Vous êtes sur la page 1sur 3

A Excelncia da pessoa e da obra de Cristo Colossenses 1.

13-18

Segundo o socilogo James Hunter, da Universidade da Virgnia, 35% dos seminaristas evanglicos negam que a f em Cristo seja absolutamente necessria. Esse o mesmo percentual para os Protestantes evanglicos e conservadores na Amrica: Deus salvar todas as pessoas boas quando morrerem, independentemente de terem confiado em Cristo; e eles concordaram. Oitenta e cinco por cento dos adultos norte-americanos acreditam que comparecero perante Deus para serem julgados. Eles acreditam no inferno, mas apenas 11% acham que podem ir pra l. R. C. Sproul observou que na mesma medida em que as pessoas acham que so suficientemente boas para serem aprovadas na inspeo divina, e se esquecem da santidade de Deus, nessa mesma medida no vem Cristo como necessrio. por isso que mais de um quarto dos evanglicos nascidos de novo acreditam que: Se uma pessoa boa ou faz coisas suficientemente boas para os outros durante a vida, ela ir ganhar um lugar no cu. Muitos acreditam que Os cristos, judeus, muulmanos, budistas e outros, todos oram ao mesmo Deus, embora eles usem nomes diferentes para esse Deus, dois teros dos evanglicos no acharam que essa afirmao fosse questionvel. Crer em Jesus fundamental para a salvao. Crer em Jesus nos une, porm nos dias de hoje, dizer que crer em Jesus no significa muita coisa, pois o Jesus que ensinado em muitos locais no o mesmo das Escrituras. Exemplo: Espiritismo. Ele foi o maior mdium, um espirito evoludo e iluminado. O ser mais perfeito que esteve na terra. Os espritas no acreditam que Jesus Deus. Afirmam que no h igualdade entre Jesus e Deus. (Bblia Apologtica de Estudo, pg 1410). Testemunhas de Jeov. Afirmam que Jesus um ser criado, que antes de vir ao mundo era o arcanjo Miguel. Ensinam abertamente que Jesus no como Jeov. (Bblia Apologtica de Estudo, pg 1410). Mormonismo. Jesus no o Filho de Deus. No foi gerado pelo Espirito Santo. Foi um espirito preexistente criado por Deus e irmo de Lcifer. Diz que Jesus foi casado e polgamo. (Bblia Apologtica de Estudo, pg 1411). Islamismo. Diz que Jesus, o filho de Maria, nada mais era do que um mensageiro de Deus. Nega que Jesus o filho de Deus, logo, Ele no divino. Acredita que Jesus seja apenas um profeta menor que Maom. (Bblia Apologtica de Estudo, pg 1411).

I. Jesus Cristo Rei. V.13 Ele nos libertou do imprio das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor, Ele nos libertou, a palavra grega significa atrair para si. do imprio das trevas, onde satans tem autoridade. Efsios 2.1 Ele vos deu vida, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados, 2.2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe da potestade do ar, do esprito que agora atua nos filhos da desobedincia; nos transportou para o reino do filho do seu amor, refere-se a uma remoo ou migrao de um povo. Esta migrao, no entanto, um movimento espiritual enquanto os cristos obtm a admisso para o reino de Cristo

II. Jesus Cristo Redentor. V.14. no qual temos a redeno, a remisso dos pecados. Redeno, a palavra grega quer dizer libertar mediante o pagamento de um resgate e era usada para libertar escravos da servido. Remisso significa livramento da culpa do pecado, perdo. Paulo traz mais luz ao texto no captulo 2.13,14 E a vs outros, que estveis mortos pelas vossas transgresses e pela incircunciso da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dvida, que era contra ns e que constava de ordenanas, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

III. Jesus Cristo Senhor. V15 Este a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; Jesus a Auto-Revelao de Deus. A palavra imagem (eikon) possui duas ideias: representao e manifestao. Cristo a Deus encarnado. Primognito, no quer dizer que ele pertence criao, como ensinam as testemunha de Jeov. Primognito refere-se a sua posio de senhorio, Cristo o Senhor da criao. Primognito refere-se a excelncia, vantagem, distino de Cristo de toda criao.

IV. Jesus Cristo Criador. V16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. O apstolo no especifica se os anjos so os santos ou cados, ele deixa claro que Jesus o criador dos mesmos e estes a Ele se submetem, Jesus superior aos anjos. Falsos mestres introduziram a mentira do Culto aos Anjos, a qual ensinava que Jesus era, um anjo e inferior a Deus.

V. Jesus Cristo Sustentador. V17 Ele antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. subsiste, literalmente mantm unido. Cristo sustenta o universo, mantendo o poder e o equilbrio necessrio para a existncia e continuidade da vida, conforme Hebreus 1.3 Ele, que o resplendor da glria e a expresso exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da Majestade, nas alturas.

VI. Jesus o Cabea da Igreja. V18 Ele a cabea do corpo, da igreja. Ele o princpio, o primognito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, Ele a cabea do corpo. Cristo que controla a igreja, Ele o seu dono. Ele o princpio. Cristo a fonte da igreja, a igreja nasceu em Cristo. Ele o primognito de entre os mortos. O primeiro na ordem cronolgica que ressuscitou para nunca mais morrer.

Vous aimerez peut-être aussi