Vous êtes sur la page 1sur 3

Exerccio de Fixao Termodinmica e Movimento Harmnico Simples MHS Termodinmica

1.

Uma toalhinha recebe uma jarra de gua enquanto que uma "toalhona" recebe duas jarras. Veja a figura

capacidade trmica. b) o calor especfico de uma substncia constante, independentemente da fase em que ela se encontre. c) na compresso adiabtica de um gs, sua energia interna permanece constante. d) na transformao isovolumtrica de um gs, este realiza trabalho. e) a energia interna de um sistema depende da quantidade de partculas que ele possui.

5.

a) Qual toalha recebeu mais gua? b) Qual toalha ficou mais molhada? c) Se encostarmos uma toalha na outra, a gua passar de qual para qual toalha?

Um recipiente hermeticamente fechado, de paredes rgidas e permeveis passagem de calor, contm uma certa quantidade de gs temperatura absoluta T. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no pargrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem. Se o recipiente for mergulhado em um tanque contendo um lquido temperatura absoluta 2T, a temperatura do gs .........., e sua energia interna .......... . a) diminuir - diminuir b) diminuir - permanecer constante c) permanecer constante - aumentar d) aumentar - aumentar e) aumentar - permanecer constante

2.

Manoel estava se preparando para a "pelada" dos sbados, quando notou que a bola de futebol estava vazia. Para resolver essa pequena dificuldade, pegou uma bomba manual e encheu a bola comprimindo rapidamente o mbolo da bomba. Considerando que - o ar contido na bomba o sistema termodinmico; - o ar passa da bomba para o interior da bola aps completar cada compresso; podemos afirmar que, numa dada compresso, a) a compresso do ar um processo reversvel. b) o processo de compresso do ar isotrmico. c) a energia interna do ar aumenta. d) a presso do ar permanece constante durante o processo.

6.

Uma bomba de encher pneus de bicicleta acionada rapidamente, tendo a extremidade de sada do ar vedada. Consequentemente, o ar comprimido, indo do estado 1 para o estado 2, conforme mostram as figuras a seguir.

3.

Um lquido encontra-se, inicialmente, temperatura T, presso P e volume V, em um recipiente fechado e isolado termicamente do ambiente, conforme ilustra a figura a seguir.

Aps se acionar um agitador, imerso no lquido, verifica-se que a temperatura do lquido aumenta para um valor T. So desprezveis as capacidades trmicas do calormetro, do termmetro e do agitador. Supondo constante o calor especfico c do lquido no intervalo de temperatura considerado, o mdulo do trabalho realizado pelo agitador sobre o lquido ter sido, aproximadamente: a) P V - m c (T - T) b) P V c) m c (T - T) d) m c (T - T) / P V e) P V / m c (T - T)

Nessas condies, CORRETO afirmar que a transformao termodinmica verificada na passagem do estado 1 para o estado 2 aproxima-se mais de uma a. isotrmica, porque a temperatura do ar no se altera. b. adiabtica, porque praticamente no h troca de calor do ar com o meio exterior. c. isobrica, porque a presso do ar no se altera. d. isomtrica, porque o volume do ar se mantm.

7.

4.

Em relao a comportamentos termodinmicos de materiais e substncias, correto afirmar que a) dois corpos de mesma massa sempre tm a mesma

Sem variar sua massa, um gs ideal sofre uma transformao a volume constante. correto afirmar que: a. a transformao isotrmica b. a transformao isocrica c. o gs no realiza trabalho d. sua presso diminuir, se a temperatura do gs aumentar e. a variao de temperatura do gs ser a mesma em qualquer escala termomtrica

8.

Considere as afirmaes: I Calor e trabalho so formas de transferncia de energia entre corpos II Calor medido necessariamente em calorias, enquanto o trabalho somente medido em joules III Dez calorias valem aproximadamente 42 joules Pode-se afirma que apenas: a. I correta b. II correta c. III correta d. I e II so corretas e. I e III so corretas

c) um movimento peridico de perodo 2T; d) um movimento harmnico simples de amplitude R; e) diferente dos citados acima 3. Uma partcula executa um movimento harmnico simples ao longo do eixo x e em torno da origem O. Sua amplitude A e seu perodo 4,0 s. correto afirmar: (01) A velocidade da partcula nula quando x = A. (02) A frequncia do movimento 0,25 Hz. (04) A acelerao da partcula nula quando x = A. (08) A energia cintica da partcula no ponto x = O nula. (16) A energia mecnica total da partcula igual sua energia potencial quando x = A. (32) O mdulo da fora resultante na partcula proporcional ao mdulo de seu deslocamento em relao origem. D como resposta a soma dos nmeros associados s afirmaes corretas. Considere um pndulo simples que realiza oscilaes de pequenas amplitudes. correto afirmar que seu perodo: (01) depende da massa pendular. (02) depende de seu comprimento. (04) depende da intensidade do campo gravitacional local. (08) depende da amplitude das oscilaes. (16) duplica quando seu comprimento quadruplicado. (32) reduz-se metade ao submeter-se a um campo gravitacional de intensidade quadruplicada. D como resposta a soma dos nmeros associados s afirmaes corretas. A energia cintica de um ponto material que realiza MHS mxima quando: a) a acelerao mxima. b) a fora mxima. c) a elongao mxima. d) a fora nula. e) a energia potencial mxima. Um pndulo simples oscila entre duas posies M e N. Quando o pndulo estiver no ponto M, incorreto afirmar que a:

Movimento Harmnico Simples MHS 1. Um holofote emite um feixe cilndrico e vertical de luz dirigido contra o solo, plano e horizontal. Uma pequena esfera opaca executa movimento circular e uniforme no interior desse feixe. A trajetria da esfera est contida num plano vertical.

4.

5.

Analise as afirmaes a seguir: I - O movimento da sombra projetada pela esfera peridico e oscilatrio. II- O movimento da sombra tem o mesmo perodo do movimento da esfera. III- Enquanto a esfera descreve uma semicircunferncia, a sombra completa uma oscilao. IV- A amplitude do movimento da sombra igual ao dimetro da circunferncia descrita pela esfera. V- O movimento da sombra harmnico simples. Indique a alternativa verdadeira. a) Se apenas I e V forem corretas. b) Se apenas I, II, IV e V forem corretas. c) Se apenas I, II e V forem corretas. d) Se apenas V for correta. e) Se todas forem corretas. 2. Uma nave espacial est circundando a Lua em uma rbita circular de raio R e perodo T. O plano da rbita dessa nave o mesmo que o plano da rbita da Lua ao redor da Terra. Nesse caso, para um observador terrestre, se ele pudesse enxergar a nave (durante todo o tempo), o movimento dela, em relao Lua, pareceria: a) um movimento circular uniforme de raio R e perodo T; b) um movimento elptico; 7.

6.

a. velocidade nula. b) acelerao diferente de zero. c) resultante das foras igual a zero. d) energia cintica igual a zero. e) tenso na corda diferente de zero, A figura abaixo representa um pndulo simples, de comprimento L, oscilando com pequena amplitude em tomo da posio de equilbrio O.

11. No esquema apresentado, a esfera ligada mola oscila em condies ideais, executando movimento harmnico simples. Sabendo-se que os pontos P e P so os pontos de inverso do movimento, analise as proposies seguintes. I - A amplitude do movimento da esfera vale 4,0 m. II -No ponto 0, a velocidade da esfera tem mdulo mximo e nos pontos P e P, mdulo nulo. III -No ponto 0, a acelerao da esfera tem mdulo mximo e nos pontos P e P, mdulo nulo. IV - No ponto P, a acelerao escalar da esfera mxima. Nessas condies, desprezando-se todas as formas de atrito, pode-se afirmar que a freqncia da oscilao: a) diminui com o aumento no comprimento L. b) no depende do comprimento. c) depende da massa m. d) diretamente proporcional amplitude. e) inversamente proporcional amplitude. 8. Observando os quatro pndulos da figura, podemos afirmar que:

a) Se todas forem erradas. b) Se todas forem corretas. c) Se somente I e III forem corretas. d) Se somente II e IV forem corretas. e) Se somente III for errada. 12. O perodo do Movimento Harmnico Simples (MHS) de um sistema massa-mola: a) depende da massa do ponto material em movimento. b) depende da amplitude de oscilao. c) independe da massa do ponto material. d) independe da constante elstica. e) independe da freqncia de oscilao. 13. Um bloco de massa 4,0 kg, preso a extremidade de uma mola de constante elstica 252N/m, esta em equilbrio sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa, no ponto O, como mostra o esquema. O bloco e ento comprimido ate o ponto A, passando a oscilar entre os pontos A e B. A energia potencial do sistema (mola + bloco) e mxima quando o bloco passa pela posio:

a) o pndulo A oscila mais devagar que o pndulo B. b) o pndulo A oscila mais devagar que o pndulo C. c) o pndulo B e o pndulo D possuem mesma freqncia de oscilao. d) o pndulo B oscila mais devagar que o pndulo D. e) o pndulo C e o pndulo D possuem mesma freqncia de oscilao. 9. Um relgio defeituoso, embora mantendo um movimento peridico, tem o ponteiro dos segundos realizando uma volta completa em 1,01 min. Nestas condies, podemos afirmar que tal relgio: a) atrasa 14 min e 24 s por dia. b) atrasa 8 min e 64 s por dia. c) adianta 14 min e 24 s por dia. d) adianta 8 min e 64 s por dia. e) no apresenta diferena superior a 1,0 min num dia.

a) A, somente. b) O, somente. c) B, somente. d) A e pela posio B. e) A e pela posio O.

10. Uma partcula descreve uma trajetria circular com velocidade angular constante. A projeo ortogonal desse movimento sobre um dimetro da circunferncia descrita um movimento A) retilneo uniforme. B) harmnico simples. C) retilneo uniformemente acelerado. D) retilneo uniformemente retardado. E) harmnico acelerado.

Vous aimerez peut-être aussi