Vous êtes sur la page 1sur 10

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de


de
R EP
I CA O No 89 FE DERAT I VA D vem 18 de br o

B L

BR

AS

IL

Analista Judicirio - rea Judiciria

____________________________________________________ Prova Cargo A01, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

15

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno: corresponde a sua opo de cargo. contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Outubro/2004

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo A01, Tipo


CONHECIMENTOS GERAIS

1
3.

05/10/04 - 09:41

Reestruturando-se o quarto pargrafo do texto, mantmse o sentido original apenas em: (A) Tal tipo de escrita, visto ser a busca maior a produo de leis to claras que dispensassem interpretao, visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade. Ainda que a busca maior fosse a produo de leis to claras que dispensassem interpretao, tal tipo de escrita visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade. Sendo que a busca maior era a produo de leis to claras que dispensassem interpretao, visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade tal tipo de escrita.

Instrues: As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto que segue. A manifestao mais representativa do final da Idade Mdia e incio da Idade Moderna, percebida atravs da linguagem jurdica escrita, foi a primeira codificao de leis realizada na Frana em 1804 o Cdigo Civil Francs, o Cdigo Napolenico. No incio do sculo XIX, quando ascendia a burguesia, procurou-se criar uma linguagem para expresso das leis e atos normativos pautada na abstrao e na tcnica. A escrita das leis e atos normativos, segundo vrios autores, retiraria elementos da escrita usual e procuraria eximilos de suas ambigidades, vaguezas, atravs da criao de uma semntica artificial, em muito ajudada por termos tcnicos derivados de lnguas clssicas como o Latim e o Grego. Tal tipo de escrita visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade, alm do que a busca maior era a produo de leis to claras que dispensassem interpretao. Resultou, no entanto, quimrica a possvel clareza idia de que algo apreendido seria claro, quando fosse possvel reconhec-lo em qualquer situao e no confundi-lo com qualquer outra coisa. O avano das legislaes redundou em uso de termos especficos em demasia, promovendo uma constante industrializao da escrita jurdica.
(FRANCHI, Carlos. Linguagem atividade construtiva. So Paulo: Brasiliense, 1977)

(B)

(C)

(D)) Acrescentando-se que a busca maior era a produo de leis to claras que dispensassem interpretao, tal tipo de escrita visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade. (E) Uma vez que tal tipo de escrita visava universalizao e tinha pretenses de neutralidade, a busca maior era a produo de leis to claras que dispensassem interpretao.

_________________________________________________________

4.

O pronome sublinhado em procuraria eximi-los de suas ambigidades refere-se a (A) (B)) (C) (D) (E) atos normativos. elementos. escrita usual. escrita das leis. vrios autores.

_________________________________________________________

5. 1. O texto (A) (B) considera a abstrao e a tcnica os instrumentos mais eficazes para a interpretao das leis. valoriza a escrita usual, capaz de esclarecer ambigidades e vaguezas.

A mesma regra que justifica a acentuao no vocbulo incio aplica-se em (A) (B) (C) (D) (E)) tcnica. idia. possvel. jurdica. vrios.

(C)) explora propostas relativas a critrios a serem adotados para a escrita das leis e atos normativos. (D) condiciona a clareza das leis e atos normativos influncia de lnguas clssicas como o Latim e o Grego. enfatiza a clareza resultante da constante institucionalizao da escrita jurdica.

_________________________________________________________

6.

Passando para a voz passiva a frase A escrita das leis e atos normativos (...) retiraria elementos da escrita usual, obtm-se a forma verbal (A) (B) (C)) (D) (E) teriam sido retirados. retirar-se-ia. seriam retirados. teriam retirado. tinham sido retirados.

(E)

_________________________________________________________

2.

O texto, ainda, (A)) encara a institucionalizao da escrita jurdica como um resultado negativo da busca de clareza das leis. (B) (C) (D) (E) sujeita a interpretao exata das leis supremacia do Cdigo Civil Francs, ou Cdigo Napolenico. critica a universalizao e a neutralidade da linguagem jurdica escrita. aponta a abstrao e a tcnica como instrumentos de interpretao exata dos atos normativos. v na criao de uma semntica artificial uma manifestao representativa do final da Idade Mdia.

_________________________________________________________

7.

Busca-se ...... muito tempo uma linguagem adequada ...... expresso das leis e ...... outras questes sociais. As lacunas da preenchidas por (A) (B) (C) (D) (E)) a h a a h a a frase acima sero corretamente

a a a TRT-23R-CG1

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo A01, Tipo


Instrues: As questes de nmeros 8 a 15 referem-se ao texto que segue. A sociedade avalia a existncia da diferena como negativa. O ideal ser igual, o diferente discriminado e, a fim de evitar o preconceito, necessrio compreender o outro nos seus prprios valores e no ter como base os nossos prprios. Aceitar o diferente impede a transformao da diferena em uma hierarquia, e a viabiliza como uma complementao do outro. importante, pois, para todo cidado, ter conscincia de que, em uma sociedade, a coexistncia entre os diferentes necessria, no obstante essa diferena no dever gerar desigualdade de oportunidade. Assim, brancos e negros relacionam-se necessariamente uns com os outros, podem conviver com suas diferenas concretas, e os direitos devem ser proporcionalmente iguais. Hoje, essa afirmao utpica, pois a sociedade ainda no conseguiu distinguir as diferenas e articul-las, sem conceder privilgios a uns e restries a outros. A diferena precisa ser concebida assim: algo produtivo, complementar. Essa uma viso relativizadora, contrria ao etnocentrismo, que supervaloriza um em detrimento de outro. Trata-se de uma questo que tem por princpio o respeito ao indivduo. A partir desse pensamento possvel conceber as relaes sociais como despidas de preconceitos e fundamentadas na aceitao do outro.
(FERNANDES, F. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: EDUSP, 1976).

1 05/10/04 MODELO - 09:41

10.

O segundo pargrafo do texto, apresenta, em relao ao primeiro, uma (A)) conseqncia. (B) (C) (D) (E) concesso. finalidade. adio. condio.

_________________________________________________________

11.

A expresso sublinhada em relacionam-se necessariamente uns com os outros est corretamente substituda em (A) (B) (C) (D) por outros. para com os outros. dos outros. pelos outros.

(E)) aos outros.


_________________________________________________________

12.

Na frase no obstante essa diferena no dever gerar desigualdade de oportunidade, mantm-se o sentido original substituindo-se a expresso sublinhada por (A) (B) alm de. por isso.

(C)) a despeito de. (D) (E) porquanto. seno.

_________________________________________________________

8.

O texto (A) (B) (C) valoriza os valores individuais como condio para aceitao dos valores alheios. apia o fato de a sociedade conceder privilgios a uns e impor restries a outros. considera o etnocentrismo uma postura produtiva na sociedade atual.

13.

Na relao entre o vocabulrio e os efeitos de sentido do texto, os termos utpica, restrio, detrimento sero substitudos, correta e respectivamente, por (A) (B) (C) aparente virtual paliativo - aperfeioamento. omisso - revs. bloqueio - malogro. limitao - prejuzo exceo - enfraquecimento.

discutvel -

(D)) ilusria (D)) v na diferena entre os indivduos uma fora capaz de estreitar as relaes sociais. (E) associa a discriminao ao carter hierrquico da diferena. (E) 14. vivel

_________________________________________________________

O elemento assinalado em coexistncia traduz idia de (A)) unio. (B) (C) (D) (E) extenso. embate. distanciamento. divergncia.

_________________________________________________________

9.

Considere as seguintes afirmaes:

I. Nossos prprios valores medem-se pelo valor que


atribumos queles que convivem conosco.

II. As diferenas existentes entre os indivduos no


devem ser pretexto para discrimin-los.

_________________________________________________________

III. Os direitos devem ser proporcionalmente iguais aos


deveres impostos ao cidado. Est de acordo com texto o que se afirma APENAS em (A) (B)) (C) (D) (E)

15.

O segmento Trata-se de uma questo... est corretamente completado em (A) cujo o princpio o respeito ao indivduo.

I. II. III. I e II. I e III.

(B)) cujo princpio o respeito ao indivduo. (C) (D) (E) aonde o princpio o respeito ao indivduo. com a qual o princpio o respeito ao indivduo. pela qual o princpio o respeito ao indivduo. 3

TRT-23R-CG1

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo A01, Tipo


16.

1
18.

05/10/04 - 09:41

A figura indica trs smbolos, dispostos em um quadrado de 3 linhas e 3 colunas, sendo que cada smbolo representa um nmero inteiro. Ao lado das linhas e colunas do quadrado, so indicadas as somas dos correspondentes nmeros de cada linha ou coluna, algumas delas representadas pelas letras X, Y e Z.

Em relao a um cdigo de cinco letras, sabe-se que: TREVO e GLERO no tm letras em comum com ele; PRELO tem uma letra em comum, que est na posio correta; PARVO, CONTO e SENAL tm, cada um, duas letras comuns com o cdigo, uma que se encontra na mesma posio, a outra no; MUNCA tem com ele trs letras comuns, que se encontram na mesma posio; TIROL tem uma letra em comum, que est na posio correta. O cdigo a que se refere o enunciado da questo (A) (B) MIECA. PUNCI. PINAI. PANCI.

(C) (D)

Nas condies dadas, X + Y + Z igual a (A)) 17 (B) (C) (D) (E) 18 19 20 21

(E)) PINCA.
_________________________________________________________

19.

_________________________________________________________

17.

A figura mostra a localizao dos apartamentos de um edifcio de trs pavimentos que tem apenas alguns deles ocupados:

Em uma repartio pblica, o nmero de funcionrios do setor administrativo o triplo do nmero de funcionrios do setor de informtica. Na mesma repartio, para cada quatro funcionrios do setor de informtica, existem cinco funcionrios na contabilidade. Denotando por A, I e C o total de funcionrios dos setores administrativo, de informtica e contbil, respectivamente, correto afirmar que (A) 3C = 2A (B) 4C = 15A (C) 5C = 15A (D)) 12C = 5A (E) 15C = 4A

11 12 13 14 15 N 6 7 8 9 10 O S 1 2 3 4 5
20.

_________________________________________________________

Em uma pesquisa sobre hbitos alimentares realizada com empregados de um Tribunal Regional, verificou-se que todos se alimentam ao menos uma vez ao dia, e que os nicos momentos de alimentao so: manh, almoo e jantar. Alguns dados tabelados dessa pesquisa so: 5 se alimentam apenas pela manh; 12 se alimentam apenas no jantar; 53 se alimentam no almoo; 30 se alimentam pela manh e no almoo; 28 se alimentam pela manh e no jantar; 26 se alimentam no almoo e no jantar; 18 se alimentam pela manh, no almoo e no jantar.

Sabe-se que: Maria no tem vizinhos no seu andar, e seu apartamento localiza-se o mais a leste possvel; Tas mora no mesmo andar de Renato, e dois apartamentos a separam do dele; Renato mora em um apartamento no segundo andar exatamente abaixo do de Maria; Paulo e Guilherme moram no andar mais baixo, no so vizinhos e no moram abaixo de um apartamento ocupado. No segundo andar esto ocupados apenas dois apartamentos. Se Guilherme mora a sudeste de Tas, o apartamento de Paulo pode ser: (A) (B) (D) (E) 4 1 ou 3 1 ou 4 3 ou 5 4 ou 5

Dos funcionrios pesquisados, o nmero daqueles que se alimentam apenas no almoo (A) 80% dos que se alimentam apenas no jantar.

(B)) o triplo dos que se alimentam apenas pela manh. (C) (D) (E) a tera parte dos que fazem as trs refeies. a metade dos funcionrios pesquisados. 30% dos que se alimentam no almoo. TRT-23R-CG1

(C)) 3 ou 4

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo A01, Tipo


24. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. O servidor pblico do Tribunal Regional do Trabalho da a 3 Regio, Zeus dos Prazeres, ocupante do cargo de analista judicirio, aps ter sido observado o contraditrio e a ampla defesa, foi demitido por deciso administrativa. Inconformado com essa deciso, poder requerer administrativa ou judicialmente a sua reinvestidura mediante

1 05/10/04 MODELO - 14:01

Nas condies a serem observadas para a elaborao das propostas de preos numa licitao, na modalidade de concorrncia, o edital estabeleceu para pagamento, o prazo mnimo de 30 dias, contado a partir do primeiro dia do ms subseqente ao da prestao dos servios. Como uma das licitantes apresentou em sua proposta, como condio de pagamento, o prazo mnimo de 15 dias e mximo de 30 dias, contado a partir do primeiro dia do ms subseqente ao da prestao dos servios, essa licitante dever ser (A) inabilitada, por no ter acatado as determinaes emanadas do princpio da impessoalidade.

I. reintegrao no cargo anteriormente ocupado,


desde que seja estvel, com o conseqente ressarcimento de todas as vantagens.

II. reverso no cargo antes ocupado ou resultante da


transformao, seja ele estvel ou no.

(B)) desclassificada, por no ter observado o princpio da vinculao ao edital. (C) punida com impedimento de participar de licitao pelo prazo de at 1 ano, por no observar o julgamento objetivo do edital. desqualificada, por infringir as determinaes pertinentes aos princpios da legalidade e impessoalidade. desabilitada, em decorrncia da no observncia aos ditames correspondentes aos princpios da eficincia e indisponibilidade do interesse pblico.

III. reconduo no cargo ocupado anteriormente,


desde que estvel, com direito indenizao de todas as vantagens.

IV. readaptao, seja ou no estvel, a qual dever


ocorrer no mesmo cargo antes ocupado, sem direito indenizao. Est correto o que se afirma APENAS em (A)) I. (B) (C) (D) (E) 22. (E) (D)

II. II e III. III e IV. IV.

_________________________________________________________

25.

_________________________________________________________

Ao ser aberta a sesso pblica da licitao na modalidade prego, pelo critrio de menor preo, tendo como objeto o fornecimento parcelado, no decorrer de 12 meses, de 10 000 pacotes de papel sulfite modelo A4, contendo 500 folhas cada, na medida de 210 297 mm, foram apresentadas as seguintes propostas: Distribuidora ABC Ltda. .......................... R$ 92 500,00 Comrcio de Materiais Floriano Ltda. .... R$ 83 000,00 Dinalecta Atacado e Varejo Ltda. .......... R$ 91 200,00 Santos & Santos Distribuio ................ R$ 91 850,00 Dinorah e Souza Ltda. .......................... R$ 89 500,00

A pena de suspenso de Zeus Jnior, servidor pblico do Tribunal Superior do Trabalho, no estvel, pelo prazo de 15 dias, convertida em multa, ser tida como legtima, at prova em contrrio, (A) por ser auto-executvel, como um dos requisitos intrnsecos do ato. por ser ou no o correspondente ato portador do elemento denominado motivo. em face de ter observado a forma como atributo do ato.

(B)

Campo Grande Materiais e Servios ME R$ 90 600,00

(C)

Diante desses fatos, podero fazer novos lances verbais e sucessivos SOMENTE as empresas (A) Distribuidora ABC Ltda., Comrcio de Materiais Floriano Ltda. e Dinalecta Atacado e Varejo Ltda. Dinalecta Atacado e Varejo Ltda., Comrcio de Materiais Floriano Ltda. e Santos & Santos Distribuio.

(D)) em decorrncia do atributo denominado presuno de legitimidade. (E) desde que corresponda a figuras definidas previamente pela lei, como um dos elementos do ato.

_________________________________________________________

(B)

23.

Prescrevero em 5 e 2 anos, respectivamente, as aes disciplinares decorrentes das infraes de (A) (B) (C) (D) cassao de aposentadoria e repreenso. cassao de readmisso e advertncia. suspenso convertida em multa e repreenso. disponibilidade e suspenso.

(C)) Comrcio de Materiais Floriano Ltda., Dinalecta Atacado e Varejo Ltda., Dinorah e Souza Ltda. e Campo Grande Materiais e Servios ME. (D) Comrcio de Materiais Floriano Ltda., Dinorah e Souza Ltda. e Santos & Santos Distribuio. Santos & Santos Distribuio, Dinalecta Atacado e Varejo Ltda. e Campo Grande Materiais e Servios ME. 5

(E)

(E)) destituio de cargo em comisso e suspenso. TRT-23R-A01-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo A01, Tipo

1
28.

05/10/04 - 14:01

Instrues: Para responder s questes de nmeros 26 e 27 utilize a chave abaixo. (A) (B) (C) (D) (E) Est correto o que se afirma apenas em I. Est correto o que se afirma apenas em I e II.

Os fatos de no sendo satisfeitas pelo servidor pblico as condies do estgio probatrio e, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido, acarretaro a vacncia do cargo pblico mediante ato de (A) (B) transposio e reconduo, respectivamente. demisso para ambos os casos.

Est correto o que se afirma apenas em I e III. (C)) exonerao de ofcio para ambos os casos. Est correto o que se afirma apenas em II e IV. (D) Est correto o que se afirma apenas em III e IV. (E) reconduo e disponibilidade, respectivamente.
_________________________________________________________

disponibilidade e transposio, respectivamente.

26.

O diploma legal de regncia do processo administrativo dispe que a Administrao Pblica dever observar, dentre outros, o princpio da motivao, mediante a indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos dos atos administrativos. Destarte, essa motivao indispensvel nos atos administrativos quando:

29.

Ao ser realizado o procedimento licitatrio, a autoridade competente no observou o prazo de 5 dias teis para recurso em face do ato de julgamento das propostas, homologando-o. Em decorrncia desse fato, o ato de homologao (A)) dever ser anulado pela Administrao, mas tambm poder ser anulado pelo Poder Judicirio, produzindo o correspondente ato de invalidao efeito retroativo. (B) poder ser revogado pela Administrao como tambm pelo Poder Judicirio, cujos efeitos da invalidao nunca retroagem. somente poder ser anulado pelo Poder Judicirio, mediante provocao do interessado, produzindo o ato de invalidao efeitos para o futuro. poder ser anulado pela Administrao ou pelo Tribunal de Contas competente, sendo que essa invalidao acarretar efeitos para o futuro. poder ser revogado pela Administrao ou pelo Poder Judicirio, gerando sempre essa invalidao efeito retroativo origem do vcio.

(C))

I. decorram de reexame de ofcio. II. aplicam jurisprudncia firmada sobre a questo. III. importem convalidao de ato administrativo. IV. declarem a exigibilidade de licitao.
_________________________________________________________

(C)

27.

Em conformidade com a lei de improbidade administrativa, o agente pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, est sujeito, dentre outras, s seguintes cominaes:

(D)

(D))

(E)

I. proibio de contratar com o Poder Pblico ou


receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos.

_________________________________________________________

30.

No que diz respeito estrutura das constituies, considere como componentes, dentre outros:

I. os consagrados nas normas destinadas a asseguII. ressarcimento integral do dano, se houver, perda
da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. rar a soluo dos conflitos constitucionais, a defesa da constituio, do Estado e das instituies democrticas, premunindo os meios e tcnicas contra sua alterao e infringncia.

II.

III. perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente


ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial.

os que se manifestam nas normas que consubstanciam o elenco dos direitos e garantias fundamentais, com exceo dos Direitos Sociais, que se enquadram em outra categoria.

Esses componentes so conhecidos, respectivamente, como elementos (A) limitativos e orgnicos.

(B)) de estabilizao constitucional e limitativos.

IV. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. 6

(C) (D) (E)

formais de aplicabilidade e scio-ideolgicos. orgnicos e formais de aplicabilidade. scio-ideolgicos e de estabilizao constitucional. TRT-23R-A01-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo A01, Tipo


31. Tendo em vista o princpio da isonomia como um dos direitos fundamentais, observe as afirmaes sobre o princpio da igualdade: 34.

1 05/10/04 MODELO - 14:01

No que se refere ao declaratria de constitucionalidade certo que (A) o efeito vinculante relativo aos demais rgos do Poder Judicirio, ao Poder Executivo e Casa Legislativa que editou a lei, em razo da eficcia erga omnes.

I. por sua natureza, veda sempre o tratamento discriminativo entre indivduos, mesmo quando h razoabilidade para a discriminao.

II. vincula os aplicadores da lei, face igualdade


perante a lei, entretanto no vincula o legislador, no momento de elaborao da lei.

(B)) a eficcia erga omnes significa que a declarao de constitucionalidade da lei se estende a todos os feitos em andamento, paralisando-os com o desfazimento dos efeitos das decises neles proferidas. (C) os Tribunais Superiores, em casos inter partes, podem conhecer de ao em que se postula uma deciso contrria declarao emitida no processo da ao declaratria de constitucionalidade. a Administrao Superior do Poder Executivo federal poder produzir, validamente, ato normativo em sentido contrrio deciso declaratria de inconstitucionalidade, se presente o interesse pblico. o efeito vinculante desse decreto de constitucionalidade atinge os demais atos de igual teor produzidos no futuro, no havendo necessidade de se propor outra ao da mesma natureza.

III. estabelece que se deve tratar de maneira igual os


que se encontram em situao equivalente e de maneira desigual os desiguais, na medida de suas desigualdades.

(D)

IV. no h falar em ofensa a esse princpio se a


discriminao admitida na prpria Constituio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I e IV. II e III. II e IV.

_________________________________________________________

35.

Dentre outras hipteses, ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que (A) (B) sofrer a cassao de seus direitos polticos. tiver, em qualquer hiptese, cancelada sua naturalizao.

(E)) III e IV.


_________________________________________________________

32.

Em matria de liberdade de associao profissional ou sindical INCORRETO afirmar que (A) assegurado o direito de filiao em organizaes sindicais internacionais, face a manifestao do princpio da solidariedade internacional dos interesses dos trabalhadores. a lei no poder exigir autorizao do Estado para fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, e vedado ao Poder Pblico interferir na organizao sindical. os sindicatos gozam de independncia e autonomia em razo da existncia de fontes de renda independentes do patronato ou do Poder Pblico.

(C)) adquirir, de regra, outra nacionalidade. (D) (E) estiver residindo no exterior h mais de vinte anos. for extraditado, a qualquer tempo, no caso de crime comum.

_________________________________________________________

36.

Considerando a iniciativa legislativa certo que a organizao do Ministrio Pblico da Unio competncia (A)) concorrente do Procurador-Geral da Repblica e do Presidente da Repblica. (B) (C) (D) (E) exclusiva do Presidente da Repblica. exclusiva do Procurador-Geral da Repblica. concorrente do Supremo Tribunal Federal e do Procurador-Geral da Repblica. exclusiva do Congresso Nacional.

(B)

(C)

(D)) facultativa a contribuio sindical assistencial, embora o trabalhador seja obrigado a filiar-se ou manter-se filiado ao sindicato de sua categoria profissional. (E) o direito de proteo especial dos dirigentes eleitos dos trabalhadores ou a estabilidade sindical, manifesta-se sob dupla tica, denominadas dimenses subjetiva e objetiva.

_________________________________________________________

37.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil, ao tratar sobre os Tribunais e Juzes do Trabalho, dispe que (A) o Tribunal Superior do Trabalho ser composto de Ministros nomeados pelo Senado Federal, aps aprovao pelo Presidente da Repblica. o Tribunal Superior do Trabalho tem sede nas capitais dos Estados e jurisdio nas respectivas regies administrativas. aos juzes do trabalho tambm compete o processo e julgamento dos crimes contra a organizao do trabalho. em cada Estado da Federao e no Distrito Federal haver pelos menos dois Tribunais de Alada do Trabalho.

(B)

_________________________________________________________

33.

O enunciado livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer considerado como norma constitucional (A)) de eficcia contida. (B) (C) (D) (E) de eficcia plena. meramente programtica. de eficcia limitada. de direito coletivo absoluto.

(C)

(D)

(E)) as listas trplices para o provimento de cargos destinados aos juzes da magistratura trabalhista de carreira devero ser elaboradas pelos Ministros togados e vitalcios. 7

TRT-23R-A01-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo A01, Tipo


38.

1
42.

05/10/04 - 14:01

Dentre outras funes, cabe Advocacia-Geral da Unio (A) prestar orientao jurdica e defesa aos necessitados, em todos os graus. representar a Unio e o Distrito Federal, na execuo da dvida ativa de natureza tributria. defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas.

Tendo celebrado contrato de experincia de 90 dias, uma empregada, ao trmino do contrato, avisou o empregador de que no poderia ser dispensada porque estava grvida. Nessa hiptese, a empregada (A) portadora de estabilidade provisria por 8 semanas aps o parto. portadora de estabilidade provisria por 120 dias aps o parto. portadora de estabilidade provisria por 5 meses aps o parto. no portadora de estabilidade porque o empregador no teve conhecimento da gestao antes do trmino do contrato.

(B)

(C)

(B)

(D)) as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo Federal. (E) promover ao de inconstitucionalidade interventiva federal da Unio nos Estados.

(C)

(D)

_________________________________________________________

39.

Depois de concedido o aviso prvio, o ato poder ser reconsiderado se (A)) a outra parte concordar com a reconsiderao. 43. (B) (C) a iniciativa neste sentido for da parte que preavisou. a parte preavisada ainda no tiver se manifestado sobre a notificao. a parte que concedeu o aviso pagar indenizao legal a outra parte. ainda no tiver decorrido a metade do prazo do aviso prvio.

(E)) no portadora de estabilidade porque o contrato de experincia no assegura a estabilidade provisria.


_________________________________________________________

Empregado comissionista admitido em 18 de maro de 2004, que trabalha habitualmente duas horas extras por semana e que recebeu prmio semestral por produo, receber, a ttulo de gratificao natalina (A) 9/12 da remunerao recebida no ms de dezembro.

(D)

(B)) 9/12 da remunerao recebida no ms de dezembro acrescida da mdia das horas extras. (C) 9/12 da mdia anual de salrios, consideradas as horas extras e o prmio semestral. 10/12 da remunerao dezembro. recebida no ms de

(E)

_________________________________________________________

40.

O adicional de insalubridade e o adicional de periculosidade incidem sobre (A) o salrio contratual e sobre a remunerao, respectivamente.

(D)

(E)

10/12 da mdia anual de salrios, consideradas as horas extras e o prmio semestral.

_________________________________________________________

(B)) o salrio mnimo e sobre o salrio contratual, respectivamente. (C) a remunerao e sobre o salrio contratual, respectivamente. a remunerao. o salrio mnimo.

44.

Acordo de carter normativo celebrado entre dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais: (A) (B) (C) (D)) (E) dissdio coletivo. sentena normativa. acordo coletivo. conveno coletiva. poder normativo.

(D) (E) 41.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Empresa cuja matriz est localizada na cidade de Cuiab e que possui filial em Rondonpolis extingue o estabelecimento matriz, concentrando as atividades na filial. Os empregados no estveis da matriz (A) tm seus contratos de trabalho automaticamente rescindidos. no podem ser transferidos para a filial, porque isso implicar em mudana de domiclio.

45.

A clusula segundo a qual o adquirente no se responsabiliza por quaisquer dbitos trabalhistas, anteriores compra de um estabelecimento, (A) vlida porque o contrato de compra e venda de natureza civil. vlida porque a disposio decorre da vontade das partes contratantes. vlida apenas com relao aos dbitos decorrentes de contratos de trabalho j extintos.

(B)

(B)

(C)) podem ser transferidos, pois houve a extino do estabelecimento. (D) s podero ser transferidos se com isso concordarem expressamente. podero ser transferidos somente se ficar demonstrada a ocorrncia de fora maior para a extino do estabelecimento.

(C)

(D)) no vlida porque qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. (E) no vlida apenas com relao aos contratos de trabalho que forem mantidos. TRT-23R-A01-CE

(E)

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo A01, Tipo


46. Tendo celebrado conciliao perante a Comisso de Conciliao Prvia, e sendo, portanto, portador do Termo de Conciliao, diante do descumprimento do acordado pela empresa, dever o empregado (A) interpor recurso perante a Comisso de Conciliao Prvia com assistncia do Sindicato. ajuizar reclamao trabalhista, tendo em vista que a Comisso de Conciliao Prvia no rgo do Poder Judicirio. 51. 50.

1 05/10/04 MODELO - 14:01

O direito que a pessoa tem de ingressar em juzo, praticando pessoalmente todos os atos autorizados para o exerccio do direito de ao, denomina-se (A) (B) (C) capacidade postulatria. direito natural. assistncia judiciria. capacidade processual.

(B)

(D)

(E)) jus postulandi.


_________________________________________________________

(C)) dar incio execuo, tendo em vista a existncia de ttulo executivo extrajudicial. (D) dar incio execuo por meio de ao monitria, tendo em vista a existncia de prova escrita, consubstanciada no termo de conciliao. ajuizar ao anulatria do termo de conciliao para, posteriormente, ajuizar reclamao trabalhista.

No procedimento sumarssimo, (A) as partes sero intimadas da sentena no endereo que tiverem indicado. as autarquias e fundaes pblicas podem integrar o plo passivo da ao.

(B)

(E)

_________________________________________________________

(C)) a sentena conter um resumo dos fatos relevantes ocorridos na audincia. (D) somente sero admitidas as provas que tiverem sido previamente requeridas. no ser admitida a prova tcnica.

47.

Um malabarista contratado em Cuiab para trabalhar em um circo, passando a se apresentar em diversas localidades: Alta Floresta, Barra do Garas, Rondonpolis e Cceres, onde despedido. Pretendendo propor reclamao trabalhista, o foro competente ser (A) (B) (C) (D) o de Cuiab, apenas. Cuiab ou Alta Floresta. Cuiab ou Barra do Garas. Cuiab ou Rondonpolis.

(E) 52.

_________________________________________________________

Estando o reclamante representado por advogado e pretendendo recorrer ordinariamente da sentena, pressuposto do recurso (A) a existncia de omisso, obscuridade ou contradio na sentena.

(E)) Cuiab ou Cceres.


_________________________________________________________

(B)) a existncia de procurao ou substabelecimento vlidos, outorgados ao advogado que subscreve o recurso. (C) a transcendncia da matria com relao aos reflexos gerais de natureza econmica, poltica, social ou jurdica. o pagamento do depsito recursal. a delimitao justificada das matrias impugnadas.

48.

Ao ser citada para responder a uma reclamao trabalhista ajuizada por ex-empregado, a reclamada verifica que est sendo repetido pedido de horas extras j decidido por sentena da qual no cabe mais nenhum recurso. Em sua defesa, dever (A)) argir preliminar de coisa julgada. (B) (C) (D) (E) opor exceo de coisa julgada. opor exceo de nulidade. argir litigncia de m-f. argir preliminar de carncia de ao. 53.

(D) (E)

_________________________________________________________

Se, na liquidao, as partes no chegam a um acordo referente ao valor a ser pago em virtude da condenao e determinada percia para apurar, vista dos elementos contidos nos autos, o valor exato das parcelas deferidas, a liquidao estar sendo processada por (A) (B) (C) (E) artigos. acordo. arbitramento. estimativa.

_________________________________________________________

49.

Em reclamao trabalhista, o reclamante alega ter trabalhado horas extras que no foram pagas. Contestando, a reclamada nega a prestao de horas extras. Nessa hiptese, o nus da prova cabe ao (A) autor, que alegou fato modificativo do seu direito.

(D)) clculos.
_________________________________________________________

54.

Podem atuar no mesmo feito dois juzes do Tribunal, ainda que sejam (A) (B) (C) (D) cnjuges. irmos. pai e filho. sogro e genro.

(B)) autor, que alegou fato constitutivo do seu direito. (C) (D) (E) ru, que ops fato extintivo do direito do autor. ru, que ops fato impeditivo do direito do autor. ru, que ops fato notrio e incontroverso.

(E)) primos. 9

TRT-23R-A01-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo A01, Tipo


55.

1
58.

05/10/04 - 14:01

O particular que auxilia funcionrio pblico na execuo de crime de peculato doloso (A)) s comete esse delito em co-autoria se sabia da condio de funcionrio pblico do agente. (B) comete o crime de condescendncia criminosa, se no tiver conhecimento da condio de funcionrio pblico do agente. no responde por esse delito porque o simples auxlio penalmente irrelevante. no responde por esse delito porque o sujeito ativo do peculato doloso s pode ser funcionrio pblico. no responde por esse delito em co-autoria, mas apenas pelo crime de peculato culposo.

Considere as afirmativas a respeito do crime culposo:

I. H culpa consciente quando o agente prev o


resultado e assume o risco de produzi-lo, admitindo sua ocorrncia como conseqncia possvel e provvel de sua conduta.

II. previsvel o fato sob o prisma penal, quando a


previso do seu advento, no caso concreto, podia ser exigida apenas do homem normal, mdio, considerado o tipo comum de sensibilidade ticosocial.

(C)

(D)

III. Se a vtima concorreu para o evento, a sua culpa


(E) ser compensada com a do agente, podendo isent-lo de responsabilizao penal. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B)
_________________________________________________________

56.

A respeito do crime de prevaricao, INCORRETO afirmar: (A) necessrio, para sua configurao, que o funcionrio seja responsvel pela funo relacionada a fato que esteja em suas atribuies e competncia.

I e II. I e III.

(B)) no comete esse delito o funcionrio pblico que pratica ilegalmente ato de ofcio por sentimento pessoal nobre ou de relevante valor moral. (C) o interesse que levou o funcionrio pblico a retardar, omitir ou praticar ilegalmente ato de ofcio pode ser patrimonial, material ou moral. trata-se de crime doloso e, por isso, o desleixo ou negligncia podem acarretar apenas sanes de natureza civil e administrativa. no comete esse delito o funcionrio pblico que, ao deixar de praticar ato de ofcio, no se encontrava no exerccio de suas atividades.

(C)) II. (D) (E)

II e III. III.

_________________________________________________________

(D)

59.

A respeito do concurso de pessoas correto afirmar que (A) para que seja punvel a co-autoria, no h necessidade de identidade de infrao penal para todos os agentes. para o direito penal, no h participao dolosa em crime culposo. h participao punvel, ainda que a conduta seja irrelevante sob o aspecto causal. para o direito penal, no h participao culposa em crime doloso.

(E)

_________________________________________________________

57.

Considerando que Zeus cogitou subtrair valores da repartio pblica na qual trabalha, observe as seguintes situaes:

(B)

(C)

I. por ter sido transferido, no pode iniciar a execuo


dessa empreitada criminosa.

II. adquiriu uma luva para no deixar impresses digitais, mas, por ter sido transferido, no pode iniciar a execuo do peculato.

(D)

III. usando uma luva cirrgica para no deixar impresses digitais, arrombou o cofre, mas, face chegada da polcia, fugiu do local sem nada levar. 60.

(E)) o partcipe pode ser incriminado, ainda que a sua participao seja desconhecida do autor.
_________________________________________________________

IV. vestindo uma luva de ltex para no deixar impresses digitais, arrombou o cofre, mas a polcia chegou ao local e o prendeu em flagrante. So hipteses de crime tentado as indicadas em (A) (B) (C)

Os estabelecimentos de segurana mxima ou mdia, as casas de albergados e as colnias agrcolas destinam-se, respectivamente, ao cumprimento de penas privativas de liberdade em regime (A)) fechado, aberto e semi-aberto. (B) aberto, fechado e semi-aberto. semi-aberto, fechado e aberto. fechado, semi-aberto e aberto. fechado, semi-aberto e fechado. TRT-23R-A01-CE

I e II. I, II e III. II, III e IV.


(C) (D) (E)

(D)) III e IV. (E) 10

IV e II.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi