Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Aberta do Brasil

Diretoria de Tecnologias Educacionais

TUTOR: Msc.Vagner Alves dos Santos Acadmico: Antonio Ferreira de Sousa

Unidade 13 Comentrio Sobre Os Vdeos Respirao Celular


Como explicado pelo professor Paulo Jubilut, a respirao nada mais que a produo de energia de uma molcula chamada de ATP. As clulas precisam dessa energia para realizar suas funes vitais. A respirao celular dividida em trs partes sendo a primeira chamada de Gliclise a segunda de Piruvato e a terceira de cadeia respiratria. A gliclise vai ocorrer no citosol na parte liquida do citoplasma. O produto da gliclise vai para dentro da mitocndria onde vai ocorrer o ciclo de Krebs e cadeia respiratria. No processo de respirao a gliclise no utiliza oxignio, pois um processo anaerbico, somente os demais ciclos Krebs e cadeia respiratria utiliza oxignio que um processo aerbico.

Gliclise
Que a quebra da molcula de glicose por cada molcula de glicose, so produzidas duas molculas de cido pirvico. No incio do processo, foi invertida energia (consumiram-se 2 ATP). No final do processo recuperou-se energia sob a forma de 4 ATP. O saldo energtico de 2ATP por molcula de glicose. Esse processo inicia-se logo que a glicose adentra o citosol, proveniente do meio externo, ou logo que a glicose disponibilizada da degradao do glicognio intracelular. De maneira geral, na gliclise, uma molcula de glicose origina duas molculas de piruvato, as quais seguem para a mitocndria, 4 molculas de ATP e duas molculas de NADH. Como duas molculas de ATP so usadas nas primeira reaes dessa via, o saldo energtico lquido da gliclise de 2 ATP. As NADH produzidas sero usadas na cadeia respiratria mitocondrial ou na reduo de piruvato a lactato, caso esteja ocorrendo fermentao lctica e no respirao celular aerbia. O piruvato poder seguir para a mitocndria,

onde ser convertido em acetil-CoA, o qual participa do ciclo de Krebs, no qual haver produo de NADH, FADH2 e ATP.

Ciclo de Krebs
Todas as etapas desse ciclo acontecem no interior das mitocndrias, mais especificamente na matriz mitocondrial. Esse ciclo remove os tomos de hidrognio ricos em energia do acetil Co-A. Com a retira dos tomos de hidrognio, h liberao dos tomos de carbono na forma de CO2, que deixa a clula como o produto estvel da respirao aerbica. Cada volta do ciclo de Krebs movimentada por uma molcula de acetil Co-A. As principais etapas so representadas a seguir. Inicialmente, a molcula do acetil Co-A se funde a uma molcula de cido oxalactico. A molcula resultante da fuso, o cido ctrico, tem seis tomos de carbono. Em algumas etapas dessa seqncia cclica so perdidos tomos de carbono e tomos de hidrognio. Os tomos de carbono entram na formao de molculas de CO2, liberadas pela clula. Os tomos de hidrognio, ricos em energia, so recolhidos por aceptores. Um deles o NAD, anteriormente citado. O outro o FAD. Em uma das etapas da seqncia, a energia liberada suficiente para que uma molcula de ADP se converta em ATP. Portanto, em cada volta do ciclo de Krebs, so geradas duas molculas de CO2, uma molcula de ATP, trs molculas de NADH e uma de FADH. Como cada molcula de glicose origina duas molculas de acetil Co-A, permite que o ciclo de Krebs seja adicionado duas vezes. No total, o ciclo de Krebs produz, por molcula de glicose: 4 molculas de CO2 2 molculas de ATP 6 molculas de NADH 2 molculas de FADH As molculas de CO2 so liberadas pela clula, juntamente com as outras geradas na gliclise, totalizando seis molculas. As duas molculas de ATP se tornam disponveis para serem empregadas nas diversas formas de trabalho celular. As seis molculas de NADH e as duas de FADH iro levar os tomos de hidrognio que esto conduzindo para a cadeia respiratria, ltima etapa da respirao aerbica.

Cadeia Respiratria ou Cadeia transportadora de Eltrons

Tambm denominada de cadeia transportadora de eltrons, realiza o transporte de tomos de hidrognio energizados, ou seja, eltrons, a partir de substncias aceptoras intermedirias (NAD e FAD) provenientes da gliclise e do ciclo de Krebs. Essas substncias carregam os prtons H+ at a membrana interna da mitocndria, onde so liberados na cadeia respiratria formada por protenas transmembranares chamadas protenas transportadoras. A partir desse ponto so liberados eltrons e o prton gradativamente processado e armazenado no espao entre as membranas interna e externa. Onde ser forado a transpor por difuso uma ltima protena (sintetase ATP), que gera fluxo capaz de promover energia suficiente para ser absorvida na reao de converso de ADP (Adenosina Difosfato) em ATP (Adenosina Trifosfato), molcula energtica utilizada no metabolismo celular. Os eletros resultantes da cadeia respiratria so captados por molculas de oxignio, funcionando como aceptores finais de eltrons, produzindo gua.

Referncias
http://www.youtube.com/watch?v=2wih8fPG7Ik http://www.youtube.com/watch?v=6H792kcL5pQ http://www.youtube.com/watch?v=Fm2Ydd2ArT0

Vous aimerez peut-être aussi