenciar todos os elementos que se encontram em contacto com o cliente durante a prestao dos cuidados.

(1)

Na identificao das situaes de adaptao, importa referir essencialmente aquelas em que se verificou uma maior inadequao ao conjunto de estratgias implementadas pela Equipa da ER. Neste contexto, importa ter em especial ateno

o 1 ms de integrao do Cliente.

(2)

Na identificao das medidas tomadas, importa ter em ateno todas as estratgias e aces implementadas pela Equipa da ER tendente a uma maior adaptao.

Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente


IMP04.IT03.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 2 de 3

Identificao do Estabelecimento

Dados a preencher pelos servios 1. Critrios a Avaliar pelo Cliente O Cliente est satisfeito com as instalaes e equipamentos disponibilizadas pela Estrutura Residencial? (assinale com uma X) Quarto, Acomodaes, Outros Sim No Porqu? O Cliente est satisfeito com os servios prestados pela Estrutura Residencial? (assinale com uma X) Cuidados Pessoais; Nutrio e Alimentao; Apoio nas Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana; Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal; Outros Sim No Porqu? O Cliente est satisfeito com os servios prestados pelos colaboradores da Estrutura Residencial?
(assinale com uma X)

Sim No

Porqu?

O Cliente est satisfeito com o processo de acolhimento? (assinale com uma X) Sim No Porqu? O Cliente pretende continuar na Estrutura Residencial? (assinale com uma X) Sim No Porqu?

2. Sugestes de melhoria apresentadas pelo Cliente

Identificao do Estabelecimento IMP04.IT03.PC02 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 3 de 3

3. Parecer do Tcnico sobre o Acolhimento

4. Observaes: (quando aplicvel, assinale outras informaes relevantes constatadas)

5. Assinaturas Cliente Significativo Organizao Data Data Data

PC 03 Plano Individual

PC03 Plano Individual

PC03 Plano Individual

1. OBJECTIVO Estabelecer as regras de orientao a observar na elaborao, implementao, monitorizao, avaliao e reviso do Plano Individual (PI) do cliente da Estrutura Residencial.

2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se a todos os colaboradores e Servios intervenientes na elaborao, implementao, monitorizao, avaliao e reviso do Plano Individual (PI) do cliente.

3. INDICADORES DO PROCESSO Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

PC03 Plano Individual

4. MODO OPERATRIO
INPUT FLUXOGRAMA OUTPUT R Processo Individual do Cliente Necessidades e expectativas do cliente IMP01.IT01.PC03 Avaliao de Necessidades e Potenciais do Cliente RESP. P I 1. Avaliao das necessidades e potenciais dos clientes Ver: IT01.PC03 - Avaliao de Necessidades e Potenciais do Cliente, contm: - Referencial metodolgico de avaliao. DESCRIO

INCIO

1. AVALIAO DAS NECESSIDADES E POTENCIAIS DOS CLIENTE

Avaliao de DT E C + + Necessidades PL S e Potenciais + do Cliente preenchido AC + AAD

EXISTEM RECURSOS NECESSRIOS? Avaliao de Necessidades e Potenciais do Cliente Necessidades de recursos extremos Parcerias Articuladas NO DT P C + O 2. Articulao de parcerias Se no existirem na Organizao os recursos necessrios para responder s necessidades identificadas, a organizao, no quadro da sua estratgia e princpios, identificar as parcerias/recursos necessrios. Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

2. ARTICULAO PARCERIAS SIM

Avaliao de Necessidades e Potencias do Cliente

3. ELABORAO DO PLANO INDIVIDUAL (PI)

PI elaborado

DT

C C + + S S + E + PL + AC + AAD + P

3. Elaborao do plano individual (PI) Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

Necessidades e Potenciais do Cliente Necessidades de recursos extremos PI

4. VALIDAO DO PI POR TODAS AS ENTIDADES

PI validado

DT

NECESSRIO REVER PI?

C C + S + E + PL + AC + AAD + P

4. Validao do PI por todas as entidades Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

SIM PI NO 5. REFORMULAO DO PI PI reformulado DT C C + + S S + E + PL + AC + AAD + P 5. Reformulao do PI Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

PC03 Plano Individual

INPUT

FLUXOGRAMA

OUTPUT R

RESP. P I

DESCRIO

PI A 6. IMPLEMENTAO DO PI

PI implementado Registo de actividades e resultados

DT

C C + S + E + PL + AC + AAD + P

6. Implementao do PI Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

NO PI Registo de actividades e resultados 7. MONITORIZAO, AVALIAO DO PI PI monitorizado, revisto e avaliado DT C C + S + E + PL + AC + AAD + P 7. Monitorizao e avaliao do PI Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

PI AJUSTADO?

SIM PI 8. ACTUALIZAO DO PROCESSO INDIVIDUAL DO CLIENTE Processo individual do cliente actualizado DT C C + S + E + PL + AC + AAD + P 8. Actualizao do processo individual do cliente Sempre que aplicvel, aps a avaliao e reviso do PI, o Processo Individual do Cliente actualizado. Ver: IT02.PC03 - Plano Individual, contm: - Elaborao do PI; - Monitorizao, avaliao e reviso do PI.

FIM

PC03 Plano Individual

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Informaes recolhidas no Processo de Candidatura Informaes dirias dos colaboradores que acompanham o cliente Relatrio de avaliao das necessidades e dos potenciais do cliente Resultados da monitorizao e avaliao do PI Projecto tcnico da Organizao Objectivos operacionais das reas/sectores (sade, alimentao, actividades culturais, entre outros) Informaes recolhidas no Processo de Admisso e Acolhimento Relatrios e informaes provenientes de outras instituies/departamentos da Organizao Sada Plano Individual elaborado e executado Resultados dos clientes Servios prestados Resciso do contrato Origem Cliente e/ou significativos Director Tcnico Psiclogo Animador Cultural Enfermeiro Responsvel pelo Acolhimento Ajudante de Aco Directa Direco da Organizao Parceiros

Destino Cliente e/ou significativos Parceiros Direco da Organizao Director Tcnico Colaboradores tcnicos

Documentos de Referncia Instrues de trabalho IT01.PC03 Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do Cliente IT02.PC03 Plano Individual Impressos IMP01.IT01.PC03 Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do cliente IMP02.IT02.PC03 Plano Individual IMP03.IT02.PC03 Servios Prestados no Apoio Psicossocial

Indicadores Nmero de revises do PI Nmero de novas actividades no previstas e desencadeadas no decurso da implementao do PI Grau de cumprimento do PI Grau de execuo dos objectivos previstos % de reclamaes relativas ao PI Grau de satisfao dos clientes face ao PI Gestor do processo Director(a) Tcnico(a)

nmero de aces executadas/ nmero de aces planeadas, por objectivo x 100 nmero de objectivos atingidos/ nmero total de objectivos previstos nmero de reclamaes relativas ao Plano Individual/ nmero total de reclamaes x 100

PC03 Plano Individual

IT01.PC03 Instruo de Trabalho Avaliao das Necessidades e dos Potenciais do Cliente

Depois de confirmada a integrao do cliente na Estrutura Residencial e do envio do processo para o responsvel pelo Processo Individual, procede-se avaliao das necessidades e dos potenciais de desenvolvimento do cliente. No contexto da avaliao diagnstica foram recolhidas vrias informaes sobre as condies habitacionais do cliente e o seu estado de sade, bem como aspectos relacionados com as capacidades fsicas e funcionais, as expectativas e as representaes face sua vida e face Estrutura Residencial. Durante o Programa de Acolhimento este conhecimento inicial do cliente foi exponenciado. Obtiveram-se dados pertinentes, quer por terem sido recolhidos em contexto real, face a situaes concretas, quer devido ao maior perodo de tempo e diversidade de intervenientes, quando comparados com o momento da entrevista de avaliao diagnstica.

PC03 Plano Individual


IT01.PC03 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DAS NECESSIDADES E DOS POTENCIAIS DO CLIENTE

Neste sentido, e uma vez que as condies de alojamento pressupem acompanhamento e vigilncia permanente 24 horas por dia por parte dos colaboradores da Estrutura Residencial, desde a equipa tcnica aos ajudantes de aco directa, toda a informao acerca do cliente registada e transmitida. Apresentam-se alguns exemplos da informao a registar: rotinas e actividades dirias; comportamentos evidenciados e/ou alteraes comportamentais; interaces sociais; interaces familiares; interaces com os outros clientes; interaces com a equipa tcnica e ajudantes de aco directa; visitas de amigos, pessoas prximas, etc.; alteraes do estado de sade e psicolgico; registo de situaes anmalas.

Estes registos podem constar em vrios documentos, produzidos pela Organizao, desde folha de ocorrncias, dirio do cliente, dirio do ajudante de aco directa, registos da equipa tcnica, actas de reunies da equipa tcnica e/ou equipa de ajudantes de aco directa, reclamaes ou sugestes do cliente, reclamaes ou sugestes de familiares ou responsveis por este, entre outros. Estes registos so analisados e tratados em reunies de equipa da Estrutura Residencial, podendo incluir o cliente e/ou seus significativos sempre que se torne necessrio. Complementarmente, a informao constante do Relatrio do Programa de Acolhimento do Cliente permite identificar o que este valorizou positivamente e o que, na sua opinio, poderiam ser as reas de investimento pessoal e organizacional. Para a avaliao podem ainda ser consideradas outras fontes, nomeadamente relatrios tcnicos e informaes provenientes de outras organizaes com conhecimento relevante sobre o projecto de vida do cliente, bem como relatrios e informaes especficas desenvolvidas por departamentos sectoriais da Organizao, caso o cliente se encontre ou tenha frequentado esses servios. a partir da integrao destas informaes que se proceder ento identificao de reas que carecem de uma avaliao mais exaustiva. Identificam-se, a ttulo exemplificativo: explorao do ciclo de vida; avaliao psicolgica; avaliao fsico-funcional.

PC03 Plano Individual


IT01.PC03 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DAS NECESSIDADES E DOS POTENCIAIS DO CLIENTE

Neste caso, o gestor do processo informa o cliente e/ou significativos sobre a necessidade de realizar uma entrevista ou sesso de avaliao, explicitando claramente os seus objectivos e os tcnicos especialistas que sero envolvidos (se aplicvel). No caso da Estrutura Residencial no dispor de tais recursos, deve sinalizar os recursos da comunidade a mobilizar e apoiar o cliente no sentido de aceder aos mesmos. A ttulo exemplificativo so apresentadas algumas estratgias de avaliao: entrevista; observao clnica; observao e anlise dos comportamentos e atitudes em contexto natural; aplicao de instrumentos de avaliao.

Todos os relatrios de avaliao daqui provenientes so inseridos no Processo Individual do Cliente. A partir da anlise de toda a informao recolhida, o gestor do processo, em sede de reunio com o cliente e respectivos significativos, procede identificao das necessidades do cliente, efectuando o seu registo no impresso IMP01.IT01.PC03 Avaliao das Necessidades e Potenciais do Cliente. Deste modo, possvel identificar as reas: que exigem uma resposta/interveno para colmatar, compensar ou manter determinado aspecto as suas necessidades; que podem beneficiar de interveno, no sentido de desenvolver o cliente at ao seu expoente mximo os seus potenciais. Para a identificao das necessidades e dos potenciais utiliza-se como matriz de anlise o Modelo de Qualidade de Vida para a populao idosa. Assim, garantida a abrangncia do diagnstico, numa perspectiva holstica do indivduo. Depois de realizada a avaliao e identificao das necessidades do cliente, procede-se elaborao do Plano Individual (PI), conforme estipulado na IT02.PC03 Plano Individual. O Modelo de Qualidade de Vida para a populao idosa assenta em seis domnios fundamentais (Manual WHOQOL -OLD (1)):

(1) Manual WHOQOL-OLD, Organizao Mundial da Sade (adaptado). Nota: Da fonte constam as referncias assinaladas a negrito.

10

PC03 Plano Individual


IT01.PC03 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DAS NECESSIDADES E DOS POTENCIAIS DO CLIENTE

Habilidades sensoriais Reporta ao estado de funcionamento sensorial da pessoa, tendo ainda em considerao o impacto da perda de habilidades sensoriais na qualidade de vida. Ao estar focalizada nos sentidos (por exemplo, audio, viso, olfacto), a anlise deste domnio implica, designadamente, a identificao de necessidades em termos de utilizao de ajudas tcnicas e a sinalizao de estratgias de compensao/ alternativas j implementadas ou a implementar. Autonomia Refere-se independncia, capacidade ou liberdade de viver de forma autnoma e tomar decises. Assim, para alm da recolha, anlise e interpretao de informao, no sentido de conduzir a decises conscientes, inclui as reas de mobilidade e realizao de actividades de vida diria. A este nvel podem ser exploradas questes como o locus de controlo que a pessoa sente ter sobre a sua prpria vida, bem como aquele que demonstra ter atravs da narrao de episdios de tomada de deciso. Para aqui contribui tambm a identificao das tarefas que o indivduo realiza autonomamente ou para as quais necessita de apoio, considerando os diferentes graus de apoio possveis. Actividades passadas, presentes e futuras Relativo satisfao sobre as conquistas na vida e coisas a que se anseia, este domnio remete para a integrao narrativa do ciclo de vida do indivduo, com particular nfase nos papis e actividades desempenhadas. Em jeito de balano orientador da aco futura, so identificadas as reas de realizao e de reconhecimento pessoal e social do indivduo, de modo a apoiar a construo de um projecto de vida baseado na combinao virtuosa das actuaes realizadas com as actualmente executadas, numa lgica de potenciao das mesmas e de re/construo das expectativas face s vivncias futuras. Participao social Assente na participao nas actividades quotidianas, especialmente na comunidade, este domnio implica a presena em contextos vivenciais e o envolvimento em papis e actividades de idntico cariz. Alm da implementao de competncias de vida em comunidade, inclui a densidade da rede social de apoio (por exemplo, familiares, amigos, scios de uma mesma associao), bem como a proximidade e intensidade dos contactos. No sentido da efectiva incluso social, implica ainda a capacidade de afectar e ser afectado pelos dinamismos sociais. Morte e morrer Relacionado com a integrao das narrativas vivenciais requeridas pelo domnio anterior, o presente domnio remete para a preparao para o luto de pessoas prximas (por exemplo, companheiro/a, irmos, amigos, outras pessoas residentes na Estrutura Residencial), bem

11

PC03 Plano Individual


IT01.PC03 INSTRUO DE TRABALHO AVALIAO DAS NECESSIDADES E DOS POTENCIAIS DO CLIENTE

como para a organizao psicossocial da concluso do seu prprio ciclo de vida. Assim sendo, este domnio integra as preocupaes, inquietaes e temores sobre a morte e sobre morrer, numa lgica de promoo da assimilao funcional e ajustada desse momento como parte integrante da vida. Intimidade Considerando a importncia das vivncias afectivas do indivduo, refere-se capacidade de ter relacionamentos pessoais e ntimos. Inclui a satisfao da pessoa com as relaes afectivas, amorosas e sexuais que estabelece, na relao entre as suas expectativas e os resultados alcanados percebidos. Integra ainda as atitudes e os comportamentos adoptados em relao aos outros. Todas as estratgias e actividades a realizar com o cliente em sede de avaliao das necessidades e dos potenciais devero ter por base a matriz conceptual referida, para que o servio a prestar pela Estrutura Residencial tenha como referencial de interveno o envelhecimento activo nas dimenses: biolgica, intelectual e emocional, potenciando assim uma promoo holstica da qualidade de vida dos clientes.

12

PC03 Plano Individual

IT02.PC03 Instruo de Trabalho Plano Individual

O Plano Individual (PI) um instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas s necessidades, expectativas e potenciais de desenvolvimento identificadas em conjunto com o cliente. Princpios a considerar aquando da elaborao, implementao e avaliao do PI: A individualizao e personalizao do PI, respeitando os objectivos, os valores e os interesses, bem como as idiossincrasias do cliente. A dimenso holstica do indivduo, constituindo as categorizaes meras abstraces que visam simplificar os registos e os processos de trabalho. Assim, deve haver uma integrao coerente entre os vrios objectivos e actividades definidos no PI. A participao activa do cliente (e/ou significativos), em todas as fases do processo, enquanto principal(is) agente(s) decisor(es). O trabalho em rede e em parceria, atravs da identificao de outras estruturas da comunidade sempre que necessrio, privilegiando o mainstreaming das intervenes. A co-identificao de aces que promovam a sua autonomia, a incluso na comunidade e a qualidade de vida. A garantia de que as actividades so desafiantes na justa medida em que so acompanhadas de apoio, bem como de momentos posteriores de integrao. A considerao do facto de a ocupao quotidiana, por parte do cliente, depender do seu projecto de vida, competncias e potencialidades, dos hbitos de vida e lazer, bem como dos estmulos oferecidos pela Estrutura Residencial. O assumir de uma atitude de apoio por parte dos elementos da equipa, com uma comunicao ajustada e acessvel para com o cliente. O direito do cliente e/ou significativos consultarem o PI. O direito do cliente e/ou significativos solicitarem uma reviso do PI.

13

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

ELABORAO DO PI

1. EQUIPA MULTIDISCIPLINAR A elaborao do PI dinamizada pelo gestor do processo, em colaborao e articulao com todos os intervenientes: equipa tcnica constituda por elementos dos vrios sectores/reas da Organizao e elementos externos; ajudantes de aco directa; o cliente e/ou significativos; outros colaboradores de outros servios ou Entidades.

2. ARTICULAO EM PARCERIA O trabalho em rede e em parceria constitui-se como uma estratgia de apoio operacionalizao do PI, visto que a abordagem holstica do indivduo e a promoo da sua qualidade requerem a identificao e mobilizao de outras estruturas da comunidade. A adopo de tal estratgia pode visar no s a implementao de determinada(s) actividade(s), mas tambm a aquisio ou cedncia de recursos. Deste modo, consoante os objectivos definidos no PI, so envolvidas, mobilizadas e dinamizadas estruturas da comunidade, tais como: Centros de Sade, Hospitais, Clnicas de Fisioterapia, Centros de Dia, Associaes locais, entre outros. Podem ainda ser mobilizados outros servios da prpria Organizao ou colaboradores externos. No caso de ser estabelecida uma parceria, dever ser formalizado um protocolo estabelecendo o mbito e respectivas responsabilidades. 3. DADOS DE ENTRADA Para a formulao do PI so utilizados os referenciais da Estrutura Residencial e os documentos constantes do Processo Individual do Cliente, a saber: objectivos operacionais das reas/ sectores (alimentao, actividades culturais, sade, entre outros); informaes recolhidas no Processo de Candidatura; informaes recolhidas no Processo de Admisso e Acolhimento; informaes dirias dos colaboradores que acompanham o cliente; avaliao das necessidades, expectativas e potenciais do cliente.

14

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

4. ESTRUTURA O PI contm, pelo menos, os seguintes elementos (IMP02.IT02.PC03 Plano Individual): identificao do cliente constante no Processo Individual; sntese da avaliao diagnstica; objectivos gerais de interveno e respectivos indicadores; actividades de interveno/servios a prestar ao cliente e respectivos objectivos especficos, indicadores e calendarizao; aces por actividade/servio; definio dos responsveis pela elaborao, implementao, monitorizao, avaliao e reviso do PI; formas de participao do cliente e significativos na interveno; data de avaliao/reviso do Plano; assinatura de todos os intervenientes.

Considerando a componente registo das avaliaes, o PI dever conter os seguintes elementos: resultados atingidos; avaliao qualitativa e quantitativa dos desvios face ao planeado; propostas de reformulao/reviso.

5. ELABORAO E IMPLEMENTAO Os objectivos gerais de interveno so estabelecidos pelo cliente e/ou significativos, com o apoio dos demais intervenientes, a partir da avaliao das necessidades, expectativas e potenciais de desenvolvimento do cliente no quadro da misso e valores da Organizao, dos objectivos das reas/sectores organizativos (alimentao, apoio psicossocial, sade, entre outros). De salientar que antes da entrada na Estrutura Residencial o cliente j tinha um projecto de vida, pelo que o PI deve assegurar tanto quanto possvel a continuidade do mesmo, com os ajustamentos necessrios. formulao do PI podem ser colocadas algumas objeces pelo cliente, pois se ao longo da sua vida nunca necessitou de um plano para saber como viver, pode agora ser difcil perceber a sua pertinncia no momento em questo. Face a esta ou similares atitudes, os profissionais podem focalizar o seu discurso no projecto de vida, adoptando diversas estratgias que ajudem a compreender o sentido de um PI (por exemplo, explorar a elaborao do PI no em gabinete mas no local da Estrutura Residencial preferido do cliente). Os objectivos gerais da interveno com o cliente, correspondem a nveis de desempenho/resultados desejveis e exequveis para o cliente, que se pretendem alcanar

15

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

com a prestao das vrias actividades/servios gerais, contribuindo, desta feita, para conferir coerncia interna ao PI, tornando-se assim mais fcil a significao e integrao do mesmo no que ao cliente diz respeito. Estes objectivos, tantos quantos necessrios, so agrupados por domnios de interveno, formulados a partir do Modelo de Qualidade de Vida para a populao idosa, e definidos de forma clara e operacional (quantificada e correspondente a um perodo temporal). Considerando que o PI um instrumento que visa orientar e apoiar o futuro do indivduo (e o indivduo no seu futuro), a incluso de uma dimenso com uma nomenclatura assente na morte e no morrer poderia ser inibidora e constituir uma barreira adeso e ao envolvimento de pessoas num estado de desenvolvimento psicossocial num plo mais prximo do desespero do que da integridade (segundo Erik Erikson). Deste modo, atendendo s diferenas individuais e ao no comprometimento de intervenes futuras, optou-se por uma designao de menor intensidade concluso do ciclo de vida - visto que as eventuais resistncias e dificuldades de integrao narrativa devero ser trabalhadas em contexto de interveno prprio (descrito no ponto 5.1 Apoio Psicossocial). Para cada objectivo geral /so definido(s) o(s) indicador(es) respectivos, cuja fonte so os vrios registos de informao e de monitorizao. O responsvel pela avaliao, juntamente com a equipa, define os indicadores de avaliao, assim como os instrumentos metodolgicos especficos, tais como: entrevistas/questionrios aos clientes e significativos; parecer tcnico em domnios especficos, como por exemplo, avaliao cognitiva e funcional do cliente; anlise dos resultados da monitorizao.

A ttulo exemplificativo indica-se a formulao de um objectivo geral de interveno e respectivo indicador: garantir, semanalmente, a prestao de cuidados de higiene: Indicador taxa de execuo semanal da prestao de cuidados de higiene. Para cada actividade/servio contratualizado devem ser definidos os objectivos especficos e seus indicadores, a calendarizao e as aces. Como exemplo, apresenta-se a formulao de alguns objectivos especficos: implicar, o cliente diariamente nas actividades de higiene pessoal e imagem, ao longo do primeiro semestre; implicar, o cliente mensalmente em actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal, ao longo do primeiro semestre.

16

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Para cada aco devem estar identificados os seguintes itens: hbitos, expectativas e gostos do cliente; riscos associados; aces preventivas/correctivas; periodicidade; nmero de vezes que a aco deve ocorrer; participantes ou pessoas implicadas; responsveis pela execuo e superviso e recursos.

A ttulo exemplificativo, so apresentadas algumas aces associadas a actividades-tipo: Cuidados de higiene lavar-se; tomar banho; Actividades quotidianas pr a mesa; levantar a mesa; Actividades culturais ir ao cinema; fazer ou ir ao teatro; participar em coros; ir a concertos; ir a museus; leitura e discusso de temas; ler jornais e revistas; Actividades sociais fazer voluntariado, receber ou fazer visitas Actividades intelectuais/ formativas frequentar um curso numa universidade para a terceira idade; Actividades espirituais e/ou religiosas ir a locais de culto; assistir presencialmente ou distncia a cerimnias religiosas.

A construo do PI pode comear por ser discutida em sede de reunio de equipa tcnica, garantindo que a sua elaborao s efectivada em conjunto com o cliente e/ou significativos, sendo este(s) o(s) principal(is) agente(s) decisor(es). tambm na reunio com o cliente que se encontram os colaboradores de outros servios ou entidades, o que no obsta a que estes tenham tambm participado antecipadamente na primeira reunio supracitada. Assim, o gestor de processo actua como um elemento de articulao, ao servio do cliente, na dinmica Estrutura Residencial Cliente Significativos Outras entidades/profissionais.

O PI pode ser negociado, com vista obteno de um consenso e consequente validao por todas as partes interessadas, mas garantindo sempre o respeito pela individualidade e pela tomada de deciso do cliente e/ou significativos.

Aps validao, o PI do cliente registado, datado, assinado por todas as partes, encontrando-se apto a ser implementado. O original do PI integrado no Processo Individual do Cliente, sendo fornecida uma cpia do PI ao cliente.

A Estrutura Residencial deve procurar promover sempre a participao, envolvimento e implicao do cliente e significativos nas actividades/servios que presta, atravs da sua implicao/co-responsabilizao nas actividades e, especialmente, nas aces. Para o efeito, devem definir e articular previamente com todos os intervenientes (cliente, significativos, outros) as actividades/aces a desenvolver.

17

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Os servios da Estrutura Residencial no devem debilitar ou substituir as redes de apoio do cliente j existentes. Devem antes potenci-las e promover, sempre que possvel, relaes de parceria, boa vizinhana e voluntariado (preferencialmente com formao neste domnio). 5.1. Apoio Psicossocial Tal como acontece no caso das restantes actividades/ servios, tambm a explorao e definio de actividades relativas ao apoio psicossocial ocorre no contexto das avaliaes efectuadas (Avaliao Diagnstica; Avaliao das Necessidades e Potencialidades do Cliente) e na construo/ reviso do PI. O apoio psicossocial integra as aces de mbito psicolgico e social, tendo como objectivo geral promover o bem-estar fsico, econmico, psicolgico e emocional do cliente e significativos (se aplicvel). Constituem objectivos especficos: Identificar e ajudar a gerir os problemas psicossociais que possam dificultar a vivncia do cliente na Estrutura Residencial ou o alcance dos objectivos identificados; Apoiar o cliente e os significativos, nomeadamente em fases crticas (por exemplo, situao de internamento); Analisar, com o cliente e os significativos, as consequncias que resultem da sua integrao na Estrutura Residencial, numa perspectiva ecolgica; Garantir, com os demais elementos da equipa, que os servios prestados esto centrados e orientados para o cliente, visando a satisfao das suas necessidades e a promoo dos seus potenciais. No sentido de atingir os objectivos supracitados, so executadas diversas actividades, nomeadamente: Avaliao e interveno psicolgica execuo de despiste psicopatolgico, apoio psicolgico, aces que visem a promoo da auto-estima, etc. Acompanhamento social aces de promoo e apoio ao efectivo acesso a direitos, bens e servios, no sentido do advocacy. Apoio informativo e formativo aces de informao, orientao e formao ao cliente e/ou significativos, no sentido de compreenderem e se adaptarem a novas situaes, desde logo nova vivncia em sede de Estrutura Residencial. No mbito do apoio psicossocial, e como elementos integrantes das actividades supracitadas, destacam-se algumas dimenses de interveno, que se consideram crticas: apoio espiritual; intimidade; concluso do ciclo de vida; gesto de conflitos entre clientes.

18

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Apoio Espiritual Tendo em considerao a constncia que a dimenso espiritual assume ao longo da vida, frequentemente com maior pertinncia na fase de vida em anlise, encontra-se previsto o apoio espiritual, para o qual concorrem como principais objectivos os seguintes: Criar espao para que cada pessoa possa ter a sua identidade prpria reconhecida e respeitada, atravs, nomeadamente, de: liberdade de culto e de participao activa na vida da sua comunidade religiosa; liberdade de expresso de convices e de valores culturais; respeito pelas prescries de diferentes tradies scio-religiosas, com impacto na vida quotidiana (por exemplo, alimentao); Fomentar dilogos e debates sobre as questes do sentido da vida e dos seus limites, respeitando a diversidade de opes/ convices. Neste mbito, uma boa prtica consiste na criao de oportunidades de informao e formao aos colaboradores, no sentido de os sensibilizar para opinies e convices de grupos sociais minoritrios. Intimidade A gesto das relaes afectivas uma actividade desafiante, para a qual contribuem elementos como o auto-conceito, a auto-estima, as competncias de relacionamento interpessoal, as atitudes e comportamentos face diferena, etc. Por sua vez, tambm estes domnios so afectados pelo modo como realizada a gesto das relaes e pela percepo que o indivduo lhes atribui, nomeadamente em termos de satisfao que da extrai. Deste modo, por vezes necessrio recorrer a apoio especializado, no sentido da vivncia funcional e adaptativa desta dimenso de qualidade de vida. A este nvel ainda de salientar a importncia da sexualidade, definida pela Organizao Mundial de Sade como a integrao dos aspectos somticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser humano sexual, em formas que enriquecem e realcem a personalidade, a comunicao e o amor. A vivncia da sexualidade influenciada quer pelas mudanas fisiolgicas e anatmicas do organismo, prprias do envelhecimento, quer por factores psicolgicos (por exemplo, aceitao das prprias mudanas fisiolgicas) e sociais (por exemplo, expectativas impostas pela sociedade). Precisamente decorrente das influncias sociais, no raras vezes, verifica-se uma menor valorizao desta dimenso no que respeita a pessoas com mais idade. Por vezes so denotados mitos e preconceitos de condenao da sexualidade, nomeadamente quanto homossexualidade, extensveis mesmo a crenas irracionais dos prprios. Assim, a formao, sensibilizao e consciencializao dos profissionais que interagem de forma directa ou indirecta com os clientes de elevada importncia, de forma a promover comportamentos ajustados por parte destes.

19

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Concluso do Ciclo de Vida Enquanto dimenso do ciclo de vida, a vivncia da morte implica a conciliao do indivduo consigo prprio, a aceitao e valorizao dos marcos da sua vida e das principais aces empreendidas. Coloca-se ainda a questo de como os indivduos reagem morte dos seus significativos e morte de clientes que se encontram na Estrutura Residencial. Assim, esta dimenso de interveno abrange esses trs eixos.

A necessidade de desencadear o processo teraputico pode surgir a partir da avaliao de necessidades do cliente. De referir que, aquando do final da vida, imprescindvel a privacidade e a dignidade. A menos que motivos mdicos supervenientes ou a vontade do prprio o contradigam, o cliente deve estar rodeado dos seus pertences e de familiares e significativos. Nesta fase, o apoio visa a satisfao das necessidades fsicas, emocionais e espirituais do indivduo.

A morte de um cliente tem impacto na estrutura da Estrutura Residencial, devendo ser criadas oportunidades para que os restantes clientes possam gerir o seu processo de luto de acordo com as suas idiossincrasias. Nos casos em que seja necessrio, deve ser despoletado processo de interveno psicolgica aos familiares e significativos clientes ou no da Estrutura Residencial que tenham estabelecido uma forte ligao afectiva com o cliente que faleceu.

Gesto de Conflitos entre Clientes Os conflitos so situaes em que comportamentos, interesses ou opinies de duas ou mais pessoas colidem, gerando confronto entre as partes. Ainda que sejam elemento integrante da vida em comunidade, implicam a sua resoluo ou a minimizao dos seus impactos.

Por vezes, os conflitos so ultrapassados pelos prprios intervenientes. Outras vezes necessria a interveno de um terceiro elemento. A este nvel destaca-se a eficcia dos pares um outro cliente que, pelas suas caractersticas pessoais, como por exemplo a escuta activa, ausculta as partes e promove o entendimento. A interveno do apoio psicossocial pode tambm ser desencadeada, cabendo ao profissional a mediao, atravs do recurso a estratgias vrias, como o role taking.

Considerando as actividades em causa e a j referida considerao holstica e ecolgica do cliente, as aces a empreender no mbito do apoio psicossocial so da responsabilidade de uma equipa multidisciplinar, constituda no mnimo por dois tcnicos: um de servio social e um psiclogo. No caso da Organizao no dispor de um destes tcnicos, devero ser mobilizadas parcerias para o efeito.

20

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Todas as aces e tarefas de apoio psicossocial executadas devem ser registadas no IMP03.IT02.PC03 Servios Prestados no Apoio Psicossocial. MONITORIZAO, AVALIAO E REVISO DO PI As necessidades e expectativas dos clientes da Estrutura Residencial vo-se alterando ao longo do tempo por imperativos resultantes de alterao nas condies fsicas e cognitivas do cliente, nos seus prprios interesses, nas relaes familiares e sociais. Uma Organizao que tenha por objectivo satisfazer os seus clientes, assegurar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, dever estar atenta, definindo metodologias e processos que permitam avaliar estas novas necessidades e expectativas periodicamente. Um meio de o fazer proceder monitorizao, avaliao e reviso do PI. O PI monitorizado continuadamente, nas reunies de equipa, atravs dos registos efectuados pelos colaboradores nos impressos, livro de registos e outros instrumentos criados para o efeito, constantes do Processo Individual do Cliente. O perodo de avaliao do PI deve ser decidido por todas as partes, aquando do seu planeamento ou posteriores momentos de avaliao, visto que depende do grau de complexidade do mesmo. Deve ainda ser avaliado e revisto sempre que tal seja solicitado ou que se verifiquem ocorrncias que o justifiquem. No obstante, o PI deve ser revisto, no mnimo, semestralmente. A avaliao e reviso ocorrem atravs do envolvimento de todos os intervenientes (colaboradores directos e indirectos, famlia, cliente, outros), com vista a melhorar a qualidade dos servios e a adequ-los s necessidades dos clientes que, ao longo do tempo, vo surgindo. O objectivo da avaliao verificar em que medida os objectivos propostos foram alcanados e o impacte que o PI est a ter no cliente. Por conseguinte, a avaliao dever permitir medir: o impacto dos servios na melhoria e promoo da autonomia e qualidade de vida do cliente, isto , se os objectivos gerais da interveno, objectivos especficos, actividades e aces promoveram a autonomia e qualidade de vida do cliente; a satisfao do cliente e/ou significativos com as actividades e aces desenvolvidas; a adequao dos objectivos gerais de interveno, objectivos especficos, actividades e aces s necessidades e expectativas do cliente; a adequao dos recursos utilizados e os custos envolvidos na realizao do plano.

Nestes momentos, a avaliao registada nos campos de preenchimento assinalados para o efeito, tal como consta no impresso IMP02.IT02.PC03 Plano Individual.

21

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

Nos momentos estruturados de monitorizao e avaliao, devem ser envolvidos outros servios e/ou intervenientes (externos ou internos) com responsabilidade na prestao directa ou indirecta na implementao do PI, sempre que aplicvel. O resultado da monitorizao e avaliao analisado e sistematizado com o cliente, sendo registado, datado, assinado por todas as partes e arquivado no Processo Individual do mesmo. Sempre que as alteraes ao PI justifiquem mudanas nos servios contratualizados com o cliente e/ou significativos, o contrato revisto. Como resultado dos momentos de monitorizao e avaliao do PI, bem como do acompanhamento dirio a que o cliente est sujeito, quer por parte dos colaboradores da Estrutura Residencial, quer por eventuais entidades externas com as quais esteja prevista articulao, podero ser sinalizados dois tipos de situaes: Sada temporria do cliente para outras respostas, nomeadamente, ao nvel dos cuidados continuados de sade ou para a famlia ou significativos; Sada permanente do cliente, igualmente para outras respostas como os cuidados continuados de sade. A identificao de novas necessidades do cliente ou alteraes no seu normal estado, sejam elas feitas pelos colaboradores da Estrutura Residencial, pelo mdico assistente, ou outros elementos externos Estrutura Residencial, deve ser comunicada ao responsvel pela gesto do processo do cliente, para que este possa analisar a situao e a eventual necessidade de sada temporria do cliente atravs do seu encaminhamento para outras respostas. Na situao de sada temporria do cliente devero ser tomadas alguma medidas, como sejam: o registo em formulrio prprio, a constar do conjunto de documentos que compem o Processo Individual do cliente, dos motivos que enquadram e justificam a medida tomada, caracterizando a situao actual do cliente e a medidas a empreender; a suspenso temporria do PI do cliente; a realizao e o envio de um relatrio tcnico discriminado com informaes consideradas relevantes, de modo a proporcionar uma melhor adequao da nova resposta ao cliente e evitar replicao de fases e processos; o enquadramento e a preparao do cliente e significativos para esta sada temporria, transmitindo as informaes necessrias sobre o contexto de vida temporrio no qual o cliente ser integrado;

22

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

a preparao dos restantes clientes para a sada do cliente, numa lgica de explicitao dos motivos e gesto emocional do grupo; o registo em formulrio prprio, a constar do conjunto de documentos que compem o Processo Individual do cliente, de toda a informao recolhida e registada nesta fase.

Aquando do seu reingresso na Estrutura Residencial fundamental: a reavaliao das necessidades do cliente, bem como dos eventuais impactos que a sada temporrio tenha provocado na vida do cliente. A ttulo de exemplo, necessidade de ajudas tcnicas, ou mobilizao de novos recursos internos ou externos; a reviso do PI do cliente face aos resultados da anlise e reavaliao anteriormente realizadas. Nos casos em que se assista sada permanente do cliente da Estrutura Residencial, aquando da preparao do encaminhamento/sada do cliente, devero ser tidos em conta: a realizao e o envio de um relatrio tcnico discriminado com informaes consideradas relevantes, de modo a proporcionar uma melhor adequao do novo servio ao cliente e evitar replicao de fases e processos; a preparao do cliente e significativos para o novo contexto vivencial do cliente; a preparao dos restantes clientes para a sada do cliente, numa lgica de explicitao dos motivos e gesto emocional do grupo. Uma outra situao de sada permanente ocorre na situao de morte do cliente. No que respeita ao acompanhamento do mesmo na fase terminal da vida, a Estrutura Residencial deve assegurar a disponibilizao de colaboradores com formao e competncias para garantir bem-estar, conforto, respeito e confidencialidade ao cliente, bem como permitir o seu acompanhamento, familiar ou outro. Em caso de morte do cliente, a Organizao deve ter previsto mecanismos de actuao imediatos, nomeadamente: comunicao do bito aos restantes clientes e colaboradores, conferindo especial ateno queles mais prximos do cliente: esta comunicao deve ser efectuada de forma clama e tranquila e num espao reservado, de forma a minimizar o impacto da informao; comunicao formal a outras Instituies com as quais o cliente tivesse relacionamento; definio do processo de organizao e entrega dos bens do cliente aos significativos; preparao e trabalho com o grupo de clientes com vista a uma gesto emocional de forma equilibrada e ajustada; identificao do representante da organizao que estar presente na cerimnia fnebre.

23

PC03 Plano Individual


IT02.PC03 INSTRUO DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL

A Estrutura Residencial dever ainda assegurar o apoio na gesto do luto aos familiares/ significativos que tenham tido uma estreita vinculao afectiva ao cliente que faleceu. Na situao de ser um significativo a informar a Estrutura Residencial do falecimento do cliente, o(a) Director(a) Tcnico(a) disponibiliza-se para o apoio nas dificuldades que forem evidenciadas. Na situao do falecimento ocorrer na Estrutura Residencial, os cuidados post-mortem so assegurados pela Organizao em estreita colaborao com os significativos. Se no existirem referncias de pessoas prximas e/ou significativos, deve a Organizao assegurar-se do cumprimento das ltimas vontades do cliente, caso tenham sido expressas e providenciar os procedimentos inerentes ao acto fnebre e zelar pela dignidade do acto. NOTA: No caso da Organizao actuar como um sistema integrado, fornecedora de uma rede de servios complementares e interdependentes, como, Centro de Dia, Servio de Apoio Domicilirio entre outros, esta pode elaborar um nico Plano Individual transversal a toda a Organizao, especfico para o cliente, desde que contemple no mesmo as especificidades da resposta social Estrutura Residencial na ptica de um Projecto de Vida individual, integral e integrado.

24

Avaliao das Necessidades e Potenciais do Cliente


Nome a ser tratado: Data de aniversrio:

Identificao do Estabelecimento

IMP01.IT01.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Nome do cliente:

Idade:

Anos:

Colaborador de referncia:
Necessidades e Potenciais(1)

Domnios

Habilidades Sensoriais Funcionamento sensorial e impacto da perda de habilidades sensoriais na qualidade de vida

Autonomia Independncia na velhice, capacidade ou liberdade de viver de forma autnoma e tomar decises

Actividades Passadas, Presentes e Futuras Satisfao sobre conquistas na vida e coisas a que se anseia

Participao Social Participao nas actividades quotidianas, especialmente na comunidade

Morte e Morrer (concluso do ciclo de vida) Preocupaes, inquietaes e temores sobrea morte e sobre morrer

Intimidade Capacidade de ter relacionamentos pessoais e ntimos

(1)

Explicite de forma objectiva, para cada domnio, as necessidades e os potenciais identificados durante o processo de avaliao.

Plano Individual
Nome a ser tratado: Data de aniversrio:

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 1 de 5 Actividades Nome do cliente:

Idade:

Anos:

Colaborador de referncia:
Indicador(es) Data de definio Definio Fonte Resultados atingidos / Datas de monitorizao

Diagnstico (1)

Domnios

Objectivos Gerais da Actividade

Habilidades Sensoriais

1.

2.

Autonomia

5.

6.

Actividades Passadas, Presentes e Futuras

7.

8.

Participao Social

9.

10.

Concluso do Ciclo de Vida

11.

12.

Intimidade

13.

14.

(1)

Necessidades; expectativas; servios contratualizados; competncias e potencialidades do cliente

Plano Individual

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 2 de 5

Actividades

Actividades tipo
Jan Fev Mar Abr Mai Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Cuidados de higiene

Cuidados de imagem

Refeies

Tratamento de roupas

PC03 Plano Individual

Administrao da teraputica

Cuidados de sade e em situao de emergncia

Apoio psicossocial

Ldico-recreativas

Culturais

Sociais

Desportivas

Intelectuais/formativas

Quotidianas

Espirituais e/ou religiosas

Transporte

Acompanhamento ao exterior

Apoio na aquisio de bens e servios

Organizao e higiene do espao individual

(1) Actividades efectivamente implementadas assinaladas a azul

Dez

Descrever as actividades de desenvolvimento a implementar

Objectivo(s) especfico(s)

Indicador(es) de avaliao

Calendarizao anual (1)

Plano Individual

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 3 de 5

Aces por Actividade

Actividade: Objectivos Especficos: Recursos Superviso Responsveis Participao / Implicao (S/N)

Resultados atingidos Datas de monitorizao

Aces/ Tarefas Local (1) Periodicidade (2) N. de vezes Humanos Financeiros Parcerias Execuo Quem Quando Output Cliente Familiar

Colaborar

Treinar

Riscos Associados

Aces Preventivas/ Correctivas

Materiais / Instrumentais (AT)

Outro

(1) Espao LI; Espao Exterior (qual)

(2) Diria; semanal; quinzenal; mensal; semestral, anual

Informaes gerais

Data prevista para prxima avaliao/ reviso do PI: Organizao: Outros:

Data de aprovao:

Cliente e/ou Significativos:

Observaes

Hbitos, gostos e expectativas do cliente

Plano Individual

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 4 de 5

Avaliaes

Avaliao I*

Avaliao quantitativa dos desvios face ao planeado

Avaliao qualitativa dos desvios face ao planeado

* Repetir o nmero de vezes necessrio.

Plano Individual

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pgina 5 de 5

Avaliaes

Propostas de reformulao/reviso do Plano Individual

Data de avaliao/aprovao:

Cliente e/ou Significativos:

Organizao:

Outros:

Servios Prestados no Apoio Psicossocial

Identificao do Estabelecimento

IMP03.IT02.PC03 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Nome: Semana de:


Horrio Horrio Horrio Horrio Horrio

a:

Horrio

Actividades, aces e tarefas executadas (1) Responsvel 5. Responsvel 6. Responsvel Sb. Responsvel Dom.

2.

Responsvel 3.

Horrio

Responsvel 4.

Responsvel Observaes(2)

Avaliao e Interveno Psicolgica

Acompanhamento Social

Apoio Informativo e Formativo

Apoio Informativo e Formativo

(1) Devem constar as aces previstas no PI

(2) Identificar situaes anmalas

PC 04 Cuidados Pessoais e de Sade

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

1. OBJECTIVO Estabelecer regras orientadoras para a organizao dos cuidados de higiene e imagem, sade e em situao de emergncia e administrao da teraputica dos clientes em Estrutura Residencial.

2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se aos colaboradores e servios responsveis pela prestao dos seguintes cuidados: higiene e imagem; sade e situao de emergncia, e administrao da teraputica.

3. INDICADORES DO PROCESSO Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

34

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

4. MODO OPERATRIO

1. CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

1. Cuidados de Higiene e Imagem A instruo de trabalho IT01.PC04 - Cuidados de Higiene e Imagem define as regras gerais relativas aos cuidados de higiene e imagem a prestar aos clientes (de acordo com a avaliao das suas necessidades e expectativas), bem como as regras de higiene e segurana recomendveis.

2. CUIDADOS DE SADE E EM SITUAO DE EMERGNCIA CLIENTE

2. Cuidados de Sade e em Situao de Emergncia A instruo de trabalho IT02.PC04 - Cuidados de Sade e em Situao de Emergncia define as regras gerais relativas prestao de cuidados de enfermagem, apoio no cumprimento dos planos individuais de medicao e de acompanhamento mdico, assim como as regras de actuao em situaes de emergncia.

3. Administrao de Teraputica A instruo de trabalho IT03.PC04 - Administrao de Teraputica define as regras gerais relativas medicao e indicaes teraputicas

3. ADMINISTRAO DA TERAPUTICA

35

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Avaliao das necessidades e expectativas dos clientes Resultados do programa de acolhimento Plano Individual Resultados da monitorizao e avaliao do Plano Individual Origem Cliente e/ou significativos Director Tcnico Enfermeiro Ajudantes de Aco Directa Destino Cliente e/ou significativos Director Tcnico Enfermeiro Ajudantes de Aco Directa

Sada Monitorizao, avaliao e reviso do plano de cuidados pessoais e de sade Resultados do acompanhamento e monitorizao dos Servios da Organizao Plano de cuidados pessoais Documentos de Referncia Instrues de trabalho

Impressos IIMP01.PC04 Cuidados Pessoais Cronograma IMP02.IPC04 Cuidados Pessoais Registo

IT01.PC04 Cuidados de Higiene e Imagem IT02.PC04 Cuidados de Sade e em Situao de Emergncia

IT03.PC04 Administrao da Teraputica

IMP03.IT02.PC04 Situaes de Emergncia Regras Gerais de Actuao IMP04.IT02.PC04 Cuidados em Situaes de Emergncia IMP05.IT03.PC04 Medicao e Indicao Teraputica IMP06.IT03.PC04 Indicao Teraputica Informao Genrica

Indicadores % de cuidados prestados de acordo com as metas e objectivos definidos nos PIs do cliente, por cada tipo de servio % de reclamaes relativas ao processo de cuidados pessoais % de administrao teraputica realizada de acordo com o programa estabelecido % de situaes de emergncia decorrentes da incorrecta administrao teraputica Grau de satisfao dos clientes face aos servios de cuidados pessoais. Gestor do processo Director(a) Tcnico(a) nmero de cuidados prestados por tipo de servio/nmero de cuidados previstos nos PIs x 100 nmero de reclamaes relativas ao processo de cuidados pessoais/ nmero total de reclamaes x 100 nmero de aces de administrao teraputica realizadas/nmero total de aces previstas no programa x 100 nmero de situaes de emergncia decorrentes da incorrecta administrao teraputica/ nmero total de situaes de emergncia x 100

36

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

IT01.PC04 Instruo de Trabalho Cuidados de Higiene e Imagem

1. REGRAS RELATIVAS AOS CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM DOS CLIENTES Os cuidados de higiene e de imagem so prestados de acordo com o estabelecido no PI de cada cliente. A Estrutura Residencial dever definir um responsvel pela superviso dos cuidados de higiene e imagem de cada cliente, o qual deve efectuar um planeamento de todos os servios a prestar, utilizando para o efeito o IMP01.PC04 Cuidados Pessoais Cronograma, onde se identificam os servios a realizar e os colaboradores afectos, o qual deve estar disponvel em local acessvel a todos, colaboradores e clientes. Na prestao dos cuidados de higiene e imagem, cada cliente tem de ser tratado com respeito pelos seus direitos e deveres, pela sua identidade, hbitos e modos de vida e serlhe assegurada privacidade, autonomia, dignidade e confidencialidade, sob pena de se estar a violar os direitos dos indivduos e, consequentemente, no se garantir a qualidade dos servios. O tipo de relaes estabelecidas, durante a prestao de servios, uma das dimenses que define a qualidade do servio prestado ao cliente. Neste sentido, os colaboradores que prestam cuidados directos devem possuir um conjunto de competncias ajustadas sua

37

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT01.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

funo, facilitadoras da relao, nomeadamente: autenticidade; atitude positiva; compreenso; empatia; tranquilidade e assertividade. Na prestao dos cuidados de higiene e imagem deve potenciar-se sempre a aprendizagem e transferncia de conhecimentos, visando a promoo e o desenvolvimento da autonomia dos clientes. Por conseguinte, os colaboradores devem actuar evitando uma proteco excessiva, nomeadamente nas situaes em que as condies fsicas ou psquicas do cliente impeam que este seja auto-suficiente. Assim, os colaboradores devem dirigir-se ao cliente pelo seu nome, explicar-lhe as aces durante as tarefas que realizam, justific-las sempre que necessrio e solicitar a colaborao do mesmo. Todos os cuidados de higiene e imagem prestados ao cliente so registados no impresso, IMP02.PC04 Cuidados Pessoais Registo, datados, assinados e integrados no Processo Individual do Cliente. Em situaes que se constate a existncia de situaes de higiene e/ou sade anmalas que possam representar risco para o cliente, dever ser informado de imediato o gestor do processo, e registada a sua ocorrncia. Quando uma tarefa ou aco no realizada como o previsto, deve-se tambm registar o facto, descrevendo a situao, o motivo e as aces tomadas ou a tomar (campo observaes do IMP02.PC04 - Cuidados Pessoais Registo). Com uma periodicidade mnima mensal, o gestor do processo deve analisar as ocorrncias registadas nas observaes pelos colaboradores de forma a monitorizar a execuo dos servios e identificar necessidades de interveno, junto do cliente e/ou significativos. aconselhvel e importante que a Estrutura Residencial articule com os significativos do cliente, nomeadamente em situaes de dependncia e contextos de soluo de problemas. Os colaboradores da Estrutura Residencial devem, assim, informar ou formar, sempre que necessrio, os significativos para a importncia da higiene e necessidade e/ou formas de utilizao das ajudas tcnicas de apoio prestao de cuidados de higiene, estratgias promotoras de uma maior autonomia dos clientes, entre outras. A Organizao deve assegurar o cumprimento integral dos normativos legais e boas prticas na prestao de cuidados de higiene e imagem para pessoas idosas, nomeadamente, no que respeita disponibilizao de um conjunto de ajudas tcnicas institucionais - ajudas tcnicas / tecnologias de apoio para cuidados de higiene e imagem pessoais -, assegurando deste modo a qualidade de vida das pessoas idosas e a promoo da sua manuteno e autonomia, a ttulo de exemplo, podemos citar as cadeiras de banho. Estas ajudas tcnicas/tecnologias de apoio pertencem ao esplio da organizao, podendo e devendo ser utilizadas

38

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT01.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

e partilhadas por todos os clientes da Estrutura Residencial, desde que sejam devidamente higienizadas e a sua manuteno realizada. Contudo, no caso de ajudas tcnicas/tecnologias de apoio para cuidados de higiene e imagem individual, como sejam pentes adaptados, entre outros, a responsabilizao pela sua aquisio do cliente, sendo os mesmos pessoais e intransmissveis, no sentido de salvaguardar o respeito pelas regras e condies de higiene e segurana individuais e colectivas. CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL A higiene pessoal decisiva no que respeita a factores pessoais e ambientais que incidem na sade fsica e mental dos clientes. Por este motivo, os cuidados de higiene exigem uma atitude integral e globalizante que valorize as condies fsicas, psicolgicas, sociais e funcionais de cada cliente. Quando os colaboradores apoiam os clientes nos cuidados de higiene devem proceder de forma tranquila e calma, procurando efectu-los no mesmo horrio, seguindo os mesmos procedimentos por ordem sequencial e adequando-os aos hbitos e rotinas dos clientes. Os clientes devem ser incentivados ao auto-cuidado ou sempre que necessrio apoiados na sua execuo, nomeadamente quanto a: preparar os utenslios e instrumentos de suporte aco, como por exemplo, escolha da roupa a vestir, as toalhas e esponja a utilizar, entre outras; lavar as mos e os dentes; pentear o cabelo; despir/vestir; tomar banho ou duche; cuidados aps o banho ou duche: vestir roupa limpa, confortvel, adequada aos gostos pessoais do cliente e poca do ano. Tomar banho ou duche implica uma srie de operaes que podem ser muito complexas para as pessoas idosas, pelo que pode existir resistncia a essas actividades. Por conseguinte, o colaborador da Estrutura Residencial deve seguir as seguintes indicaes: preparar previamente todos os equipamentos, instrumentos e utenslios necessrios que suportam a tarefa do banho: tapetes antiderrapantes, toalhas, esponjas, sabonetes, pentes, manpulas (corpo e genitais), luvas descartveis, balde de plstico e saco para o lixo, etc.; convidar a pessoa a tomar banho ou duche conversando com ela calmamente; verificar a adequao da temperatura da instalao sanitria e da gua.

39

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT01.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

Relativamente aos cuidados orais, as pessoas idosas podem apresentar necessidades especiais, pelo que esta rea dever ser observada com acuidade, nomeadamente: clientes com necessidade de ajuda para a execuo da sua higiene oral, designadamente atravs de dispositivos adaptados escova dentria, fio ou fita dentria, s embalagens de dentfrico ou s solues para bochecho e que, perante essa situao conseguiro executar autonomamente ou com pequeno auxlio, a sua higiene oral; clientes que no possuem autonomia para a realizao da sua higiene oral, devendo esta ser assegurada por uma terceira pessoa; devido s alteraes da motricidade oral, para alm da escovagem, torna-se necessrio proceder remoo dos restos alimentares que se acumulam em zonas mais retentivas da cavidade oral; no caso de clientes com frequncia de vmito, ser necessrio assegurar um maior nmero de vezes para a higiene oral. Em caso do uso de prtese dentria, o cliente deve ser informado/formado que esta seja devidamente cuidada, de acordo com os cuidados e regras de higiene especficas, podendo, no caso de inexistncia de autonomia do cliente, ser assegurado por um colaborador. Os clientes que tm problemas de controlo da bexiga e/ou de controlo fecal devem ser incentivados prtica de cuidados de higiene regulares, devendo ser informados dos possveis impactos na sua sade decorrentes do seu no cumprimento. Os clientes da Estrutura Residencial que sofram de doenas crnicas devem ser incentivados a executarem as rotinas de cuidado associadas ao seu problema/doena, devendo os colaboradores disponibilizarem-se para o apoio na sua execuo, sempre que necessrio. Em caso de constatao de resistncia, a Estrutura Residencial dever accionar um programa de acompanhamento psicolgico, integrado no PI. CUIDADOS DE IMAGEM Os cuidados de imagem so fundamentais para a promoo da auto-estima dos clientes. Existe uma diversidade de cuidados de imagem que decorrem das representaes, valorizao, hbitos, gnero, entre outras aspectos, dos clientes. Considerando no ser possvel enumerar exaustivamente os cuidados de imagem que os clientes podero necessitar, bem como a sua periodicidade, indica-se apenas alguns dos cuidados para os quais a Estrutura Residencial poder ter de planear um conjunto de aces para prestar o servio ou apoiar o cliente nessas aces, entre outros: ter a barba ou bigode feitos; ter a depilao feita;

40

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT01.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

ter as unhas das mos e ps arranjadas; ter o cabelo arranjado (cortar, pintar, entre outras).

As actividades desenvolvidas no mbito dos cuidados de higiene e imagem e promoo da autonomia dos clientes devem ser monitorizadas de acordo com o estabelecido no PI do cliente. O(s) responsvel(is) pela monitorizao e avaliao definem, com os colaboradores que exercem a funo de apoio de 3 pessoa, os indicadores respectivos, assim como os instrumentos metodolgicos para desenvolver a monitorizao e avaliao, tais como: entrevistas/ questionrio de satisfao dos clientes e significativos (quando aplicvel); registos da monitorizao semanal.

Em todas as situaes identificadas, dever constar do PI do cliente e ser do conhecimento do colaborador que executa as tarefas qual o nvel requerido para cada cliente:

Sem Ajuda independncia completa independncia modificada

Com Ajuda superviso ou preparao ajuda mnima com contacto ajuda moderada ajuda mxima ajuda total

2. REGRAS RELATIVAS AOS CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM DOS COLABORADORES Por razes de higiene e segurana, os colaboradores na prestao de cuidados de higiene e imagem ao cliente devem: lavar as mos como rotina; usar vesturio e calado adequados e confortveis realizao das actividades com o cliente; ter uma apresentao sbria, ou seja, no pode estar excessivamente maquilhado; ter o cabelo apanhado, caso o tenha comprido; estar sem acessrios pessoais, tais como colares, anis ou pulseiras; usar sempre luvas descartveis, tal como recomenda a OMS Organizao Mundial

41

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT01.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

de Sade, sempre que se entre em contacto com sangue, urina, fezes, suor ou outro fludo corporal. As luvas no devem ser reutilizveis; explicar ao cliente e/ou significativos a razo de determinados procedimentos de higiene, como por exemplo o uso de luvas, mscara, entre outros. 3. REGRAS RELATIVAS AOS CUIDADOS DE HIGIENE E LIMPEZA DO ESPAO E UTENSLIOS Os colaboradores devem manter os vrios espaos limpos e arrumados, aps a finalizao das vrias tarefas dos cuidados de higiene e imagem ao cliente. Os utenslios e instrumentos utilizados na higiene do cliente devem ser limpos diria ou semanalmente e arrumados em local prprio, assegurando-se os procedimentos de desinfeco de espaos e utenslios, sempre que aplicvel.

42

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

IT02.PC04 Instruo de Trabalho Cuidados de Sade e em Situao de Emergncia

1. REGRAS RELATIVAS AOS CUIDADOS DE SADE Os Cuidados de Sade so definidos de acordo com a situao concreta e o diagnstico de cada cliente, sendo prestados de acordo com o estabelecido no PI de cada cliente. Estes compreendem: prestao de cuidados clnicos e de enfermagem; acesso a cuidados especiais de sade; acesso e/ou prestao de cuidados de reabilitao; apoio na execuo dos planos individuais de sade, como sejam, as consultas mdicas regulares. Em funo da situao clnica de cada cliente, o gestor do processo define as regras para a coordenao e articulao dos cuidados de sade a prestar pela Estrutura Residencial e/ou pelos servios externos. A Estrutura Residencial dever definir um responsvel pela superviso dos cuidados de sade de cada cliente, o qual deve efectuar um planeamento de todos os servios a prestar, utilizando para o efeito o IMP01.PC04 Cuidados Pessoais Cronograma, onde se identificam os servios a realizar e os colaboradores afectos, o qual deve estar disponvel em local acessvel a todos, colaboradores e clientes. Os colaboradores que prestam cuidados de sade tm de ter formao especfica para o desempenho das suas funes. 43

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT02.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE SADE E EM SITUAO DE EMERGNCIA

No caso de impossibilidade (econmica ou outra) do cliente e/ou significativos acederem a cuidados de reabilitao ou ajudas tcnicas, o gestor do processo, conjuntamente com outros colaboradores e/ou parceiros, deve identificar os mecanismos que permitam alterar a situao e o acesso do cliente a estes servios. H semelhana da informao que se encontra na IT01.PC04 Cuidados de Higiene e Imagem, relembra-se que a organizao deve assegurar o cumprimento integral dos normativos legais e boas prticas na prestao de cuidados de sade para pessoas idosas, nomeadamente, no que respeita disponibilizao de um conjunto de ajudas tcnicas institucionais ajudas tcnicas / tecnologias de apoio para mobilidade pessoal, assegurando deste modo a qualidade de vida das pessoas idosas e a promoo da sua manuteno e autonomia. A ttulo de exemplo, podemos citar as cadeiras de rodas, os colches anti-escaras e as camas articuladas. Estas ajudas tcnicas/tecnologias de apoio pertencem ao esplio da organizao, podendo e devendo ser utilizadas e partilhadas por todos os clientes da Estrutura Residencial, desde que sejam devidamente higienizadas e a sua manuteno realizada. Contudo, no caso de ajudas tcnicas/tecnologias de apoio para tratamento mdico individual, os mesmos devem ser pessoais e intransmissveis, no sentido de salvaguardar o respeito pelas regras e condies de higiene e segurana individuais e colectivas. Todas as aces e tarefas executadas no mbito dos cuidados de sade so registadas no IMP02.PC04 Cuidados Pessoais Registo. No caso dos cuidados de sade serem realizados, na sua totalidade, em Entidades da comunidade, a Organizao deve assegurar e monitorizar o acesso dos clientes aos mesmos. A organizao deste servio dever ser assegurada e apoiada atravs de: plano de consultas (internas e externas) de cada cliente e respectiva periodicidade; plano de tratamentos e meios complementares de diagnstico no exterior; anlise da documentao recebida e o seu registo no processo clnico do cliente.

Aos enfermeiros da Estrutura Residencial compete: elaborar planos de cuidados de enfermagem para cada cliente; coordenar a gesto da informao relativa sade do cliente, recolhendo informao junto de mdicos e outros colaboradores da Estrutura Residencial; executar as prescries mdicas de acordo com as suas competncias; manter actualizado o processo clnico individual, onde deve constar toda a informao j referida.

44

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT02.PC04 INSTRUO DE TRABALHO CUIDADOS DE SADE E EM SITUAO DE EMERGNCIA

Como resultado do acompanhamento dirio a que o cliente est sujeito, quer por parte dos colaboradores da Estrutura Residencial, quer por eventuais entidades externas com as quais esteja prevista articulao, podero ser sinalizados dois tipos de situaes: Sada temporria do cliente para outras respostas, nomeadamente, ao nvel dos cuidados continuados de sade ou para a famlia ou significativos; Sada permanente do cliente, igualmente para outras respostas como os cuidados continuados de sade. A identificao de novas necessidades do cliente ou alteraes no seu normal estado, sejam elas feitas pelos colaboradores da Estrutura Residencial, pelo mdico assistente, ou outros elementos externos Estrutura Residencial, deve ser comunicado ao responsvel pela gesto do processo do cliente, para que este possa analisar a situao e a eventual necessidade de sada temporria do cliente atravs do seu encaminhamento para outras respostas. Nestes casos devero ser tomadas as medidas, conforme descrito na IT02.PC03 Plano Individual, no que for aplicvel s especificidades da situao clnica do cliente.

2. REGRAS RELATIVAS ACTUAO EM SITUAES DE EMERGNCIA A Estrutura Residencial tem identificado as situaes globais de emergncia passveis de ocorrncia e a forma de actuao (ver impresso IMP03.IT02.PC04 Situaes de Emergncia Regras Gerais de Actuao). Para cada cliente encontram-se identificadas no IMP04.IT02.PC04 Cuidados em Situao de Emergncia, as situaes de emergncia passveis de ocorrncia, os procedimentos a adoptar e contactos a efectuar. Todos os colaboradores e clientes tm conhecimento dos procedimentos a efectuar em caso de emergncia. As situaes de emergncia relativas s instalaes so trabalhadas com os clientes na fase de admisso e acolhimento, efectuando-se regularmente simulaes, conforme o previsto nos normativos legais vigentes. Os colaboradores da Estrutura Residencial devem possuir formao em primeiros socorros. Em caso de acidente, os colaboradores respeitam as normas estabelecidas no mbito dos cuidados dos primeiros socorros, devendo a Organizao cumprir os normativos legais vigentes nesta matria. Todas as ocorrncias devero ser registadas no IMP04.IT02.PC04 Cuidados em Situao de Emergncia.

45

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade

IT03.PC04 Instruo de Trabalho Administrao da Teraputica

1. REGRAS RELATIVAS ADMINISTRAO DA TERAPUTICA A administrao teraputica prestada de acordo com o estabelecido no PI de cada cliente. A Estrutura Residencial deve definir o responsvel pela gesto, controlo e administrao da teraputica. Sempre que considere necessrio, este responsvel deve informar, sensibilizar e/ou formar o cliente e/ou significativos para as vrias questes no domnio da administrao medicamentosa. A administrao da teraputica integra-se no planeamento de todos os servios a prestar IMP01.PC04 Cuidados Pessoais Cronograma, onde se identificam os servios a realizar e os colaboradores afectos, o qual deve estar disponvel em local acessvel a todos, colaboradores e clientes. Os colaboradores da Estrutura Residencial devem planificar o apoio na administrao da teraputica em funo da maior ou menor autonomia do cliente. Os colaboradores da Estrutura Residencial s devero administrar medicamentos mediante a apresentao de prescrio mdica ou declarao de responsabilidade do cliente e/ou significativos.

46

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT03.PC04 INSTRUO DE TRABALHO ADMINISTRAO DA TERAPUTICA

A indicao teraputica deve estar definida de forma clara, assim como a sua forma de administrao. Esta deve estar registada num documento acessvel a todos os intervenientes na administrao medicamentosa, conforme o definido no impresso, IMP05.IT03.PC04 Medicao e Indicao Teraputica. Deve ser do conhecimento do cliente, dos colaboradores ou outros intervenientes directos nesta funo, a indicao teraputica, bem como o modo de actuao em situaes de emergncia relativas aos efeitos secundrios da administrao dos medicamentos em causa. Toda as aces e tarefas executadas no mbito desta actividade ou decorrentes de situaes anmalas so registadas no IMP02.PC04 Cuidados Pessoais Registo. Todos os intervenientes na administrao medicamentosa devem possuir um conjunto de informaes base sobre a indicao teraputica dos clientes, que devem ser registadas no impresso, IMP05.IT03.PC04 Medicao e Indicao Teraputica. Em caso de dvida na administrao medicamentosa, ou outra, os colaboradores deve consultar o impresso IMP06.IT03.PC04 Indicao Teraputica Informao Genrica. Quando a administrao medicamentosa envolve conhecimentos tcnicos especficos ou a execuo de determinados procedimentos, os colaboradores directamente envolvidos devem ter formao adequada. No caso do cliente necessitar de controlos peridicos (p.e., diabetes), a Organizao deve assegurar e monitorizar o acesso e execuo dos mesmos, bem como no caso da administrao medicamentosa ser realizada em/por Entidades da comunidade, situao em que a Organizao deve assegurar e monitorizar o acesso dos clientes.

2. PRECAUES SOBRE O USO DOS MEDICAMENTOS QUE O GESTOR DO PROCESSO DEVE OBSERVAR Na Estrutura Residencial os medicamentos devem ser guardados em local que seja adequado sua conservao e de forma separada para cada cliente, acessvel ao uso apenas daqueles que executam a sua administrao: Os medicamentos so guardados na embalagem, devendo a mesma ter a respectiva informao teraputica. Alguns medicamentos necessitam de conservar-se no frigorfico, devendo esta informao ser assinalada na caixa.

47

PC04 Cuidados Pessoais e de Sade


IT03.PC04 INSTRUO DE TRABALHO ADMINISTRAO DA TERAPUTICA

Todos os medicamentos devem ter a informao do prazo de validade e serem alvo de controlo. O controlo realizado deve ser sempre registado no IMP06.IT03.PC04 Indicao Teraputica Informao Genrica;

O transporte de medicamentos para a Estrutura Residencial e outros locais deve ser efectuado na respectiva embalagem ou em embalagens de acondicionamento prprias para o efeito.

Sempre que exista o risco de duplicao da toma medicamentosa, afigura-se til que a mesma seja preparada previamente de acordo com a indicao teraputica utilizao de caixas doseadoras. Sempre que o cliente e/ou significativos desconheam este instrumento de apoio, os colaboradores da Estrutura Residencial devem informar da sua existncia, local de compra ou, inclusivamente, fornec-lo ao cliente.

48

Cuidados Pessoais Cronograma

Identificao do Estabelecimento

IMP01.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

de:
Horrio Horrio Horrio Horrio Horrio

a:

Horrio

2.

Responsvel 3.

Horrio

Tarefa a executar(1) Responsvel 5. Responsvel 6. Responsvel Sb. Responsvel Dom.

Responsvel 4.

Responsvel

Clientes

Cuidados de Higiene

Cuidados de Imagem

Cuidados de Sade

Administrao da Teraputica

Situao de Emergncia

Nota:

(1) Registar de acordo com PI

Nota:

Para maior funcionalidade do registo das actividades, pode ser criada uma folha de registo por cada servio contratualizado

Cuidados Pessoais Cronograma

Identificao do Estabelecimento

IMP02.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Cliente:

de:
Horrio Horrio Horrio Horrio Horrio

a:

Horrio

2. Execuo Execuo Execuo Execuo

Execuo

3.

Horrio

Tarefa a executar( 1) 4. 5. 6. Sb. Dom.

Execuo

Execuo

Observaes

Cuidados de Higiene

Cuidados de Imagem

Cuidados de Sade

Administrao da Teraputica

Nota:

(1) Registar de acordo com PI

Nota:

Para maior funcionalidade do registo das actividades, pode ser criada uma folha de registo por cada servio contratualizado

Situaes de Emergncia Regras Gerais de Actuao

Identificao do Estabelecimento

IMP03.IT02.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Situaes Tipo Nomes Contactos

Procedimentos

Intervenientes

Observaes

Contactos teis Telefone Entidades Bombeiros Telefone

Entidades Hospitais

Centro de Sade Foras de Segurana

Outras Entidades e Recursos

Data:

Organizao:

Cuidados em Situaes de Emergncia

Identificao do Estabelecimento

IMP04.IT02.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Nome:

Data:
Situaes de Emergncia Imprevistas Quais Procedimentos Procedimentos Corrigidos

Situaes de Emergncia Tipificadas

Tipo

Procedimentos

Intervenientes possveis

Situaes Emergncia Nome

Local

Horrios

Telefone Fixo Telemvel(is)

Fax

Observaes

Familiar 1

Familiar 2

Amigo

Vizinho

Mdico Famlia

Mdico Especialidade

Outros profissionais de sade

Hospital

Bombeiros Significativos: Organizao:

Cliente:

Medicao e Indicao Teraputica

Identificao do Estabelecimento

IMP05.IT03.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Nome:

de:

a:

/
Observaes Peq. Almoo Almoo Lanche Jantar Deitar

Nome dos Medicamentos

Horrio / Dose

Jejum

Cliente:

Significativos:

Organizao:

Indicao Teraputica Informao Genrica

Identificao do Estabelecimento

IMP06.IT03.PC04 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Nome:

De:

a:

/
Local de Controlo da validade armazenamento Prazo na Data de reviso embalagem Observaes

Nome dos Medicamentos

Tempo de Principal funo Via de Efeitos Secundrios Precaues (3) (2) (1) administrao administrao Emergncia Tipo Forma de actuar

(1) - Oral, outra

(2) - Sempre (toda a vida); Durante 1 ms; Emergncia

(3) - No conduzir; No beber lcool; no se expor ao sol; outros

Cliente:

Significativos:

Organizao:

PC 05 Nutrio e Alimentao

PC05 Nutrio e Alimentao

PC05 Nutrio e Alimentao

1. OBJECTIVO Estabelecer as regras orientadoras para a elaborao de ementas, preparao, confeco, distribuio e apoio das refeies de acordo com as necessidades do cliente e garantir uma alimentao equilibrada, seguindo as boas prticas de higiene e segurana alimentar na Estrutura Residencial.

2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se a todos os colaboradores que desenvolvem actividades no mbito da elaborao de ementas, preparao, confeco, distribuio e apoio das refeies, e na identificao e anlise de perigos/ocorrncia de falhas expectveis neste processo da cadeia alimentar. No caso do servio de restaurao ser executado em regime de subcontratao, a Organizao deve assegurar os mecanismos de controlo e garantia de conformidade da prestao desses servios com os requisitos identificados neste processo.

3. INDICADORES DO PROCESSO So ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do modelo organizacional e dos objectivos estratgicos da instituio. Os indicadores apresentados na matriz do processo so exemplos possveis.

58

PC05 Nutrio e Alimentao

4. MODO OPERATRIO
INPUT FLUXOGRAMA OUTPUT R Plano Individual; INCIO IMP01.PC05 Lista de Necessidades Alimentares Recursos da organizao 1. IDENTIFICAO DAS NECESSIDADES ALIMENTARES Lista das Necessidades DT Alimentares preenchidas Subcontratao de servios de nutrio e alimentao Recursos internos de nutrio e alimentao RESP. P I C 1. Identificao das necessidades alimentares A identificao das necessidades alimentares do cliente decorre do Plano Individual do cliente. A Organizao define um plano de refeies de acordo com as necessidades, hbitos e preferncias individuais dos clientes e assegura a sua adequada administrao. Se a organizao assegurar internamente a execuo do processo de nutrio e alimentao, deve execut-lo de acordo com o previsto nas instrues do presente processo. Se a Organizao recorrer subcontratao destes servios, dever implementar a IT06.PC05 assegurando assim que a Entidade subcontratada cumpre o presente processo. DESCRIO

SERVIO INTERNO?

NO

SIM Caderno de encargos Lista das necessidades Alimentares 2. SUBCONTRATAO Contratualizao servios subcontratados efectuada DT C 2. Subcontratao Ver: IT06.PC05 - Subcontratao de Servios de Fornecimento de Refeies, contm: - Regras relativas contratualizao de servios; - Monitorizao e avaliao dos servios subcontratados.

Avaliao nutricional dos clientes; regimes especficos; Regras de alimentao equilibrada; Lista das Necessidades Alimentares

Ementas elaboradas 3. ELABORAO DAS EMENTAS

DT AAD C + OC

3. Elaborao das ementas Ver: IT01.PC05 - Elaborao de ementas, contm: - Elaborao de ementas; - Regras para uma alimentao saudvel; - Preparao de dietas especiais.

Princpios e normativos legais;

4. ELABORAO DO PLANO HACCP

Plano HACCP elaborado

DT AAD O + OC

4. Elaborao do plano de HACCP Ver: IT02.PC05 - Sistema HACCP, contm: - Conceitos e princpios; - Planeamento (pr-requisitos); - Aplicao do sistema HACCP.

Lista das Necessidades Alimentares Processos e Procedimentos internos Encomenda

5. AQUISIO DE PRODUTOS ALIMENTARES/REFEIES

Produtos adquiridos

DT OC O

5. Aquisio de produtos alimentares/refeies A aquisio de produtos alimentares efectuada de acordo com os processos e procedimentos vigentes na Organizao ao nvel do aprovisionamento (Gesto de compras).

59

PC05 Nutrio e Alimentao

INPUT

FLUXOGRAMA

OUTPUT R

RESP. P I

DESCRIO

IMP02.IT03.PC05 Controlo de Recepo de Matrias-Primas IMP03.IT03.PC05 Controlo da Validade dos Produtos B

Controlo de Recepo DT OC O de Matrias-Primas preenchido; Controlo da Validade dos Produtos preenchido

6. Recepo, armazenamento e conservao dos produtos alimentares Ver: IT03.PC05 - Recepo, Armazenamento e Conservao dos Produtos Alimentares, contm: - Recepo de produtos; - Devoluo de produtos; - Armazenagem temperatura ambiente; - Refrigerao; - Congelao.

6. RECEPO, ARMAZENAMENTO E CONSERVAO DOS PRODUTOS ALIMENTARES

Ementas IMP04.IT04.PC05 Registo de Equipamento Entregue/Recebido IMP05.IT04.PC05 Controlo dos leos de Fritura

7. PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

DT OC O Registo de Equipamento Entregue/ Recebido preenchido Controlo dos leos de Fritura preenchido Alimentos confeccionados

7. Preparao e confeco de alimentos A preparao e confeco de refeies para alm de cumprirem a legislao em vigor, devem ser efectuadas de acordo com a: IT04.PC05 - Preparao e Confeco de Alimentos, contm: - Higiene e sade dos colaboradores; - Higiene das instalaes e equipamentos; - Higiene na preparao da confeco dos alimentos.

IMP06.IT05.PC05 Recolha de Amostras de testemunho

8. TRANSPORTE, DISTRIBUIO E APOIO

Recolha de Amostras de testemunho preenchida

DT AAD C + OC

8. Transporte, distribuio e apoio O transporte, distribuio e apoio na refeio para alm de cumprirem a legislao em vigor, devem ser efectuadas de acordo com a: IT05.PC05 - Transporte, Distribuio e Apoio nas Refeies, contm: - Transporte de refeies; - Distribuio das refeies; - Apoio na refeio.

Caderno de encargos Lista das Necessidades Alimentares

9. MONITORIZAO E AVALIAO

Monitorizao e avaliao dos servios subcontratados efectuada

DT AAD C + OC

9. Monitorizao e avaliao O processo de nutrio e alimentao deve ser constantemente monitorizada e avaliado. Ver: IT02.PC05 - Sistema HACCP, permitindo que a Organizao proceda a ajustamentos de acordo com as necessidades dos clientes e/ou legislao regulamentar aplicvel, mesmo quando se trate de servios subcontratados. Ver: IT06.PC05 - Subcontratao de Servios de Fornecimento de Refeies

FIM

60

PC05 Nutrio e Alimentao

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Necessidades, hbitos e expectativas dos clientes Plano individual Clientes com necessidades alimentares especficas e/ou regimes especficos N. de refeies a servir N. de refeies com apoio de 3 pessoa Regras de nutrio e alimentao equilibradas Regras e boas prticas de higiene e segurana alimentar Sistema HACCP Sada Instalaes em bom estado de higiene e limpeza Refeies servidas, cumprindo com as regras de higiene e sade alimentar Refeies servidas com apoio de 3 pessoa Ocorrncias no fornecimento de refeies Regras de higiene e sade alimentar Sistema HACCP implementado/certificado Documentos de Referncia Instrues de trabalho Impressos IMP01.PC05 Lista de Necessidades Alimentares Especiais IT01.PC05 Elaborao de ementas IT02.PC05 Sistema HACCP IT03.PC05 Recepo, Armazenamento e Conservao de Produtos Alimentares IT04.PC05 Preparao e Confeco de Alimentos Origem Cliente e/ou significativos Director Tcnico Direco da Organizao Fornecedor Subcontratado

Destino Cliente Ajudantes de Aco Directa Direco da Organizao Outros colaboradores Fornecedor Subcontratado

IT05.PC05 Transporte, Distribuio e Apoio nas Refeies IT06.PC05 Subcontratao de servios de fornecimento de refeies Indicadores Taxa de execuo de refeies servidas Taxa de execuo de refeies apoiadas por 3 pessoa % de reclamaes relativas ao processo de nutrio e alimentao Grau de cumprimento do Plano de Inspeco s Instalaes e do Plano de HACCP Nmero de inconformidades no resolvidas no tempo previsto (servios subcontratados) Grau de satisfao dos clientes com a alimentao e nutrio Gestor do processo Director(a) Tcnico(a)

IMP02.IT03.PC05 Controlo de Recepo de Matrias-Primas IMP03.IT03.PC05 Controlo da Validade dos Produtos IMP04.IT04.PC05 Registo de Equipamento Entregue / Recebido IMP05.IT04.PC05 Controlo dos leos de Fritura IMP06.IT05.PC05 Recolha de Amostras de Testemunho

nmero de refeies servidas/ nmero de refeies planeadas x 100 nmero de refeies apoiadas/ nmero de refeies previstas a serem apoiadas x 100 nmero de reclamaes relativas ao processo de nutrio e alimentao/ nmero total de reclamaes x 100

61

PC05 Nutrio e Alimentao

IT01.PC05 Instruo de Trabalho Elaborao de Ementas

1. ELABORAO DE EMENTAS Uma alimentao saudvel e equilibrada uma das condies necessrias para que se viva uma vida com qualidade. Na elaborao das ementas deve-se ter em conta as especificidades e as necessidades alimentares de cada cliente, cujo levantamento dever ser sistematizado no impresso IMP01.PC05 Lista de Necessidades Alimentares. De acordo com as regras para uma alimentao saudvel, a elaborao das ementas deve ser: Equilibrada, variada e rica nutricionalmente, respeitando o contexto sociocultural dos clientes a que se destina; Diversificada e estar de acordo com as necessidades de cada cliente, nomeadamente hbitos e regimes especiais; Atenta s preferncias de cada cliente; Elaborada com a colaborao de todos os responsveis no estabelecimento por este processo e com base no aconselhamento de um nutricionista; Elaborada, no mnimo, com uma periodicidade semanal.

A ementa e respectivos regimes especiais so divulgados e os clientes so informados em tempo til das eventuais alteraes aos mesmos.

62

PC05 Nutrio e Alimentao


IT01.PC05 INSTRUO DE TRABALHO ELABORAO DE EMENTAS

O(s) responsvel(is) pelo fornecimento de refeies tem conhecimento, atempadamente, de: Ementa; Nmero de refeies a confeccionar; Tipo de regimes particulares, nomeadamente dietas especiais e/ou modos alternativos de administrao da alimentao (como o caso da alimentao via sonda nasogstrica), e quantidade (IMP01.PC05 Lista de Necessidades Alimentares). A lista de necessidades alimentares deve ser actualizada sempre que se constate alteraes s necessidades identificadas e revista com uma periodicidade mnima trimestral. Da sua reviso dever ser dado conhecimento a todos os intervenientes no processo (internos e externos). 2. REGRAS PARA UMA ALIMENTAO SAUDVEL No quadro de uma alimentao saudvel, apresentam-se de seguida, de forma no exaustiva, algumas regras a ter em conta: Promover um consumo adequado de alimentos do grupo dos legumes e frutos, devido sua riqueza em fibras alimentares, vitaminas e minerais; Restringir o consumo de calorias totais (adequar as calorias ingeridas s necessidades reais e actividade desempenhada pelos clientes); Preferir preparados culinrios mais saudveis como cozidos, cozidos a vapor e grelhados; Evitar consumir fritos e refogados. Rejeitar sempre as partculas queimadas resultantes da confeco dos alimentos (nomeadamente nos fritos, assados e grelhados); Fazer 5 ou 6 refeies dirias, distribuindo assim as calorias a ingerir de forma equilibrada; Promover a ingesto de lquidos, preferencialmente gua; Promover o balanceamento da ingesto de hidratos de carbono e protenas (origem animal e origem vegetal); Gorduras evitar gorduras animais e consumir preferencialmente gorduras do tipo vegetal; Alimentos a limitar sal, condimentos fortes e bebidas alcolicas; A dieta deve ser atractiva e de fcil mastigao.

Devem ser evitados os erros alimentares a seguir referidos: Elevado consumo de sal Responsvel pela elevada prevalncia de doenas como a hipertenso arterial, cancro do estmago, doenas cerebro-vasculares e cardio-circulatrias.

63

PC05 Nutrio e Alimentao


IT01.PC05 INSTRUO DE TRABALHO ELABORAO DE EMENTAS

Elevado consumo de gorduras Poder ser causa de doenas cardiovasculares e obesidade. Elevado consumo de acar e alimentos aucarados Quando consumidos em excesso, podem contribuir para o desenvolvimento de doenas como a obesidade, diabetes e a crie dentria.

Reduzido consumo de alimentos ricos em fibras (hortalias, legumes e frutos) Excelentes fornecedores de fibras alimentares, vitaminas e minerais. O reduzido consumo destes alimentos est relacionado com o aumento da prevalncia de doenas como a obstipao e alguns tipos de neoplasias.

Saltar refeies Pequeno-almoo Comear o dia sem tomar o pequeno-almoo um erro alimentar muito frequente. As consequncias mais significativas so hipoglicemias matinais, falta de ateno, diminuio do rendimento intelectual, entre outras. Intercalares (merendas da manh e da tarde) Contribuem para a perda de massa muscular, que consumida para produzir a glicose essencial ao funcionamento das clulas, nomeadamente dos neurnios.

A alimentao deve ter em conta as recomendaes da Roda dos Alimentos Portugueses, bem como, ser apoiada e validada por um nutricionista. 3. PREPARAO DE DIETAS ESPECIAIS Existem algumas doenas em que a dieta tem um papel importante no tratamento mdico do cliente, pelo que, as alteraes devem ser sempre prescritas pelo mdico assistente. A ttulo de exemplo mencionam-se alguns tipos de dieta, cuja composio da responsabilidade do mdico ou nutricionista: Dieta hipocalrica indicada para excesso de peso; Dieta pobre em sal dirigida a situaes de hipertenso arterial, insuficincia cardaca, edema, insuficincia renal, etc.; Dieta depressora de colesterol destinada ao controlo do colesterol; Dieta para diabticos indicada para pessoas diabticas; Dieta protectora gstrica dirigida a doentes com gastrite, lceras gstricas ou duodenais; Dieta branda destinada a doentes com incapacidade de tolerar a dieta slida. Podero verificar-se ainda outro tipo de necessidades alimentares, nomeadamente, clientes que necessitam de ser alimentados via sonda nasogstrica. A preparao e confeco das refeies por este meio administradas, devem seguir cuidados particulares e as orientaes mdicas, tal como acontece com as dietas especiais.

64

PC05 Nutrio e Alimentao

IT02.PC05 Instruo de Trabalho Sistema HACCP

1. CONCEITOS E PRINCPIOS O Sistema HACCP (Anlise de Perigos e Controlo dos Pontos Crticos) uma medida suplementar de segurana em matria de higiene alimentar, que consiste num processo sistemtico aplicado na confeco de alimentos, para garantir a inocuidade dos alimentos, baseado em 7 princpios: Princpio 1: Anlise dos Perigos; Princpio 2: Identificao dos Pontos Crticos de Controlo (PCC) no processo; Princpio 3: Estabelecimento dos Limites Crticos; Princpio 4: Estabelecimento de um Sistema de Vigilncia para o controlo dos PCC; Princpio 5: Estabelecimento da Aces Correctivas a serem tomadas quando os PCC esto fora de controlo; Princpio 6: Estabelecimento da documentao relativa aos princpios e sua aplicao; Princpio 7: Estabelecimento dos procedimentos de verificao para confirmar que o Sistema funciona eficazmente. Os princpios do HACCP so aplicveis a todas as fases de confeco de alimentos, sendo a preveno o pilar fundamental da sua actuao. No caso particular dos produtos caseiros confeccionados segundo mtodos tradicionais, a referncia HACCP inoperante. Assim e no quadro da cultura gastronmica nacional, estes devem ser confeccionados pelo respeito do saber fazer especfico, desde que seja o mesmo devidamente aplicvel e controlvel.

65

PC05 Nutrio e Alimentao


IT02.PC05 INSTRUO DE TRABALHO SISTEMA HACCP

O Plano HACCP o documento escrito baseado nos princpios do HACCP, que estabelece os procedimentos a seguir para assegurar o controlo do processo de confeco de alimentos. 2. PLANEAMENTO (PR-REQUISITOS) Comprometimento da Direco da Organizao. Respeitar as Normas de Higiene e a legislao sobre segurana alimentar. Respeitar as Boas Prticas de Fabrico. Utilizao exclusivamente de leo vegetal. Ter em conta a qualidade das matrias-primas, ingredientes, o papel do processo no controlo de perigos, provvel utilizao final do produto e categorias de consumidores. Deve ser aplicado a cada operao, separadamente. Deve ser revisto quando existam alteraes em produtos ou processos. Recolher informao relevante sobre: - reclamaes; - resultados de ensaios; - especificaes do produto; - especificaes sobre intoxicaes alimentares. Identificar os perigos: - perigos microbiolgicos; - perigos qumicos; - perigos fsicos. 3. APLICAO DO SISTEMA HACCP Constituio da Equipa HACCP A Equipa HACCP a estrutura operacional indispensvel ao desenvolvimento da aco, devendo ser multidisciplinar, incluindo as pessoas directamente envolvidas nas operaes dirias. Duma forma prtica, aps uma formao prvia dos elementos da equipa em HACCP, esta: define os objectivos e o campo de aplicao; aprecia as dificuldades e os limites do seu trabalho; assegura a existncia dos meios necessrios para o estudo; procede ao inventrio e recolha de informaes.

66

PC05 Nutrio e Alimentao


IT02.PC05 INSTRUO DE TRABALHO SISTEMA HACCP

Descrio do produto/processo Trata-se aqui de proceder ao estudo e descrio completa das matrias-primas, dos ingredientes, dos produtos em laborao e dos produtos acabados. Deve incluir informao relevante sobre segurana, como: composio (matrias primas, ingredientes, etc); relacionar com a possibilidade de crescimento de diferentes organismos patognicos; estrutura fsico-qumica (slido, lquido, gel, pH, ); tratamentos (cozedura, congelao, fumagem, ); acondicionamento e embalagem (hermtico, vcuo, atmosfrico, ); durabilidade (data de limite de consumo, ); condies de armazenamento e de distribuio.

Deve elaborar-se uma Check-List Receita: Que matrias-primas ou ingredientes so utilizados? provvel estarem presentes organismos patognicos nestes materiais? Quais? Algum dos ingredientes tem propriedades txicas ou contm substncias txicas? Caso sejam conservantes, a sua concentrao previne o crescimento de micrbios patognicos? Entre outros.

Deve elaborar-se a Check-List Processamento: O produto pode ser atingido por um contaminante durante a preparao, processamento ou armazenamento? Podem ser inactivos microorganismos ou substncias txicas durante o reaquecimento de outros processos? Pode algum microorganismo ou toxina contaminar o alimento aps este ter sido aquecido? Quais as condies de distribuio? Entre outros.

Identificar o Uso Pretendido Baseado na utilizao esperada do produto pelo utilizador final ou consumidor. Em casos especficos, podero ter que ser considerados grupos vulnerveis (alimentao institucional, etc.). Deve elaborar-se a Check-List Uso Esperado: Espera-se que o alimento seja mantido quente, arrefecido, congelado ou temperatura ambiente aps ser produzido?

67

PC05 Nutrio e Alimentao


IT02.PC05 INSTRUO DE TRABALHO SISTEMA HACCP

O tempo/temperatura de exposio durante o reaquecimento inactiva microorganismos ou toxinas de preocupao? Se o alimento guardado aps reaquecimento, mantido quente ou temperatura ambiente? O alimento manuseado ou exposto a potencial contaminao por outro meio?

Construir o Fluxograma O fluxograma elaborado pela Equipa HACCP e deve cobrir todas as fases, desde a recepo das matrias-primas at distribuio no local de utilizao pelo cliente. Este deve incluir informaes tcnicas relevantes como: planos dos locais de trabalho e anexos; disposio e caractersticas dos equipamentos; sequncia das operaes; parmetros tcnicos das operaes; circulao dos produtos; condies de higiene e circulao do pessoal; entre outros.

Listar os Perigos Relativos a cada Fase, analisar os Perigos e considerar Medidas para os Controlar A equipa deve listar os perigos em cada fase do fluxograma, desde a recepo at ao ponto de consumo. A anlise consiste, ento, para cada perigo considerado ou para cada etapa elementar identificada no fluxograma, em: identificar toda a situao (matria prima, ingrediente, prtica, procedimento, etc.) susceptvel de introduzir o perigo considerado ou permitir a multiplicao at um nvel inaceitvel; elaborar a lista das causas identificadas; avaliar o risco correspondente (probabilidade do aparecimento/ocorrncia) do perigo).

Na elaborao da lista, a equipa HACCP deve considerar ainda que: mais do que uma medida preventiva, pode ser necessria para controlar um dado perigo e que vrios perigos podem ser controlados por uma mesma medida preventiva; se pode escolher entre vrias medidas e que nesse caso h que determinar cuidadosamente a pertinncia das medidas identificadas a fim de escolher as medidas melhor adaptadas a cada situao.

68

PC05 Nutrio e Alimentao


IT01.PC05 INSTRUO DE TRABALHO ELABORAO DE EMENTAS

Determinar os Pontos Crticos de Controlo (PCC) Os PCC correspondem a pontos, etapas operacionais, procedimentos que podem e devem ser controlados a fim de se eliminar um perigo ou minimizar a probabilidade do seu aparecimento. Sero considerados PCC, os pontos, etapas operacionais ou procedimentos onde a ausncia (ou perda) do controlo arraste um risco inaceitvel para o consumidor em termos de segurana. Dum modo geral, os PCC correspondem, consoante os casos, a: uma matria-prima ou ingrediente vector de um perigo inaceitvel quando nenhum tratamento (compreendendo a utilizao domstica) permite eliminar ou reduzir a sua ocorrncia a um nvel aceitvel; qualquer etapa, intencional ou especificamente, destinada a eliminar um perigo ou reduzir a sua ocorrncia a um nvel aceitvel; qualquer etapa onde o perigo considerado pode ser introduzido (contaminao) ou desenvolvido at um nvel inaceitvel quando nenhuma etapa posterior pode eliminar o perigo ou reduzir a sua ocorrncia a um nvel aceitvel. Estabelecer Limites Crticos para cada PCC Para cada PCC identificado a equipa HACCP deve especificar valores alvo (limites crticos) ou tolerncias cujo respeito imperativo para assegurar o controlo efectivo do PCC. Valores alvos ou tolerncias podem ser relativos a uma (ou vrias) caracterstica(s) fsica(s), qumica(s), microbiolgica(s) ou sensorial(is) do processo e/ou do produto. O estabelecimento de limites crticos podem basear-se em textos regulamentares, Cdigos de Boas Prticas ou suporte tcnico-cientfico. Os limites mais usuais incluem: medies de temperatura, tempo, humidade, pH, ; anlise qumicas quantidade de cloro, ; aparncia visual; textura.

Estabelecer um Sistema de Monitorizao Trata-se aqui de estabelecer, com preciso, os planos, mtodos e dispositivos necessrios para efectuar as observaes, testes ou medies, permitindo assegurar que cada exigncia formulada para cada PCC (procedimentos operacionais, valores alvo ou tolerncias) efectivamente respeitada. Assim, ser necessrio: formalizar o sistema de monitorizao estabelecendo os procedimentos operacionais correspondentes; definir as responsabilidades de execuo e interpretao dos resultados; estabelecer um sistema apropriado de registo dos resultados.

69

PC05 Nutrio e Alimentao


IT02.PC05 INSTRUO DE TRABALHO SISTEMA HACCP

Estabelecer um Plano de Aces Correctivas O Plano de Aces Correctivas compreende o conjunto de aces que devem ser imediatamente empreendidas quando o sistema de monitorizao revela ausncia ou perda de controlo dum PCC. Elas devem ser previstas para cada PCC, devem permitir uma reaco imediata, a eliminao do perigo e assegurar o retorno do controlo de cada PCC. As aces correctivas identificadas devem ser objecto de procedimentos operacionais especficos. A sua execuo e os resultados correspondentes devem ser objecto de registos apropriados. Estabelecer Documentao e manter Registos Os procedimentos do HACCP devem ser documentados. Os registos devem ser mantidos. A documentao e registos deve ser organizada de forma a permitir: O fcil acesso pela Equipa HACCP. A rastreabilidade de um lote confeccionado.

Estabelecer Procedimentos de Verificao e Reviso Devem ser estabelecidos mtodos de verificao e auditoria, procedimentos e testes, incluindo amostragem aleatria, de forma a determinar se o sistema HACCP funciona correctamente. Exemplos de actividades de verificao: Reviso do sistema de HACCP e seus registos. Reviso de desvios e disposies dos produtos. Confirmao de que os PCC so mantidos sob controlo.

Quando possvel, as actividades de validao devem incluir aces para confirmar a eficcia dos elementos do Plano. O plano HACCP deve ser revisto, para se determinar, se este ainda apropriado, e adicional ao processo de verificao. Deve ser definida uma periodicidade e quando ocorram modificaes ao nvel de: matrias-primas; processos; equipamentos produtivos; lay-out; nova informao sobre perigos ou riscos; entre outros;

Para a Certificao de um Sistema de HACCP devem ser consultadas a normas DS3027: 2002, HACCP, Segurana Alimentar, Sistemas de Gesto de Riscos, Codex Alimentarius e NP EN ISO 22000:2005 Sistemas de Gesto da Segurana Alimentar.

70

PC05 Nutrio e Alimentao

IT03.PC05 Instruo de Trabalho Recepo, Armazenamento e Conservao de Produtos Alimentares

1. RECEPO DE PRODUTOS A zona de recepo de gneros alimentcios dever dispor das condies adequadas, nomeadamente: uma mesa de apoio; balana calibrada (100g a 50.000g); estrados em plstico ou prateleiras; termmetro de contacto.

Na recepo dos gneros alimentcios devem controlar-se os seguintes aspectos: condies de transporte e descarga; conferncia da mercadoria de acordo com a nota de encomenda (prazo de entrega, hora de entrega, quantidades entregues). Condies a serem verificadas na entrega do produto: Rotulagem dos produtos O rtulo deve estar completo, no rasurado, no apagado, escrito em portugus, conter o nome, prazo de validade, quantidade, condies de conservao (se aplicvel), n de lote, lista de ingredientes (ordem decrescente de quantidade), nome e morada do produtor/ fabricante. O rtulo deve ser mantido no ltimo produto at consumo integral do mesmo.

71

PC05 Nutrio e Alimentao


IT03.PC05 INSTRUO DE TRABALHO RECEPO, ARMAZENAMENTO E CONSERVAO DE PRODUTOS ALIMENTARES

Embalagem dos produtos A embalagem primria (exterior) deve estar intacta, limpa e sem quaisquer resduos. Deve ser feita a desembalagem verificando a integridade dos produtos se esto intactos, sem defeitos, se no existem pragas nas embalagens interiores. Temperatura dos produtos Alimentos congelados: devem estar abaixo dos 18o C. Alimentos frios: devem estar entre 0o C e 6o C. Validade Data de durabilidade mnima Consumir de preferncia antes de ... Data limite de consumo Consumir at... Estado de conservao Produtos frescos: controlar as caractersticas organolpticas, cor, cheiro, viscosidade, brilho, textura, aspecto e frescura. Produtos congelados: controlar a existncia de gelo no interior da embalagem (no pode conter), pressionar com o dedo (no pode ceder nada). Mercearia: controlo visual de todos os produtos e da existncia de pragas. 2. DEVOLUO DE PRODUTOS So devolvidos os produtos: diferentes dos requisitados; com prazo de validade expirado; com alteraes das caractersticas organolpticas; molhados ou com manchas de humidade; com manchas de leos ou outra substncia estranha; com indcio de infestao (rodo ou com dejectos); em embalagens conspurcadas, violadas ou danificadas; em latas ou pacotes amolgados, enferrujados ou violados; em frascos com bolhas de ar no interior; congelados que se apresentem semi-descongelados ou com sinais de cristais de gelo; com rtulo pouco perceptvel ou incompleto; crneos sem selo de salubridade.

3. ARMAZENAGEM TEMPERATURA AMBIENTE Regras de armazenagem: o armazm deve ser em local seco e fresco; o armazm deve estar fechado e o seu acesso deve ser restrito e controlado; o armazm permite uma higienizao fcil e eficaz;

72

PC05 Nutrio e Alimentao


IT03.PC05 INSTRUO DE TRABALHO RECEPO, ARMAZENAMENTO E CONSERVAO DE PRODUTOS ALIMENTARES

todos os produtos alimentares esto protegidos do sol/calor, chuva e pragas; as zonas de armazenamento devem estar arejadas e em boas condies de conservao (sem fendas ou outros possveis abrigos de roedores) e limpeza; as embalagens primrias no chegam a entrar na zona de armazenamento, sendo deitadas ao lixo logo na recepo; todos os produtos alimentares devem ser aprovisionados em material adequado natureza do produto; os produtos alimentares no podem estar em contacto directo com o cho ou paredes; os produtos alimentares so aprovisionados de forma separada e identificados; o prazo de validade dos produtos alimentares deve estar visvel; os produtos alimentares com data de validade mais antiga so os primeiros a serem consumidos e arrumados de forma acessvel; a validade dos produtos alimentares deve ser controlada com regularidade, tendo em conta a natureza dos produtos e a origem de fornecimento.

4. REFRIGERAO Na arrumao dos produtos deve ter-se em conta que: o ar frio deve circular entre os produtos; nunca se devem colocar alimentos quentes no interior das cmaras; as portas das cmaras devem ser abertas o mnimo de vezes possvel; todos os alimentos devem estar tapados, identificados, em recipientes adequados e organizados por tipo de alimentos de acordo com a disposio de temperatura dos equipamentos; todos os alimentos perecveis devem encontrar-se temperatura de 0 a 6o C no caso de refrigerao e no caso de congelados -18o C. 5. CONGELAO A cmara de congelao deve estar sempre limpa, sem gelo e sem excesso de alimentos no interior (1/4 livre). Na arrumao dos produtos deve ter-se em conta que: a cmara deve estar organizada por tipos/grupos de alimentos; nunca se devem colocar alimentos no congelados nas cmaras de congelao; os alimentos devem estar protegidos e identificados com o rtulo; os alimentos congelados encontram-se temperatura -18o C.

O controlo da recepo de matrias-primas realizado no impresso IMP02.IT03.PC5 Controlo de Recepo de Matrias-Primas. O controlo da validade dos produtos realizado no impresso IMP03.IT03.PC05 Controlo da Validade dos Produtos.

73

PC05 Nutrio e Alimentao

IT04.PC05 Instruo de Trabalho Preparao e Confeco de Alimentos

Durante a preparao e a confeco dos alimentos, necessrio garantir determinados princpios de higiene, para que se possam prevenir os riscos de transmisso de infeces ou outras doenas de transmisso alimentar. Estes princpios, ou regras, dizem respeito higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, ao modo como os alimentos so manipulados, servidos ou conservados e higiene das instalaes onde os alimentos so armazenados, conservados, preparados ou servidos. 1. HIGIENE E SADE DOS COLABORADORES Todas as pessoas que trabalham na preparao e confeco de alimentos fazem exame mdico completo ao iniciar a sua actividade e regularmente, de acordo com a legislao em vigor, e devem respeitar sempre as regras bsicas de higiene. A responsabilidade pela sua realizao extensvel s entidades empregadoras. De acordo com a legislao em vigor, devem: utilizar vesturio e calado (antiderrapante e perfurado) exclusivos do local de trabalho; usar farda branca no contendo bolsos nem botes frente; usar touca branca, que cubra a totalidade do cabelo; no usar adornos (brincos, relgios, anis, pulseiras); evitar maquilhagem excessiva e perfumes fortes; as unhas devem estar sempre curtas, limpas e sem verniz.

74

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

No impresso IMP04.IT04.PC05 Registo de Equipamento Entregue/Recebido, deve ser registado o equipamento entregue e recebido aos/pelos colaboradores. Qualquer colaborador que esteja constipado, com gripe, febre, diarreia ou vmitos, no deve estar em contacto com os alimentos, devendo realizar outras tarefas durante o perodo em que se mantenha os sintomas. LAVAGEM DAS MOS Quando se devem lavar as mos: antes de iniciar o servio; aps a utilizao dos sanitrios; depois de manipular alimentos crus; aps manipular produtos qumicos ou produtos de limpeza; depois de comer ou fumar; depois de mexer no cabelo, olhos, boca, nariz ou ouvidos; depois de proteger um espirro, tosse ou se assoar; aps tocar em objectos sujos (lixo, dinheiro, embalagens usadas, etc.).

Regras a observar na lavagem das mos: deve estar disponvel gua quente e fria e lavatrio especfico de pedal, para lavar as mos; utilizar gua corrente potvel; utilizar sabo lquido bactericida; lavar mos, antebraos, espaos interdigitais, costas das mos e por baixo da aliana (caso a tenha); escovar bem as unhas; secar as mos com toalhetes de papel descartveis (nunca com pano da loia ou toalha); se a torneira for manual, fechar com um toalhete de papel (o ideal que a torneira seja de fecho automtico); passar as mos por desinfectante alcolico; todo o pessoal deve manter as mos bem cuidadas e hidratadas.

PROTECO DE FERIDAS Sempre que se tenha um corte, ferida ou queimadura deve-se proteger com um penso rpido, dedeira ou luva. A Estrutura Residencial deve possuir uma mala/caixa de primeiros socorros completa (desinfectantes, cicatrizantes, pomada para queimaduras, tesoura, pensos, gaze, etc.), devidamente assinalada e acessvel a todos os colaboradores, nomeadamente os afectos preparao e confeco de alimentos.

75

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

2. HIGIENE DAS INSTALAES E EQUIPAMENTOS Regras gerais a observar: nunca usar as mesmas facas e utenslios em alimentos no cozinhados ou no lavados, e em alimentos j cozinhados ou preparados, pelo risco de contaminao; quando se provam alimentos com uma colher, esta deve ser imediatamente lavada; pegar nos talheres sempre pelos cabos; nunca colocar os dedos nos bordos ou no interior de copos, taas ou pratos; usar luvas descartveis no empratamento manual, ou execut-lo sempre com um utenslio limpo e adequado; manter todos os recipientes convenientemente tapados; manter as superfcies de trabalho adequadamente limpas. Nos intervalos do trabalho no deixar superfcies e utenslios sujos; deve existir um frigorfico para alimentos j cozinhados, lavados ou preparados para consumo directo, e outro frigorfico para alimentos crus ainda no preparados. Se no for possvel, os alimentos cozinhados ou j lavados e preparados devem arrumar-se nas prateleiras acima dos alimentos crus ou ainda no preparados, devidamente embalados ou dentro de recipientes adequados e higinicos, a fim de se evitar a conspurcao dos primeiros; no armazenamento e acondicionamento no deve existir contacto entre alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal, pelo risco de conspurcao e contaminao; manter o balde do lixo/resduos sempre tapado.

INSTALAES SANITRIAS Esto assinaladas e equipadas com: lavatrio; papel higinico; papel para secagem das mos; sabo lquido (de preferncia bactericida), com doseador: torneiras de accionamento no manual; balde de lixo; escova piaaba.

VESTIRIOS Possuir chuveiro. Estarem limpos e arrumados. Os objectos pessoais devem estar guardados dentro dos respectivos cacifos pessoais.

76

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

ARMAZENAMENTO Na zona de armazenagem e manipulao de alimentos proibido: efectuar a entrada de pessoas estranhas cozinha sem bata e touca. Por conseguinte, devem existir batas e toucas suplementares, descartveis para uma eventual situao; tomar ou guardar medicamentos; comer; mascar pastilha elstica; fumar.

3. HIGIENE NA PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS Normas bsicas de higiene a serem observadas na manipulao de alimentos: Lavar e desinfectar todos os produtos hortcolas e legumes a consumir em cru. Os agries s devem ser consumidos cozidos na sopa; nunca devendo ser utilizados em salada. Este vegetal pode alojar pequenos microrganismos causadores de doenas e so resistentes a esta desinfeco. No misturar alimentos crus com alimentos j confeccionados, nem juntar alimentos de origem vegetal com alimentos de origem animal, durante e aps a fase de preparao, de forma a evitar contaminaes cruzadas. Nunca deixar temperatura ambiente cremes, maioneses e outros molhos/produtos em cuja confeco sejam utilizados ovos, pelo risco de multiplicao de salmonelas (que existem frequentemente nos ovos). No caso de no serem consumidos logo aps a sua preparao, estes produtos devem ser imediatamente refrigerados. Os alimentos devem ser servidos e consumidos logo aps a sua preparao, nunca devendo ser deixados temperatura ambiente, sobretudo na Primavera, Vero ou Outono. No caso de no serem logo consumidos, os alimentos devem ser mantidos abaixo de 10o C ou acima de 60o C, ou ento congelados, a fim de se evitar o crescimento e multiplicao de agentes causadores de doenas (microrganismos e produtos resultantes da decomposio dos alimentos). Nunca se devem conservar, refrigerar ou congelar alimentos preparados ou cozinhados junto de alimentos crus, para evitar os riscos de contaminao. Nunca se devem descongelar e voltar a congelar os alimentos. Quado de modo a destruir eventuais microrganismos que se tenham produzido. Deve-se respeitar sempre os prazos de validade e as condies adequadas de conservao dos diferentes alimentos. Latas de conserva com a tampa abaulada ou que libertem gs no momento da sua abertura, nunca devem ser consumidas pelo risco de botulismo, que uma doena muito grave e, por vezes, mortal. Nunca se devem guardar latas de conserva depois de abertas (o seu contedo deve ser transferido para recipientes apropriados).

77

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

MATERIAIS, UTENSLIOS E EQUIPAMENTOS Todos os materiais, utenslios e equipamentos que entram em contacto com os alimentos so mantidos limpos e: So fabricados com materiais adequados (plstico resistente e inox) e mantidos em boas condies de arrumao e em bom estado de conservao, limpeza perfeita e desinfeco, sempre que necessrio; Esto instalados de modo a permitir a limpeza adequada da rea circundante.

RESDUOS ALIMENTARES Os resduos, alimentares ou outros, no devem ser acumulados em locais onde so manipulados alimentos, excepto na medida em que tal seja inevitvel para a execuo adequada do trabalho. Os resduos alimentares devem ser depositados em contentores fechados e mantidos em condies que permitam fcil limpeza e desinfeco. Os colaboradores efectuam a remoo dos resduos aps terem sido servidas as refeies. Os resduos so armazenados em locais que permita boas condies de limpeza e em local prprio no exterior das instalaes do estabelecimento. A recolha dos resduos efectuada pelas entidades competentes. ABASTECIMENTO DE GUA A gua utilizada no abastecimento corresponde s caractersticas de qualidade da gua para consumo humano indicadas na legislao em vigor. Sempre que necessrio gelo, o mesmo fabricado a partir de gua potvel. O gelo fabricado, manipulado e armazenado em condies que o protejam de qualquer tipo de contaminao. Toda a gua utilizada nas instalaes alimentares do estabelecimento prpria para consumo humano. DESCONGELAO A descongelao realizada em cmara frigorfica, entre 0 e 6o C. Assim, os alimentos so retirados no dia anterior sua confeco, da cmara de descongelao para a cmara de refrigerao. Os alimentos a descongelar so colocados em grelhas ou placas perfuradas, de tal modo que no toquem no lquido de exsudao que se vai formando aquando da descongelao. Os alimentos devem ser descongelados em microondas ou sob gua corrente fria (nunca quente) ou temperatura ambiente, isolados por saco de plstico, mesmo nas situaes de emergncia. Alguns alimentos so confeccionados sem descongelar, por exemplo, os legumes. Os produtos descongelados so utilizados durante as 24h seguintes sua descongelao. Estes nunca so recongelados, nem arremessados para serem separados.

78

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

PREPARAO DE ALIMENTOS CRUS Existem quatro zonas de trabalho diferentes: carnes cruas, peixe cru, vegetais crus e produtos confeccionados. Quando forem utilizadas estas zonas, realizada a limpeza e desinfeco entre as operaes. Existem quatro cores diferentes dos materiais a utilizar, de acordo com as diferentes zonas de trabalho. LAVAGEM E DESINFECO DE FRUTAS E LEGUMES CRUS Existem dispositivos adequados para a lavagem dos alimentos, designadamente tinas, cubas ou outros equipamentos desse tipo, devidamente limpos, feitos com materiais anticorrosivos e abastecidos de gua potvel quente e fria. Etapas: eliminar sujidade e partes no comestveis; lavar com gua abundante desinfectar utilizando: - pastilhas de desinfeco de legumes e frutos. Ter em conta o rtulo tempo de reaco e dosagem correctos; - lixvia neutra (sem detergente e a 3% de Cl activo) na proporo de 1 dl de lixvia, para 10 l de gua. Submergir os alimentos durante 15 min. Ver tabela abaixo, para converses: gua 5 litro(1) 10 l 20 l 30 l Lixvia 0,5 decilitro (dl) ou 5 centilitro (cl) ou 50 mililitros (ml) 0,1 l ou 1 dl ou 10 cl ou 100 ml 0,2 l ou 2 dl ou 20 cl ou 200 ml 0,3 l ou 3 dl ou 30 cl ou 300 ml

enxaguar abundantemente com gua corrente; escorrer bem os produtos; no final, limpar e desinfectar, com gua e lixvia, os recipientes, facas e tbuas utilizadas.

Se no forem logo consumidos os produtos depois de lavados e desinfectados, so guardados em frio positivo e colocados em recipientes prprios e protegidos. CONFECO DE REFEIES Evitar contaminao cruzada: segue-se o princpio Marcha em frente. no se misturam alimentos de origem animal com os de origem vegetal. no se misturam alimentos crus com alimentos cozinhados.

79

PC05 Nutrio e Alimentao


IT04.PC05 INSTRUO DE TRABALHO PREPARAO E CONFECO DE ALIMENTOS

todos os colaboradores que manipulam alimentos lavam e desinfectam as mos a cada etapa. os utenslios, tbuas de corte e zonas de preparao, so lavadas e desinfectadas a cada etapa. os alimentos so protegidos quando armazenados.

TEMPERATURA Os alimentos no permanecem inutilmente temperatura ambiente: a fervura dos alimentos efectuada a uma temperatura superior a 100o C; os pratos frios so mantidos a uma temperatura entre 0 e 6o C; os pratos quentes so mantidos a uma temperatura superior a 65o C.

CONTROLO DOS LEOS DE FRITURA So seguidos os seguintes princpios: os termstatos so regulados para 160 a 170o C (nunca superior a 180o C); o leo filtrado aps cada fritura e so retiradas as sobras ou depsitos calcinados; as fritadeiras so lavadas regularmente e sempre que se mude o leo; efectuado teste do leo regularmente (teste colorimtrico); utiliza-se exclusivamente leo vegetal; so controladas as caractersticas organolpticas do leo (cor, viscosidade, cheiro, formao de fumos e espumas); nunca se junta leo novo ao leo usado; aquece-se o leo no incio da fritura; o leo usado pode ser reciclado por uma entidade externa, sendo por isso depositado em recipiente prprio devidamente identificado. deve ser efectuado o registo no impresso IMP05.IT04.PC05 Controlo dos leos de Fritura.

SOBRAS E ALIMENTOS DE ALTO RISCO Consideram-se sobras, os alimentos que foram confeccionados em excesso e no chegaram a ser servidos. As sobras que podem ser reaproveitadas so: conservadas abaixo de 6o C; separadas de molhos ou sucos; protegidas, isoladas e identificadas; reaquecidas a uma temperatura superior a 75o C antes de consumidas; so consumidas em 24 horas. as que quebraram a cadeia de frio ou quente; com molho, recheio, temperos, salsa picada; de sobras; de alimentos de alto risco p.e., carne picada, marisco, molho, leite e outros produtos lcteos, ovos e produtos base de ovos, produtos transformados.

No se podem reaproveitar as seguintes sobras:

80

PC05 Nutrio e Alimentao

IT05.PC05 Instruo de Trabalho Transporte, Distribuio e Apoio nas Refeies

1. TRANSPORTE DE REFEIES No caso da Organizao efectuar o transporte de alimentos entre estabelecimentos fisicamente separados, dever observar o constante no presente ponto. A circulao de mercadorias e a proteco da sade dos consumidores so princpios fundamentais e indissociveis a que o transporte dos gneros alimentcios deve estar sujeito. Estes princpios impem um elevado grau de segurana relativamente higiene dos produtos. A preparao, transformao, fabrico, embalagem, armazenagem, transporte, distribuio, manuseamento e colocao disposio do pblico consumidor de gneros alimentcios devem realizar-se em condies de higiene, de acordo com a legislao em vigor relativa Higiene dos Gneros Alimentcios.

81

PC05 Nutrio e Alimentao


IT05.PC05 INSTRUO DE TRABALHO TRANSPORTE, DISTRIBUIO E APOIO NAS REFEIES

AUTOCONTROLO

No transporte de produtos alimentares devem estar identificadas todas as fases da actividade do transporte, de forma a garantir a segurana dos alimentos e velar pela criao, aplicao, actualizao e cumprimento de procedimentos de segurana adequados. Nas actividades de auto-controlo devero ter-se em conta os seguintes princpios: a) Anlise dos potenciais riscos alimentares nas diversas operaes. b) Identificao das fases das operaes em que se podem verificar riscos alimentares. c) Determinao dos pontos crticos para a segurana dos alimentos. d) Definio e aplicao de um controlo eficaz e de processos de acompanhamento dos pontos crticos. e) Reviso peridica, e sempre que haja alteraes dos processos da Organizao, da anlise de riscos alimentares, dos pontos crticos de controlo e dos processos de controlo e acompanhamento.

MEIOS DE TRANSPORTE

As caixas de carga dos veculos de transporte e os contentores utilizados para o transporte de gneros alimentcios devem ser mantidos limpos e em boas condies, com vista a proteger os gneros alimentcios da contaminao. Com o objectivo de assegurar a segurana e salubridade dos alimentos, estes devem, sempre que possvel, ser concebidos e construdos de forma a permitir uma limpeza e desinfeco adequadas.

As caixas de carga e os contentores no devem ser utilizados para o transporte de quaisquer outras substncias que no sejam gneros alimentcios, sempre que disso possa resultar a sua contaminao.

A colocao e proteco dos gneros alimentcios dentro das caixas de carga e dos contentores devem reduzir, ao mnimo, o risco de contaminao.

Os gneros alimentcios a granel no estado lquido, na forma de grnulos ou em p, devem ser transportados em caixas de carga ou contentores cisternas reservados ao transporte de gneros alimentcios.

Os contentores devem ostentar uma referncia claramente visvel e indelvel, em lngua portuguesa, indicativa de que se destinam ao transporte de gneros alimentcios ou a meno destinado exclusivamente a gneros alimentcios.

82

PC05 Nutrio e Alimentao


IT05.PC05 INSTRUO DE TRABALHO TRANSPORTE, DISTRIBUIO E APOIO NAS REFEIES

Sempre que as caixas de carga e os contentores forem utilizados para o transporte de quaisquer outras substncias que no sejam gneros alimentcios, ou para o transporte simultneo de gneros alimentcios diferentes, e para evitar o risco de contaminao: Separar devidamente os produtos, sempre que necessrio. Proceder a uma limpeza adequada entre os carregamentos.

TEMPERATURAS NOS TRANSPORTES

Sempre que necessrio, para assegurar a segurana e salubridade dos gneros alimentcios, as caixas de carga e os contentores utilizados para o transporte devem estar equipados de forma a manter os gneros alimentcios a temperaturas adequadas, e possurem mecanismos de controlo da temperatura.

2. DISTRIBUIO DAS REFEIES

Regras a observar na distribuio das refeies: Os colaboradores no tocam directamente nos alimentos. O seu fardamento encontra-se sempre limpo. Utilizam-se utenslios e recipientes apropriados para gneros alimentcios e devidamente higienizados. Nunca provar com colher e coloc-la novamente dentro da panela, nunca espirrar para cima dos alimentos, nunca pegar em alimentos confeccionados com as mos, nunca limpar as mos ao avental. Para cada prato e travessa existem utenslios para retirar os alimentos. Os pratos frios so conservados no frio (temp. 6o C). Os pratos quentes so mantidos em banho-maria (temp. 65o C).

AMOSTRAS DE TESTEMUNHO

Em cada refeio (de todos os pratos confeccionados) so efectuadas recolhas de amostras de testemunho, que se guardam durante 72h (3 dias), seguindo os seguintes passos: realizada antes de servir; recolhe-se no mnimo 100 g de alimentos no total, que devem incluir todos os que constituem a refeio; fecham-se os recipientes hermeticamente (sacos descartveis ou frascos prprios); colocam-se etiquetas com a descrio de todos os ingredientes no interior, data e hora.

83

PC05 Nutrio e Alimentao


IT05.PC05 INSTRUO DE TRABALHO TRANSPORTE, DISTRIBUIO E APOIO NAS REFEIES

No caso de intoxicao alimentar, procede-se ao pedido de anlise por laboratrio reconhecido. Depois de conhecidos os resultados, tomam-se as aces correctivas necessrias, que devem ser registadas e acompanhadas relativamente sua implementao e eficcia. O IMP06.IT05.PC05 Recolha de Amostras de Testemunho deve ser utilizado para registar essa recolha. 3. APOIO NA REFEIO As refeies devem constituir-se como momentos de prazer e de convvio do cliente. O responsvel pelo processo deve definir as regras para o apoio na alimentao, segurana e promoo da autonomia dos clientes. As regras definidas devero considerar as diversas necessidades e tipos de clientes. Os colaboradores da Estrutura Residencial devero promover sempre a autonomia do cliente, entre outras formas, estimulando-o a decidir o que quer comer, de acordo com a ementa, e a tomar a refeio sozinho. Sempre que o cliente necessite de ajuda de 3 pessoa para tomar uma refeio, os responsveis pela Estrutura Residencial devem assegurar que os seus colaboradores esto qualificados para o exerccio desta funo, administrando sempre que necessrio informao, formao e sensibilizao adequada para cada caso particular, devendo: preparar cuidadosamente o espao da refeio; promover a autonomia do cliente e respeitar as suas preferncias e necessidades individuais; aquecer os alimentos que no se encontrem temperatura indicada ou que no satisfaam o cliente; o colaborador deve possuir uma atitude calma e pausada, respeitar o ritmo do cliente, no apressando a refeio e colocar pouca comida no garfo ou colher para salvaguardar uma boa mastigao e deglutio dos alimentos. O colaborador dever limpar a boca do cliente, sempre que necessrio e posicionar-se de frente para o cliente. aumentar a consistncia dos lquidos (p.e., ch, caf, sumos, sopas, etc.), sempre que o cliente tenha dificuldades em engolir, atravs de espessantes, ou seja de produtos de preparao fcil e instantnea, sem paladar e que mantenham constante a espessura dos lquidos ao longo do tempo, no lhe retirando o seu aspecto atractivo; ter especial ateno e formao nos casos em que os clientes necessitam de cuidados particulares como o caso da alimentao nasogstrica; apoiar o cliente aps a refeio na higiene bsica (p.e., limpar mos e cara) e na higiene oral.

84

PC05 Nutrio e Alimentao


IT05.PC05 INSTRUO DE TRABALHO TRANSPORTE, DISTRIBUIO E APOIO NAS REFEIES

O gestor do processo deve tambm definir a forma de actuao dos colaboradores em situaes de emergncia relativas ingesto de alimentos, como por exemplo intoxicaes alimentares, mau estar, indigesto, engasgamento, entre outros. As actividades desenvolvidas no apoio nas refeies e promoo da autonomia dos clientes devem ser monitorizadas de acordo com o estabelecido no PI do cliente. O(s) responsvel(is) pela monitorizao e avaliao definem, com os colaboradores que exercem a funo de apoio de 3 pessoa, os indicadores respectivos, assim como os instrumentos metodolgicos para desenvolver a monitorizao e avaliao, tais como: entrevistas/ questionrio de satisfao dos clientes e significativos; registos da monitorizao semanal.

Regras base como o consumo de bebidas alcolicas, a constituio base das refeies e a possibilidade de aquisio de extras, devem vir definidas no regulamento interno, devendo ser do conhecimento do cliente. Ser vantajoso considerar ainda a possibilidade de familiares e/ou amigos do cliente tomarem as refeies com ele. Para tal, devem estar organizacionalmente definidas as regras e condies para que tal seja exequvel, devendo o cliente ter o conhecimento das mesmas, bem como dos procedimentos necessrios para que tal se concretize.

85

PC05 Nutrio e Alimentao

IT06.PC05 Instruo de Trabalho Subcontratao de Servios de Fornecimento de Refeies

1. REGRAS RELATIVAS CONTRATUALIZAO DE SERVIOS A Organizao, quando procede subcontratao do fornecimento do servio de refeies, para alm dos procedimentos aplicveis na Organizao para a gesto de compras, deve ter em conta os seguintes elementos fundamentais, que a empresa a subcontratar deve observar, nomeadamente: possuir um Sistema de Gesto da Qualidade implementado e certificado; possuir um Sistema de HACCP implementado e certificado; evidenciar o cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentares em termos de legislao na rea da segurana e higiene alimentar; evidenciar que possui, ou segue, Cdigos Nacionais ou Internacionais de Boas Prticas Alimentares (por exemplo, Codex Alimentarius); evidenciar que possui colaboradores devidamente qualificados e preparados para actuar na rea, bem como, que proporciona a estes a respectiva actualizao de conhecimentos, sempre que necessria; evidenciar que possui todos os meios materiais e tcnicos, devidamente homologados e certificados para o efeito, incluindo garantia ao nvel do transporte dos alimentos, confeccionados ou no, e que respeita, na ntegra, a legislao aplicvel para esta rea; fornecer refeies equilibradas, atravs da elaborao de ementas supervisionadas por tcnicos qualificados (por exemplo, nutricionista); capacidade e competncia tcnica para a confeco de um nmero diversificado de regimes alimentares especiais; entre outros.

86

PC05 Nutrio e Alimentao


IT06.PC05 INSTRUO DE TRABALHO SUBCONTRATAO DE SERVIOS DE FORNECIMENTO DE REFEIES

Se os servios a prestar pela empresa subcontratada forem executados nas instalaes da Organizao, esta deve assegurar o integral cumprimento da legislao e normativos em vigor em matria de segurana alimentar, no que diz respeito s instalaes e equipamentos a afectar preparao e confeco de refeies. 2. MONITORIZAO E AVALIAO DOS SERVIOS SUBCONTRATADOS A Estrutura Residencial deve implementar mecanismos de monitorizao e controlo interno peridicos, que garantam que os servios prestados se encontram em conformidade com os requisitos contratualizados. Para o efeito, poder solicitar empresa subcontratada a sua participao enquanto parceira no SGSA, assegurando assim uma participao activa na garantia do cumprimento dos requisitos contratualizados. Os resultados devem ser registados e anexados ao processo do fornecedor, de acordo com os procedimentos vigentes na rea de aprovisionamento. A Organizao deve transmitir empresa subcontratada a Lista de Necessidades Alimentares (IMP01.PC05), contendo a informao relativa ao nmero e s necessidades alimentares especficas de cada cliente, para que a empresa subcontratada possa elaborar as respectivas ementas, de acordo com as especificaes identificadas. Caso os clientes no possuam necessidades especiais de alimentao, as ementas a elaborar devem respeitar as recomendaes da Roda dos Alimentos Portugueses, as Regras de Boas Prticas para uma Alimentao Saudvel e o contexto gastronmico nacional. Caso se verifiquem situaes anmalas nos servios prestados, quer identificadas por reclamao dos clientes, quer identificadas nos processos de monitorizao, a Organizao deve encetar um processo de averiguao, e analisar com a empresa subcontratada as aces a implementar para colmatar a no conformidade. Em situaes de risco ou maior gravidade podero ser realizadas auditorias internas ou a requisio de uma nova auditoria de certificao empresa prestadora do servio de refeies, junto das entidades competentes para o efeito. Caso se constate pela existncia de matria de facto, que coloque em causa a relao contratual estabelecida, a Organizao procede resciso contratual de acordo com os procedimentos vigentes na Organizao, ao nvel do aprovisionamento.

87

Lista de Necessidades Alimentares Especiais

Identificao do Estabelecimento

IMP01.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Pgina 1 de 1

Nome Cliente Horrio Tipo de Alimentos a Ingerir

Necessidades Alimentares Especiais Alergias Alimentares

Refeio

Data:

Organizao:

Controlo de Recepo de Matrias-Primas


IMP02.IT03.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Caracterstica a controlar

Conforme

No Conforme/Motivo

Produtos de acordo com o requisitado

Quantidade de acordo com o requisitado

Prazo de entrega

Hora de entrega

Condies de transporte

Condies de descarga

Rotulagem

Embalagem primria

Embalagem

Temperatura

Validade

Caractersticas organolpticas

Fornecedor:

Devolvidos:

Organizao:

Data:

Controlo da Validade dos Produtos


IMP03.IT03.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Produto

Data de validade constante da embalagem

Destino

Controlo da efectivao do destino

Devolvidos:

Organizao:

Data:

Registo de Equipamento Entregue / Recebido


IMP04.IT04.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Foi entregue a

, o seguinte equipamento para uso pessoal:

Duas batas brancas adequadas preparao e confeco de alimentos; Duas toucas brancas adequadas preparao e confeco de alimentos; Um par de sapatos brancos adequadas preparao e confeco de alimentos; Uns culos de proteco, uma mscara nasobucal, umas luvas grossas, umas luvas finas.

Mais se declara, que foram dadas instrues ao funcionrio sobre o seu uso e manuteno.

Anualmente ser revisto o material que agora se entrega, no sentido de assegurar que o mesmo se mantm adequado ao uso.

Data ,

Confirmo a recepo do equipamento listado e assumo o compromisso de utiliz-lo correctamente e conserv-lo nas devidas condies de manuteno, higiene e limpeza.

Data ,

Controlo dos leos de Fritura


IMP05.IT04.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Data de leo novo 1 utilizao

Data de utilizao

Data de verificao

Estado

Substituio

Assinatura

No

Sim

Recolha de Amostras de Testemunho


IMP06.IT05.PC05 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Amostra n

Data de recolha

Hora de recolha

Alimentos constantes da amostra

Data de eliminao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Organizao:

Data:

PC 06 Apoio nas Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

PC06 Apoio nas Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana

1. OBJECTIVO Estabelecer regras orientadoras para as actividades de acompanhamento ao exterior, de apoio na aquisio de bens e servios, de transporte, de tratamento da roupa, de organizao e higiene do espao individual e de alojamento na Estrutura Residencial.

2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se a todos os colaboradores e Servios responsveis pelas seguintes actividades: acompanhamento ao exterior, apoio na aquisio de bens e servios, transporte, tratamento de roupa, organizao e higiene do espao individual e alojamento.

3. INDICADORES DO PROCESSO Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela Organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

4. MODO OPERATRIO

1. Acompanhamento ao Exterior, Aquisio de Bens e Servios e Transporte 1. ACOMPANHAMENTO AO EXTERIOR, AQUISIO DE BENS E SERVIOS E TRANSPORTE A instruo de trabalho IT01.PC06 - Acompanhamento ao Exterior, Aquisio de Bens e Servios e Transporte define as regras gerais relativas ao acompanhamento do cliente ao exterior, ao apoio na aquisio de bens e servios e ao transporte.

2. TRATAMENTO DA ROUPA CLIENTE

4. ALOJAMENTO

2. Tratamento da Roupa A instruo de trabalho IT02.PC06 - Tratamento de Roupa define as regras gerais relativas recolha, verificao e seleco, lavagem, secagem, reparao, engomagem e distribuio da roupa dos clientes.

4. Alojamento A instruo de trabalho IT04.PC06 - Alojamento define as regras gerais relativas ao servios de alojamento.

3. ORGANIZAO E HIGIENE DO ESPAO INDIVIDUAL

3. Organizao e Higiene do Espao Individual A instruo de trabalho IT03.PC06 - Organizao e Higiene do Espao Individual define as regras gerais relativas organizao e higiene dos espaos individuais de cada cliente, bem como os meios necessrios de apoio, para que estes se encontrem nas condies de higiene e segurana adequada

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Avaliao das necessidades e expectativas dos clientes Resultados do programa de acolhimento Plano Individual Resultados da monitorizao e avaliao dos PI Informaes dirias do responsvel pelo cliente Resultados da monitorizao e avaliao dos PI Origem Cliente e/ou significativos Director Tcnico Enfermeiro Ajudantes de Aco Directa

Sada Reviso do PI Resultados do acompanhamento e monitorizao dos servios da Organizao Programa de Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana executado Monitorizao, avaliao e reviso do programa de Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana Documentos de Referncia Instrues de trabalho

Destino Cliente e/ou significativos Director Tcnico Enfermeiro Ajudantes de Aco Directa

Impressos IMP01.PC06 Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana IMP02.PC06 Ficha de Incidentes Crticos no Exterior

IT01.PC06 Acompanhamento ao Exterior, Aquisio de Bens e Servios e Transporte IT02.PC06 Tratamento da Roupa IT03.PC06 Organizao e Higiene do Espao Individual IT04.PC06 Alojamento Indicadores % de servios prestados de acordo com as metas e objectivos definidos nos PI do cliente, por cada tipo de servio Nmero de servios executados no previstos nos PI dos clientes % de reclamaes relativas ao processo de actividades instrumentais da vida quotidiana Grau de satisfao dos clientes face aos servios de apoio s actividades instrumentais da vida quotidiana. Gestor do processo Director(a) Tcnico(a)

IMP03.IT02.PC06 Ficha de Registos da Lavandaria

nmero de servios prestados por tipo de servio/nmero de servios previstos nos PIs x 100

nmero de reclamaes relativas ao processo de actividades instrumentais da vida quotidiana/ nmero total de reclamaes x 100

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

IT01.PC06 Instruo de Trabalho Acompanhamento ao Exterior, Aquisio ae Bens e Servios e Transporte

1. ACOMPANHAMENTO AO EXTERIOR O acompanhamento ao exterior visa promover a qualidade de vida do cliente, bem como apoi-lo na satisfao das suas necessidades. Este servio ser prestado, quando necessrio e/ou estabelecido no PI. O acompanhamento ao exterior pode ser destinado a um ou mais clientes. O gestor do processo responsvel pela organizao e planificao dos servios, de forma a assegurar a concretizao de todos os servios constantes do PI do cliente. O gestor do processo deve definir as regras de acompanhamento e as condies em que os clientes se podem deslocar ao exterior, por exemplo: o cliente deve conhecer antecipadamente quem o colaborador que o ir acompanhar numa sada externa; sempre que possvel, o cliente e/ou significativo(s) escolhe(m) quem o vai acompanhar a uma sada externa; o colaborador nunca deve acelerar o ritmo dos clientes, nomeadamente daqueles que possuam problemas de mobilidade; na via pblica, o cliente deve circular sempre no interior do passeio; o colaborador deve estar atento ao cansao ou outros sintomas do cliente; o cliente deve estar sempre acompanhado de elementos de identificao e de dinheiro de bolso; estarem identificadas(os), entre outras: - a necessidade de uso de ajudas tcnicas e quais; - o tempo de permanncia mximo no exterior.

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana


IT01.PC06 INSTRUO DE TRABALHO ACOMPANHAMENTO AO EXTERIOR, AQUISIO DE BENS E SERVIOS E TRANSPORTE

As regras e condies de acompanhamento ao exterior devem ser divulgadas, comunicadas e validadas junto do cliente e/ou significativos e dos colaboradores. Nesta actividade, o gestor do processo deve ter em ateno o perfil do colaborador para executar o servio, na medida em que deve ser adequado s necessidades e expectativas do cliente. aconselhvel que o colaborador possua, entre outras, as seguintes competncias: ter conhecimentos em primeiros socorros; ser tranquilo, ter pacincia e dilogo permanente com o cliente nas tarefas que executa; ter equilbrio emocional perante situaes constrangedoras de doena, de emergncia ou outras; mostrar segurana no relacionamento interpessoal. Todas as aces e tarefas executadas devem ser registadas no impresso IMP01.PC06 Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana. Por exemplo, no caso do acompanhamento ao exterior se destinar frequncia de actividades espirituais e/ou religiosas, devem ser registadas a aco e as tarefas respectivas no impresso supracitado. 2. AQUISIO DE BENS E SERVIOS A aquisio de bens e servios tem como finalidade apoiar as necessidades do cliente e promover a sua qualidade de vida. Este servio ser prestado em caso de necessidade e quando solicitado pelo cliente e/ou significativos, constando o mesmo do PI do cliente. O gestor do processo responsvel pela organizao e planificao dos servios, de forma a assegurar a concretizao de todos os servios constantes dos PI dos clientes. Com vista a salvaguardar e garantir a relao de confiana entre o cliente e a Estrutura Residencial, o gestor do processo deve definir as regras e as condies gerais de segurana que os seus colaboradores devem seguir na aquisio de bens e servios para o cliente, como por exemplo: sempre que possvel, o cliente e/ou significativo escolhem o responsvel pela execuo desta actividade; todas as aces envolvendo transaces financeiras realizadas pelos colaboradores em nome do cliente tm de ser registadas, sustentadas por comprovativo e entregues ao cliente e/ou significativo; sempre que o cliente entregue dinheiro em mos ao colaborador, este verifica-o contando sua frente; sempre que o colaborador faz uma compra em dinheiro, deve entregar ao cliente o talo de compra e troco, quando existe, contando-o sua frente e, se necessrio, referenciar a quantia que o cliente lhe havia entregue;

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana


IT01.PC06 INSTRUO DE TRABALHO ACOMPANHAMENTO AO EXTERIOR, AQUISIO DE BENS E SERVIOS E TRANSPORTE

o colaborador dever devolver sempre o dinheiro, ao cliente ou Organizao, quando por razes de fora maior, no lhe seja possvel realizar o servio solicitado; estarem identificadas as situaes em que o colaborador recebe dinheiro directo do cliente; estarem identificadas as situaes em que a Estrutura Residencial gere o dinheiro do cliente e as normas internas para o efeito.

As regras e condies de aquisio de bens e servios devem ser divulgadas, comunicadas e validadas junto do cliente e/ou significativos e dos colaboradores. Nesta actividade, o gestor do processo deve ter em ateno o perfil do colaborador. aconselhvel que o colaborador possua, entre outras, as seguintes competncias: conhecimentos para assegurar a autonomia, privacidade e segurana do cliente; honestidade em relao aos pertences do cliente; segurana no relacionamento interpessoal. Todas as aces e tarefas executadas devem ser registadas no impresso IMP01.PC06 Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana. 3. TRANSPORTE A Estrutura Residencial dever definir, para o transporte dos clientes, os meios de transporte, as regras de utilizao e as condies de segurana, higiene e bem-estar. Estas regras devem estar de acordo com a legislao em vigor relativa segurana e transporte de passageiros, em especial quando se trate de pessoas com mobilidade reduzida. Sempre que se registe alguma ocorrncia ou incidente com o cliente nos servios atrs referidos (quer quando prestados a nvel individual, quer quando prestados a um conjunto de clientes), deve ficar registado no impresso IMP02.IT01.PC06 Ficha de Incidentes Crticos no Exterior. Estes devem ser sempre monitorizados pelo gestor do processo, procedendo em conformidade com o teor dos mesmos (aco a integrar no PI do cliente, como rea de melhoria e/ou de desenvolvimento, informao aos significativos, etc.).

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

IT02.PC06 Instruo de Trabalho Tratamento da Roupa

1. CONDIES GERAIS O tratamento da roupa um servio que visa promover a satisfao de necessidades do cliente e promover a sua qualidade de vida. O gestor do processo responsvel pela organizao e planificao dos servios, de forma a assegurar a concretizao de todos os servios constantes dos PI dos clientes. Quando o tratamento das roupas assegurado na lavandaria da Estrutura Residencial, o gestor do processo define os mtodos e as regras relativas aos seguintes itens: recolha - periodicidade, mtodo de recolha e identificao da roupa; verificao e seleco - verificao do tipo de ndoas, material e seleco do tipo de lavagem aconselhado; lavagem - programa, temperatura e detergente; secagem - mtodos de secagem possveis ou aconselhados; reparao - arranjos; engomagem - seleco das temperaturas; distribuio - periodicidade, verificao da identificao e mtodo da distribuio.

10

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana


IT02.PC06 INSTRUO DE TRABALHO TRATAMENTO DA ROUPA

Quando o tratamento realizado por uma entidade externa, o gestor do processo deve estabelecer as regras para: recolha mtodo, identificao e periodicidade; recepo; armazenamento; separao; distribuio e entrega da roupa no domiclio; mecanismos de controlo e garantia de qualidade do servio prestado por Entidades externas. Todas as aces e tarefas executadas devem ser registadas no impresso IMP01.PC06 Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana. 2. CONTROLO DE ROUPAS A roupa deve estar devidamente identificada, de forma discreta, de preferncia utilizando etiquetas prprias para o efeito. aconselhvel que no se marque a roupa por fora e de forma visvel. Devem estar estabelecidas e serem do conhecimento do cliente e/ou significativos as regras, procedimentos e medidas que permitam: evitar a troca, danificao ou manchas de peas de vesturio; a correco de situaes anmalas.

A Estrutura Residencial deve garantir um sistema de registo de controlo de roupas do cliente IMP03.IT02.PC06 Ficha de Registos da Lavandaria. No caso do servio de lavandaria ser executado por Entidade externa, a Estrutura Residencial deve implementar um sistema de controlo e garantia do servio prestado que permita avaliar a conformidade com os requisitos especificadas em sede de contratualizao e em caso de incumprimento accionar os mecanismos necessrios que assegurem os direitos dos clientes.

11

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

IT03.PC06 Instruo de Trabalho Organizao e Higiene do Espao Individual

REGRAS RELATIVAS ORGANIZAO E HIGIENE DO ESPAO INDIVIDUAL A Estrutura Residencial dever definir as regras gerais relativas, organizao e higiene dos espaos individuais, a observar por cada cliente, bem como os meios de apoio necessrios para assegurar a manuteno, segurana e higiene dos mesmos. Sempre que no acha impedimentos do ponto de vista arquitectnico ou de segurana dos espaos, a Estrutura Residencial dever, como boa prtica, permitir que os seus clientes possam trazer alguns artigos pessoais (como por exemplo mobilirio diverso, televisor, fotografias, entre outros), por forma, a contribuir para uma melhor adaptao do cliente ao novo espao e organizao como um todo, permitindo assim, que o cliente mantenha um vinculo s suas razes e modo de vida anterior. As regras de organizao e higiene dos espaos individuais devem ser claras, objectivas e entendidas pelos clientes e/ou significativos, podendo constar no regulamento interno da Organizao, contrato ou outro documento definido para o efeito. A arrumao e higiene do espao individual de cada cliente deve ser da responsabilidade deste, visando a promoo e o desenvolvimento da autonomia dos clientes, desde que, no existam situaes em que as condies fsicas ou psquicas do cliente impeam que este seja auto-suficiente. Nestes casos a organizao, dever providenciar os meios necessrios (humanos e/ou materiais) para apoiar o cliente na manuteno das condies de segurana e higiene adequadas.

12

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana


IT03.PC06 INSTRUO DE TRABALHO ORGANIZAO E HIGIENE DO ESPAO INDIVIDUAL

As actividades de organizao e higiene do espao de cada cliente, fazem parte integrante do seu PI, enquanto estratgia de ocupao e de realizao de actividades, que apoiem o cliente na identificao e considerao do seu espao residencial como prprio e sobre o qual co-responsvel. A Estrutura Residencial dever definir os meios de registos necessrios (por exemplo, boletim de ocorrncias, dirio do cliente, registos da equipa tcnica, entre outros), sempre que se constate a existncia de situaes anmalas de segurana e/ou higiene dos espaos, que possam representar risco para o cliente. A Organizao deve, igualmente, definir um gestor do processo (responsvel pelo PI ou outro colaborador designado para o efeito), que com uma periodicidade mnima mensal, analisar as ocorrncias registadas nas observaes pelos colaboradores de forma a monitorizar a execuo dos servios e identificar necessidades de interveno, junto do cliente e/ou significativos. aconselhvel e importante que a Estrutura Residencial articule com os significativos do cliente, nomeadamente em situaes de dependncia e contexto de problemas. Os colaboradores da Estrutura Residencial devem, assim, informar ou formar, sempre que necessrio, os significativos para a importncia da organizao e higiene do espao individual de cada cliente, como uma estratgia promotora de uma maior autonomia dos clientes, entre outras. A Estrutura Residencial assegurar o cumprimento integral dos normativos legais e boas prticas no mbito da segurana e higiene dos espaos utilizados individualmente pelos clientes.

13

PC06 Apoio nas Act. Instrumentais da Vida Quotidiana

IT04.PC06 Instruo de Trabalho Alojamento

REGRAS RELATIVAS AO ALOJAMENTO A Estrutura Residencial dever definir as regras gerais relativas ao servio de alojamento, em termos da atribuio dos respectivos espaos a cada cliente, privacidade, confidencialidade, liberdade de expresso e de opinio, segurana e proteco, horrios a cumprir, informaes bsicas de segurana e higiene a respeitar, modo de funcionamento geral de toda a Estrutura Residencial. As regras do servio de alojamento devem ser claras, objectivas e entendidas pelos clientes e/ou significativos, podendo constar no regulamento interno da Organizao, contrato ou outro documento definido para o efeito. No momento da atribuio do espao ao respectivo cliente, deve-se ter em conta as caractersticas fsicas e comportamentais de cada cliente. Sempre que este seja partilhado, deve ser envolvido, quando aplicvel, a participao do cliente que j se encontra no espao, e que ser o companheiro de quarto do novo cliente. necessrio que o convvio dos diversos clientes e destes na Estrutura Residencial, se baseie em comportamentos de respeito mtuo e de construo de relaes saudveis, considerando sempre a diversidade e individualidade de experincias de cada um, sem prejuzo da desejada igualdade na qualidade de tratamento, contribuindo para a criao de um ambiente mais amistoso e pacfico. A Estrutura Residencial independentemente de possuir horrios pr-definidos para a optimizao do seu normal funcionamento, os mesmos, devem ser suficientemente flexveis de

14

PC06 Apoio nas Act. Instr. da Vida Quotidiana


IT04.PC06 INSTRUO DE TRABALHO ALOJAMENTO

modo a respeitarem os ritmos, hbitos e gostos dos seus clientes. Assim por exemplo, o horrio de levantar deve ter em conta a vontade e as necessidades de cada cliente, dando inclusive, a possibilidade de os clientes tomarem o pequeno-almoo no quarto ou ficar a dormir at mais tarde, desde que tal no inviabilize o decorrer das actividades e dinmicas organizacionais ou tal no comprometa a sua sade. O respeito pela intimidade e privacidade dos clientes da Estrutura Residencial deve ser sempre assegurada e salvaguardada, desde que no colida com os valores e liberdade dos demais clientes, bem como com a cultura e actividades organizacionais. A Organizao deve, igualmente, definir um gestor do processo (responsvel pelo PI ou outro colaborador designado para o efeito), que com uma periodicidade mnima mensal, analisar as ocorrncias registadas nas observaes pelos colaboradores de forma a monitorizar a execuo dos servios e identificar necessidades de interveno, junto do cliente e/ou significativos. A Estrutura Residencial dever definir os meios de registos necessrios (por exemplo, boletim de ocorrncias, dirio do cliente, registos da equipa tcnica, entre outros), sempre que se constate a existncia de situaes anmalas e/ou sugestes ou reclamaes dos clientes face ao alojamento aconselhvel e importante que a Estrutura Residencial articule com os significativos do cliente, nomeadamente em situaes de dependncia e contextos de soluo de problemas. Os colaboradores da Estrutura Residencial devem, assim, informar ou formar, sempre que necessrio, os significativos da importncia do cumprimento das regras gerais relativas ao servio de alojamento ou qualquer anomalia que possa pr em causa a permanncia do cliente em alojamento, entre outras.

15

Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana

Identificao do Estabelecimento

IMP01.PC06 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Cliente: /
Horrio Horrio Horrio Horrio Horrio

Semana de:

a:

Horrio

Actividades, aces e tarefas executadas (1) Responsvel 5. Responsvel 6. Responsvel Sb. Responsvel Dom.

2.

Responsvel 3.

Horrio

Responsvel 4.

Responsvel Observaes (2)

Acompanhamento ao Exterior

Aquisio de Bens e Servios

Transporte

Tratamento de Roupa

Organizao e higiene do espao individual

Nota: (1) Devem constar as aces previstas no PI

(2) Identificar situaes anmalas ao funcionamento

Ficha de Incidentes Crticos no Exterior


/

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT01.PC06 ESTRUTURA RESIDENCIAL

Perodo de:

a:

Nome Cliente Hora Local/Actividade Descrio do Incidente

Incidente Crtico Assinatura do Profissional

Data

Ficha de Registos da Lavandaria


IMP03.IT02.PC06 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Descrio
Roupa de Casa

QT

Descrio do Estado de Conservao

Observaes

Almofadas Cobertores Colchas Edredes Lenis Resguardo de Cama Panos de Cozinha Toalha de Banho Toalha de Rosto Toalha de Bid Toalha de Mesa Cortinados Tapetes

Roupa Individual

Batas Blusas Calas Cales Camisas Camisa de Dormir Pijama Camisola Camisola interior Soutiens Combinaes Cuecas Ceroulas Collants Meias Pegas Lenos de Mo Saia Vestidos Casacos de Malha Casacos de Fazenda Parka

Recolha no Alojamento Cliente

Entrega na Lavandaria Organizao

Sada da Lavandaria Organizao:

Entrega no Alojamento Cliente

Reclamao Sim No Observaes

PC 07 Planeamento e Acompanhamento das Actividades de Desenvolvimento Pessoal

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal

PC07 Planeamento e Acompanhamento das Actividades de Desenvolvimento Pessoal

1. OBJECTIVO Estabelecer as regras orientadoras para a elaborao, validao, implementao, monitorizao, avaliao e reviso do Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal da Estrutura Residencial. 2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se a todos os colaboradores e servios intervenientes na elaborao, validao, implementao, monitorizao, avaliao e reviso do Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal. 3. INDICADORES DO PROCESSO Constituem ferramentas essenciais para medir o desempenho dos processos. A monitorizao do processo ser realizada atravs do controlo dos indicadores que devem ser definidos pela organizao, em funo do seu modelo organizacional e dos seus objectivos estratgicos. Os indicadores apresentados na matriz de caracterizao do processo so orientadores e exemplificativos.

22

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal

4. MODO OPERATRIO
INPUT FLUXOGRAMA OUTPUT R Plano de Actividades da organizao Plano Individual IMP01.IT01.PC07 Lista de Necessiades de Actividades Ocupacionais e Desenvolvimento Pessoal 1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES COLECTIVAS NO MBITO DAS ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL RESP. P I 1. levantamento das necessidades colectivas no mbito nas actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal. DESCRIO

INCIO

Lista de necessidades DT AAD C + de Actividades AC Ocupacionais + e de Desenvolvimento PL Pessoal preenchida

Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal Necessidades de recursos externos

EXISTEM RECURSOS NECESSRIOS?

Parcerias Articuladas DO AC + P

2. Articulao parcerias Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

NO

2. ARTICULAO PARCERIAS SIM Lista de Necessidades de Actividades scio-culturais Necessidades de recursos externos IMP02.IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal 3. ELABORAO DO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL (PADP) PADP elaborado DT AAD C + + AC O + PL + P + C + S 3. Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal (PADP) Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

PADP

PADP validado 4. VALIDAO DO PADP POR TODAS AS ENTIDADES

DT AAD C + + AC O + PL + P + C + S

4. Validao do PADP por todas as entidades Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

NECESSRIO REVER PADP? PADP NO SIM PADP reformulado 5. Reformulao do PADP Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

5. REFORMULAO DO PADP A B

23

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal

INPUT

FLUXOGRAMA

OUTPUT R

RESP. P I

DESCRIO

PADP IMP03.IT01.PC07 Registo de Presenas A B

PADP implementado Registo de Presenas preenchido

6. IMPLEMENTAO DO PADP

DT AAD C + + AC O + PL + P + C + S

6. Implementao do PADP Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

PADP Registo de Presenas NO

7. MONITORIZAO E AVALIAO DO PADP PADP PADP AJUSTADO?

DT AAD C PADP + + monitorizado, avaliado AC O e revisto + PL + P + C + S

7. Monitorizao e avaliao do PADP Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

PADP arquivado Processo individual do cliente actualizado

DT AC O + OC

8. Arquivo Aps execuo do PADP, este arquivado administrativamente e mantido pelo menos durante um ano. Sempre que aplicvel os resultados do PADP so integrados no Processo Individual de cada cliente. Ver: IT01.PC07 - Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal, contm: - Elaborao do plano de actividades de desenvolvimento pessoal; - Monitorizao, avaliao e reviso das actividades de desenvolvimento pessoal.

SIM

8. ARQUIVO

FIM

24

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal

5. CARACTERIZAO DO PROCESSO
Entrada Lista de necessidades de actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal Plano de Actividades da Organizao Resultados da monitorizao e avaliao do PADP de perodos anteriores Planos Individuais dos Clientes Sada Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal executado Origem Cliente e/ou significativos Direco Organizao Parceiros Director Tcnico Animador Cultural Ajudantes de Aco Directa Destino Cliente e/ou significativos Parceiros Direco Organizao Direco Tcnica

Documentos de Referncia Instrues de trabalho IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal Impressos IMP01.IT01.PC07 Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal IMP02.IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal IMP03.IT01.PC07 Registo de Presenas

Indicadores Nmero de revises do PADP Nmero de novas actividades no previstas e desencadeadas no decurso da implementao do PADP % de necessidades identificadas e no satisfeitas pelo PADP

nmero total de necessidades no satisfeitas com a execuo do PADP / nmero total de necessidades identificadas x 100

Grau de satisfao dos clientes e outros participantes face ao PADP Gestor do processo Director(a) Tcnico(a)

25

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal

IT01.PC07 Instruo de Trabalho Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

1. ELABORAO DO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL 1.1 Levantamento das Necessidades Aps o levantamento das necessidades colectivas que integram as necessidades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal de cada cliente inscritas no PI, conforme o impresso, IMP01.IT01.PC07 Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal, a Estrutura Residencial para a sua concretizao define o conjunto de intervenes a implementar para o diferente tipo de necessidades atravs de um plano IMP02.IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal. 1.2 Condies Gerais A Organizao, ao estruturar e planificar anualmente o conjunto de actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal para os clientes, deve ter em ateno os seguintes princpios/regras: respeitar as diferenas religiosas, tnicas e culturais, entre outras, dos clientes; promover a autonomia e a qualidade de vida; fomentar a activao e estimulao dos clientes; respeitar o cliente quanto sua individualidade, capacidades, potencialidades, hbitos, interesses e expectativas; promover a participao activa dos clientes e/ou significativos nas diversas fases de planificao das actividades; promover a comunicao, convivncia e ocupao do tempo livre dos clientes.

26

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal


IT01.PC07 INSTRUO DE TRABALHO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

1.3 Equipa multidisciplinar A elaborao do Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal (PADP) realizada pelo gestor do processo em colaborao e articulao com: os clientes e/ou significativos; tcnicos da Organizao; outros colaboradores da Organizao; voluntrios; parceiros ou colaboradores de outros servios ou entidades externas, sempre que necessrio. 1.4 Dados de entrada O PADP elaborado com base nos seguintes elementos: Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal, elaborada de acordo com as necessidades, expectativas e interesses dos clientes IMP01.IT01.PC07 Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal. Plano de Actividades da Organizao. Planos Individuais. Recursos disponveis na comunidade, prxima e alargada. Recursos disponibilizados pelos parceiros, formais e informais. Resultados de monitorizaes e avaliaes do PADP de perodos anteriores.

1.5 Estrutura O PADP deve sistematizar de forma simples, segundo cada actividade ocupacional e de desenvolvimento pessoal tipo, os seguintes elementos: objectivos gerais e especficos a serem atingidos em cada actividade; recursos necessrios sua execuo; calendarizao; resultados da monitorizao e avaliao.

O gestor do processo dever sistematizar os elementos mencionados, preferencialmente, de acordo com uma tipologia de clientes, adoptando ou construindo para o efeito aquela que considera mais adequada. Caso a Organizao identifique que no possui todos os meios necessrios para a prossecuo das actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal, esta recorre a outros Servios, colaboradores externos ou constitui parcerias, para dar resposta s necessidades especficas ou expectativas dos clientes. No caso de estabelecer uma parceria, dever formalizar um protocolo no mbito da mesma.

27

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal


IT01.PC07 INSTRUO DE TRABALHO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O PADP poder conter um conjunto diversificado de actividades do tipo: ldico-recreativo, cultural, social, intelectual/formativo, desportivo, espiritual/ religioso, quotidiano, festivo (por exemplo, Natal, Carnaval, Pscoa, aniversrios, entre outras). Pode ainda incluir a organizao de exposio de arte feita pelos clientes, concursos de culinria, competies desportivas, actividades inter-geracionais e atelis de informtica. Para a globalidade de cada actividade tipo so definidos, pelo menos, os seguintes itens: objectivo(s), indicador(es) e calendarizao. Para cada produto das actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal tipo so identificados, pelo menos, os seguintes elementos: descrio; local de realizao; n. de vezes a realizar; calendarizao semanal, anual e em que horrios/perodos do dia dever ser realizado; recursos financeiros, humanos, materiais, e parcerias a mobilizar; tarefas, com respectiva calendarizao e responsveis internos e externos; responsveis de execuo e superviso; n. de clientes a abranger e estimativa de custo. Os produtos podem ser muito variados, exemplificando alguns, por actividade tipo: Ldico-recreativo participar em coros ou grupos musicais; fazer objectos em cermica, crochet; Cultural ir ao cinema, ao teatro, a concertos, museus, exposies; Social participar em passeios colectivos ou em actividades desenvolvidas por outras organizaes, fazer voluntariado; Intelectual/ formativo participar em conferncias, seminrios, canto, leitura, atelis de informtica; Espiritual/ religioso ir missa, rezar, Reiki; Tai Chi; Quotidiano cuidar de plantas, fazer arranjos de costura; Desportivo fazer ginstica de manuteno, natao, hidroginstica, Yoga.

Numa lgica de abertura comunidade, no mbito das actividades tipo supracitadas podem ser includas aces como a cedncia de espao e o apoio logstico implementado pelos clientes (por exemplo, acolher os visitantes) a exposies de pintura, fotografia, artesanato ou outras aces compatveis. Um PADP poder incorporar um projecto de animao scio-cultural. Este ltimo dever conter as seguintes informaes: denominao do projecto; natureza do projecto; descrio do projecto; fundamentao ou justificao; finalidade do projecto; objectivos; metas; destinatrios; produtos; localizao fsica e cobertura espacial; especificao operacional das actividades e tarefas a realizar; mtodos e tcnicas a utilizarem; determinao dos prazos e calendrios de actividades; determinao dos recursos necessrios (humanos, materiais, tcnicos, financeiros, estrutura financeira e calendrio financeiro); clculo de

28

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal


IT01.PC07 INSTRUO DE TRABALHO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

custos de elaborao e execuo do projecto; coordenao do projecto; indicadores de avaliao do projecto; factores externos e condicionantes ou pr-requisitos para o sucesso e impacto do projecto. O projecto de animao scio-cultural dever ser integrado no impresso IMP02.IT01.PC07 Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal. Aps a elaborao do PADP, este dever ser validado por todas as Entidades participantes, de forma a garantir a sua execuo de acordo com o planeado. Caso se verifique a necessidade de reviso, o mesmo deve ser reformulado e validado por todas as Entidades envolvidas. A participao dos clientes em cada produto desenvolvido deve ser registada no IMP03.IT01.PC07 Registo de Presenas. Nas situaes em que a Estrutura Residencial esteja inserido numa Organizao com outras respostas sociais (por exemplo, Centro de Dia), e com vista a optimizar e potenciar recursos, o gestor do processo deve articular o Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal de cada resposta social, constituindo um Plano nico. da responsabilidade do cliente a deciso de participao nas actividades planeadas/previstas. Quando solicitado pelo cliente, deve ser proporcionada a possibilidade de participao em actividades no previstas. Para cada actividade planeada dever estar sempre previsto o modo de actuao em situaes de emergncia. 2. MONITORIZAO, AVALIAO E REVISO DAS ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL As actividades de monitorizao, avaliao e reviso devero envolver sempre todos os intervenientes no processo. O Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal dever ser monitorizado trimestralmente, atravs dos registos efectuados pelos clientes e/ou colaboradores nos instrumentos criados para o efeito. O Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal avaliado e revisto semestralmente, atravs do envolvimento de todos os intervenientes (colaboradores directos e indirectos, famlia, cliente, parceiros, outros), com vista a melhorar a qualidade dos servios e adequlo s necessidades e expectativas dos clientes. Os indicadores de monitorizao e avaliao so definidos aquando da elaborao da planificao de actividades.

29

PC07 Plan. e Acomp. das Actividades de Des. Pessoal


IT01.PC07 INSTRUO DE TRABALHO PLANO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O gestor do processo define, com a equipa, os indicadores de monitorizao e avaliao, assim como os instrumentos metodolgicos especficos, tais como: entrevistas/questionrios de satisfao dos clientes e outros participantes; pareceres tcnico em domnios especficos; registos.

O objectivo da avaliao medir a eficincia e a eficcia do Plano, quer ao nvel do cliente, quer ao nvel da Organizao. Por conseguinte, a avaliao dever permitir medir: o grau de execuo dos objectivos previstos para cada cliente; se os objectivos definidos por actividade sociocultural tipo foram alcanados; o grau de adequao dos objectivos de cada actividade ocupacional e de desenvolvimento pessoal tipo e produtos ao diagnstico sntese, nomeadamente no que se refere s necessidades, expectativas e interesses do(s) cliente(s); a satisfao do cliente e/ou pessoa(s) prxima(s) face s actividades tipo realizadas; a adequao dos recursos utilizados e o custo envolvido na realizao do Plano.

A Organizao deve elaborar registos para evidenciar os resultados da monitorizao e avaliao do PADP, sendo que estes devem fazer parte integrante do respectivo dossi, constitudo para o efeito. O resultado da avaliao e reviso anual do PADP dever ser do conhecimento de todos os intervenientes. Para a reviso do Plano devem ser considerados, entre outros, os seguintes elementos: Resultados da monitorizao trimestral. Resultados obtidos no relatrio de avaliao do PADP. Resultados da avaliao dos Planos Individuais dos clientes. Informao proveniente da avaliao da satisfao dos clientes e/ou significativos e colaboradores (p.e., resultados dos questionrios de avaliao de satisfao, resultados das reunies com o cliente/significativos).

30

Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal

Identificao do Estabelecimento

IMP01.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL . Pg. 1 de 2

Diagnstico sntese (1)

Tipo de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal

Clientes

Principais objectivos gerais de interveno a alcanar nas actividades previstas no PI

Necessidades / Expectativas / Interesses

Ldico-recreativas

Culturais

Sociais

Intelectuais/formativas

Espirituais e/ou religiosas

Quotidianas

Desportivas

Outras

(1) Sintetizar a informao por agrupamento de clientes

31

Lista de Necessidades de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal

Identificao do Estabelecimento

IMP01.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL . Pgina 2 de 2

Actividade ocupacional e de desenvolvimento pessoal tipo:

Produtos das Actividades Localizao Tipo de espao (1) Local N. de vezes Perodo do dia (2) Semanal (3) Anual (4)

Principais Necessidades Expectativas Interesses

Calendarizao

Limitaes participao

A.

B.

C.

D.

E.

F.

G.

H.

I.

J.

(1) - Espao Interior (domstico ou valncia X); Espao exterior; Ambos

(2) - Indicar horrios ou perodos do dia (manh/tarde/noite)

(3) - Indicar os dias da semana (Seg.- Dom)

(4) - Indicar os meses do ano

Observaes

Data:

Organizao:

Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL . Pgina 1 de 3

Objectivos gerais

Tipo de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal Internos Externos Monitorizao

Objectivos gerais

Recursos (1)

Principais resultados Avaliao

Ldico-recreativas

Culturais

Sociais

Intelectuais/formativas

Espirituais e/ou religiosas

Quotidianas

Desportivas

Outras

(1) Identificar o tipo de recursos a mobilizar

Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL . Pgina 2 de 3

Objectivos operacionais

Tipo de Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal


Jan Fev Mar Abr Mai Jun

Definio de objectivos especficos Objectivos Indicadores

Calendarizao
Jul Ago Set Out Nov Dez

Ldico-recreativas

Culturais

Sociais

Intelectuais/formativas

Espirituais e/ou religiosas

Quotidianas

Desportivas

Outras

Plano de Actividades de Desenvolvimento Pessoal

Identificao do Estabelecimento

IMP02.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL Pg. 3 de 3

Recursos

Actividade ocupacional e de desenvolvimento pessoal tipo:

Produtos das Actividades Tarefas Externos Financeiros Parcerias Quem Quando Execuo Superviso da execuo Resultados Responsveis

Recursos

Internos

N. de clientes a abranger

Estimativa de custo

Humanos

Materiais

A. B. C. D. E. F. G. H. I. J.

Observaes:

Produto(s) Fev Mar Abr Mai

Tarefas

Calendarizao Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Observaes

Jan

A. B. C.

Data:

Organizao:

Registo de Presenas
IMP03.IT01.PC07 ESTRUTURA RESIDENCIAL pgina 1 de 1

Identificao do Estabelecimento

Tipo de actividade ocupacional e de desenvolvimento pessoal: Produto: Data: Hora: Local:: :

Clientes/Pessoas Significativas

Assinatura

Observaes:

Organizao:

Anexos

Anexos

ANEXO A CONSIDERAES GERAIS A valorizao da dimenso do relacionamento entre os vrios intervenientes na Estrutura Residencial afigura-se como um dos aspectos cruciais na qualidade dos servios prestados, uma vez que promove o desenvolvimento psicossocial global, mais adequado e adaptado aos clientes que usufruem dos servios. O relacionamento que os colaboradores mantm com o cliente e significativos alm de ser uma dimenso muito valorizada pelos mesmos, permite-lhes tambm o desenvolvimento de sentimentos de segurana e confiana na organizao prestadora de servios e contribui para uma maior adaptao ao contexto de mudana. Os colaboradores devem, pois, procurar manter de forma consistente e continuada com cada cliente um contacto de proximidade. A parceria entre o cliente, significativos e colaboradores (internos, externos) deve ser caracterizada por uma partilha activa de informao, responsabilizao e implicao de todos os intervenientes em actividades/aces conjuntas, com a finalidade de proporcionar um maior benefcio ao cliente, assim como a melhoria contnua dos servios prestados. A Direco da Estrutura Residencial deve prever estratgias de envolvimento do cliente e significativos na gesto da Estrutura Residencial, como forma de desenvolver os servios que presta na permanente satisfao das necessidades e expectativas dos clientes, sempre numa ptica de melhoria contnua. A. PRINCPIOS DE GESTO DA ESTRUTURA RESIDENCIAL No mbito da estratgia de gesto do conjunto das actividades de implementao dos processos de trabalho, a Estrutura Residencial: possui um Cdigo de tica, onde se encontram espelhados os direitos dos clientes, os valores fundamentais da organizao, as normas de conduta dos dirigentes, colaboradores e parceiros; respeita e promove os direitos fundamentais dos indivduos, tais como o direito cidadania, autonomia, participao, privacidade, confidencialidade, individualidade, paz, no discriminao, entre outros; promove a igualdade de oportunidades ao nvel dos servios e actividades propostas aos clientes; respeita as diferenas de gnero, socio-econmicas, religiosas, culturais e sexuais dos clientes; respeita o projecto de vida definido por cada cliente, bem como os seus hbitos de vida, interesses, necessidades e expectativas; 40

Anexos

promove o desenvolvimento dos potenciais dos clientes; trata com equidade os clientes; promove o envolvimento dos clientes e/ou significativos na definio das orientaes estratgicas e de gesto da Estrutura Residencial, p.e. planificao de actividades, definio de normas gerais de funcionamento e avaliao das mesmas;

estabelece de forma continuada a comunicao e informao relativa ao cliente, com o mesmo e/ou significativos; incentiva o envolvimento de tcnicos especializados, da comunidade e de voluntrios no acompanhamento dos clientes; organiza sistematicamente espaos formais e informais para que os colaboradores reflictam individualmente e entre si, sobre os seus desempenhos, com vista a ajustar e desenvolver as suas prticas profissionais;

promove o compromisso dos colaboradores com o cumprimento rigoroso das suas responsabilidades, orientando a execuo dos processos de trabalho para as necessidades do cliente, envolvendo-os activamente em todas as fases;

possui um sistema de garantia do cumprimento dos direitos dos clientes e dos princpios e valores da organizao; promove a permanente actualizao e aperfeioamento das competncias profissionais de todos os que interagem com os clientes; possui um sistema de gesto das reclamaes e de sugestes que divulgado a todas as partes interessadas, fazendo-se reflectir no planeamento e desenvolvimento da prestao de servios.

B. RELACIONAMENTO COM O CLIENTE As dinmicas de trabalho no mbito da prestao de servios das Estruturas Residenciais aos clientes devem apoiar-se num relacionamento dos profissionais com os clientes balizado por um conjunto de preocupaes e de princpios orientadores, geradores de um clima organizacional onde o rigor e o profissionalismo coabitam com a cordialidade, com o respeito e com um ambiente de apoio e de estmulo permanentes. 1. Comunicao confidencial e respeita a identidade e individualidade de cada cliente. estabelecida de forma calma, amvel, afvel, segura e competente. Utiliza uma linguagem adequada, simples, clara e adulta. especfica e sensvel aos sentimentos do cliente. O cliente o centro da comunicao, independentemente do canal de comunicao utilizado (palavras, gestos, sons, olhar, outro). sustentada numa conversao sobre assuntos do interesse ou necessidade do cliente. Estimula o desenvolvimento das capacidades funcionais e cognitivas do cliente. 41

Anexos

As mensagens so realizadas na 1 pessoa (p.e. Estou disponvel para o apoiar...). Existe um equilbrio entre o ouvir e o falar. Valoriza o contacto visual, sendo que a comunicao no verbal consistente com a comunicao verbal (p.e. expresses faciais concordantes com a linguagem corporal e com o que est a ser transmitido).

As alteraes no conjunto de procedimentos e servios do estabelecimento so comunicadas e divulgadas antes da sua implementao, incluindo aquelas que no impliquem uma alterao no quotidiano do cliente e/ou significativos.

Existe a oportunidade para a partilha de informao de forma privada.

2. Interaco dos colaboradores Deve ser estabelecida de forma calma, paciente, atenciosa, alegre, descontrada e competente, de acordo com o desenvolvimento, necessidades e expectativas do cliente. Deve ser sustentada pelos princpios e valores da Estrutura Residencial. Deve orientar-se para: - manter um relacionamento estritamente profissional ao nvel das relaes e contactos estabelecidos; - encorajar, apoiar ou potenciar as iniciativas do cliente no que se refere sua autonomia, independncia, participao, privacidade e confidencialidade; - encorajar e apoiar o cliente e/ou significativos na sua co-responsabilizao pela realizao das actividades, aces ou tarefas individuais e/ou colectivas quotidianas; - informar o cliente das actividades, aces e tarefas nas quais o mesmo est implicado de forma directa ou indirecta; - preparar os clientes para novas rotinas ou actividades, caso existam. dada especial ateno nas situaes em que os clientes e/ou significativos manifestam atitudes e comportamentos passveis de situao geradores de mau estar e desequilbrio. Os colaboradores procuram ser agentes de confiana junto dos clientes. Os colaboradores demonstram disponibilidade para conversar com os clientes, nomeadamente aquando da prestao de um servio, como cuidados de higiene e apoio na alimentao. Os colaboradores esto sensveis e atentos a todos os clientes. Os clientes esto referenciados a um colaborador responsvel.

3. Interaco entre os clientes A Estrutura Residencial promove a empatia e a autoconfiana entre os clientes. O comportamento dos colaboradores demonstra aos clientes que se espera respeito e igualdade entre si, encorajando-os activamente para que mantenham uma atitude de aceitao das diferenas e especificidades.

42

Anexos

Os clientes so ajudados a desenvolver sentimentos de pertena ao grupo, atravs do(a): - dinamizao de actividades inclusivas, nas quais sejam incentivados a estarem num grupo diferenciado de pessoas; - envolvimento em actividades que impliquem o trabalho conjunto; - promoo da interaco social positiva, p.e., encoraj-los a terem comportamentos de entreajuda, de cooperao, de partilha de sentimentos e dvidas e de informaes.

Possibilidade de criao de espaos/momentos colectivos para os clientes, favorecendo e apoiando a criao de dinmicas de grupos espontneos entre eles.

C. PARCERIA COM SIGNIFICATIVOS DO CLIENTE (FAMILIAR, RESPONSVEL LEGAL, AMIGO, OUTROS) Para a definio e implementao de dinmicas de trabalho e de desenvolvimento no mbito da prestao de servios da Estrutura Residencial, o estabelecimento de relaes de parceria com os significativos dos clientes um dos factores primordiais para assegurar a permanente satisfao das necessidades e expectativas dos clientes, bem como, para promover o atingir dos seus potenciais. 1. Comunicao regular, confidencial e sustentada num plano especfico e formal, com vista a informar sobre o quotidiano do cliente. A Estrutura Residencial est preparada para se relacionar, comunicar e informar os significativos do cliente, independentemente das suas relaes e papis diferenciados com o cliente, bem como de meios scio-econmicos, culturais e lingusticos de onde so oriundos. A informao encontra-se acessvel a todas as partes interessadas. O contedo da informao escrita disponvel revisto e actualizado regularmente, em articulao com todas as partes interessadas: cliente, significativos, colaboradores, entre outros. As alteraes no conjunto de procedimentos e servios do estabelecimento so comunicadas e divulgadas antes da sua implementao, incluindo aquelas que no impliquem uma alterao no quotidiano do cliente e/ou significativos. Existe a oportunidade para a partilha de informao de forma privada. As solicitaes Estrutura Residencial das pessoas prximas do cliente relativamente a informaes respeitantes a este so respondidas de forma adequada e com a sua autorizao, sempre que a situao o permita.

43

Anexos

2. Condies gerais O estabelecimento possui um programa anual que permite o contacto formal entre os colaboradores e os significativos do cliente, procurando maximizar a sua participao na planificao das actividades e no quotidiano do estabelecimento, bem como, promove oportunidades para contactos informais entre os significativos do cliente e os seus colaboradores, que ocorrem em funo das suas necessidades e expectativas. Os significativos do cliente participam na elaborao, implementao, monitorizao e avaliao do Plano Individual, Programa de Acolhimento, assim como na Entrevista de Avaliao Diagnstica e nos diferentes instrumentos que regulam a actividade da organizao; As estratgias de actuao com cada cliente e significativos so discutidas entre estes e os colaboradores, de forma individual e construtiva, procurando-se garantir, sempre que possvel, uma continuidade dos cuidados prestados na organizao e os praticados no seio do agregado familiar, caso se aplique. Os colaboradores demonstram assertividade quando falam com os significativos do cliente, nomeadamente no que diz respeito sua cultura, hbitos, necessidades e expectativas. promovido espao para que os significativos do cliente se co-responsabilize(m) ou seja(m) envolvidos/implicado(s) nas actividades desenvolvidas pelo cliente. Neste sentido, /so sempre incentivada(s), p.e. aquando da elaborao do PI entre outros momentos, a colaborar em actividades especficas da organizao ou a partilhar experincias especficas com os clientes, em especial na execuo dos cuidados de higiene e imagem pessoal, cuidados de sade, refeies, nas actividades socioculturais e instrumentais da vida quotidiana.

44

Anexos

ANEXO B PROGRAMA DE GARANTIA DA PREVENO E CONTROLO DA NEGLIGNCIA, ABUSOS, MAUS-TRATOS E DISCRIMINAO1 A emergncia de um exerccio profissional informado e focado na qualidade da prestao de servios para as pessoas idosas, conduz preocupao com as questes da negligncia, abusos, maus-tratos e discriminao, bem como necessidade de adoptar disposies, regras e dinmicas organizacionais que assegurem a promoo da qualidade de vida dos clientes num quadro de absoluto respeito pelos seus direitos. A este propsito so de referir os diversos instrumentos normativos e regulamentares que instituem claramente um quadro de referncia para as organizaes. A Estrutura Residencial assume assim a responsabilidade de assegurar que existam mecanismos de garantia e de controlo para reduzir os riscos associados, pelo que deve ter implementado um programa de garantia da preveno e controlo da negligncia, abusos, maus-tratos e discriminao dos clientes, consagrando a ttulo exemplificativo que: os clientes, significativos e colaboradores, tm acesso ao documento escrito com a poltica de actuao da Estrutura Residencial quanto s regras e formas de actuao em situaes de negligncia, abusos, maus-tratos e de discriminao dos clientes, (p.e. Cdigo de tica, Regulamento Interno); devem estar definidas as regras e formas de actuao para eventuais situaes em que ocorra negligncia, abusos, maus-tratos e de discriminao aos clientes, seja por parte dos colaboradores, seja por parte dos seus significativos; existe uma anlise rigorosa e uma resposta imediata, uma vez detectados indcios ou evidncias de ocorrncia de uma situao como as referidas; devem ser criados espaos de comunicao para que o cliente e significativos informe(m) os responsveis pela organizao da existncia de situaes de negligncia, abuso de direitos, maus-tratos e discriminao dos colaboradores; sempre que sejam detectadas situaes de negligncia, abusos de direitos, maustratos e discriminao ao cliente por parte dos colaboradores, os responsveis pela Estrutura Residencial devem auscultar todas as partes envolvidas, garantir que os direitos do cliente no so postos em causa neste processo e accionar junto dos colaboradores os mecanismos de sano previstos de acordo com cada situao;
(1)Fonte: texto adaptado de IDS (2002), Preveno da Violncia Institucional perante pessoas idosas e pessoas em situao de dependncia, pp.47-50, IDS, Lisboa.

sempre que sejam detectadas situaes de negligncia, abusos de direitos, maustratos e discriminao ao cliente por parte de significativos, os colaboradores devem informar os responsveis pela organizao. Estes ltimos, devem avaliar a situao em causa, auscultando o cliente e os significativos. De acordo com a situao, os responsveis devem informar, formar e apoiar o cliente e os significativos a superar

45

Anexos

a situao ou, em casos extremos, accionar os meios legais ao dispor, com vista a salvaguardar a integridade, segurana e no discriminao do cliente. dever proceder-se a uma avaliao interna peridica do comportamento dos colaboradores e do funcionamento do sistema de gesto, de forma a prevenir, verificar e corrigir situaes de negligncia, abusos de direitos, maus-tratos e discriminao dos clientes. De acordo com os resultados, podero desenvolver-se, entre outras, as seguintes aces: - avaliar a sensibilidade dos colaboradores para esta problemtica; - identificar as necessidades de formao dos colaboradores e promover a sua participao em aces de formao; - promover reunies multidisciplinares para discusso de casos; - realizar projectos que qualifiquem os servios; - identificar boas prticas que previnam situaes de violncia institucional e sejam disseminadas pelos colaboradores e pelos processos de gesto; - assegurar a rotao regular dos colaboradores perante tarefas mais pesadas ou difceis, com vista a reduzir os riscos de burnout; - encorajar os colaboradores a realizarem pausas de 5 minutos quando se sentem mais tensos ou cansados e que podem afectar o modo profissional de lidar com os clientes; - providenciar a capacidade de gesto de conflitos e de atitudes ajustadas em situao de crise, para todos os colaboradores. a existncia de mecanismos de registo e monitorizao das ocorrncias identificadas, com indicao de um responsvel pela sua superviso; estabelecer momentos de monitorizao e avaliao do programa existente, no qual devero participar todas as partes interessadas (Direco da organizao, colaboradores, clientes, significativos, etc).

46

1. Grelha de indicadores de violncia em respostas sociais


Dimenses Amenidades Indicadores - Divises frias ou excessivamente quentes - Divises sem arejamento - Decorao e moblias sujas e/ou degradadas - Barreiras arquitectnicas internas e externas ao edificado - Iluminao inadequada e/ou restrio de luz natural - Clientes que dormem em colches molhados, sujos ou em mau estado - Fechar os clientes fora e dentro de divises - Fechar o estabelecimento ao exterior impedindo a sada dos clientes - Uso injustificado de objectos imobilizadores (p.e. correias, ligaduras, etc.) - Amarrar injustificadamente os clientes cama, cadeira, cadeires... - Deixar os clientes com dificuldades de mobilizao, sentados ou deitados, durante largos perodos de tempo - No providenciar espaos/tempo de ocupao quotidiana dos clientes - No providenciar meios de participao e expresso - No permitir a privacidade - No abrir o estabelecimento comunidade - Relatar pormenores da vida do cliente - Permitir ou forar a violao ou sigilo dos processos sociais e mdicos - Apressar o cliente para a satisfao das suas necessidades fisiolgicas - No garantir a privacidade do espao durante a higiene pessoal dos clientes - No permitir que o cliente esteja em privado com os significativos - Abrir material esterilizado sem ser na altura imediatamente prvia aos cuidados - Banhar vrios clientes com a mesma gua - Deixar os clientes sujos (fezes e urina) durante longos perodos de tempo - Uso de toalhas, esponjas, escovas de dentes e pentes comuns - No ter em ateno o pudor dos clientes - No providenciar colaboradores com competncias ajustadas e em nmero suficiente - No facilitar oportunidades formativas aos colaboradores - No se assegurar da integridade e referncias profissionais dos colaboradores - Permitir o acompanhamento de pessoas idosas por pessoas no qualificadas - No assegurar a existncia permanente de colaboradores para fazer face a situaes de emergncia - No oferecer variedade de comida e bebida - Usar a restrio de alimentos como forma de castigo - Misturar vrios tipos de comida pouco atraentes ao gosto - Servir comida mal cozinhada ou sem estar na temperatura adequada - Servir comida estragada e/ou fora do prazo - M apresentao e fraca higiene dos suportes alimentares - No respeitar as dietas alimentares ou necessidades diabticas - Dar comida ou bebida que no seja do gosto do cliente - Usar substitutos de comida em vez de alimentos

Confinamento

Restrio sensorial

Privacidade

Higiene pessoal

Superviso/ Pessoal

Alimentao

Dimenses Sade

Indicadores - No procurar ajuda mdica para os clientes, sempre que necessrio - No informar o staff clnico e/ou significativos do cliente sobre alteraes do estado de sade - No providenciar, facilitar ou alertar para a necessidade de ajudas tcnicas - No providenciar cuidados preventivos, p.e. cuidar da pele de pessoas incontinentes - Ignorar situaes em que os clientes se queixam de dores - No limpar dentaduras, culos e outras prteses externas do cliente - Administrar sedativos ou outra medicao, sem ordem mdica - Reter medicao - Dar medicao de um cliente a outro - No respeitar as medicaes prescritas - No dar a medicao a horas certas ou nas doses correctas - Assdio sexual - Fazer comentrios homofbicos - Falta de respeito pela sexualidade dos clientes, nomeadamente quanto sua orientao sexual - Bater e empurrar os clientes - Arrastar as pessoas das cadeiras - Negligncia na ajuda alimentao - No satisfao das solicitaes para as necessidades fisiolgicas - Praguejar com os clientes - Chamar aos clientes nomes imprprios - Fazer comentrios sexistas - Fazer comentrios racistas - Gritar e ameaar os clientes - Conversas entre os colaboradores sobre os clientes, especialmente frente deles, ignorando-os - Mentir e fazer intrigas entre os clientes, bem como entre a(s) pessoa(s) prxima(s) - Reter o dinheiro dos clientes, sem ser a seu pedido - Cobrar dinheiro extra por aces ou tarefas associadas a servios pagos - Retirar dinheiro, valores e objectos dos clientes, sem o seu consentimento - Pr as economias dos clientes na conta pessoal de colaboradores ou dirigentes - Ser cmplice quando os significativos gerem os recursos financeiros dos clientes, sem ordem do tribunal - Encorajar os clientes a dar presentes e outras recompensas aos colaboradores para serem bem tratados - Tomar total controlo do dinheiro dos clientes - Uso de equipamento em mau estado - Existncia de barreiras acessibilidade - Equipamento de segurana, preveno e combate a incndios inadequado e fora de prazo - No providenciar sistemas de alarme acessveis aos clientes - No fazer sesses de informao e esclarecimento sobre segurana, para os clientes

Medicao

Sexualidade

Aspectos fsicos

Comunicao

Gesto patrimonial

Segurana

Fonte: op.cit adaptada de IDS (2002), Preveno da Violncia Institucional perante pessoas idosas e pessoas em situao de dependncia, pp.47-50, IDS, Lisboa.

2. Ficha de Ocorrncia de Incidentes de Violncia


Relatrios Anteriores: Nome do Cliente: Data de Nascimento Sexo: Masc. Fem. No Sim Em caso afirmativo anexar relatrios anteriores

1. Outros Envolvidos Nome: Relao c/ o Cliente Nome: Relao c/ o Cliente Nome: Relao c/ o Cliente Nome: Relao c/ o Cliente Colaborador Cliente Significativo Outro Colaborador Cliente Significativo Outro Colaborador Cliente Significativo Outro Colaborador Cliente Significativo Outro

Descrio dos ferimentos ou condio do cliente e as razes porque se suspeita de abuso/negligncia. Deve incluir todos os elementos que possam contribuir para o esclarecimento do ocorrido

2. Medidas Tomadas ou a Serem Tomadas Face ao Ocorrido Notificao Policial Exame Mdico Notificao Policial Comunicao Significativos

Comunicao Interna a: Outras:

Categoria Do Incidente (Assinale Todas As Que Se Apliquem) Data do incidente: Hora: Local: Cliente/Colaborador Apelido Nome:

1. AGRESSO FSICA PARA COM: Colaboradores Outros Clientes Si prprio Propriedade (bens) Outros (especifique)

Dano estimado em:

2. INTERVENO FSICA Escolta Conteno parcial Conteno em crise

Durao:

minutos

3. AUSNCIA SEM COMUNICAO Local desconhecido Localizado, sem ter ainda regressado Regresso organizao

Durao da ausncia:

minutos

4. DANO/VIOLNCIA NO CLIENTE INFLIGIDO POR: Acidente Si prprio Outro cliente Colaborador da organizao Outros (especifique)

5. MEDICAO Ataque/dominao Erro de medicao Emergncia pr doena ou violncia Recusa na toma de medicao

6. SUICDIO Conceptualizao verbal Ameaa verbal Tentativa ou gesto fsico

7. INGESTO DE SUBSTNCIAS Suspeita ou observada Admitida pelo cliente Medicao documentada

8. COMPORTAMENTO SOCIAIS NEGATIVOS Ameaa Contacto policial Ameaas verbais Outros (especifique)

9. ABUSO SEXUAL/COMPORTAMENTO IMPRPRIO PARA COM: Cliente Colaborador Outros (especifique)

10. ALEGAO DE ABUSOS PARA COM: Colaboradores Cliente Significativos Outros (especifique)

11. TIPO DE ALEGAO Fsico Sexual Negligncia Outros (especifique)

12. FICHA DE OCORRNCIA ENVIADA: No ser investigado Deciso de investigao pendente Vai ser investigado

13. ACES NEGATIVAS POR PARTE DE COLABORADORES Verbal contra cliente Fsica contra cliente Outros (especifique)

14. COLABORADORES MAGOADOS Durante o processo de conteno Infligido pelo cliente Outros (especifique)

15. FONTE DE OBSERVAO Observada pelos colaboradores Cliente Outros (especifique)

Assinaturas Colaboradores Ass. Data Director tcnico Ass. Data Cliente Ass. Data Outro Ass. Data

3. Ficha de Avaliao de Ocorrncia de Incidentes de Violncia


1. Antecedentes Descreva os antecedentes ou as condies em que ocorreu o incidente

2. Comportamentos Descreva o comportamento do cliente, colaboradores e outros

Descreva todas as intervenes imediatas e as suas consequncias

3. Medidas Tomadas ou a serem Tomadas face ao Ocorrido Notificao Policial Exame Mdico Esta ficha foi preenchida por: Informao recolhida ou presenciada por: Caso seja um(a) colaborador(a) indique a funo: Observaes: Notificao Policial Comunicao aos Significativos Funo:

Vous aimerez peut-être aussi