Vous êtes sur la page 1sur 28

352*5$0$ '( 36*5$'8$d2 (0 (1*(1+$5,$ (/e75,&$

25,(17$d(6 *(5$,6 ( 5(48,6,726

1. 2. 3.

INTRODUO CADASTRAMENTO DE ALUNOS CONCESSO DE BOLSAS 3.1. Bolsas CAPES, CNPq e Outras 3.2. Bolsas VRAc (de iseno de pagamento de mensalidades) REQUISITOS PARA TITULAO EXAME DE LNGUA ESTRANGEIRA DISCIPLINAS 6.1. Disciplinas Cursadas fora do DEE 6.2. Disciplinas Cursadas em outras Instituies 6.3. Requisitos para Aprovao 6.4. Grau Incompleto ESTUDO ORIENTADO 7.1. Submisso e Anlise das Propostas de Estudo Orientado 7.2. Caractersticas de um Estudo Orientado 7.3. Propostas de Estudo Orientado 7.4. Relatrio Final ESTGIO DE DOCNCIA NA GRADUAO

4. 5. 6.

7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

DISSERTAO DE MESTRADO TESE DE DOUTORADO PRAZOS PARA CONCLUSO DE MESTRADO E DOUTORADO PRAZOS PARA SUBMISSO DE DISSERTAES E TESES PROPOSTA DE DISSERTAO DE MESTRADO EXAME DE QUALIFICAO 14.1. Caractersticas e Objetivo 14.2. Realizao do Exame 14.3. Apresentao de Propostas 14.4. Constituio da Banca Examinadora 15. EXAME DE PROPOSTA DE TESE DE DOUTORADO

16. ANEXOS I. reas de Concentrao e Linhas de Pesquisa II. Estrutura Curricular III. Disciplinas Recomendadas por rea de Concentrao IV. Corpo Docente do Programa V. Estudo Orientado Regulamento e Modelo

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

VI. VII. VIII. IX.

Proposta de Estgio de Docncia Modelo Relatrio de Estgio de Docncia Modelo Proposta de Dissertao de Mestrado Modelo Exame de Qualificao Regulamento e Modelo

X. Exame de Proposta de Tese Modelo XI. Diagrama Prazos Mximos XII. Diagrama Prazos Relativos Defesa de Dissertao e Tese

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005



,1752'8d2

Este documento trata dos requisitos exigidos pelo Programa de Ps-Graduao (PG) em Engenharia Eltrica para obteno dos ttulos de Mestre e Doutor e fornece orientaes sobre procedimentos a serem observados pelos alunos de ps-graduao. Ele foi elaborado pela Comisso de Ps-Graduao e Pesquisa do Departamento de Engenharia Eltrica (CPGP/DEE). Recomenda-se uma leitura cuidadosa, com especial ateno ao que se espera de uma dissertao de mestrado (seo 9) e de uma tese de doutorado (seo 10), bem como aos prazos das diversas etapas (sees 10, 11, 12, 13 e 14) do Programa. Recomenda-se tambm uma leitura do Regulamento dos Programas de Ps-Graduao da PUC-Rio (em http://www.puc-rio.br). Este documento contm tambm uma srie de anexos, referenciados ao longo do texto, com modelos de formulrios que devem ser utilizados para cumprimento dos diversos requisitos para titulao. Ao final, so apresentados diagramas relativos aos prazos mximos das diversas etapas do Programa, desde a matrcula inicial at a defesa da dissertao ou tese.



&$'$675$0(172 '( $/8126

Todos os alunos devem, no ato da matrcula, atualizar seu cadastro na secretaria de PG do DEE, no que se refere tanto a seus dados pessoais como s disciplinas em que esto se matriculando. fundamental que todos os alunos informem, em seus formulrios, o e-mail atualizado. Aqueles que ainda no tm email (alunos novos, por exemplo) devem se informar acerca do procedimento para sua habilitao no DEE ou no CETUC.



&21&(662 '( %2/6$6

A concesso de bolsas vlida por um perodo letivo e poder ser renovada ou no dependendo do desempenho acadmico do aluno.

 %ROVDV &$3(6 &13T H RXWUDV


So concedidas por um perodo mximo de 24 meses para mestrado e de 48 meses para doutorado. Bolsas concedidas em um perodo letivo podem ser canceladas em perodos letivos subseqentes em conseqncia de desempenho acadmico considerado insuficiente ou por uma eventual reduo de quotas do Programa.

Bolsistas devem firmar, em formulrio disponvel na secretaria de PG, compromisso de que no recebem rendimentos de outras fontes. Bolsistas de mestrado devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas no seu primeiro perodo e em 4 (quatro) disciplinas no seu segundo perodo letivo no Programa. Bolsistas de doutorado devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas no seu primeiro perodo letivo no Programa. No seu segundo perodo, devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas ou no nmero de disciplinas necessrio para completar os crditos (caso seja inferior a quatro), assim como em Exame de Qualificao.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

O aluno bolsista poder, excepcionalmente, cancelar uma disciplina, desde que previamente aprovado pela CPGP/DEE. O aluno que cancelar uma disciplina sem a devida autorizao ter sua bolsa cancelada.

Para a manuteno das bolsas exigido que os alunos sejam aprovados em todas as disciplinas nas quais esto inscritos. Caso o bolsista seja reprovado em uma disciplina, a bolsa ser cancelada.

 %ROVDV 95$F GH LVHQomR GH SDJDPHQWR GH PHQVDOLGDGHV

H uma quota de bolsas de iseno alocada ao Programa semestralmente pela Coordenao Central de Ps-Graduao e Pesquisa (CCPG). O atendimento solicitao de iseno de pagamento de mensalidades fica a critrio da CPGP/DEE, que poder conced-la de forma parcial ou integral.

Bolsas concedidas em um perodo letivo podem ser canceladas ou ter seu valor alterado em perodos letivos subseqentes em conseqncia de desempenho acadmico considerado insuficiente ou por uma eventual reduo na quota do Programa.

Os alunos que venham a solicitar bolsas VRAc integrais s sero elegveis aps firmar compromisso de concluso de suas Dissertaes (Teses) dentro do prazo de 24 (48) meses. Alunos de mestrado com bolsa VRAc integral devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas no seu primeiro perodo e em 4 (quatro) disciplinas no seu segundo perodo letivo no Programa. Alunos de doutorado com bolsa VRAc integral devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas no seu primeiro perodo letivo no Programa. No seu segundo perodo, devem se inscrever em 4 (quatro) disciplinas ou no nmero de disciplinas necessrio para completar os crditos (caso seja inferior a quatro), assim como em Exame de Qualificao.

O aluno bolsista poder, excepcionalmente, cancelar uma disciplina, desde que previamente aprovado pela CPGP/DEE. O aluno que cancelar uma disciplina sem a devida autorizao ter sua bolsa cancelada.

Para a manuteno da bolsa VRAc integral exigido que o aluno seja aprovado em todas as disciplinas nas quais est inscrito. Caso o bolsista seja reprovado em uma disciplina, a bolsa VRAc ser reduzida ou cancelada.

A concesso de bolsas a alunos vinculados a convnios especficos ser analisada caso a caso.



5(48,6,726 3$5$ 7,78/$d2

O aluno matriculado no Programa dever estar vinculado a uma rea de concentrao (vide Anexo I) e recomenda-se que obtenha um mnimo de 12 crditos em disciplinas associadas rea escolhida (vide seo 6); os crditos restantes devero ser obtidos em quaisquer disciplinas de ps-graduao do DEE. O aluno poder, entretanto, submeter apreciao da Comisso de Ps-Graduao e Pesquisa do Departamento de Engenharia Eltrica (CPGP/DEE) um Plano de Estudos justificando uma lista alternativa de disciplinas, incluindo disciplinas fora do DEE e mesmo do CTC, sujeito aprovao total ou parcial. Os requisitos para titulao so:

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

0HVWUH

Obter no mnimo 24 crditos em disciplinas de ps-graduao, sendo um mximo de 06 crditos em Estudos Orientados e 12 crditos seguindo a recomendao acima (vide seo 6). Ser aprovado em exame de lngua estrangeira (vide seo 5). Apresentar, defender e ser aprovado em ELE 3000 Dissertao de Mestrado (vide sees 8 e 12). Entregar secretaria de PG, preferencialmente at a data da defesa da dissertao, trabalho a esta vinculado, em formato de artigo cientfico, visando a publicao futura em, ao menos, anais de congresso nacional.

Bolsistas de desempenho acadmico devem realizar Estgio de Docncia (vide seo 8).

'RXWRU

Obter no mnimo 39 crditos em disciplinas de ps-graduao, sendo um mximo de 03 crditos em Estudos Orientados, em adio aos obtidos no Mestrado, e 12 crditos seguindo a recomendao acima (vide seo 6).

O aproveitamento de crditos obtidos em curso de Mestrado dar-se- segundo o estabelecido no Art. 38 do Regulamento dos Programas de Ps-Graduao da PUC-Rio e deve ser solicitado junto D.A.R. no primeiro perodo letivo do curso.

Ser aprovado em exame de lngua estrangeira (vide seo 5). Ser aprovado em ELE 3004 Exame de Qualificao (vide seo 14). Ser aprovado em ELE 3007 Exame de Proposta de Tese (vide seo 15). Apresentar, defender e ser aprovado em ELE 3001 Tese de Doutorado (vide seo 10). Apresentar aceitao de publicao vinculada tese em anais de congresso nacional e internacional relevantes (preferencialmente antes da data da defesa da tese e obrigatoriamente at o fim do prazo para a entrega da verso final da tese).

Apresentar submisso de publicao associada tese em peridico qualificado pela CAPES (preferencialmente antes da data da defesa da tese e obrigatoriamente at o fim do prazo para a entrega da verso final da tese).

Bolsistas CAPES e de desempenho acadmico devem realizar Estgio de Docncia (vide seo 8).



(;$0( '( /1*8$ (675$1*(,5$

Os alunos devem ler com a devida ateno o Regulamento dos Programas de Ps-Graduao da Universidade no que se refere proficincia em Lngua Estrangeira. O exame para verificao da proficincia fica ao encargo do Departamento de Letras da Universidade. O Programa de PG em Engenharia Eltrica considera como lnguas estrangeiras aquelas diferentes da lngua nativa do aluno e, em funo disto, estabelece os seguintes requisitos:

Alunos cuja lngua nativa no o ingls: a demonstrao de proficincia em ingls ser obrigatria, em nvel de leitura para alunos de mestrado e em nvel de redao para os de doutorado.

Alunos cuja lngua nativa no o portugus: a demonstrao de proficincia em portugus, em nvel de leitura, ser obrigatria. Alm disso, os alunos devero efetuar, logo ao incio do 1
o

perodo letivo, o teste de nivelamento para o curso de Portugus Instrumental, no qual devero

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

se matricular. Esses alunos devero cursar as disciplinas de Portugus Instrumental e ser aprovados durante todos os perodos letivos ou at atingir o Nvel 5. A tabela a seguir serve como orientao em que idioma a proficincia deve ser demonstrada em funo da lngua nativa do aluno: /tQJXD QDWLYD portugus ingls outra
*

,GLRPD HP TXH D SURILFLrQFLD GHYH VHU GHPRQVWUDGD ingls portugus* ingls e portugus*

cursando e sendo aprovado em Portugus Instrumental


o

No ato de matrcula em seu 1 perodo letivo no Programa (ou no ato de matrcula seguinte, caso tenha ocorrido reprovao na primeira oportunidade) os alunos devero se inscrever (na secretaria de PG do DEE) no Exame de Lnguas, cuja data e local de realizao sero informados com a devida antecedncia. Observa-se que o Departamento de Letras oferece disciplinas nas quais os alunos podero se matricular com vistas a suprir eventuais deficincias.



',6&,3/,1$6

Recomenda-se fortemente que o aluno obtenha um mnimo de 12 crditos em disciplinas associadas rea de concentrao escolhida (vide Anexo I); os crditos restantes devero ser obtidos em quaisquer disciplinas de ps-graduao do DEE. O aluno poder, entretanto, submeter apreciao da CPGP/DEE um Plano de Estudos justificando uma lista alternativa de disciplinas, incluindo disciplinas fora do DEE e mesmo do CTC, sujeito aprovao total ou parcial. exigido de alunos com dedicao integral, e recomendado a todos os outros, que se matriculem em 12 crditos a cada perodo letivo, at completarem o nmero mnimo de crditos exigidos para titulao. A estrutura curricular encontra-se no Anexo II e a distribuio de disciplinas por rea de concentrao no Anexo III. Os alunos de mestrado que desejarem podem cursar at um mximo de 06 crditos em Estudos Orientados e os de doutorado at um mximo de 03 crditos em Estudos Orientados, em adio aos obtidos no Mestrado.

 'LVFLSOLQDV &XUVDGDV IRUD GR '((


Caso o aluno venha a cursar disciplinas na PUC-Rio mas fora do DEE, necessrio o pedido CPGP/DEE de aproveitamento de crditos. Tais pedidos devem ser acompanhados de cdigo e nome da disciplina, ementa, bibliografia, critrio de avaliao, nome e assinatura do professor, alm do perodo e ano. O aval do Orientador necessrio. Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

 'LVFLSOLQDV &XUVDGDV HP RXWUDV ,QVWLWXLo}HV


Alunos interessados em cursar disciplinas no IME, IMPA, COPPE e UFF devero se matricular em ELE 2007 - Tpicos Especiais em Engenharia Eltrica e pedir CPGP/DEE o aproveitamento de crditos (mesmos documentos de 6.2). S podero se matricular sem custos os alunos bolsistas. Os demais ou pagam os crditos correspondentes matrcula feita ou se matriculam naquelas instituies e solicitam DAR, a posteriori, a transferncia de crditos.

 5HTXLVLWRV SDUD DSURYDomR


O grau mnimo para aprovao em disciplinas de ps-graduao 6,0 (seis). Os alunos devero obter coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0 (sete) no conjunto de todas as disciplinas cursadas durante o Programa at completar, no mnimo, o total de crditos exigidos. Os alunos sero desligados do Programa em qualquer das seguintes hipteses:

se obtiveram, em um perodo letivo qualquer, CR inferior a 6,0 (seis) se obtiveram, em cada um de dois perodos letivos consecutivos, CR inferior a 7,0 (sete) se obtiveram grau inferior a 6,0 (seis) em qualquer disciplina cursada pela segunda vez



(678'2 25,(17$'2

 6XEPLVVmR H $QiOLVH GDV 3URSRVWDV GH (VWXGR 2ULHQWDGR


Os alunos devero apresentar a Proposta de Estudo Orientado at seis dias teis antes do incio do perodo letivo, atendendo rigorosamente os requisitos explicitados nos itens 7.2 e 7.3 abaixo e seguindo o modelo do Anexo V (tambm disposio na secretaria de PG). O aluno que no cumprir este prazo dever realizar o cancelamento da disciplina atravs do procedimento "DE-PARA". quanto s especificaes detalhadas abaixo. Caso a proposta 12 VHMD DSURYDGD, esta NO ser passvel de nova anlise, devendo o aluno cancelar a disciplina de Estudo Orientado atravs do procedimento "DE-PARA". No ser permitido o acrscimo de uma disciplina de Estudo Orientado no perodo "DE-PARA". A CPGP/DEE reunir-se- antes do incio das aulas para analisar as propostas de Estudo Orientado

 &DUDFWHUtVWLFDV GH XP (VWXGR 2ULHQWDGR

As disciplinas de Estudo Orientado, como o prprio nome indica, so disciplinas e, como tal, devem ter a mesma seriedade e requerer do aluno carga horria compatvel com o nmero de crditos a serem obtidos.

As disciplinas de Estudo Orientado devem abranger assuntos NO cobertos em disciplinas regulares, quer estejam estas sendo oferecidas concomitantemente, quer no.

As disciplinas de Estudo Orientado NO devem ser utilizadas como forma de atribuir crditos a trabalhos que seriam necessria e obrigatoriamente efetuados como preparao da dissertao ou tese.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

Os Estudos Orientados so preferencialmente LQGLYLGXDLV Portanto, aqueles que envolvam mais de um aluno devem ser formalmente justificados pelo professor orientador. Estudos Orientados previstos para grupos de alunos devem ser substitudos por disciplinas de Tpicos Especiais.

 3URSRVWDV GH (VWXGR 2ULHQWDGR

As propostas submetidas apreciao da CPGP/DEE devem ser o mais completas possvel, permitindo avaliar a abrangncia e a pertinncia do estudo, bem como a adequao de sua metodologia e cronograma de execuo, inclusive com relao ao nmero de crditos do estudo.

As propostas devem conter os seguintes itens: 7tWXOR ,QWURGXomR apresentao do tema a ser estudado, juntamente com a justificativa da importncia do assunto; 2EMHWLYRV detalhamento dos objetivos do trabalho a ser realizado; 3ODQR GH 7UDEDOKR H &URQRJUDPD explicitao do contedo de cada uma das etapas do Estudo Orientado, indicando o prazo para sua realizao; &ULWpULR GH $YDOLDomR indicao de como ser realizada a avaliao do Estudo Orientado por exemplo: apresentaes semanais, software, artigo tcnico, relatrio final (obrigatrio), etc; 5HIHUrQFLDV %LEOLRJUiILFDV apresentar a lista inicial de referncias, contendo os detalhes das publicaes (no devem constar itens inespecficos como artigos sobre ...)

 5HODWyULR )LQDO


Ao final do perodo letivo, de acordo com o Calendrio Escolar, o professor orientador dever entregar o relatrio final de cerca de 20 pginas, juntamente com o grau atribudo ao aluno, secretaria de PsGraduao. A CPGP/DEE apreciar o relatrio e o confrontar com a proposta apresentada. Caso esta Comisso julgue necessrio, poder solicitar explicaes ao professor orientador.



(67*,2 '( '2&1&,$ 1$ *5$'8$d2

O Estgio de Docncia na Graduao tem como objetivo prover os futuros titulados de experincia em atividades de ensino e obrigatrio para alunos de doutorado bolsistas da CAPES e para todos os alunos com bolsa de desempenho acadmico. Normalmente o Estgio de Docncia consiste em tarefas de auxlio e apoio em disciplinas de graduao no necessariamente ministradas pelo professor orientador do aluno , principalmente aquelas com atividades de laboratrio e aulas de exerccios. As atividades do Estgio de Docncia sero desenvolvidas sob a responsabilidade do professor encarregado da disciplina e supervisionadas pelo orientador do aluno. At o final da segunda semana de aulas o aluno dever entregar secretaria de PG a Proposta de Estgio de Docncia; ao final do exerccio da atividade de docncia, o aluno dever elaborar um relatrio das atividades desenvolvidas contendo tambm uma apreciao do professor responsvel pela disciplina e do orientador do aluno sobre os resultados alcanados. Tanto a proposta de Estgio de Docncia como o Relatrio devero ser Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

elaborados seguindo estritamente os modelos dos Anexo VI e VII (tambm disposio na secretaria de PG). Alunos de doutorado bolsistas da CAPES devero se matricular em disciplinas denominadas Estgio de Docncia na Graduao na primeira metade de seu curso, por no mnimo dois perodos letivos. Alunos detentores de bolsas de desempenho acadmico devero se matricular nessas disciplinas em todos os seus perodos letivos no Programa. Os crditos obtidos nas disciplinas de Estgio de Docncia na Graduao NO sero contabilizados para integralizar os 24 crditos necessrios no caso do mestrado nem para os 39 crditos no caso do doutorado.



',66(57$d2 '( 0(675$'2


o

De acordo com o Art. 6 do Regulamento dos Programas de PG da PUC-Rio, exige-se do candidato ao ttulo de Mestre a elaborao, apresentao e defesa perante uma comisso julgadora de dissertao em que revele domnio do tema escolhido, capacidade de sistematizao e esprito cientfico. A constituio da comisso julgadora especificada no Art. 62 e as decises possveis da comisso julgadora esto especificadas no Art. 67 do mesmo Regulamento. O aluno de Mestrado dever se matricular em Dissertao de Mestrado logo que tiver concludo os crditos, e obrigatoriamente a partir de seu terceiro perodo letivo no Programa. O aluno deve renovar a matrcula nos prazos estipulados a cada perodo letivo at a concluso e defesa da dissertao, no sendo admitido, em hiptese alguma, o cancelamento dessa disciplina. As dissertaes de mestrado devem ser elaboradas segundo as Normas para Apresentao de Teses e Dissertaes da PUC-Rio. Ateno especial deve ser prestada elaborao do texto final aps incorporao das modificaes exigidas pela comisso julgadora para submisso Coordenao Central de PG da Universidade.

 7(6( '( '28725$'2


De acordo com o Art. 5 do Regulamento dos Programas de PG da PUC-Rio, exige-se do candidato ao ttulo de Doutor a elaborao, apresentao e defesa perante uma comisso julgadora de tese que represente trabalho de pesquisa original importando em real contribuio para o conhecimento do tema escolhido. A constituio da comisso julgadora especificada no Art. 63 e as decises possveis da comisso julgadora esto especificadas no Art. 67 do mesmo Regulamento. Logo que tiver concludo os crditos do Programa, o aluno de Doutorado dever, obrigatoriamente, matricular-se em Tese de Doutorado e renovar, a cada perodo letivo, a matrcula nos prazos estipulados, no sendo admitida, em hiptese alguma, o cancelamento para essa disciplina. As teses de doutorado devem ser elaboradas segundo as Normas para Apresentao de Teses e Dissertaes da PUC-Rio. Ateno especial deve ser prestada elaborao do texto final aps modificaes exigidas pela comisso julgadora para submisso Coordenao Central de PG da Universidade.
o

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

 35$=26 3$5$ &21&/862 '( 0(675$'2 ( '28725$'2


De acordo com o Art. 86 do Regulamento dos Programas de PG da PUC-Rio, os tempos mximos previstos para obteno dos graus de Mestre e Doutor so, respectivamente, de 24 meses e de 48 para alunos ingressados a partir de 1999.1. Em casos excepcionais, poder ser avaliada solicitao de prorrogao, a partir do pleito do aluno junto DAR na poca prevista no Calendrio Oficial, observados os seguintes critrios (cf. Artigos 86, 87 e 88 do Regulamento dos Programas de PG da PUC-Rio) :

Alunos que tiveram bolsa de agncias de fomento ou VRAc com iseno total (vide seo 3) por tempo superior a 12 meses no caso de mestrado, ou a 24 meses no caso de doutorado: poder ser concedida uma prorrogao de at um perodo letivo.

Alunos que tiveram bolsa de agncias de fomento ou bolsa VRAc com iseno parcial (vide seo 3) por tempo inferior a 12 meses no caso de mestrado, ou a 24 meses no caso de doutorado: podero ser concedidas at duas prorrogaes de um perodo letivo cada.

Alunos que no tiveram bolsa de agncia de fomento ou bolsa VRAc: podero ser concedidas at trs prorrogaes de um perodo letivo cada.

S sero analisadas solicitaes de prorrogao quando acompanhadas de:


justificativa pertinente; cronograma original e cronograma do trabalho realizado e a realizar; texto existente a ser utilizado na dissertao ou tese.

A Coordenao do Programa de PG solicitar parecer do professor orientador. A concesso de prorrogao de prazo no implica em iseno de pagamento de mensalidades, mesmo para alunos que tenham tido bolsas de qualquer espcie. Alunos de mestrado podem solicitar, at o 18 ms de ingresso no Programa, sua transferncia para o doutorado. Esta solicitao dever ser aprovada pela CPGP/DEE.
o

 35$=26 3$5$ 68%0,662 '( ',66(57$d(6 ( 7(6(6


Os exemplares das dissertaes de mestrado e teses de doutorado devem ser entregues pelo aluno na secretaria de PG at a data limite de vigncia da matrcula do aluno no Programa. Caso o aluno acredite que no v cumprir este requisito, dever solicitar prorrogao de sua matrcula (vide seo 11) no prazo previsto no Calendrio Oficial. Os exemplares entregues na secretaria de PG sero encaminhados aos membros da comisso julgadora uma vez aprovada sua constituio pela Coordenaes Setorial (Mestrado) e Central (Doutorado) de Ps-Graduao. De acordo com o Regulamento dos Programas de Ps-Graduao da Universidade, o perodo entre a entrega dos exemplares e a aprovao da comisso julgadora no exceder a 15 dias. Uma vez aprovada a banca, a CPGP/DEE estabelece que a defesa dever ocorrer entre 10 e 20 dias no caso de mestrado e de 15 a 30 dias no caso de doutorado. O aluno dever entregar a verso final do texto, incorporadas as modificaes exigidas pela comisso julgadora, no prazo registrado na ata da defesa (mximo de 180 dias). Vide diagrama do Anexo XII.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

 3523267$ '( ',66(57$d2 '( 0(675$'2


A Proposta de Dissertao de Mestrado dever ser entregue secretaria de PG at o final da segunda semana de aulas do terceiro perodo letivo do aluno de mestrado no Programa (vide seo 9), ou do perodo em que o aluno se matricular em Dissertao de Mestrado pela primeira vez, caso seja antes do terceiro. A Proposta deve seguir estritamente o modelo do Anexo VIII (tambm disposio na secretaria de PG). Caso a proposta no seja aprovada, uma nova proposta dever ser submetida CPGP/DEE, em segunda e ltima oportunidade, at duas semanas aps a divulgao deste resultado.

 (;$0( '( 48$/,),&$d2  &DUDFWHUtVWLFDV H 2EMHWLYR


O Exame de Qualificao para o doutorado constar de uma apresentao oral e de uma argio por uma banca examinadora, com o objetivo de avaliar se o doutorando est apto a discorrer sobre um tema inserido em sua rea de concentrao. O tema, a ser escolhido pelo doutorando e por seu orientador, deve ter contedo relevante para possibilitar ao aluno a demonstrao de conhecimento cientfico, de capacidade de articulao e de entendimento dos conceitos fundamentais de sua rea de concentrao. O tema pode estar de acordo com a linha de pesquisa a ser seguida pelo aluno (e deve, caso j tenha sido escolhida poca). No entanto, o escopo do exame deve ser abrangente o suficiente para que o aluno possa demonstrar conhecimento dos conceitos bsicos da rea e conceitos mais especficos diretamente associados ao tema. Em hiptese alguma o escopo deve estar associado ao seu trabalho inicial de pesquisa para tese. Ou, em outras palavras, o escopo no deve estar limitado ao seu projeto de pesquisa, este usualmente bastante especfico. A descrio do tema dever permitir CPGP uma avaliao da abrangncia e da pertinncia do assunto. Por outro lado, a fim de evitar que s o aluno e o orientador conheam a extenso do escopo, requerido que a descrio contenha a itemizao dos assuntos a serem cobertos. A escolha da bibliografia de responsabilidade do aluno.

 5HDOL]DomR GR ([DPH


Os alunos de doutorado devero se matricular em Exame de Qualificao obrigatoriamente no seu segundo perodo letivo no Programa. A no realizao do exame neste perodo letivo equivaler reprovao. Se o aluno for reprovado, ele poder prestar um segundo exame, que dever ocorrer at o final do seu terceiro perodo letivo no Programa e para o qual ele dever se matricular novamente. Uma segunda reprovao implicar no desligamento do aluno do Programa. No permitido o cancelamento desta disciplina ao longo do perodo letivo por alunos nela matriculados a partir do seu segundo perodo letivo no Programa.

 $SUHVHQWDomR GH 3URSRVWDV


Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

A proposta de Exame de Qualificao, elaborada pelo doutorando e por seu orientador, dever ser segunda semana de aulas do segundo do perodo letivo Caso a proposta no seja aprovada, dever ser novamente submetida CPGP/DEE at duas semanas aps a divulgao deste resultado. apresentada segundo o modelo em anexo. Os alunos devem submeter as propostas at o final da

XP R RULHQWDGRU e XP HVFROKLGR SHOD &3*3'((.

A banca examinadora do Exame de Qualificao ser formada SRU QR PtQLPR WUrV GRXWRUHV, sendo

 &RQVWLWXLomR GD %DQFD ([DPLQDGRUD

 (;$0( '( 3523267$ '( 7(6( '( '28725$'2


O Exame de Proposta de Tese dever ser prestado pelo aluno de doutorado aps sua aprovao no Exame de Qualificao. Este exame consiste em uma apresentao oral e uma argio por uma banca examinadora composta por pelo menos trs doutores, sendo um deles obrigatoriamente externo aos quadros da PUC-Rio, e presidida pelo professor orientador sobre a Proposta de Tese preparada pelo aluno. Esta proposta consiste em um documento contendo descrio pormenorizada do assunto da tese de doutorado, levantamento bibliogrfico e indicao do(s) caminho(s) e da metodologia que o aluno pretende seguir na execuo do seu trabalho. As informaes necessrias para a realizao do Exame de Proposta de Tese devero ser fornecidas seguindo o modelo do Anexo X (tambm disposio na secretaria de PG). Este formulrio e o texto da Proposta de Tese devero ser entregues secretaria de PG, para apreciao da CPGP/DEE, com no mnimo 30 dias de antecedncia em relao data prevista para o exame. Os alunos de doutorado devero ser aprovados em Exame de Proposta de Tese obrigatoriamente at o final do seu sexto perodo letivo no Programa, embora seja recomendvel que a aprovao ocorra at o final do quarto ou quinto perodos letivos. O no cumprimento deste prazo implicar no desligamento do aluno do Programa.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

,

UHDV GH &RQFHQWUDomR H /LQKDV GH 3HVTXLVD

$1(;26

6LVWHPDV GH (QHUJLD (OpWULFD


Dinmica do Sistema: agregao de modelos, clculo de equivalentes. Estabilidade de Tenso: mtodo de avaliao em tempo real; maximizao da capacidade de transmisso Gesto Econmica e Financeira: servios ancilares operao, expanso do suporte de reativos, reserva de gerao; comercializao de energia; anlise de riscos e retorno de investimentos no Mercado Atacadista de Energia (MAE); otimizao de carteiras de contratos de energia no MAE

Aplicao de Sistemas Inteligentes: previso de carga, deteco e diagnstico de falhas. Aplicao de Mtodos Estatsticos: previso do preo, previso da demanda, avaliao do perfil do consumidor Qualidade de Energia: efeito flicker; estimao de harmnicos

0pWRGRV GH $SRLR j 'HFLVmR

Programao Matemtica: programao linear, programao inteira, otimizao combinatria, otimizao no-linear. Aplicaes: otimizao de carteiras; logstica, alocao dinmica de recursos; energia.

Modelos Estatsticos: modelos no-lineares / no-Gaussianos - dados de contagem, modelos de volatilidade, hierrquicos, inferncia ecolgica; redes neurais. Aplicaes: energia, educao, finanas. Mtodos Estatsticos e Sries Temporais: mtodos Bayesianos de previso

Inteligncia Computacional: redes neurais, lgica fuzzy, computao evolucionria. Aplicaes: classificao, previso, reconhecimento de padres, controle, minerao de dados, otimizao e planejamento.

3URFHVVDPHQWR GH 6LQDLV H &RQWUROH


Teoria de Controle: projeto de controladores, controle robusto, servo-sistemas, estabilidade, sistemas de dimenso infinita, discretizao de controladores Processamento de Sinais: geofsicos, de imagens, aplicaes de wavelets, filtragem Tratamento de informao Modelagem de sistemas dinmicos: tcnicas de equacionamento de grafos

(OHWURPDJQHWLVPR $SOLFDGR

Antenas Rdio Propagao (rdio meteorologia, comunicaes celulares e via satlite, sistemas rdio digitais, sistemas WLL) Microondas e Sistemas de Comunicaes pticas Optoeletrnica e Instrumentao

6LVWHPDV GH &RPXQLFDo}HV

Sistemas de Transmisso Digital Sistemas de Comunicaes Mveis Celulares Sistemas de Comunicaes via Satlite Redes de Comunicaes Processamento Digital de Sinais de Voz e Imagem

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

,,
Mestrado ELE 3000 ELE 3001 ELE 3004 ELE 3007

(VWUXWXUD &XUULFXODU
&UpGLWRV 0 0 0 0

',6&,3/,1$6 2%5,*$75,$6 Dissertao de Mestrado Doutorado Tese de Doutorado Exame de Qualificao Exame de Proposta de Tese ',6&,3/,1$6 (/(7,9$6 ELE 2000/4 ELE 2005/7 ELE 2008/10 ELE 2030/33 ELE 2034/37 ELE 2038/41 ELE 2221 ELE 2222 ELE 2223 ELE 2224 ELE 2228 ELE 2231 ELE 2232 ELE 2240 ELE 2250/52 ELE 2311/13 ELE 2340 ELE 2341 ELE 2342 ELE 2361 ELE 2362 ELE 2370 ELE 2394 ELE 2395 ELE 2399 ELE 2403 ELE 2407 ELE 2408 ELE 2409 ELE 2410 ELE 2504 ELE 2505 ELE 2509 ELE 2525 ELE 2528 ELE 2550/52 Tpicos Especiais em Engenharia Eltrica Tpicos Especiais em Engenharia Eltrica Tpicos Especiais em Engenharia Eltrica Estudo Orientado Estudo Orientado Estudo Orientado Teoria Eletromagntica Avanada Radiometeorologia Propagao Troposfrica Canal de Radiopropagao Mvel Antenas de Abertura Mtodos Assintticos em Teoria Eletromagntica Representaes Modais para Ondas Guiadas Mtodos Numricos em Teoria Eletromagntica Tpicos Especiais em Eletromagnetismo I, II e III Tpicos Especiais em Eletrnica Linear I, II e III Processamento Digital de Sinais Filtros Digitais Viso Computacional Controle de Processos por Computador Modelagem de Sistemas por Grafos Tpicos Especiais em Controle de Processos Redes Neurais I Computao Evolucionria Lgica Fuzzy Microcircuitos Passivos de Microondas Dispositivos Semicondutores de Microondas e Eletroticos Amplificadores e Osciladores de Microondas Circuitos de Microondas a Dispositivos No Lineares Medidas em Sistemas e Dispositivos de Microondas Anlise de Redes Eltricas Estabilidade de Tenso em Redes Eltricas Dinmica de Sistemas de Potncia I Tcnicas de Otimizao em Sistemas de Potncia Operao e Controle de Sistemas de Potncia Tpicos Especiais em Potncia I, II e III

2 3 1 3 2 1 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

ELE 2600 ELE 2601 ELE 2602 ELE 2603 ELE 2604 ELE 2605 ELE 2606 ELE 2607 ELE 2608 ELE 2610/13 ELE 2614 ELE 2620 ELE 2622 ELE 2623 ELE 2624 ELE 2701 ELE 2702 ELE 2707 ELE 2708 ELE 2709 ELE 2710 ELE 2711 ELE 2712 ELE 2713 ELE 2720 ELE 2721 ELE 2722 ELE 2730 ELE 2732 ELE 2733 ELE 2742 ELE 2743 ELE 2744 ELE 2745 ELE 2746 ELE 2747 ELE 2748 ELE 2749 ELE 2754/56 ELE 2757/59 ELE 2760/63 ELE 2765/67 ELE3201,11,21

Teoria Estatstica das Comunicaes Deteco e Estimao Teoria da Informao Processamento Digital de Voz Processamento de Imagens Sistemas de Telecomunicao via Satlite Redes de Comunicaes Mveis e Pessoais Transmisso Digital Redes de Computadores Tpicos Especiais em Telecomunicaes I, II, III e IV Planejamento de Sistemas de Comunicaes Celulares e de Rdio Acesso Materiais e Estruturas para Optoeletrnica Sistemas de Comunicaes ticas Metrologia em Fibras e Componentes ticos Eletrnica Quntica Estruturas Algbricas e Topolgicas em Teoria de Sistemas Anlise Funcional Aplicada Teoria de Sistemas Processos Estocsticos I Processos Estocsticos II Redes Neurais II Classificao de Padres Mtodos Estatsticos Multivariveis Teoria da Inferncia Estatstica Mtodos Bayesianos de Previso Anlise de Sries Temporais Modelos Estruturais para Sries Temporais Mtodos Estatsticos em Finanas Identificao de Sistemas Sistemas Lineares Sistemas No Lineares Programao Linear Programao No Linear Programao Inteira Teoria de Controle timo Otimizao em Redes Programao Linear Avanada Programao No Linear Avanada Modelos de Otimizao em Finanas Tpicos Especiais em Controles I, II e III Tpicos Especiais em Sistemas I, II e III Tpicos Especiais em Inteligncia Computacional I, II, III e IV Tpicos Especiais em Processamento de Sinais I, II e III Estgio de Docncia na Graduao

3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 1

2EV para as ementas das disciplinas, consultar http://www.ele.puc-rio.br

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

,,,

'LVFLSOLQDV UHFRPHQGDGDV SRU iUHD GH FRQFHQWUDomR

So especificados a seguir os conjuntos de disciplinas, por rea de concentrao, nos quais recomendase que os alunos obtenham um mnimo de 12 crditos. 6LVWHPDV GH (QHUJLD (OpWULFD ELE 2340, ELE 2361, ELE 2394, ELE 2395, ELE 2399, ELE 2504, ELE 2505, ELE 2509, ELE 2525, ELE 2528, ELE 2712, ELE 2713, ELE 2720, ELE 2742, ELE 2743. 0pWRGRV GH $SRLR j 'HFLVmR ELE 2342, ELE 2394, ELE 2395, ELE 2399, ELE 2701, ELE 2702, ELE 2707, ELE 2708, ELE 2709, ELE 2710, ELE 2711, ELE 2712, ELE 2713, ELE 2720, ELE 2721, ELE 2722, ELE 2730, ELE 2732, ELE 2733, ELE 2742, ELE 2743, ELE 2744, ELE 2746, ELE 2747, ELE 2748, ELE 2749. 3URFHVVDPHQWR GH 6LQDLV H &RQWUROH ELE 2340, ELE 2341, ELE 2342, ELE 2361, ELE 2362, ELE 2394, ELE 2395, ELE 2399, ELE 2602, ELE 2603, ELE 2604, ELE 2701, ELE 2702, ELE 2707, ELE 2709, ELE 2710, ELE 2730, ELE 2732, ELE 2733, ELE 2745. (OHWURPDJQHWLVPR $SOLFDGR ELE 2221, ELE 2222, ELE 2223, ELE 2224, ELE 2228, ELE 2231, ELE 2232, ELE 2240, ELE 2403, ELE 2407, ELE 2408, ELE 2409, ELE 2410, ELE 2606, ELE 2614, ELE 2620, ELE 2622, ELE 2623, ELE 2624. 6LVWHPDV GH &RPXQLFDo}HV ELE 2600, ELE 2601, ELE 2602, ELE 2603, ELE 2604, ELE 2605, ELE 2606, ELE 2607, ELE 2608, ELE 2614, ELE 2707, ELE 2708, ELE 2224, sendo que ELE 2600 e ELE 2707 so obrigatrias.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

,9
$EHODUGR 3RGFDPHQL Notrio Saber, PUC-Rio, Brasil

&RUSR 'RFHQWH GR 3URJUDPD

Sistemas e redes de comunicaes pticas e dispositivos de microondas $EUDKDP $OFDLP Doutor, University of London, Inglaterra Processamento de sinais de voz e de imagem OYDUR GH /LPD 9HLJD )LOKR Doutor, ENST, Frana Modelos estatsticos no-lineares &DUORV .XEUXVO\ Doutor, University of Warwick, Inglaterra Teoria de controle, teoria de operadores &ULVWLDQR $XJXVWR &RHOKR )HUQDQGHV Doutor, London School of Economics, Inglaterra Previso de sries temporais, econometria, mtodos estatsticos em finanas e estatstica aplicada s cincias sociais (GXDUGR -RVp 6LTXHLUD 3LUHV GH 6RX]D Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil Dinmica de sistemas de energia eltrica: agregao de modelos, clculo de equivalentes (PDQRHO 3DLYD GH 2OLYHLUD &RVWD Doutor, Cornell University, EUA Eletromagnetismo aplicado e rdio-propagao )ODYLR -RVp 9LHLUD +DVVHOPDQQ Doutor, Polytechnic Institute of New York, EUA Antenas refletoras e mtodos assintticos em teoria eletromagntica *ODXFLR /LPD 6LTXHLUD Doutor, University College London, Inglaterra Rdio-Propagao e comunicaes celulares -DFTXHV 6]F]XSDN Doutor, University of California, Sta. Barbara, EUA Processamento digital e analgico de sinais, instrumentao eletrnica, simulao de redes eltricas, modelagem de sistemas -HDQ 3LHUUH YRQ GHU :HLG Doutor, PUC-Rio, Brasil Optoeletrnica e instrumentao -RmR &pOLR %DUURV %UDQGmR Mestre, PUC-Rio, Brasil Sistemas de transmisso digital, redes de comunicaes Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

-RVp 0DXUR 3HGUR )RUWHV Doutor, Stanford University, EUA Teoria das comunicaes e comunicaes via satlite -RVp 5LFDUGR %HUJPDQQ Doutor, Queen Mary College, Inglaterra Antenas refletoras para comunicaes via satlite e celulares -RVp 5REHUWR %RLVVRQ GH 0DUFD Doutor, University of Southern California, EUA Comunicaes celulares e pessoais /XL] $OHQFDU 5HLV GD 6LOYD 0HOOR Doutor, PUC-Rio, Brasil Rdio-Propagao, sistemas rdio digitais e comunicaes celulares, sistemas WLL /XL] &RVWD GD 6LOYD Doutor, University of Illinois, EUA Antenas e teoria eletromagntica 0DUEH\ 0DQKmHV 0RVVR Mestre, PUC-Rio, Brasil Sistemas e redes de comunicaes pticas e dispositivos de microondas 0DUFR $QWRQLR *ULYHW 0DWWRVR 0DLD Doutor, University of Kent, Inglaterra Processamento digital de sinais em telecomunicaes 0DUFR $XUpOLR &DYDOFDQWL 3DFKHFR Doutor, University College London, Inglaterra Inteligncia computacional: redes neurais, algoritmos genticos, lgica fuzzy, sistemas hbridos e aplicaes 0DUFRV $]HYHGR GD 6LOYHLUD Doutor, Universit Paul Sabatier, Frana Teoria de controle, filtragem no-linear 0DULD &ULVWLQD 5LEHLUR &DUYDOKR Doutora, PUC-Rio, Brasil Sistemas de comunicaes pticas e dispositivos eletropticos e de microondas 0DUOH\ 0DULD %HUQDUGHV 5HEX]]L 9HOODVFR Doutora, University College London, Inglaterra Inteligncia computacional: redes neurais, algoritmos genticos, lgica fuzzy, sistemas hbridos 2VFDU 3RUWR Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil Programao matemtica, programao inteira, otimizao combinatria 3DWUtFLD /XVWRVD GH 6RX]D Doutora, PUC-Rio, Brasil Materiais e estruturas semicondutores para dispositivos de eletroptica Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

3DXOR /HR 0DQDVVL 2VyULR Doutor, Houston University, EUA Processamento de sinais 5DLPXQGR 6DPSDLR 1HWR Doutor, University of Southern California, EUA Teoria das comunicaes, sistemas digitais e sistemas spread-sprectum, sincronizao, comunicaes via satlite 5DXO 4XHLUR] )HLWRVD Doutor, Erlangen-Nurnberg, Alemanha Processamento de imagem e viso computacional 5HLQDOGR &DVWUR 6RX]D Doutor, University of Warwick, Inglaterra Estatstica e previso de sries temporais em marketing e energia 5LFDUGR %HUQDUGR 3UDGD Doutor, Imperial College, Inglaterra Estabilidade de tenso, comercializao de energia 5LFDUGR 7DQVFKHLW Doutor, Queen Mary College, Inglaterra Inteligncia computacional: lgica fuzzy, sistemas hbridos :HLOHU $OYHV )LQDPRUH Doutor, University of Wisconsin, EUA Teoria da informao e cdigos, processamento digital de imagens, teoria das comunicaes

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

9

(VWXGR 2ULHQWDGR 0RGHOR

3523267$ '( (678'2 25,(17$'2  (/( ; 3HUtRGR ;;;;;


$OXQR 2ULHQWDGRU 7tWXOR ,QWURGXomR

2EMHWLYR

3ODQR GH 7UDEDOKR H &URQRJUDPD

&ULWpULR GH $YDOLDomR

%LEOLRJUDILD

$VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU 2EV: no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

9,

3URSRVWD GH (VWiJLR GH 'RFrQFLD 0RGHOR

3523267$ '( (67*,2 '( '2&1&,$ 1$ *5$'8$d2 (/( [[


$OXQR 3URIHVVRU 2ULHQWDGRU 3HUtRGR 200x.x 'LVFLSOLQD ELE xxxx - <nome da disciplina> 3URIHVVRU GD 'LVFLSOLQD &DUJD +RUiULD: x horas semanais $WYLGDGHV SURJUDPDGDV

(P dd/mm/aaaa $VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU $VVLQDWXUD GR 3URIHVVRU GD 'LVFLSOLQD 2EV: no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

9,,

5HODWyULR GH (VWiJLR GH 'RFrQFLD 0RGHOR

5(/$75,2 '( (67*,2 '( '2&1&,$ 1$ *5$'8$d2 (/( [[


$OXQR 3URIHVVRU 2ULHQWDGRU 3HUtRGR 200x.x 'LVFLSOLQD ELE 32xx 3URIHVVRU GD 'LVFLSOLQD &DUJD +RUiULD: x horas semanais $WLYLGDGHV GHVHQYROYLGDV

$SUHFLDomR GR 2ULHQWDGRU3URIHVVRU GD 'LVFLSOLQD

$VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU $VVLQDWXUD GR 3URIHVVRU GD 'LVFLSOLQD 2EV no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

9,,, 3URSRVWD GH 'LVVHUWDomR GH 0HVWUDGR 0RGHOR


3523267$ '( ',66(57$d2 '( 0(675$'2
$OXQR 2ULHQWDGRU 3HUtRGR 7tWXOR 2EMHWLYR

3ODQR GH 7UDEDOKR

&URQRJUDPD

%LEOLRJUDILD

$VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU 2EV: no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

,;

([DPH GH 4XDOLILFDomR 0RGHOR

3523267$ '( (;$0( '( 48$/,),&$d2


$OXQR 2ULHQWDGRU 3HUtRGR 7HPD 'HVFULomR

3URSRVLomR GH EDQFD H[DPLQDGRUD (pelo menos dois doutores, presidida pelo Orientador; mais um membro ser apontado pela CPGP/DEE) 1. 2. 3. $VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU 2EV: no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

;

([DPH GH 3URSRVWD GH 7HVH 0RGHOR


(;$0( '( 3523267$ '( 7(6(

$OXQR 2ULHQWDGRU 3HUtRGR 7tWXOR 5HVXPR

%DQFD ([DPLQDGRUD (pelo menos trs doutores, presidida pelo Orientador) 1. 2. 3. 'DWD GR ([DPH $VVLQDWXUD GR $OXQR $VVLQDWXUD GR 2ULHQWDGRU 2EV: no necessrio observar estritamente os espaos para cada item acima; use o modelo apenas como referncia.

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

;,

'LDJUDPD  3UD]RV 0i[LPRV

0(675$'2

Inscrio em Exame de Lngua Estrangeira 1 Perodo


o

Realizao do Exame de Lngua Estrangeira *

2 Perodo Matrcula em Dissertao de Mestrado Submisso da Proposta de Dissertao de Mestrado 3 Perodo


o

4 Perodo Prazo final para Defesa da Dissertao de Mestrado

O aluno reprovado no Exame de Lngua Estrangeira dever se inscrever novamente em perodo subseqente e prestar novo Exame.

Observaes:

FRQFOXtGR RV FUpGLWRV H REULJDWRULDPHQWH D SDUWLU GR  SHUtRGR YLGH VHomR

R DOXQR GHYHUi VH PDWULFXODU HP 'LVVHUWDomR GH 0HVWUDGR ORJR TXH WLYHU

as setas tracejadas indicam que o evento pode ocorrer ao longo do perodo, em data fixada pela CPGP/DEE no esto indicadas no diagrama eventuais prorrogaes (vide sees 11 e 12)

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

'28725$'2

Inscrio em Exame de Lngua Estrangeira 1 Perodo


o

Realizao do Exame de Lngua Estrangeira * Matrcula em Exame de Qualificao

2 Perodo

Realizao do Exame de Qualificao Matrcula em Exame de Qualificao (se reprovado)

3 Perodo

Realizao do Exame de Qualificao (2 oportunidade)

4 Perodo Matrcula em Tese de Doutorado Matrcula em Exame de Proposta de Tese 5 Perodo


o

Realizao do Exame de Proposta de Tese Matrcula em Exame de Proposta de Tese (se reprovado)

6 Perodo

Realizao do Exame de Proposta de Tese (2 oportunidade)

7 Perodo

8 Perodo Prazo final para Defesa da Tese de Doutorado * O aluno reprovado no Exame de Lngua Estrangeira dever se inscrever novamente em perodo subsequente e prestar novo Exame. Observaes:

RV FUpGLWRV H WDPEpP HP WRGRV RV SHUtRGRV VXEVHTHQWHV YLGH VHomR  data fixada ou aprovada pela CPGP/DEE no esto indicadas no diagrama eventuais prorrogaes (vide sees 11 e 12)

R DOXQR GHYHUi VH PDWULFXODU HP 7HVH GH 'RXWRUDGR ORJR TXH WLYHU FRQFOXtGR

as setas tracejadas indicam que o evento pode ocorrer ao longo do perodo, em

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

;,,

'LDJUDPD 3UD]RV UHODWLYRV j 'HIHVD GH 'LVVHUWDo}HV H 7HVHV

Entrega dos exemplares na secretaria de PG do DEE Proposta de constituio da Comisso Julgadora* 1 a 15 dias

{
10 a 45 dias

Aprovao da constituio da Comisso Julgadora Envio dos exemplares aos membros da Comisso Julgadora

Marcao da data da defesa**

Defesa da Dissertao ou Tese

Prazo fixado pela comisso julgadora (mximo de 180 dias)

Entrega da verso final da Dissertao ou Tese

* a proposta de constituio da comisso julgadora (indicao de seus membros) deve ser entregue secretaria de PG preferencialmente em conjunto com os exemplares ** a data da defesa da dissertao deve ser marcada imediatamente aps a aprovao da constituio da comisso julgadora, de modo que esta disponha dos prazos especificados para a leitura do texto Observao: no esto indicadas no diagrama eventuais prorrogaes (vide sees 10 e 11)

Regulamento aprovado pela CPGP/DEE em 02/03/2004, editado em 08/2004, modificado em 08/2005

Vous aimerez peut-être aussi