Vous êtes sur la page 1sur 5

Stephen Toulmin Edelston

Idias Toulmin situa-se dentro do grupo de pensadores, como Popper, Kuhn, Lakatos, entre outros, que criticam a concepo positivista sobre a natureza da cincia Toulmin (1972) apresenta uma anlise original e frutfera das novas correntes epistemolgicas e sua relao com as vises clssicas do conhecimento, propos ento um modelo evolucionista para os conceitos anlogo ao que Darwin props para evoluo das espcies. aplicando o mesmo esquema terico s populaes conceituais que Darwin aplicou s populaes de espcies.

Teoria

Toulmin prope construir uma nova teoria da compreenso humana, uma nova explicao das capacidades, processos e atividades atravs dos quais o homem compreende a natureza, envolvendo todas as disciplinas que se ocupam da percepo e do processo de conhecimento e que leva em conta os processos scio-histricos em que se desenvolveram nossos conceitos e fatores que levam a mudana conceitual. Toulmin defende uma posio direta na qual o ponto de vista principal da cincia est nos conceitos. Toulmin no que se refere compreenso humana, que ela se d via uso coletivo de conceitos e via mudana conceitual que ocorre atravs da racionalidade. Neste aspecto a racionalidade (que entendida como os procedimentos realizados pelo homem (cientista) para realizar a mudana conceitual e que envolve variveis intelectuais, sociais, culturais e histricas) est associada com os mtodos necessrios para que ocorra a mudana conceitual e esses mtodos envolvem questes intelectuais, sociais, econmicas e culturais da comunidade em cada poca e lugar. Ou seja, a maneira como os cientistas modificam suas posies intelectuais frente a experincias novas e imprevistas no ocorre em termos de coerncia lgica e quase matemtica dos conceitos e das suas crenas. Ele utiliza as idias de Darwin sobre a evoluo das espcies vivas para, fazendo uma comparao, explicar a evoluo e o desenvolvimento conceitual.

Essa explicao evolutiva dos conceitos caracteriza, de um lado, a continuidade e coerncia de disciplinas separadas e identificadas por diferentes atividades intelectuais dos homens e, de outro, um estado de profundas mudanas a longo prazo pelas quais as disciplinas se transformam ou so superadas. A evoluo conceitual entendida como uma atividade humana historicamente em desenvolvimento e que apresenta duas faces: uma disciplinria e outra profissional.

Aquilo que identifica uma disciplina no so os homens que nela trabalham ao longo do tempo, nem suas idias,ou seus os principais conceitos, que podem mudar de uma gerao para outra, mas sim os problemas com que sucessivas geraes se enfrentam e concentram seu trabalho. Os problemas surgem quando nossas idias sobre o mundo esto em conflito com a natureza (com a experincia) ou entre si, ou seja, quando nossas idias ficam atrs de nossos ideais explicativos.
Em resumo, para toulmin a cincia vista como um empreendimento racional em termos de populaes de conceitos, associados a teorias mais ou menos estruturadas as disciplinas; de outro lado, h a populao de cientistas, vinculados a instituies mais ou menos formalizadas.

O conjunto dos conceitos representativos de uma cincia transmite-se atravs de Geraes para pelo processo de enculturamento. Tcnicas, procedimentos e habilidades intelectuais so aprendidos. racionalidade, entendida como o conjunto de procedimentos, condies e maneiras que o homem dispe para criticar e modificar a populao de conceitos, ou seja, proceder mudana conceitual

Vous aimerez peut-être aussi