Vous êtes sur la page 1sur 8

Acesso Irrestrito ao Pai

(Unrestricted Access To The Father)

Por David Wilkerson 8 de janeiro de 2001 __________ "Segundo o eterno propsito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiana, mediante a f nele (Efsios 3:11-12). Os filhos de Deus possuem um dos maiores privilgios concedidos humanidade. Temos o direito, a ousadia e a liberdade de irromper diante de nosso Senhor a qualquer momento. O nosso Pai celestial assenta-se num trono na eternidade. E Sua destra assentase Seu Filho, nosso bendito Senhor e Salvador, Jesus. Externamente sala do trono h portes, que se abrem a todos que esto em Cristo. qualquer hora - dia e noite, incessantemente - podemos passar pelos anjos guardies, pelos serafins e por todas as hostes celestiais para ousadamente entrar por estes portes e nos aproximarmos do trono do nosso Pai. Cristo nos concedeu acesso direto ao Pai, para recebermos toda a misericrdia e graa que necessitamos, no importando quais as circunstncias. Nem sempre foi assim. No Velho Testamento, ningum tinha acesso ao Pai, com poucas excees. Por exemplo, sabemos que Abrao desfrutava de um certo grau de acesso ao Senhor. Este homem consagrado foi chamado de amigo de Deus. Ele ouvia do Senhor, falava com Ele, tinha comunho com Ele. Contudo mesmo Abrao permaneceu fora do vu. Apesar de ser amigo de Deus, ele nunca teve acesso ao Santo dos Santos, onde Deus morava. O vu espiritual de separao ainda no havia se rasgado em dois. Numa poca na histria de Israel, Deus declarou que falaria aos profetas atravs de vises e sonhos: Se entre vs h profeta, eu, o Senhor, em viso a ele, me fao conhecer ou falo com ele em sonhos (Nmeros 12:6). Este era um acesso muito restrito Deus. Mesmo assim, mais uma vez, houve uma exceo: Moiss, o lder de Israel. Deus disse o seguinte sobre ele: No assim com o meu servo Moiss, que fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e no por enigmas; pois ele v a forma do Senhor (12:7-8). Como Abrao, Moiss conversava com Deus, e Deus conversava com ele. Passou quarenta dias e quarenta noites na presena do Senhor, at que sua face brilhou. Claramente, Moiss dispunha de uma grande medida de acesso. Mas o restante de Israel nada sabia quanto a este tipo de acesso. O Senhor lhes disse: Este ser o holocausto contnuo por vossas geraes, porta da tenda da congregao, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali. Ali, virei aos filhos de Israel (xodo 29:42-43). Ningum podia entrar no Santo dos Santos, onde habitava a presena de Deus. S o sumo sacerdote tinha a permisso de ingressar, em um dia do ano, no Dia da Expiao. Ento, o povo tinha de trazer os sacrifcios at a porta do tabernculo.

Eles podiam espreitar pela porta, mas no podiam contemplar nada por inteiro. S podiam ficar imaginando a majestade da glria de Deus que habitava o interior. Mais uma vez, era um acesso muito restrito. Era como se Deus estivesse dizendo para eles: Cheguem at a minha casa, e lhes atendo na porta. A gente conversa l. Eles no eram convidados a entrar. O Senhor lhes falava do outro lado da porta do tabernculo. Voc pode imaginar como tentar se comunicar com um amigo ntimo deste jeito? Dentro do tabernculo, um vu separava o Lugar Santo, do Santo dos Santos. Na hora que o sumo sacerdote se aproximava do vu, acho que ele tremia. O acesso glria de Deus era algo terrvel e amedrontador. Se algum cometesse uma nica profanao em Sua presena, seria fulminado. A santa presena de Deus no podia tolerar pecado de nenhum tipo. Que acontecimento aterrador deveria ser o Dia da Expiao. Neste dia, todos os filhos de Israel se reuniam em torno da porta do tabernculo. Era a mesma porta onde Deus julgara Mriam for questionar a liderana de Moiss, e Dat e Abiro por se levantarem contra Moiss. E ento a multido ficava apreensiva quando Aro, o sumo sacerdote, ingressava na sala mstica para se encontrar com o Deus Todo-Poderoso. Eles tinham recebido explicaes quanto ao que ocorria l dentro. Mas ficavam imaginando: Como deve ser l? Ser que Deus visvel? Ser que a Sua voz como aquela voz aterrorizante que ouvimos no Monte Sinai? Ser que Ele delicado e gentil, ou assustador? At mesmo Davi, o suave salmista de Israel, tinha acesso restrito a Deus. As escrituras dizem que ele tinha comunho com Deus. Ele sabia que o Senhor era o seu defensor, o seu refgio, seu guardador, sua fora. Ningum falou de maneira mais majestosa ou poderosa de Deus, do que este homem. Mas, mesmo assim, Davi no tinha o privilgio de entrar no mais santificado dos lugares. Por todos os Salmos, Davi fala do desejar e do almejar por Deus. Ele clama por ir alm do vu, em busca de algo: Um abismo chama outro abismo (Salmo 42:7). Salomo tambm expressa este tipo de ardente desejo no realizado, de chegar ao Senhor: O meu amado meteu a mo por uma fresta, e o meu corao se comoveu por amor dele. Levantei-me para abrir ao meu amado...Abri ao meu amado, mas j ele se retirara e tinha ido embora...busquei-o e no o achei; chamei-o, e no me respondeu (Cantares 5:4-6). Esta a linguagem do ardente desejo pelo divino: Busco-o, desejo-o, quero-o. Mas no consigo lhe encontrar.

Israel Via Deus Como Morador do Templo, Numa Sala Chamada Santo dos Santos

Salomo construiu um templo majestoso em Jerusalm para a glria de Deus. Quando a edificao estava pronta, trouxe Salomo as cousas que Davi, seu pai, havia dedicado; a prata, o ouro e os utenslios...Puseram...a arca...no seu lugar (2 Crnicas 5:1,5,7). Depois de tudo ter sido colocado em seus lugares, Salomo convidou Deus para vir e santificar o Santo dos Santos com a Sua presena. E Deus o fez, descendo em uma nuvem e enchendo o templo.

Todos em Israel acreditavam que Deus residia no grande templo de Jerusalm. Ento, os israelitas direcionavam todas as suas preces em direo a ele. Salomo pede ao Senhor: Quando o teu povo sair guerra contra o seu inimigo, pelo caminho por que os enviares, e orarem a ti, voltados para esta cidade, que tu escolheste, e para a casa que edifiquei ao teu nome, ouve tu dos cus a sua orao e a sua splica e faze-lhes justia (2 Crnicas 6:34-35). Salomo estava pedindo: Senhor, quando os nossos exrcitos sarem em guerra contra os nossos inimigos, oua-os quando oferecerem preces a Ti aqui, em Teu templo. D-lhes sucesso nas batalhas. Achavam que Deus no estava no campo de batalha, mas naquela santa sala em Jerusalm. Alm disso, se Israel fosse levado em cativeiro, deveriam orar voltados para a sua terra...e para a casa que edifiquei ao teu nome, ouve tu dos cus (2 Crnicas 6:38-39). por isso que Daniel abriu sua janela na Babilnia e orou em direo a Jerusalm (v. Daniel 6:10). Hoje, os judeus ainda voltam-se em direo a Jerusalm para orar. Uma vez eu estava em um avio quando um judeu ortodoxo vestiu sua manta de preces, levantou-se no corredor e orou voltado para Jerusalm. Contudo, apesar da glria de Deus no templo, apesar das vises e dos sonhos dados aos profetas, apesar da visitao por parte de anjos - o povo de Deus permanecia fora do vu. A porta ao lugar santo ainda no fora aberta. E o acesso a Ele se mantinha restrito.

Jesus Trouxe Consigo Uma Medida Maior de Acesso

A vida de Cristo em forma humana forneceu acesso maior ao Pai. Mas mesmo a, o acesso ainda era muito restrito. Quando Jesus veio ao mundo como beb, s poucas pessoas estavam presentes, um grupo de pastores e os magos. O resto da humanidade colocou no esquecimento a Sua vinda. L no templo de Jerusalm, os sacerdotes continuavam entregues aos seus deveres, e o povo dizia preces, todos seguindo sua rotina normal. Quando Jesus era um menino, poucas pessoas O viram no templo. Em sua maioria eram sacerdotes e escribas que se maravilharam com o Seu conhecimento sobre a palavra de Deus. Mas o pblico em geral no sabia nada a respeito dele. Mais tarde, outros O encontraram na carpintaria onde Ele trabalhava. Mas quem iria pensar que Jesus era o Deus encarnado quando Ele consertava as cadeiras quebradas? Ele era simplesmente o filho de Jos, um excelente jovem que conhecia muito sobre Deus. Quando Jesus iniciou o Seu ministrio, Ele direcionou Suas palavras uma pequena populao em um pas muito pequeno - ou seja, s ovelhas perdidas da casa de Israel. E por Ele s poder estar em um lugar de cada vez, o acesso a Ele era restringido pela logstica da poca. Se voc quisesse chegar a Jesus, teria de ir a Jud. Ento, se vivesse fora de Israel, teria de viajar por dias ou semanas por barco, camelo ou a p. A teria de rastrear a Sua presena at uma aldeia, achar o povo, e pedir que O localizassem. Ou, se Ele j tivesse ido embora, teria de ouvir os comentrios para descobrir para onde estava indo. Voc poderia ter de alugar um barco para lhe levar do outro lado de um grande lago, ou andar dia e noite para chegar ao deserto onde Ele estivesse ensinando s multides.

Uma vez tendo encontrado Jesus, voc teria de ficar fisicamente prximo para ouvir a Sua voz, receber o Seu toque, ser abenoado pela Sua santa presena. Voc poderia tentar abrir caminho pela multido para chegar a Ele, mas todo mundo tambm queria ficar perto dEle. Este era um acesso dos mais difceis. Para chegar ao Senhor, voc teria de estar no lugar certo na hora certa. Lembre-se do cego que ouviu Jesus passando. Quando este homem descobriu quem era, gritou: Jesus, me cure, que eu possa ver. S ento Cristo o restaurou. Ou, pense na mulher com um fluxo de sangue. Ela precisou empurrar a multido para tocar as bordas da vestimenta de Jesus. O tempo todo, todos os demais estavam tentando toc-Lo tambm. Tambm houve a me de Naim, que seguia os funerais para sepultar o filho que morrera. Quando Jesus atravessou seu caminho, Ele tocou o esquife e levantou o menino dos mortos. Ou, pense no invlido no tanque de Betesda, no mercado de ovelhas. Muitas pessoas doentes e aflitas tinham se reunido ali para serem curadas. Mas este homem estava no lugar certo na hora certa. Ao passar por Ele, Jesus o curou tambm. Muitas vezes era preciso calcular ou planejar antecipadamente o acesso ao Senhor. Zaqueu fez isso, ao subir numa rvore para ver a Jesus mesmo que de passagem. Outros quatro homens resolveram um problema similar de logstica, em favor do amigo enfermo. Quando localizaram a casa abarrotada de gente onde Cristo estava ensinando, abriram um buraco no teto, e fizeram descer o amigo bem diante dos olhos de Jesus. Finalmente, de repente, em um momento glorioso, Jesus concedeu acesso total e irrestrito ao Pai. A Bblia diz que no Glgota, sobre uma cruz manchada de sangue, Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o esprito. Eis que o vu do santurio se rasgou em duas partes de alto a baixo (Mateus 27:50-51). No momento da morte de Jesus, o vu do templo de Jerusalm literalmente se rasgou. Foi neste momento que o nosso destino foi selado. No instante em que o nosso Senhor entregou o esprito, foi nos dado acesso total e irrestrito ao Santo dos Santos: Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo vu, isto , pela sua carne (Hebreus 10:19,20). Este rasgar do vu fsico representa o que aconteceu no mundo espiritual. Finalmente, nos tornamos capacitados para desfrutarmos de algo que gerao aps gerao no podia. um privilgio que nem Abrao, Moiss ou Davi tiveram. Ns temos acesso ao Santo dos Santos, a sala do trono do prprio Deus Todo-Poderoso. A porta j no est mais fechada para ns. Qualquer um agora pode ver por dentro e entrar. Acesso irrestrito foi tornado possvel. Alm disso, em Sua morte, Jesus tornou-se o nosso sumo sacerdote. Ele ascendeu Nova Jerusalm, para um templo no construdo por mos. L Ele assumiu o papel de sumo sacerdote. Ele entrou diretamente santa presena de Deus e, com o incenso de Suas prprias intercesses, apresentou o Seu sangue no propiciatrio. Ento assentou-se destra do Pai, com todo o poder, majestade e glria.

Neste ponto, Jesus reivindicou o Seu direito, conforme a aliana, de receber em um corpo espiritual todos os que se arrependeriam e O receberiam como Senhor. E mandou que o Esprito Santo lanasse um chamado a todos os Seus filhos: Eu abri a porta para o Pai. Vocs agora so aceitos simplesmente por estarem em Mim pela f. Ento, venham com intrepidez ao trono. Eu os levarei presena de meu Pai, que agora o seu Pai. Vocs tm acesso irrestrito Ele, dia e noite.

Eis a Mgoa, a Dor e a Tristeza da Alma de Jesus

Qual a maior dor que a alma de Cristo poderia conhecer? Creio que o fato de uma gerao que recebeu acesso total e irrestrito no ir Ele. Durante sculos o povo de Deus implorou e suplicou por atravessar o vu. Desejaram ardentemente ver a bno dos nossos dias. O acesso do qual agora desfrutamos exatamente o acesso que Moiss tanto desejou. o mesmo acesso que o corao de Davi podia ver, mas no podia obter. o acesso que Daniel nunca possuiu, apesar de orar ao Senhor trs vezes por dia. Os nossos antepassados viram este acesso acontecendo em nossos dias, e se alegraram por ns. No entanto, ns a quem nos foi dado o direito a este maravilhoso presente, nos acostumamos com isso. A porta nos foi aberta, porm nos recusamos a entrar durante dias e semanas seguidas. um crime! Toda vez que ignoramos o acesso que Jesus comprou para ns, passando despreocupadamente em frente da porta, estamos desmerecendo o Seu sangue. O nosso Senhor nos diz que teramos todos os recursos de que necessitamos se apenas fssemos Ele. Mesmo assim continuamos tratando com desdm o Seu presente to caro. As escrituras nos exortam: Aproximemo-nos, com sincero corao, em plena certeza de f...Guardemos firmes a confisso da esperana, sem vacilar, pois quem fez a promessa fiel (Hebreus 10:22-23). Esta passagem fala claramente da orao. Deus nos encoraja: Venham minha presena todos os dias. Vocs no conseguiro conservar a f se no se aproximarem de Mim. Se no entrarem intrepidamente minha presena, sua f vacilar. Vocs talvez conheam cristos que no passado estavam em chamas para Jesus. Estavam sempre separando seu melhor tempo para o Senhor, buscando Sua palavra, e fechando-se com Ele. Sabiam se aproximar dEle para conservar a f viva. Porm agora estes mesmos cristos apenas pensam suas oraes. Ou, vo com pressa presena de Deus por alguns minutos, s para dizer: Ol, Senhor. Bendito seja. Por favor, me guie hoje. Eu O amo, Jesus. At logo. Aquele corao que buscava, acabou. A comunho sem pressa da qual uma vez desfrutaram, no existe mais. Quando lhe perguntam a respeito da vida de orao que abandonaram, eles respondem que esto descansando na f. Ouam bem: pessoas sem orao logo viram pessoas sem f. Quanto mais abrem mo da ddiva do acesso, recusando-se a sacar das provises de Deus, mais se distanciam.

Jesus Chorou Por Jerusalm Antes de Ascender aos Cus

Quando Jesus andou pela terra, Ele se fez acessvel populao. Ele ensinou nas sinagogas, sobre os montes, nos barcos. Curou os doentes, realizou maravilhas e milagres. Levantou a voz nas comemoraes gritando: Eu sou a gua viva. Venham mim, e satisfarei sua alma sedenta. Qualquer um poderia se acercar dEle e se satisfazer. Mas o convite de nosso Senhor foi na maioria das vezes ignorado. Ele chorou pelo povo: Jerusalm, Jerusalm, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vs no o quisestes! (Mateus 23:37). Ele estava dizendo Israel: Eu agora estou aqui, sua disposio. Eu lhes disse que viessem mim para serem curados e para que Eu atendesse s suas necessidades. Mas vocs no querem vir. Como Jesus respondeu rejeio que sofreu? Ele declarou: Eis que a vossa casa vos ficar deserta (23:38). A palavra que Jesus usa para deserta aqui quer dizer: s, infrutfera, arruinada. Disse: A sua vida na igreja, a sua vida familiar, o seu caminhar espiritual - tudo isso ficar totalmente seco e morrer. Pense nisto. Se os pais no buscam a Deus todos os dias, os filhos certamente no faro isso. Pelo contrrio, o lar vai ficar cheio de mundanismo, de aridez espiritual, de uma solido indescritvel. Com o tempo, a famlia acaba em desolao total. Guarde na mente, Jesus disse estas palavras nos dias da graa. Acrescentou: Desde agora, j no me vereis, at que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor! (Mateus 23:39). Quer dizer o seguinte: Lhes dei todo o acesso que precisam para viverem em vitria. Mas vocs ignoraram a minha oferta. Sinto muito, mas a sua deciso trar desolao para a sua vida e para o seu lar. E no me vero de novo at a eternidade. Quando foi a ltima vez que voc foi a Deus para achar tudo aquilo de que necessitava na vida? Voc estava no meio de um problema, enfrentando uma crise com a famlia, seu trabalho, sua sade? No h nada de errado em se apropriar do acesso para Deus nas horas de sria necessidade. Isaas diz: Senhor, na angstia te buscaram; vindo sobre eles a tua correo, derramaram as suas oraes (Isaas 26:16). O salmista testifica: Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante ele a minha queixa, sua presena exponho a minha tribulao (Salmo 142:1-2). O nosso Senhor um Pai que se interessa profundamente por todos os problemas de Seus filhos. Todas as vezes que enfrentamos dificuldades, Ele insiste para que nos aproximemos, e diz: Venha, despeje todos os teus problemas, tuas necessidades e reclamaes para mim. Vou ouvir teu clamor e responderei. Porm, para muitos cristos, s nesta hora que eles acessam o Pai. Eu lhes pergunto: onde est o almejar por Deus que Davi descreve, a sede em profundidade para estar na presena de Deus? Onde est o ministrar dirio Ele, o desabafo do corao em amor e adorao?

Os Cristos Que No Oram No Compreendem o Perigo Que Esto Correndo

Voc pode argumentar: E da se alguns cristos no orarem? Eles continuam crentes - purificados pelo sangue, perdoados e vo para o cu. Onde est o perigo de se ficar um pouco morno? Eu acho que o nosso Pai celestial entende que vivemos numa era cheia de ocupaes, em que o nosso tempo e nossa energia so muito requisitados. E os cristos so surpreendidos em negcios e em atividades como todos os demais. Contudo no posso acreditar que Deus ache banal nossa rejeio ao Seu acesso, que custou ao Seu Filho a prpria vida. Deus tornou Cristo a nossa torre forte. Mas s os que correm para ela esto seguros (v. Provrbios 18:10). Se voc no entrar, ento ainda ficar de fora. Voc ficar onde Israel ficava. Mas Deus no recebe mais as pessoas na porta. Toda proviso de que precisamos est dentro: perdo dos pecados, misericrdia na necessidade, poder para vencer. Imagine a dor da rejeio sentida pelo Pai e pelo Filho. Visualizo esta conversa entre eles: Filho, voc foi modo, zombado, crucificado, sepultado. Isto me doeu tanto que fechei os olhos cena. Contudo, voc cumpriu a aliana eterna. Voc providenciou aceitao e acesso para todos os que confiariam em voc. Por sua causa, pessoas dos ltimos dias seriam capazes de vir a mim. E eles cresceriam fortes na minha fora, edificando reservas de f contra um diabo que os iria tentar e provar como em nenhuma poca anterior. Porm, onde esto nossos filhos amados? Vem a segunda feira, e a gente nunca os v. Tera vem e nada dos filhos. Chega quarta feira, e no h sinal deles. Quinta, sexta, sbado passam, porm no os vemos. S nos domingos eles se aproximam de ns, quando esto na igreja. Por que eles no vm? Eles no nos amam? Deus fez a mesma pergunta para Ado quando este se escondeu do Senhor no jardim do den: Onde ests? (Gnesis 3:9). O tempo todo Deus sabia onde Ado estava. Na verdade Ele estava perguntando a Ado por que este havia rejeitado a Sua comunho. E estava mostrando a Ado que havia perigo em se esconder da Sua presena. Realmente, os cristos que no se apropriam do acesso para o Pai acabam na situao de Sardes. O Senhor instruiu a Joo: Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas cousas diz aquele que tem os sete espritos de Deus...Conheo as tuas obras, que tens nome de que vives e ests morto (Apocalipse 3:1). Jesus est dizendo: Voc pode ser uma boa pessoa; algum que nunca prejudicar o prximo. Voc tem uma boa reputao tanto na igreja como no mundo. Voc considerado uma pessoa realmente avivada em Cristo, abenoada de Deus. Mas um elemento de morte se infiltrou na sua vida. Alguma coisa do mundo o contaminou. Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que no contaminaram as suas vestiduras (3:4). que contaminao se refere aqui? Trata-se da falta de orao. E aqui est Jesus nos prevenindo: S vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque no tenho achado ntegras as tuas obras na presena do meu Deus (3:2). Os crentes de Sardes no estavam vigiando. No estavam em orao, esperando no Senhor, buscando-O como no passado estiveram. Pelo contrrio, permitiram-se

tornar negligentes, deixando de ir diariamente Deus em busca de ajuda. Agora a contaminao tinha chegado at eles. A palavra que Jesus usa para contaminao aqui significa excremento do pecado, uma marca negra na vestidura branca. Cristo est nos dizendo: Se voc no orar, no ter defesa contra o inimigo. A sua negligncia permite que a sua vestidura fique manchada. No entanto Jesus declara o seguinte a respeito de uns poucos: Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que no contaminaram as suas vestiduras e andaro de branco junto comigo, pois so dignas (3:4). Est dizendo: Voc ainda possui uma pequena chama de desejo por mim. Voc no quer perder a minha presena, ser entregue aridez. Rpido: provoque a sua fome outra vez. Volte ao seu lugar secreto de orao, e me invoque. Fixe o seu corao como uma rocha. Sopre a chama da f antes que se apague - antes que a morte atinja a sua alma, como j aconteceu com tantos em torno de voc. No ignore o seu grande presente de acesso. Todo o seu futuro depende disto. Ore e busque o Senhor. Ele lhe concedeu um acesso. E Ele promete cuidar de cada uma de suas necessidades.

Vous aimerez peut-être aussi