Vous êtes sur la page 1sur 8

Universidade federal do Tringulo Mineiro

Unidade temtica: As Minas e as Gerais

Fichamento: Mitologia da Mineiridade, O imaginrio mineiro na vida poltica e cultural do Brasil.

Prof Glaura Teixeira Nogueira Lima

Aluna: Isabela Bolzan Favaro

Uberaba 2013

Fichamento: Mitologia da Mineiridade, O imaginrio mineiro na vida poltica e cultural do Brasil. Autora: Laura de Mello e Souza

Introduo

Tudo que particular e prprio s expectativas individuais comumente acoimado pelo subjetivismo, como fonte de enganos, quando no como ensaios suspeitos em busca de legitimao social. (pg.13) Todo trabalho intelectual histrico no apenas no sentido de versar sobre um momento da criao coletiva dos homens, mas, principalmente, porque coloca problemas e inquietaes que esto presentes, mesmo em forma virtual, na ribalta da sociedade. (pg.13) Ora, a desconsiderao do singular parece-nos ser uma das marcas do mundo conterrneo, que subsumiu o especfico, transformando-o num mero matiz do conjunto. (pg.13) A excluso do indivduo no produziria um homem superior, purificado das escrias do imprevisvel, seno s um repetidor inconsciente do que fosse programado (pg.14) Gestou-se em Minas Gerais uma cultura poltica prpria que ganha relevo nos momentos de transio no Brasil, visvel no chamado fenmeno da conciliao. (pg.14) Nessas ocasies surge muitas vezes o reconhecimento de que a subcultura de Minas, frequentemente denominada mineiridade, conteria os princpios do entendimento nacional. (pg.14) [...] Cabe perguntar sobre a necessidade de apelar ao carter regional ao esprito particular dos mineiros, tidos e havidos como a prpria manifestao da temperancia. (pg. 15) O movimento de constituio dos Estados, significou, nesse sentido, a ultrapassagem das identidades regionais afirmadoras dos particularismos, alem do enfrentamentos do Imprio Universal. (pg. 15) [..] possvel afirmar-se que, de uma certa forma, foram os historiadores os responsveis pela construo da ideia de nacionalidade, pois no existe nao sem historia nacional, e as primeiras apareceram no Ocidente, no sculo XII. (pg. 16)

Os trabalhos voltados a compreenso da emergncia do Estado Nacional podem ser agrupados em dois eixos principais, segundo Fernando Henrique Cardoso para quem possvel caracterizar o pensamento poltico brasileiro deste sculo dizendo que nele h duas tendncias [...] O primeiro privilegia a dimenso Estado enquanto centro irradiador da nao; o segundo distingue a sociedade trabalhada a partir das categorias, elites, classes, estamentos, castas e das camadas sociais, enquanto ncleo organizador. (pg. 17) Para Raymundo Faoro, a transposio da administrao portuguesa para o colnia impediu o florescimento da cultura autentica. (pg. 18) Na viso de Florestan Fernandes, a maneira de captar as particularidades da estratificao social brasileira no perodo reside no emprego concomitante dos conceitos de casta, estamento e classe. (pg.18) [...]Fernando Henrique Cardoso chama a ateno para a dificuldades de apreender a sociedade colonial a partir de categorias formalmente definidas. (pg.19) Os intelectuais brasileiros dirigiram-se, no por acaso busca incessante das nossas razes, rastreando o perfil definidor do conjunto, intentando amalgar a sociedade, ora atravs de um Estado todo-poderoso, ora a partir de uma fisionomia modelada pelo carter nacional. (pg.20) A defesa da identidade nacional manifesta-se, de forma mais visvel, no ataque s mensagens importadas emitidas pelos veculos da industria cultural, considerados perigosos. (pg.21) Os significados culturais produzidos pelo pensamento mtico conferem aos seres sociais a possibilidade de tornarem-se proeminentes sobre a experincia vivida. (pg.22) As crenas mticas inauguram, pois a certeza de ter-se adentrado ao universo da histria, onde se pode haurir o sentido das trajetrias particulares. O papel identificador desempenhado pelos mitos obriga-os a desenvolver operaes de decantao da histria, transformando uma inteno histrica em natureza, uma contingncia em eternidade (pg.22) So as motivaes os mulos essenciais dos mitos e, por meio delas podem trabalhar a analogia do sentido e da forma. (pg23) O mito desenvolver-se- como em espiral at que o impulso intelectual que o produziu seja esgotado. Da, o processo de elaborao mtica pressupes: 1) a permanncia de condies histricas que lhe ofertem o material; 2) certa criatividade social capaz de fornecer-lhe a forma; 3) a necessidade de responder a questes imediatas, mobilizandoas na prtica social; 4) a existncia de produtores culturais como mediadores simblicos; 5) as motivaes de determinados agentes sociais. (pg.24)

Do debate social advm o carter histrico dos mitos e nele diferentes significados so gestados. (pg.25) Evidentemente, a linha das gradaes no horizontal, mas entrecortada por pontos ascendentes e descendentes, numa toada composta por questes que a histria pe e repe, incessantemente, para o home. (pg.25) Tratando-se de sociedades como a brasileira, dadas as suas especificidades, como vimos, o problema fica superdimensionado. [...] A nacionalidade pensa-se de forma coletiva atravs de categorias universalizadoras, sorvendo avidamente, no passado, a seiva que nutre os arqutipos. (pg.26) Explicitando: para ns, a identidades concebida enquanto sntese de traos scias produzidos na realidade e incorporados por agentes determinados e no como expresso acabada do prprio movimento da sociedade. (pg.27) Teria a identidade papel semelhante a do totemismo na sociedades simples? (pg. 28) O memorialismo mineiro mobiliza as concepes da mineiridade, numa espcie de sacrilizao das lembranas da terra. (pg. 29) As expresses polticas dos mineiros combinam memrias, aluses ao passado e arguta capacidade de analise conformando um discurso original. (pg. 30)

As fontes do mito No rastreio do regional Na abordagem historiogrfica, principalmente, o regionalismo foi compreendido como manifestao tpica da federao brasileira do perodo de descentralizao republicana. (pg. 31) O fennimo do coronelismo primorosamente, analisado por Vitor Nunes Leal significa essencialmente a debilidade do poder municipal diante da crescente importncia do plano federal. (pg.32) O estado constitudo em 1930 no encontrou bices fundamentais ao reordenamento do domnio publico e pode redefinir a frio suas ligaes com os poderes locais. (pg. 33) A transformao da paisagem e o perfil societrio so convertidos em fenmenos em si, faltando deslindar a fora dos nexos sociais escondidos de trs da transformao da natureza e dos agregados estatsticos. (pg. 34) A teoria da modernizao firmou os parmetros ltimos das pesquisas. Da o uso das noes de comportamento poltico, de gerao poltica, de elite e massa. (pg. 35)

A capacidade de fazer historia, atribuda as elites, explica o retardamento ou avanos sociais. (pg. 35) Em sumo o corenialismo a forma de exerccio do poder das oligarquias- classes dominantes- em perodos de transio, no caso entendidos como a poca de metamorfose de situao agrria para um estagio industrial em momentos em que os quais o estado forte e centralizado encontrava-se ausente. (pg. 36) O interior diminuir e a cidade avanar em direo ao centro do poder (...) o processo de mudana ainda esta acontecendo, e em breve os coronis assim como os cangaceiros e os fanticos, passaro Histria como relquia da primeira Repblica. (pg. 37) Na critica poltica de desenvolvimento regional implementada pela SUDENE, o autor detm-se no exame das tendncias de homogeneizao monopolstica do espao econmico, no exame do carter diferenciado que pode persistir na reproduo do sistema global, no exame das contradies que esse carter diferenciado pode colocar; nesse sentido, as regies seriam definidas pelo carter diverso das leis de sua prpria reproduo e pelo carter de suas relaes com as demais. (pg. 38) Regionalismo e Anti-regionalismo no Paran intenta perceber como o regionalismo e o anti-regionalismo jogam um papel importante no embate entre a reproduo de um capital que necessita de um espao nacional e os capitais que dominam determinadas circunscries desse mesmo espao. (pg. 39) O prprio regionalismo constitui-se no nvel da ideologia das classes dominantes nos estados, numa contrapartida concentrao e centralizao da poltica e da economia do mbito nacional. (pg.39) O regionalismo conduzido para o embate entre os segmentos sociais dominantes na dinmica da histria. (pg. 40) A ideologia regionalista, tal como surge, portanto a representao da crise na organizao do espao do grupo que a elabora. (pg. 40) A perda do espao corresponde a articulao regional da classe dominante (pg. 41) O regionalismo com figura, pois a conscincia infeliz das oligarquias decadentes. (pg. 42) A abordagem da identidade regional supe, no entanto, desvendar as elaboraes produzidas por sujeitos sociais que no se constituem em meras iluses, mas em momentos fundantes do prprio real. (pg.42)

Sensibilidade romntica No intervalo de cerca de dois sculos, a terra parecera ter perdido, para portugueses e luso brasileiros, muito de sua primeira graa e gentileza, que agora ele vinha restituda. (pg. 43) No se pode esquecer que o novo despertar brasileiro atingiu-se de cores pinceladas na palhetas da cultura europeia de vanguarda. (pg. 43) De outro lado, a memria que se forjara da terra descoberta nos quinhentos e que fora retomada pelos viajantes dos oitocentos, se pode conceb-la como uma ruptura, dado que introduz nova maneira de olhar a realidade tem ao mesmo tempo, um lastro comum caracterstico da continuidade. (pg. 44) Para Blake, generalizar de idiota. Particularizar a verdadeira distino do mrito. Os conhecidos gerais so a propriedade do idiota. (pg. 45) A nacionalidade transforma-se em repositrio da identidade e pode ofertar aos homens a possibilidade de exprimirem-se de maneira genuna. (pg. 46) A inquietao da procura do caminho da auto-expressao faz dos romnticos homens seduzidos pelo extico. (pg. 46) A literatura de viagens parece ter sorvido parte desse caldo de cultura. (pg. 47) Alem do mais, os viajantes representam uma ruptura nas formas dos europeus conceberem a America. (pg.47) A colonizao um processo de violncia sobretudo sobre homens; o escravismo , em essncia, a sua expresso mais forte. (pg. 48) O reconhecimento das colnias como membros do corpo europeu era inevitvel; no entanto, a sua identidade haveria de passar necessariamente, por elas. (pg. 49) As viagens foram a Odisseia moderna do homem europeu. No sculo passado, provavelmente nos estaramos iniciando a nossa prpria Odisseia. (pg. 49)

As nuanas de Quixote As montanhas vo se tornando mais alta e escarpadas, os vales mais profundos; rochas macias nos cumes ou no vale interrompem mais frequentemente as lindas encostas verdes e campinas; as fontes precipitam-se mais rpidas em baixo; oro viajante se acha em alto ponto de vista, onde descortina panorama da maior diversidade de cumes isolados e vales profundos, ora se v fechado entre paredes de montanhas ameaadoramente abruptas. (pg.50)

De qualquer forma, a natureza tem sempre grande fora sedutora. (pg.51) Se a paisagem digna de descries emocionadas como estas, nem sempre os homens o so. (pg. 52) A caracterizao de minas gerais pelos viajantes desponta num quadro eivado por comparaes, construda a partir de referncias a Europa, como vimos, as outras regies brasileira, ou inserido no conjunto do pas. (pg. 53) Para nossa analise, contudo, a dois aspectos merecedores de maior relevo: 1) a ideia de sobrevivncia desconectada da necessidade de grande dispndio de trabalho; 2) a noo de cio como constante nacional. (pg. 54) As minas criaram a harmonia dos diversos timbres, deram centralidade as sua partes, atingindo-as com suas razes possantes. (pg. 55) A sntese de todos esses sentimentos tidos como mesquinhos a decantada tristeza do brasileiro conectada ao gosto incoercvel por pedras e metais preciosos. (pg. 56) [...] o acalanto do ouro provocava a paralisia do todo social, transformando as minas no polo irradiador da preguia nacional. (pg. 57) Provavelmente, foram os imigrantes estrangeiros os principais modificadores dessas concepes. (pg.57) A ideologia do trabalho trazidas dos imigrantes e cultivada especialmente, por aqueles que haviam ascendiam afirmavam-se em contraposio ao cio. (pg. 58) Como os ingleses, o mineiro faz muita questo do anseios no trajar e no terno branco, sobretudo nos dias de festa. O seu traje nacional de uso comum difere dos paulistas. (pg.59) [...] Dom Quixote encarna a morte do mundo cavalheiresco. Que vive ainda s nos seus delrios; nas Minas Gerais a minerao no teria jamais, a mesma fora ressuscitadora dos sonhos. Os mineiros como Quixote transitam no mesmo universo onrico. (pg. 60) As nossas esperanas reviviam com as palavras do profeta da renascena das Minas Gerais. (pg. 61) Simultaneamente, a referncia as caractersticas cavalheirescas e a atrao pela imagem da morte envolvem as minas numa atmosfera romntica. (pg. 62) H nesta passagem por outro lado, meno ao carter poltico inquieto dos mineiros, pouco suscetveis aos princpios da autoridade, cuja satisfao o preo da quietude. (pg.63)

O movimento da inconfidncia, e principalmente o significados que lhe foram atribudos uteriormente, encontram-se na gnese da formao desse conceito. (pg. 63)

Vous aimerez peut-être aussi