Vous êtes sur la page 1sur 57

1

Curso: Gesto Pblica Disciplina: Auditoria Governamental Professor: Jeferson Goularte CONTROLE NA CONSTITUIO FEDERAL LEGISLAO E CONCEITOS Constituio Federal Conforme a Constituio Federal de 1988, a criao e o efetivo funcionamento do Sistema de Controle Interno uma exigncia constitucional e no uma opo: Art. 31. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante o controle externo e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. 1. O controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. 2. O parecer prvio, emitido pelo rgo competente, sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal. Para que o controle se complete, necessria a participao da populao: 3. As contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. 4. vedada a criao de Tribunais, Conselhos ou rgo de Contas Municipais. Quando se tratar de dinheiro pblico e da administrao pblica, o administrador deve prestar contas, principalmente ao povo, aos controles e Unio: Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto a legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utiliza, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. O Sistema de Controle Interno deve ser criado e estruturado para gerar informaes gerenciais, aptas a dar segurana e estabilidade ao gestor pblico: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direto privado; III exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. Conforme determina a Constituio Federal no art. 74, inciso IV, 1 e 2, o Controle Interno dever servir de apoio ao Tribunal de Contas, mesmo que possa prejudicar algum agente pblico, pois, caso contrrio ser responsabilizado. de grande valia que as denncias de irregularidades possam ser feitas por qualquer cidado. IV apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. 1. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2. Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. Lei Federal n 4.320 A Lei Federal n 4.320, de 17 de maro de 1964, j mencionava o Controle Interno nos artigos 75 a 80: Art. 75. O controle da execuo oramentria compreender: I a legalidade dos atos de que resultem a arrecadao da receita ou a realizao da despesa, o nascimento ou a extino de direitos e obrigaes; II a fidelidade funcional dos agentes da administrao, responsveis por bens e valores pblicos; III o cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetrios e em termos de realizao de obras e prestao de servios. Art. 76. O Poder Executivo exercer os trs tipos de controle a que se refere o artigo 75, sem prejuzo das atribuies do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. Art. 77. A verificao da legalidade dos atos de execuo oramentria ser prvia, concomitante e subseqente. Art. 78. Alm da prestao ou tomada de contas anual, quando instituda em lei, ou por fim de gesto, poder haver, a qualquer tempo, levantamento, prestao ou tomada de contas de todos os responsveis por bens ou valores pblicos. Art. 79. Ao rgo incumbido da elaborao da proposta oramentria ou a outro indicado na legislao, caber o controle estabelecido no inciso III do artigo 75.

Pargrafo nico. Esse controle far-se-, quando for o caso, em termos de unidades de medida, previamente estabelecidos para cada atividade. Art. 80. Compete aos servios de contabilidade ou rgo equivalentes verificar a exata observncia dos limites das cotas trimestrais atribudas a cada unidade oramentria, dentro do sistema que for institudo para esse fim. A Constituio Federal de 1988 e a Lei Federal n 4.320/1964, definem o Controle Interno como um rgo fiscalizador. Tratam da sua obrigatoriedade, mas no define punies para quem no cumprir a lei. Estes mecanismos de controle nunca funcionaram satisfatoriamente, porque o Tribunal de Contas no tinha poderes para punir os infratores, apenas apontava em seus relatrios, a inexistncia do controle. Lei Federal n 10.028 As punies vieram atravs da Lei Federal n 10.028, de 19 de outubro de 2000 (Altera o Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, a Lei n 1.079, de 10 de abril de 1950, e o Decreto-Lei n 201, de 27 de fevereiro de 1967 ), que prev penas para o descumprimento da Constituio Federal e das Leis Complementares. Define multa para os agentes infratores e delega poderes ao Tribunal de Contas para julgar as infraes administrativas contra as leis de finanas pblicas: Art. 5. Constitui infrao administrativa contra as leis de finanas pblicas: I deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas o relatrio de gesto fiscal, nos prazos e condies estabelecidos em lei; II propor lei de diretrizes oramentrias anual que no contenha as metas fiscais na forma da lei; III deixar de expedir ato determinando limitao de empenho e movimentao financeira, nos casos e condies estabelecidos em lei; IV deixar de ordenar ou de promover, na forma e nos prazos da lei, a execuo de medida para a reduo do montante da despesa total com pessoal que houver excedido a repartio por Poder do limite mximo. 1. A infrao prevista neste artigo punida com multa de trinta por cento dos vencimentos anuais do agente que lhe der causa, sendo o pagamento da multa de sua responsabilidade pessoal. 2. A infrao a que se refere este artigo ser processada e julgada pelo Tribunal de Contas a que competir a fiscalizao contbil, financeira e oramentria da pessoa jurdica de direito pblico envolvida. Lei Complementar Federal n 101 A Lei Complementar Federal n 101, de 04 de maio de 2000 ( Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade da gesto fiscal e d outras providncias) Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece a obrigatoriedade do rgo de Controle Interno, delegando poderes ao Tribunal de Contas para responsabilizar e punir os administradores que descumprirem a lei. Requer o equilbrio das contas pblicas e a correta inscrio em Restos a Pagar:

Art. 1. Esta Lei Complementar estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, com amparo no Captulo II do Ttulo VI da Constituio. 1. A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar. 2. As disposies desta Lei Complementar obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. 3. Nas referncias: I Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos: a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; b) as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. II a Estados entende-se considerado o Distrito Federal; III a Tribunal de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio. A Lei Complementar Federal n 101/2000, impe responsabilidades ao Tribunal de Contas e ao Sistema de Controle Interno. Os Municpios que no se enquadrarem nos artigos abaixo sofrero punies da Lei Federal n 10.028/2000. Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizaro o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com nfase no que se refere a: I atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias; II limites e condies para realizao de operaes de crdito e inscrio em Restos a Pagar; III medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos arts. 22 e 23; IV providncias tomadas, conforme o disposto no art. 31, para reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria aos respectivos limites; V destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as desta Lei Complementar; VI cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver.

1. Os Tribunais de Contas alertaro os Poderes ou rgos referidos no art. 20 quando constatarem: I a possibilidade de ocorrncia das situaes previstas no inciso II do art. 4 e no art. 9; II que o montante da despesa total com pessoal ultrapassou 90% (noventa por cento) do limite; III que os montantes das dvidas consolidada e mobiliria, das operaes de crdito e da concesso de garantia se encontram acima de 90% (noventa por cento) dos respectivos limites; IV que os gastos com inativos e pensionistas se encontram acima do limite definido em lei; V fatos que comprometem os custos ou os resultados dos programas ou indcios de irregularidades na gesto oramentria. 2. Compete ainda aos Tribunais de Contas verificar os clculos dos limites da despesa total com pessoal de cada Poder e rgo referido no art. 20. 3. O Tribunal de Contas da Unio acompanhar o cumprimento do disposto nos 2 e 3 do art. 39. Resoluo n 544 do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul A Resoluo n 544, de 21 de junho de 2000 ( Aprova a consolidao e introduz alteraes no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul), determina procedimentos para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul: Art. 7. Competem ao Tribunal de Contas as seguintes atribuies: III realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, acompanhando a execuo de programas de trabalho e avaliando a eficincia e eficcia dos sistemas de controle interno dos rgos e entidades fiscalizados; Art. 93. pessoal a responsabilidade do administrador relativamente aos atos e fatos de sua gesto. Pargrafo nico. A responsabilidade estender-se- solidariamente aos responsveis pelo controle interno quando, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela deixarem de dar cincia ao Tribunal de Contas. Art. 95. O processo de contas para exame de que trata o artigo 89 incluir as auditorias efetuadas no exerccio, ou a ele relativas, s quais se aplicam o disposto nos artigos 81 e 83 a 85, e tambm com os elementos preparados pelo Controle Interno. Lei Complementar n 269 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso A Lei Complementar n 269, de 22 de janeiro de 2007 ( Dispe sobre a Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e d outras providncias ), dispe, dentre outros procedimentos, sobre a instituio do sistema de controle interno: Art. 7. Na forma prevista na Constituio Federal, com vistas a apoiar o exerccio do controle externo, todos os

jurisdicionados devero, obrigatoriamente, instituir e manter sistema de controle interno. Art. 8. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade nas contas anuais, dele daro cincia de imediato ao Tribunal de Contas do Estado, sob pena de responsabilidade solidria. Resoluo n 14 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso A Resoluo n 14, de 25 de setembro de 2007 ( Institui o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso ), dispe, tambm, dentre outros procedimentos, sobre a instituio do sistema de controle interno: Art. 161. Entende-se por sistema de controle interno o conjunto de atividades de controle exercidas no mbito dos Poderes Legislativo e Executivo, estadual e municipal, do Poder Judicirio Estadual, do Ministrio Pblico Estadual, da Defensoria Pblica do Estado e do Tribunal de Contas do Estado, includo a administrao direta e indireta, de forma integrada... Art. 162. A instituio do sistema de controle interno dever ocorrer atravs de lei especfica do ente federado respectivo, e dever abranger: I No Estado: os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica e o Tribunal de Contas, inclusive a administrao direta e indireta; II Nos Municpios: os Poderes Executivo e Legislativo, inclusive a administrao direta e indireta. Art. 163. O responsvel pelo sistema de controle interno, sob pena de responsabilidade solidria, dever representar ao Tribunal de Contas do Estado sobre as irregularidades e ilegalidades que evidenciem danos ou prejuzos ao errio no reparados integralmente pelas medidas adotadas pela administrao, sem prejuzo do parecer conclusivo mencionado no 2 do artigo anterior. COMPETNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS O controle externo realizado por rgo que se situa fora da esfera da Administrao fiscalizada, ou seja, exercida por rgo autnomo e totalmente independente. Esse controle, de acordo com o art. 71, da Constituio Federal, exercido pelo Poder Legislativo com o auxlio do Tribunal de Contas, o qual tem extensa lista de atribuies voltadas para essa atividade. Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, qual compete: I apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico;

III apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1. No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2. Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3. As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4. O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Resoluo n 544 do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

A Resoluo n 544, de 21 de junho de 2000 ( Aprova a consolidao e introduz alteraes no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul), determina procedimentos para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul: Art. 7. Competem ao Tribunal de Contas as seguintes atribuies: I exercer, com a Assemblia Legislativa, na forma da Constituio, o controle externo das contas dos Poderes do Estado e, com as Cmaras de Vereadores, o mesmo controle na rea municipal; II emitir Parecer Prvio sobre as contas do Governador e dos Prefeitos Municipais; III realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, acompanhando a execuo de programas de trabalho e avaliando a eficincia e eficcia dos sistemas de controle interno dos rgos e entidades fiscalizados; IV julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e/ou mantidas pelos poderes pblicos estadual e municipal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio; V representar ao Governador e Assemblia Legislativa, ao Prefeito e Cmara Municipal, sobre irregularidades ou abusos apurados no exerccio de suas atividades fiscalizadas; VI assinar prazo para que o responsvel pelo rgo ou pela entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; VII sustar, se no atendido, a execuo de ato impugnado; VIII comunicar, Assemblia Legislativa ou Cmara Municipal respectiva, a deciso referida no inciso anterior, o requerer a sustao, no caso de contratos, ou ainda promover as demais medidas cabveis para a cessao da ilegalidade; IX requisitar documentos; X apreciar, para fins de registro, a legalidade das admisses de pessoal a qualquer ttulo e das concesses iniciais de aposentadorias, transferncias para a reserva, reformas e penses, bem como das revises, quando for alterada a fundamentao legal do respectivo ato concessor, excetuadas as nomeaes para cargos em comisso; XI exercer sua competncia junto s autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico e demais pessoas jurdicas sujeitas sua jurisdio; XII apreciar os contratos de locao de prdios e de servios firmados entre quaisquer das entidades referidas no inciso anterior e fundaes privadas de carter previdencirio e assistencial a servidores;

XIII determinar providncias acauteladoras do errio em qualquer expediente submetido sua apreciao; XIV determinar, a qualquer momento, e quando houver fundados indcios de ilcito penal, remessa de peas ao Procurador-Geral de Justia; XV aplicar multas e determinar ressarcimentos ao errio, em caso de irregularidades ou ilegalidades; XVI processar, julgar e aplicar a multa referente infrao administrativa prevista no artigo 5 da Lei Federal n 10.028, de 19 de outubro de 2000. Pargrafo nico. Os dbitos e multas imputados pelo Tribunal de Contas do Estado sero atualizados monetariamente, desde a data da origem do fato causador do dano at o seu efetivo pagamento, segundo indicadores a serem estabelecidos em Resoluo prpria. Lei Complementar n 269 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso A Lei Complementar n 269, de 22 de janeiro de 2007 ( Dispe sobre a Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e d outras providncias ), determina procedimentos para o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: Art. 1. Ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, rgo de controle externo, nos termos da Constituio do Estado e na forma estabelecida nesta lei, em especial, compete: I emitir parecer prvio circunstanciado sobre as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado e pelos Prefeitos Municipais; II julgar as contas dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico, bem como as contas dos demais administradores e responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos das unidades dos Poderes do Estado, dos Municpios e demais entidades da Administrao indireta, includas as fundaes, fundos e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico, as agncias reguladoras e executivas e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio; III fiscalizar o cumprimento das normas especficas relativas responsabilidade na gesto fiscal; IV fiscalizar e julgar a aplicao de quaisquer recursos repassados pelo Estado ou Municpio s pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, inclusive s organizaes no governamentais e aos entes qualificados na forma da lei para a prestao de servios pblicos, mediante convnio, acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento congnere; V verificar a legalidade, legitimidade e economicidade dos procedimentos de dispensa ou inexigibilidade de licitao; VI apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao pblica, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a legalidade das concesses de aposentadoria, reforma, penso e transferncia para reserva,

10

ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; VII fiscalizar o clculo das quotas referentes s transferncias constitucionais aos Municpios a que se refere o inciso VI, do art. 47, da Constituio Estadual, observando, inclusive, a entrega dos respectivos recursos, nos termos da legislao pertinente; VIII proceder, por iniciativa prpria ou do Poder Legislativo ou de comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio e demais entidades referidas nos incisos II e IV; IX fiscalizar as contas de empresas cujo capital social o Estado ou Municpio participe, direta ou indiretamente, nos termos do instrumento constitutivo; X prestar as informaes solicitadas pelo Poder Legislativo ou por qualquer de suas comisses, sobre matria de sua competncia; XI fixar prazo para que o titular do rgo ou entidade adote providncias para o exato cumprimento das normas legais, se verificada ilegalidade; XII sustar, se no atendido em suas determinaes, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso ao Poder Legislativo respectivo; XIII representar ao Governador do Estado pela interveno no Municpio; XIV representar aos poderes competentes sobre irregularidades ou abusos apurados, indicando o ato inquinado, o agente ou autoridade responsvel e definindo responsabilidades, inclusive as solidrias; XV decidir sobre as denncias e representaes afetas sua competncia; XVI decidir sobre os recursos interpostos contra suas decises; XVII decidir a respeito de consultas formuladas por autoridades competentes sobre interpretao de lei ou questo formulada em tese, relativas matria sujeita sua fiscalizao; XVIII aplicar as sanes previstas nesta lei. 1. No julgamento de contas e na fiscalizao que lhe compete, o Tribunal decidir sobre a legalidade, a legitimidade, a eficincia e a economicidade dos atos de gesto e das despesas deles decorrente, bem como sobre a aplicao de subvenes e a renncia de receitas. 2. O Tribunal de Contas, a fim de assegurar a eficcia de suas decises, poder adotar as medidas cautelares previstas no art. 82 desta lei. 3. A deciso do Tribunal de Contas, de que resulte imputao de dbito ou cominao de multa, torna a dvida lquida e certa e tem eficcia de ttulo executivo.

11

CONCEITOS DE CONTROLE INTERNO, SISTEMA DE CONTROLE INTENRO E AUDITORIA Controle Interno o conjunto de atividades, planos, mtodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos rgos e entidades da administrao pblica sejam alcanados, de forma confivel e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gesto. Sistema de Controle Interno o conjunto de unidades tcnicas, articuladas a partir de uma unidade de coordenao, orientadas para o desempenho das atribuies de controle interno. Somente atravs do perfeito conhecimento da efetiva estruturao e funcionamento desses controles, poder o auditor fundamentar, com a devida segurana, a sua avaliao sobre a gesto examinada. Auditoria o exame total, parcial ou pontual dos atos administrativos e dos fatos contbeis, com a finalidade de identificar se as operaes foram realizadas de maneira apropriada e registradas de acordo com as orientaes e normas legais. Dar-se- por meio das normas e procedimentos de Auditoria. ATRIBUIES E COMPETNCIAS DO CONTROLE INTERNO As atividades de controle, permeadas ao longo da organizao, necessitam ser agrupadas segundo sua relevncia, abrangncia e caractersticas, devendo ficar claramente definidas as atribuies e competncias, tanto da Unidade de Controle Interno, com de cada rgo seccional. Em outras palavras, preciso que essas atividades fiquem formalmente estabelecidas, de forma que todos saibam quem faz o que e quem responde por que, em termos de controles internos. O ato que disciplinar o funcionamento do sistema deve ser elaborado consoante os conceitos apresentados neste trabalho, devendo deixar claro que o controle interno ser exercido por toda a organizao, sob a coordenao e superviso de uma Unidade do Controle Interno, ou denominao equivalente, que exercer o papel de rgo central do sistema de controle interno. Como tal, essa unidade atuar nos Poderes Legislativo e Executivo, no caso de Municpio, sendo que neste, alm da administrao direta, ter acesso s autarquias, fundaes, empresas pblicas, fundos, concessionrios de servios pblicos e, ainda, no que couber, aos beneficirios de subvenes e incentivos econmicos e fiscais. A essa unidade atribui-se um conjunto de responsabilidades, contemplando o que dispem os arts. 31, 70 e 74 da Constituio Federal e art. 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000, as exigncias dos Tribunais de Contas e, ainda, os aspectos tcnicos que envolvem a questo. Resumidamente, em se tratando de Administrao Pblica, suas aes devem visar assegurar que o Municpio sejam observados os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, ainda, que os atos sejam exercidos no interesse pblico com absoluta transparncia, buscando-se sempre a economicidade na aplicao dos recursos. Adotada a opo pela criao de um rgo colegiado, a este caberia, entre outras atribuies: - Deliberar sobe denncias que lhe fossem formalizados e sobre fatos inquinados de ilegais ou lesivos ao patrimnio pblico que viessem a seu conhecimento por intermdio da seccional ou de outra forma; Obs.: Pode existir, neste caso, o risco da tentativa de os fatos vierem a ser encobertos, quando relacionados com a rea de atuao de alguns dos membros da seccional, e esta questo deve ser rigorosamente avaliada.

12

- Tomar providncias para o atendimento s solicitaes da Cmara de Vereadores, no caso de Municpio, do Tribunal de Contas ou do Ministrio Pblico, inclusive quando instaurao de Tomadas de Contas Especiais; - Referendar atos normativos internos sobre procedimentos de controle; - Proceder avaliao peridica do cumprimento dos objetivos dos programas constantes do PPA, das prioridades e metas da LDO e da execuo do Oramento do exerccio; - Proceder avaliao de toda a gesto fiscal, atravs da anlise dos indicadores previamente estabelecidos. Independentemente da existncia ou no do rgo colegiado anteriormente referido, pode-se sugerir o seguinte conjunto de atribuies e competncias Unidade de Controle Interno, como rgo central do sistema de controle interno: - Coordenar as atividades relacionadas com o Sistema de Controle Interno e promover sua integrao operacional e orientar a expedio dos atos normativos sobre procedimentos de controle; - Apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional, centralizando, em nvel operacional, o relacionamento com o Tribunal de Contas, respondendo por: encaminhamento das prestaes de contas anuais; atendimento aos tcnicos do controle externo; recebimento de diligncias e coordenao das atividades para a elaborao de respostas; acompanhamento da tramitao dos processos; e coordenao da apresentao de recursos; - Assessorar a Administrao nos aspectos relacionados com os controles interno e externo e quando legalidade dos atos de gesto, emitindo relatrios e pareceres pontuais sobre os mesmos; - Interpretar e pronunciar-se em carter normativo sobre a legislao concernente execuo oramentria, financeira e patrimonial; - Medir e avaliar a eficincia e eficcia dos procedimentos de controle interno adotados pelos rgos seccionais do sistema, atravs das atividades de auditoria interna e a serem realizadas, mediante metodologia e programao prprias, nos diversos sistemas administrativos da Administrao Direta e Indireta, expedindo relatrios com recomendaes para o aprimoramento dos controles; - Avaliar, a nvel macro, o cumprimento dos programas, objetivos e metas espelhadas no PPA e na LDO, e nos oramentos, inclusive quanto a aes descentralizadas executada conta de recursos oriundos dos Oramentos Fiscal e de Investimentos; - Exercer o acompanhamento sobre a observncia dos limites constitucionais de aplicao em gastos com a manuteno e desenvolvimento do ensino - MDE e com aes em servios pblicos de sade - ASPS; - Estabelecer mecanismos voltados a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto e avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia e economicidade na gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da Administrao Pblica, bem como na aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; - Verificar a observncia dos limites e condies para a realizao de operaes de crdito e sobre a inscrio de compromissos em Restos a Pagar; - Efetuar o acompanhamento sobre as medidas adotas para o retorno da despesa total com pessoal aos limites legais, nos termos dos arts. 22 e 23 da Lei Complementar Federal n 101/2000; - Efetuar o acompanhamento sobre as providncias tomadas para a reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria aos respectivos limites, conforme o disposto no art. 31 da Lei Complementar Federal n 101/2000;

13

- Aferir a destinao dos recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as do art. 44 da Lei Complementar Federal n 101/2000; - Efetuar o acompanhamento sobre o cumprimento do limite de gastos totais e de pessoal do Poder Legislativo, no caso de Municpio, nos termos do art. 29-A da Constituio Federal e do inciso VI do art. 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000; - Estabelecer procedimentos e controles destinados a assegurar que as aes que motivem a gerao de novas despesas com durao superior a 2 (dois) anos ou os atos que gerem despesas de carter continuado somente ocorram aps observadas as exigncias contidas nos arts. 16 e 17 da Lei Complementar Federal n 101/2000; - Exercer o acompanhamento sobre a divulgao dos instrumentos de transparncia da gesto fiscal nos termos da Lei Complementar Federal n 101/2000, em especial quanto ao Relatrios Resumido da Execuo Oramentria e ao Relatrio de Gesto Fiscal, aferindo a consistncia das informaes constantes de tais documentos; - Participar do processo de planejamento e acompanhar a elaborao do PPA, da LDO, averiguando, inclusive, se foi proporcionada adequada participao popular no processo; - Manter registros sobre a composio e atuao das comisses de licitaes, alertando sobre as extines de mandato de seus integrantes; - Manifestar-se, quando inquinado pela Administrao, acerca da regularidade e legalidade de processos licitatrios, sua dispensa ou inexigibilidade e sobre o cumprimento e/ou legalidade de atos, contratos e outros instrumentos congneres; - Propor a melhoria ou implantao de sistemas de processamento eletrnico de dados em todas as atividades da Administrao Pblica, com o objetivo de aprimorar os controles internos, agilizar as rotinas e melhorar o nvel das informaes; - Instituir e manter sistema de informaes para o exerccio das atividades finalsticas do Sistema de Controle Interno; - Alertar formalmente a autoridade administrativa competente para que instaure imediatamente, sob pena de responsabilidade solidria, as aes destinadas a apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais, ilegtimos ou antieconmicos que resultem em prejuzo ao errio, praticados por agentes pblicos, ou quando no forem prestadas as contas ou, ainda, quando ocorrer desfalque, desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos; - Dar cincia ao Tribunal de Contas as irregularidades ou ilegalidades apuradas, para as quais a Administrao no tomou as providncias cabveis visando a apurao de responsabilidades e o ressarcimento de eventuais danos ou prejuzos ao errio; - Revisar e emitir relatrio sobre os processos de Tomadas de Contas Especiais instauradas pelos rgos da Administrao Direta, pelas autarquias e pelas fundaes, inclusive sobre as determinadas pelo Tribunal de Contas. Este elenco de atribuies assegura Unidade de Controle Interno, como unidade operacional, o exerccio de prerrogativa atinente a suas funes de fiscalizar, controlar e analisar as aes da Administrao. Em havendo um rgo deliberativo colegiado, a este, seria encaminhado o resultado dos trabalhos realizados, alm das denncias recebidas, para serem adotadas as providncias necessrias. De acordo com o que foi abordado anteriormente, o Controle Interno tende a fortalecer-se quando a Administrao exercida sob o enfoque sistmico e algumas funes merecem ateno especial quanto aos controles a elas inerentes, que se fazem necessrios. Assim, entendemos que a lei que dispuser sobre o Sistema de Controle Interno deve incluir a definio das responsabilidades especficas, quanto ao Controle Interno, dos rgos componentes dos Sistemas de Planejamento e Oramento e de Contabilidade e Finanas, conforme propomos a seguir: - Exercer o controle oramentrio e financeiro sobre as receitas e as aplicaes de recursos, em especial aferindo o cumprimento da programao financeira e do cronograma de

14

execuo mensal de desembolso, previsto no art. 8 da Lei Complementar Federal n 101/2000, assim como da adoo das medidas de limitao de empenho e de movimentao financeira que vierem a ser adotadas com vistas obteno do equilbrio oramentrio e financeiro; - Exercer o controle, atravs dos diversos nveis de chefia, objetivando o cumprimento dos programas, objetivos, metas e oramento e a observncia legislao e s normas que orientam as atividades de planejamento, oramento, administrao financeira e contabilidade; - Controlar os limites de endividamento e aferir as condies para a realizao de operaes de crdito, assim como para a inscrio de compromissos em Restos a Pagar, na forma da legislao vigente; - Efetuar o controle sobre os crditos adicionais suplementares, especiais e extraordinrios, bem como sobre a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos dos oramentos, na Administrao Direta e Indireta; - Manter controle dos compromissos assumidos pela Administrao junto s entidades credoras, por emprstimos tomados ou relativos a dvidas confessadas, assim como dos avais e garantias prestadas e dos direitos e haveres do ente; - Examinar e emitir parecer sobre as contas que devem ser prestadas, referentes aos recursos concedidos a qualquer pessoa fsica ou entidade conta dos oramentos do ente, a ttulo de subvenes, auxlios e/ou contribuies, adiantamentos ou suprimentos de fundos, bem como promover a tomada de contas dos responsveis em atraso; - Exercer o controle sobre valores disposio de qualquer pessoa fsica ou entidade que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre qualquer conta do patrimnio pblico ou pelas quais responda ou, ainda, que em seu nome assuma obrigaes de natureza pecuniria, exigindo as respectivas prestaes de contas, se for o caso; - Analisar as prestaes de contas da Cmara de Vereadores, relativas aos suprimentos que lhe so repassados pelo Executivo, e adotar as providncias com vistas ao saneamento de eventuais irregularidades; - Propor a expanso e o aprimoramento dos sistemas de processamento eletrnico de dados, para que permitam realizar e verificar a contabilizao dos atos e fatos da gesto de todos os responsveis pela execuo dos oramentos fiscal, de seguridade social e de investimentos, com a finalidade de promover as informaes gerenciais necessrias tomada de decises; - Exercer o acompanhamento do processo de lanamento, arrecadao, baixa e contabilizao das receitas prprias, bem como quanto inscrio e cobrana da Dvida Ativa; - Elaborar a prestao de contas anual do Chefe do Poder Executivo, a ser encaminhada ao Tribunal de Contas, submetendo-a a apreciao da Unidade de Controle Interno; - Aferir a consistncia das informaes rotineiras prestadas ao Tribunal de Contas e das informaes encaminhadas Cmara de Vereadores, no caso de Municpio, sobre matria financeira, oramentria e patrimonial, na forma de regulamentos prprios; - Exercer o controle sobre a destinao dos recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as do art. 44 da Lei Complementar Federal n 101/2000; - Realizar, periodicamente, mediante amostragem, verificao sobre atualidade quanto forma, contedo, adequao tecnolgica e vigncia legal de documentos e formulrios tidos como teis para o registro das operaes inerentes ao Sistema de Controle Interno. A seguir, apresentamos um elenco de atividades que caracterizam as responsabilidades de todos os rgos seccionais do Sistema de Controle Interno dos Poderes Legislativo e

15

Executivo, no caso de Municpio, inclusive, no que no se repetir, das unidades que integram os sistemas anteriormente destacados. Neste ponto, cabe lembrar que, conforme conceitos apresentados anteriormente, os rgos seccionais do sistema so todas as unidades componentes da estrutura organizacional do ente, quando no exerccio de atividades de controle. Assim, podemos destacar as seguintes responsabilidades: - Exercer os controles estabelecidos nos diversos sistemas administrativos afetos sua rea de atuao, no que tange a atividades especficas ou auxiliares, objetivando a observncia legislao, a salvaguarda do patrimnio e a busca da eficincia operacional; - Exercer o controle, em nvel de competncia, sobre o cumprimento dos objetivos e metas definidas nos programas constantes do PPA, na LDO, no Oramento anual e no cronograma de execuo mensal de desembolso; - Exercer o controle sobre o uso e guarda de bens pertencentes ao ente, colocados disposio de qualquer pessoa fsica ou entidade que os utilize no exerccio de suas funes; - Avaliar, sob o aspecto da legalidade, a execuo dos contratos, convnios e instrumentos congneres, afetos ao respectivo sistema administrativo, em que o ente seja parte; - Comunicar ao nvel hierrquico superior e a Unidade de Controle Interno qualquer irregularidade ou ilegalidade de que tenha conhecimento, sob pena de responsabilidade solidria. Outro aspecto a ser considerado, no que tange s atribuies e competncias dos rgos integrantes do Sistema de Controle Interno, diz respeito ao que dispe o 1, do art. 74, da Constituio Federal: Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Essa exigncia foi estendida aos Municpios, quando tal comunicao deve ser efetuada ao Tribunal de Contas do Estado. Obviamente, a comunicao ao TCE, de que trata este dispositivo constitucional, somente se consolidar se no forem adotadas as medidas internas para apurao das irregularidades, atravs dos instrumentos da sindicncia ou do processo administrativo disciplinar e, quando for o caso, da Tomada de Contas Especial, com aplicao das medidas cabveis. A responsabilidade pela gesto o administrador, contudo, nas atividades meio podero ocorrer irregularidades praticadas por pessoas que frustram sua confiana ou por servidores desatentos que desconhecem os dispositivos legais que regem suas aes. Tomando cincia de situaes dessa ordem, o administrador obrigado a promover a imediata apurao, sob pena de ser enquadrado em crime de condescendncia, previsto no art. 320 do Cdigo Penal. OPERACIONALIZAO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Uma vez instrumentalizados o Sistema de Controle Interno, com a criao de uma unidade ou, dependendo do porte do ente, de um cargo, que respondera pela coordenao das atividades de controle interno, faz-se necessrio discutir sobre as atribuies, competncias, responsabilidades e forma de atuao dessa unidade ou cargo, que neste trabalho tambm so referidos como rgo do Sistema de Controle Interno. Sem deixar de observar o que consta na lei que dispe sobre o Sistema de Controle Interno do ente e no instrumento que cria a unidade ou cargo que coordenar essas atividades, na identificao das responsabilidades, atribuies e competncias do rgo do Sistema de

16

Controle Interno, devero ser consideras as exigncias constantes na Constituio Federal, na Lei de Responsabilidade e demais legislaes que tratam da matria. Da por que entendemos que as atividades a serem desenvolvidas devem ser agregadas em trs grandes grupos, a saber: Atividades de Apoio Acompanhamento/interpretao da legislao expedio de normas de controle interno orientao Administrao relacionamento com o Controle Externo. Atividades de Controle Interno Exerccio dos controles indelegveis (Dispositivos Constitucionais art. 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000 e outros macrocontroles). Atividades de Auditoria Interna Realizao de auditorias contbeis, operacionais, de gesto e de informtica em todas as reas da administrao direta e indireta, conforme planejamento e metodologia de trabalho. A seguir, so elencadas as atribuies e responsabilidades concernentes a cada um dos grupos de atividades, incluindo comentrios sobre procedimentos a serem observados. Atividades de Apoio O responsvel pela coordenao do Controle Interno da entidade, como um especialista na matria, assume o papel de consultor interno a respeito do tema, prestando assessoria a toda a organizao. Nesse sentido, aconselha-se que um dos primeiros trabalhos a serem desenvolvidos por uma Comisso Especial para tal fim designada, sob a coordenao da UCI, seja a realizao de um levantamento, mesmo que superficial, de como o ente vem operando frente aos princpios do Controle Interno, envolvendo aspectos relevantes, tais como: - Estrutura organizacional: adequao clara distribuio das atribuies; - Equipe de trabalho: qualificao capacitao comprometimento treinamento; - Delegao de poderes e determinao de responsabilidades; - Segregao de funes-chaves; - Organizao da legislao e existncia de instrues devidamente formalizadas; - Existncia de controle sobre os aspectos e operaes mais relevantes; - Grau de aderncia a diretrizes e normas legais. A constatao de deficincias, em relao aos aspectos apontados, pode indicar comprometimento em todo o Controle Interno e assim, o quanto antes deve ser desencadeado as medidas objetivando a sua correo. Cabe lembrar que, para o bom exerccio da funo, da incumbncia do responsvel pela atividade de coordenao do Controle Interno buscar a atualizao constante sobre os aspectos tcnicos que envolvem o assunto e, principalmente, sobre a legislao aplicvel aos entes de forma que plenas condies de desenvolver as demais atividades de apoio, dentre as quais destacam-se: - Coordenar as aes relacionadas com o Controle Interno e centralizar o relacionamento com o Controle Externo; - Assessorar a Administrao nos aspectos relacionados com os Controles Interno e Externo e quanto legalidade dos atos de gesto, emitindo relatrios e pareceres sobres os mesmos; - Interpretar e pronunciar em carter normativo sobre os aspectos tcnicos relacionados com a legislao concernente as finanas pblicas; - Orientar a elaborao das Normas Internas sobre rotinas e procedimentos de controle; - Participar do processo de planejamento do ente e acompanhar a elaborao do PPA, da LDO e do Oramento Anual;

17

- Manifestar, quando solicitado formalmente pela Administrao, acerca da regularidade e legalidade de processos licitatrios, sua dispensa ou inexigibilidade e sobre o cumprimento e/ou legalidade dos atos, contratos e outros instrumentos; - Propor melhoria ou implantao de sistemas de informatizados, com objetivo de aprimorar os controles internos, agilizar as rotinas e aumentar a confiabilidade das informaes; - Exercer o acompanhamento sobre todos os processos de sindicncias internas e de Tomadas de Contas Especiais; - Dar cincia ao Tribunal de Contas das irregularidades ou ilegalidades apuradas, para as quais a Administrao no tomou as providncias visando apurao de responsabilidades e ao ressarcimento de eventuais danos ou prejuzos ao errio; - Coordenar a preparao e o encaminhamento das prestaes de contas anuais, assim como das respostas s diligncias e das peas recursais ao Tribunal de Contas; - Manter registro e acompanhamento de todos os processos que tramitam no Tribunal de Contas, envolvendo a Administrao Direta e Indireta do ente. - Coordenar o atendimento s solicitaes de documentos e de informaes por parte do Poder Legislativo; - Encaminhar e acompanhar as auditorias in loco, efetuadas pelo Tribunal de Contas e por outros rgos de fiscalizao. Atividades de Controle Interno Em termos conceituais, conforme j foi apresentado neste trabalho, o Controle Interno exercido pela conjugao da estrutura organizacional com os mecanismos de controle estabelecidos pela Administrao, incluindo as Normas Internas que definem responsabilidades pelas tarefas, rotinas de trabalho e procedimentos para reviso, aprovao e registro das operaes, envolvendo aspectos contbeis e administrativos. O processo de controle interno, exercido em toda a organizao como instrumento auxiliar de gesto, deve, preferencialmente, ter carter preventivo, ser executado permanentemente e estar voltado para a correo de eventuais desvios em relao aos parmetros estabelecidos. O carter preventivo do controle est associado ao princpio de que melhor prever antes para corrigir em tempo, o que faz com que a atividade de controle ao trabalhar com informao projetada se torne mais eficaz e eficiente. Tem-se, ento, que uma das primeiras atividades a serem desenvolvidas pela Unidade de Controle Interno diz respeito definio de parmetros, ou padres de controle, ou seja, a identificao das referncias em relao s quais os procedimentos ou o prprio desempenho dos diversos segmentos do ente sero comparados. Somente desta forma ser possvel uma avaliao positiva ou negativa de qualquer situao ou resultado. Tais padres podem ser classificados de duas maneiras: quanto forma e quanto origem. Em relao forma, podem ser identificados como do tipo unitrio, como valor nico, ou do tipo intervalo, que admite valores compreendidos em dado intervalo. J quanto origem, so divididos em padres de controles internos e padres de controles externos. Os primeiros baseiam-se em informaes geradas unicamente atravs do histrico da organizao, enquanto os padres de controles externos decorrem de informaes obtidas atravs de pesquisa, tomando-se por base, principalmente, outros entes de porte equivalente. Contudo, no se pode perder de vista que, no caso das organizaes pblicas, o controle interno assume, tambm, outra conotao, pois, com base no dispem os arts. 31, 70 e 74 da Constituio Federal, e art. 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000, deve existir um processo de fiscalizao, sob os enfoques contbil, financeiro, oramentrio, operacional e patrimonial, a ser exercido atravs do Sistema de Controle Interno de cada Poder.

18

Ora, sistema logo emprico, intangvel. Assim, pode-se inferir que os prprios procedimentos de controle, exercidos sob o enfoque sistmico ao longo da organizao, j caracterizam a existncia da dita fiscalizao. Todavia, para assegurar o cumprimento desses dispositivos legais, torna-se necessrio que a Unidade de Controle Interno, como rgo do Sistema de Controle Interno, assuma o exerccio de alguns controles fundamentais, que at mesmo podem ser considerados como indelegveis. Nesse sentido, entendemos que, no grupo de atividades de controle interno, devem estar includos os seguintes pontos de controle, aos quais toda a ateno deve ser dispensada, sob pena de comprometimento da Administrao quanto da anlise das contas anuais do ente, por parte do Tribunal de Contas: - Exercer avaliao permanente, em nvel macro, sobre o cumprimento dos objetivos definidos para os programas constantes do PPA e das prioridades e metas estabelecidas na LDO; - Exercer controle, em nvel macro, sobre a execuo oramentria do exerccio, incluindo verificao dos procedimentos par abertura de crditos adicionais; - Exercer o acompanhamento sobre a observncia dos limites constitucionais e legais relativos aplicao de gastos na educao infantil e ensino fundamental e nas aes e servios pblicos de sade; - Exercer o acompanhamento sobre a divulgao dos instrumentos de transparncia da gesto fiscal e sobre as informaes prestadas ao Tribunal de Contas, aferindo sua consistncia e cumprimento de prazos; - Manter registro sobre a composio e atuao das comisses de licitaes, controlando a observncia dos mandatos; - Instituir e manter sistema de informaes para o exerccio das atividades finalsticas do Controle Interno, buscando subsdios junto ao sistema de custos e aos indicadores de desempenho da gesto; - Exercer o acompanhamento sobre as medidas adotadas para cobrana da Dvida Ativa Tributria; - Verificar a destinao dos recursos proveniente das contribuies sociais devidas ao Regime de Previdncia Social dos servidores; - Monitorar o fiel cumprimento das atribuies legais estabelecidas para o Sistema de Controle Interno (em especial ao art. 59 da LRF) e exercer o controle direto sobre os aspectos mais relevantes, tais como: - Observncia dos limites para despesas com pessoal e medidas adotadas para o retorno aos limites; - Situao do endividamento, condies para a realizao de operaes de crdito e inscrio em Retos a Pagar; - Providncias tomadas para, se for o caso, reconduo dos montantes das dvidas aos limites; - Cumprimento dos limites da despesa total do Pode Legislativo; - Destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos; - Acompanhamento de fatos que comprometam os custos (atos de gesto novas despesas) ou dos resultados dos programas ou de indcios de irregularidades na gesto oramentria; - Controle quadrimestral da observncia do limite da dvida consolidada (art. 30, 4 da LRF) e sobre as medidas definidas para retorno da dvida ao limite de 12 meses (art. 31 da LRF); - Controle para assegurar a obteno de resultado primrio (com limitao de empenho, se necessrio), enquanto a dvida for superior ao limite (art. 31, 1, II da LRF);

19

- Controle para assegurar que o montante anual das operaes de crdito fique limitado ao total das despesas de capital (art. 32 da LRF); - Controle para assegurar que o produto das operaes de crdito est sendo destinado exclusivamente para despesas de capital; - Controle para garantir que as operaes de ARO sejam liquidadas at o dia 10 de dezembro (art. 38, II da LRF); - Controle para assegurar que os recursos do Regime Prprio de Previdncia Social no sejam desviados para outros fins (art. 43 da LRF); - Controle para verificar se a perda estimada com a renncia de receita (no considerada no oramento) vem sendo superior s medidas compensatrias adotadas (art. 14, II da LRF); - Execuo de controles e implantao de procedimentos voltados a assegurar que os atos motivados da gerao de novas despesas com durao superior a dois anos ou de carter continuado somente ocorram aps observadas as exigncias contidas nos arts. 16 e 17 (quando for o caso); - Controle sobre a adoo das medidas voltadas gerao de disponibilidade de caixa ao final de cada exerccio. Atividade de Auditoria Interna Sob este enfoque, o rgo do Sistema de Controle Interno do ente desenvolve um conjunto de atividades diretamente relacionadas com sua responsabilidade institucional de medir e avaliar a eficincia e a eficcia dos procedimentos de controle interno adotados nos rgos Seccionais. Isso ocorre atravs do processo de auditoria, realizada nos sistemas de Planejamento e Oramento, Contabilidade e Finanas, Compras e Licitaes, Obras e Servios, Administrao de Recursos Humanos (ou nomenclaturas equivalentes) e demais sistemas administrativos da Administrao Direta e Indireta do ente, cujo produto traduzido em relatrios que contm recomendaes para o aprimoramento dos controles. Ao examinar esses procedimentos, a atividade de auditoria interna, integrando o Sistema, exerce uma avaliao independente da adequao e eficcia do Sistema de Controle Interno da organizao, traduzindo-se em servio de apoio Administrao, ou seja, passa a ser um elemento de controle que mede e avalia os demais controles. No desempenho dessa funo, os tcnicos lotados na UCI passam a agir como Auditores Internos e, como tal, devem ser dotados de formao, conhecimento, recursos, metodologia e tcnicas de trabalho que lhes permitam identificar as reas cujos controles no sejam adequados ou observados. Sua responsabilidade no se restringe identificao das falhas de controle, cabendolhes apresentar recomendaes voltadas ao aprimoramento de tais controles e orientar as aes gerenciais nos casos em que se constatar a inobservncia s normas e legislao vigente. Assim, as atividades de auditoria interna devem ser desenvolvidas de forma planejada, com a adoo de metodologia prpria e observncia s Normas Brasileiras para o Exerccio da Auditoria Interna, que foram aprovadas e divulgadas pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil em 1991. Das normas relativas competncia profissional, extramos a seguinte regra bsica: Os trabalhos de auditoria interna devem ser executados com zelo e competncia profissionais. Para tal, os auditores internos devem: - Possuir conhecimento especfico de sua especialidade e apresentar a capacidade e a instruo necessrias realizao de suas tarefas; - Ter habilidade no trato com as pessoas e em comunicar-se de maneira eficaz; - Aprimorar sua capacidade tcnica atravs de educao contnua; - Demonstrar zelo no desempenho de suas incumbncias.

20

Um dos pontos basilares do sucesso do trabalho de auditoria interna est no planejamento das atividades, o qual ocorre em dois momentos. No primeiro, identifica-se o volume de horas/homem disponveis para a realizao das atividades de auditoria ao longo do exerccio e estabelece-se uma programao anual, traduzida em cronograma de trabalho, no qual so identificados os chamados projetos de auditoria, identificando quais os trabalhos a serem desenvolvidos e indicando, ao menos, o sistema a que se refere o trabalho os macroobjetivos da auditoria, o perodo de realizao e a carga horria prevista. O conjunto dos projetos de auditoria ir compor o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI), documento de uso reservado da Unidade de Controle Interno e que, preferencialmente, dever conter a aprovao do Chefe do Poder Executivo. Para estabelecer esta programao preciso que, inicialmente, sejam estabelecidos e cadastrados os diversos sistemas que compem a organizao, ou seja, de que forma as diversas atividades desenvolvidas pelo ente sero tratadas, para fins de auditoria. Nessa definio no se pode deixar de incluir as atividades mais crticas e relevantes da Administrao, tais como: contabilidade e finanas, arrecadao tributria, administrao de recursos humanos e folha de pagamento, compras, licitaes e contratos, obras e servios, sade pblica, controle patrimonial, entre outras. O segundo nvel de planejamento ocorre j por ocasio do incio do desenvolvimento de determinado projeto de auditoria, como parte integrante da metodologia de trabalho. Os trabalhos de auditoria interna podem ser desenvolvidos sob os seguintes enfoques: Auditoria Contbil Os exames visam validar a fidedignidade dos registros e dos demonstrativos contbeis, luz da legislao, princpios e normas aplicveis. Um dos aspectos relevantes nesse procedimento o exame da documentao de suporte dos lanamentos, em que se procura aferir a legalidade e a efetividade da despesa pblica. Alm das Normas Brasileiras para o Exerccio da Auditoria Interna, existem tambm as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, que esto especificadas na parte que trata dos instrumentos de apoio para o exerccio das atividades de controle interno, as quais, com as devidas adaptaes, servem de orientao para os trabalhos de auditoria a serem executados sob o enfoque contbil. As auditorias realizadas sob esta ptica so estruturadas com base nos demonstrativos contbeis, em que, observados os aspectos de materialidade do saldo e/ou da movimentao e de importncia relativa da conta, para fins de controle interno, selecionam-se as principais rubricas, cujos registros sero validados. Auditoria Operacional Sob esta ptica, a nfase dos exames est em avaliar os controles utilizados nas diversas atividades desenvolvidas pelo ente, com base no levantamento das rotinas e procedimentos adotados e da realizao de exames para validar os controles existentes e identificar a necessidade de aperfeioamento ou implantao de outros controles. pressuposto bsico para a realizao de trabalhos com este enfoque que, previamente, todas as atividades desenvolvidas no ente sejam identificadas sob o enfoque sistmico. Auditoria de Gesto Com base nos indicadores de desempenho da gesto e nos dados obtidos junto ao sistema de controle de custos, a auditoria avalia como est o desempenho de toda a gesto do ente e em seus diversos segmentos. Quando dos exames relativos auditoria de gesto, no se pode deixar de utilizar, como referncia, os prprios instrumentos definidos para medir o alcance dos objetivos

21

estabelecidos para cada programa do PPA. Enquanto na auditoria operacional o foco est no processo, na auditoria de gesto o foco est nos resultados. Auditoria em Tecnologia da Informao Dado o grau de dependncia das organizaes aos recursos da tecnologia da informao, este segmento de trabalho da auditoria interna torna-se de extrema relevncia, embora exija a busca de suporte tcnico adequado. Os trabalhos desenvolvidos sob esta ptica visam, principalmente, aferir a confiabilidade dos sistemas informatizados e assegurar que tais sistemas so confiveis e seguros. A segurana em tecnologia da informao diz respeito garantia da impossibilidade de acesso no autorizado ao contedo das bases de dados e dos programas, assim como da continuidade do processamento de dados em situaes decorrentes de riscos. Pode ser medida atravs de trabalhos aplicveis em todo o ambiente de tecnologia da informao do ente, bem como mediante exames direcionados a alguns sistemas aplicativos mais crticos. Independentemente do enfoque que se dar ao trabalho de auditoria, fundamental que este seja desenvolvido mediante a aplicao de uma metodologia que propicie uma padronizao mnima nos procedimentos e na apresentao dos trabalhos, de forma a permitir a fcil identificao das evidncias das constataes e o estgio em que se encontra cada auditoria. PLANEJAMENTO E EXECUO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE INTERNO fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento que se tenha uma viso antecipada dos objetivos a serem alcanados e dos resultados a serem obtidos. Essa viso orientar a estruturao das atividades e definir os recursos necessrios para seu funcionamento, em especial, nesse caso, no que tange equipe de trabalho, em termos quantitativos e qualitativos. De outra forma, porm, no se pode deixar de considerar, nesse processo de planejamento de longo prazo, as limitaes de cada ente e mesmo da prpria regio, em termos de pessoal com potencial para o exerccio das atividades. preciso que a Administrao, antes mesmo do encaminhamento do projeto de lei que ir dispor sobre o Sistema de Controle Interno do ente, tenha uma viso das atribuies, responsabilidade e rea de atuao do rgo do Sistema, assim como das caractersticas e extenso dos trabalhos a serem desenvolvidos nesta unidade, para que, assim, possa delinear e propor o perfil da equipe tcnica. sempre bom ter em mente que a institucionalizao do Sistema de Controle Interno no somente uma exigncia da Constituio Federal, como tambm uma tima oportunidade de dotar o ente de mecanismos que assegurem, entre outros aspectos, o cumprimento s exigncias legais, a proteo de seu patrimnio e a otimizao na aplicao dos recursos pblicos, garantindo ao seu administrador maior tranqilidade. A base do processo de implementao das atividades de controle interno est na lei que dispe sobre o Sistema de Controle Interno, e o primeiro passo a ser tomado promover sua divulgao ao longo da estrutura organizacional do ente. Em paralelo, deve ser definida a estrutura que ser necessria para o funcionamento da Unidade de Controle Interno (UCI), ou equivalente, elaborando, se for o caso, a proposta de Projeto de Lei que cria, no quadro permanente, o cargo em comisso de Coordenador do Controle Interno, para provimento efetivo mediante concurso pblico, que responder como titular da UCI. A lei dever criar, tambm, os cargos de Analistas de Controle Interno, em seus diversos nveis, definindo as respectivas vagas, para, igualmente, dar provimento efetivo mediante concurso pblico. necessrio que, diante dos recursos disponveis, estabelea-se uma ordem de prioridade para o exerccio das diversas atividades que competem Unidade de Controle Interno, a serem exercidas de forma concomitante.

22

De incio, a Comisso Especial de carter provisrio, eventualmente constituda e, na seqncia, a prpria UCI estaro bastante envolvidas com o conjunto de atividades qualificadas neste trabalho, como atividades de apoio, a incluindo a familiarizao como o assunto, o prprio planejamento das atividades, as pesquisas sobre a legislao e sobre matria tcnica pertinente, a disseminao dos conceitos ao longo da organizao e o diagnstico sobre como o ente vem operando frente aos princpios do controle interno. De imediato, porm, devem passar a exercer, em paralelo, alguns dos principais controles, que, por sua relevncia, cabe-lhe assumir, destacando-se a a verificao sistemtica da observncia aos limites constitucionais de aplicao em gastos nas reas de educao e sade, aplicaes com recursos do FUNDEB, limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a execuo oramentria como um todo, o cumprimento das metas fiscais e/ou das prioridades e metas estabelecidas na LDO. Para desenvolver o terceiro conjunto de atividades (auditoria interna), em sua plenitude, necessrio complementar o processo de composio e capacitao da equipe de trabalho, j que essa atividade demanda tempo e necessidade, alm de conhecimentos tcnicos, da preparao dos profissionais quanto a aspectos comportamentais, conforme j foi abordado neste trabalho. Alternativamente e at que as atividades de auditoria interna passem a ser executadas regularmente, aconselha-se que cada rgo Seccional do Sistema de Controle Interno, sob a Coordenao do rgo, avalie e identifique seus pontos de controle, ou seja, quais os aspectos dentro de suas rotinas internas se configuram como relevantes e necessitam de um controle mais efetivo. Como foi mencionado antes, conceitualmente o Sistema de Controle Interno insere o plano de organizao e todos os mtodos e medidas exercidas em todos os nveis e em todos os rgos e entidades da Administrao para salvaguardar seus ativos, desenvolver a eficincia nas operaes, verificar a exatido e a fidelidade dos dados contbeis e assegurar a observncia s polticas estabelecidas e o cumprimento legislao. Assim, cada um dos agentes pblicos devem responder pelos procedimentos de controle afetos s suas atividades. O modelo proposto neste trabalho pressupe, ento, que as atividades de controle interno devem ser estruturadas a partir da definio dos diversos sistemas administrativos (incluindo as atividades finalsticas e a Administrao Direta) do ente, representando os grandes grupos de atividades, tais como: controle patrimonial, tributao, compras, licitaes e contratos, planejamento e oramento, contabilidade e finanas, educao, transportes, obras e servios, entre outros. A definio desses sistemas, com a identificao da unidade que atuar como rgo Seccional de cada um, servir de base para o incio do processo de implementao e padronizao das rotinas internas, com os respectivos procedimentos de controle. O agrupamento das atividades no deve focalizar as rotinas de forma deparmentalizada, em detrimento ao enfoque sistmico, o qual transcende a estrutura organizacional e considera a participao de todas as reas do ente na busca de determinado resultado, caracterizado pela obteno e um produto ou servio, interno ou externo. Sob esta ptica, o que se procura identificar o processo adotado para se atingir um resultado, ou seja, o conjunto de atividades afins, independentemente de quem as exerce, perpassando o prprio organograma. UCI cabe coordenar o processo de definio dos sistemas administrativos, com nfase na identificao dos pontos de controle, tarefa a ser desenvolvida com a participao direta de todas as unidades integrantes da estrutura organizacional as quais, em ltima anlise, so as que detm o conhecimento sobre as atividades pelas quais respondem, e so as responsveis diretas pelos resultados obtidos, assim como sobre os controles internos que se fazem necessrios.

23

Muito provavelmente, a maior parte dos sistemas administrativos definidos, em funo de sua amplitude, dever ser desdobrada em subsistemas, sendo necessrio identificar, para cada um: - rgo do Sistema (responsvel pela elaborao e manuteno das rotinas); - Ao inicial (onde inicia o subsistema); - Ao final (onde termina o subsistema); - Principais pontos de controle; - Principais procedimentos de controle. Tomando-se como exemplo o Sistema de Tributos, cada tipo de tributo (IPTU, ISS, ITBI, Contribuio de Melhoria, Taxas) poderia ser considerado como um subsistema, j que possuem rotinas e procedimentos de controle especficos. Tambm UCI cabe definir e orientar os procedimentos a serem observados pelas diversas unidades por ocasio da estruturao e detalhamento dos sistemas administrativos, buscando-se, assim, um mnimo de padronizao e a fcil interpretao dos produtos (fluxogramas, descries de rotinas atravs de normas internas), o que deve ocorrer atravs da expedio de uma primeira norma interna, disciplinando a questo (Norma das Normas). Quando do desenvolvimento das primeiras rotinas, volta tona a questo da identificao dos padres de controle, desde o incio, fundamental que se cria uma cultura do controle preventivo, baseado na comparao dos fatos, representado por procedimentos ou resultados, com parmetros previamente estabelecidos, o que proporcionar a correo dos desvios em tempo oportuno. Diante destas consideraes, toda a Lei que dispe sobre o Sistema de Controle Interno de um ente, at por no ser totalmente auto-aplicvel, deve sofrer regulamentao por Decreto do Chefe do Poder Executivo, destinado, no mnimo, a: - Elucidar aspectos que no esto claros na Lei; - Esclarecer que o Controle Interno ser exercido sob o enfoque sistmico; - Definir o papel e a responsabilidade da unidade que funcionar como rgo do Sistema, assim como das diversas unidades da estrutura organizacional no processo de definio dos sistemas administrativos, identificao dos pontos de controle e elaborao dos respectivos fluxogramas e instrues normativas; - Estabelecer prazo para a definio dos diversos sistemas administrativos do ente, para fins de controle interno (o que poder ser aprovado posteriormente atravs de decreto especfico); - Estabelecer prazo para a elaborao dos fluxogramas e descrio das rotinas (normas internas) para cada um dos sistemas administrativos. O sucesso das atividades de controle interno depende em muito da forma como o Sistema estruturado e da clara definio das competncias e responsabilidades, tanto do rgo do Sistema, como dos rgos Seccionais do Sistema que, no caso, so as diversas unidades integrantes da estrutura organizacional. Outro fator importante diz respeito maneira sobre como os procedimentos devem ser implementados, onde se apresenta como produtivo substituir uma atitude mais impositiva pelo convencimento sobre a necessidade e as vantagens da existncia de adequados controles em todas as reas da organizao. Neste contexto, a atuao do rgo do Sistema passa a ser muito mais de promover/orientar a implementao de controles, do que propriamente de exigi-los. Conceitualmente, o Sistema de Controle Interno j pressupe a participao de todos os agentes pblicos no processo, ou seja, j est caracterizada a responsabilidade de todos na implementao e na observncia dos procedimentos de controle, no havendo a necessidade de algum exigi-los, atitude que, por certo, aumentar a resistncia interna.

24

Em termos de planejamento, efetivamente o perodo de incio das atividades inerentes ao Sistema de Controle Interno o que se apresenta mais complexo, pois, diante do grande volume de atribuies da UCI, fatalmente vem a sensao de saber o que se quer, mas no saber por onde comear. Para evitar disperso de esforos e o incio correto do processo, assim como para que se possa atender s demandas mais urgentes, inclusive levando-se em considerao as exigncias legais, vale a pena o investimento de horas de trabalho em planejamento e, para evitar que somente se fique planejando, at mesmo essa fase deve ser objeto de programao, ou seja, h que se buscar um ponto de equilbrio entre uma situao extrema, em que se parte para a execuo de tarefas de forma desordenada e sem avaliao de prioridades, com o emprego excessivo de tempo no planejamento de tais atividades. O processo de planejamento dever ser capitaneado, inicialmente, pela Comisso Especial ou pelo servidor designado, provisoriamente, para exercer as atribuies atinentes Unidade de Controle Interno. Tendo sido criado no ente o rgo colegiado de Controle Interno, com funo normativa e deliberativa, este ser ouvido. Do contrrio, no impede que se obtenham subsdios junto rea de planejamento e oramento, contabilidade e finanas. Em qualquer circunstncia, porm, a orientao bsica dever ser buscada junto ao prprio Chefe do Poder Executivo, que deve ser o maior interessado no sucesso da atividade. Uma vez implementadas as atividades de controle interno de forma sistmica e tendo a UCI composto sua equipe de trabalho, esse planejamento inicial deve ser reavaliado e atualizado em base anual, gerando um documento no qual constem, alm de cronogramas de atividades mensais e anuais, as aes necessrias a serem desenvolvidas no prximo ano, para assegurar o pleno exerccio dos trs grandes grupos de atividades que inserem as atribuies e responsabilidades da Unidade. Assim, que tange s atividades de apoio, o planejamento deve contemplar uma programao das aes inerentes ao relacionamento com o controle externo, definindo, inclusive, a poca e o prazo para a familiarizao com todos os processos relativos ao ente, que tramitam no Tribunal de Contas. Tambm devem ser previstas horas de trabalho para: estudos e pesquisas legislao, treinamento da equipe interna e dos possveis representantes seccionais do Sistema de Controle Interno, orientao tcnica na expedio das normas internas, promoo de reunies e seminrios internos e para o assessoramento Administrao nos assuntos relacionados ao tema. No planejamento anual das atividades de controle que sero assumidas e desenvolvidas pelo prprio rgo do Sistema, faz-se necessrio que, inicialmente, fiquem claramente definidos e identificados, dentre outros aspectos, quais os controles a serem executados, em que nvel, qual a freqncia e as fontes de informao, para, a partir da, elaborar-se um cronograma, no qual sero especificadas as atividades, conforme a poca e periodicidade de execuo. Tambm devero constar do plano de aes voltadas ao aprimoramento deste conjunto de atividades, como por exemplo a busca de recursos da tecnologia da informao, a incluindo a possibilidade de acesso direto, via rede, a informaes residentes nos diversos sistemas aplicativos do ente, em especial naqueles voltados ao acompanhamento da gesto (informaes gerenciais, indicadores de desempenho, controle da execuo dos programas e das metas fsicas e outras informaes) e, ainda, de controle de custos, ferramentas que cada vez mais sero disponibilizadas s Administraes em decorrncia da prpria Lei de Responsabilidade Fiscal. Resumidamente, as principais etapas que envolvem a operacionalizao das atividades do Controle Interno, a cargo da UCI, podem ser traduzidas da seguinte forma, sendo a sua execuo, dentro do possvel, de forma concomitante:

25

- Anlise da lei que dispe sobre o Sistema de Controle Interno, com sua divulgao interna, assim como dos conceitos inerentes ao assunto; - Elaborao do projeto de lei criando os cargos para a UCI, autorizando a realizao de concurso pblico; - Elaborao de decreto de regulamentao da lei que dispe sobre o Sistema de Controle Interno; - Realizao do diagnstico sobre os controles gerais (princpios do controle interno); - Orientao na definio dos sistemas administrativos e dos respectivos rgos centrais; - Elaborao e divulgao da norma interna que disciplina a definio das rotinas internas e dos respectivos procedimentos de controle; - Apoio s unidades na definio das rotinas, identificao dos pontos de controle e estabelecimento dos respectivos procedimentos de controle, assim como na elaborao das respectivas normas internas; - Definio das aes correspondentes ao relacionamento com o controle externo; - Definio e incio do exerccio de macrocontroles; - Elaborao do Manual de Auditoria Interna e do Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI); Relativamente s atividades de auditoria interna, prope-se a criao de um plano especfico, que poder ser denominado de Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI). Sua elaborao, porm, prescinde de outras duas aes: do estabelecimento de um Manual de Auditoria Interna, disciplinando a atividade, e da definio dos sistemas objeto de auditoria. Entre outros aspectos, o manual dever conter: - Polticas da Unidade de Controle Interno quanto s atividades de auditoria interna; - Conceitos de controle interno e de auditoria interna; - Objetivos e alcance dessa atividade; - Descrio sucinta das responsabilidades e do perfil necessrio de cada cargo a ser ocupado na Unidade, quando no exerccio de atividades de auditoria interna; - Orientao para elaborao do PAAI; - Referncia s Normas Brasileiras para o Exerccio da Auditoria Interna, que passam a compor anexo ao Manual, em especial quanto ao cdigo de tica profissional; - Instrues sobre tcnicas de auditoria, metodologia de trabalho, documentao dos trabalhos, avaliao dos controles internos, relatrios de auditoria e acompanhamento das providncias adotadas. Para que os controles internos tornem-se efetivos e para que a atividade de auditoria seja exeqvel, tarefa fundamental a clara definio dos diversos sistemas administrativos do ente, nos quais estaro contempladas todas as atividades desenvolvidas ao longo da organizao. Esse trabalho exige conhecimento e experincia em Administrao Pblica, motivo pelo qual deve ser executado por profissionais qualificados. Em havendo no ente o rgo colegiado de Controle Interno, a este grupo caberia a tarefa, do contrrio, criar-se-ia uma fora tarefa com tal atribuio, contudo, em qualquer das hipteses, a coordenao das atividades caberia a titular da UCI, ou se esta ainda no estiver estruturado, ao Coordenador da Comisso Especial anteriormente referida. O importante que nenhuma atividade significativa deixe de ser complementada nesse levantamento, para que possa integrar algum dos sistemas administrativos. Para tal, tcnica comumente utilizada a de realizao de uma reunio de trabalho, com orientao de profissional especializado onde, com metodologia conhecida por tempestade cerebral, so relacionadas todas as atividades, tarefas ou servios executados ao longo da organizao. Em seguida, os tpicos identificados passam por processo de agrupamento, identificao das

26

unidades executoras e das correlaes e de organizao seqencial, definindo-se ento os grandes conjuntos, com a identificao do incio e do final de cada um e da unidade responsvel por sua coordenao, que passa a ser referenciada como rgo unidade do sistema. Essas definies devem ficar devidamente registradas e cada sistema ser identificado com uma sigla, seguida de nomenclatura prpria, como por exemplo: PO Planejamento e Oramento; FI Financeiro; CO Contbil; CT Custos; SU Suprimentos; RH Recursos Humanos. A partir da, torna-se possvel a elaborao do Plano Anual de Auditoria Interna PAAI, cujo objetivo final a prvia definio da quantidade de horas/homem de auditoria a serem aplicadas em cada sistema e dos macroobjetivos a serem atingidos, dos quais seja possvel a visualizao do escopo de cada trabalho. Com a definio, associada ao nmero de horas/homem, do tempo de durao de cada auditoria, possvel a montagem de um cronograma geral de atividades a serem executadas, o qual passa a integrar o PAAI. O volume total de horas/homem ser obtido atravs da projeo do nmero de dias teis no perodo sob planejamento, multiplicado pelo nmero de tcnicos a serem envolvidos nas atividades de auditoria interna, da deduzido o tempo a ser direcionado para as atividades de apoio e de controle interno a serem exercidas pela prpria UCI e, ainda, as horas destinadas capacitao da equipe, ausncias, frias, etc. Efetuada essa projeo, certamente ficar ntido o descompasso entre a demanda de trabalho e o volume de horas/homem disponveis, da por que a necessidade de planejamento, de forma a otimizar a utilizao deste precioso recurso. Neste sentido, dois aspectos devem ser levados em considerao: o direcionamento de maior carga horria para trabalhos nos sistemas que contemplam atividades crticas, onde os controles internos devem ser efetivos ou onde j foram diagnosticadas deficincias e vulnerabilidades, e uma cobertura mnima de trabalho em cada um dos sistemas administrativos. Outros aspectos a serem considerados para a definio e priorizao dos trabalhos de auditoria dizem respeito: - existncia de fatos relevantes da operao ou expanso ocorridos nos sistemas; - a componentes significativos das demonstraes financeiras e das operaes, associados aos respectivos riscos; - s polticas, diretrizes e prioridades da Administrao; - relevncia dos Programas constantes no PPA e s metas estabelecidas na LDO; - s atividades ou reas com fluxo operacional, cujo volume de transaes requer acompanhamento mais constante; - periodicidade dos trabalhos realizados nos anos anteriores; - legislao vigente e s orientaes do Tribunal de Contas. Por fora da total independncia que deve ser assegurada ao responsvel pela Unidade de Controle Interno, a este cabe a definio do Plano Anual de Auditoria Interna, porm, alm da observncia dos critrios mencionados ou de outros que a seu juzo sejam relevantes, a este cabe tambm obter subsdios junto ao Sr. Prefeito e, se for o caso, junto aos demais rgos de assessoria da Administrao e aos Secretrios. Consumada a elaborao do PAAI, aconselha-se a obteno de aprovao do Prefeito ou autoridade responsvel, como forma de fortalecimento da atividade, pois, a partir da, fica caracterizado o interesse do prprio chefe do ente na execuo das auditorias, o que, por certo

27

ser fator importante na quebra da resistncia natural que se impe a atividades dessa natureza. J para a fase de execuo do Plano, apresentamos a seguinte metodologia: Definio dos Mdulos e dos Objetivos Preliminares Esta etapa tem incio numa reunio inicial com o Sr. Prefeito e Secretrios das rea a serem abrangidas pelo projeto de auditoria, que consta no PAAI, quando ser dado a conhecer os objetivos preliminares do trabalho e, se for o caso, sero obtidos subsdios para orientar o planejamento da auditoria. Todo o trabalho ser estruturado conforme os mdulos definidos nesta etapa, sendo seu planejamento traduzido em cronograma detalhado de atividades. Para cada mdulo ser atribuda uma sigla com duas letras maisculas. Familiarizao ou Pr-auditoria e Consolidao dos Objetivos De acordo com o cronograma, para cada mdulo, as primeiras horas sero destinadas para uma familiarizao com o assunto ou rea a ser examinada e para a identificao dos aspectos indispensveis a serem considerados na auditoria. Este trabalho inclui entrevistas, identificao e anlise da legislao pertinente e de denncias sobre o assunto, assim como a identificao dos quantitativos relacionados com o mdulo, gerando um Sumrio de Volumes. Nessa etapa, deve-se analisar toda a legislao aplicvel atividade ou segmento a ser auditado, sendo fundamental conhecer, previamente, qual o tratamento a ser dispensado pelo Tribunal de Contas a respeito do assunto objeto de exame. Aspecto importantssimo includo nessa etapa a avaliao dos controles internos existentes sobre as rotinas e procedimentos inerentes ao assunto sob exame. Para tal, indispensvel que tais rotinas e procedimentos sejam claramente identificados e registrados, mesmo que de forma narrativa, para que se possam identificar os respectivos pontos de controle, os quais sero validados quando da efetivao dos exames de auditoria propriamente ditos. Como decorrncia, os objetivos preliminares devero ser melhor definidos, porm, adequando-se possibilidade de realizao, em funo das horas de trabalho estabelecidas para a execuo do mdulo. Cada objetivo dever ter um nmero, que servir de base para a estruturao dos papis de trabalho. Os papis produzidos nessa etapa devero ser identificados, na parte superior da referncia, com a sigla do mdulo e, numerao seqencial dos papis. Redao de Comentrios Essa seo, da pasta que conter os papis de trabalho a serem produzidos ao longo da auditoria, destina-se ao registro dos comentrios que serviro de base para a elaborao dos relatrios. J na fase de familiarizao possvel que surjam assuntos que devam ser registrados, porm, a maior parte dos comentrios ser decorrente da aplicao dos exames de auditoria propriamente ditos. Quando aplicvel, o comentrio dever ser concludo com a correspondente recomendao. importante lembrar que cada comentrio dever estar respaldado em evidncias. Assim, no comentrio dever ser anotado o nmero do papel de trabalho que contm as evidncias e, no papel de trabalho, dever ser anotado o nmero do comentrio e da folha onde se encontra. Essa prtica chamada de referncia cruzada. Os papis produzidos nessa etapa devero ser identificados com a expresso comentrios e referenciados, com a sigla do mdulo, ponto e nmero do objetivo a que se refere.

28

No caso de utilizao de microcomputador ou de notebook para o registro dos comentrios, aconselha-se o arquivamento dos mesmos, tambm, na forma impressa, contendo as referncias cruzadas e a rubrica de quem os elaborou. Elaborao dos Programas de Auditoria Para cada objetivo, redefinido e numerado na segunda etapa, devero ser especificados os exames a serem efetuados, atribuindo-se um nmero para cada conjunto de exames. Os papis devero indicar o mdulo, seguido do nmero, que se refere seo de programas. Execuo dos Exames de Auditoria Para que o trabalho de auditoria possa ser realizado com sucesso, imprescindvel o acesso dos analistas a toda e qualquer informao que se fizer necessria. Assim, recomendase que no projeto de lei que vier a dispor sobre o Sistema de Controle Interno do ente seja concludo dispositivo nos seguintes termos: Art. xx. Nenhum processo, documento ou informao poder ser sonegado aos servios de controle interno, no exerccio das atribuies inerentes s atividades de auditoria, fiscalizao e avaliao de gesto, sob pena de responsabilidade administrativa de quem lhe der causa ou motivo. A auditoria, propriamente dita, dever seguir as instrues contidas nos programas e o objetivo dos papis de trabalho produzidos nesta fase deixar evidncias da execuo dos exames e das constataes decorrentes dos mesmos, de forma a dar suporte aos comentrios efetuados, que sero a base para o relatrio. Da por que importante que sejam elaborados com exatido e clareza. As cpias, planilhas e listagens produzidas por computador integraro os papis de trabalho e devero ser arquivadas e referenciadas na seqncia correspondente ao item do programa ao qual esto vinculadas. Os papis de trabalho devero ser identificados com nmero, seguido do nmero do objetivo e do item do programa ao qual esto vinculados. Nessa etapa do trabalho, de fundamental importncia a utilizao de recursos de informtica como suporte ao exame das transaes, mediante acesso ao contedo das bases de dados e demais arquivos magnticos dos sistemas, buscando-se conhecer o nmero de ocorrncias, o montante dos valores envolvidos, assim como a otimizao da seleo da amostragem para exame documental. Elaborao do Relatrio Para viabilizar a emisso do relatrio no prazo definido no cronograma de atividades, necessrio que os comentrios sejam elaborados com redao e estrutura aplicveis ao prprio relatrio, contendo: um ttulo que passe uma idia do assunto/problema/constatao, uma sntese do exame efetuado, dando uma idia da extenso, a situao encontrada/constataes de inconformidades, com a citao de exemplos e as recomendaes correspondentes. Dessa forma, a elaborao do relatrio praticamente decorrer da ordenao e transcrio dos comentrios e de eventual elaborao de demonstrativos com base nos papis de trabalho. Antes da redao final e do encaminhamento ao Sr. Prefeito ou autoridade responsvel, aconselhvel que o relatrio seja discutido com os titulares das reas envolvidas com os exames efetuados. O encaminhamento oficial do relatrio s reas auditadas deve ser efetuado atravs de despacho do Sr. Prefeito ou autoridade responsvel, aos respectivos gestores (Secretrios, Diretores de autarquias, fundaes ou fundos), imputando-lhes prazo para a tomada de providncias atinentes s recomendaes emanadas da auditoria.

29

Lembramos que os relatrios de auditoria tm carter reservado e assim devem ser identificados, cabendo ao Sr. Prefeito ou autoridade responsvel seu encaminhamento para as aes cabveis e, se for o caso, sua divulgao interna ou externa. Contudo, no se poder negar-lhes acesso, caso solicitao pelos rgos de controle externo. DEFINIO DOS PONTOS DE CONTROLE A expresso ponto de controle est diretamente relacionada com os procedimentos de auditoria, mais especificamente na fase de avaliao dos controles internos inerentes ao segmento que for objeto de exame, quando se procura identificar quais os aspectos integrantes das rotinas internas, sobre os quais, em funo de sua relevncia ou efeitos posteriores, deve haver algum tipo de controle. De acordo com o modelo proposto neste trabalho, os pontos de controle que devem estar inseridos em todas as atividades exercidas no mbito de uma Prefeitura sero efetivamente identificados e validados quando do exerccio da atividade de auditoria interna, integrando a etapa da metodologia de trabalho. Contudo, apresenta-se como extremamente salutar que, to logo seja implementado o Sistema de Controle Interno, j exista a preocupao com sua identificao. Cria-se, dessa forma, uma mentalidade voltada a controles, em que no s o rgo do sistema ir preocupar-se com o assunto, mas, principalmente, aqueles que esto diretamente envolvidos com a gesto, atravs das atividades exercidas nos diversos sistemas administrativos. a adoo de uma abordagem que propicia o estudo e a identificao de situaes que provoquem riscos ou desvios, com o objetivo de se obterem propostas de soluo e, depois, mensurar os resultados das aes de controle direcionadas para combater os problemas. Dessa forma, aconselha-se que uma das primeiras aes da Unidade de Controle Interno, ou at sua implementao, da Comisso Especial Provisria, seja acionar os diversos segmentos da estrutura organizacional na identificao, atravs de autodiagnstico, de quais os aspectos, procedimentos e etapas de rotinas que necessitam de mecanismos de controle. A disseminao dessa idia traz benefcios imediatos, repercutindo na implementao ou observncia de controles em que jamais isso ocorreu, traduzindo-se em imediato aperfeioamento do controle interno. Vrias so as maneiras que se podem adotar para a execuo dessa tarefa. Uma delas tratar o assunto sob uma abordagem contbil na qual, para cada grupo de contas, procura-se identificar quais os controles que devem existir, tanto em nvel contbil como administrativo, de forma a assegurar a fidedignidade dos registros contbeis. Assim, para o grupo Disponvel, por exemplo, poder-se-ia eleger como pontos de controle, entre outros: controles sobre arrecadao, emisso de cheques, guarda de talonrios, pagadoria etc. Nesse caso, obviamente imprescindvel o envolvimento do contador geral em tais definies. Os pontos de controle podem ser identificados, tambm, em relao a cada sistema administrativo conforme definidos pela Prefeitura, envolvendo todas as rotinas e procedimentos que caracterizam determinada operao ou servio. Dessa forma, para o Sistema de Suprimentos, por exemplo, os pontos certamente estariam relacionados a etapas como: autorizao da requisio de compra/obra/servio, prvia verificao da existncia de dotao oramentria e de previso de recursos financeiros, procedimentos para liquidao da despesa etc. Para atingir esse objetivo, a coordenao das aes caberia ao titular do rgo do respectivo sistema administrativo, como, no caso possivelmente o Departamento de Compras ou rgo equivalente. Sob a ptica organizacional, os pontos de controle, inerentes s diversas atividades distribudas ao longo da estrutura, seriam identificados pelos gestores dos diversos departamentos ou, dependendo do porte do Municpio, pelos prprios Secretrios. A nfase, neste caso, estaria nas atividades especficas da rea, que no so segmentos de outros

30

sistemas administrativos, j que, para estes, os pontos de controle j estariam sendo identificados atravs da abordagem descrita anteriormente. Existe, ainda, a alternativa e, at mesmo, necessidade de que os pontos de controle sejam identificados, tambm, para cada programa constante do Plano Plurianual; estes pontos de controle, juntamente com os indicadores de avaliao, definidos no prprio programa, vo possibilitar o gerenciamento, de forma que se possa atingir o objetivo e as metas propostas. Por isso, cabe ao gestor de cada programa a identificao dos respectivos pontos de controle. Tambm podem ser considerados como pontos de controle todo o acompanhamento exercido por intermdio da Unidade de Controle Interno, voltado, principalmente, para a certificao do cumprimento das exigncias legais, da observncia do equilbrio na execuo oramentria e financeira e do atingimento das prioridades e metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias. No que tange avaliao do desempenho de toda a gesto, os pontos de controle seriam os prprios indicadores e demais informaes relevantes que seriam disponibilizados ao Sr. Prefeito atravs dos chamados Sistemas de Informaes Gerenciais SIG. Observa-se, portanto, que vrias so as formas de identificar e definir o que seria um ponto de controle numa Prefeitura, j que no existe uma abordagem predominante. O importante que haja a preocupao com o assunto, por parte daqueles que exercem funes de comando e que respondem pelas diversas atividades desenvolvidas ao longo da estrutura organizacional. Nesse sentido, entendemos que uma boa prtica incentivar que a identificao dos pontos de controle, numa primeira tentativa, seja efetuada de forma concomitante, mediante o emprego das diversas abordagens comentadas. O produto dessa fase possibilitar Unidade de Controle Interno UCI, a avaliao e definio, em definitivo, de todos os pontos de controle, os quais, dentro do possvel, sero agregados nos diversos sistemas administrativos. Uma vez identificados, o que fazer com os pontos de controle? Certamente, a conscincia de que algo deve ser melhor controlado j ensejar, por parte de quem responde pela respectiva atividade, a adoo de medidas preventivas contra erros, ilegalidades, prejuzos etc., porm, o importante certificar-se de que, efetivamente, tais medidas foram incorporadas s rotinas de trabalho, tarefa a ser executada pela UCI. Esses procedimentos, entre outros, podem referir-se conferncia de cada transao, verificao da conformidade contbil e da legalidade dos atos, assim como, por exemplo, em reas especficas, ao exame dos processos de admisso, desligamento, aposentadoria e penso dos servidores municipais, ao acompanhamento e fiscalizao dos programas e projetos governamentais constantes do oramento, sempre tendo em vista os aspectos da legalidade, eficincia e eficcia na gesto dos recursos pblicos. Trata-se de uma iniciativa que visa formao de um ambiente de controle adequado e voltado para a coibio de prticas irregulares, dado que a experincia tem demonstrado que h baixa efetividade na ao do controle quando ele atua apenas a posteriori, com o propsito eminentemente repressivo e punitivo. INSTRUMENTOS DE APOIO PARA O EXERCCIO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE INTERNO Do que foi abordado nos tpicos anteriores, depreende-se que o xito das atividades de controle interno na rea pblica, em especial nos Municpios, est diretamente relacionado com o grau de conhecimento da legislao e das normas que disciplinam suas atividades, mormente por parte daqueles que iro, institucionalmente, responder pela funo. Assim, requisito fundamental que os profissionais que atuaro na Unidade de Controle Interno UCI detenham, alm de conhecimento tcnico, amplo domnio da legislao aplicvel aos Municpios. Obviamente, no se pode exigir que se tornem verdadeiras bibliotecas ambulantes, contudo, necessrio que conheam a estrutura da

31

legislao, de forma que possam, com relativa facilidade, efetuar as pesquisas necessrias diante de determinadas situaes. Recomenda-se que, ao invs de procurar decorar ou memorizar todos os artigos de determinadas rea, se desenvolva uma forma escrita de localizao dos atos normativos, para consulta direta ou indireta, pois na prtica comum o consumo de um tempo de busca bastante significativo em relao ao tempo de leitura e interpretao. importante, nesse caso, que a Unidade disponha de um acervo bibliogrfico mnimo das leis, normas e instrues, assim como que possua condies para pesquisa via Internet e, se possvel junto a bases de dados e servios de consultoria mantidos por empresas especializadas. Torna-se, ento, inadmissvel que um tcnico que exercer funo de tamanha responsabilidade no possua conhecimento mnimo da Constituio Federal e sobre as principais leis que regem as funes pblicas, como a Lei Federal n 4.320/1964 (oramento e contabilidade pblica), a Lei Federal n 8.666/1993 (licitaes e contratos) e a Lei Complementar Federal n 101/2000 (lei de responsabilidade fiscal). de fundamental relevncia, por exemplo, o conhecimento dos princpios que disciplinam s despesas pblicas, motivo pelo qual passamos a transcrever, sem esgotar a temtica, alguns dispositivos legais inerentes ao assunto. Da Constituio Federal de 1988, temos: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia... XXI ressalvados aos casos especficos na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes... Art. 167. So vedados: I o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; 1. Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Qualquer Lei Orgnica municipal elaborada com o mnimo de esmero deve conter disposio semelhante que se segue: O produto da arrecadao do Municpio, consignado no Oramento, somente poder ser aplicado em despesas com finalidade pblica, ou seja, aquelas necessrias para permitir o cumprimento da misso, princpios e polticas especificadas em sua Lei Orgnica. Com relao Lei Federal n 8.666/1993, deve-se atentar para as regras constantes dos arts. 7 a 16, que tratam das contrataes de obras, e servios e compras, dos quais destacamos: Art. 15 ... 7. nas compras devero ser observadas ainda: I a especificao completa do bem a ser adquirido sem indicao de marca;

32

II a definio das unidades e das quantidades a serem adquiridas em funo do consumo e utilizao provveis, cuja estimativa ser obtida, sempre que possvel, mediante adequadas tcnicas quantitativas de estimao. Art. 23 ... 5. vedada a utilizao da modalidade convite ou tomada de preos, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou servio, ou ainda para obras ou servios da mesma natureza que possam ser realizados conjunta ou concomitantemente, sempre que o somatrio de seus valores caracterizar o caso de tomada de preos ou concorrncia, respectivamente... Da Lei Federal n 4.320/1964, destacamos o art. 60, atravs do qual fica vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. Tambm os Tribunais de Contas contm normas disciplinadoras dos gastos pblicos, igualmente sujeitas a observncia por aqueles que respondem pela gesto do Municpio, em seus diversos nveis. A ttulo de exemplo, destacamos da Resoluo n TC 16/1994, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, a seguinte disposio: Art. 49. O responsvel pela aplicao de dinheiros pblicos ter de justificar seu bom e regular emprego, na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das autoridades administrativas competentes. Art. 50. Respondero pelos prejuzos que causarem Fazenda Pblica, o responsvel pela unidade gestora a que pertencer o crdito (Ordenador da Despesa) e o destinatrio dos recursos antecipados (responsvel). Nesta Instruo Normativa, os arts. 57 a 61 tratam do comprovante da despesa, aspecto muitas vezes negligenciando, o que pode colocar em dvida a efetividade do gasto no interesse pblico. Naturalmente, cada unidade da federao, atravs de seu Tribunal de Contas, tem enfoque mais acentuado para esta ou aquela norma. J a Constituio Federal, a Lei Federal n 4.320/1964 e a Lei Complementar Federal n 101/2000 atingem todos os Municpios, ainda que existam pequenas diferenas de aplicao no tocante ao tamanho da populao. Realmente, no se pode deixar de considerar as orientaes e exigncias da Lei Complementar Federal n 101/2000, esse verdadeiro cdigo de conduta para a Administrao Pblica. O esprito da Lei est contemplado j em seu art. 1, 1, que assim dispe: a responsabilidade na gesto fiscal pressupe ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar. Mais adiante, encontramos outros artigos que se relacionam diretamente com a despesa pblica, ensejando a adoo de controles que possibilitem sua fiel observncia. O art. 8 determina que: At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias e observado o

33

disposto na alnea c do inciso I do art. 4, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso. J o art. 9 trata da limitao de empenho nos casos em que a receita no se comportar conforme planejado. Severa mesmo a redao dada ao art. 15, que diz: Sero consideradas no autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimnio pblico a gerao de despesa ou assuno de obrigao que no atenta a disposto nos arts. 16 e 17. O art. 16 estabelece regras para a gerao de novas despesas: estimativa do impacto oramentrio e financeiro e compatibilidade com o PPA, LDO e Oramento, como condio prvia para a licitao. J o art. 17 impe condies para a realizao de novas despesas correntes de carter continuado, quando, alm dos procedimentos mencionados no art. 16, exige a demonstrao da origem dos recursos para seu custeio e medidas de compensao, com aumento de receita ou diminuio e outra despesa. A prtica tem demonstrado inmeras situaes em que os dispositivos legais supratranscritos no so integralmente observados pelos diversos segmentos da administrao pblica quando da realizao de despesas, muitas vezes causando prejuzos ao errio e, no mnimo, ensejando restries por parte do respectivo Tribunal de Contas. Por esse motivo, as aes de Sistema de Controle Interno devem contemplar a instrumentalizao de mecanismos de controle para, a priori, evitar que a ilegalidade acontea, assim como para aferir permanentemente a observncia de tais mandamentos. Somente com relao Lei Complementar Federal n 101/2000, alm do que exige seu art. 59, entendemos que tambm os aspectos constantes da tabela a seguir apresentada devem ser passveis de verificao pela Unidade de Controle Interno. Roteiro para verificao da observncia LRF 1. PLANEJAMENTO E ORAMENTO Item Assunto R/I Data Visto 1.1. Projeto da LDO (metas fiscais renncia de receita) 1.2. Projeto Lei Oramentria (anexos do art. 5 - renncia fiscal) 1.3. Audincias Pblicas e participao popular (comprovao) 1.4. Dotaes para projetos em andamento e conservao do patrimnio 1.5. Relatrio dos projetos em andamento (encaminhamento ao Poder Legislativo art. 45) 2. EXECUO ORAMENTRIA 2.1. Verificao bimestral do comportamento da receita e adoo de medidas de limitao de empenho 2.2. Situao da execuo oramentria (dficit/supervit) 2.3. Obteno de Resultado Primrio positivo 3. RECEITA 3.1. Adoo de medidas para arrecadao de todos os tributos inclusive Dvida Ativa (art. 11) 3.2. Projeo da receita (premissas critrios memria de clculo) 3.3. Encaminhamento das premissas e critrios para o Poder Legislativo, 30 dias antes do encaminhamento da proposta Oramentria 3.4. Concesso de renncia de receita (observncia ao art.

34

14) 4. DESPESA 4.1. Ocorrncia de gastos enquadrveis no art. 16 (observncia s exigncias) 4.2. Idem no art. 17 atos que geraram despesas continuadas (idem) 4.3. % despesas com servios de terceiros (art. 72) 4.4. Destinao de recursos ao setor privado auxlios, contribuies e subvenes (cumprimento das normas do art. 26) 4.5. Custeio de despesas de outros entes da federao (inclusive cesso de pessoal com nus regras do art. 62) 4.6. Situao previdenciria (no caso, regime prprio de previdncia regras do art. 69) 5. DVIDA E ENDIVIDAMENTO 5.1. Apurar montante da dvida conforme LRF 5.2. Verificar limites conforme Resoluo n 43, do Senado Federal 5.3. Realizao de operao de crdito com instituio no financeira 5.4. Identificar a prtica de operaes vedadas pelo art. 37 (equiparadas a operaes de crdito) 5.5. Ver procedimentos referentes operaes de ARO (se houver) 5.6. Situao financeira e inscrio em Restos a Pagar ao final do exerccio (limites) 5.7. Resultado Nominal 6. CONSERVAO DO PATRIMNIO 6.1. Destinao de recursos decorrentes de alienao de ativos art. 44 (despesas de capital conta vinculada) 7. TRANSPARNCIA DA GESTO FISCAL 7.1. Elaborao correta e publicao do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria em tempo hbil 7.2. Idem ao Relatrio de Gesto Fiscal 7.3. Disponibilizao das contas no Poder Legislativo e no Poder Executivo (art. 49) 8. CONTABILIDADE 8.1. Atualizao da escriturao 8.2. Individualizao de contas bancrias de recursos vinculados (art. 50) 8.3. Adoo do regime de competncia e de caixa (art. 50) 8.4. Encaminhamento das contas do Municpio ao Poder Executivo do Estado (art. 51, 1, I) 8.5. Remessa de informaes para a Unio para a consolidao das contas (SISTN) Legenda: R regular; I irregular; ou, NA no avaliado/no aplicado.

35

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Conceito Os procedimentos de auditoria so um conjunto de verificaes tcnicas que permitem ao auditor realizar seu trabalho e colher evidncias ou provas substanciais a formulao de sua opinio sobre o objeto de exame. Estes procedimentos devem ser aprofundados at que o auditor tenha todos os elementos para fundamentar e emitir o seu parecer, ou seu relatrio. Objetivos Os objetivos da aplicao dos procedimentos, podem ser simplificados em trs itens principais: - padronizao; - evitar que sejam omitidos procedimentos importantes; - melhorar a qualidade dos servios de auditoria; Finalidade Os procedimentos de auditorias tm como finalidade avaliar a eficincia e a eficcia dos servios pblicos, verificar a economicidade na aplicao dos recursos, e examinar a legalidade dos atos da administrao. PAPIS DE TRABALHO Conceito Uma das normas de auditoria de estabelecer que o auditor deva colher elementos comprobatrios suficientes para apoiar o seu parecer e/ou relatrio. Com esta finalidade, ele elabora os papis de trabalho, obtidos ao longo da execuo do servio de auditoria. Objetivos Os papis de trabalho tm vrios objetivos. A seguir elencamos os principais: - atender as normas de auditoria; - acumular provas para suportar o parecer e os relatrios; - auxiliar o auditor durante a execuo do seu trabalho; - facilitar a reviso por parte do auditor responsvel, para que ele possa assegurar-se de que o servio foi efetuado de forma correta; - ajudar no trabalho da prxima auditoria; - registrar as evidncias do trabalho de auditoria, mesmo que durante a execuo no sido encontrada qualquer irregularidade. Tipos de Papel de Trabalho So questionrios padres que devem ser preenchidos pelos auditores para todas as reas auditadas, com a finalidade de padronizar os procedimentos de auditoria e evitar que sejam omitidos procedimentos importantes. Papis Elaborados pelo Auditor So papis que o auditor vai registrando a medida que vai executando as verificaes. Natureza dos Papis de Trabalho Os papis de trabalho so de natureza corrente ou permanente. Papis de Trabalho de Natureza Corrente So exemplos de papis de natureza corrente aqueles em que o auditor utiliza ao longo de um exerccio financeira, tais como: - Programa de Trabalho com os Procedimentos de Auditoria; - Demonstraes Financeiras e Oramentrias do Exerccio; - Papis que evidenciam as verificaes por rea; - Relatrios de Auditoria; - Cpia da LDO e do Oramento Anual.

36

Papis de Trabalho de Natureza Permanente So exemplos de papis de natureza permanente aqueles em que o auditor utiliza em mais de um exerccio financeiro, tais como: - Cpia dos Contratos Administrativos; - Leis, Decretos, Portarias e Ordens de Servio; - Manual de Normas Internas; - Livro de Atas das reunies do Controle Interno; - Lei Orgnica Municipal; - Lei de Responsabilidade Fiscal; - Lei Federal n 4.320/1964; - Lei Federal n 8.666/1993; - Cpia do PPA; - Regimento Interno da Cmara de Vereadores; - Cdigo Tributrio Municipal; - Constituio Estadual; - Constituio Federal; - Lei Orgnica do Tribunal de Contas; - Regimento Interno do Tribunal de Contas. Tcnicas de Elaborao dos Papis de Trabalho Existem algumas tcnicas que recomendamos na elaborao dos papis de trabalho, tais como: - no cabealho, colocar a data base do exame e o nome da rea auditada; - no utilizar o verso da folha; - no rasurar; - ser claro e organizado na redao dos comentrios. O auditor deve tomar o mximo de cuidado na elaborao dos seus papis de trabalho, considerando que a partir do papel de trabalho dever ser elaborado o seu parecer ou o seu relatrio. Arquivamento dos Papis de Trabalho Os papis de trabalho devem ser numerados e arquivados em pastas separadas. Uma pasta para os papis de trabalho de natureza permanente e outra pasta para os papis de trabalho de natureza corrente. Os papis de trabalho so de propriedade da Unidade de Controle Interno e representam o registro dos trabalhos executados. Devem ser arquivados em local fechado, para impedir a divulgao de assuntos confidenciais. RELATRIOS DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO O Relatrio da Unidade de Controle Interno o resultado do trabalho realizado na aplicao dos procedimentos de auditoria nos diversos Departamentos e/ou Setores do ente. Sempre que o Controle Interno encontrar irregularidades em suas verificaes, dever emitir um relatrio e envia-lo ao Responsvel pelo ente e/ou rgo. Neste relatrio devero constar os seguintes itens: - o nome do ente; - o nmero do relatrio; - a data da emisso; - o nome do Departamento e/ou Setor que foi auditado; - as irregularidades encontradas, descritas de forma resumida; - as recomendaes para regularizar as situaes apontadas; - a assinatura do Responsvel pela Unidade de Controle Interno; - a data e o visto do recebimento do relatrio.

37

O relatrio enviado ao Responsvel pelo ente e/ou rgo deve ser suscinto, claro e objetivo. Quanto menor for o nmero de pginas do relatrio, melhor ser para quem vai ter que ler e tomar providncias respeito. ATAS DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Forma de Registro As Atas devem ser escritas pela secretria da Unidade de Controle Interno em livro prprio. O livro dever ter termo de abertura assinado pelos membros da Unidade de Controle Interno. Os registros no livro no podero ter rasuras ou linhas em branco. Objetivos O livro de Atas ter como principal objetivo registrar os trabalhos executados pelo Controle Interno. No livro de Atas, no importa se a verificao encontrou ou no irregularidades. O registro deve mencionar todas as verificaes executadas. Quando houver relatrio encaminhado ao Responsvel pelo ente e/ou rgo, tambm dever ser mencionado no livro. Tambm dever registrar todos os assuntos discutidos nas reunies do Controle Interno. NORMAS INTERNAS Conceito O tempo tem nos demonstrado que uma grande parte das irregularidades que encontramos quando aplicamos os procedimentos de auditoria tem origem na inexistncia de um controle interno funcionando. Qualquer tipo de organizao seja essa privada ou pblica, quando apresenta um controle interno frgil, fica exposta a erros, desvios, fraude e outras irregularidades. Tem sido comum na emisso de relatrios da Unidade de Controle Interno a recomendao de emisso de normas internas. Normas que tem como objetivo regulamentar os procedimentos operacionais, no definidos em lei. Muitos entes editam procedimentos atravs de Ordens de Servio, Portarias, e at mesmo atravs de Decretos. Isso no significa que a forma est incorreta. Mas ocorre que muitas vezes na prtica, o procedimento operacional se altera, e a Portaria ou a Ordem de Servio fica ao esquecimento. Ou ento com o tempo, os Departamentos e/ou Setores trocam as pessoas, e as que esto assumindo no tomam conhecimento da Ordem de Servio. J aconteceu de estarmos fazendo uma auditora interna em um determinado Departamento e/ou Setor de um ente e/ou rgo, e perguntarmos se existia alguma norma que disciplinasse aquele procedimento. A resposta do servidor foi que ele procedia assim, porque sempre disseram para ele que aquela era a forma correta de agir. Passado alguns dias, esse mesmo servidor nos procurou e nos mostrou uma Ordem de Servio, que tinha encontrado no arquivo do ente e/ou rgo. O fato descrito acima no uma raridade, porque a maioria dos entes e/ou rgos deixa no mural de publicaes por um determinado perodo. Nos arquivos setoriais tambm, com freqncia so encaixotados documentos e enviados para o arquivo. Isso faz com que as pessoas novas que inicia o seu trabalho naquele setor deixem de tomar conhecimento sobre os procedimentos corretos que devem aplicar em qualquer tipo de situao. Em todos os entes e/ou rgos existem pessoas que ocupam cargos em comisso. Essas pessoas tm uma rotatividade muito grande, principalmente quando assume uma nova gesto. Temos encontrado s vezes um Departamento e/ou Setor inteiro onde foram trocadas as pessoas. ai que reside a maioria dos problemas, por desconhecimento de regras claras que definem procedimentos. O que estamos querendo demonstrar, que se existisse em cada Departamento e/ou Setor um Manual de Normas Internas, dificilmente as pessoas responsveis pela execuo das tarefas rotineiras, deixaria de tomar conhecimento. Qualquer pessoa que iniciasse o seu trabalho naquele Departamento e/ou Setor, teria como primeira obrigao conhecer as

38

Normas Internas que disciplinam o funcionamento das atividades especficas daquela rea. Vamos imaginar a admisso de uma pessoa que vai ser encarregada do Almoxarifado. Se ela no tiver um Manual de Procedimentos, de que forma essa pessoa vai realizar o seu trabalho. Como que ela vai proceder quando tiver que receber os materiais, como que ela vai armazenar esses materiais, como que ela vai agir ao entregar esses materiais. Como e quando ela deve registrar os documentos que deram origem entrada ou a sada desses materiais. Em qualquer Departamento e/ou Setor que o Controle Interno vai executar uma verificao, a primeira pergunta que deve ser feita, se existe uma Norma Interna que discipline e oriente aquela atividade. So poucos os entes e/ou rgos que tm os procedimentos determinados atravs de Normas Internas. Emisso de Normas Internas As Normas Internas devem ser emitidas pela Unidade de Controle Interno, conforme determinar a Lei que instituiu o Sistema de Controle Interno ou em seu prprio Regimento Interno, em atendimento ao artigo que define as responsabilidades da Unidade de Controle Interno. As Normas Internas devem ser redigidas de maneira clara e objetiva, para evitar dvidas quanto sua interpretao. Antes de redigir a norma o Controle Interno tem que conhecer plenamente o fluxo operacional daquele Departamento e/ou Setor ou da daquela atividade. A maneira mais fcil de entender o procedimento elaborando um fluxograma. A partir da deve ser rascunhada a norma, e discutida com as pessoas que devero cumprir ou faz-la cumprir. Esgotadas as dvidas, parte-se para a emisso do texto definitivo da norma. As normas possuem uma estrutura muito varivel, mas deve fazer parte da sua composio bsica: objetivos, conceituao, estrutura de funcionamento, procedimentos, meios de controle e responsabilidades. Na Norma Interna dever constar: - nome do ente e/ou rgo; - nmero da norma; - data de vigncia; - assunto principal que d o ttulo a norma; - setores envolvidos; - objetivos; - procedimentos; - instrues gerais; - assinatura do responsvel pelo Sistema de Controle Interno; - assinatura do responsvel pelo ente e/ou rgo. Implantao das Normas Internas Quando se vai implantar uma Norma Interna, no se deve simplesmente envi-la aos Departamentos e/ou Setores envolvidos. Deve ser implantada atravs de uma reunio em que participe todas as chefias daqueles Departamentos e/ou Setores, para que fique bem entendido todos os itens, e que na oportunidade todas as dvidas sejam esclarecidas. A partir do momento em que a norma entrar em vigor, o trabalho do Controle Interno ser o de verificar o cumprimento da mesma, ou se a norma no precisa de alguma alterao ou complementao. Recomenda-se ao Controle Interno que, quando entregar a norma, faa atravs de um protocolo, para evitar que alguma pessoa possa dizer que no a recebeu, e por isso no passou aos seus subordinados. Tipos de Normas Internas So muitos os tipos de normas, e variam no seu contedo de ente e/ou rgo para ente e/ou rgo. No recomendvel copiar uma norma de um ente e/ou rgo e simplesmente

39

aplic-la igual no outro ente e/ou rgo. Porque existem procedimentos que so peculiares de um ente e/ou rgo ou de uma determinada regio. Sempre vai depender da aplicabilidade da norma, e nunca deve se perder o objetivo principal que deu origem a sua emisso: melhorar o controle daquele Departamento e/ou Setor, ou daquela atividade operacional. evidente que nada mais simples e mais rpido do que simplesmente copiar uma norma j emitida por outro ente e/ou rgo. Mas, esta prtica pode trazer ineficincia no seu resultado. Quantas vezes encontramos leis orgnicas municipais que trazem artigos que no so aplicveis em determinados municpios. A origem que foi copiados de outros municpios, muitas vezes sem trocar nem mesmo a pontuao. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA CAVALHEIRO, Jader Branco. A Organizao do Sistema de Controle Interno Municipal . 3 ed. Porto Alegre: CRC/RS, 2005. CRUZ, Flvio da, e GLOCK, Jos Osvaldo. Controle Interno nos Municpios: orientao para a implantao e relacionamento com os tribunais de contas . 3 ed. So Paulo: Atlas, 2008. SOUZA, Jorge Bento de. Controle Interno Municipal: uma abordagem prtica . Porto Alegre: Evangraf, 2006.

40

ANEXOS Modelo de Projeto de Lei que institui o Sistema de Controle Interno PROJETO DE LEI MUNICIPAL N / . Dispe sobre o Sistema de Controle Interno Municipal nos termos do artigo 31 da Constituio Federal e artigo 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000, cria a Unidade de Controle Interno no Municpio de e d outras providncias. CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1. Esta lei estabelece normas gerais sobre a fiscalizao do Municpio, organizada sob a forma de Sistema de Controle Interno Municipal, especialmente nos termos do artigo 31 da Constituio Federal e artigo 59 da Lei Complementar Federal n 101/2000, e tomar por base a escriturao e demonstraes contbeis, os relatrios de execuo e acompanhamento de projetos e de atividades e outros procedimentos e instrumentos estabelecidos pela legislao em vigor ou rgos de controle interno e externo. Art. 2. Para fins desta lei, considera-se: a) Controle Interno: conjunto de recursos, mtodos e processos adotados pela prpria gerncia do setor pblico, com a finalidade de comprovar fatos, impedir erros, fraudes e ineficincia; b) Sistema de Controle Interno: conjunto de unidades tcnicas, articuladas a partir de uma unidade central de coordenao, orientadas para o desempenho das atribuies de controle interno; c) Auditoria: exame total, parcial ou pontual dos atos administrativos e dos fatos contbeis, com a finalidade de identificar se as operaes foram realizadas de maneira apropriada e registradas de acordo com as orientaes e normas legais. Dar-se- por meio das normas e procedimentos de Auditoria. CAPTULO II DA FISCALIZAO MUNICIPAL E SUA ABRANGNCIA Art. 3. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo sistema de controle interno, com atuao prvia, concomitante e posterior aos atos administrativos, e objetivar a avaliao da ao governamental e da gesto fiscal dos administradores, por intermdio da fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. Art. 4. Todos os rgos e os agentes pblicos dos Poderes Executivo (Administrao Direta e Indireta) e Legislativo integram o Sistema de Controle Interno Municipal. CAPTULO III DA CRIAO DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO E SUA FINALIDADE Art. 5. Fica criada a UNIDADE DE CONTROLE INTERNO do Municpio UCI, integrando a Unidade Oramentria do Gabinete do Prefeito Municipal, em nvel de assessoramento, com objetivo de executar as atividades de controle municipal, alicerado na realizao de auditorias, com a finalidade de: I Verificar a regularidade da programao oramentria e financeira, avaliando o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e do oramento do Municpio, no mnimo uma vez por ano; II Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia, economicidade e efetividade da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da Administrao Direta e Indireta Municipal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III Exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Municpio;

41

IV Apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional; V Examinar a escriturao contbil e a documentao a ela correspondente; VI Examinar as fases da execuo da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitaes e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade; VII Exercer o controle sobre a execuo da receita bem como as operaes de crdito, emisso de ttulos e verificao dos depsitos de caues e fianas; VIII Exercer o controle sobre os crditos adicionais bem como a conta Restos a Pagar e Despesas de Exerccios Anteriores; IX Acompanhar a contabilizao dos recursos provenientes de celebrao de convnios, examinando as despesas correspondentes, na forma do inciso V deste artigo; X Supervisionar as medidas adotadas pelos Poderes Executivo e Legislativo para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos artigos 22 e 23 da Lei Complementar Federal n 101/2000, caso haja necessidade; XI Realizar o controle dos limites e das condies para a inscrio de Restos a Pagar, processados ou no processados; XII Realizar o controle da destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, de acordo com as restries impostas pela Lei Complementar Federal n 101/2000; XIII Controlar o alcance do atingimento das metas fiscais dos resultados primrio e nominal; XIV Acompanhar o atingimento dos ndices fixados para a educao e sade, estabelecidos pelas Emendas Constitucionais n 14/1996 e n 29/2000, respectivamente; XV Acompanhar, para fins de posterior registro no Tribunal de Contas do Estado, os atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na Administrao Direta e Indireta Municipal, includas as fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico Municipal, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso e designaes para funo gratificada; XVI Verificar os atos de aposentadoria para posterior registro no Tribunal de Contas do Estado; XVII Realizar outras atividades de manuteno e aperfeioamento do sistema de controle interno, inclusive quando da edio e leis, regulamentos e orientaes. CAPTULO IV DA COORDENAO DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Art. 6. A UNIDADE DE CONTOLE INTERO UCI ser chefiada por um COORDENADOR e se manifestar mediante relatrios, auditorias, inspees, pareceres e outros pronunciamentos voltados a identificar e sanar as possveis irregularidades. Art. 7. Como forma de ampliar e integrar a fiscalizao do Sistema de Controle Interno, ficam criadas as unidades seccionais da UCI, que so servios de controle sujeitos orientao normativa e superviso tcnica do rgo central do sistema, com, no mnimo, um representante em cada Setor, Departamento ou Unidade Oramentria Municipal. Art. 8. No desempenho de suas atribuies constitucionais e das previstas nesta lei, o Coordenador da Unidade de Controle Interno poder emitir instrues normativas, de observncia obrigatria no Municpio, com a finalidade de estabelecer a padronizao sobre a forma de controle interno e esclarecer as dvidas existentes. Art. 9. O Controle Interno institudo pelo Poder Legislativo e pelas entidades da Administrao Indireta, com a indicao do respectivo responsvel no rgo e na entidade, para o controle de seus recursos oramentrios e financeiros, considerado unidade seccional da UCI. Art. 10. Para assegurar a eficcia do controle interno, a UCI efetuar ainda a fiscalizao dos atos e contratos da Administrao de que resultem receita ou despesa, mediante tcnicas

42

estabelecidas pelas normas e procedimentos de auditoria, especialmente aquelas estabelecidas na Resoluo CFC n 986/2003. Pargrafo nico. Para o perfeito cumprimento do disposto neste artigo, os rgos e entidades da Administrao Direta e Indireta do Municpio devero encaminhar UCI, imediatamente aps a concluso/publicao, os seguintes atos, no que couber: I Lei e anexos relativos ao Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias, Lei Oramentria Anual e documentao referente abertura de todos os crditos adicionais; II Organograma municipal atualizado; III Editais de licitao ou contratos, inclusive administrativos, convnios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congneres; IV Nomes de todos os responsveis pelos setores e departamentos da Prefeitura, conforme organograma aprovado pelo Chefe do Executivo; V Concursos e admisses realizadas a qualquer ttulo; VI Nome dos responsveis pelos setores e departamentos de cada entidade municipal, quer da Administrao Direta ou Indireta; VII Plano de ao administrativa de cada Setor, Departamento ou Unidade Oramentria. CAPTULO V DA APURAO DE IRREGULARIDADES E RESPONSABILIDADES Art. 11. Verificada a ilegalidade de ato(s) ou contrato(s), a UCI, de imediato, dar cincia ao Prefeito Municipal ou ao Presidente da Cmara de Vereadores, conforme a ilegalidade constatada, e comunicar tambm ao responsvel, a fim de que adote as providncias e os esclarecimentos necessrios ao exato cumprimento da lei, fazendo indicao expressa dos dispositivos a serem observados. 1. No havendo a regularizao relativa a irregularidades ou ilegalidades, ou no sendo os esclarecimentos apresentados suficientes para elidi-las, o fato ser documentado, levado ao conhecimento do Prefeito Municipal ou ao Presidente da Cmara de Vereadores e arquivado, ficando disposio do Tribunal de Contas do Estado. 2. Em caso da no-tomada de providncias, em 60 (sessenta) dias, pelo Prefeito Municipal ou Presidente da Cmara de Vereadores para a regularizao da situao apontada, a UCI comunicar, em 15 (quinze) dias, o fato ao Tribunal de Contas do Estado, nos termos de disciplinamento prprio editado pela Corte de Contas, sob pena de responsabilizao solidria. CAPTULO VI DO APOIO AO CONTROLE EXTERNO Art. 12. No apoio ao Controle Externo, a UCI dever exercer, entre outras, as seguintes atividades: I Organizar e executar, por iniciativa prpria ou por solicitao do Tribunal de Contas, a programao trimestral de auditoria contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial nas unidades administrativas sob seu controle, mantendo documentao e relatrio organizados, especialmente para verificao do Controle Externo; II Realizar auditorias nas contas dos responsveis sob seu controle, emitindo relatrios, recomendaes e parecer. Art. 13. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia, de imediato, UCI e ao Prefeito Municipal, para adoo das medidas legais cabveis, sob pena de responsabilidade solidria. 1. Na comunicao ao Chefe do Poder Executivo, o Coordenador indicar as providncias que podero ser adotadas para: I Corrigir a ilegalidade ou irregularidade apurada; II Ressarcir o eventual dano causado ao errio; III Evitar ocorrncias semelhantes.

43

2. Verificada pelo Chefe do Executivo, por meio de inspeo, auditoria, irregularidade ou ilegalidade cuja cincia no tenha sido data tempestivamente, e provada a omisso, o Coordenador, na qualidade de responsvel solidrio, ficar sujeito s sanes previstas em lei. CAPTULO VII DO RELATRIO DE ATIVIDADES DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Art. 14. O Coordenador dever encaminhar, a cada 03 (trs) meses, relatrio geral de atividades ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal e ao Exmo. Sr. Presidente da Cmara de Vereadores. CAPTULO VIII DO RECRUTAMENTO, INSTITUIO DE FUNO DE CONFIANA E LOTAO DE SERVIDORES NA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Art. 15. Lei especfica dispor sobre a instituio da Funo de Confiana de Coordenao da Unidade de Controle Interno, as respectivas atribuies e remunerao. 1. vedada a lotao de qualquer servidor com cargo comissionado para exercer atividades na UCI. 2. Caber unicamente ao Chefe do Poder Executivo, designar, dentre os servidores de provimento efetivo que disponham de capacitao tcnica e profissional aquele que ocupar Funo de Confiana de que trata este artigo, at que lei complementar federal disponha sobre as regras gerais de escolha, levando em considerao os recursos humanos do Municpio, mediante a seguinte ordem de preferncia: I Nvel superior na rea das Cincias Contbeis; II Detentor de maior tempo de trabalho na Unidade de Controle Interno; III Desenvolvimento de projetos e estudos tcnicos de reconhecida utilidade para o Municpio; IV Maior tempo de experincia na Administrao Pblica. 2. No podero ser designados para o exerccio da funo de que trata o caput os servidores que: I Sejam contratados por excepcional interesse pblico; II Estiverem em estgio probatrio; III Tiverem sofrido penalizao administrativa, civil ou penal transitada em julgado; IV Realizem atividade poltico-partidria; V Exeram, concomitantemente com a atividade pblica, qualquer outra atividade profissional. 3. Constitui exceo regra prevista no pargrafo anterior, inciso II, quando se impuser a realizao de concurso pblico para investidura em cargo necessrio composio da Unidade de Controle Interno. 4. Em caso da Unidade de Controle Interno ser formada por apenas um profissional, este dever possuir curso superior em Cincias Contbeis e possuir registro regular no Conselho Regional de Contabilidade. 5. Em caso da Unidade de Controle Interno ser integrada por mais de um servidor, necessariamente o responsvel pela anlise e verificao das demonstraes e operaes contbeis dever possuir curso superior em Cincias Contbeis e registro regular no Conselho Regional de Contabilidade. CAPTULO IX DAS GARANTIAS DOS INTEGRANTES DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO Art. 16. Constituem garantias do ocupante da Funo de Coordenador da Unidade de Controle Interno e dos servidores que integrarem a unidade: I Independncia profissional para o desempenho das atividades na Administrao Direta e Indireta;

44

II Acesso a quaisquer documentos, informaes e banco de dados indispensveis e necessrios ao exerccio das funes de controle interno; III Impossibilidade de destituio da funo, no ltimo ano do mandato, do Chefe do Poder Executivo, at 30 (trinta) dias aps a data da entrega ao Poder Legislativo, da prestao de contas do exerccio do ltimo ano do mandato. 1. O agente pblico que, por ao ou omisso, causar embarao, constrangimento ou obstculo atuao da Unidade de Controle Interno no desempenho de suas funes institucionais, ficar sujeito pena de responsabilidade administrativa, civil e penal. 2. Quando a documentao ou informao prevista no inciso II deste artigo envolver assuntos de carter sigiloso, a UCI dever dispensar-lhe tratamento especial de acordo com o estabelecido pelo Prefeito Municipal ou Presidente da Cmara de Vereadores. 3. O servidor lotado na UCI dever guardar sigilo sobre dados e informaes pertinentes aos assuntos a que tiver acesso em decorrncia do exerccio de suas funes, utilizando-os exclusivamente para a elaborao de pareceres e relatrios destinados autoridade competente, sob pena de responsabilidade. Art. 17. Alm do Prefeito Municipal e do Secretrio Municipal da Fazenda, o Coordenador da UCI assinar, conjuntamente com o responsvel pela Contabilidade, o Relatrio de Gesto Fiscal, de acordo com o art. 54 da Lei Complementar Federal n 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal. Art. 18. O Coordenador da UCI fica autorizado a regulamentar as aes e atividades da UCI, mediante instrues ou orientaes normativas que disciplinem a forma de sua atuao e demais orientaes. CAPTULO X DAS DISPOSIES GERAIS E FINAIS Art. 19. O Poder Executivo estabelecer, em regulamento, a forma pela qual qualquer cidado, sindicato ou associao poder ser informado sobre os dados oficiais do Municpio relativos execuo dos oramentos. Art. 20. Os servidores da Unidade de Controle Interno devero ser incentivados a receber treinamentos especficos e participaro, obrigatoriamente: I De qualquer processo de expanso da informatizao municipal, com vista a proceder otimizao dos servios prestados pelos subsistemas de controle interno; II Do projeto para implantao do Gerenciamento pela Gesto da Qualidade Total Municipal; III De cursos relacionados sua rea de atuao, no mnimo 04 (quatro) vezes por ano, at o final de 2011. Art. 21. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Gabinete do Prefeito Municipal, em de de 20 . Prefeito Municipal

45

Modelo de Decreto que aprova o Regimento Interno do Sistema de Controle Interno DECRETO N / . Aprova a regulamentao do Regimento Interno do Sistema de Controle Interno. FULANO DE TAL, Prefeito Municipal de , no uso de sua atribuio que lhe confere o artigo , inciso da Lei Orgnica do Municpio e, considerando a necessidade de regulamentar o artigo n da Lei Municipal n de de de . DECRETA: Art. 1. Fica aprovado o Regimento Interno do Sistema de Controle Interno do Municpio de . Art. 2. O Regimento Interno do Sistema de Controle Interno passa a fazer parte integrante do presente Decreto. Art. 3. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Gabinete do Prefeito Municipal de , aos dias do ms do ano de dois mil e . Prefeito Municipal

46

Modelo de Regimento Interno do Sistema de Controle Interno REGIMENTO INTERNO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Art. 1. O Sistema de Controle Interno do Municpio de , criado pela Lei Municipal n de de de 20 , o rgo encarregado de promover a fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial, no tocante legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade e eficincia na administrao dos recursos e bem pblicos municipais, dos Poderes Executivo e Legislativo. Pargrafo nico. O Sistema de Controle Interno ficar integrado na estrutura do Gabinete do Prefeito. Art. 2. No desempenho de suas atribuies, a Unidade de Controle Interno adotar os seguintes procedimentos: I A avaliao do cumprimento das diretrizes, objetivos e metas previstas no Plano Plurianual sero realizadas mediante anlise de compatibilidade: a) Da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO; b) Da Lei Oramentria Anual LOA; c) Da execuo oramentria. II A verificao do atingimento das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias LDO ser feita atravs de anlise de compatibilidade: a) Da Lei Oramentria Anual LOA; b) Da execuo oramentria. III A verificao dos limites e condies para realizao de Operaes de Crdito e inscrio em Restos a Pagar ser procedida mediante anlise: a) Quanto s Operaes de Crdito: 1. Do resultado da apurao quadrimestral e respectivo registro da Dvida Consolidada do Municpio; 2. Da existncia de prvia e expressa autorizao para a contratao, na Lei Oramentria Anual LOA ou em lei especfica; 3. Da incluso, no oramento ou em crditos adicionais, dos recursos provenientes da operao, exceto no caso de operaes por Antecipao de Receita Oramentria ARO; 4. Da observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal; 5. De autorizao especfica do Senado Federal, quando tratar de operao de crdito externo; 6. Da no realizao, no exerccio, de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pela Cmara de Vereadores por maioria absoluta. b) Quanto inscrio dos Restos a Pagar: 1. Da existncia de dotao para empenho e da efetivao deste; 2. Da no realizao de despesa, nos ltimos 02 (dois) quadrimestres do mandato, que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito; 3. Do atendimento dos limites, na forma da legislao. IV A verificao da observncia do limite da despesa total com pessoal e a avaliao das medidas adotadas para o seu retorno aos respectivos limites sero realizadas ao final de cada quadrimestre; V A verificao das providncias tomadas para a reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria limites ser feita nos 03 (trs) quadrimestres subseqentes ao da apurao; VI O controle da destinao dos recursos obtidos com a alienao de bens e direitos ser efetuado mediante a comprovao de que as receitas de capital obtidas no foram utilizadas para o financiamento de despesa corrente, ressalvada a destinao, em lei, para o regime prprio de previdncia social dos servidores municipais;

47

VII A verificao do cumprimento do limite de gastos com o legislativo municipal ser realizada mediante anlise dos valores da receita considerados para a fixao do total da despesa na Cmara de Vereadores, do percentual aplicvel e dos repasses no curso do exerccio; VIII O controle da execuo oramentria ser feito vista da programao financeira e do cronograma mensal de desembolso; IX A avaliao dos procedimentos adotados para a realizao da receita e da despesa pblica ser feita mensalmente, com base nos valores efetivamente arrecadados e nas despesas geradas nesse perodo, verificando: a) A adequada classificao da receita; b) A instituio e o lanamento de todos os tributos de competncia do Municpio; c) As medidas desenvolvidas para a cobrana dos tributos e da Dvida Ativa, inclusive para evitar a prescrio; d) A observncia das condies e procedimentos para a realizao da despesa, especialmente do previsto na Lei Federal n 8666/1993; e) A adequada classificao da despesa; f) A observncia da Lei Federal n 4.320/1964 quanto s fases de empenho, liquidao e pagamento; g) A observncia da ordem cronolgica de vencimento das obrigaes de pagamento; h) A observncia das normas sobre adiantamentos. X A verificao da correta aplicao das transferncias voluntrias recebidas ser realizada atravs de relatrios de prestao de contas dos recursos ou bens, que devero conter necessariamente as seguintes informaes: a) Identificao do instrumento utilizado para formalizar a transferncia dos recursos ou bens recebidos; b) Identificao do objeto executado, metas atingidas, etapas ou fases da execuo e dos desembolsos realizados, conforme o caso; c) Identificao do prazo de aplicao dos recursos ou bens recebidos; d) Identificao da existncia de eventual saldo financeiro ou material; e) Observncia dos prazos previstos. XI O controle da destinao de recursos para os setores pblicos e privados ser feito mediante a verificao da existncia de: a) Previso no Planto Plurianual PPA, conforme o caso; b) Previso na Lei de Diretrizes Oramentrias LDO; c) Previso na Lei Oramentria Anual LOA; d) Justificativa fundamentada do interesse pbico da realizao da despesa; e) Autorizao legislativa especfica; f) Instrumento utilizado para formalizar a transparncia dos recursos; g) Prestao de contas do beneficirio dos recursos pblicos; h) Benefcio gerado para a comunidade e ou o Municpio, a curto, mdio e longo prazos, que justifique e compense a atuao estatal. XII A avaliao do montante da divida e das condies de endividamento do Municpio ser implementada atravs do controle quadrimestral da Dvida Consolidada e de sua relao percentual com a Receita Corrente Lquida; XIII A verificao da escriturao das contas pblicas levar em considerao as normas de contabilidade pblica, e observar os seguintes preceitos: a) A pontualidade e imediatidade de modo que, ao final do ms de competncia, todos os lanamentos e registros estejam realizados e disponveis;

48

b) A disponibilidade de caixa constar de registro prprio, de modo que os recursos vinculados a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; c) A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa; d) As demonstraes contbeis compreendero, isolada e conjuntamente, as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente; e) As receitas e despesas previdencirias sero apresentadas em demonstrativos financeiros e oramentrios especficos, de acordo com a legislao prpria; f) As Operaes de Crdito, as inscries em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assuno de compromissos junto a terceiros, devero ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variao da dvida pblica no perodo, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor; g) A demonstrao das variaes patrimoniais dar destaque origem e ao destino dos recursos provenientes da alienao de bens e direitos. XIV A gesto patrimonial ser analisada atravs dos seguintes controles: a) Inventrio e outras medidas de preservao do patrimnio pblico; b) Disponibilidade de caixa; c) Almoxarifado; d) Veculos e mquinas, combustveis e peas. XV A Gesto Fiscal, com vistas ao respectivo relatrio, ser analisada mediante a apreciao: a) Do comparativo com os limites de que trata a Lei Complementar Federal n 101/2000, nos seguintes montantes: 1. Despesa total com pessoal ativo, inativos e pensionistas; 2. Dvidas consolidada e mobiliria; 3. Concesso de garantias; 4. Operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita oramentria. b) Indicao das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites; c) Demonstrativos, no ltimo quadrimestre: 1. Do montante das disponibilidades de caixa em 31 de dezembro; 2. Da inscrio em Restos a Pagar das despesas: liquidadas; empenhadas e no liquidadas, inscritas at o limite do saldo da disponibilidade de caixa; no inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados e do cumprimento do disposto no inc. II e na alnea b do inc. IV do art. 38 da Lei Complementar Federal n 101/2000. d) Da observncia do prazo de sua publicao, que dever ocorrer em at 30 (trinta) dias aps o encerramento do perodo a que corresponder, com amplo acesso ao pblico, inclusive por meio eletrnico. XVI A avaliao dos resultados obtidos pelos administradores na execuo dos programas de governo e aplicao dos recursos oramentrios ser implementada atravs da anlise dos relatrios (quadrimestrais/anuais) elaborados pelas Secretarias Municipais e demais rgos, detalhando as atividades desenvolvidas e os resultados alcanados conforme o previsto no Anexo de Metas Fiscais ou nos objetivos descritos na Lei de Diretrizes Oramentrias. XVII As falhas apontadas e a indicao de solues sero apuradas nas avaliaes posteriores e implementadas atravs de recomendaes;

49

XVIII A criao de condies para atuao do controle externo efetivada atravs da disponibilizao, aos rgos de fiscalizao, das informaes recebidas e das anlises realizadas. Art. 3. O Sistema de Controle Interno ser integrado pelo rgo de coordenao, denominado Unidade de Controle Interno e, pelas unidades executoras. Pargrafo nico. Entende-se por unidades executoras do Sistema de Controle Interno as diversas unidades da estrutura organizacional do Municpio, no exerccio das atividades de controle interno, inerentes as suas funes finalsticas ou de carter administrativo. Art. 4. A Unidade de Controle Interno ser assessorada permanentemente pelo rgo jurdico do Municpio, mediante a emisso de manifestaes escritas, encaminhas no prazo de at 10 (dez) dias teis, contados do recebimento da solicitao no mbito do Poder Executivo, incluindo a Administrao Direta e Indireta e, do Poder Legislativo. Art. 5. As recomendaes da Unidade de Controle Interno, uma vez aprovadas pelo Prefeito Municipal, podero ser transformadas em Normas Internas Operacionais. Pargrafo nico. As Normas Internas Operacionais aps serem implantadas, ser de responsabilidade de cada rgo a fiscalizao de seu cumprimento. Art. 6. Os responsveis pela Unidade de Controle Interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, comunicaro o fato ao Prefeito Municipal ou, conforme o caso, ao Presidente da Cmara de Vereadores. I Caso no tenha sido tomadas as providncias para corrigir as irregularidades ou ilegalidades relatadas pela Unidade de Controle Interno no prazo de 90 (noventa) dias aps a emisso do relatrio de auditoria, a Unidade de Controle Interno enviar ofcio ao Prefeito Municipal ou, conforme o caso, ao Presidente da Cmara de Vereadores, solicitando pronunciamento a respeito; II No havendo resposta no prazo de 05 (cinco) dias teis solicitao feita pela Unidade de Controle Interno, o caso dever ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, sobe pena de responsabilidade solidria, conforme prev o 1, inciso IV, art. 74, da Constituio Federal. Art. 7. A Unidade de Controle Interno reunir-se-, ordinariamente, no mnimo 02 (duas) vezes por ms, e, extraordinariamente, sempre que convocada por seu coordenador. Pargrafo nico. A Unidade de Controle Interno registrar em ata todos os trabalhos realizados. Art. 8. A Unidade de Controle Interno dever emitir o Parecer Conclusivo sobre as contas do Poder Executivo, incluindo a Administrao Direta e Indireta e, do Poder Legislativo. Art. 9. A Unidade de Controle Interno ser integrada por 03 (trs) membros, sendo um deles designado Coordenador pelo Prefeito Municipal, para o perodo de 02 (dois) anos admitida reconduo. Art. 10. So atribuies do Coordenador do Controle Interno: I Representar o Sistema de Controle Interno nas relaes com os demais rgos do Municpio; II Coordenar o Sistema de Controle Interno; III Elaborar a programao de trabalho; IV Emitir os relatrios de auditoria e pareceres; V Implantar as Normas Internas Operacionais. Art.11. As situaes no previstas neste Regimento sero resolvidas mediante aplicao das disposies da Lei Municipal n / , que instituiu o Sistema de Controle Interno do Municpio, dos preceitos constitucionais, da legislao infraconstitucional pertinente e dos princpios gerais do direito. Art.12. Este Regimento Interno entra em vigor na data de sua publicao. Municpio de - MT, de de . Prefeito Municipal

50

Modelo de Plano de Ao para Implantao do Sistema de Controle Interno Sugerimos o modelo a seguir, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. PLANO DE AO PARA IMPLANTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Atividades Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Ou Nov Dez t Elaborao do Projeto de Lei Nomeao de Servidores Elaborao do Regimento Interno Elaborao do PAAI

51

Modelo de Programa Anual de Auditoria Interna Sugerimos o modelo a seguir, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. PROGRAMA ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI Ms Setor/Departamento Atividades Status Janeiro Tesouraria Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Contabilidade Planejamento Tributao Compras Licitaes Contratos Transportes Pessoal Convnios Patrimnio Almoxarifado

52

Modelo de Papel de Trabalho Sugerimos o modelo a seguir, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. Logo Nome do Ente Unidade de Controle Interno Papel de Trabalho N _____/_____

Data: ______/______/_________

rea de Anlise: ____________________________ Trabalhos Executados:

Visto do Responsvel Tcnico:______________________________

53

Modelo de Programa de Auditoria O modelo a seguir para a Tesouraria, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. 1. PROGRAMA DE AUDITORIA NA TESOURARIA Item Assunto R/I Data Visto 1.1. Manual de Normas Internas Operacionais 1.2. Contagem Fsica do Caixa X Boletim 1.3. Reviso das Contas Pagas 1.4. Emisso de Cheques Nominais e Cruzados 1.5. Conciliaes de Bancrias Mensais 1.6. Registro de Cheques Cancelados 1.7. Registro de Receitas com Identificao 1.8. Informao da Receita para a Tributao 1.9. Recebimento de Cheques sem Fundo 1.10 Critrios para Aplicao de Saldos das Contas . 1.11 Destinao de Recursos da Alienao de Ativos . 1.12 Existncia de Vales ou Cheques de Servidores . 1.13 Segurana dos Valores em Tesouraria . 1.14 Arquivamento Cronolgico da Documentao . Legenda: R regular; I irregular; ou, NA no avaliado/no aplicado.

54

Modelo de Relatrio de Auditoria Sugerimos o modelo a seguir, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. Logo Nome do Ente Unidade de Controle Interno RELATRIO DE AUDITORIA N / .

No dia do ms de do ano de , realizamos auditoria no Departamento e/ou Setor , onde aplicamos os procedimentos de auditoria constante no Programa de Auditoria do Controle Interno, especfico para essa rea, e encontramos algumas inconformidades, as quais descrevemos a seguir: INCONFORMIDADES: 1. (descrever as inconformidades encontradas); Com a finalidade de regularizar as situaes antes descritas e com o objetivo de melhorar os procedimentos dessa rea, sugerimos as seguintes recomendaes: RECOMENDAES: R 1. (descrever as recomendaes para cada inconformidade encontrada); o relatrio e recomendaes. (cidade, estado e a data) (identificao e assinatura do responsvel pela Unidade de Controle Interno) Autoridade Notificada: (nome e cargo) Data: Assinatura:

55

Modelo de Ata Sugerimos o modelo a seguir, que tem sido utilizado por vrias Unidade de Controle Interno. Ata n / . Aos dias do ms de do ano de , reuniram-se os membros do Controle Interno, na sala da Coordenao da Unidade de Controle Interno, para discutir e registrar as atividades realizadas neste: 1) Realizamos auditoria no Departamento e/ou Setor , onde aplicamos os procedimentos de auditoria constante no Programa de Trabalho do Controle Interno, especfico para essa rea; 2) Aps a anlise dos papis de trabalho, elaboramos o Relatrio de Auditoria n / , onde descrevemos as inconformidades encontradas, bem como as recomendaes sugeridas; 3) O relatrio de auditoria ser encaminhado ao Sr. , responsvel pelo ente e/ou rgo, para conhecimento e providncias necessrias. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunio, lavrou-se a Ata, que depois de lida e aprovada, vai assinada pelos membros do Controle Interno.

56

Modelo de Norma Interna Segue a abaixo um modelo de Norma Interna, que disciplina e normatiza a elaborao das demais normas. Logo Nome do Ente Unidade de Controle Interno Folha N _____/_____

Norma Interna N ______/_______

Data da Vigncia: ______/______/_______

Assunto: Normas Internas Setores Envolvidos: Todas as Unidades da Estrutura Organizacional do Ente. 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar o funcionamento das Normas Internas; 1.2) Padronizar, de forma sistmica, as rotinas de trabalho dos setores normatizados; 1.3) Obter maior controle e segurana sobre os procedimentos operacionais; 1.4) Atender legalmente os dispositivos contidos na Constituio Federal de 1988, art. 31; na Lei Complementar Federal n 101/2000, art. 59; Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, art. 8; e Lei Municipal n / , no que compete as responsabilidades da Unidade de Controle Interno. 2) DOS PROCEDIMENTOS: 2.1) Da Criao: 2.1.1) A Norma Interna, elaborada pelo Controle Interno, dever obedecer ao princpio da economicidade, objetivando sempre uma melhoria do Departamento e/ou Setor, ou atividade a ser normatizada, atravs de informaes coletadas em prvia auditoria ou conhecimento necessrio; 2.1.2) Dever ser precedida do fluxograma das atividades, que facilitar o desenvolvimento da Norma Interna. 2.2) Do Atendimento: 2.2.1) Todos os servidores das unidades executoras devero cumprir as determinaes e atender aos dispositivos constantes na respectiva Norma Interna. 2.3) Do Conhecimento e Apresentao:
2.3.1) A Norma Interna, quando do incio de sua vigncia, dever ser apresentada pelo responsvel do Departamento e/ou Setor ou pessoa atribuda, a todos os servidores que por ela sejam disciplinados ou meramente envolvidos; 2.3.2) Quando se tratar de Departamento e/ou Setor que disponha de atendimento a fornecedores ou muncipes, a Norma Interna dever ser afixada em local visvel, evidenciando a sua vigncia. 2.4) Do Arquivamento: 2.4.1) O Controle Interno dever manter sempre atualizado o Manual de Procedimentos, documento que disponibilizar todas as Normas Internas vigentes. Este Manual de Procedimentos dever ficar locado na sala da Unidade de Controle Interno, estando disposio dos servidores para consulta. 3) DAS DISPOSIES GERAIS: 3.1) O Controle Interno dever prestar apoio tcnico na fase de adaptao Norma Interna, no que se refere a procedimentos manuais e/ou eletrnicos que pela Norma Interna forem disciplinados;

57

3.2) Todas as dvidas geradas pela(s) Norma(s) Interna(s), devero ser dirimidas junto ao Controle Interno; 3.3) Esta Norma Interna n / , ficar conhecida como Norma Me, servindo como modelo, guia e jurisdio para todas as demais Normas Internas elaboradas pelo Controle Interno.

_______________________________ Responsvel pelo Controle Interno

_________________________ Responsvel pelo Ente

Vous aimerez peut-être aussi