Vous êtes sur la page 1sur 4

Poliuretanos em notcias

Ano VII Nmero XI Maio de 2010

Editorial

Energia na medida certa


A Comisso Setorial de Poliuretanos (PU) reconhece o papel da indstria qumica em prover tecnologias que colaborem com a racionalizao do uso de recursos naturais e contribuam com o desenvolvimento sustentvel. Nesse cenrio, o PU como isolamento trmico uma alternativa alinhada eficincia energtica de edificaes - responsveis por 44% do consumo nacional de energia segundo o CGIE (Comit Gestor de Indicadores de Eficincia Energtica) - e construo sustentvel. A Comisso apia e quer colaborar com o Programa Nacional de Conservao e Eficincia Energtica em Edificaes (Procel Edifica). Esse programa consiste na etiquetagem atualmente voluntria de edifcios comerciais e pblicos de acordo com seu nvel de eficincia energtica. Em alguns anos, a perspectiva de que a etiquetagem se torne compulsria. A etiqueta ser concedida com base em trs requisitos: eficincia e potncia instalada do sistema de iluminao, eficincia do sistema de condicionamento de ar e o desempenho trmico da envoltria dos edifcios. O isolamento trmico um dos itens relacionados envoltria de uma edificao e contribui efetivamente para a reduo do consumo de energia. E o poliuretano um dos mais eficientes isolantes trmicos utilizados hoje pelo mercado. Motivada por esse fato, a Comisso realizou - em parceria com as comisses e associaes de outros materiais isolantes uma pesquisa detalhada, com inmeras simulaes, para comprovar e fornecer subsdios tcnicos sobre a importncia do isolamento trmico para a eficincia energtica. Boa leitura! Fernando Rodriguez
Coordenador da Comisso Setorial de PU da Abiquim e Diretor Comercial de PU na Amrica Latina da Dow Brasil

Eficincia Comprovada
Embora j se admitisse, tacitamente, que o isolamento trmico resulta em economia de energia, uma ampla srie de simulaes, utilizando modelos matemticos, confirmou a afirmao. A TechnoBuild Engenharia e Consultoria, a pedido da Comisso Setorial de PU da ABIQUIM e de outros fabricantes de materiais isolantes associados entidade, simulou o comportamento trmico e energtico de um edifcio de escritrios (EE), um edifcio pblico (EP) e um galpo comercial (GC). A simulao, realizada em seis cidades (So Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Braslia e Manaus), concluiu que o isolamento de paredes e coberturas reduz o consumo de energia eltrica para os trs edficios simulados, em todos os casos. Isso ocorre porque o isolamento diminui o calor no ambiente e permite que o sistema de condicionamento de ar opere em uma potncia inferior. Consequentemente, o consumo de energia torna-se menor, o que resulta em menos custos. Apenas para ilustrar, constatou-se que, no EE, o isolamento pode resultar em reduo de at 14% no consumo de energia eltrica com uso de ar condicionado, por exemplo. No EP , isolar o ambiente permite reduo de at 60% na capacidade instalada do sistema de refrigerao. Todas as medies consideraram a reduo do consumo fsico de energia, em MWh/ano. Esses resultados so positivos para o governo e, sem dvida, para os consumidores, pois demonstram os benefcios do isolamento para a economia de recursos (financeiros e naturais), contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento sustentvel.

Entenda mais a pequisa


A pesquisa foi realizada por simulaes em computador. Trs exemplos de construo foram escolhidos (um edifcio de escritrios - EE, um edifcio pblico EP , e um galpo comercial - GC). Os resultados foram comparados usando exemplos de construes de caractersticas idnticas, mas com isolamento trmico varivel. As simulaes consideraram trs climas diferentes, de acordo com a diviso de zonas bioclimticas brasileiras (ABNT NBR: 15220/3), representadas pelas cidades de So Paulo e Porto Alegre (zona 3), Braslia (zona 4) e Manaus, Recife e Rio de Janeiro (zona 8). A anlise considerou diferentes alternativas de percentual de abertura nas fachadas, sua orientao em relao ao sol e o fator solar a partir do tipo de vidro usado na construo como variveis, alm de mensurar a densidade de cargas internas provenientes dos equipamentos, da iluminao e da quantidade de pessoas por m. As condies de isolamento trmico das paredes e coberturas foram, ento, consideradas para chegar ao clculo final. O detalhamento das informaes - de acordo com o tipo de clima e as especificaes de cada edificao - representa um volume de dados importante para que possamos avaliar o melhor tipo de sistema e de aplicao para cada caso.

Conforto no escritrio
Um edifcio de escritrios com isolamento trmico em paredes e cobertura, simulado em Porto Alegre (RS), reduziu entre 16% e 24% da capacidade instalda do sistema de condicionamento de ar quando comparado outra construo igual, mas sem isolamento. Economia tambm foi vista no Rio de Janeiro, onde as simulaes com isolamento trmico na cobertura e nas paredes diminuram a necessidade do uso de ar condicionado entre 4% e 6%. Para o clima paulistano, todos os casos simulados apontaram menor necessidade de ar condicionado quando h aplicao de isolamento trmico no edifcio. A reduo varia de 2% a 3% para casos em que h grande fluxo de pessoas e uso intensivo de equipamentos e de 3% a 6% onde a concentrao menor.

Colaborando com a construo sustentvel


A pesquisa elaborada pela Comisso Setorial de PU demonstra a aplicabilidade desse material em edificaes modernas e alinhadas s boas prticas de desenvolvimento sustentvel na construo civil. As diversas vantagens da aplicao do PU j so conhecidas nessa indstria. O isolamento trmico muito utilizado industrialmente, para tubulaes, espaos refrigerados, armazns, galpes e diversos outros fins, mas ainda pouco utilizado nas edificaes tipicamente comerciais (escritrios, por exemplo), pblicas e residenciais. A alternativa utilizada em apenas 4% das construes nacionais. A expectativa da indstria promover, no Brasil, um avano tecnolgico em termos de isolamento trmico comparvel a pases como os EUA e a pases em desenvolvimento como o Mxico, locais onde est presente em 64% e 35% das edificaes, respectivamente.

Conhea o edifcio simulado


Edifcio de escritrios (EE):
30mx50mx3.5m 15 pavimentos 2 subsolos HVAC: central de gua gelada 20% de rea no condicionada por pavimento.

Por onde entra o calor?


H diferentes formas de entrada de calor em um edifcio, como a conduo das paredes, a transmisso de vidros e janelas e o calor que entra pelas portas. H, tambm, gerao de calor interna (pelas luzes, pelos equipamentos e at mesmo pelas pessoas que trabalham no local). Esse o volume de calor que o ar condicionado ter que neutralizar para deixar um ambiente com uma temperatura confortvel.

A eficincia a servio dos bens pblicos


Os edifcios pblicos tambm fizeram parte da pesquisa e apresentaram resultados importantes. Um dos resultados foi que, com a utilizao de isolante trmico, um edifcio pblico em Manaus (AM) poderia utilizar um ar condicionado com potncia de 25% a 29% menor! A simulao comparou o mesmo prdio com e sem isolamento e considerou, alm das caractersticas bioclimticas da regio, o fluxo de pessoas, o tipo de ar condicionado e o volume de equipamentos ligados (fatores que aumentam o calor interno do edifcio).

Conhea o edifcio simulado


Edifcio pblico (EP):
50mx45mx3m 5 pavimentos 1 terreo, 3 tipos e 1 cobertura HVAC: split 10% de rea no Condicionada por pavimento

Eficincia energtica e economia


A reduo do consumo de energia varia de acordo com o clima onde a edificao est localizada e, em termos financeiros, de acordo com a tarifa de energia eltrica cobrada pela concessionria local. Com o isolamento trmico, a economia resultado, principalmente, da reduo da necessidade de condicionamento de ar. Mesmo percentuais de redues aparentemente pequenos, ao redor de 5% a 10 %, contribuem significativamente para uma economia no uso final de energia eltrica ao longo da vida til de uma edificao, que geralmente medida em dcadas.

Um bom galpo
Um galpo comercial foi o terceiro tipo de edificao simulado. Esse modelo de construo foi o que apresentou os melhores resultados na comparao entre os exemplos com e sem isolamento trmico. O isolante foi aplicado nas paredes, e coberturas. Notou-se, que para o galpo comercial, todos os casos analisados reduziram a necessidade de refrigerao. No Rio de Janeiro, um galpo com elevada gerao de calor interno apresentou 27% de reduo. J uma construo com baixo calor interno (como acontece em depsitos, por exemplo), o sistema de condicionamento de ar poderia ter uma potncia 41% menor.

Conhea o edifcio simulado


Galpo comercial (GC):
40mx80mx10m 1 pavimento HVAC: split 90% de rea condicionada e 10% de rea no condicionada.

A pesquisa sobre isolamento trmico e seus benefcios para a eficincia energtica foi ampla e detalhada. Sua apresentao neste boletim apenas uma introduo sobre o estudo. Mais informaes estaro presentes nas prximas edies do PU em Notcias.

expediente

Atuao Responsvel

Poliuretanos em Notcias uma publicao da Comisso Setorial de Poliuretanos da Abiquim. Coordenao: Elizete Nicolini (Abiquim) Edio de texto: SP4 Comunicao Corporativa Consultor e compilaao tcnica: Joo de Valentin (Hexagrama). Arte: Fbrica C Comunicao

Vous aimerez peut-être aussi