Vous êtes sur la page 1sur 4

REPORTAGENS

Fundaes rasas
Texto original de Ubiratan Leal

Bases concretas Em teoria, sapatas, blocos e radiers so os elementos de fundao mais simples de projetar e executar, mas no bem assim

Apoiados a pequenas profundidades em relao ao nvel do solo, certos tipos de fundao requerem pouca escavao e consumo moderado de concreto para execuo das peas. Apesar disso - a suposta simplicidade dos blocos e sapatas - preciso cuidado ao projetar e executar esses elementos que so a base da estrutura. Como usam camadas superficiais do subsolo para transferir as cargas da construo, as fundaes rasas esto mais suscetveis a mudanas na composio do solo do que as profundas. Alm disso, as sondagens no varrem todo o terreno, podendo ocorrer alteraes superficiais no detectadas. "No se pode menosprezar o risco", afirma o projetista de fundaes Daniel Rozenbaum, da Fundacta. "S d para saber exatamente o que estar abaixo de uma sapata na hora de execut-la." importante lembrar que, se o solo no for adequado, no adianta mudar as caractersticas da pea - por exemplo, aumentar a resistncia do concreto. "O que condiciona o desempenho da fundao a resistncia do solo, que , no final das contas, o elo fraco do sistema", diz Waldemar Hachich, professor da Poli-USP e presidente de ABMS (Associao Brasileira de Mecnica de Solos). Por isso, no caso de sapatas, a liberao da concretagem de cada elemento deve ser feita pelo projetista/consultor das fundaes.

Caiu por terra o conceito de que todas as sapatas devem receber a mesma presso, muito comum no meio tcnico algumas dcadas atrs. "O que deve ser uniforme o desempenho da edificao, no as cargas sobre cada sapata", comenta Hachich. Ainda na fase de projeto, o contato entre projetista de fundaes e estruturas deve ser constante. Afinal, no d para dissociar os funcionamentos da infra e da superestrutura. Outro motivo a possibilidade de nem todas as sapatas terem a mesma profundidade. Se uma pea estiver mais profunda que as demais, o pilar dever ser mais esbelto. A possvel mudana na flambagem do pilar deve ser considerada no projeto estrutural. Os cuidados no devem se limitar ao projeto, mas tambm execuo. Alguns so de ordem estritamente prtica ou econmica, como o formato retangular e piramidal para a sapata em pontos que no apresentem nenhuma limitao de espao. O principal motivo a reduo no consumo de concreto, pois, ao contrrio de uma sapata com altura regular, no haveria subaproveitamento do material. Alm disso, sapatas em outros formatos, como arredondado ou escalonado, costumam exigir mais trabalhos com frmas. Um cuidado importante o de garantir que a umidade do solo no atacar a armadura da sapata. Para isso, feito um lastro de 5 cm de concreto magro sob a sapata. Outro cuidado manter o fundo da vala limpo, sem lama ou materiais soltos. "Como a sapata espraia as tenses de toda a estrutura para o solo, um concreto com problemas pode prejudicar o desempenho de todo o sistema", explica Rozenbaum. Dependendo das dimenses da sapata e da especificao do concreto, pode ser necessrio colocar gelo na mistura, evitando elevao de temperatura em excesso durante a hidratao e a conseqente fissurao da pea.

Alicerces Muito utilizados em edificaes de pequenas cargas, como sobrados. So constitudos de concreto no-armado ou alvenaria e trabalham principalmente compresso (ao contrrio das sapatas, que resistem trao). Na execuo deve-se fazer uma cinta de amarrao para absorver esforos acidentais e distribuir as cargas, que normalmente so impermeabilizadas com camada de argamassa com hidrofugante e pintura com emulso asfltica para evitar a asceno capilar de umidade.

Sapatas alavancadas Caso o projeto preveja uma sapata em divisa de terreno ou com algum obstculo, a pea no consegue ter o centro de gravidade e o centro de cargas coincidentes. Para compensar a excentricidade das cargas, necessrio transferir parte dos esforos para uma sapata prxima por meio de uma viga alavancada.

Radier Trata-se de uma laje que recebe cargas de todos os pilares. Por consumir um volume de concreto relativamente alto, mais vivel em obras com grande concentrao de cargas. Deve resistir aos esforos diferenciados de cada pilar, alm de suportar eventuais presses do lenol fretico. O consumo de concreto pode ser diminudo com o emprego de protenso.

Sapatas corridas Recebem as cargas direto das paredes. A transferncia de carga feita linearmente. As sapatas corridas so sucedneas dos alicerces, para paredes mais carregadas ou solos menos resistentes.

Sapatas isoladas Recebem as cargas de apenas um pilar. a soluo preferencial por ser, em geral, mais econmica porque consome menos concreto. As sapatas podem ter vrios formatos, mas o mais comum o cnico retangular, pois consome menos concreto e exige trabalho mais simples com a frma. No caso de pilares de formato no-retangular, a sapata deve ter seu centro de gravidade coincidindo com o centro de cargas.

Sapatas associadas Utilizadas quando h pilares muito prximos e as sapatas isoladas se sobreporiam. Alm disso, podem ser necessrias quando as cargas estruturais forem grandes. Como nas sapatas isoladas, o posicionamento da pea de fundao deve respeitar o centro de cargas dos pilares.

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/83/artigo32676-1.asp

Vous aimerez peut-être aussi