Vous êtes sur la page 1sur 15

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Biologia e Geologia


11./12. Anos de Escolaridade Prova 702/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
15 Pginas

2009
VERSO 1
Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens do Grupo I (1, 2, 3, 4 e 5), do Grupo II (1, 2, 3, 4 e 5), do Grupo III (1, 2, 3, 4, 5 e 6) e do Grupo IV (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7). Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica alternativa correcta. Para responder aos itens de associao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada afirmao e o nmero que identifica o nico elemento da chave que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenamento, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702.V1 Pgina 1/ 15

GRUPO I

H cerca de 480 M.a., no perodo Ordovcico, ocorreu um recuo da linha de costa. Nessa altura, a regio de Arouca, situada no bordo norte de um supercontinente, sofreu intensa sedimentao detrtica. A contnua subida do nvel mdio da gua do mar levou deposio de materiais cada vez mais finos, o que favoreceu a fossilizao de muitos seres vivos, tais como as Trilobites e os Graptlitos. Estes seres viviam em ambientes marinhos, no se conhecendo, nessa altura, nem plantas nem animais em ambientes terrestres. Durante o Devnico, ocorreram uma progressiva descida do nvel mdio da gua do mar regresso marinha e a consequente deposio de materiais mais grosseiros. Esta regresso marinha deveu-se, em parte, ao movimento das placas tectnicas, que provocou deformaes nos materiais, originando uma importante cadeia montanhosa da qual o anticlinal de Valongo , hoje, uma reminiscncia. No final do Carbnico, h 300 M.a., a meteorizao e a eroso das vertentes da bacia carbonfera originaram a deposio de materiais que conduziram, posteriormente, formao de xistos com fsseis de plantas, intercalados com arenitos, e de um espesso conglomerado. O dobramento sofrido por estas rochas ter resultado da reunio dos vrios continentes ento existentes, que ter dado origem ao supercontinente Pangea, h cerca de 250 M.a. Este processo ter sido responsvel pela instalao dos granitos desta regio e pela extino das Trilobites escala global.

1. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Os sedimentos do perodo Devnico apresentam maior percentagem de quartzo, porque este mineral (A) (B) (C) (D) dos primeiros a cristalizar na srie de Bowen. apresenta um ponto de fuso muito elevado. resistente meteorizao fsica e qumica. apresenta uma estrutura cristalina bem definida.

2. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Os arenitos formaram-se a partir das areias, devido a processos de (A) (B) (C) (D) eroso, seguida de transporte. desidratao, seguida de cimentao. meteorizao, seguida de deposio. transporte, seguido de sedimentao.

3. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A presena de Graptlitos em estratos sedimentares do Ordovcico permite determinar a idade _______ dessas rochas se esses fsseis apresentarem uma reduzida distribuio _______. (A) (B) (C) (D) relativa estratigrfica relativa geogrfica absoluta estratigrfica absoluta geogrfica

Prova 702.V1 Pgina 2/ 15

4. Faa corresponder a cada uma das letras das afirmaes de A a E a designao da respectiva rocha, indicada na chave. Afirmaes A uma rocha sedimentar detrtica, no consolidada. B uma rocha sedimentar detrtica, consolidada. C uma rocha sedimentar quimiognica. D uma rocha magmtica plutnica. E uma rocha metamrfica, no foliada. Chave I Gneisse II Gesso III Mrmore IV Carvo V Areia VI Gabro VII Basalto VIII Siltito

5. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Na regio de Arouca, durante o Devnico, formou-se uma cadeia montanhosa resultante de uma intensa actividade geolgica _______, associada a _______ da dimenso das bacias sedimentares. (A) (B) (C) (D) distensiva uma reduo compressiva uma reduo compressiva um aumento distensiva um aumento

6. H cerca de 400 M.a., no Devnico, surgiu a camada de ozono, que permitiu o desenvolvimento da vida em ambientes terrestres. Explique as interaces Biosfera Atmosfera Biosfera, tendo em conta a origem da camada de ozono e a expanso da vida em meio terrestre.

Prova 702.V1 Pgina 3/ 15

GRUPO II

O camelo um animal herbvoro, dcil e bem adaptado a ambientes desrticos. Estas caractersticas facilitaram a sua domesticao, desde h 4500 anos. Porque resiste facilmente ao calor e secura, utilizado como meio de transporte de pessoas e bens, em pleno deserto. A produo de uma urina escassa, que pode atingir duas vezes a concentrao normal da gua do mar, e a produo de fezes muito desidratadas so adaptaes que levam reteno de gua no meio interno, aumentando a capacidade de sobrevivncia nestas condies extremas. O camelo tambm s comea a transpirar quando a temperatura corporal atinge os 40 C. O calor armazenado durante o dia perdido noite, quando o ar est mais frio, no havendo perda de gua por evaporao. Apesar dessas adaptaes, se passar uma semana sem comer nem beber perde at 25% do seu peso, condio que seria letal para a maioria dos animais. Aps um perodo sem acesso a gua, a manuteno do volume sanguneo, custa do fluido intersticial, no compromete a circulao. Os eritrcitos so pequenos e ovais, podendo, em condies ainda mais extremas, continuar a circular se ocorrer um aumento de viscosidade do sangue. Em contrapartida, quando tem gua disponvel, pode ingerir uma grande quantidade sem da resultarem problemas osmticos. Isto s possvel, porque a gua absorvida lentamente ao nvel do estmago e do intestino, dando tempo a que se estabelea o equilbrio do meio interno. Alm disso, os eritrcitos podem aumentar at 240% o seu volume, enquanto, na maioria das espcies, a lise dos eritrcitos ocorre com um aumento de 150% do seu volume. Para melhor compreender os mecanismos envolvidos na adaptao ao deserto, uma equipa de cientistas desenvolveu uma investigao em Camelus dromedarius, durante a qual foram comparadas as taxas de perda de gua por transpirao, em animais tosquiados e em animais no tosquiados. Os resultados obtidos encontram-se no grfico da Figura 1.

Adaptado de Campbell e Reece, Biology, 2005

Figura 1 Taxa de transpirao observada nos ensaios com C. dromedarius

Prova 702.V1 Pgina 4/ 15

1. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. A temperatura corporal normal em C. dromedarius possibilita a tolerncia s temperaturas extremas do deserto, porque oscila entre os 34 C e os 40 C, e est associada a um aumento (A) (B) (C) (D) do do da da volume de gua retido por adiamento da regulao trmica. consumo de energia metablica ao servio da regulao. necessidade de ingerir maior quantidade de alimentos. quantidade de gua perdida pela superfcie corporal.

2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. No camelo, para que no seja comprometida a circulao do sangue, o volume sanguneo mantido custa _______ da presso osmtica do _______, garantindo, no entanto, uma hidratao mnima dos tecidos. (A) (B) (C) (D) da do do da diminuio ... fluido intersticial aumento ... sangue aumento ... fluido intersticial diminuio ... sangue

3. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. No camelo, a absoro lenta de gua ao nvel do tubo digestivo _______ o aumento brusco da diferena de concentraes entre o plasma e os eritrcitos, atingindo-se a isotonia com a _______ destas clulas. (A) (B) (C) (D) impede ... plasmlise permite ... turgescncia permite ... plasmlise impede ... turgescncia

4. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. O objectivo da experincia, descrita no texto, realizada em C. dromedarius, foi investigar (A) (B) (C) (D) como se processa a termorregulao. a importncia dos plos na conservao da gua. como se processa a transpirao. a importncia da pele na conservao da temperatura.

5. Seleccione a nica alternativa que permite obter afirmaes correctas. O camelo possui duas fiadas de pestanas protectoras dos olhos, o que lhe permite resistir melhor s tempestades de areia. Numa perspectiva neodarwinista, o aparecimento desta caracterstica deveu-se (A) (B) (C) (D) seleco natural exercida sobre a espcie. adaptao individual alterao ambiental. necessidade de sobreviver num ambiente adverso. ocorrncia de mutaes na populao ancestral.

Prova 702.V1 Pgina 5/ 15

6. Quando exposta ao sol, a superfcie da pelagem de C. dromedarius pode alcanar temperaturas superiores a 70 C, enquanto ao nvel da pele a temperatura corporal no ultrapassa os 40 C. Explique, a partir dos dados fornecidos, de que modo a investigao realizada permitiu relacionar a adaptao a elevadas temperaturas com os nveis de transpirao apresentados por C. dromedarius.

7. No sculo XIX, o camelo foi introduzido pelo homem na Austrlia, onde actualmente se encontra uma populao selvagem, descendente de indivduos que escaparam aos seus proprietrios. Esta populao cresceu descontroladamente, porque no existem predadores locais. Em 2005, no deserto no Sul da Austrlia, foram abatidos cerca de 3000 camelos selvagens, porque estavam a afectar os escassos recursos destinados ao gado bovino e ao gado ovino. Relacione a necessidade de abate de camelos com as alteraes verificadas na dinmica do ecossistema natural, aps a introduo deste animal no deserto australiano.

Prova 702.V1 Pgina 6/ 15

_____________________ Pgina em branco _____________________

Prova 702.V1 Pgina 7/ 15

GRUPO III

O Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo parque nacional do mundo, est localizado nos Estados Unidos da Amrica e cobre uma rea de 8987 km. Yellowstone um ponto quente, com uma pluma de magma que se ergue do manto, penetrando em rochas cidas. Apesar da actual aparncia pacfica da paisagem, Yellowstone sofreu perodos de violncia extrema no ltimo milho de anos. Esse passado resultou na presena de milhares de fontes termais, fumarolas, giseres e caldeiras naturais.

Adaptado de http://www.earthmountainview.com

Figura 2A Localizao e idade (M.a.) dos centros vulcnicos

Adaptado de http://pubs.usgs.gov

Figura 2B Perfil da caldeira vulcnica

Prova 702.V1 Pgina 8/ 15

Exemplos dessa actividade vulcnica so os giseres, sendo o Old Faithful (Velho Fiel) um dos mais conhecidos do mundo pela regularidade das suas erupes. Os estudos dos giseres do parque, que tm vindo a ser efectuados, sugerem que as secas provocadas pelas alteraes climticas esto a retardar as erupes regulares, podendo estas, em condies extremas, virem a cessar num futuro prximo. Entre 1998 e 2006, os gelogos acompanharam a periodicidade das erupes de cinco giseres do parque, utilizando sensores de temperatura. Em Yellowstone, a caldeira actual foi criada por uma erupo catastrfica que ocorreu h cerca de 640 000 anos e que libertou para a atmosfera 1000 km3 de cinza, rocha e materiais piroclsticos, que recobriram uma rea de milhares de quilmetros quadrados, devastando a paisagem. Nenhuma erupo vulcnica ocorreu em Yellowstone, desde h 70000 anos. Contudo, desde os anos 70 do sculo XX, os cientistas tm vindo a detectar mudanas significativas neste notvel sistema vulcnico e hidrotermal, incluindo movimentos ascendentes do solo e aumento da actividade ssmica. Para acompanhar com rigor estas alteraes, os cientistas colocaram 22 sismgrafos no parque. A anlise dos dados registados permitiu revelar as dimenses da cmara magmtica. Das observaes e dos estudos realizados recentemente, concluiu-se que estamos perante um sistema dinmico, com episdios de ascenso e subsidncia, a ocorrer em diferentes locais e em momentos distintos. Em 2006, o observatrio vulcanolgico de Yellowstone decidiu implementar um programa que se estender at 2015 e que equipar o local com sistemas de observao e de alerta mais sofisticados.

1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Podemos encontrar giseres e fumarolas que so exemplos de vulcanismo _______, em Yellowstone, regio com gradiente geotrmico _______ elevado do que aquele que habitualmente encontramos na crosta continental. (A) (B) (C) (D) primrio mais secundrio menos primrio menos secundrio mais

2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. As posies e idades dos centros vulcnicos de Yellowstone permitem inferir que _______ est em movimento para _______. (A) (B) (C) (D) a o a o Placa ponto Placa ponto Norte-Americana este quente este Norte-Americana oeste quente oeste

3. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. A periodicidade das erupes do giser Old Faithful alterou-se, porque o perodo de seca fez aumentar (A) (B) (C) (D) a o a o temperatura dentro do reservatrio de gua. ponto de ebulio da gua do reservatrio. presso da gua no interior do reservatrio. tempo de recarga do reservatrio de gua.
Prova 702.V1 Pgina 9/ 15

4. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Nos bordos da caldeira de Yellowstone, existem falhas _______ que contribuem, na actualidade, para a ocorrncia de fenmenos _______. (A) (B) (C) (D) inversas ssmicos normais vulcnicos normais ssmicos inversas vulcnicos

5. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A determinao das dimenses da cmara magmtica atravs de um mtodo _______ foi possvel, porque, ao atingirem a cmara magmtica, as ondas P _______ de velocidade, e as ondas S deixam de se propagar. (A) (B) (C) (D) directo diminuem indirecto aumentam indirecto diminuem directo aumentam

6. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. O facto de um magma basltico apresentar menor teor em slica do que um magma rioltico tem como consequncia... (A) (B) (C) (D) uma maior dificuldade na libertao dos gases. iniciar a solidificao a temperaturas mais elevadas. apresentar uma consistncia mais viscosa. a formao de rochas de cor mais clara.

7. Pelas observaes efectuadas em Yellowstone, os cientistas receiam que possam ocorrer, num futuro prximo, erupes explosivas com consequncias devastadoras. Explique a possvel ocorrncia de erupes explosivas, tendo em conta que a actividade vulcnica em Yellowstone se deve existncia de um ponto quente.

Prova 702.V1 Pgina 10/ 15

_____________________ Pgina em branco _____________________

Prova 702.V1 Pgina 11/ 15

GRUPO IV

O pinheiro bravo (Pinus pinaster) est sujeito a uma doena designada por doena da murchido do pinheiro. As rvores afectadas apresentam, ao fim de algumas semanas, uma diminuio no fluxo de resina, amarelecimento e emurchecimento progressivos das folhas, comeando pelas mais jovens. A murchido do pinheiro causada pelo Nemtode da Madeira do Pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus, um pequeno animal que mede menos de 1,5 mm de comprimento e infecta as rvores atravs de um insecto vector, o Monochamus galloprovincialis. O pinheiro infectado atravs do insecto vector quando este se alimenta. Uma vez no interior da planta, ocorre uma rpida proliferao do Bursaphelenchus xylophilus, que se alimenta inicialmente dos tecidos dos canais resinferos. Posteriormente, o NMP invade os canais resinferos associados ao xilema e outros tecidos corticais, provocando a destruio das paredes celulares e, simultaneamente, a formao de bolhas de ar nos vasos xilmicos, provocando a sua morte. Em rvores mortas ou em restos de madeira infectada, o insecto vector coloca os seus ovos, que viro a transformar-se em pupas. Estas so invadidas por agregados de larvas de NMP, que se alojam no sistema respiratrio do insecto vector. Este, ao alimentar-se, alastra a infeco pela populao de pinheiros.

Adaptado de http://www.na.fs.fed.us

Figura 3 Ciclos de proliferao e de disperso do NMP

1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. O emurchecimento dos pinheiros infectados pelo NMP resulta da diminuio da presso _______, ao nvel das folhas, por interrupo da circulao da seiva _______. (A) (B) (C) (D) de turgescncia bruta osmtica bruta de turgescncia elaborada osmtica elaborada

Prova 702.V1 Pgina 12/ 15

2. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. A perfurao das paredes das clulas do xilema, efectuada pelo nemtode, provoca a entrada de ar nos vasos condutores, o que directamente responsvel por (A) (B) (C) (D) aumentar a tenso ao nvel do xilema. impedir a coeso na coluna de gua. aumentar a adeso da gua aos vasos. impedir a transpirao foliar.

3. Seleccione a nica alternativa que permite obter afirmaes correctas. Em 1934, o NMP foi classificado como Aphelenchoides xylophilus e, mais tarde, renomeado Bursaphelenchus xylophilus. Esta alterao na classificao implicou uma mudana... (A) (B) (C) (D) do da da do gnero e no da espcie. espcie e do restritivo especfico. espcie e do gnero. restritivo especfico e no do gnero.

4. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Os sintomas da murchido do pinheiro iniciam-se pelas folhas mais jovens, em consequncia da _______ do metabolismo celular e do aumento da _______ das clorofilas. (A) (B) (C) (D) reduo sntese reduo degradao intensificao sntese intensificao degradao

5. Ordene as letras de A a F, de modo a reconstituir a sequncia dos processos ocorridos durante a obteno e a utilizao de matria pelas clulas. Inicie a ordenao pela afirmao A. A. B. C. D. E. F. Absoro de energia luminosa pelos pigmentos fotossintticos. Armazenamento da glicose sob a forma de amido. Fixao do carbono inorgnico. Oxidao dos pigmentos fotossintticos. Hidrlise do amido para consumo metablico. Reduo do transportador de electres (NADP+).

6. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. No combate doena da murchido do pinheiro, o extermnio do insecto vector seria uma estratgia de sucesso, uma vez que... (A) (B) (C) (D) o o a a NMP no poderia completar o seu ciclo de vida. ciclo de proliferao do NMP seria interrompido. populao do NMP de cada pinheiro ficaria isolada. disperso do NMP tenderia a aumentar.

Prova 702.V1 Pgina 13/ 15

7. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A infeco do insecto vector processa-se durante a sua _______, atravs de um estdio de desenvolvimento _______ do NMP. (A) (B) (C) (D) reproduo ps-zigtico reproduo pr-zigtico alimentao ps-zigtico alimentao pr-zigtico

8. Em Portugal, uma parte da floresta de pinheiro encontra-se no litoral. Explique de que modo a subida do nvel do mar poder afectar a absoro de gua pelas razes destas plantas.

* Hipocentros e no epicentros como, por lapso, se refere na prova impressa.

FIM

Prova 702.V1 Pgina 14/ 15

COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. 6. .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 10 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 20 pontos Subtotal .................................. 50 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 20 pontos .................................................................................................................................................... 10 pontos Subtotal .................................. 55 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 20 pontos pontos pontos pontos pontos pontos pontos

Subtotal .................................. 50 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 10 pontos pontos pontos pontos pontos pontos pontos pontos

Subtotal .................................. 45 pontos

TOTAL .......................................................... 200 pontos

Prova 702.V1 Pgina 15/ 15

Vous aimerez peut-être aussi