Vous êtes sur la page 1sur 6

Tatuagens e Piercings so frequentemente relacionados atitude de agressividade e rebeldia, com uma conotao de rompimento com os pais, o ncleo familiar

r e a sociedade vigente. Uma maneira de externar descontentamento e o desejo de uma vida alternativa, marginal, contrria ordem estabelecida. Inclusive alguns setores profissionais simplesmente no contratam funcionrios que tenham qualquer tipo de modificao em seu corpo, alegando que alguns adereos transgridem a viso de seriedade que a empresa ou instituio deseja transmitir. Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gnesis 1:27. Aqui vemos que o homem, coroa da criao de Deus, foi feito a sua imagem e semelhana. Assim, no precisa de complementos em seu corpo, pois j foi feito semelhante ao Ser mais perfeito do universo. Fazer algum tipo de marca que mude esta imagem e que traga dor naquilo que considerado o santurio do Esprito Santo (ver I Corntios 3:16-17, 6:19-20) demonstrar que no est contente com sua imagem (semelhante a de Deus) e desrespeitar a Deus.

Do mesmo modo que o apstolo Paulo, as nicas marcas que deveramos trazer em ns deveriam ser aquelas em favor de Cristo: "Quanto ao mais, ningum me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." Glatas 6:17.

Pelos mortos no dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vs. Eu sou o SENHOR. (Lv 19.28)

19:28 do corpo criado por Deus era incompatvel com a santidade, para a vida do santo Deus perfeito (Deut. 14:1 voc no deve cortar-vos ... para os mortos. Veja Lev. 19:27, 28, onde as mesmas so dadas. Traba Detalhes deste costume no so claras, mas, sem dvida, envolvidos com prticas associadas ou de culto e ritual pago luto. Porque Israel foi escolhido por Deus como sua propriedade especial (v. 2; 26:18), Israel era para ser diferente e foi para rejeitar todas as religies pags e rituais associados. 1. vs no deve cortar-se | dos mortos era uma prtica comum de os idlatras, tanto em ocasies solenes de culto (1Ki 18:28), e em funerais (compare Jer 16:06, 41:5), para fazer medonho incises em seus rostos e outras partes de suas pessoas com unhas dos dedos ou instrumentos cortantes. A realizao de um amplo espao descoberto entre as sobrancelhas um outro costume pago em honra dos mortos (ver em Le 19:27, 28; Le 21:05 ),. Tais usos indecoroso e degradante, sendo expresses extravagantes e antinatural da dor sem esperana (1 Tessalonicenses 4:13), estavam a ser cuidadosamente evitado pelos israelitas, como depreciativo ao personagem, e incoerente com a posio, de quem eram as pessoas de Deus [De 14:02]. ). 28. No fareis qualquer golpes na vossa carne pelos mortos A prtica de fazer talhos profundos na face, braos e pernas, em tempo de luto, era universal entre as naes, e era considerada uma marca de tornar-se respeito pelos

mortos , bem como um tipo de oferta propiciatria s divindades que presidiam a morte ea sepultura. Os judeus aprenderam este costume no Egito, e embora desmamados a partir dele, em uma recada depois e degenerar em idade esta velha superstio (Isa 15:02 ; Jer 16:06, 41:5). nem todas as marcas de impresso em cima de voc , de tatuagem, imprimir figuras de flores, folhas, estrelas e outros dispositivos fantasioso em vrias partes de sua pessoa. A impresso foi feita s vezes por meio de um ferro quente, s vezes, com tinta ou pintura, como feito pelas mulheres rabes de hoje e as diferentes castas dos hindus. provvel que uma forte propenso a adotar tais marcas em honra de algum dolo deu ocasio proibio neste versculo, e foram sabiamente proibidos, pois eles eram sinais da apostasia, e, quando fizeram uma vez, eles foram obstculos intransponveis para um retorno. (ver aluses prtica, Isa 44:5; Re 13:17, 14:1). 28. Cortes em sua carne - que os gentios geralmente fez, tanto na adorao de seus dolos, e em seu luto solene, Jer. xvi, 6.
Portanto, apesar de no estarem os crentes sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje (Romanos 10:4; Glatas 3:23-25; Efsios 2:15), o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questo. O Novo Testamento no faz meno sobre os crentes fazerem ou no tatuagem. Em relao s tatuagens e piercings, um bom teste determinar se podemos ou no, com honestidade e s conscincia, pedir a Deus que abenoe e use esta atividade particular para Seus bons propsitos.

1 Corintios 10:31 Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de Deus.
A Bblia no se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas tambm no nos d razo alguma para crermos que Deus nos deixaria faz-los. Outra questo a considerar o recato. A Bblia nos instrui ao recato no vestir (I Timteo 2:9). Um aspecto do vestir recatadamente nos certificarmos de que cada parte que precisa ser coberta com roupas est adequadamente vestida. Entretanto, o significado essencial do recato no chamar ateno para si mesmo. As pessoas que se vestem com recato o fazem de maneira tal que jamais chamam ateno para si mesmas. Tatuagens e piercings, com certeza, so chamativos. Neste sentido, as tatuagens e piercings no so recatados. Um princpio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bblia no lida especificamente que, se h dvidas se isto agrada ou no a Deus, ento melhor no faz-lo.

Romanos 14:23 Mas aquele que tem dvidas, se come est condenado, porque no come por f; e tudo o que no de f pecado. Ele no acredita que lcito e, em todos estes casos, que no de f pecado - O que o homem faz sem uma convico plena de sua legalidade, pecado para ele.
Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de no se aplicar diretamente a tatuagens e piercings, temos um princpio em

1 Corintios 6:19,20 Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus.

Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e at onde podemos ir em relao a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara permisso antes de neles deixarmos marcas com tatuagens e piercings.

A igreja nas ltimas dcadas tem sido alvo de poderoso ataque do maligno, em alguns casos explcito; mas, ele tem sido implcito muitas vezes, e no so percebidos de imediato. Uma forma eficaz de ao introduzir o mundanismo no meio da congregao. Tudo comea de uma forma muito inocente e inofensiva, mas, no decorrer dos dias, se avoluma e envolve todas as mentes que, influenciadas pelos espritos malignos enviados pelo diabo, tornam-se cegos, e como tais, destitudos da viso de Deus (espiritual). A carne se manifesta e as coisas esdrxulas so concebidas como perfeitamente normais. Os servos de Deus devem observar o seu proceder e agir de uma forma que edifique a todos. " bom no comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmo venha a tropear ou se ofender ou se enfraquecer." (Rm 14:21)

Piercing Inimaginvel no corpo do Servo de Deus. Tem sua origem em rituais religiosos. mutilar o corpo, templo do Esprito Santo. Tatuagem A conotao espiritual impregnada no uso das tatuagens real. Por mais inocente que seja a figura, traz em si, um significado ritualstico. "No deixe que ningum o despreze por voc ser jovem. Mas, para os que crem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na f e na pureza."(1 Tm 4:12) Olhando segundo o Esprito de Deus, fica patente, que tudo isto so apenas desejos da carne, uma forma de externar rebeldia, obstinao, teimosia, etc., o querer ser diferente dos demais, abrir portas para o diabo agir na vida.

Para Deus todos ns somos iguais, no h menor nem maior...

Esquecem-se, que o chamado do Senhor para que sejam diferentes, separados deste mundo, e que, jamais compartilhem os mesmo prazeres e prticas, veja: No se juntem com os descrentes para trabalharem com eles. Como que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escurido? Como podem Cristo e o diabo estar de acordo? O que que um cristo e um descrente tm em comum? Que relao pode haver entre o Templo de Deus e os dolos pagos? Pois ns somos o templo do Deus vivo." ( 2Co 6:14-16)

comum a seguinte desculpa: A Bblia no condena! No existe na Bblia tal proibio! E semelhantes.

Ser que vocs no sabem que o corpo o Templo do Esprito Santo, que vive em vocs e foi dado por Deus? Vocs no pertencem a vocs mesmos, pois Deus os comprou e pagou o preo. Portanto, usem os seus corpos para a glria Dele. (1Co 6.19,20) Quando nos conscientizamos que somos escravos do Senhor, e que, a nossa vontade deve estar sujeita ao nosso dono e com a idia que nosso corpo Templo do Esprito de Deus; chegamos concluso: no temos qualquer autoridade de us-lo de uma forma diferente da considerada convencional. Por conseqncia, rebelio contra o Senhor, a deciso de encher o corpo de penduricalhos ou piercing e tatuagens. As desculpas para satisfazer a vontade da carne so inmeras: o modo de vida dos Israelitas antigos ou mesmo a cultura de um povo estrangeiro podem ser invocados, para justificar uma forma de vestir-se ou agir; Os adeptos do piercing, apelam at para a "argola" que Rebeca usou no nariz!, na tentativa de justificar seu agir errneo. Mas, bom lembrarmos que estamos no Brasil e que o nosso padro cultural convencional diferem dos demais povos. preciso andarmos no equilbrio, sem os exageros comuns aos filhos do mundo. Amados jovens, amado povo do Senhor, indispensvel que sejamos exemplos e que o mundo veja em ns um diferencial que resultado de nossa comunho com o Senhor. Como podem ver o Senhor e o Amor de Deus, se a nossa vida no apresenta exteriormente qualquer tipo de mudana? Seja exemplo! veja a recomendao do Apstolo Paulo: No deixe que ningum o despreze por voc ser jovem. Mas, para os que crem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na f e napureza. (1Tm 4.12) Seja exemplo... na conversa: pattico encontramos algum que se diz Servo de Deus, quando abre a boca, dela sai apenas palavras pobres em todos os sentidos. So as muitas grias (gria significa: Linguagem de malfeitores, malandros, etc., com a qual procuram no ser entendidos pelas outras pessoas. -Dicionrio Aurlio), como podem o cristo usar o mesmo linguajar comum aos malfeitores e malandros? Esta forma de expresso com certeza imprpria. Timteo no a usaria de forma alguma. A santificao deve envolver todas as reas de nosso ser. Seja exemplo... na conduta: O Senhor no parou para definir como devem ser algumas coisas e esta brecha, que na realidade no existe, o grande gancho para diversas confuses; fundamentos so lanados e revestidos de autoridades de "salvar ou condenar". comum encontrarmos no meio da igreja, profundas controvrsias quanto ao que chamam de uso e costumes. Esquecem-se que foi-nos dado o Esprito Santo, para edificar nossa vida e transformar nosso corpo em Templo. Apenas isto o suficiente, para sabermos agir segundo a vontade de Deus. Abrao, o Pai da f, no tinha uma Bblia, mas, tinha um corao sensvel voz do Esprito e seu agir, foi correto aos olhos do Senhor Deus. - Moda: desde quando o servo de Deus necessita estar ligado moda? Porque gastar dinheiro em coisas to vs? A moda geralmente quer colocar o corpo em evidncia. - Tatuagem, piercing: em que justificveis a vontade to grande de muitos em assemelhar-se ao mundo? Sujar as paredes do templo do ES com pichaes

(Tatuagens)? E encher-se de badulaques (piercing)? Fomos chamados para sermos semelhantes ao Senhor Jesus Cristo, seus imitadores e discpulos! Ser discpulos do mundo jamais! Seja exemplo... no amor: A presena do Esprito de Deus em nossa vida confirmada com o nosso agir cheio de amor e santidade. (Jo 14.23,24). Este amor, leva-nos a sermos homens sujeitos s autoridades constitudas e a ouvirmos aqueles que se achegam a ns com palavras sbias de vida. Desenvolva uma comunho real com Deus, para que sejas tomado pelo poderoso amor e capacitado a amar ao prximo como a si mesmo. Seja exemplo... na f: F uma questo difcil, geralmente ela muito terica, ou seja, quando tudo est muito bem, cremos e confiamos totalmente no Senhor; mas, quando as provaes vm, ela deixa de existir. E os males sobressaem, e dominam a situao. Esta f terica, precisa com urgncia ser revestida pelo verdadeiro crer, que nos dado pelo Senhor, tornando nossa vida, edificada sobre a rocha, firme e inabalvel. Quem no tem f, pea-a a Deus. Seja exemplo: na pureza: Como difcil ser puros, neste mundo que tanto tem a oferecer! Mas possvel! E esta uma ordem muito clara do Senhor Jesus devemos imit-lo em todos os aspectos da vida. O namoro, quando existir, precisa ser encarado como prenncio do casamento, jamais como passatempo ou apenas para satisfazer os desejos e inclinaes da carne. O sexo, uma prtica restrita ao casamento. Todos que olharem para uma mulher com inteno impura, j adulterou...(Mt 5.28) isto significa, que o relacionamento entre um casal solteiro, deve ser totalmente desprovido de qualquer forma de sensualidade. Homossexualismo, uma abominao ao Eterno.

Alguns dizem assim: Podemos fazer o que queremos,Sim, mas nem tudo bom. Podemos fazer o que queremos, 'mas nem tudo til.(1Co 10.23) Vemos que temos liberdade para tudo, no entanto, nem tudo bom ou til! Que Deus, que nos d a paz, faa que vocs sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o esprito, a alma e o corpo de vocs livres de toda mancha, para o dia em que Jesus Cristo, o nosso Senhor vier. (1Ts 5.23)

que o jovem cristo que pensa em se utilizar de algum tipo de adorno que transforme permanentemente ou no o seu corpo, precisa antes ponderar sria e demoradamente sobre algumas questes: 1. Por que quero fazer isso no meu corpo? quer vocs comam, bebam, ou faam qualquer outra coisa, faam tudo para glria de Deus. (I Co 10:31) 2. Isto prejudicar outras pessoas? faamos o bom propsito de no colocar pedra de tropeo ou obstculo no caminho do irmo. Rm 14:13

3. Esta deciso viola de alguma maneira a autoridade dos seus pais, lderes espirituais ou governo? Aquele que se rebela contra a autoridade est se colocando contra o que Deus instituiu (Rm 13.2) 4. Vai causar algum tipo de mal ao meu corpo? O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo. (Pv 11:27) 5. Vai deformar de alguma forma a minha dignidade humana? Vivam de maneira digna da vocao que receberam. Ef 4:1 6. Apresenta alguma aparncia do mal? Fujam da aparncia do mal. (I Ts 5:22) 7. A natureza da prtica d lugar carne, envolve magia, ocultismo, idolatria, explorao ou malignidade? Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ao, faam-no em nome do Senhor Jesus (Cl 3.17) 8. Trar edificao ou a glria de Deus? Vocs foram comprados por alto preo. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu prprio corpo. (1 Co 6.20) 9. Posso testemunhar da minha f enquanto fao isso? Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razo da esperana que h em vocs. (1 Pe 3.15) 10. Minha conscincia ter paz se eu fizer assim? Combata o bom combate, mantendo a f e a boa conscincia (I Tm 1:18-19) * Uma resposta honesta a cada uma dessas perguntas o que dever definir sua escolha. So questes pessoais e diretamente ligadas conscincia, personalidade, ambiente, cultura e viso de mundo de cada indivduo.

Vous aimerez peut-être aussi