Vous êtes sur la page 1sur 29

1|

Apostila Regenerao

REGENERAO
Todos os que quiserem entrar na cidade de Deus tm que, durante sua vida terrestre, representar a Cristo em seu procedimento. Isto o que os torna mensageiros de Cristo, Suas testemunhas. Devem apresentar um claro, positivo testemunho contra todas as ms prticas, apontando aos pecadores o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. A todos os que O recebem, d Ele poder para tornarem-se filhos de Deus. A regenerao o nico caminho pelo qual podemos entrar na cidade de Deus. apertado, e estreita a porta pela qual ali se entra, mas para ela devemos guiar homens, mulheres e crianas, ensinando-lhes que para serem salvos precisam de corao novo e novo esprito. Os velhos, hereditrios traos de carter tm que ser vencidos. Os desejos naturais da alma tm que transformar-se. Todo engano, toda falsidade, toda maledicncia tm que ser postos de lado. A vida nova, que torna semelhantes a Cristo homens e mulheres, que deve ser vivida. (MM, Exaltai-O, 366) Esforo fsico e poder moral devem estar unidos em nossos esforos para regenerao e reforma. Devemos procurar adquirir conhecimento tanto no campo temporal como no espiritual, a fim de podermos comunic-lo a outros. Devemos procurar viver o evangelho em todos os seus ngulos, a fim de que suas bnos temporais e espirituais sejam sentidas ao redor de ns. Testimonies, vol. 6, pg. 189. Realizam-se muitos esforos, gastam-se tempo, dinheiro e trabalho em propores quase ilimitadas, em empresas e instituies destinadas regenerao das vtimas dos maus hbitos. E ainda assim todos esses esforos se tornam insuficientes para enfrentar to grandes necessidades. Quo insignificantes so os resultados! Quo poucos os que se regeneram para sempre! (CBV, 351) Apresento-vos o grande, o grandioso monumento de misericrdia e regenerao, salvao e redeno - o Filho de Deus levantado na cruz do Calvrio. Este deve ser o assunto de todo discurso. Cristo declara: "E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim." Joo 12:32. Manuscrito 70, 1901. (MM, Cuidado de Deus, 37)

A p o s t i l a R ege n er a o |2

Nicodemos fora ter com o Senhor pensando em entrar com Ele em discusso, mas Jesus exps-lhe os princpios fundamentais da verdade. Disse a Nicodemos: No tanto de conhecimento terico que precisas, mas de regenerao espiritual. No necessitas satisfazer tua curiosidade, mas ter um novo corao. mister que recebas nova vida de cima, antes de te ser possvel apreciar as coisas celestiais. Antes que se verifique essa mudana, tornando novas todas as coisas, nenhum salvador proveito tem para ti o discutir comigo Minha autoridade ou misso. (DTN 171) No havia escusa para a cegueira de Israel quanto obra da regenerao. Pela inspirao do Esprito Santo, escrevera Isaas: "Todos ns somos como o imundo, e todas as nossas justias como trapos de imundcia". Isa. 64:6. Davi suplicara: "Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova em mim um esprito reto". Sal. 51:10. E, por meio de Ezequiel, fora dada a promessa: "E vos darei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei o corao de pedra da vossa carne, e vos darei um corao de carne. E porei dentro de vs o Meu Esprito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juzos, e os observeis". Ezeq. 36:26 e 27. (DTN, 174) Descrevendo aos discpulos a obra oficial do Esprito Santo, Jesus procurou inspirar-lhes a alegria e esperana que Lhe animavam o prprio corao. Regozijava-Se Ele pelas abundantes medidas que providenciara para auxlio de Sua igreja. O Esprito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltao de Seu povo. Ia ser dado como agente de regenerao, sem o qual o sacrifcio de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por sculos, e alarmante era a submisso dos homens a esse cativeiro satnico. Ao pecado s se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operao da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, no com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. o Esprito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. por meio do Esprito que o corao purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Esprito como um poder divino para vencer toda tendncia hereditria e cultivada para o mal, e gravar Seu prprio carter em Sua igreja. (DTN, 671) Cristo veio para demonstrar o valor dos princpios divinos, revelando o seu poder na regenerao da humanidade. Veio para ensinar como estes princpios devem ser desenvolvidos e aplicados. (ED, 77)

3|

Apostila Regenerao

O sacrifcio de Cristo como expiao pelo pecado, a grande verdade em torno da qual se agrupam as outras. A fim de ser devidamente compreendida e apreciada, toda verdade da Palavra de Deus, de Gnesis a Apocalipse, precisa ser estudada luz que dimana da cruz do Calvrio. Apresento perante vs o grande, magno monumento de misericrdia e regenerao, salvao e redeno - o Filho de Deus erguido na cruz. Isto tem de ser o fundamento de todo discurso feito por nossos pastores. (Obreiros Evanglicos, pg. 315.) Ouvimos serem pregadas tantas coisas a respeito da converso da pessoa que no so verdade. Os homens so ensinados a pensar que se algum se arrepende, ser perdoado, supondo que o arrependimento o caminho e a porta para o Cu; que h no arrependimento certo valor garantido que compre o perdo para ele. Pode o homem arrepender-se por si mesmo? No mais do que pode perdoar a si prprio. Lgrimas, suspiros, resolues - tudo isso constitui apenas o apropriado exerccio das faculdades que Deus concede ao homem e o ato de afastar-se do pecado na regenerao de uma vida que de Deus. Onde est o mrito do homem para ganhar sua salvao ou para colocar diante de Deus algo que seja valioso e excelente? Pode uma oferta de dinheiro, casas, terras, colocarvos na lista do merecimento? Impossvel! (F e Obras, 25) "Creu Abrao a Deus, e isso lhe foi imputado como justia. Ora quele que faz qualquer obra no lhe imputado o galardo segundo a graa, mas segundo a dvida. Mas quele que no pratica, mas cr nAquele que justifica o mpio, a sua f lhe imputada como justia." Rom. 4:3-5. justia obedincia lei. A lei requer justia, e esta o pecador deve lei; mas ele incapaz de a apresentar. A nica maneira em que pode alcanar a justia pela f. Pela f pode ele apresentar a Deus os mritos de Cristo, e o Senhor lana a obedincia de Seu Filho a crdito do pecador. A justia de Cristo aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a pessoa arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho. Assim que a f imputada como justia; e a pessoa perdoada avana de graa em graa, de uma luz para luz maior. Pode dizer, alegremente: "No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a Sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo, que abundantemente Ele derramou sobre ns por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela Sua graa, sejamos feitos herdeiros segundo a esperana da vida eterna." Tito 3:5-7. (F e Obras, 101)

A p o s t i l a R ege n er a o |4

Cristo como a Cabea da humanidade devia dar os mesmos passos que devamos dar. Se bem que no tivesse pecado, foi Ele nosso exemplo em satisfazer todas as exigncias para a redeno da humanidade. Ele carregou os pecados de todo o mundo. Seu batismo devia abranger todo o mundo pecaminoso, o qual pelo arrependimento e f seria perdoado. "Mas quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens; no pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a Sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo; que abundantemente Ele derramou sobre ns por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela Sua graa, sejamos feitos herdeiros segundo a esperana da vida eterna. Fiel a palavra e isto quero que deveras afirmes, para que os que crem em Deus procurem aplicar-se s boas obras; estas coisas so boas e proveitosas aos homens." Tito 3:4-8. O homem foi de novo trazido ao favor de Deus pela lavagem da regenerao. A lavagem foi o sepultamento com Cristo nas guas semelhana de Sua morte, representando que todos os que se arrependem de terem transgredido a lei de Deus recebem a purificao e a limpeza pela atuao do Esprito Santo. O batismo representa a verdadeira converso pela transformao do Esprito Santo. Manuscrito 57, 1900. (F Pela a Qual Eu Vivo, 143) Nessa visita Farel reconheceu a mo de Deus. Posto que Genebra houvesse aceitado a f reformada, precisava ainda ser ali efetuada uma grande obra. No em grupos mas como indivduos que os homens se convertem a Deus. A obra de regenerao deve ser realizada no corao e conscincia, pelo poder do Esprito Santo, e no pelos decretos dos conclios. Ao passo que o povo de Genebra repelia a autoridade de Roma, no se mostrava to pronto para renunciar aos vcios que haviam florescido sob o seu domnio. Estabelecer ali os puros princpios do evangelho, e preparar esse povo para preencher dignamente a posio a que a Providncia parecia cham-los, no era fcil tarefa. (GC, 233) Uma vez mais, diante da grande destruio do mundo pelo fogo, h concesso de um perodo de prova e teste. Os homens tm oportunidade de revelar se sero ou no leais a Deus. Satans est buscando levar homens em posies de confiana a buscar a regenerao do mundo mediante planos de sua prpria imaginao. Tais homens desejam ser reformadores, mas falham porque no operam nas linhas de Cristo. Podero reformar a outros, quando no podem reformar-se a si prprios? ... (MM, Olhando para o alto, 82)

5|

Apostila Regenerao

"Aquele que no nascer de novo no pode ver o reino de Deus." Joo 3:3. Conjeturar e imaginar, mas sem os olhos da f, no pode ver o tesouro. Cristo deu a Sua vida para nos assegurar esse tesouro inestimvel; porm sem regenerao pela f em Seu sangue, no h remisso de pecados, nem tesouro para algum prestes a perecer. (PJ, 113)

ATENO!
A resposta do Salvador comoveu o corao daqueles pescadores galileus. Cristo mencionou honras que ultrapassavam seus mais altos sonhos. "Em verdade vos digo que vs, que Me seguistes, quando, na regenerao, o Filho do Homem Se assentar no trono da Sua glria, tambm vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel."(Mat. 19:28; Tito, 3: 15) E acrescentou: "Ningum h, que tenha deixado casa, ou irmos, ou irms, ou pai, ou me, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de Mim e do evangelho, que no receba cem vezes tanto, j neste tempo, em casas, e irmos, e irms, e mes, e filhos, e campos, com perseguies, e, no sculo futuro, a vida eterna." Mar. 10:29 e 30. (PJ, 395) Mat. 25: 31; Luc 22:28-30; Apoc 3: 21; 4: 4; 20: 4) "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como ao Senhor e no aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardo da herana." Col. 3:23 e 24. "E eis que cedo venho, e o Meu galardo est comigo para dar a cada um segundo a sua obra." Apoc. 22:12.

O carter humano depravado, deformado pelo pecado e muito diferente do carter do primeiro homem, quando acabou de ser formado pelas mos do Criador. Jesus quer tirar a deformidade e o pecado das pessoas, e dar-lhes, em troca, a beleza e a excelncia de Seu prprio carter. Ele Se empenha em renovar a alma pela verdade. O erro no pode realizar essa obra de regenerao; precisamos ter, portanto, boa viso espiritual para discernir entre a verdade e a falsidade, e para no cair na cilada do inimigo. Review and Herald, 24 de novembro de 1885. (MM, RP, 57) O Esprito dado como agente de regenerao, para tornar eficaz a salvao operada pela morte de nosso Redentor. O Esprito est constantemente

A p o s t i l a R ege n er a o |6

buscando atrair a ateno dos homens para a grande oferta feita na cruz do Calvrio, a fim de desvendar ao mundo o amor de Deus, e abrir s almas convictas as preciosidades das Escrituras. (Atos dos Apstolos, pgs. 51 e 52.) "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cr em Mim tambm far as obras que Eu fao, e as far maiores do que estas; porque Eu vou para Meu Pai." Joo 14:12. No queria Cristo dizer com isto que os discpulos fariam maiores esforos do que os que Ele havia feito, mas que sua obra teria maior amplitude. Ele no Se referiu meramente operao de milagres, mas a tudo quanto iria acontecer sob a influncia do Esprito Santo. "Mas, quando vier o Consolador", disse Ele, "que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Esprito de verdade que procede do Pai, Ele testificar de Mim. E vs tambm testificareis, pois estivestes comigo desde o princpio." Joo 15:26 e 27. (Atos dos Apstolos, 22) Devemos orar pela descida do Esprito Santo com tanto fervor quanto os discpulos oraram no dia do Pentecoste. Se dEle necessitaram naquele tempo, muito mais necessitamos ns agora. Trevas morais, como uma mortalha cobrem a Terra. Toda espcie de falsas doutrinas, heresias e enganos satnicos esto desviando a mente dos homens. Sem o Esprito e o poder de Deus ser em vo trabalharmos para apresentar a verdade. Testimonies, vol. 5, pg. 158. (Colp. Evang. 104/105) A luz resplandece das pginas sagradas em raios claros e gloriosos, mostrandonos a Deus, o Deus vivo, segundo representado nas leis de Seu governo, na criao do mundo, nos cus adornados por Ele. Seu poder deve ser reconhecido como o nico meio de remir o mundo de supersties degradantes que so to desonrosas para Deus e o homem. Todo estudante da Bblia que no somente se familiariza com a verdade revelada mediante a educao do intelecto, mas tambm por meio de seu poder transformador sobre o corao e o carter, representar o carter de Deus a nosso mundo numa vida bem regulada e pela conversao piedosa. A exposio da Palavra esclarece. A mente se expande, e elevada e purificada. Muitos, porm, tm seguido um modo de ao incompatvel com o conhecimento da verdade e a maravilhosa luz pela descida do Esprito Santo de maneira to acentuada sobre os coraes em Battle Creek. Grande pecado e perda resultaram da negligncia de andar na luz do Cu. (FEC, 377/378)

7|

Apostila Regenerao

Quando a verdade for vivida em sua simplicidade em toda parte, Deus atuar por meio de Seus anjos, assim como atuou no dia de Pentecoste, e coraes sero transformados de forma que haja uma manifestao da influncia da verdade genuna, como representada na descida do Esprito Santo. Special Testimonies for the Church, Srie B, n 7, pg. 64. (MM, Maravilhosa Graa, 58) O Esprito Santo desceria sobre aqueles que neste mundo amavam a Cristo. Deste modo eles seriam habilitados, na glorificao de sua Cabea e por intermdio dEle, a receber toda dotao necessria para o cumprimento de sua misso. O Doador da vida tinha em mos no somente as chaves da morte, mas todo um Cu de ricas bnos. Foi-Lhe dado todo o poder no Cu e na Terra, e, tendo assumido Sua posio nas cortes celestiais, Ele poderia conferir essas bnos a todos os que O recebessem. (MM, Cuidado de Deus, 284) O Esprito de Deus est impressionando o corao dos homens, e os que so sensveis a Sua influncia tornar-se-o luzes no mundo. Em toda parte, eles so vistos saindo para comunicar a outros a luz que receberam, como sucedeu aps a descida do Esprito Santo no dia de Pentecoste. E ao deixarem sua luz brilhar, recebem mais e mais do poder do Esprito. A Terra iluminada com a glria de Deus. (MM, RP, 309) "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cr em Mim tambm far as obras que Eu fao, e as far maiores do que estas; porque Eu vou para Meu Pai." Joo 14:12. No queria Cristo dizer com isto que os discpulos fariam maiores esforos do que os que Ele havia feito, mas que sua obra teria maior amplitude. Ele no Se referiu meramente operao de milagres, mas a tudo quanto iria acontecer sob a influncia do Esprito Santo. "Mas, quando vier o Consolador", disse Ele, "que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Esprito de verdade que procede do Pai, Ele testificar de Mim. E vs tambm testificareis, pois estivestes comigo desde o princpio." Joo 15:26 e 27. (AA, 22) Esta vinda tambm predita pelo profeta Malaquias: "De repente vir ao Seu templo o Senhor, a quem vs buscais, o Anjo do concerto, a quem vs desejais; eis que vem, diz o Senhor dos exrcitos." Mal. 3:1. A vinda do Senhor a Seu templo foi sbita, inesperada, para Seu povo. No O buscaram ali. Esperavam que viesse Terra, "como labareda de fogo, tomando vingana dos que no conhecem a Deus e dos que no obedecem ao evangelho". II Tess. 1:8.

A p o s t i l a R ege n er a o |8

O povo, porm, ainda no estava preparado para encontrar-se com o Senhor. Havia ainda uma obra de preparo a ser por eles cumprida. Ser-lhes-ia proporcionada luz, dirigindo-lhes a mente ao templo de Deus, no Cu; e, ao seguirem eles, pela f, ao Sumo Sacerdote em Seu ministrio ali, novos deveres seriam revelados. Outra mensagem de advertncia e instruo deveria dar-se igreja. (Cristo em Seu Santurio, 98) Quando ela se houver realizado, os seguidores de Cristo estaro prontos para o Seu aparecimento. "E a oferta de Jud e de Jerusalm ser suave ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos." Mal. 3:4. Ento a igreja que nosso Senhor deve receber para Si, Sua vinda, ser "igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante". Efs. 5:27. Ento ela aparecer "como a alva do dia, formosa como a Lua, brilhante como o Sol, formidvel como um exrcito com bandeiras". Cant. 6:10. (Cristo em Seu Santurio, 99) Diz o profeta: "Quem suportar o dia da Sua vinda? E quem subsistir quando Ele aparecer? Porque Ele ser como o fogo dos ourives e como o sabo dos lavandeiros. E assentar-Se-, afinando e purificando a prata; e purificar os filhos de Levi, e os afinar como ouro e como prata: ento ao Senhor traro ofertas em justia." Mal. 3:2 e 3. Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercesso de Cristo cessar no santurio celestial, devero, sem mediador, estar em p na presena do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o carter liberto de pecado, pelo sangue da asperso. Mediante a graa de Deus e seu prprio esforo diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. Enquanto o juzo investigativo prosseguir no Cu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos esto sendo removidos do santurio, deve haver uma obra especial de purificao, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. Esta obra mais claramente apresentada nas mensagens do captulo 14 de Apocalipse. (GC, 425) Alm da vinda do Senhor a Seu templo, Malaquias tambm prediz o segundo advento, Sua vinda para a execuo do juzo, nestas palavras: "E chegar-Me-ei a vs para juzo, serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o jornaleiro, e pervertem o direito da viva, e do rfo, e do estrangeiro, e no Me temem, diz o Senhor dos exrcitos." Mal. 3:5. mesma

9|

Apostila Regenerao

cena se refere Judas quando diz: "Eis que vindo o Senhor com milhares de Seus santos; para fazer juzo contra todos, e condenar dentre eles todos os mpios por todas as suas obras de impiedade." Jud. 14 e 15. Esta vinda, e a vinda do Senhor ao Seu templo, so acontecimentos distintos e separados. (GC, 424 426; Apoc 11: 19) A vinda de Cristo ao lugar santssimo como nosso Sumo Sacerdote, para a purificao do santurio, a que se faz referncia em Daniel 8:14; a vinda do Filho do homem ao Ancio de Dias, conforme se acha apresentada em Daniel 7:13; e a vinda do Senhor a Seu templo, predita por Malaquias, so descries do mesmo acontecimento; e isso tambm representado pela vinda do esposo ao casamento, descrita por Cristo na parbola das dez virgens, de Mateus 25. (GC, 426) A entrada triunfal de Jesus em Jerusalm foi um imperfeito smbolo da Sua vinda nas nuvens do cu com poder e glria, por entre as aclamaes dos anjos e o regozijo dos santos. Ento, cumprir-se-o as palavras de Cristo aos fariseus: "Desde agora Me no vereis mais, at que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor." Mat. 23:39. Em viso proftica, foi mostrado a Zacarias aquele dia de triunfo final; e ele viu tambm a condenao dos que, no primeiro advento, rejeitaram a Cristo: "E olharo para Mim, a quem traspassaram; e O prantearo como quem pranteia por um unignito; e choraro amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primognito." Zac. 12:10. Esta cena anteviu Cristo quando contemplou a cidade e chorou sobre ela. Na runa temporal de Jerusalm viu Ele a final destruio daquele povo que era culpado do sangue do Filho de Deus. (DTN, 580) Os discpulos de Cristo esperavam a vinda imediata do reino de Sua glria; mas ao dar-lhes esta orao Jesus ensinou que o reino no devia ser ento estabelecido. Deviam orar por sua vinda como acontecimento ainda no futuro. Mas essa petio era-lhes tambm uma certeza. Conquanto no devessem esperar a vinda do reino em seus dias, o fato de haver Jesus recomendado que por ela orassem, constitui prova de que certamente vir no tempo designado por Deus. (MM, Maravilhosa Graa, 345) Sua Igreja deve ser um templo construdo segundo a semelhana divina, e o anjo arquiteto trouxe do Cu a sua vara de ouro para medir, a fim de que cada

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 10

pedra seja lavrada e ajustada pela medida divina, e polida para brilhar como um emblema do Cu irradiando em todas as direes os refulgentes e luminosos raios do Sol da Justia. A Igreja h de ser alimentada com o man do Cu e guardada unicamente sob a proteo de Sua graa. Vestida com a completa armadura de luz e justia ela entra em seu conflito final. A escria, material imprestvel, ser consumida, e a influncia da verdade testifica ao mundo de seu carter santificador e enobrecedor. (Igreja Remanescente, 14)[Apoc 11: 19.] A obra do Santo Esprito incomensuravelmente grande. dessa fonte que vm poder e eficincia ao obreiro de Deus; e o Esprito Santo o Consolador, como a presena pessoal de Cristo no ser. Toda pessoa que olha para Cristo com f singela e infantil feito participante da natureza divina mediante a atuao do Esprito Santo. Quando guiados pelo Esprito de Deus, os cristos podem saber que so feitos completos nAquele que o cabea de todas as coisas. Assim como Cristo foi glorificado no dia de Pentecostes, assim ser novamente glorificado no encerramento da obra do evangelho, quando Ele preparar um povo para suportar a prova final na ltima batalha do grande conflito. ... (MM, CT, 364; Gal 4: 19, 20) Seja onde for que eles tenham sido fracos, a ponto mesmo de cair, o Israel de Deus hoje, os representantes do Cu que constituem a verdadeira igreja de Cristo, devem ser fortes, pois para eles transferido o encargo de concluir a obra confiada ao homem, e de anunciar o dia do ajuste final. Contudo, as mesmas influncias que prevaleceram contra Israel no tempo do reinado de Salomo ainda se lhes antepem. As foras do inimigo de toda a justia esto fortemente entrincheiradas; e a vitria s pode ser ganha mediante o poder de Deus. O conflito que temos diante de ns exige esprito de abnegao, desconfiana prpria, confiana em Deus somente, e sbio uso de toda oportunidade para a salvao de almas. A bno do Senhor ser concedida a Sua igreja, medida que esta avance unida, revelando a um mundo que jaz nas trevas do erro a beleza da santidade manifesta num esprito de abnegao semelhante ao de Cristo, na exaltao do divino em vez do humano, e no amoroso e incansvel servio pelos que tanto precisam das bnos do evangelho. (PR, 74; Zac 1: 7, 8; 3: 7) voz de Deus os santos sero poderosos e terrveis como um exrcito com bandeiras, mas eles no executaro o juzo escrito. (PE, 52)

11 |

Apostila Regenerao

"Quando j o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque est chegada a ceifa." Mar. 4:29. Cristo aguarda com fremente desejo a manifestao de Si mesmo em Sua igreja. Quando o carter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, ento vir para reclam-los como Seus. (Parbolas de Jesus, pgs. 68 e 69) Com anelante desejo, Cristo aguarda ver-Se manifestado em Sua igreja. Quando o carter do Salvador for perfeitamente reproduzido em Seu povo, ento Ele vir a requerer os Seus. o privilgio de todo cristo, no somente aguardar, mas apressar a vinda de nosso Senhor. Estivessem todos quantos Lhe professam o nome dando frutos para Sua glria, e quo pronto o mundo inteiro estaria semeado com o evangelho! Pronto estaria amadurecida a ltima grande colheita, e Cristo havia de vir. (CPPE, 324) Jesus respondeu: "O reino de Deus no vem com aparncia exterior. Nem diro: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o reino de Deus est dentro de vs." Luc. 17:20 e 21. O reino de Deus comea no corao. No busqueis, aqui e ali, manifestaes de poder terrestre para assinalar-lhe a vinda. (O Desejado de Todas as Naes, pg. 506) As obras de Cristo no somente atestavam ser Ele o Messias, como indicavam a maneira por que se havia de estabelecer Seu reino. ... O reino de Deus no vem com aparncia exterior. Vem mediante a suavidade da inspirao de Sua Palavra, pela operao interior de Seu Esprito, a comunho da alma com Ele que sua vida. A maior manifestao de Seu poder se observa na natureza humana levada perfeio do carter de Cristo. ... (MM, Cuidado de Deus, 227) A graa de Deus precisa ser recebida pelo pecador antes de ele ser tornado apto para o reino da glria. Toda cultura e educao que o mundo pode oferecer, fracassaro em fazer de um degradado filho do pecado, um filho do Cu. A energia renovadora precisa vir de Deus. ... Como o fermento, misturado farinha, opera do interior para o exterior, assim pela renovao do corao, que a graa de Deus atua para transformar a vida. ...(Idem, 228) A se declara a mesma verdade que Jesus expusera a Nicodemos, quando disse: "Aquele que no nascer de novo [de cima, diz outra verso], no pode

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 12

ver o reino de Deus." Joo 3:3. No por procurar um monte santo ou um templo sagrado, so os homens postos em comunho com o Cu. Religio no limitar-se a formas e cerimnias exteriores. A religio que vem de Deus a nica que leva a Ele. Para O servirmos devidamente, mister nascermos do divino Esprito. Isso purificar o corao e renovar a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos- voluntria obedincia a todos os Seus reclamos. Esse o verdadeiro culto. o fruto da operao do Esprito Santo. pelo Esprito que toda prece sincera ditada, e tal prece aceitvel a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, a manifesta a obra do Esprito, e Deus Se revelar a essa alma. A tais adoradores ele busca. Espera receb-los, e torn-los Seus filhos e filhas. (DTN, 189) Para Jesus este foi um penhor da obra que o evangelho havia de realizar entre os gentios. Com alegria, antecipou a reunio de almas de todas as naes ao Seu Reino. Com profunda tristeza, descreveu aos Judeus o resultado de seu rejeio de Sua graa por parte deles: "Eu vos digo que muitos viro do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-o mesa com Abrao, e Isaque, e Jac, no reino dos Cus; e os filhos do reino sero lanados nas trevas exteriores: ali haver pranto e ranger de dentes." Ai! quantos ainda se esto preparando para a mesma fatal decepo! Enquanto almas mergulhadas nas trevas do paganismo Lhe aceitam a graa, quantos h em terras crists, sobre os quais a luz resplandece apenas para ser rejeitada! (DTN, 318) A vinda de Cristo ao lugar santssimo como nosso Sumo Sacerdote, para a purificao do santurio, a que se faz referncia em Daniel 8:14; a vinda do Filho do homem ao Ancio de Dias, conforme se acha apresentada em Daniel 7:13; e a vinda do Senhor a Seu templo, predita por Malaquias, so descries do mesmo acontecimento; e isso tambm representado pela vinda do esposo ao casamento, descrita por Cristo na parbola das dez virgens, de Mateus 25. (GC, 426) EIS QUE VENHO COM AS NUVENS. Dan 7: 13; Mat. 24: 30; 26: 64; I Cor 1: 7 e 8; Rom 1: 11; I Cor 12: 1 -31: Mat 16: 27; "Estai vs apercebidos tambm; porque o Filho do homem h de vir hora em que no penseis." Mat. 24:44. Esta nossa mensagem, a prpria mensagem que os trs anjos voando pelo meio do cu esto proclamando. A obra a ser

13 |

Apostila Regenerao

feita agora a de fazer soar esta ltima mensagem de misericrdia a um mundo cado. Uma nova vida est vindo do Cu e tomando posse de todo o povo de Deus. Mas introduzir-se-o divises na igreja. Desenvolver-se-o dois partidos. O trigo e o joio crescero juntos para a ceifa. (II ME, 114) O evangelho eterno deve ser proclamado por instrumentos humanos. Devemos fazer soar as mensagens dos anjos representados como voando pelo meio do cu, com a ltima advertncia a um mundo cado. Se no somos chamados a profetizar, somos chamados a crer nas profecias, e a cooperar com Deus no levar a luz a outras mentes. Isto estamos procurando fazer. (ME, II, 115) Durante os passados cinqenta anos de minha vida, tive oportunidades preciosas de obter experincia. Tive-a quanto primeira, segunda e terceira mensagens anglicas. Os anjos so representados como voando pelo meio do cu, proclamando ao mundo uma mensagem de advertncia, e tendo relao direta com o povo que vive nos ltimos dias da histria terrestre. Ningum ouve a voz desses anjos, pois eles so smbolo do povo de Deus a trabalhar em harmonia com o Universo celeste. Homens e mulheres, iluminados pelo Esprito de Deus e santificados por meio da verdade, proclamam as trs mensagens em sua ordem. (ME, II, 387) Os trs anjos de Apocalipse 14 so representados como voando pelo meio do Cu, o que simboliza a obra dos que esto proclamando a primeira, segunda e terceira mensagens anglicas. Todas esto relacionadas entre si. As evidncias da verdade eterna e inaltervel dessas importantes mensagens, to significativas para a igreja que lhe valeram violenta oposio do mundo religioso, no esto falidas. Satans procura constantemente projetar sombra sobre essas mensagens para que o povo de Deus no possa discernir claramente sua importncia, tempo e lugar; no obstante, permanecem e devero exercer sua influncia sobre nossa vida religiosa, enquanto durar o tempo. (II TS, 372) Desde o princpio tem Deus operado por Seu Esprito Santo, mediante agentes humanos, para a realizao de Seu propsito em benefcio da raa cada. Isto se manifestou na vida dos patriarcas. igreja no deserto, no tempo de Moiss, tambm deu Deus Seu "bom Esprito, para os ensinar". Nee. 9:20. E nos dias dos apstolos Ele atuou poderosamente por Sua igreja atravs do Esprito Santo. O mesmo poder que susteve os patriarcas, que a Calebe e Josu

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 14

deu f e coragem, e eficincia obra da igreja apostlica, tem sustido os fiis filhos de Deus nos sculos sucessivos. Foi mediante o poder do Esprito Santo que na idade escura os cristos valdenses ajudaram a preparar o caminho para a Reforma. Foi o mesmo poder que deu xito aos esforos de nobres homens e mulheres que abriram o caminho para o estabelecimento das modernas misses, e para a traduo da Bblia para as lnguas e dialetos de todas as naes e povos. (AA, 53) (I Tes 4: 8; Ez 36: 27; Rom 5: 5; II Cor 1: 22; Gal 4: 6; I Joo 3: 24) Aprendamos, das revelaes dadas pelo Esprito Santo a Seus profetas, a grandeza de nosso Deus. Escreve o profeta Isaas: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o Seu squito enchia o templo. Os serafins estavam acima dEle; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os ps, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo o Senhor dos Exrcitos; toda a Terra est cheia da Sua glria. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaa. (A Cincia do Bom Viver, 432/433) A parbola das dez virgens de Mateus 25, ilustra tambm a experincia do povo adventista. Em Mateus 24, em resposta pergunta dos discpulos relativa aos sinais de Sua vinda e do fim do mundo, Cristo indicara alguns dos acontecimentos mais importantes da histria do mundo e da igreja, desde o Seu primeiro advento at ao segundo, a saber: a destruio de Jerusalm, a grande tribulao da igreja sob a perseguio pag e papal, o escurecimento do Sol e da Lua, e a queda de estrelas. Depois disto, falou a respeito de Sua vinda em Seu reino, e exps a parbola que descreve as duas classes de servos que Lhe aguardam o aparecimento. O captulo 25 inicia-se com estas palavras: "Ento o reino dos Cus ser semelhante a dez virgens." Aqui se faz referncia igreja que vive nos ltimos dias, a mesma que indicada no fim do captulo 24. Sua experincia ilustrada nessa parbola pelas cenas de um casamento oriental. (GC, 393) Nesta parbola, como na de Mateus 24, duas classes so representadas. Todas haviam tomado suas lmpadas, a Bblia, e mediante sua luz saram para encontrar o esposo. Mas, enquanto "as loucas, tomando as suas lmpadas, no levaram azeite consigo", "as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lmpadas". A ltima classe tinha recebido a graa de Deus, e o poder do

15 |

Apostila Regenerao

Esprito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lmpada para os ps e luz para o caminho. No temor de Deus estudaram as Escrituras, para aprenderem a verdade, e fervorosamente buscaram a pureza de corao e de vida. Possuam uma experincia pessoal, f em Deus e em Sua Palavra, que no poderiam ser derrotadas pelo desapontamento e demora. Outras, "tomando as suas lmpadas, no levaram azeite consigo". Haviam-se movido por um impulso de momento. Seus temores foram excitados pela mensagem solene, mas haviam dependido da f que possuam seus irmos, estando satisfeitos com a luz vacilante das boas emoes, sem terem compreenso perfeita da verdade, nem experimentarem uma genuna operao da graa no corao. Tinham sado para encontrar-se com o Senhor, cheios de esperanas, com a perspectiva de imediata recompensa; mas no estavam preparados para a demora e desapontamento. Quando vieram as provaes, faltou-lhes a f, e sua luz se tornou bruxuleante. (GC, 394) Cavalgando Isa 19: 1; Hac 3: 8; Nee 9: 15; Sl 104: 3-4; Zac 10: 3, 5; Deut 33 : 26 (Ex 16: 4-15; Zac 12: 4, e 5; Ex.17: 1-7; Deut 1 : 21; Ex 19: 5; Atos 17: 24; Sl 104: 4; Sl 18: 10; Em breve ser travada a batalha do Armagedom. Aquele em cuja vestimenta est escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores, conduz os exrcitos do Cu montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. (Apoc. 19:11-16.) SDA Bible Commentary, vol. 7, pg. 982. (EF, 251) A batalha do Armagedom logo dever ferir-se. Aquele em cujas vestes est escrito o nome "Rei dos reis e Senhor dos senhores" (Apoc. 19:16) dever, dentro em breve, comandar os exrcitos do Cu. No poder ser dito agora pelos servos do Senhor, como o foi pelo profeta Daniel: "Uma guerra prolongada." Dan. 10:1. No falta seno pouco tempo para que as testemunhas de Deus tenham feito o seu trabalho de preparao do caminho para o Senhor. (III TS, 13) Ser travada a batalha do Armagedom. E nesse dia nenhum de ns dever estar dormindo. Precisamos estar bem despertos, como as virgens prudentes, tendo azeite em nossas vasilhas com nossas lmpadas. O poder do Esprito Santo deve estar sobre ns, e o Capito do exrcito do Senhor estar frente dos anjos do Cu para dirigir a batalha. Solenes acontecimentos ainda ocorrero diante de ns. Soar uma trombeta aps a outra; uma taa aps a outra ser

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 16

derramada sucessivamente sobre os habitantes da Terra. Cenas de estupendo interesse se acham precisamente diante de ns, e estas coisas sero indicaes seguras da presena dAquele que tem comandado todo movimento agressivo, que tem acompanhado o andamento de Sua causa no decorrer de todos os sculos e que Se comprometeu bondosamente a estar com o Seu povo em todos os seus conflitos at o fim do mundo. Ele vindicar Sua verdade. Ele a levar ao triunfo. Est disposto a imbuir os Seus fiis de motivos e fora de vontade, inspirando-os com esperana, coragem e valor em crescente atividade, pois o tempo est perto. (MM, Maranata, o Senhor logo vem, 356) Todo o mundo estar em um ou no outro lado da questo. Ser travada a batalha do Armagedom. E nesse dia nenhum de ns dever estar dormindo. Precisamos estar bem despertos, como as virgens prudentes, tendo azeite em nossas vasilhas com nossas lmpadas. O poder do Esprito Santo deve estar sobre ns, e o Capito do exrcito do Senhor estar frente dos anjos do Cu para dirigir a batalha. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pg. 426. (EF, 250/251) Precisamos estudar o derramamento da stima taa. Os poderes do mal no daro por encerrado o conflito sem uma peleja. Mas a Providncia divina tem uma parte a desempenhar na batalha do Armagedom. Quando a Terra for iluminada com a glria do anjo de Apocalipse dezoito, os elementos religiosos, bons e maus, despertaro do sono, e os exrcitos do Deus vivo tomaro o campo. Manuscrito 175, 1899. (MM, Maranata, O Senhor Logo Vem, 255)

COMENTRIO DE MATEUS 24
Mat 24: 29; imediatamente aps a tribulao daqueles dias o sol escurecer, e a lua no dar a sua luz; as estrelas cairo do cu e os poderes celestes sero abalados. ( Isa 13: 10; Ez 32: 7, 8; Jl 2: 31; Apoc 6: 12 13; 8: 12; Apoc 10: 1; 12: 1.) Vi anjos, no Cu, indo apressadamente de um lado para outro, descendo Terra, e ascendendo de novo ao Cu, preparando-se para a realizao de algum acontecimento importante. Vi ento outro poderoso anjo comissionado para descer Terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e fora

17 |

Apostila Regenerao

sua mensagem. Grande poder e glria foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glria. A luz que acompanhava este anjo penetrou por toda parte, ao clamar ele poderosamente, com grande voz: "Caiu! Caiu a grande Babilnia e se tornou morada de demnios, e abrigo de todo esprito imundo, e refgio de toda ave imunda e aborrecvel!" Apoc. 18:2. A mensagem da queda de Babilnia, conforme dada pelo segundo anjo, repetida com a meno adicional das corrupes que tm entrado nas igrejas desde 1844. A obra desse anjo vem, no tempo devido, unir-se ltima grande obra da mensagem do terceiro anjo, ao tomar esta o volume de um alto clamor. E o povo de Deus assim se prepara para estar em p na hora da tentao que em breve devem enfrentar. Vi uma grande luz repousando sobre eles, e uniram-se destemidamente para proclamar a mensagem do terceiro anjo. (PE, 277) Foram enviados anjos para ajudar o poderoso anjo do Cu, e ouvi vozes que pareciam fazer ressoar em toda parte: "Sai dela, povo Meu, para que no sejas participante dos seus pecados, e para que no incorras nas suas pragas. Porque j os seus pecados se acumularam at ao cu, e Deus Se lembrou das iniqidades dela." Apoc. 18:4 e 5. (HR, 399/400) O anjo, o poderoso anjo do Cu, iluminar a Terra com Sua glria (Apoc. 18:1), enquanto ele exclama com potente voz: "Caiu, caiu a grande Babilnia." Apoc. 18:2. ... Perderamos a f e a coragem no conflito, se no fssemos amparados pelo poder de Deus. (III ME, 425) A profecia no somente prediz a maneira e objetivo da vinda de Cristo, mas apresenta sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma est prxima. Disse Jesus: "Haver sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas." Luc. 21:25. "O Sol escurecer, e a Lua no dar a sua luz. E as estrelas cairo do cu, e as foras que esto no cu sero abaladas. E ento vero vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glria." Mar. 13:24-26. O profeta do Apocalipse assim descreve o primeiro dos sinais que precedem o segundo advento: "Houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro como saco de cilcio, e a Lua tornou-se como sangue." Apoc. 6:12. (Sl 97: 4 - 6; Isa 29: 6; Ez 38: 19; Apoc 8: 5; Lev 16: 12;Ez 10: 2;Apoc 11: 13, 19; 16: 18; Mat 24: 29; Isa 13: 10; 50: 3 Ez 32: 7; Jl 2: 31; Apoc 6: 12, 13.) (GC, 304)

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 18

Na palestra do Salvador com Seus discpulos, no Monte das Oliveiras, depois de descrever o longo perodo de provao da igreja - os 1.260 anos da perseguio papal, relativamente aos quais prometera Ele ser abreviada a tribulao mencionou Jesus certos acontecimentos que precederiam Sua vinda, e fixou o tempo em que o primeiro destes deveria ser testemunhado: "Naqueles dias, depois daquela aflio, o Sol se escurecer, e a Lua no dar a sua luz." Mar. 13:24. Os 1.260 dias, ou anos, terminaram em 1798. Um quarto de sculo antes, a perseguio tinha cessado quase inteiramente. Em seguida a esta perseguio, segundo as palavras de Cristo, o Sol deveria escurecer-se. A 19 de maio de 1780 cumpriu-se esta profecia. (MM. Maranata O Senhor, logo vem, 148) "Haver sinais", disse Ele, "no Sol, na Lua e nas estrelas." Luc. 21:25. E explicou com maior clareza ainda: "O Sol escurecer, a Lua no dar a sua claridade, as estrelas cairo do firmamento." Mat. 24:29. (Vida de Jesus, 175) (J 9: 7; Isa 24: 23; Zac 14: 7; Ex. 10: 22; Isa 5: 30; Apoc 8: 12; Jl 2: 10; Ez 32: 7; Amos 5: 20; 8: 9) Mat 24: 30; Ento aparecer um sinal no cu do Filho do Homem, e todas as naes da terra se lamentaro e vero o Filho do Homem vindo nas nuvens do cu com poder e grande gloria. (Apoc 1: 7; Dan 7: 13; Mat 16: 27; Eze. 43: 1-2; Mat 25: 31-32; Zac. 12: 10; Joo 19: 37). (Apoc 1: 7; 14: 14; 1: 13; Dan 7: 13; 10: 5 - 6; Apoc 19: 7-12; Apoc 1: 14; Dan 7: 9; Apoc 20: 4). Quando suceder todas estas coisas? Quem esse ser que vem com as nuvens? (Ez. 1: 5). Em Dan. 7: 13. pode pensar que Cristo. (Mas o grande Eu Sou acontece de uma maneira completa) E em Ez. 1: 5 aparece outro ser com aparncia de homem. Em Joo 17: 23, 21. Vemos que o Pai perfeito no Filho como o homem perfeito em Cristo. (Joo 5: 22-24) O Pai confia todo julgamento ao Filho (Mat 13: 43); Mat. 19: 2830; I Cor. 6: 1-3; I Cor. 2: 15; Jer. 33 15- 16; Rom. 12: 1-2; Apoc. 17: 13-14; Isa. 60: 19; Apoc. 21: 3,23; 22: 5; Dan. 8: 9-14; Mat. 26: 61; Joo 2: 19-21; Oseas 6: 2, 3; II Pedro 3: 8, 9; Ex. 19: 10, 11, 14, 16; Isa. 63: 2; 34: 8) Histria da Redeno 138.

19 |

Apostila Regenerao

A vinda de Cristo ao lugar santssimo como nosso Sumo Sacerdote, para a purificao do santurio, a que se faz referncia em Daniel 8:14; a vinda do Filho do homem ao Ancio de Dias, conforme se acha apresentada em Daniel 7:13; e a vinda do Senhor a Seu templo, predita por Malaquias, so descries do mesmo acontecimento; e isso tambm representado pela vinda do esposo ao casamento, descrita por Cristo na parbola das dez virgens, de Mateus 25. (GC, 426). (Ir para as pags 2,3 da AP. Senhor Justia Nossa.)

ATENO! MUITA ATENO


Os sacerdotes e principais haviam-se arvorado em juzes, para condenar a obra de Cristo, mas Ele Se declarou juiz deles prprios, e de toda a Terra. O mundo foi confiado a Cristo, e por Seu intermdio tem vindo toda bno de Deus raa cada. Era o Redentor, tanto antes como depois da encarnao. Assim que existiu o pecado; houve um Salvador. Ele tem dado luz e vida a todos, e em harmonia com a medida da luz concedida, ser cada um julgado. E aquele que tem comunicado a luz, que tem acompanhado a alma com as mais ternas splicas, buscando atra-la do pecado para a santidade, ao mesmo tempo seu Advogado e Juiz. Desde o incio do grande conflito no Cu, Satans tem mantido sua causa por meio de engano; e Cristo tem trabalhado no sentido de lhe revelar as tramas, e derribar-lhe o poder. Aquele que Se tem oposto ao enganador e, no decorrer de todos os sculos, Se tem empenhado por arrebatar os cativos de seu poder, que julgar cada pessoa. E Deus "deu-Lhe poder de exercer o juzo, porque o Filho do homem". Como Ele tenha provado as prprias fezes do clice da aflio e tentao humanas, e compreenda as fragilidades e pecados dos homens; como tenha, em nosso favor, resistido vitoriosamente s tentaes de Satans, e lidar justa e ternamente com as almas para cuja salvao derramou o prprio sangue - o Filho do homem indicado para exercer o juzo. (DTN, 210; Atos 17: 24) Esta vinda tambm predita pelo profeta Malaquias: "De repente vir ao Seu templo o Senhor, a quem vs buscais, o Anjo do concerto, a quem vs desejais; eis que vem, diz o Senhor dos exrcitos." Mal. 3:1. A vinda do Senhor a Seu templo foi sbita, inesperada, para Seu povo. No O buscaram ali. Esperavam que viesse Terra, "como labareda de fogo, tomando vingana dos que no

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 20

conhecem a Deus e dos que no obedecem ao evangelho". II Tess. 1:8 (Cristo em Seu Santurio, 98) (Ml 3: 1; Mat 11: 10; Mar 1: 2; Luc 1: 76; 7: 27.) Joo 17: 23, 26; O Esprito do Pai estaria no Filho, e o esprito do Filho estaria na humanidade. (Joo 10: 30) Pelo o Filho compartilhar do mesmo esprito do Pai, so um em esprito. (Joo 6: 53 57). O Filho vive pelo o Pai, os homens vivem pelo o Filho. (Joo 3: 34). Quem enviado por Deus fala as palavras dele. Ou seja Deus fala atravs de suas criaturas, especialmente pelo o Filho , que o conduto numero01. ( Joo 3: 35). O Pai confiou todas as coisas nas mos do Filho. (Joo 5: 25, 28 ). Os mortos ouviro a voz do Filho de Deus. (Joo 5: 22, 27). O Pai a ningum julga, mas ao Filho confiou. (Gen 18: 25; Jz 11: 27; Joo 9: 39; Atos 10: 42) Apocalipse 1: 8; Ex 3: 14; 22: 13; Zac 14: 11; Isa 44: 6; 48: 12; Apoc 1: 17, 18. (Apoc 1: 8; Ex. 3: 14; Apoc 1: 17; 21: 6; Isa 55: 1; Apoc 22: 13; Isa 44: 6; Apoc 4: 8; Ez 1: 18; 10: 12; Apoc 11: 17; 15: 3; 16: 7, 14; 19: 6, 15; 21: 22; Rom 9: 29; II Cor 6: 18; II Sam. 7: 14; I Cr. 17: 13 Heb. 1: 8) Eu Sou (Joo 6: 20). O Alfa e o Omega. A primeira e a ultima letra do alfabeto grego. como se descssemos de A a Z. A frase indica integridade, plenitude, e tem o mesmo significado que o primeiro e o fim (Joo 21: 13). A frase o Alfa e o Omega se refere a Cristo, que evidente pelo o verso 16. O Pai e o Filho compartilham estes atributos eternos. A DIVINDADE. A divindade ou Trindade consiste de trs pessoas: o Pai eterno, o Senhor Jesus Cristo, Filho do Pai eterno, o Esprito Santo (ver.com. Mat. 28:19; Joo 1:1-2; 6:27;14:16-17,26; Atos.5:3-4;Efe.4:4-6;Heb.1:1-3,8;com.Joo1:1-3,14). H trs pessoas viventes no trio celestial Cristo e o Pai so um s em natureza, em carter e em propsitos (PP, 34), porm no em pessoa (5T 182 ). O Esprito Santo uma pessoa assim como Deus uma pessoa. Ver material suplementar de EGW com. Rom.1:20-25, (5T 158; 537; 227) Rom.1:20-25( Sl 19: 1-3; Atos 17: 22-29; I Cor 1: 21; Col 2: 9; Heb 1: 3) A natureza uma revelao imperfeita A mais difcil e humilhante lio que o homem deve aprender sua prpria incapacidade. Se depende da sabedoria humana seguro fracasso de seus prprios esforos para ler corretamente a

21 |

Apostila Regenerao

natureza. O pecado tem escurecido sua viso e por si mesmo no pode interpretar a natureza sem coloc-la acima de Deus. No pode perceber Deus nela e nem Jesus Cristo a que Ele tem enviado. Esta a mesma situao em que estiveram os atenienses que erigiam seus altares para o culto da natureza. Paulo em p no meio da areopaga, apresentou diante do povo de Atenas a majestade do Deus vivente em contraste com o culto idolatra. [cita Atos 17: 22-29] Os que tm um verdadeiro conhecimento de Deus no chegaro aproximar das leis da matria ou das funes da natureza at ao ponto de passar por alto ou negar reconhecer a ao continua de Deus na natureza. A natureza no Deus. A voz da natureza testifica de Deus, porm a natureza no Deus. Mas atua criada por Ele, sensivelmente d testemunho do poder de Deus. A divindade a autora da natureza. O mundo natural tem unicamente em si, o poder que Deus lhe d. H um Deus pessoal: O Pai; h um Cristo pessoal: O Filho [Heb 1: 1-2; Sl 19: 1-2] Os antigos filsofos se orgulhavam de seu conhecimento superior. Olhemos como compreendia isto o apstolo inspirado. Professando ser sbios diz Ele se fizeram nscios e trocaram a gloria do Deus incorruptvel em semelhana de homem corruptvel, de aves de quadrpedes, e de rpteis.. trocaram a verdade de Deus pela a mentira humana, honrando e dando culto a criaturas antes que o Criador. O mundo no pode com sua sabedoria humana conhecer a Deus. Seus sbios obtm um conhecimento imperfeito de Deus, que toma de suas obras criadas e depois em suas necessidade exalta a natureza e as leis da natureza acima do Deus da natureza. Os que no possuem um conhecimento de Deus pela aceitao da revelao que Ele tem feito de Si mesmo em Cristo, obtero s um conhecimento imperfeito dEle na natureza; este conhecimento esta longe de fazer com que todo o ser esteja em conformidade com a vontade divina, converter aos homens em idolatras. Professando ser sbios, mas sendo nscios. Ainda trabalharei ardentemente por vs. Eu vim ao mundo para Me revelar a vs a fim de que pudsseis crer. Vou para o Meu Pai e o vosso Pai, para cooperar com Ele em vosso benefcio. (AA, 22; Joo 20: 17; Mat 25: 40; 12: 48 50)

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 22

Em Sua conversao de despedida com os discpulos, na noite anterior crucifixo, o Salvador no fez referncia ao sofrimento que Ele havia suportado e teria ainda de suportar. No falou da humilhao que estava a sua frente, mas buscou levar-lhes mente o que lhes pudesse fortalecer a f, levando-os a olhar para a frente, recompensa que espera o vencedor. Ele Se regozijava na certeza de que poderia fazer por Seus seguidores mais do que havia prometido, e o faria; de que dEle brotariam amor e compaixo que purificariam o templo da alma e fariam os homens semelhantes a Ele no carter; de que Sua verdade, armada com o poder do Esprito, sairia vencendo e para vencer. (AA, 23) Na transfigurao, Jesus foi glorificado pelo Pai. Ouvimo-Lo dizer: "Agora glorificado o Filho do homem, e Deus glorificado nEle." Joo 13:31. Assim, antes de ser trado, e crucificado, foi fortalecido para os ltimos e terrveis sofrimentos. Ao se aproximarem os membros do corpo de Cristo do perodo de sua luta final, "o tempo da angstia de Jac", crescero em Cristo, e partilharo grandemente de Seu esprito. medida que a terceira mensagem se avoluma e se torna alto clamor, e que a obra final acompanhada de grande poder e glria, o fiel povo de Deus participa dessa glria. a chuva serdia que os vivifica e fortalece para passar pelo tempo de angstia. Seus rostos brilharo com a glria daquela luz que acompanha a mensagem do terceiro anjo. (I TS, . pg 131) IR PARA A APOSTILA O SANTURIO

Preparo Para Aproximar-se de Deus


O Senhor deu, ento, a Moiss, orientaes expressas no que concernia preparao do povo para Ele aproximar-Se deles, a fim de ouvirem o anncio de Sua lei, no por anjos, mas por Ele mesmo. "Disse tambm o Senhor a Moiss: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanh, e lavem eles os seus vestidos; e estejam prontos para o terceiro dia: porquanto no terceiro dia o Senhor descer diante dos olhos de todo o povo sobre o monte de Sinai." xo. 19:10 e 11. Foi requerido do povo absteno de trabalhos e cuidados seculares, e que tivessem pensamentos devocionais. Deus requereu tambm que lavassem suas vestes. Ele no menos minucioso agora do que foi ento. Ele um Deus de ordem e requer que Seu povo sobre a Terra, hoje, observe hbitos de estrita limpeza. Os que adoram a Deus com vestes maculadas e eles prprios manchados no se apresentam diante dEle de modo aceitvel. Ele no Se agrada da sua falta de reverncia, e no aceitar o culto de adoradores impuros, pois

23 |

Apostila Regenerao

insultam o seu Autor. O Criador dos cus e da Terra considerou a limpeza to importante que disse: "Lavem eles os seus vestidos." xo. 19:10. "Marcars limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos que no subais ao monte nem toqueis o seu termo; todo aquele, que tocar no monte, certamente morrer. Nenhuma mo tocar nele: porque certamente ser apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, no viver; soando a buzina longamente, ento subiro ao monte." xo. 19:12 e 13. Essa ordem fora designada para impressionar a mente desse povo rebelde com uma profunda venerao a Deus, o autor e autoridade de suas leis.

A Manifestao de Deus
"E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve troves e relmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial." xo. 19:16. A multido de anjos que atendia divina Majestade intimou o povo com um som semelhante ao de trombeta, que cresceu estrepitosamente at que toda a Terra tremeu. "E Moiss levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao p do monte. E todo o monte de Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo: e o seu fumo subiu como fumo dum forno, e todo o monte tremia grandemente." xo. 19:17 e 18. A Majestade divina descendo numa nuvem com um glorioso cortejo de anjos aparecia como chamas de fogo. "E o sonido da buzina ia crescendo em grande maneira: Moiss falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E descendo o Senhor sobre o monte de Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moiss ao cume do monte; e Moiss subiu. E disse o Senhor a Moiss: Desce, protesta ao povo que no trespasse o termo para ver o Senhor, a fim de muitos deles no perecerem. E tambm os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se ho de santificar, para que o Senhor no se lance sobre eles." xo. 19:19-22. ( HR, 138 140) Mat 24: 31. E ele enviar seus anjos, com grande canglor de trombeta, os quais reuniro os seus escolhidos, dos quatros ventos, de uma a outra extremidade dos cus.

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 24

(Mat 13: 41 -43; Isa 27: 13; Zac 9: 14; I Cor 15: 52; I Tes 4: 16; Apoc 8: 2; 10: 7; 11: 15; Dan 7: 14, 27) Aflio daqueles dias, o Sol escurecer, e a Lua no dar a sua luz, e as estrelas cairo do cu, e as potncias dos cus sero abaladas. Ento aparecer no cu, o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da Terra se lamentaro, e vero o Filho do homem vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria. E Ele enviar os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntaro os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma outra extremidade dos cus." Mat. 24:29-31. (DTN, 632) Veio-me novamente a ordem: "Olha." E olhei novamente, de maneira intensa, sobre o mundo, e comecei a ver jatos de luz, semelhantes a estrelas que salpicavam toda essa treva; e vi ento outra e mais outra luz acrescentada, e assim por toda essa negrura moral aumentavam as luzes quais estrelas. E o anjo disse: "Estes so aqueles que crem no Senhor Jesus Cristo, e Lhe esto obedecendo as palavras. Esses so a luz do mundo; e, no fora por essas luzes, os juzos de Deus cairiam imediatamente sobre os transgressores da lei de Deus." Vi ento esses pequeninos jatos de luz tornando-se mais brilhantes, resplandecendo do leste e do oeste, do norte e do sul, e iluminando o mundo inteiro. (I ME, 76) Foram enviados anjos para ajudar o poderoso anjo do Cu, e ouvi vozes que pareciam fazer ressoar em toda parte: "Sai dela, povo Meu, para que no sejas participante dos seus pecados, e para que no incorras nas suas pragas. (HR, 399 e 400) O anjo, o poderoso anjo do Cu, iluminar a Terra com Sua glria (Apoc. 18:1), enquanto ele exclama com potente voz: "Caiu, caiu a grande Babilnia." Apoc. 18:2. ... Perderamos a f e a coragem no conflito, se no fssemos amparados pelo poder de Deus. (III ME, 425) O anjo que se une terceira mensagem iluminar a Terra com sua glria. Haver muitos, mesmo nesses vales (no Norte da Itlia), onde a obra parece comear com tanta dificuldade, os quais reconhecero a voz de Deus a lhes falar por meio de Sua Palavra e, saindo da influncia do clero, colocar-se-o ao lado

25 |

Apostila Regenerao

de Deus e da verdade. No um campo fcil de trabalhar, esse, nem daqueles que apresente resultados imediatos; h, porm, um povo sincero ali, o qual a seu tempo obedecer. Historical Sketches, pg. 249. (Evangelismo 424) As profecias de Apocalipse dezoito logo se cumpriro. Durante a proclamao da mensagem do terceiro anjo, "outro anjo" descer "do Cu", tendo grande poder, e a Terra se iluminar "com a sua glria". O Esprito do Senhor abenoar to graciosamente os consagrados instrumentos humanos, que homens, mulheres e crianas abriro os lbios em louvor e aes de graa, enchendo a Terra com o conhecimento de Deus e com Sua insupervel glria, como as guas cobrem o mar. (MM, Maranata o Senhor Logo Vem, 216) O Salvador apresentado perante Joo sob os smbolos do "Leo da tribo de Jud", e de um "Cordeiro, como havendo sido morto". Apoc. 5:5 e 6. Esses smbolos representam a unio do onipotente poder e do amor que se sacrifica. O Leo de Jud, to terrvel para os que rejeitam Sua graa, ser o Cordeiro de Deus para os obedientes e fiis. A coluna de fogo que fala de terrores e indignao para o transgressor da lei de Deus, um sinal de luz, misericrdia e livramento para os que guardaram os Seus mandamentos. O brao forte que aniquila o rebelde ser forte para libertar os fiis. Todo o que for fiel ser salvo. "E Ele enviar os Seus anjos com rijo clamor de trombeta... (AA, 589) Mas naquele dia, bem como na ocasio da destruio de Jerusalm, livrar-se- o povo de Deus, "todo aquele que estiver inscrito entre os vivos". Isa. 4:3. Cristo declarou que vir a segunda vez para reunir a Si os Seus fiis: "E todas as tribos da Terra se lamentaro, e vero o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria. E Ele enviar os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntaro os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos cus." Mat. 24:30 e 31. Ento os que no obedecem ao evangelho sero consumidos pelo esprito de Sua boca, e sero destrudos com o esplendor de Sua vinda. (II Tess. 2:8.) Como o antigo Israel, os mpios destroem-se a si mesmos; caem pela sua iniqidade. Em conseqncia de uma vida de pecados, colocaram-se to fora de harmonia com Deus, sua natureza se tornou to aviltada com o mal, que a manifestao da glria divina para eles um fogo consumidor. (GC, 37) A Guilherme Miller e seus cooperadores coube a pregao desta advertncia na Amrica do Norte. Este pas se tornou o centro da grande obra do advento. Foi aqui que a profecia da mensagem do primeiro anjo teve o cumprimento mais

A p o s t i l a R e g e n e r a o | 26

direto. Os escritos de Miller e seus companheiros foram levados a pases distantes. Em todo o mundo, onde quer que houvessem "Temei a Deus, e daiLhe glria; porque vinda a hora do Seu juzo." ( GC, penetrando missionrios, para ali se enviaram as alegres novas da breve volta de Cristo. Por toda parte se propagou a mensagem do evangelho eterno: 322) No tempo de prova que est perante ns, a divina promessa de segurana cumprir-se- nos que guardaram a palavra da Sua pacincia. Cristo dir aos que Lhe forem fiis: "Vai pois, povo Meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te s por um momento, at que passe a ira." Isa. 26:20. O Leo de Jud, to terrvel com os que Lhe rejeitam a graa, ser o Cordeiro de Deus para os obedientes e fiis. A coluna de nuvem, que representa ira e terror para o transgressor da lei de Deus, luz e misericrdia e livramento para os que tenham guardado os Seus mandamentos. O brao enrgico para ferir os rebeldes, ser forte para libertar os leais. Todos quantos forem fiis sero ajuntados. "E Ele enviar os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntaro os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma outra extremidade dos cus." Mat. 24:31. Testemunhos Seletos, vol. 3, pg. 11. Mas naquele dia, bem como na ocasio da destruio de Jerusalm, livrar-se- o povo de Deus, "todo aquele que estiver inscrito entre os vivos". Isa. 4:3. Cristo declarou que vir a segunda vez para reunir a Si os Seus fiis: "E todas as tribos da Terra se lamentaro, e vero o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria. E Ele enviar os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntaro os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos cus." Mat. 24:30 e 31. Ento os que no obedecem ao evangelho sero consumidos pelo esprito de Sua boca, e sero destrudos com o esplendor de Sua vinda. (II Tess. 2:8.) Como o antigo Israel, os mpios destroem-se a si mesmos; caem pela sua iniqidade. Em conseqncia de uma vida de pecados, colocaram-se to fora de harmonia com Deus, sua natureza se tornou to aviltada com o mal, que a manifestao da glria divina para eles um fogo consumidor. (GC, 37) Ainda h muita luz a irromper da lei de Deus e do evangelho da justia. Esta mensagem, compreendida, em seu verdadeiro carter e proclamada no Esprito, iluminar a Terra com sua glria. A grande questo decisiva deve ser apresentada a todas as naes, lnguas e povos. A obra final da mensagem do

27 |

Apostila Regenerao

terceiro anjo ser acompanhada de um poder que enviar os raios do Sol da justia a todos os caminhos e atalhos da vida, e sero tomadas decises para Deus como Governante supremo; Sua lei ser considerada a norma de Seu governo. (MM, Este Dia com Deus, 312) A chuva serdia h de cair sobre o povo de Deus. Um poderoso anjo descer do Cu, e toda a Terra se iluminar com a Sua glria. Estamos preparados para tomar parte na gloriosa obra do terceiro anjo? Esto os nossos vasos preparados para receber o orvalho celestial? Temos alguma contaminao e pecado no corao? Se assim, purifiquemos o templo da alma e preparemonos para os aguaceiros da chuva serdia. O refrigrio pela presena do Senhor nunca vir a coraes cheios de impureza. Que Deus nos ajude a morrer para o prprio eu, para que Cristo, a esperana da glria, seja formado interiormente! (MM, RP. 295) O ltimo grande conflito est diante de ns, mas vir ajuda para todos os que amam a Deus e obedecem a Sua lei, e a Terra, a Terra toda, ser iluminada com a glria de Deus. "Outro anjo" descer do Cu. Este anjo representa o alto clamor, o qual proceder dos que esto-se preparando para clamar poderosamente, com forte voz: "Caiu, caiu a grande Babilnia, e se tornou morada de demnios, covil de toda espcie de esprito imundo e esconderijo de todo gnero de ave imunda e detestvel." Apoc. 18:1 e 2. (V, Sobre Cristo e as Doutrinas, 303) Mat 24: 32. Aprendei, pois, a parbola da figueira: quando j seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que esta prximo o vero. As cidades mpias do nosso mundo sero varridas pela vassoura da destruio. Nas calamidades que agora atingem edifcios imensos e grandes distritos das cidades, Deus nos est mostrando o que ir acontecer em toda a Terra. Ele nos disse: "Aprendei, pois, esta parbola da figueira: Quando j os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que est prximo o vero. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que Ele [Cristo] est prximo, s portas." Mat. 24:32 e 33. Testemunhos Seletos, vol. 3, pgs. 112-115. Mat 24: 33, Tiago 5: 9; Sl 94: 2;

Vous aimerez peut-être aussi