Vous êtes sur la page 1sur 40

INFORMATIVO

esquematizado

Informativo 517 STJ Mrcio Andr Lopes Cavalcante


Obs: no foram includos neste informativo esquematizado os julgados de menor relevncia para concursos pblicos ou aqueles decididos com base em peculiaridades do caso concreto. Caso seja de seu interesse conferi-los, os acrdos excludos foram os seguintes: REsp 1.335.953-RS; REsp 1.353.864-GO; REsp 1.253.638-SP.

DIREITO CONSTITUCIONAL
Motivao per relationem
legtima a adoo da tcnica de fundamentao referencial (per relationem), consistente na aluso e incorporao formal, em ato jurisdicional, de deciso anterior ou parecer do MP. Comentrios Quando o Tribunal julga um recurso (seja ele criminal ou cvel), o Relator, em seu voto, pode fundamentar a deciso tomada apenas reproduzindo as razes invocadas por uma das partes ou pelo Ministrio Pblico? Ainda nessa mesma linha, pode o Tribunal manter a deciso de 1 instncia mencionando apenas as mesmas razes expostas pelo juiz? A Corte Especial do STJ decidiu recentemente que sim: (...) A reproduo de fundamentos declinados pelas partes ou pelo rgo do Ministrio Pblico ou mesmo de outras decises atendem ao comando normativo, e tambm constitucional, que impe a necessidade de fundamentao das decises judiciais. O que no se tolera a ausncia de fundamentao. (...) (EREsp 1021851/SP, Rel. Min. Laurita Vaz, Corte Especial, julgado em 28/06/2012) Vamos explicar a questo com um exemplo: O Ministrio Pblico ingressa com uma ao contra o ru (ao penal ou ACP, tanto faz). O ru condenado pelo juiz em 1 instncia. O ru interpe recurso de apelao, apresentando suas razes recursais. O MP, por sua vez, apresenta suas contrarrazes recursais. A apelao encaminhada para que o Tribunal decida o recurso. O Tribunal mantm a condenao, mas na fundamentao da deciso do recurso, limita-se a transcrever trechos das contrarrazes do Ministrio Pblico, sem agregar nenhum argumento novo. Essa fundamentao feita pelo Tribunal vlida (atende ao art. 93, IX, da CF/88)? H duas correntes sobre o tema:

www.dizerodireito.com.br

Pgina

1 No vlida A pura e simples transcrio das razes e contrarrazes de apelao com a opo por uma delas, sem mais nem menos, no serve de fundamentao.

2 SIM ( VLIDA) Inexiste bice a que o julgador, ao proferir sua deciso, acolha os argumentos de uma das partes ou de outros julgados, adotando fundamentao que lhe pareceu adequada. O que importa em nulidade a absoluta ausncia de fundamentao. A adoo dos fundamentos da sentena de 1 instncia ou das alegaes de uma das partes como razes de decidir, embora no seja uma prtica recomendvel, no traduz, por si s, afronta ao art. 93, IX, da CF/88.

A mera repetio da deciso atacada, alm de desrespeitar o art. 93, IX, da CF, causa prejuzo para a garantia do duplo grau de jurisdio, na exata medida em que no conduz substancial reviso judicial da primitiva deciso, mas a cmoda reiterao.

O STJ adotou essa 2 corrente. Em resumo, a Corte Especial do STJ decidiu que a reproduo dos fundamentos declinados pelas partes ou pelo rgo do Ministrio Pblico ou mesmo de outras decises proferidas nos autos da demanda (ex: sentena de 1 instncia) atende ao art. 93, IX, da CF/88. O STJ entendeu que a encampao literal de razes emprestadas no a melhor forma de decidir uma controvrsia. Contudo, tal prtica no chega a macular a validade da deciso. O que no se admite a ausncia de fundamentao. O STF adota o mesmo entendimento. Confira: No viola o art. 93, IX da Constituio Federal o acrdo que adota os fundamentos da sentena de primeiro grau como razo de decidir. (HC 98814, Relatora Min. Ellen Gracie, Segunda Turma, julgado em 23/06/2009) O entendimento esposado na deciso do Superior Tribunal est em perfeita consonncia com o posicionamento desta Suprema Corte, no sentido de que a adoo dos fundamentos da sentena de 1 grau pelo julgado de Segunda Instncia como razes de decidir, por si s, no caracteriza ausncia de fundamentao, desde que as razes adotadas sejam formalmente idneas ao julgamento da causa, sem que tanto configure violao da regra do art. 93, inc. IX, da Constituio Federal. (HC 94384, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 02/03/2010) Motivao per relationem A motivao por meio da qual se faz remisso ou referncia s alegaes de uma das partes, a precedente ou a deciso anterior nos autos do mesmo processo chamada pela doutrina e jurisprudncia de motivao ou fundamentao per relationem ou aliunde. Tambm denominada de motivao referenciada, por referncia ou por remisso. Veja: (...) MOTIVAO PER RELATIONEM. LEGITIMIDADE JURDICO-CONSTITUCIONAL DESSA TCNICA DE MOTIVAO. (...) Esta Corte j firmou o entendimento de que a tcnica de motivao por referncia ou por remisso compatvel com o que dispe o art. 93, IX, da Constituio Federal. No configura negativa de prestao jurisdicional ou inexistncia de motivao a deciso que adota, como razes de decidir, os fundamentos do parecer lanado pelo Ministrio Pblico, ainda que em fase anterior ao recebimento da denncia. (AI 738982 AgR, Relator Min. Joaquim Barbosa, Segunda Turma, julgado em 29/05/2012)

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

Neste julgado, a 2 Turma do STJ reafirmou este entendimento: (...) legtima a adoo da tcnica de fundamentao referencial (per relationem), utilizada quando h expressa aluso a decisum anterior ou parecer do Ministrio Pblico, incorporando, formalmente, tais manifestaes ao ato jurisdicional. (...) (EDcl no AgRg no AREsp 94942/MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, 2 Turma, julgado em 05/02/2013) Processo
STJ. 2 Turma. EDcl no AgRg no AREsp 94.942-MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 5/2/2013.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Anulao de remoo com base em deciso do STF
A era titular de uma serventia notarial e registral no interior do Estado. Participou de um concurso de remoo, conseguindo uma serventia na capital. Os critrios deste concurso de remoo estavam previstos em uma Lei estadual X. Ocorre que esta Lei X foi declarada inconstitucional pelo STF no julgamento de uma ADI, com efeitos ex tunc. Diante disso, o Tribunal de Justia anulou a remoo de A. O STJ considerou que no houve ilegalidade no ato do TJ, que se limitou a afastar os critrios de classificao declarados inconstitucionais pelo STF, em observncia ao efeito erga omnes do julgamento proferido em sede de ADI. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica (adaptada em relao ao caso concreto): A era titular de uma serventia notarial e registral no interior do Estado. Participou de um concurso de remoo, conseguindo uma serventia na capital. Os critrios deste concurso de remoo estavam previstos em uma Lei estadual X. Ocorre que esta Lei X foi declarada inconstitucional pelo STF no julgamento de uma ADI, com efeitos ex tunc. Diante disso, o Tribunal de Justia anulou a remoo de A. O TJ entendeu que no poderia deixar de cumprir a deciso do STF, mesmo atingindo a situao de A. Argumentou que no possvel invocar os princpios da boa-f, da segurana jurdica e da razoabilidade, os quais, embora relevantes, no se sobrepem ao da supremacia da ordem constitucional. Contra esta deciso do TJ, A interps recurso ordinrio constitucional (art. 105, II, b, da CF/88). O STJ improveu o recurso, considerando que no houve ilegalidade no ato do TJ, que se limitou a afastar os critrios de classificao declarados inconstitucionais pelo STF, em observncia ao efeito erga omnes do julgamento proferido em sede de ADI. STJ. 2 Turma. RMS 37.221-RS, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 7/2/2013. Processo

DIREITO ADMINISTRATIVO MILITAR


(obs: este julgado somente interessa a quem presta concursos federais)

Fixao do soldo em valor inferior ao salrio mnimo


possvel fixar o soldo em valor inferior ao salrio mnimo, desde que a remunerao total percebida pelo militar, j consideradas as vantagens pecunirias, seja igual ou superior quele valor. Conforme os arts. 7, IV, e 39, 3, da CF, nenhum servidor pblico ativo ou inativo poder receber remunerao mensal inferior ao salrio mnimo, no vigorando essa restrio ao vencimento bsico, como no caso do soldo. STJ. 1 Turma. AgRg no AREsp 258.848-PE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 7/2/2013. Processo

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

DIREITO CIVIL
Responsabilidade pr-contratual
A parte interessada em se tornar revendedora autorizada de veculos tem direito de ser ressarcida dos danos materiais decorrentes da conduta da fabricante no caso em que esta aps anunciar em jornal que estaria em busca de novos parceiros e depois de comunicar quela a avaliao positiva que fizera da manifestao de seu interesse, obrigando-a, inclusive, a adiantar o pagamento de determinados valores rompa, de forma injustificada, a negociao at ento levada a efeito, abstendo-se de devolver as quantias adiantadas. Comentrios Imagine a seguinte situao: Determinada marca muito famosa de carros importados publica um anncio no jornal informando que estaria procurando novos parceiros comerciais para abrir revendedoras do veculo no Brasil. Uma empresa brasileira manifesta interesse no negcio e submetida a uma avaliao pela marca de carros, sendo, ento, aprovada para funcionar como revendedora. Diante da aprovao, a empresa brasileira paga um adiantamento para o incio do negcio. Ocorre que, injustificadamente, a fabricante dos carros rompe a negociao e recusa-se a devolver as quantias adiantadas. Diante disso, a empresa brasileira ingressou com ao de indenizao contra a fabricante. A questo chegou at o STJ. O que decidiu a Corte? A parte interessada em se tornar revendedora autorizada de veculos tem direito de ser ressarcida dos danos materiais decorrentes da conduta da fabricante no caso em que esta aps anunciar em jornal que estaria em busca de novos parceiros e depois de comunicar quela a avaliao positiva que fizera da manifestao de seu interesse, obrigando-a, inclusive, a adiantar o pagamento de determinados valores rompa, de forma injustificada, a negociao at ento levada a efeito, abstendo-se de devolver as quantias adiantadas. Responsabilidade civil pr-negocial Trata-se de responsabilidade civil pr-negocial, ou seja, a verificada na fase preliminar do contrato. No Brasil, o CC/1916 no trazia disposio especfica a respeito do tema, tampouco sobre a clusula geral de boa-f objetiva. Todavia, j se ressaltava a importncia da tutela da confiana e da necessidade de reparar o dano verificado no mbito das tratativas prcontratuais. Com o advento do CC/2002, disps-se, de forma expressa, a respeito da boa-f (art. 422), da qual se extrai a necessidade de observncia dos chamados deveres anexos ou de proteo. Com base nesse regramento, deve-se reconhecer a responsabilidade pela reparao de danos originados na fase pr-contratual caso verificada a ocorrncia de consentimento prvio e mtuo no incio das tratativas, a afronta boa-f objetiva com o rompimento ilegtimo destas, a existncia de prejuzo e a relao de causalidade entre a ruptura das tratativas e o dano sofrido. Nesse contexto, o dever de reparao no decorre do simples fato de as tratativas terem sido rompidas e o contrato no ter sido concludo, mas da situao de uma das partes ter gerado outra, alm da expectativa legtima de que o contrato seria concludo, efetivo prejuzo material. Processo
STJ. 3 Turma. REsp 1.051.065-AM, Rel. Min. Ricardo Villas Bas Cueva, julgado em 21/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

Independncia das instncias


A norma do art. 935 do Cdigo Civil consagra a independncia relativa das jurisdies cvel e criminal (independncia das instncias). Somente na hiptese de a sentena penal absolutria fundamentar-se na inexistncia do fato ou na negativa de autoria est impedida a discusso no juzo cvel. A deciso fundamentada na falta de provas aptas a ensejar a condenao criminal no restringe o exame da questo na esfera cvel. Alm disso, para que a sentena criminal produza efeitos no juzo cvel necessrio que ela j tenha transitado em julgado. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: A, na direo de veculo automotor, atropelou B, causando-lhe leses corporais. Esse fato pode ser analisado sob dois aspectos: o penal e o cvel. Sob o aspecto penal: A pode responder pelo crime de leso corporal culposa na direo de veculo automotor (art. 303 do Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB). Sob o aspecto cvel: A pode ser condenado a pagar indenizao pelos danos causados a B (art. 927 do CC). O julgamento criminal interfere na deciso cvel? Regra geral: NO. Como regra, a responsabilidade civil independente da criminal. Trata-se do princpio da independncia das instncias (art. 935, primeira parte, CC). Excees: Essa independncia relativa (no absoluta). Assim, em algumas hipteses, o julgamento criminal ir influenciar na deciso cvel. 1) Se a deciso for condenatria: ir influenciar na deciso cvel. Um dos efeitos da condenao tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime (art. 91, I, do CP). Logo, o juzo cvel no poder dizer que o fato no existiu ou que o condenado no foi o seu autor. Transitada em julgado a sentena condenatria, ela poder ser executada, no juzo cvel, para o efeito da reparao do dano (art. 63 do CPP). 2) Se a deciso for absolutria: nem sempre ir influenciar na deciso cvel. Assim, mesmo o ru tendo sido absolvido no juzo penal, ele pode, em alguns casos, ser condenado no juzo cvel a indenizar a vtima. A Min. Nancy Andrighi explica que essa relativizao da independncia de jurisdies se justifica em virtude de o Direito Penal exigir provas de forma mais rgida para a condenao, sobretudo em decorrncia do princpio da presuno de inocncia. O Direito Civil, por sua vez, parte de pressupostos diversos. Neste, autoriza-se que, com o reconhecimento de culpa, ainda que levssima, possa-se conduzir responsabilizao do agente e, consequentemente, ao dever de indenizar. O juzo cvel , portanto, menos rigoroso do que o criminal no que concerne aos pressupostos da condenao, o que explica a possibilidade de haver decises aparentemente conflitantes em ambas as esferas. Anlise das hipteses de absolvio penal e sua influncia no juzo cvel: A absolvio criminal pode ocorrer por uma das hipteses do art. 386 do CPP. Pgina

Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea:

INFORMATIVO

esquematizado

I - estar provada a inexistncia do fato; II - no haver prova da existncia do fato; III - no constituir o fato infrao penal; IV - estar provado que o ru no concorreu para a infrao penal; V - no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal; VI - existirem circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1o do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; VII - no existir prova suficiente para a condenao. Incisos I e IV: a sentena penal absolutria faz coisa julgada no cvel. Incisos II, III, V e VII: mesmo com a sentena penal absolutria, a pessoa pode ser condenada no juzo cvel. Inciso VI: pode fazer coisa julgada no cvel ou no, dependendo do caso (vide art. 188 do CC).

Vale ressaltar, ainda, que, para a deciso no juzo penal influenciar no cvel, necessrio que a sentena penal j tenha transitado em julgado. Assim, a ao em que se discute a reparao civil somente estar prejudicada na hiptese de ter sido proferida uma sentena penal absolutria, transitada em julgado, na qual foi reconhecida a inexistncia do fato ou na negativa de autoria. Processo
STJ. 3 Turma. REsp 1.164.236-MG, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 21/2/2013.

DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL


Gratuidade de justia e atos praticados por notrios e registradores
A gratuidade de justia obsta a cobrana de emolumentos pelos atos de notrios e registradores indispensveis ao cumprimento de deciso proferida no processo judicial em que fora concedido o referido benefcio.
ATENO

Em resumo, os beneficirios da justia gratuita tm iseno dos emolumentos nas serventias notariais e registrais para os atos necessrios ao cumprimento da deciso judicial. Comentrios Garantia de assistncia jurdica integral e gratuita A CF/88 prev a garantia da assistncia jurdica integral e gratuita em seu art. 5, LXXIV: o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. Esse dispositivo constitucional consagra duas garantias: I Assistncia jurdica integral e gratuita II Benefcio da gratuidade judiciria (justia gratuita). Fornecimento pelo Estado de orientao e Iseno das despesas que forem necessrias defesa jurdica, de forma integral e para que a pessoa necessitada possa gratuita, a ser prestada pela Defensoria defender seus interesses em um processo Pblica aos necessitados (art. 134 da CF). judicial. Regulada pela Lei Complementar 80/94. Regulada pela Lei n. 1.060/50.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

Lei n. 1.060/50 A Lei n. 1.060/50 estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados. conhecida como Lei de Assistncia Judiciria (LAJ). A pessoa beneficiada pela justia gratuita est dispensada do pagamento de quais verbas? Art. 3 A assistncia judiciria compreende as seguintes isenes: I - das taxas judicirias e dos selos; II - dos emolumentos e custas devidos aos Juzes, rgos do Ministrio Pblico e serventurios da justia; III - das despesas com as publicaes indispensveis no jornal encarregado da divulgao dos atos oficiais; IV - das indenizaes devidas s testemunhas que, quando empregados, recebero do empregador salrio integral, como se em servio estivessem, ressalvado o direito regressivo contra o poder pblico federal, no Distrito Federal e nos Territrios; ou contra o poder pblico estadual, nos Estados; V - dos honorrios de advogado e peritos. VI das despesas com a realizao do exame de cdigo gentico DNA que for requisitado pela autoridade judiciria nas aes de investigao de paternidade ou maternidade. VII dos depsitos previstos em lei para interposio de recurso, ajuizamento de ao e demais atos processuais inerentes ao exerccio da ampla defesa e do contraditrio. A pessoa beneficiada pela justia gratuita goza tambm de iseno de pagamento dos emolumentos relativos aos servios notariais e registrais (custas dos cartrios extrajudiciais)? SIM. A parte beneficiada pela justia gratuita no precisa pagar emolumentos para que os notrios ou registradores pratiquem os atos indispensveis ao cumprimento de deciso proferida no processo judicial em que fora concedido o referido benefcio. Ex1: o autor de uma execuo beneficirio da justia gratuita (Lei n. 1.060/50). O juiz determina a penhora dos bens do executado. O exequente no precisar pagar os emolumentos (custas do cartrio) para que a averbao desta penhora seja feita no Registro de Imveis ( 4 do art. 659 do CPC). Ex2: Joo, beneficirio da justia gratuita, ingressou com ao de divrcio em face de Maria. A dissoluo do vnculo conjugal foi decretada pelo juiz, tendo este determinado que o divrcio fosse averbado no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN). O Registrador no poder cobrar emolumentos para praticar o ato. Em resumo, os beneficirios da justia gratuita tm iseno dos emolumentos nas serventias notariais e registrais para os atos necessrios ao cumprimento da deciso judicial. Aplica-se ao caso os incisos I e II do art. 3 da Lei n. 1.060/50, mesmo os emolumentos no sendo taxa judiciria e mesmo os notrios e registradores no sendo serventurios da justia. Deve-se fazer uma interpretao que confira mxima efetividade ao art. 5, LXXIV, da CF/88. Processo
STJ. 2 Turma. AgRg no RMS 24.557-MT, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 7/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

DIREITO DO CONSUMIDOR
Inscrio de consumidores em cadastros de proteo ao crdito
lcita a inscrio dos nomes de consumidores em cadastros de proteo ao crdito por conta da existncia de dbitos discutidos judicialmente em processos de busca e apreenso, aes de cobrana, despejo, execuo, falncia etc. na hiptese em que os dados referentes s disputas judiciais sejam pblicos e, alm disso, tenham sido repassados pelos prprios cartrios de distribuio de processos judiciais s entidades detentoras dos cadastros por meio de convnios firmados com o Poder Judicirio de cada estado da Federao, sem qualquer interveno dos credores litigantes ou de qualquer fonte privada. Comentrios A Cmara de Dirigentes Lojistas (associao de lojistas) de determinado municpio celebrou um convnio por meio do qual ela obtinha informaes sobre as pessoas que tivessem contra si aes de busca e apreenso, de cobrana, despejo, execuo, falncia etc. Com base nisso, a CDL fez um banco de dados dos consumidores para que seus associados pudessem consultar antes de conceder credirio aos clientes. Esta prtica foi questionada pelo Ministrio Pblico, tendo a questo chegado at o STJ. O que foi decidido? Para o STJ, trata-se de prtica lcita. Os dados referentes a processos judiciais que no corram em segredo de justia so informaes pblicas, nos termos do art. 5, XXXIII e LX, da CF/88, visto que publicadas na imprensa oficial, portanto de acesso a qualquer interessado, mediante pedido de certido, conforme autoriza o pargrafo nico do art. 155 do CPC. Sendo, portanto, dados pblicos, as entidades detentoras de cadastros de proteo ao crdito no podem ser impedidas de fornec-los aos seus associados, sob pena de grave afronta ao Estado Democrtico de Direito, que prima, como regra, pela publicidade dos atos processuais. Alm disso, o fato de as entidades detentoras dos cadastros fornecerem aos seus associados informaes processuais representa medida menos burocrtica e mais econmica tanto para os associados, que no precisaro se dirigir, a cada novo negcio jurdico, ao distribuidor forense para pedir uma certido em nome daquele com quem se negociar, quanto para o prprio Poder Judicirio, que emitir um nmero menor de certides de distribuio, o que implicar menor sobrecarga aos funcionrios responsveis pela tarefa. O STJ, ademais, tem o entendimento pacificado de que a simples discusso judicial da dvida no suficiente para obstaculizar ou remover a negativao de devedor em banco de dados. Por fim, ressalve-se que, em se tratando de inscrio decorrente de dados pblicos, como os de cartrios de protesto de ttulos ou de distribuio de processos judiciais, sequer se exige a prvia comunicao do consumidor. Consequentemente, a ausncia de precedente comunicao, nesses casos, no enseja dano moral. Processo
STJ. 3 Turma. REsp 1.148.179-MG, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 26/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

DIREITO EMPRESARIAL
Leasing (arrendamento mercantil)
O arrendador tem a obrigao de devolver as quantias pagas, antecipadamente, pelo arrendatrio, a ttulo de Valor Residual Garantido (VRG), nos casos em que o produto objeto do leasing for apreendido por reintegrao de posse e alienado pelo arrendador? Depende: 1) Se o VRG pago pelo arrendatrio somado com o valor obtido pelo arrendador com a venda do bem for maior que o VRG total previsto no contrato: o arrendatrio ter direito de receber a diferena. 2) Se o VRG pago pelo arrendatrio somado com o valor obtido pelo arrendador com a venda do bem NO for superior ao VRG total previsto no contrato: o arrendatrio no ir receber nada. Graficamente, a situao pode ser assim ilustrada: 1) Se VRG pago + valor do bem vendido > VRG previsto no contrato arrendatrio ter direito de receber a diferena. 2) Se VRG pago + valor do bem vendido < VRG previsto no contrato arrendatrio NO ter direito de receber a diferena (at porque no haver diferena). Mesmo na hiptese 1, o contrato poder prever que, antes de devolvida a diferena para o arrendatrio, o arrendador ter direito de descontar, previamente, outras despesas que tenha tido ou encargos contratuais. Para os efeitos do art. 543-C do CPC (recurso repetitivo), o STJ firmou o seguinte entendimento: "Nas aes de reintegrao de posse motivadas por inadimplemento de arrendamento mercantil financeiro, quando o produto da soma do VRG quitado com o valor da venda do bem for maior que o total pactuado como VRG na contratao, ser direito do arrendatrio receber a diferena, cabendo, porm, se estipulado no contrato, o prvio desconto de outras despesas ou encargos contratuais". Comentrios ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) O arrendamento mercantil (tambm chamado de leasing) uma espcie de contrato de locao, no qual o locatrio tem a possibilidade de, ao final do prazo do ajuste, comprar o bem pagando uma quantia chamada de valor residual garantido (VRG). Opes do arrendatrio: Ao final do leasing, o arrendatrio ter trs opes: Renovar a locao, prorrogando o contrato; No renovar a locao, encerrando o contrato; Pagar o valor residual e, com isso, comprar o bem alugado. Ex: A faz um contrato de leasing com a empresa B para arrendamento de um veculo 0km pelo prazo de 5 anos. Logo, A pagar todos os meses um valor a ttulo de aluguel e poder usar o carro. A principal diferena para uma locao comum que A, ao final do prazo do contrato, poder pagar o valor residual e ficar definitivamente com o automvel. Pgina Obs: muito comum, na prtica, que o contrato j estabelea que o valor residual ser diludo nas prestaes do aluguel. Assim, o contrato prev que o arrendatrio j declara que deseja comprar o bem e, todos os meses, junto com o valor do aluguel, ele paga tambm o

ATENO

INFORMATIVO

esquematizado

valor residual de forma parcelada. Como dito, isso extremamente frequente, especialmente no caso de leasing financeiro. O STJ considera legtima essa prtica? SIM. Trata-se de entendimento sumulado do STJ: Smula 293: A cobrana antecipada do valor residual garantido (VRG) no descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil. Modalidades de leasing: Existem trs espcies de leasing: Leasing Leasing FINANCEIRO OPERACIONAL Previsto no art. 5 da Previsto no art. 6 da Resoluo 2.309/96-BACEN Resoluo 2.309/96-BACEN a forma tpica e clssica Ocorre quando a do leasing. arrendadora j Ocorre quando uma pessoa proprietria do bem e o jurdica (arrendadora) aluga ao arrendatrio, compra o bem solicitado comprometendo-se por uma pessoa fsica ou tambm a prestar jurdica (arrendatria) para, assistncia tcnica em ento, alug-lo relao ao maquinrio. arrendatria.

Ex: determinada empresa (arrendatria) quer utilizar uma nova mquina em sua linha de produo, mas no tem recursos suficientes para realizar a aquisio. Por esse motivo, celebra contrato de leasing financeiro com um Banco (arrendador) que compra o bem e o arrenda para que a empresa utilize o maquinrio. Normalmente, a inteno da arrendatria , ao final do contrato, exercer seu direito de compra do bem.

Ex: a Boeing Capital Corporation (arrendadora) celebra contrato de arrendamento para alugar cinco aeronaves GOL (arrendatria) a fim de que esta utilize os avies em seus voos. A arrendadora tambm O nome completo desse ficar responsvel pela negcio jurdico, em ingls, manuteno dos avies. sale and lease back (venda e arrendamento de volta).

Leasing DE RETORNO (Lease back) No foi previsto na Resoluo 2.309-BACEN. Ocorre quando determinada pessoa, precisando se capitalizar, aliena seu bem empresa de leasing, que arrenda de volta o bem ao antigo proprietrio a fim de que ele continue utilizando a coisa. Em outras palavras, a pessoa vende seu bem e celebra um contrato de arrendamento com o comprador, continuando na posse direta. Ex: em 2001, a Varig, a fim de se recapitalizar, vendeu algumas aeronaves Boeing e os alugou de volta por meio de um contrato de lease back.

Normalmente, a inteno da Em geral utilizado como arrendatria , ao final do uma forma de obteno de contrato, NO exercer seu capital de giro. direito de compra do bem.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

Imagine agora a seguinte situao hipottica (apenas baseada no caso concreto): O escritrio A, desejando comprar 50 computadores e sem possuir capital para tanto, faz um contrato de leasing financeiro com o Banco Y para que ele compre os equipamentos e os arrende para que o escritrio fique utilizando os computadores. O escritrio o arrendatrio e o Banco o arrendador. Os bens foram adquiridos pelo Banco por 150 mil reais. O VRG foi fixado em 120 mil reais, que deveria ser pago, de forma diluda durante o

10

contrato, em 24 parcelas de 5 mil reais. O valor do aluguel foi estipulado em 2 mil reais. Segundo o contrato, o escritrio ter que pagar o valor do aluguel dos computadores e mais o VRG diludo entre as parcelas. Em outras palavras, o arrendatrio, por fora do pacto, j era obrigado a antecipar o VRG e, assim, quando o contrato de leasing chegasse ao final, ele seria o dono dos computadores. O contrato tinha durao de 24 meses. Ocorre que, a partir do 16 ms, o escritrio tornouse inadimplente. Ao longo do contrato, o arrendatrio pagou 32 mil reais a ttulo de alugueis e 80 mil reais como antecipao do VRG. Desse modo, o arrendador recebeu 112 mil reais no total. Se o arrendatrio no paga as prestaes do leasing, qual a ao que dever ser proposta pelo arrendador? Ao de reintegrao de posse. Logo, o Banco ajuizou uma ao de reintegrao de posse. O juiz expediu uma liminar determinando que os 50 computadores fossem entregues ao arrendador. Ao final, a ao foi julgada procedente e o autor ficou na posse plena dos bens. O arrendador, que ficou com a posse dos bens por conta da reintegrao, poder vend-los? SIM. Os bens pertencem ao arrendador e ele poder vend-los. Alis, no leasing financeiro, na quase totalidade dos casos, o arrendante ir alienar os bens, pois ele uma instituio financeira que somente adquiriu a coisa arrendada por causa do interesse do arrendatrio. Dessa forma, o Banco alienou os computadores para um terceiro. A questo enfrentada pelo STJ foi, ento, a seguinte: O arrendador tem a obrigao de devolver as quantias pagas, antecipadamente, pelo arrendatrio, a ttulo de Valor Residual Garantido (VRG), nos casos em que o produto objeto do leasing for apreendido por reintegrao de posse e alienado pelo arrendador? Depende: 1) Se o VRG pago pelo arrendatrio somado com o valor obtido pelo arrendador com a venda do bem for maior que o VRG total previsto no contrato: o arrendatrio ter direito de receber a diferena. 2) Se o VRG pago pelo arrendatrio somado com o valor obtido pelo arrendador com a venda do bem NO for superior ao VRG total previsto no contrato: o arrendatrio no ir receber nada. Graficamente, a situao pode ser assim ilustrada: 1) Se VRG pago + valor do bem vendido > VRG previsto no contrato arrendatrio ter direito de receber a diferena. 2) Se VRG pago + valor do bem vendido < VRG previsto no contrato arrendatrio NO ter direito de receber a diferena (at porque no haver diferena). Mesmo na hiptese 1, o contrato poder prever que, antes de devolvida a diferena para o arrendatrio, o arrendador ter direito de descontar, previamente, outras despesas que tenha tido ou encargos contratuais. Sei que o tema complicado. Vamos tentar entender melhor retomando o exemplo que demos acima:

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

11

VRG previsto no contrato = 120 mil. VRG pago antecipadamente = 80 mil. O escritrio ficou inadimplente, razo pela qual os computadores foram retomados. O Banco vendeu os computadores para um terceiro. O arrendatrio ter direito de receber de volta alguma quantia? Se os computadores foram vendidos por mais de 40 mil reais = SIM. Se os computadores foram vendidos por menos de 40 mil reais = NO.

Ex1: computadores foram vendidos por 60 mil reais. VRG pago (80) + valor da venda (60) = 140 mil. Como o VRG previsto no contrato era de 120 mil, o arrendatrio ir receber esta diferena (20 mil). Ex2: computadores foram vendidos por 30 mil reais. VRG pago (80) + valor da venda (30) = 110 mil. Como o VRG previsto no contrato era de 120 mil, o arrendatrio no ter diferena para receber. Mesmo no caso do exemplo 1, o contrato de leasing poderia prever que, antes de devolvida a diferena para o arrendatrio, o arrendador teria direito de descontar previamente despesas ou encargos contratuais que tenha tido. Adendo Fundamentos mencionados pelo Min. Relator para chegar a esta concluso acima exposta: (para os que No chamado leasing financeiro, o arrendador adquire o bem indicado pelo contratante sem quiserem nenhum interesse em mant-lo em seu patrimnio aps o trmino do contrato. A aprofundar) arrendadora somente adquiriu o bem para satisfazer uma necessidade da arrendatria. Caso o bem no seja adquirido pela arrendatria ao final do contrato, a arrendadora ir certamente vender o bem para algum outro interessado, no ficando com a coisa para si. Assim, no leasing financeiro prepondera o carter de financiamento na operao, colocado disposio do particular, semelhana do que ocorre na alienao fiduciria. O Conselho Monetrio Nacional, ao regulamentar o leasing financeiro, considera-o como a modalidade de arredamento mercantil em que as contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operao e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos (art. 1, I, da Res. n. 2.309/1996 do CMN). Nesse contexto, deve-se observar que se a arrendadora fosse obrigada a devolver integralmente ao arrendatrio o pagamento prvio (antecipado ou diludo com as prestaes) do VRG (sem fazer qualquer desconto), isso faria com que a arrendadora ficasse muito longe de recuperar ao menos o custo realizado com a aquisio do produto. , portanto, inerente racionalidade econmica do leasing financeiro a preservao de um valor mnimo em favor do arrendador pelo produto financiado, a servir-lhe de garantia (da o nome: valor residual garantido), a depender, no caso de no exercida a opo de compra pelo arrendatrio, do valor recebido com a venda do produto. Nesse sentido, o STJ tem estabelecido o entendimento de que o VRG pago antes do trmino do contrato no constitui propriamente um pagamento prvio do bem arrendado, mas sim um valor mnimo garantido ao arrendador no caso em que no exercida a opo de compra. A propsito, inclusive, a Portaria n. 564/1978 do Ministrio da Fazenda (referente tributao das arrendadoras nas operaes de arrendamento mercantil) definiu o VRG

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

12

como o preo contratualmente estipulado para exerccio da opo de compra, ou valor contratualmente garantido pela arrendatria como mnimo que ser recebido pela arrendadora na venda a terceiros do bem arrendado, na hiptese de no ser exercida a opo de compra. Sendo assim, conclui-se que somente ser possvel a devoluo ao arrendatrio da diferena verificada no caso em que o resultado da soma do VRG quitado com o valor da venda do bem tenha sido maior que o total pactuado como VRG na contratao, cabendo, ainda, o desconto prvio de outras despesas ou encargos contratuais eventualmente estipulados pelo contrato. Entende-se que assim, observando-se fielmente a finalidade do VRG, possa o arrendamento mercantil ter seu equilbrio econmico-financeiro resguardado, preservando sua funo social como pactuao propcia proteo da confiana, da boa-f, pelo estmulo adimplncia e ao cumprimento dos contratos. Como consequncia, tem-se a reduo dos custos financeiros e do spread bancrio, a minorao das taxas de juros e, sobretudo, o incremento da atividade econmica em geral, tudo a bem da construo de uma sociedade em que vigore a livre iniciativa, mas com justia social. Processo
STJ. 2 Seo. REsp 1.099.212-RJ, Rel. originrio Min. Massami Uyeda, Rel. para acrdo Min. Ricardo Villas Bas Cueva, julgado em 27/2/2013 (recurso repetitivo).

Marca de alto renome


legtimo o interesse do titular de uma marca em obter do INPI, pela via direta, uma declarao geral e abstrata de que sua marca de alto renome. Caso inexista uma declarao administrativa do INPI a respeito da caracterizao, ou no, de uma marca como sendo de alto renome, no pode o Poder Judicirio conferir, pela via judicial, a correspondente proteo especial. Comentrios Marca Marca um sinal, identificvel visualmente, por meio do qual os produtos ou servios so identificados e assim podem ser distinguidos dos demais. A marca, cuja propriedade consagrada pelo art. 5, XXIX, da CF, se constitui um sinal distintivo de percepo visual que individualiza produtos e/ou servios. O seu registro confere ao titular o direito de usar, com certa exclusividade, uma expresso ou smbolo. (Min. Nancy Andrighi). Vale destacar, mais uma vez, que marca, segundo a legislao brasileira, obrigatoriamente um sinal identificvel pela viso, ou seja, no existe marca sonora ou marca olfativa. Justamente por isso, o famoso som plim plim que a rede Globo de televiso utiliza no pode ser registrado como marca no Brasil. comum a seguinte afirmao: marca no Brasil somente aquilo que a pessoa pode ver. Importncia A marca extremamente importante para a atividade empresarial, considerando que, muitas vezes, ela decisiva no momento em que o consumidor ir optar por escolher entre um ou outro produto ou servio. Justamente por isso so desenvolvidas inmeras aes de marketing para divulgar e tornar conhecida e respeitada a marca. A sua proteo, para alm de garantir direitos individuais, salvaguarda interesses sociais, na medida em que auxilia na melhor aferio da origem do produto e/ou servio, minimizando erros, dvidas e confuses entre usurios. (Min. Nancy Andrighi).

Concursos federais

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

13

Proteo da marca Por ser importante atividade empresarial, a marca protegida pela legislao. A Lei n. 9.279/96 afirma que a marca pode ser registrada para que no seja utilizada indevidamente em outros produtos ou servios: Art. 122. So suscetveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais. Art. 129. A propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, conforme as disposies desta Lei, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o territrio nacional, observado quanto s marcas coletivas e de certificao o disposto nos arts. 147 e 148. Onde realizado este registro? No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de uma autarquia federal que possui a atribuio de conceder privilgios e garantias aos inventores e criadores em mbito nacional. Os direitos de propriedade industrial so concedidos, no Brasil, pelo INPI. Princpio da especialidade ou especificidade Depois da marca ter sido registrada no INPI, apenas o titular desta marca poder utiliz-la em todo o territrio nacional. Contudo, em regra, no Brasil, a proteo da marca impede que outras pessoas utilizem esta marca apenas em produtos ou servios similares, podendo a mesma marca ser usada por terceiros em produtos ou servios distintos. Assim, a proteo da marca se submete, portanto, ao princpio da especialidade, ou seja, a marca registrada somente protegida no ramo de atividade que o seu titular atua. Pelo princpio da especialidade, o registro da marca confere exclusividade de uso apenas no mbito do mercado relevante para o ramo de atividade ao qual pertence o seu titular. (Min. Nancy Andrighi). Veja precedentes do STJ aplicando o sobredito princpio: (...) Segundo o princpio da especialidade das marcas, no h colidncia entre os signos semelhantes ou at mesmo idnticos, se os produtos que distinguem so diferentes. (...) (REsp 1079344/RJ, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 21/06/2012) (...) A marca um sinal distintivo, visualmente perceptvel, que visa a identificar um produto ou servio no mercado consumidor. Para se obter o registro da marca e, consequentemente, sua propriedade, necessria a observncia de certos requisitos como a novidade relativa, distinguibilidade, veracidade e licitude, de molde a evitar que o consumidor seja induzido a engano, ante a existncia de repeties ou imitaes de signos protegidos. 2. Produtos ou servios diferentes podem apresentar marcas semelhantes, dado que incide, no direito marcrio, em regra, o princpio da especialidade; ou seja, a proteo da marca apenas assegurada no mbito das atividades do registro, ressalvada a hiptese de marca notria. (...) (REsp 862.067/RJ, Rel. Min. Vasco Della Giustina (Desembargador convocado do TJ/RS), Terceira Turma, julgado em 26/04/2011) A proteo marca pela Lei n. 9.279/96 no absoluta, pois segundo o princpio da especialidade ou da especificidade, a proteo ao signo, objeto de registro no INPI, estendese somente a produtos ou servios idnticos, semelhantes ou afins, desde que haja possibilidade de causar confuso a terceiros. (REsp 333105/RJ, Rel. Min. Barros Monteiro, Quarta Turma, julgado em 02/06/2005).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

14

Exceo ao princpio da especialidade (extravasamento do smbolo) Existe uma exceo ao princpio da especialidade. Trata-se do caso da marca de alto renome, que tem proteo em todos os ramos de atividade. Diz a Lei: Art. 125. marca registrada no Brasil considerada de alto renome ser assegurada proteo especial, em todos os ramos de atividade. A Resoluo n. 121/05 do INPI, em seu art. 2, fornece um conceito para marca de alto renome: Considera-se de alto renome a marca que goza de uma autoridade incontestvel, de um conhecimento e prestgio diferidos, resultantes da sua tradio e qualificao no mercado e da qualidade e confiana que inspira, vinculadas, essencialmente, boa imagem dos produtos ou servios a que se aplica, exercendo um acentuado magnetismo, uma extraordinria fora atrativa sobre o pblico em geral, indistintamente, elevando-se sobre os diferentes mercados e transcendendo a funo a que se prestava primitivamente, projetando-se apta a atrair clientela pela sua simples presena. Exemplos de marcas j declaradas pelo INPI como sendo de alto renome: Pirelli, Kibon, Natura, Moa, Chica Bon, Banco do Brasil, Diamante Negro, Nike, Sadia. Quando a marca registada no INPI, ela j recebe este status de marca de alto renome? possvel que o INPI d uma declarao geral e abstrata afirmando que determinada marca de alto renome? NO. O titular da marca somente poder obter a declarao do INPI de que a sua marca de alto renome se alguma outra pessoa tentar registrar a marca. Ex: suponhamos que a Ford resolva registrar sua marca no INPI. Quando efetuar o registro, a marca Ford no poder ainda ser considerada como de alto renome. O INPI no d esta declarao no momento do registro. No entanto, se alguma outra pessoa quiser registrar uma confeco de roupas chamada Ford, o titular da marca Ford poder se opor a este pedido de registro afirmando que a marca Ford de alto renome e que a sua proteo vale para todos os ramos de atividade (e no apenas para o mercado automobilstico). Na prtica, portanto, o titular de uma marca s conseguir uma declarao administrativa do INPI de que se trata de marca de alto renome se houver algum pedido de registro que conflite com ela. Esta impossibilidade do INPI declarar, desde logo, que a marca de alto renome algo que atrapalha a atividade empresarial? SIM. Segundo a doutrina especializada, a inexistncia de um procedimento administrativo para que se obtenha do INPI uma declarao direta e abstrata do alto renome algo que gera insegurana, atenta contra a proteo constitucional destinada marca e dificulta que o titular atue preventivamente, antes do surgimento de um risco concreto de violao da propriedade industrial. Diante dessa situao, qual foi a soluo encontrada pelos titulares de marcas? Os titulares de marcas comearam a ajuizar aes com o objetivo de que o Poder Judicirio (no caso, a Justia Federal, por ser o INPI uma autarquia federal) declarasse que a sua marca seria de alto renome. Em suma, foram propostas aes objetivando a declarao judicial do alto renome da marca. O que o STJ entendia sobre estas demandas? Incialmente, o STJ no concordou com estas aes. Assim, a posio tradicional do STJ era no sentido de que a declarao do alto renome de uma marca consiste em ato discricionrio do INPI, no podendo ser declarada pelo Poder Judicirio. Houve deciso

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

15

recentssima nesse sentido: AgRg no AgRg no REsp 1.116.854/RJ, 3 Turma, Relator Min. Massami Uyeda, DJe de 02/10/2012. O que foi decidido pelo STJ no julgado noticiado neste informativo? A 3 Turma do STJ alterou, em parte, seu entendimento. O STJ decidiu que o titular da marca possui legtimo interesse em obter, por via direta, uma declarao geral e abstrata de que sua marca de alto renome. Veja alguns argumentos veiculados pela Min. Nancy Andrighi: O reconhecimento do alto renome s pela via incidental (de defesa) imporia ao titular um nus injustificado de ficar constantemente acompanhando todos os pedidos de registro de marcas a fim de identificar eventuais ofensas ao seu direito marcrio; Ademais, acontece muitas vezes de a pessoa que est utilizando indevidamente a marca de alto renome nem sequer tentar fazer o registro no INPI por saber que seria questionado. Ex: a pessoa possui uma confeco de roupas Natura (com o mesmo smbolo da marca registrada). Logo, ela nem vai tentar registrar esta marca porque tem conscincia de que haveria oposio por parte da empresa de cosmticos. Nesses casos, a controvrsia no chega ao INPI, impedindo que o titular da marca adote qualquer medida administrativa incidental visando declarao do alto renome. Verifica-se, portanto, haver efetivo interesse do titular em obter uma declarao geral e abstrata de que sua marca de alto renome. Os atos do INPI relacionados com o registro do alto renome de uma marca, por derivarem do exerccio de uma discricionariedade tcnica e vinculada, encontram-se sujeitos a controle pelo Poder Judicirio, sem que isso implique violao do princpio da separao dos poderes. O STJ decidiu, no entanto, que o Poder Judicirio no poder declarar diretamente que a marca de alto renome por meio de uma deciso judicial. O que o Judicirio pode fazer determinar que o INPI examine, em um certo prazo, se a marca realmente de alto renome. A Ministra afirmou que o Poder Judicirio no pode suprir a omisso do INPI e decidir o mrito do processo administrativo, mas apenas determinar que o procedimento seja concludo em tempo razovel. Caso inexista uma declarao administrativa do INPI a respeito da caracterizao, ou no, de uma marca como sendo de alto renome, no pode o Poder Judicirio conferir, pela via judicial, a correspondente proteo especial, sob pena de violar a separao dos poderes, sendo esta atribuio pertencente ao INPI, integrante do Poder Executivo. Processo
STJ. 3 Turma. REsp 1.162.281-RJ, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 19/2/2013.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Competncia para ao de penso por morte no qual haver reconhecimento de unio estvel
Compete JUSTIA FEDERAL processar e julgar demanda proposta em face do INSS com o objetivo de ver reconhecido exclusivamente o direito da autora de receber penso decorrente da morte do alegado companheiro, ainda que seja necessrio enfrentar questo prejudicial referente existncia, ou no, da unio estvel. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: Maria vivia em unio estvel com Joo, que era funcionrio de uma empresa privada e, portanto, contribua para o Regime Geral da Previdncia Social (RGPS INSS). Joo faleceu.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

16

Maria ter direito a algum benefcio previdencirio? SIM, ela ter direito penso por morte, benefcio previsto nos arts. 74 a 79 da Lei n. 8.213/91. Suponha que Maria formulou requerimento administrativo ao INSS solicitando a penso por morte. Ocorre que a autarquia previdenciria negou o pedido, sob o argumento de que no restou comprovada a unio estvel, nos termos do 3 do art. 22 do Decreto n. 3.048/99 (Regulamento da Previdncia Social). Diante disso, Maria procurou a Defensoria Pblica para ajuizar uma ao contra o INSS. Repare que esta ao tem por objetivo ver reconhecido o direito da autora de receber a penso por morte. No entanto, ser necessrio que ela prove, nesta demanda, que vivia, realmente, em unio estvel com o falecido. Surge, no entanto, um impasse aparente: a competncia para julgar aes contra o INSS (autarquia federal) , em regra, da Justia Federal, nos termos do art. 109, I, da CF/88. Por outro lado, a competncia para reconhecer unio estvel da Justia estadual. De quem a competncia para julgar esta ao a ser proposta por Maria? Compete JUSTIA FEDERAL processar e julgar demanda proposta em face do INSS com o objetivo de ver reconhecido exclusivamente o direito da autora de receber penso decorrente da morte do alegado companheiro, ainda que seja necessrio enfrentar questo prejudicial referente existncia, ou no, da unio estvel. A definio da competncia se estabelece de acordo com os termos da demanda, e no a partir de consideraes a respeito de sua procedncia, da legitimidade das partes ou de qualquer juzo acerca da prpria demanda. Assim, se a pretenso deduzida na inicial no diz respeito ao reconhecimento de unio estvel, mas apenas concesso de benefcio previdencirio, deve ser reconhecida a competncia da Justia Federal. Nesse contexto, ainda que o juzo federal tenha de enfrentar o tema referente caracterizao da unio estvel, no haver usurpao da competncia da Justia Estadual, pois esse ponto somente ser apreciado como questo prejudicial, possuindo a demanda natureza nitidamente previdenciria. Processo
STJ. 1 Seo. CC 126.489-RN, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 10/4/2013.

Competncia no caso de ao monitria proposta contra Estado-membro


Segundo a jurisprudncia do STJ, o Estado-membro no tem prerrogativa de foro. Logo, poder ser demandado em outra comarca que no a de sua capital. Poder ser at mesmo demandado em outro Estado-membro da Federao. No caso de ao monitria proposta contra o Estado-membro, a competncia para julgar a causa do local onde a obrigao deveria ser satisfeita e onde deveria ter ocorrido o pagamento da contraprestao, conforme prev o art. art. 100, IV, d, do CPC. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica (adaptada em relao ao caso concreto): O Estado A fez um contrato com uma rede de hotis localizada em Braslia/DF a fim de que as autoridades estaduais l ficassem hospedadas quando fossem tratar de assuntos institucionais na capital federal. Aps alguns meses de prestao de servios, o Estado A no pagou o hotel.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

17

O contrato celebrado no observou as formalidades necessrias para que pudesse ser considerado um ttulo executivo extrajudicial (art. 585 do CPC). Logo, o hotel dispunha de uma prova escrita da dvida, mas que no possua eficcia de ttulo executivo. Qual ao dever ser proposta pelo Hotel contra o Estado? Ao monitria. Ao monitria um procedimento especial, previsto no CPC, por meio do qual o credor exige do devedor o pagamento de soma em dinheiro, a entrega de coisa fungvel ou a entrega de determinado bem mvel com base em prova escrita que no tem eficcia de ttulo executivo. Ex1: ao monitria para cobrana de cheque prescrito. Ex2: ao monitria para cobrana de valores baseados em contrato bancrio de abertura de conta-corrente. Mas possvel ajuizar ao monitria contra um Estado-membro? SIM. No h mais dvidas quanto a isso atualmente. Nesse sentido: Smula 339-STJ: cabvel ao monitria contra a Fazenda Pblica. A pergunta do Informativo foi a seguinte: Onde dever ser proposta esta ao, na capital do Estado A ou no Distrito Federal? A competncia do local onde a obrigao deve ser satisfeita, nos termos do art. 100, IV, d, do CPC: Art. 100 (...) IV - do lugar: d) onde a obrigao deve ser satisfeita, para a ao em que se lhe exigir o cumprimento; A prestao dos servios foi realizada em Braslia (DF) e neste local deveria ter sido cumprida a obrigao do Estado A de pagar por estes servios. Logo, o juzo competente para julgar a ao monitria uma das varas do Distrito Federal. Mas o Estado A poder ser demandado em outro local que no seja a capital do Estado? SIM. O Estado-membro no tem prerrogativa de foro e pode ser demandado em outra comarca que no a da capital. Desse modo, o STJ admitiu a aplicao da regra do art. 100, IV, "d", do CPC ao caso concreto. Processo
STJ. 2 Turma. REsp 1.316.020-DF, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 2/4/2013.

Motivao per relationem


legtima a adoo da tcnica de fundamentao referencial (per relationem), consistente na aluso e incorporao formal, em ato jurisdicional, de deciso anterior ou parecer do MP. Comentrios Vide explicaes na seo de Direito Constitucional. STJ. 2 Turma. EDcl no AgRg no AREsp 94.942-MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 5/2/2013. Processo

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

18

Gratuidade de justia e atos praticados por notrios e registradores


A gratuidade de justia obsta a cobrana de emolumentos pelos atos de notrios e registradores indispensveis ao cumprimento de deciso proferida no processo judicial em que fora concedido o referido benefcio.
ATENO

Em resumo, os beneficirios da justia gratuita tm iseno dos emolumentos nas serventias notariais e registrais para os atos necessrios ao cumprimento da deciso judicial. Comentrios Vide explicaes na seo de Direito Notarial e Registral. STJ. 2 Turma. AgRg no RMS 24.557-MT, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 7/2/2013. Processo

Impossibilidade de priso em jurisdio cvel, salvo no caso de obrigao alimentcia


No possvel que o magistrado, ao conceder tutela antecipada no mbito de processo cvel cujo objeto no consista em obrigao de natureza alimentcia, efetue ameaa de decretao de priso para o caso de eventual descumprimento dessa ordem judicial, sob a justificativa de que, nesse caso, configurar-se-ia crime de desobedincia (art. 330 do CP). Comentrios Ao de obrigao de fazer Se o autor ajuza uma ao pretendendo que o ru seja obrigado a fazer ou no fazer alguma coisa, o juiz, atendidos os requisitos legais, poder conceder a tutela antecipada, na forma de tutela especfica, determinando que o ru adote o comportamento que objeto da ao. Exemplo (hipottico): A, atriz, ingressa com ao de obrigao de fazer contra o site X, especializado em celebridades, tendo como pedido (objeto) que o referido site retire de suas pginas fotos ntimas da autora e cuja publicao ela no autorizou. Deferida a tutela antecipada O juiz analisa a petio inicial e entende que relevante o fundamento da demanda e que h justificado receio de ineficcia do provimento final, razo pela qual concede, liminarmente, a tutela antecipada determinando que o site retire, em 24 horas, as fotos de suas pginas. Essa deciso interlocutria est fundada no 3 do art. 461 do CPC: Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. (...) 3 Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada ou modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada. Medidas coercitivas para cumprimento da deciso O juiz, para que a sua deciso tenha fora e desperte no ru a vontade de cumpri-la, deve determinar alguma medida coercitiva. A mais conhecida delas a multa cominatria (astreinte), prevista no 4 do art. 461 do CPC: 4 O juiz poder, na hiptese do pargrafo anterior ou na sentena, impor multa diria ao ru, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando-lhe prazo razovel para o cumprimento do preceito. O rol legal das medidas coercitivas meramente exemplificativo O CPC prev, no entanto, que o magistrado pode impor outras medidas coercitivas, alm da multa. Veja:

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

19

5 Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial. Na verdade, a doutrina afirma que existe uma clusula geral executiva no CPC, considerando que 5 do art. 461 traz um rol exemplificativo de medidas, mas o juiz poder determinar outras que no estejam ali previstas (medidas coercitivas atpicas). possvel utilizar a priso civil como medida coercitiva atpica? A resposta a esta indagao envolve a anlise do art. 5, LXVII, da CF/88, que determina: LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; Assim, a CF veda, em regra, a priso civil por dvida. Quando este inciso fala em dvida, isto significa obrigao pecuniria (obrigao de pagar quantia) ou abrange qualquer tipo de obrigao? Em outras palavras, a CF veda a: 1 corrente: priso civil por dvida pecuniria (obrigao de pagar); OU 2 corrente: a priso civil por dvida de qualquer natureza (obrigao de pagar, de fazer, de no fazer e de entregar coisa diferente de dinheiro)? Este debate interessantssimo e palpitante na doutrina. Vejamos um panorama: 1 corrente: a CF veda apenas a priso civil por dvida pecuniria. Assim, possvel a priso civil como medida coercitiva no caso de obrigaes que no sejam pecunirias (ex: obrigao de fazer) Luiz Guilherme Marinoni Marcelo Lima Guerra Pontes de Miranda Donaldo Armelin Srgio Shimura 2 corrente: a CF veda a priso pelo inadimplemento de qualquer obrigao. Logo, NO possvel a priso civil como medida coercitiva, salvo no caso de descumprimento de obrigao alimentcia. Eduardo Talamini Ovdio Baptista Carlos Alberto Alvaro de Oliveira Jos Garcia Medina Humberto Theodoro Jr.

Fonte utilizada para elaborao do quadro acima: DIDIER JR., Fredie. et. al. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 5. Execuo. Salvador: Juspodivm, 2013, p. 477-482. Qual a posio adotada pelo STJ? A 3 Turma do STJ, em julgado recente, adotou a 2 corrente. De acordo com o STJ, invivel a decretao ou a ameaa de decretao de priso nos autos de processo civil como forma de coagir a parte ao cumprimento de obrigao, ressalvada a obrigao de natureza alimentcia. Vale ressaltar que no ser permitida a priso do destinatrio da ordem nem mesmo sob o argumento de que ele, ao no cumprir o que foi determinado, estaria cometendo o crime de desobedincia. Nesse sentido, confira o seguinte exemplo hipottico:

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

20

Joo ingressou com uma ao de obrigao de fazer contra Paulo. O juiz deferiu a tutela antecipada determinando que Paulo cumprisse a obrigao. No mandado de intimao expedido, o magistrado ameaou decretar a priso do requerido, pela prtica do crime de desobedincia (art. 330 do CP), caso ele no cumprisse a ordem no prazo fixado. O juiz agiu de forma adequada segundo a jurisprudncia do STJ? NO. De acordo com o STJ, invivel a decretao ou a ameaa de decretao de priso nos autos de processo civil como forma de coagir a parte ao cumprimento de obrigao, ressalvada a obrigao de natureza alimentcia. Assim, no possvel que o magistrado, ao conceder tutela antecipada no mbito de processo cvel cujo objeto no consista em obrigao de natureza alimentcia, efetue ameaa de decretao de priso para o caso de eventual descumprimento dessa ordem judicial, sob a justificativa de que, nesse caso, configurar-se-ia crime de desobedincia (art. 330 do CP). Processo
STJ. 3 Turma. RHC 35.253-RJ, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 5/3/2013.

Ilegitimidade do esplio para ajuizar ao de indenizao em nome dos herdeiros


O esplio no tem legitimidade ativa para ajuizar ao em que o dano moral pleiteado pela famlia tem como titulares do direito os herdeiros, no por herana, mas sim por causa de direito prprio deles. Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva, tendo esta ajuizado ao de indenizao, mas falecido antes do trnsito em julgado. Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva. Esta faleceu sem ter ajuizado a ao. Ofensa memria da pessoa j falecida. Dor e sofrimento causado pela morte da pessoa. O esplio legitimado a prosseguir na demanda. O esplio legitimado a propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao.

Comentrios O que a herana? A herana o conjunto de bens deixado pela pessoa falecida. Caracteriza-se, por fora de lei, como sendo bem imvel, universal e indivisvel. A herana formada automaticamente pela morte e somente ser dissolvida quando houver a partilha. O que o esplio? O esplio o ente despersonalizado que representa a herana em juzo ou fora dele. Mesmo sem possuir personalidade jurdica, o esplio tem capacidade para praticar atos jurdicos (ex: celebrar contratos, no interesse da herana) e tem legitimidade processual (pode estar no polo ativo ou passivo da relao processual) (FARIAS, Cristiano Chaves. et. al., Cdigo Civil para concursos. Salvador: Juspodivm, 2013, p. 1396).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

21

Quem representa o esplio em juzo (quem age em nome do esplio)? Se j houve inventrio: o esplio representado em juzo pelo inventariante. Se ainda no foi aberto inventrio: o esplio representado pelo administrador provisrio (art. 985 do CPC). Fixados estes conceitos, imagine a seguinte situao hipottica: Joo, vivo, pai de Hugo, Jos e Luiz, faleceu em decorrncia de suposta falha no atendimento hospitalar. Foi aberto inventrio, tendo Hugo sido nomeado como inventariante. Os filhos decidem contratar um advogado para ajuizar uma ao de indenizao contra o hospital pelos danos morais e materiais que eles sofreram com a morte do genitor. O advogado prope a ao de indenizao indicando como autor o esplio. O advogado agiu de maneira correta? NO. O esplio no tem legitimidade para postular indenizao pelos danos materiais e morais supostamente experimentados pelos herdeiros, ainda que se alegue que os referidos danos teriam decorrido de erro mdico de que fora vtima o falecido. Na situao exposta, o direito reparao pelos danos causados com a morte dos filhos de Joo por conta de direito prprio deles (e no por um direito que tenha sido transmitido com a herana). Assim, o direito reparao pela morte de Joo nada tem a ver com a herana (no foi um bem deixado pelo falecido com a sua morte). Logo, o autor da demanda no deve ser o esplio. Resumindo: o direito no qual se funda a ao prprio dos herdeiros, e no um direito do de cujus que foi transmitido. Vejamos, ao contrrio, duas situaes em que a legitimidade seria do esplio: O esplio teria legitimidade para ajuizar a ao se o direito indenizao pertencesse ao falecido e tivesse sido transmitido aos herdeiros com a morte. Ex1: suponhamos que, antes de Joo falecer, tenha sido publicada uma reportagem no jornal atacando a sua honra. Joo ajuizou uma ao de indenizao contra o peridico, tendo, no entanto, morrido antes que a demanda fosse julgada. Neste exemplo, considerando a natureza patrimonial do direito de ao por danos morais, esse direito se transmitir aos herdeiros. Logo, o esplio possui legitimidade para suceder o autor na ao de indenizao, operando-se a substituio processual, nos termos do art. 43 do CPC. Ex2: a reportagem foi publicada atacando a honra de Joo. Ocorre que no deu tempo de ele tomar providncias contra o peridico. Nesta hiptese, muito embora se reconhea o carter pessoal da referida ao, o STJ e a doutrina majoritria consideram que o direito de ao por dano moral de natureza patrimonial e, como tal, transmite-se aos sucessores da vtima. Logo, o esplio tem legitimidade para intentar a ao de reparao por danos morais. Nesse sentido o art. 943 do CC e o Enunciado 454 do CJF. Art. 943. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. Enunciado 454-CJF: Art. 943. O direito de exigir reparao a que se refere o art. 943 do Cdigo Civil abrange inclusive os danos morais, ainda que a ao no tenha sido iniciada pela vtima.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

22

Vale ressaltar que o direito de personalidade da pessoa morta no foi transmitido com a herana. O direito da personalidade extinguiu-se com a morte do titular. O que se transmitiu, neste caso, foi apenas o direito patrimonial de requerer a indenizao. Agora, por fim, uma ltima hiptese: Suponha que a reportagem atacando a honra de Joo foi publicada somente aps a sua morte. Neste caso, ser possvel o ajuizamento de ao de indenizao por danos morais? Quem ter legitimidade para figurar no polo ativo: o esplio ou os herdeiros? SIM, ser possvel a propositura de ao de indenizao por danos morais. A legitimidade ativa para esta demanda dos herdeiros, nos termos do pargrafo nico do art. 12 do CC: Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. Se o dano ocorre depois da morte do titular, no produz efeitos jurdicos ao morto. Contudo, tal ofensa atinge, indiretamente, os familiares vivos da pessoa morta, caracterizados como lesados indiretos. Assim sendo, os herdeiros, considerados como lesados indiretos pelas ofensas devem propor a ao em nome prprio. Como explicam Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald: (...) um direito reconhecido s pessoas vivas de ter salvaguardada a personalidade dos seus parentes (e do cnjuge ou companheiro) falecidos, sob pena de afronta sua prpria personalidade. Isto porque ao violar a honra, imagem, sepultura etc., de uma pessoa morta, atinge-se, obliquamente (indiretamente, na linguagem do Cdigo Civil), os seus parentes (e o cnjuge ou companheiro) vivos. Bem por isso, os lesados indiretos atuam em nome prprio, defendendo um interesse prprio, consistente na defesa da personalidade de seus parentes (ou de seu cnjuge ou companheiro) falecidos. Agem, pois, por legitimidade ordinria, autnoma, e no em substituio processual. (FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Salvador: Juspodivm, 2012, p. 198) Quadro-resumo: Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva, tendo esta ajuizado ao de indenizao, mas falecido antes do trnsito em julgado. Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva. Esta faleceu sem ter ajuizado a ao. Ofensa memria da pessoa j falecida.

O esplio legitimado prosseguir na demanda.

Dor e sofrimento causado pela morte da pessoa.

O esplio legitimado a propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao.

Processo

STJ. 4 Turma. REsp 1.143.968-MG, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 26/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

23

Interposio do recurso via fax


Mesmo que o advogado no tenha conseguido interpor o recurso, via fax, por conta de um problema tcnico do prprio Poder Judicirio, ele no ter oportunidade de ajuizar o recurso em outra data fora do prazo. Em outras palavras, o recurso interposto via fax fora do prazo recursal deve ser considerado intempestivo, ainda que tenha ocorrido eventual indisponibilidade do sistema de protocolo via fax do Tribunal no decorrer do referido perodo de tempo. So de responsabilidade de quem opta pelo sistema de comunicao por fax os riscos de que eventuais defeitos tcnicos possam impedir a perfeita recepo da petio. Comentrios Imagine a seguinte situao: O prazo para que o advogado interponha o recurso termina hoje. Ocorre que este causdico est viajando e no h ningum que possa protocolizar o recurso por ele no Tribunal. O que este advogado poder fazer? possvel que ele interponha o recurso por meio de fax. Isso est previsto na Lei n. 9.800/99. Suponha, no entanto, que, no ltimo dia do prazo, o advogado tenta passar o fax com o recurso, mas os telefones do Tribunal esto com defeito. Como o fax no foi enviado por causa de uma falha no telefone do Poder Judicirio, o causdico poder alegar justa causa (art. 183 do CPC) e ajuizar o recurso no dia seguinte? NO. O recurso interposto via fax fora do prazo recursal deve ser considerado intempestivo, ainda que tenha ocorrido eventual indisponibilidade do sistema de protocolo via fax do Tribunal no decorrer do referido perodo de tempo. Conforme a jurisprudncia do STJ, so de responsabilidade de quem opta pelo sistema de comunicao por fax os riscos de que eventuais defeitos tcnicos possam impedir a perfeita recepo da petio. Processo
Segunda Turma. AgRg nos EDcl no AREsp 237.482-RJ, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 7/2/2013.

Impossibilidade de desistncia do recurso aps seu julgamento


No possvel a homologao de pedido de desistncia de recurso j julgado, pendente apenas de publicao de acrdo. Processo
STJ. 2 Turma. AgRg no AgRg no Ag 1.392.645-RJ, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 21/2/2013.

Julgamento por amostragem de recursos especiais repetitivos


No cabvel o ajuizamento da reclamao prevista no art. 105, I, f, da CF com o objetivo de impugnar procedimento adotado no Tribunal de origem que, por entender que a matria abordada em recurso especial ali interposto no seria idntica a outra j decidida sob a sistemtica dos recursos repetitivos, tenha determinado a remessa ao STJ dos autos para julgamento. Comentrios Observou-se que havia no STF e no STJ milhares de recursos que tratavam sobre os mesmos temas jurdicos. Em outras palavras, identificou-se que existiam inmeros recursos repetitivos endereados aos Tribunais Superiores. Diante disso, a fim de otimizar a anlise desses recursos, a Lei n. 11.672/2008 acrescentou os arts. 543-B e 543-C ao CPC, prevendo uma espcie de julgamento por amostragem dos recursos extraordinrios e recursos especiais que tiverem sido interpostos com fundamento

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

24

em idntica controvrsia ou questo de direito. Vamos estudar, agora, o julgamento por amostragem no caso dos recursos especiais repetitivos, que previsto no art. 543-C do CPC: Art. 543-C. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica questo de direito, o recurso especial ser processado nos termos deste artigo. Procedimento O procedimento relativo ao processamento e julgamento de recursos especiais repetitivos est previsto no art. 543-C do CPC e na Resoluo n. 08/2008-STJ e pode ser assim resumido: 1) O Presidente ou Vice-Presidente do tribunal de origem (TJ ou TRF) ir identificar e separar todos os recursos especiais interpostos que tratem sobre o mesmo assunto. Exemplo: reunir os recursos especiais nos quais se discuta se o prazo prescricional das aes contra a Fazenda Pblica de 3 ou 5 anos. 2) Desses recursos, o Presidente do tribunal selecionar um ou mais recursos que representem bem a controvrsia discutida e os encaminhar ao STJ. Sero selecionados os que contiverem maior diversidade de fundamentos no acrdo e de argumentos no recurso especial. Os demais recursos especiais que tratem sobre a mesma matria e que no foram remetidos como paradigma (modelo) ficaro suspensos no tribunal de origem at que o STJ se pronuncie sobre o tema central. Cabe algum recurso contra a deciso proferida no Tribunal de origem que tenha determinado o sobrestamento do Resp com fundamento no 1 do art. 543-C do CPC? NO. irrecorrvel o ato do presidente do tribunal de origem que, com fundamento no art. 543-C, 1, do CPC, determina a suspenso de recursos especiais enquanto se aguarda o julgamento de outro recurso encaminhado ao STJ como representativo da controvrsia. Com efeito, este ato no ostenta contedo decisrio, tendo em vista que no h efetivo juzo de admissibilidade neste momento processual. Em verdade, a referida manifestao judicial um despacho, de modo que tem incidncia o regramento previsto no art. 504 do CPC, segundo o qual dos despachos no cabe recurso. Haver possibilidade de interposio de recurso aps o julgamento do recurso representativo da controvrsia no STJ, ocasio em que poder ser manejado agravo regimental, no tribunal de origem, contra eventual equvoco no juzo de admissibilidade efetivado na forma do art. 543-C, 7, do CPC. (STJ. 2 Seo. AgRg na Rcl 6.537-RJ, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 27/2/2013) 3) Pode acontecer de o Presidente do tribunal de origem no perceber que haja essa multiplicidade de recursos sobre o mesmo assunto e no tomar essas providncias explicadas acima. Nesse caso, o Ministro Relator do REsp, no STJ, ao identificar que sobre a controvrsia j existe jurisprudncia dominante ou que a matria j est afeta ao colegiado, poder determinar a suspenso, nos tribunais de segunda instncia, dos recursos nos quais a controvrsia esteja estabelecida. 4) Antes de decidir o Resp submetido ao regime de recurso repetitivo, o Ministro Relator poder solicitar informaes, a serem prestadas no prazo de 15 dias, aos tribunais federais ou estaduais a respeito da controvrsia.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

25

5) Se a matria for relevante, o Ministro Relator poder admitir manifestao de pessoas, rgos ou entidades com interesse na controvrsia, que atuaro como amicus curiae. 6) Aps as informaes prestadas pelos Tribunais e pelos amici curiae (plural de amicus curiae), o Ministrio Pblico ser ouvido no prazo de 15 dias. 7) Transcorrido o prazo para o Ministrio Pblico e remetida cpia do relatrio aos demais Ministros, o processo ser includo em pauta na seo ou na Corte Especial do STJ, devendo ser julgado com preferncia sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam ru preso e os pedidos de habeas corpus. 8) Aps todas essas providncias, o STJ ir julgar o recurso especial que foi submetido ao regime de recurso repetitivo. Essa deciso ir afetar os recursos que ficaram suspensos nos TJs ou TRFs. Veja o que diz o 7 do art. 543-C: 7 Publicado o acrdo do Superior Tribunal de Justia, os recursos especiais sobrestados na origem: I - tero seguimento denegado na hiptese de o acrdo recorrido coincidir com a orientao do Superior Tribunal de Justia; ou II - sero novamente examinados pelo tribunal de origem na hiptese de o acrdo recorrido divergir da orientao do Superior Tribunal de Justia. Explicando melhor esse 7: Inciso I: se o recurso especial sobrestado na origem defender a tese jurdica que no foi aceita pelo STJ, este recurso ter seu seguimento negado e, portanto, nem ser enviado ao STJ. Exemplo: o TJ decidiu que o prazo prescricional contra a Fazenda Pblica era de 5 anos. A Fazenda interps recurso especial alegando que esse prazo era de 3 anos. O REsp estava aguardando a definio do tema em sede de recurso repetitivo. O STJ decidiu que o prazo de 5 anos. Logo, este recurso da Fazenda, que estava sobrestado, ter seu seguimento negado e nem ser mais apreciado pelo STJ. Inciso II: se o recurso especial sobrestado na origem defender a tese jurdica que foi acolhida pelo STJ, o acrdo que estava sendo impugnado ser novamente analisado pelo Tribunal de origem, que poder modificar sua deciso para adequ-la ao entendimento firmado pelo STJ. Exemplo: o TJ decidiu que o prazo prescricional contra a Fazenda Pblica era de 3 anos. O particular interps recurso especial alegando que esse prazo era quinquenal. O REsp estava aguardando a definio do tema em sede de recurso repetitivo. O STJ decidiu que o prazo de 5 anos. Logo, o TJ ter a oportunidade de analisar novamente esta questo e poder modificar sua deciso com base na orientao firmada pelo STJ. Em outras palavras, o TJ poder voltar atrs e decidir que o prazo prescricional de 5 anos realmente. Vale ressaltar, no entanto, que nesse reexame, o Tribunal poder manter sua deciso, considerando que o posicionamento adotado pelo STJ no vinculante. 9) Se o tribunal de origem mantiver a deciso divergente, ir ser realizado o exame de admissibilidade do recurso especial para que seja encaminhado ao STJ. Exemplo: o TJ decidiu manter seu entendimento de que o prazo prescricional de 3 anos, mesmo o STJ tendo afirmado que era quinquenal. Logo, o recurso especial interposto pelo particular ser examinado e, se preencher os pressupostos de admissibilidade, ser encaminhado ao STJ para anlise do mrito. 10) Voltando hiptese do inciso I do 7 do art. 543-C. Pode acontecer de o Presidente do tribunal de origem negar seguimento a um recurso especial, aplicando o entendimento do

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

26

STJ, e a parte recorrente no concordar com isso, sob o argumento de que o caso que envolve o seu processo diferente do que foi examinado pelo STJ. Em outros termos, a parte afirma que h um distinguishing. A pergunta que surge a seguinte: ser possvel que esta parte interponha algum recurso contra a deciso do Presidente do tribunal de origem que negou seguimento ao recurso especial com base no inciso I do 7 do art. 543-C do CPC? Ser cabvel agravo regimental, a ser julgado no Tribunal de origem, destinado a impugnar deciso monocrtica que nega seguimento a recurso especial com fundamento no art. 543-C, 7, I, do CPC. (STJ. 2 Turma. REsp 1.346.362-RS, Rel. Min. Benedito Gonalves, julgado 4/12/2012) Vale ressaltar que um erro muito comum tanto dos candidatos em concurso pblico como dos profissionais na prtica forense, imaginar que seria possvel o ajuizamento de agravo de instrumento contra essa deciso. Na verdade, firme o entendimento do STJ de que no cabe agravo de instrumento contra deciso que nega seguimento a recurso especial com base no art. 543, 7, inciso I, do CPC (QO no Ag 1154599/SP, Rel. Min. Cesar Asfor Rocha, Corte Especial, DJe 12/05/2011). Para o STJ, a mencionada deciso somente pode ser atacada por agravo regimental, a ser processado e julgado no tribunal de origem. Imagine agora que o Tribunal de origem, no julgamento do agravo regimental, manteve a deciso monocrtica do Presidente (ou Vice-Presidente), ou seja, aplicando o art. 543, 7, I, do CPC. Nesta hiptese, cabe algum outro recurso contra esta deciso? NO. Seria possvel, ento, interpor uma reclamao ao STJ? Tambm NO. Segundo o STJ, no h previso legal para o ajuizamento de reclamao neste caso. Alm disso, o cabimento da reclamao impediria a realizao do fim precpuo da reforma processual introduzida pela Lei n. 11.672/2008, qual seja, o de evitar a reiterada anlise de questo idntica, otimizando o julgamento dos incontveis recursos que chegam ao STJ com o intuito de discutir a mesma matria. Em outras palavras, se fosse admitida reclamao, o filtro imposto para evitar a subida de uma enorme quantidade de processos no STJ no teria eficcia, considerando que a Corte teria que examinar inmeras reclamaes. Em suma, contra a deciso do Tribunal de origem que, com fulcro no art. 543-C, 7, I, do CPC, aplica entendimento firmado em recurso especial submetido ao procedimento dos recursos representativos de controvrsia, no cabe nenhum recurso nem reclamao. (STJ. 2 Seo. AgRg na Rcl 10.805-RS, Rel. Min. Luiz Felipe Salomo, julgado em 4/2/2013) 11) Vamos agora imaginar uma ltima hiptese cabvel: o Tribunal de origem entende que a matria veiculada no REsp interposto NO idntica a outra j decidida sob a sistemtica do recurso repetitivo. Em outras palavras, o Tribunal de origem considera que existe sim uma diferena entre o assunto debatido no recurso e o que j foi decidido pelo STJ. Logo, o Tribunal de origem remete o recurso para ser julgado pelo STJ. Contra esta deciso do Tribunal de origem cabe recurso ou reclamao? NO. No cabvel o ajuizamento da reclamao prevista no art. 105, I, f, da CF com o objetivo de impugnar procedimento adotado no Tribunal de origem que, por entender que a matria abordada em recurso especial ali interposto no seria idntica a outra j decidida sob a sistemtica dos recursos repetitivos, tenha determinado a remessa ao STJ dos autos para julgamento. (STJ. 2 Seo. EDcl na Rcl 10.869-PR, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 27/2/2013.)

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

27

A reclamao prevista no art. 105, I, f, da CF somente cabvel para a preservao da competncia do STJ e para a garantia da autoridade de suas decises. Nesse contexto, no h como ajuizar tal reclamao em razo de suposta usurpao da competncia do STJ, tendo em vista que compete, em primeiro lugar, ao Tribunal de origem a avaliao da perfeita adequao de cada recurso especial s teses apreciadas nos recursos repetitivos. Processo
STJ. 2 Seo. EDcl na Rcl 10.869-PR, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 27/2/2013.

REsp e complementao do valor do porte de remessa e retorno


O recorrente, ao interpor o recurso, dever comprovar o preparo. No caso do recurso especial, o preparo engloba o pagamento de custas e de porte de remessa e de retorno. Se o recorrente pagou apenas a taxa judiciria (no tendo recolhido o valor do porte de remessa e de retorno), o preparo foi feito, mas em valor insuficiente. Como consequncia, o Tribunal de origem, antes de decretar a desero, dever intimar o recorrente para, no prazo de 5 dias, suprir o valor do porte de remessa e de retorno, complementando o pagamento. Somente se no for complementado o preparo que haver a desero. Esta soluo est prevista no 2 do art. 511 do CPC. Assim, no ocorre a desero do recurso especial no caso em que o recorrente, recolhidas as custas na forma devida, mas efetuado o pagamento do porte de remessa e de retorno em valor insuficiente, realize, aps intimado para tanto, a complementao do valor. Comentrios Preparo Preparo consiste no pagamento das despesas relacionadas com o processamento do recurso. No preparo incluem-se: Taxa judiciria (custas); Despesas postais com o envio dos autos (chamado de porte de remessa e de retorno dos autos). Desse modo, preparar o recurso nada mais que pagar as despesas necessrias para que a mquina judiciria d andamento sua apreciao. O pagamento do preparo feito, comumente, na rede bancria conveniada com o Tribunal. Momento do preparo O CPC afirma que a parte que est recorrendo da deciso precisa comprovar o preparo no momento da interposio do recurso. Logo, o preparo (recolhimento do valor) deve ser feito antes da interposio do recurso e, junto com o recurso interposto, o recorrente deve juntar o comprovante do pagamento. Preparo no comprovado na interposio do recurso Se o recorrente, quando interpuser o recurso, no comprovar que fez o preparo, o seu recurso ser considerado deserto (desero). Ainda que o recorrente tenha efetuado o recolhimento, se ele, no momento da interposio do recurso, no comprovar que fez o preparo, ter seu recurso inadmitido por desero. Desero Desero a inadmissibilidade do recurso pela falta de preparo. Se o recurso foi deserto significa que ele no foi conhecido (no foi sequer apreciado). Gramaticalmente, desertar mesmo que abandonar.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

28

Previso da regra do preparo CPC/Art. 511. No ato de interposio do recurso, o recorrente comprovar, quando exigido pela legislao pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de desero. Imagine a seguinte situao hipottica (adaptada em relao ao caso concreto): A interps recurso especial. Como vimos acima, no momento da interposio, o recorrente deveria ter comprovado o preparo (pagamento da taxa judiciria e do porte de remessa e de retorno). A pagou a taxa judiciria e, no momento da interposio do REsp, comprovou este pagamento juntando a respectiva GRU (Guia de Recolhimento da Unio). O recorrente no pagou, contudo, o porte de remessa e retorno. Diante disso, o recurso interposto dever ser, desde logo, considerado deserto? NO. Segundo o Min. Relator, na presente situao, o preparo foi feito, mas em valor insuficiente. Logo, deve ser aplicada a regra prevista no 2 do art. 511 do CPC: 2 A insuficincia no valor do preparo implicar desero, se o recorrente, intimado, no vier a supri-lo no prazo de cinco dias. Desse modo, o STJ entende que, se a parte pagou apenas a taxa judiciria (no tendo recolhido o valor do porte de remessa e de retorno), o preparo foi feito, mas em valor insuficiente. Como consequncia, o Tribunal de origem, antes de decretar a desero, deve intimar o recorrente para, no prazo de 5 dias, suprir o valor do porte de remessa e de retorno, complementando o pagamento. Somente se no for complementado o preparo que haver a desero. Processo
STJ. 2 Turma. EDcl no REsp 1.221.314-SP, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 21/2/2013.

Execuo por quantia certa contra devedor insolvente


A respeito da insolvncia civil, o STJ externou duas concluses neste julgado: 1) Mesmo que no se encontre bens passveis de penhora, isso no implicar, por si s, a extino automtica do processo de insolvncia. 2) O processo de insolvncia deve ser extinto na hiptese em que no tenha ocorrido a habilitao de credores. Comentrios A insolvncia civil uma espcie de execuo coletiva e universal em que todo o patrimnio do devedor civil (no empresrio) ser liquidado para satisfao de suas obrigaes (Min. Luis Felipe Salomo). como se fosse uma falncia, com a diferena de que se trata de devedor civil (e a falncia atinge devedor empresrio). Encontra-se prevista no art. 748 e ss do CPC. A respeito da insolvncia civil, o STJ externou duas concluses neste julgado: 1) Mesmo que no se encontre bens passveis de penhora, isso no implicar, por si s, a extino automtica do processo de insolvncia. A ausncia de bens expropriveis no afeta o interesse dos credores de processo de insolvncia, uma vez que a declarao de insolvncia protege no s a garantia atual, mas tambm a garantia futura de seus crditos mediante a indisponibilidade dos bens presentes e futuros do obrigado. Alm disso, o interesse do devedor nessa declarao tambm remanesce, mormente pelo

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

29

fato de que ele obter, ao final do procedimento, a extino das suas obrigaes, ainda que no inteiramente resgatadas, nos termos do art. 778 do CPC. Por conseguinte, o interesse na declarao de insolvncia, quer sob a tica do credor, quer pela do devedor, transcende a mera existncia de patrimnio passvel de penhora, razo pela qual no h falar em extino do processo de insolvncia pela ausncia de bens expropriveis. 2) O processo de insolvncia deve ser extinto na hiptese em que no tenha ocorrido a habilitao de credores. Isso porque a fase executiva propriamente dita somente se instaura com a habilitao dos credores, que integram o polo ativo do feito e sem os quais, por bvio, no h a formao da relao processual executiva. Processo
STJ. 4 Turma. REsp 1.072.614-SP, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 26/2/2013.

Incio do prazo para impetrao de MS em caso de reajuste indevido de benefcio


No caso de a Administrao Pblica ter reajustado a penso de uma pessoa em valor inferior ao que seria devido, o prazo para que a interessada impetre um MS renovado ms a ms. Segundo entende o STJ, esta hiptese consiste em uma conduta omissiva ilegal da Administrao, que envolve obrigao de trato sucessivo. Logo, o prazo decadencial estabelecido pela Lei do Mandado de Segurana se renova de forma continuada mensalmente. Comentrios PRAZO PARA IMPETRAO DO MANDADO DE SEGURANA A Lei n. 12.016/2009 prev um prazo para o ajuizamento do MS: Art. 23. O direito de requerer mandado de segurana extinguir-se- decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. Prazo do MS: 120 dias. Natureza deste prazo: A posio majoritria afirma que se trata de prazo decadencial, apesar de alguns autores defenderem que se cuida de prazo sui generis (Leonardo da Cunha). Sendo prazo decadencial, ele no pode ser suspenso ou interrompido. Smula 430-STF: Pedido de reconsiderao na via administrativa no interrompe o prazo para o mandado de segurana. Vale ressaltar, no entanto, que o STJ afirma que, se o marco final do prazo do MS terminar em sbado, domingo ou feriado, ele dever ser prorrogado para o primeiro dia til seguinte: (...) 4. O termo inicial para a impetrao a data da cincia do ato, mas a contagem s tem incio no primeiro dia til seguinte e, caso o termo final recaia em feriado forense ou dia no til (sbado ou domingo), prorroga-se automaticamente o trmino do prazo para o primeiro dia til que se seguir. A observncia do prazo inicial e final para o exerccio do direito ao de mandado de segurana no deve se afastar do que dispe o artigo 184 do CPC (...) (MS 14.828/DF, Rel. Min. Benedito Gonalves, Primeira Seo, julgado em 08/09/2010). A previso de um prazo para o MS constitucional? SIM. Smula 632-STF: constitucional lei que fixa o prazo de decadncia para a impetrao de mandado de segurana. Termo inicial do prazo: O prazo para impetrar o MS inicia-se na data em que o prejudicado toma cincia do ato coator praticado. (...) Considerou, ainda, que a ofensa ao direito lquido e certo no se conta a partir da

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

30

expedio da resoluo (ato impugnado no mandado de segurana), mas sim do momento em que produzir efeitos. Tal entendimento harmoniza-se com a jurisprudncia do STJ de que o prazo decadencial no mandado de segurana tem incio na data em que o interessado teve cincia inequvoca do ato atacado. (...) REsp 1.088.620-SP, Rel. para o acrdo Min. Castro Meira, julgado em 18/11/2008. O ato que SUPRIME ou REDUZ vantagem de servidor ato nico ou prestao de trato sucessivo? Como contado o prazo para o MS no caso de a Administrao Pblica suprimir ou reduzir determinada vantagem paga ao servidor? Para o STJ preciso fazer a seguinte distino: Ato que SUPRIME vantagem Ato nico. O prazo para o MS contado da data em que o prejudicado toma cincia do ato. O ato administrativo que suprime vantagem de servidor ato nico e de efeitos permanentes, iniciando-se o prazo decadencial para MS no dia em que ele tem cincia da supresso. (...) 2. A Terceira Seo deste Superior Tribunal de Justia firmou entendimento no sentido de que a supresso de vantagem pecuniria devida a servidor pblico caracteriza-se como ato comissivo, nico e de efeitos permanentes, no havendo, pois, que se falar em prestaes de trato sucessivo. (AgRg no Ag 909.400/PA, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, Sexta Turma, julgado em 15/04/2010) Ato que REDUZ vantagem Prestao de trato sucessivo. O prazo para o MS renova-se ms a ms (periodicamente). A reduo de vencimentos sofrida por servidores denota prestao de trato sucessivo, em que o prazo decadencial renova-se ms a ms. (...) Esta Corte vem definindo que quando houver reduo, e no supresso do valor de vantagem, fica configurada a prestao de trato sucessivo, que se renova ms a ms, pois no equivale negao do prprio fundo de direito, no havendo que se falar, portanto, em decadncia do mandado de segurana. (...) (AgRg no REsp 1110192/CE, Rel. Min. Celso Limongi (Des. Conv. do TJ/SP), Sexta Turma, julgado em 04/05/2010)

Em sntese: Reduo de vantagem: prestao de TRATO SUCESSIVO (prazo para o MS se renova). Supresso de vantagem: ato NICO (prazo para o MS no se renova). Essa distino j foi exigida em concurso pblico. Veja: (Juiz Federal TRF2 2011 CESPE) Consoante entendimento do STJ, a supresso, pelo poder pblico, de gratificao que esteja sendo paga a servidor pblico configura ato comissivo, de efeitos permanentes, e no de trato sucessivo, razo pela qual a impetrao de mandado de segurana para impugnar o ato deve ocorrer no prazo de cento e vinte dias contados da sua edio. ( ) A assertiva acima est correta. No caso de a Administrao Pblica ter reajustado a penso de uma pessoa em valor inferior ao que seria devido, como contado o prazo para que a interessada impetre um MS? O prazo renova-se ms a ms. Segundo entende o STJ, esta hiptese consiste em uma conduta omissiva ilegal da Administrao, que envolve obrigao de trato sucessivo. Logo, o

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

31

prazo decadencial estabelecido pela Lei do Mandado de Segurana se renova de forma continuada ms a ms. Aplica-se a mesma regra que vimos acima para os casos de ato da Administrao que reduz vantagem. Veja o quadro como fica: Ato que SUPRIME vantagem Ato nico. Ato que reajusta benefcio em valor inferior ao devido Prestao de trato Prestao de trato sucessivo. sucessivo. O prazo para o MS O prazo para o MS renova- O prazo para o MS renovacontado da data em que o se ms a ms se ms a ms prejudicado toma cincia (periodicamente). (periodicamente). do ato. Ato que REDUZ vantagem

Processo

STJ. 2 Turma. AgRg no AREsp 243.070-CE, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 7/2/2013.

ACP proposta pelo MP e defesa da sade


O Ministrio Pblico parte legtima para propor ao civil pblica com o objetivo de que o Poder Pblico fornea cesta de alimentos sem glten a portadores de doena celaca, como medida de proteo e defesa da sade. O direito vida e sade caracterizam-se como direitos individuais indisponveis. O MP possui legitimidade para propor ACP na defesa de direitos individuais indisponveis. Comentrios O Ministrio Pblico parte legtima para propor ao civil pblica com o objetivo de que o Poder Pblico fornea cesta de alimentos sem glten a portadores de doena celaca, como medida de proteo e defesa da sade. Doena celaca, em palavras simples, a intolerncia ao glten, protena que est presente em uma grande quantidade de alimentos, como o trigo, a aveia, o centeio etc. O fornecimento desta cesta de alimentos tem por finalidade resguardar o direito vida e sade dessas pessoas, interesses que se caracterizam como direitos individuais indisponveis. Segundo a jurisprudncia, o MP possui legitimidade at mesmo para propor ACP na defesa de uma nica pessoa, desde que se trate de direito indisponvel (ex: fornecimento de medicamento ou tratamento de sade). Nesse sentido: STJ REsp 830.904-MG; STF RE 407.902/RS. STJ. 2 Turma. AgRg no AREsp 91.114-MG, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 7/2/2013. Processo

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

32

DIREITO PENAL
Lei de Drogas
inaplicvel a causa especial de diminuio de pena prevista no 4 do art. 33 da Lei n. 11.343/2006 (traficante privilegiado) na hiptese em que o ru tenha sido condenado, na mesma ocasio, por trfico (art. 33) e pela associao para o trfico (art. 35). Ora, a causa de diminuio prevista no 4 do art. 33 pressupe que o agente no se dedique s atividades criminosas. Se o ru foi condenado por associao para o trfico porque ficou reconhecido que ele se associou com outras pessoas para praticar crimes, tendo, portanto, seu comportamento voltado prtica de atividades criminosas. Comentrios Traficante privilegiado A Lei de Drogas prev, em seu art. 33, 4, a figura do traficante privilegiado, tambm chamada de traficncia menor, traficncia eventual ou traficante de primeira viagem: Art. 33 (...) 4 Nos delitos definidos no caput e no 1 deste artigo, as penas podero ser reduzidas de um sexto a dois teros, vedada a converso em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primrio, de bons antecedentes, no se dedique s atividades criminosas nem integre organizao criminosa. Natureza jurdica: causa de diminuio de pena. Reduo: de 1/6 a 2/3 O magistrado tem plena autonomia para aplicar a reduo no quantum que reputar adequado de acordo com as peculiaridades do caso concreto. Vale ressaltar, no entanto, que essa fixao deve ser suficientemente fundamentada e no pode utilizar os mesmos argumentos adotados em outras fases da dosimetria da pena (STF HC 108387, 06.03.12). Vedao converso em penas restritivas de direitos: O STF j declarou, de forma incidental, a inconstitucionalidade da expresso vedada a converso em penas restritivas de direitos, constante deste 4 do art. 33 , de modo que possvel, segundo avaliao do caso concreto, a concesso da substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, desde que cumpridos os requisitos do art. 44 do CP. Requisitos: Para que tenha direito causa de diminuio, o agente (ru) dever: a) Ser primrio b) Possuir bons antecedentes c) No se dedicar s atividades criminosas; d) No integrar organizao criminosa. Requisitos cumulativos: os requisitos acima so cumulativos, ou seja, se um deles no estiver presente, no poder ser aplicada a causa de diminuio ao ru. O juiz pode negar a aplicao desta causa de diminuio usando como nico argumento o fato de que o ru cometeu o crime de trfico de drogas (art. 33 da Lei n. 11.343/2006)? NO. O magistrado no pode afirmar que o ru se dedica a atividades criminosas usando como argumento para provar isso o simples fato de ter cometido o crime de trfico de drogas (art. 33 da Lei n. 11.343/2006). Ora, se isso fosse possvel, ningum poderia ser beneficiado pelo 4, considerando que sempre o juiz poderia alegar que ele estava envolvido com trfico de drogas. Dessa forma, necessrio que o julgador possua outros

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

33

elementos que provem que aquele ru se dedica a atividades criminosas (STJ. 5 Turma. HC 253.732-RJ, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 6/12/2012). O juiz pode negar a aplicao desta causa de diminuio usando como argumento o fato do ru, alm do delito de trfico (art. 33), ter praticado tambm o crime de associao para o trfico (art. 35 da Lei n. 11.343/2006)? SIM. inaplicvel a causa especial de diminuio de pena prevista no 4 do art. 33 da Lei n. 11.343/2006 na hiptese em que o ru tenha sido condenado, na mesma ocasio, por trfico e pela associao de que trata o art. 35 do mesmo diploma legal. A aplicao da referida causa de diminuio de pena pressupe que o agente no se dedique s atividades criminosas. Desse modo, verifica-se que a reduo logicamente incompatvel com a habitualidade e permanncia exigidas para a configurao do delito de associao (art. 35), cujo reconhecimento evidencia a conduta do agente voltada para o crime e envolvimento permanente com o trfico. Processo
STJ. 6 Turma. REsp 1.199.671-MG, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 26/2/2013.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Posse de chip de celular configura falta grave na execuo penal
A posse de chip de telefone celular pelo preso, dentro de estabelecimento prisional, configura falta disciplinar de natureza grave, ainda que ele no esteja portanto o aparelho. Para o STJ e o STF, configura falta grave no apenas a posse de aparelho celular, mas tambm a de seus componentes essenciais, como o caso do carregador, do chip ou da placa eletrnica, considerados indispensveis ao funcionamento do aparelho. Comentrios A Lei de Execuo Penal (Lei n. 7.210/84) prev que, se o apenado for encontrado na unidade prisional, com telefone celular, ele comete falta disciplinar considerada grave: Art. 50. Comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que: VII tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. Repare que, a redao literal do inciso VII fala em aparelho telefnico, de rdio ou similar. Diante disso, indaga-se: se o condenado for encontrado portando apenas o chip do telefone celular, ele cometer falta grave? SIM. Configura falta grave no apenas a posse de aparelho celular, mas tambm a de seus componentes essenciais, como o caso do carregador, do chip ou da placa eletrnica, considerados indispensveis ao funcionamento do aparelho. Este o entendimento pacfico do STJ e tambm do STF. Argumenta-se que o objetivo da previso do inciso VII o de evitar a comunicao entre presos e seus comparsas que esto no ambiente externo, evitando-se, assim, a deletria conservao da atividade criminosa que, muitas vezes, conduziu-os ao aprisionamento. Portanto, h de se ter por configurada falta grave tambm pela posse de qualquer outra parte integrante do aparelho celular. Concluso diversa permitiria o fracionamento do aparelho entre cmplices apenas com o propsito de afastar a aplicao da lei e de escapar das sanes nela previstas (Min. Marco Aurlio Bellizze). Processo
STJ. 5 Turma. HC 260.122-RS, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 21/3/2013.

Concurso MP

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

34

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR


(obs: este julgado somente interessa para os concursos que exigem a matria)

Conduta do militar que insere dados falsos em sistema de informaes no crime militar
Compete Justia Comum Estadual processar e julgar policial militar acusado de alterar dados corretos em sistemas informatizados e bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si e para outrem (art. 313-A do CP). A competncia da Justia Militar no firmada pela condio pessoal do infrator, mas decorre da natureza militar da infrao. No caso, a ao delituosa no encontra figura correlata no Cdigo Penal Militar e, apesar de ter sido praticada por militar, no se enquadra em nenhuma das hipteses previstas no art. 9 do CPM. Comentrios Imagine a seguinte situao: Joo, sargento da polcia militar, ingressou no Batalho, acessou o computador da sala do peloto e alterou um documento que seria remetido ao Departamento de Trnsito. A alterao consistiu em excluir multas relacionadas com determinado veculo pertencente a seu amigo. Qual foi o crime praticado, em tese, por Joo? O delito do art. 313-A do CP: Insero de dados falsos em sistema de informaes Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. De quem a competncia para julgar este fato? Justia estadual. Para verificar se o fato pode ser considerado crime militar, sendo, portanto, de competncia da Justia Militar, preciso que ele se amolde em uma das hipteses previstas no art. 9 do CPM: Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata ste Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar;

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

35

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aqule fim, ou em obedincia a determinao legal superior. A conduta de inserir dados falsos em sistema de informao, prevista no art. 313-A do CP, no encontra figura correlata no Cdigo Penal Militar. Assim, apesar do crime ter sido praticado por militar (policial militar), o caso no se enquadra em nenhuma das hipteses previstas no art. 9 do CPM. A competncia da Justia Militar no firmada pela condio pessoal do infrator, mas decorre da natureza militar da infrao. Logo, no se verificando crime militar por ausncia de enquadramento nas hipteses do art. 9 do CPM, no h que se falar em competncia da Justia Militar. Processo
STJ. 3 Seo. CC 109.842-SP, Rel. Min. Alderita Ramos de Oliveira (Desembargadora convocada do TJ-PE), julgado em 13/3/2013.

DIREITO TRIBUTRIO
Pena de perdimento pode ser aplicada a veculos sujeitos leasing
possvel a aplicao da pena de perdimento de veculo objeto de contrato de arrendamento mercantil com clusula de aquisio ao seu trmino utilizado pelo arrendatrio para transporte de mercadorias objeto de descaminho ou contrabando. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: Bruno fez um contrato de leasing com o Banco para locao com opo de compra de um veculo. Como ocorre nos casos de leasing financeiro, o arrendador cede ao arrendatrio o bem, devendo este pagar um valor a ttulo de aluguel e possuindo o direito de, ao final, comprar o bem alugado. De qualquer modo, no leasing (arrendamento mercantil), a posse direta do bem fica com o arrendatrio. De posse do carro, Bruno foi at o Paraguai e l comprou inmeros cigarros importados (sem registro na ANVISA) para revender no Brasil. Quando estava atravessando a fronteira, foi parado pela Polcia Federal e preso em flagrante. Qual foi o crime cometido por Bruno? Contrabando, delito previsto na 1 parte do art. 334 do CP (Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

36

De quem a competncia para julgar a infrao? Justia Federal, pois ofende interesse da Unio (art. 109, IV, da CF/88). O que acontece com o veculo utilizado pelo agente para o transporte dos cigarros? A Receita Federal dever decretar o seu perdimento em favor da Unio, conforme determinam os arts. 96 e 104 do Decreto-lei 37/66 e dos arts. 617, V c/c 603 do Regulamento aduaneiro (Decreto 4.543/2002). Como o contrato de leasing ainda no havia chegado ao fim, o veculo ainda pertencia arrendadora (Banco). Mesmo assim haver o perdimento do bem? SIM. Segundo decidiu o STJ, possvel a aplicao da pena de perdimento de veculo objeto de contrato de arrendamento mercantil com clusula de aquisio ao seu trmino utilizado pelo arrendatrio para transporte de mercadorias objeto de descaminho ou contrabando. Realmente, a propriedade do veculo objeto de arrendamento mercantil da instituio bancria arrendadora. No entanto, mesmo assim haver a pena de perdimento, na medida em que o arrendador (Banco) poder cobrar do arrendatrio o valor do veculo que foi perdido. Logo, o arrendador no ficar no prejuzo por causa do perdimento. Admitir que o automvel objeto de leasing no possa ser alvo da pena de perdimento seria conferir um salvo-conduto para que ilcitos fiscais fossem praticados com tais veculos, pois ao arrendatrio nunca seria aplicada a pena em questo. Processo
STJ. 1 Turma. REsp 1.268.210PR, Rel. Min. Benedito Gonalves, julgado em 21/2/2013.

DIREITO PREVIDENCIRIO
Competncia para ao de penso por morte no qual haver reconhecimento de unio estvel
Compete JUSTIA FEDERAL processar e julgar demanda proposta em face do INSS com o objetivo de ver reconhecido exclusivamente o direito da autora de receber penso decorrente da morte do alegado companheiro, ainda que seja necessrio enfrentar questo prejudicial referente existncia, ou no, da unio estvel. Comentrios Vide explicaes na seo de Direito Processual Civil. STJ. 1 Seo. CC 126.489-RN, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 10/4/2013. Processo

EXERCCIOS DE FIXAO
Julgue os itens a seguir: 1) (Juiz Federal TRF5 2011 CESPE) O uso de marca de alto renome confere proteo ao seu titular em todos os ramos de atividade, independentemente de registro prvio no INPI. ( ) 2) (Juiz Federal TRF2 2011 CESPE) Marca de alto renome aquela que somente ganha proteo em seu prprio ramo e atividade, ou seja, sua proteo ocorre somente em relao aos produtos ou servios idnticos ou similares, independentemente de ser previamente depositada ou registrada no Brasil. ( ) 3) (Promotor MP/SP 2012) Para a tutela especfica ou para a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz determinar as medidas necessrias, tais como busca e apreenso, remoo de coisas e pessoas, desfazimento de obra, impedimento de atividade nociva, alm de requisio de fora policial e priso civil temporria do ru. ( ) 4) (MPF 2011) O lesado indireto, na indenizao por morte de outrem, quando age contra o responsvel, procede em nome da vtima. ( )

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

37

5) (PGE/SP 2012) Herdeiro no pode pleitear perdas e danos por violao de direito da personalidade de pessoa morta, por se tratar de direito personalssimo, intransmissvel e que se extingue com a morte. ( ) 6) (Promotor MP/MS 2013) A posse de componentes de aparelho celular no caracteriza falta grave, uma vez que a Lei de Execuo Penal somente prev como tpica a conduta de portar aparelho telefnico, de rdio ou similar, no havendo a possibilidade de ser equiparada a posse de componentes de aparelho celular com o prprio aparelho. ( )

1. E

2. E

3. E

4. E

Gabarito 5. E 6. E

Obs: para aqueles que prestam concursos onde cobrado Direito Educacional (ex: Procuradores Federais), importante ler o julgado REsp 1.335.953-RS, transcrito abaixo.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

38

JULGADOS QUE NO FORAM COMENTADOS POR SEREM DE POUCA (OU DE NENHUMA) RELEVNCIA PARA CONCURSOS PBLICOS
Amigos do Dizer o Direito, Desde o incio dos INFORMATIVOS Esquematizados, selecionamos para comentar apenas os julgados que so relevantes para fins de concurso pblico, ou seja, aqueles que podem ser cobrados nas provas. Deixamos de lado as decises proferidas com base em peculiaridades muito especficas do caso concreto ou, ento, que trataram sobre temas que dificilmente sero exigidos nos concursos. Sempre fizemos isso para facilitar o estudo dos leitores, evitando que vocs percam tempo. No entanto, algumas pessoas nos escrevem relatando que ficam angustiadas por estarem deixando de ler todos os julgados noticiados nos Informativos. Por essa razo, decidimos transcrever aqui os acrdos que no foram comentados para que as pessoas que quiserem possam l-los sem ter que imprimir o Informativo original, alm do esquematizado. Vale ressaltar que continuamos achando recomendvel estudar apenas os julgados que foram acima comentados. Alguns de vocs nos indagam: pode ser que, em uma prova, seja cobrado um julgado que no foi comentado? Sim, com certeza isso poder ocorrer. No entanto, vale a pena ler o informativo inteiro por conta disso? Entendemos que no porque a probabilidade de isso acontecer muito pequena, no compensando o custo/benefcio desse tempo perdido. o mesmo caso da pessoa que estuda por dois ou trs livros sobre a mesma disciplina. Gasta-se muito tempo e o retorno, em termos de concurso, muito pequeno. De qualquer modo, como o objetivo sempre ajudar vocs, vamos transcrever aqui embaixo todos os julgados que no foram comentados para aqueles que quiserem ler. Os que preferirem estudar apenas os julgados comentados podem imprimir o Informativo at a pgina dos exerccios, evitando, assim, gastar com pginas impressas que no sero lidas. Bons estudos a todos e que venham as aprovaes! DIREITO ADMINISTRATIVO. REGRAS DE PROGRESSO NA CARREIRA DA EDUCAO BSICA, TCNICA E TECNOLGICA. At o advento do Decreto n. 7.806/2012, que regulamenta o art. 120 da Lei n. 11.784/2008, era possvel a docente da Carreira da Educao Bsica, Tcnica e Tecnolgica progredir por titulao sem observncia de interstcio temporal. Conforme o art. 120 da Lei n. 11.784/2008, o desenvolvimento na Carreira de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico dos servidores que integram os Quadros de Pessoal das Instituies Federais de Ensino, subordinadas ou vinculadas ao Ministrio da Educao, ocorrer mediante progresso funcional, exclusivamente, por titulao e desempenho acadmico, nos termos do regulamento. Ainda, conforme o 1 do referido artigo, a progresso funcional ser feita aps o cumprimento, pelo professor, do interstcio de dezoito meses de efetivo exerccio no nvel respectivo. Ocorre que o 5 do aludido dispositivo legal prev que, at que seja publicado o regulamento previsto no caput para fins de progresso funcional e desenvolvimento na respectiva carreira, devem ser aplicadas as regras estabelecidas nos arts. 13 e 14 da Lei n. 11.344/2006, nas quais h previso de progresso por titulao sem cumprimento de interstcio temporal. Assim, o entendimento do STJ que a progresso dos docentes da carreira do magistrio bsico, tcnico e tecnolgico federal, at a publicao do Decreto n. 7.806/2012, regida pelas disposies da Lei n. 11.344/2006, com duas possibilidades: por interstcio, com avaliao de desempenho; e por titulao, sem observncia do interstcio. REsp 1.335.953-RS, Rel. Ministro Herman Benjamin, julgado em 7/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

39

DIREITO EMPRESARIAL. LEGITIMIDADE PARA A PROPOSITURA DE AO DE NULIDADE DE NEGCIO JURDICO EFETIVADO PELA SOCIEDADE EMPRESARIAL FALIDA. O ajuizamento de tpica ao revocatria pelo sndico no mbito de procedimento falencial regido pelo Decreto-Lei n. 7.661/1945 no retira a legitimidade de qualquer credor habilitado para a propositura de ao com pedido de reconhecimento de nulidade de negcio jurdico envolvendo bem de sociedade empresarial falida. Cuidando-se de aes distintas, no aplicvel ao de nulidade o regramento da ao revocatria estabelecido pelo art. 55 do Decreto-Lei n. 7.661/1945, cujo teor confere legitimidade apenas subsidiria aos credores em relao ao sndico da massa. Desse modo, qualquer credor, por fora do disposto art. 30, II, do Decreto-Lei n. 7.661/1945, , em princpio, parte legtima para a propositura da ao anulatria. REsp 1.353.864-GO, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 7/3/2013. DIREITO EMPRESARIAL. INAPLICABILIDADE DO PRAZO PREVISTO NO ART. 56, 1, DO DECRETO-LEI N. 7.661/1945 AO ANULATRIA DE NEGCIO JURDICO REALIZADO POR SOCIEDADE EMPRESARIAL FALIDA. O direito de credor habilitado da massa falida de anular, mediante ao anulatria, negcio jurdico realizado pela sociedade empresarial falida no est sujeito ao prazo decadencial de um ano. Efetivamente, a referida ao no se confunde com a tpica ao revocatria, de modo que no lhe aplicvel o prazo previsto no art. 56, 1, do Decreto-Lei n. 7.661/1945. REsp 1.353.864-GO, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 7/3/2013. DIREITO CIVIL. PRAZO PRESCRICIONAL. RECONHECIMENTO DE NULIDADE ABSOLUTA DE NEGCIO JURDICO. No se sujeita ao prazo prescricional de quatro anos a pretenso de anular dao em pagamento de bem imvel pertencente ao ativo permanente da empresa sob a alegao de suposta falta de apresentao de certides negativas tributrias. Com efeito, trata-se de hiptese de pretenso de reconhecimento de nulidade absoluta por ausncia de cumprimento dos requisitos previstos em lei. Desta feita, como os atos nulos no prescrevem, a sua nulidade pode ser declarada a qualquer tempo. No tem aplicao, portanto, o art. 178, 9, V, b, do CC/1916, cuja redao previa o prazo de quatro anos para o ajuizamento das aes de nulidade relativa, ou anulabilidade pelos vcios de consentimento e incapacidade relativa. REsp 1.353.864-GO, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 7/3/2013. DIREITO CIVIL. NECESSIDADE DE RESSARCIMENTO NO CASO DE INVIABILIDADE DE RETORNO SITUAO ANTERIOR NULIDADE DECLARADA. O credor, no caso em que tenha recebido em dao em pagamento imvel de sociedade empresarial posteriormente declarada falida, poder ser condenado a ressarcir a massa pelo valor do objeto do negcio jurdico, se este vier a ser declarado nulo e for invivel o retorno situao ftica anterior, diante da transferncia do imvel a terceiro de boa-f. Incide, na situao descrita, o disposto no art. 182 do CC/2002, de acordo com o qual, anulado o negcio jurdico, restituir-se-o as partes ao estado em que antes dele se achavam, e, no sendo possvel restitu-las, sero indenizadas com o equivalente. Trata-se, a propsito, de dispositivo legal que, quanto aos seus efeitos prticos, tambm tem aplicabilidade nos casos de nulidade absoluta, no tendo incidncia restrita s hipteses de nulidade relativa. Ademais, deve-se preservar a boa-f de terceiros que sequer participaram do negcio jurdico viciado. REsp 1.353.864-GO, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 7/3/2013. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. RESTABELECIMENTO DE HIPOTECA EM RAZO DE DECISO JUDICIAL QUE DECLARE A INEFICCIA DE NEGCIO JURDICO QUE MOTIVARA SEU ANTERIOR CANCELAMENTO. Restabelece-se a hipoteca, anteriormente cancelada em razo da aquisio do imvel pela prpria credora hipotecria, no caso em que sobrevenha deciso judicial que, constatando a ocorrncia de fraude execuo, reconhea a ineficcia da referida alienao em relao ao exequente. Declarada a ineficcia do negcio jurdico, retornam os envolvidos ao estado anterior. Nesse contexto, volta o bem a integrar o patrimnio do executado, restando ineficaz tambm a baixa da garantia hipotecria, que poder ser oposta em face de outros credores. REsp 1.253.638-SP, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 26/2/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

40

Vous aimerez peut-être aussi