Vous êtes sur la page 1sur 15

Y

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Cordas estticas, cordas de baixa elasticidade Categorias: 1. Corda Esttica: Pela definio tcnica americana, uma corda esttica deve ter o coeficiente elstico passivo (carga de 90 kg) de menos de 2% e apresentar um baixo coeficiente de deformao at muito prximo da carga de ruptura. A especificao de carga obviamente varia de acordo com o dimetro do material em questo. Para se ter um parmetro comparativo, uma corda de escalada com 11 mm de dimetro possui a elongao passiva da ordem de 7,5% e a deformao mxima prxima da carga da ruptura supera 30%. Note-se que o parmetro elstico no consegue por si s definir a corda esttica e mesmo aquelas que so virtualmente estticas podem no possuir a aprovao de um orgo oficial, por exemplo a NFPA (National Fire Protection Association - EEUU). No Brasil a maioria das pessoas chamam as cordas no dinmicas de estticas. Ns defendemos a tese de que apenas as cordas com caractersticas definidas tecnicamente como estticas devem assim ser chamadas. As que no se enquadram nessa categoria devem ser chamadas de cordas de baixa elasticidade, principalmente para evitar confuses e o mau uso. Cordas estticas so especialmente teis em situaes em que a elasticidade (efeito i-i) perigosa e so recomendadas para todas as situaes em que o risco de impacto inexiste. Exemplos de uso: Espeleologia (uso genrico), rapel, resgate, operaes tticas e segurana industrial. 2. Corda de Impacto: Em certas situaes de segurana industrial e mesmo em resgate, existem operaes com possibilidade do sistema sofrer impacto. Na rea industrial comum o emprego de corda esttica em conjunto com lanyards (amortecedor passivo de choque) em operaes que podem envolver carga de choque. Os amortecedores de choque no so recomendveis para sistemas tradicionais de resgate como iagem e tirolezas mas podem ser teis para alguns sistemas especficos para minimizar o choque - tanto no pessoal quanto na ancoragem. A corda de impacto difere da esttica por possuir o coeficiente elstico mais progressivo podendo sofrer elongao superior a 20% prximo carga de ruptura. A PMI est na fase final do desenvolvimento da Corda de Impacto (um projeto 100% novo) que

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

dever estar no mercado no segundo semestre de 97. Ateno: A corda de impacto corda de impacto. Ela no dinmica e muito menos esttica. Exemplos de Uso: Resgate, operaces tticas e segurana industrial quando existe a possibilidade de impacto. 3. Personal Escape Rope: uma categoria de corda que deve ser esttica, mas que pode ter dimetro reduzido. A PMI fabrica PE Ropes de 7,5 e 8mm de dimetro aprovadas pela NFPA. PE Ropes so utilizadas como material de uso pessoal para fuga pessoal de um usurio treinado, por exemplo de um prdio em casos de incncio. O freio/descensor para estas cordas so os PED (Personal Escape Descender) e no so aprovados para uso ttico. Corda Vs. Cordelete: Uma corda pode ter o comportamento de uma corda esttica (menos de 2% de elasticidade, bl, bl, bl...) mas no estar de acordo com todas as caractersticas tcnicas. Essas cordas (geralmente com 7 a 9mm de dimetro), juntamente com as de dimetro menor so genericamente chamadas de cordeletes (accessory cords). Os cordeletes com dimetro entre 8 e 9mm normalmente so empregados com funo estrutural, como bloqueamento de uma corda em operaes de resgate ou ttica. Em certos casos emprega-se tambm cordeletes finos, normalmente de 5,5mm, com alma de kevlar, spectra ou mistura destas fibras para o bloqueamento. Os materiais com dimetros intermedirios (5 a 6mm) so largamente utilizadas para segurana pessoal, se bem que fitas de nylon e spectra fechadas com costura tm avanado muito nesse campo. Os cordeletes mais finos devem ser empregados apenas como acessrio para prender equipamentos, fazer a fixao da barraca etc. No se recomenda o uso de materiais desta categoria para confiar a segurana pessoal. Caractersticas, Parmetros Tcnicos e Cuidados FLEXIBILIDADE Se voc est buscando uma corda de fcil manuseio, talvez fique tentado a comprar a corda mais macia que encontrar no mercado. Mas antes de mais nada, voc deve considerar os pontos do projeto que envolvem a fabricao de uma corda mais flexvel: A- Menos material na capa ou na alma, B- Menos fibras na capa, C- Capa mais solta sobre a alma, D- Malha mais aberta no tranado da capa.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

O emprego de qualquer um destes pontos (ou a combinao deles) aumenta a flexibilidade de uma corda. Mas dependendo do processo escolhido pelo fabricante, acaba tambm diminuindo a resistncia abraso, corte, derretimento e ao prprio uso. Tambm pode diminuir a proteo alma, que em termos de estrutura a parte fundamental da corda. certo que voc deve ter uma corda que combine manuseabilidade e resistncia. Mas tambm certo que a manuseabilidade um parmetro relativo. Um usurio bem treinado e com tcnica correta consegue trabalhar bem mesmo em cordas consideravelmente mais duras do que a mdia. Este um dos pontos que diferenciam um usurio profissional. A PMI utiliza uma combinao dos quatro pontos acima citados para produzir as cordas da srie E-Z Bend. Com esta tecnologia foi criada uma corda flexvel o suficiente para a maioria das situaes de uso geral e que consiga manter a resistncia e durabilidade que tornaram as cordas PMI to conhecidas. Para operaes onde a mxima resistncia necessria recomendamos o emprego das cordas da srie Max-Wear. Apenas para lembrar, a tecnologia Max-Wear combina os quatro pontos no nvel de mxima eficincia em termos de resistncia a insalubridades ambientais. Para aqueles que utilizam cordas em situaes menos exigentes e que fazem a questo da manuseabilidade recomendamos as cordas da srie E-Z Bend. A ttulo de informao, a vida til das cordas Max-Wear em relao E-Z Bend em condies semelhantes de uso est em torno de duas vezes. COR Para muitas pessoas a cor de uma corda mera questo de gosto pessoal. Mas as cores podem tambm ter funes importantes. Por exemplo, uma corda laranja possui melhor visibilidade em ambientes pouco iluminados e tambm aparecem bem em ambientes de fundo claro (cordas brancas ou amarelas possuem boa visibilidade mas no com fundo claro). Por outro lado, unidades tticas devem utilizar cordas escuras ou camufladas de acordo com o ambiente, exatamente com o intuito de fazer a corda desparecer no ambiente. Cordas com capa colorida em relao alma branca possibilitam a fcil identificao de danos localizados. Os times de resgate que utilizam mais de uma corda empregam em geral materiais de diferentes cores para fcil identificao durante as operaes.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Cordas com cores diferentes facilitam a comunicao e evitam confuses. Deve-se considerar que qualquer tintura em nylon provoca perda de resistncia em maior ou menor grau. A resistncia aos raios ultravioleta pode aumentar ou diminuir com a colorao. Mas, acima de tudo, a perda em resistncia depende mais do processo empregado para a tintura do que da cor propriamente dita. Fibras txteis de Nylon podem ser tingidas primariamente de duas formas: 1. Corante misturado na qumica pr extruso de forma que a fibra txtil j nasce colorida da mquina extrusora, 2. Tintura superficial das fibras brancas. O nylon tingido durante o processo de extruso tende a no ser to forte quanto aquele que conserva a cor natural. Isto ocorre porque os pigmentos misturados na qumica pr extrusada de alguma forma diminuem o grau de coeso entre as molculas de nylon. Os fabricantes devem tomar cuidados especiais pois existem diferentes pigmentos que afetam a resistncia em diferentes graus. A tintura superficial no afeta a qumica das fibras em si, mas uma tintura mal feita ainda pode enfraquecer o nylon. Isto ocorre porque o processo de pigmentao envolve temperatura e qumica para fixao da cor. A PMI utiliza nylon tingido das duas formas dependendo das cores ou da categoria. A escolha recai naquele que, dentro da mesma cor, sofreu menos alterao nas caractersticas originais da poliamida no decorrer do processo de pigmentao. Todos os lotes so aferidos para certificar-se de que eles realmente esto dentro dos padres exigidos tanto de resistncia quanto de grau de pigmentao (qualidade da cor). As cores bsicas das cordas de resgate da PMI so laranja, azul, vermelha, amarela e branca, todas elas com fios de contraste. Fabrica-se tambm cordas pretas para uso ttico e camufladas para uso na selva, deserto e ambiente urbano.

CUIDADOS A PMI utiliza filamentos contnuos de nylon tipo 6.6 tanto na alma

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

quanto na capa das cordas. O tranado e a firmeza da capa 100% nylon em conjunto com a disposio paralela contnua (e no torcida em espiral) das fibras da alma propiciam uma resistncia superior s cordas PMI alm da boa resistncia ao calor, produtos qumicos e abraso. Mas isso no significa que essas cordas sejam prova de abuso ou de mau uso. A corda esttica, principalmente quando usada em operaes tticas ou de resgate, um material tcnico. E assim sendo a habilidade de us-la corretamente faz parte das qualidades fundamentais do usurio. Existem alguns pontos em que deve-se tomar muito cuidado: 1. Produtos qumicos: Existem dois grupos de produtos relativamente comuns (principalmente em ambientes industriais) que no devem entrar em contato com cordas: cidos e hidrocarbonetos (derivados de petrleo). Existem vrios relatos de acidentes por rompimento de corda devido ao enfraquecimento do material causados por esses grupos de produtos. E ao mesmo tempo interessante e assustador saber que uma parcela considervel dessas contaminaes ocorreram dentro dos carros. A gua (cido) das baterias tem sido um dos viles da histria juntamente com resduos de leo, querosene, gasolina e diesel. Os hidrocarbonetos ainda so detectveis em maior ou menor grau devido ao cheiro e cor. Mas os cidos so extremamente perigosos sendo que muitas vezes a corda se mantm em perfeito estado visual, mesmo quando consideravelmente degradada. 2. Abraso: As cordas PMI possuem a fama mundial de aguentar qualquer parada. A PMI tem orgulho da qualidade que a tornou conhecida, mas os usurios devem sempre ter em mente que uma corda, por melhor que seja, constituida de fibras de poliamida. Em outras palavras, estamos falando de fibras txteis. A abraso causada pelas quinas e arestas rochosas durante uma operao tem sido um problema uma vez que normalmente resultam em danos localizados. Muitas vezes a corda est perfeita na sua totalidade exceto num determinado ponto onde acabou abrindo um talho na capa ou coisas assim. Na pior das hipteses o dano pode resultar em rompimento da corda durante o uso.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

A capacidade para conseguir visualizar os possveis pontos de abraso, evit-los quando possvel e proteg-los quando necessrio faz parte da habilidade do usurio. 3. Choque: As cordas estticas no tm nem de longe o poder de amortecimento de choque das cordas dinmicas. Assim sendo no recomendvel utiliz-la em sistemas de impacto sem a instalao de amortecedores passivos de choque (lanyard). Sem a instalao de lanyards, no caso de choque, no apenas o pessoal, mas tambm a ancoragem seria submetida ao impacto. 4. Pr-Tensionamento: Mesmo as cordas tecnicamente estticas possuem uma pequena elasticidade. Dependendo do tipo de operao ou comprimento da corda, essa caracterstica pode no ser bem vinda. Assim sendo uma prtica relativamente comum pegar uma corda nova e tensionar com carga de 200 a 300 kg antes do uso. Isso faz com que ela sofra uma esticadinha de carter definitivo, tornando-a um pouco mais esttica. VIDA TIL A vida til de uma corda no pode ser definida pelo tempo de uso. Ela depende de vrios fatores como grau de cuidado e manuteno, frequncia do uso, tipo de equipamentos que foram utilizados em conjunto, velocidade de descida em rapel, tipo e intensidade da carga, abraso fsica, degradao qumica, exposio a raios ultravioleta, tipo de clima etc. Temos relatos de usurios que submeteram as cordas PMI a muitos milhares de rapis antes de aposent-las. Mesmo cordas durveis e resistentes como a PMI esto sujeitas s foras destrutivas. Qualquer corda est sujeita a falha se for mal conservada ou utilizada em condies abusivas ou extremas como ao de arestas cortantes ou abrasivas. Outra forma de judiar da corda submet-la ao choque de carga (chock loading). Independentemente do tempo de uso uma corda deve ser posta de lado quando verificada uma ao considervel de abraso, sofrer dano localizado na capa, submetida a um severo choque, suspeita de contaminao qumica ou de qualquer outra natureza. No fim das contas o usurio deve estar consciente do que deve (e no deve) fazer com uma corda para mant-la em boas condies e usar de bom senso para decidir quando aposent-la

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Comeo de conversa...
Qualquer um que j escalou, se parar para refletir, perceber que provavelmente j na sua primeira escalada a corda salvou sua vida, ou, no mnimo, evitou que se machucasse. A corda como a fina linha da vida e tem fundamental importncia dentro do nosso esporte. Este artigo enfoca as cordas especiais para a escalada, as chamadas cordas dinmicas. As cordas dinmicas tem as caractersticas fundamentais para escalada por terem um pouco de elasticidade e uma grande capacidade de absorver impactos. Essas so caractersticas vitais para uma corda de escalada, mas que no so desejveis em outras aplicaes, como por exemplo o canyoning e a espeleologia. Nestes esportes, a corda usada basicamente para rapel e ascenso atravs da corda com uso de ns blocantes (prussik e machand por exemplo) ou equipamentos ascensores (como o Ascender e Croll da Petzl ou o Jumar americano). Para o canyoning, para a espeleologia e para o rapel de forma geral, deve-se utilizar cordas estticas, que possuem o mnimo possvel de elasticidade e no possuem capacidade de absoro de impacto. No rapel e na ascenso pela corda, a elasticidade permite que a corda estique e se contraia, fazendo um perigoso vai e vem da corda roando sobre quinas e arestas, que podem assim cort-la com facilidade, tornando as cordas dinmicas inapropriadas e perigosas. Por outro lado, escalar com corda esttica loucura, pois ao segurar uma eventual queda, ela, por no absorver impacto, transmite ao escalador, s ancoragens e todo sistema foras muito grandes. Muito maiores do que uma corda dinmica na mesma situao faria. Isso extremamente perigoso, pois pode desde arrancar ancoragens, machucar o escalador devido fortssima fora de impacto, ou at mesmo romper a corda. Portanto, escalada S com corda dinmica, espeleo, canyoning e rapel S com corda esttica.

Os primrdios
As primeiras cordas eram feitas de cabelo de cavalo. Depois surgiram as feitas de fibras vegetais, como o cisal e o cnhamo. Eram essas as cordas utilizadas nos primrdios do montanhismo, mas que seguramente no exigiam tanto da corda quanto a escalada em rocha atual. Mesmo assim, so conhecidos casos nos Alpes de cordas que se arrebentaram, e muitas vezes provocaram acidentes horrveis. Aps a II Guerra, concluiu-se atravs de pesquisas impulsionadas pela guerra que o nylon possua caractersticas de resistncia, elasticidade e durabilidade superiores a qualquer fibra natural, e a partir de 1945 as cordas comearam a ser fabricadas de nylon, ou perlon, nome comercial de um tipo de nylon. No entanto, nessa poca as cordas tinham sua forma construtiva bem diferente das de hoje. Elas eram feitas por 3 ou 4 sub-cordas torcidas, em uma arquitetura semelhante a que se usa hoje em dia para as cordas de cisal e aquelas de polipropileno azul. Esse arranjo era conhecido como 'goldline'. Essa arquitetura era extremamente resistente, mas tinha muita elasticidade (esticava como um elstico) e sua maneabilidade e usabilidade eram ruins. No comeo da dcada de 70 surgiu a arquitetura que usamos hoje, a de capa e alma. Trata-se de uma srie de sub-cordas tranadas individualmente e acondicionadas dentro de uma capa tubular tambm de nylon. Cada uma dessas sub-cordas uma alma, e usualmente as cordas modernas tem cerca de 12~13 almas, dependendo do dimetro e fabricante. O comprimento padro antigamente era de 45m, mas isso mudou e hoje em dia o comprimento mais comum de 50m, apesar de que as cordas de 60m andam ganhando espao ultimamente. Os dimetros para cordas de escalada esto em geral entre 9,5 e 11mm. Existem cordas mais finas, de 8,5 e 9mm mas que devem ser sempre usadas duplas (twin ropes ou half ropes como veremos mais adiante).

O desenvolvimento atual e principais tipos existentes


Hoje em dia a UIAA (Unio Internacional de Associaes de Alpinismo, sediada na Frana-veja o site da UIAA na seo de links do Hang On) possui uma norma bastante severa para as cordas de escalada vendidas comercialmente. No se tem conhecimento de uma corda aprovada pela UIAA que tenha se rompido devido a uma queda, por maior que seja. Sim, existem casos de cordas que

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

se rompem, mas em geral ocorrem quando a queda est associada a uma quina, aresta cortante, queda de rochas, etc. A grande maioria das cordas encontradas hoje em dia no comrcio so extremamente confiveis e suplantam as rigorosas exigncias da UIAA. No entanto, entre cada modelo e fabricante existem considerveis diferenas de durabilidade, resistncia abraso, neutralidade toro e maneabilidade da corda. Infelizmente esses parmetros no vm na etiqueta da corda de uma maneira quantitativa, levantada a partir de testes. Pior que isso, aquela corda que novinha na loja bastante malevel depois de algum uso pode ser tornar dura e torcida... O melhor sempre ter referncias do fabricante com outros escaladores que j tiveram cordas da marca ou recorrer revistas especializadas do exterior, que j publicaram testes de cordas que no so meramente laboratoriais, mas sim prticos e impuseram s cordas um uso normal por um certo tempo. A reduo do impacto de uma queda atravs do efeito de amortecimento da corda fundamental tanto para o escalador quanto para os equipamentos e ancoragens. A UIAA regulamenta as cordas de escalada basicamente atravs de dois testes (os mais importantes pois dizem respeito diretamente performance). No primeiro, chamado de chute UIAA, prende-se um peso de 80Kgf ponta de um pedao de corda com 2,80m. Simulando uma queda em ponta de corda, uma ponta fixada uma ancoragem, 50cm acima passa-se a corda por uma costura (simulando o 1 pino) e posiciona-se o peso 2,3m acima dessa costura (como se o guia estivesse 2,3m acima do ltimo pino). O teste constitui em soltar o peso simulando uma queda vrias vezes consecutivas at que a corda arrebente. Ao ser aparado pela corda, o peso est uma velocidade de 36Km/h e a durao da queda aproximadamente 1 segundo. O nmero de quedas que a corda suporta at arrebentar o resultado do teste. Assim, uma corda 8 chutes UIAA suportou oito quedas nas condies acima sem arrebentar. Para ser aprovada pela UIAA, uma corda deve suportar no mnimo 5 chutes.

Figura: Esquema montado para o teste UIAA.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Cabe ressaltar que este um teste extremamente severo, e que a classificao da corda ser 8 chutes UIAA no significa que ela suporte apenas 8 quedas do guia. Antes de prosseguir com esta explanao vamos definir o conceito de fator de impacto, cujo entendimento bsico e fundamental a qualquer um que queira pratica a escalada. Fator de impacto uma relao entre o comprimento de corda corrido entre guia e o escalador que est fornecendo sua segurana dividido pela altura da queda do guia (o dobro da distncia deste at a ultima costura que ele fez). Assim, o fator de impacto exprime para uma queda o quanto a corda poder absorver de impacto. Assim, como no caso dos chutes UIAA, cair aproximadamente 5 metros com apenas 2,8m de corda corridos resulta em um fator de impacto de 1,78. Em uma queda de tambm 5m s que depois de 40m de corda corridos o fator de impacto cai para 0,125. No primeiro caso, do teste UIAA, existe muito menos comprimento de corda para atuar como um amortecedor, enquanto que no segundo caso existe 40m de corda para se alongar e absorver o impacto. Com base no fator de impacto podemos concluir que no comeo das vias deve-se colocar as ancoragens/costuras mais prximas umas das outras, procurando que o fator de impacto no passe de 1 (fatores maiores que 1 so considerados crticos e devem ser evitados a todo custo). Conforme se afasta da base da via pode-se comear a espaar as ancoragens/costuras. Fator de impacto = Altura da queda (dobro da distncia do guia at a ltima costura) Comprimento total de corda existente entre o guia e o segurana

Figura: Croqui de uma via com as suas ancoragens e o fator de impacto associado a cada ponto. Assim, no caso dos chutes UIAA, temos Fimpacto = 5m/2,8m = 1,78. Trata-se de um fator de impacto extremamente severo. Alm disso, no teste as quedas solicitam a corda sempre no mesmo ponto, o que muito dificilmente ocorre em uma situao real.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

No caso do teste UIAA para cordas duplas (Twin Ropes), utiliza-se uma massa de 66Kg ao invs de 80Kg, como nas cordas simples. Outro teste UIAA a fora de impacto, onde sob as mesmas condies de queda do teste anterior (Fimpacto = 1,78), medida qual a mxima fora transmitida corda e, por ao e reao, tambm ao escalador e restante do sistema. A medida feita atravs de um dinammetro de mximo, preso entre a corda e o peso de 80 Kgf. A fora medida seria o pico da fora de impacto que o escalador receberia (e todo restante do equipamento por reao) no caso de uma queda de fator de impacto 1,78. Diferentes alturas de queda com o mesmo fator de impacto tem a mesma fora de impacto, ou seja a fora de impacto depende do fator de impacto e no da altura da queda unicamente. O teste impe a condio de fator de impacto 1,78, sendo assim, quanto menor a especificao de fora de impacto de uma corda melhor, tanto do ponto de vista do equipamento e das ancoragens como tambm para o escalador no que diz respeito ao "conforto da queda". Portanto deve-se procurar cordas com um grande N de chutes UIAA e pequena fora de impacto, pois estas sero as que possuem melhores caractersticas de absoro de impacto. Em geral, as boas cordas de escalada so tem entre 6 a 9 chutes UIAA e fora de impacto em torno de 900Kgf. Outros testes no fazem parte dos testes mnimos para obter o selo UIAA e so realizados apenas por alguns fabricantes mais conceituados. So eles os mais significativos: Teste de ruptura com carga esttica - aumentada gradativamente a fora aplicada corda at a sua ruptura, que em geral est em torno/acima dos 2000Kgf. A corda tencionada por dois rolos de grande raio, de modo que todas suas fibras sejam tencionadas igualmente ao longo da seo da corda.

Figura: Teste ruptura esttica. Teste de ruptura sobre quina- sobre quinas, e portanto fazendo curva, as fibras da corda no so solicitadas de forma igual. As fibras externas da curva so mais solicitadas que as internas, o que leva na prtica a uma reduo da resistncia da corda. O teste de ruptura sobre quina vai gradativamente solicitando a corda que est fazendo uma curva de 105 sobre um mosqueto (que faz o papel da quina) at que ela se arrebente. Um mosqueto de dimetro 10mm (que o usual) nestas condies reduz em 30% a carga de ruptura da corda em relao ao teste de ruptura esttica (acima). Caso a quina seja mais aguda do que isso, a resistncia tambm ser menor.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Figura: Teste de ruptura sobre quina. Teste de ruptura em n- Pelo mesmo motivo da solicitao sobre quina, o n apresenta uma resistncia menor do que a corda sem n. Este teste aplica gradativamente carga sobre uma corda presa com um n at sua ruptura. O teste distingue os ns em dois tipos, os de conexo (para juntar duas cordas, como o pescador duplo por exemplo) e os de lao (usados em cadeirinha, etc... como o oito duplo). Para o teste de ns de conexo, utiliza-se o mesmo esquema para carga de ruptura esttica, s que com um n entre os dois rolos. Cada tipo de n apresenta uma perda de resistncia diferente.

Figura: Teste de ruptura em n de conexo (emenda). Para os ns de lao, aplica-se o n em torno de uma ancoragem com dimetro 10mm, como um pino por exemplo, e tenciona-se a ponta da corda com um rolo de grande raio. Teste de maleabilidade- Aplica-se uma carga de 10Kg por um minuto sobre uma corda com um n tipo overhand. Aps isso, reduz-se a carga para um quilo e mede-se com uma cunha cnica o dimetro interno do n. Quando menor o dimetro, mais malevel a corda, caracterstica esta desejvel. A relao entre o dimetro interno do n e o dimetro da corda deve ser menor que 1,1.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Figura: Teste de maleabilidade Teste de alongamento- Os padres mximos de alongamento para uso normal so de 8% para cordas simples e 10% para cordas duplas (twin e half ropes). O teste feito da seguinte maneira para as cordas simples: Depois de deixar a corda com uma carga de 80Kg por 10 min e mais 10 min sem carga alguma, aplicada uma pr-carga de 5Kg e marcado na corda um pedao com 1m de comprimento. Finalmente aplicada a carga de 80Kg novamente e novamente medido o pedao marcado, que tinha 1m apenas com a pr carga. Dividindo-se o comprimento inicial pelo comprimento do mesmo trecho alongado obtm-se a taxa de alongamento.

Figura: Teste de alongamento. Medida do dimetro da corda- Por no possuir uma seo perfeitamente circular, a medida exata do dimetro difcil. Assim, normalizou-se que so tomadas duas medidas do dimetro e o dimetro nominal a mdia entre elas. Para cordas simples toma-se as medidas com uma carga de 10Kg, 6Kg para cordas simples e 4Kg para cordins.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Figura: Exemplos de especificao de dois diferentes fabricantes de corda.

Outras caractersticas e inovaes


Tambm criou-se um tratamento de impermeabilizao de cordas, que evita que ela absorva gua e fique encharcada. Uma corda que recebeu este tratamento chamada de dry (seca), e em geral custa entre 20 a 30 dlares a mais. Para escaladas onde se encontre gelo e neve este um requisito fundamental. No nosso caso, de escaladas tropicais, este tratamento no to importante, apesar de conferir uma resistncia abraso ligeiramente maior (testes indicam 33% mais resistentes). Os primeiros tratamentos eram feitos base de parafina, mas logo saiam. Depois surgiram os que so base de silicone, mais duradouros. Por fim, o mais recente e melhor o feito base de fluoroqumicos. No entanto, nenhuma corda vai ser dry para sempre, por melhor que seja seu tratamento. Existem cordas que mudam o padro de cor da trama no meio, como uma forma de marcar, de maneira confivel e permanente, o meio da corda. O hbito de marcar o meio da corda com fita adesiva perigoso, pois essa pode ser arrastada alguns metros pelo freio em um rapel ou top rope, e colocar o escalador em uma situao de rapel difcil.

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

Tambm existem cordas com um dimetro maior perto das extremidades, reas supostamente mais solicitadas que o resto, pois onde a corda dobra sobre o mosqueto da costura em uma queda. Ambas so caractersticas interessantes, mas esteja preparado para pagar a mais por isso. A medida do dimetro das cordas dinmicas, na sua maioria, variam entre 9,5 e 11 mm quando vo ser usadas simples. Cordas mais finas so utilizadas sempre em par ( duas cordas ), chamada ento de corda dupla, twin rope ou double rope ou ainda half rope. A maioria dos equipamentos tambm projetada para estas medidas de corda simples, portanto, no tente usar um Grigri com uma corda de 9mm. A corda dupla adequada para usos onde a escalada oferea riscos de ruptura da corda, grandes quedas e a existncia de quinas e arestas cortantes. Esse sistema de corda dupla possui uma maior resistncia abraso e corte sobre quina, devido maior superfcie de contato entre rocha e corda (somadas as duas cordas). Tambm oferece como uma grande vantagem que o rapel feito no mesmo comprimento da cordada, em outras palavras, o que se consegue escalar em uma cordada o mesmo que se consegue descer em um nico rapel. Com cordas simples s se pode fazer rapis de metade do comprimento da corda. Estas caractersticas tornam as cordas duplas bastante adequadas para escaladas livres de vrias cordadas e escaladas alpinas. Elas no so adequadas para Big Wall, artificial, ou outras modalidades onde se tenha que jumarear pela corda. Outra vantagem das cordas duplas no caso de uma cordada de trs escaladores. O guia sobe assegurado pelas duas cordas, e uma vez estando no topo da cordada, pode se utilizar de tcnicas e equipamentos especficos para cordas duplas e dar segurana para os outros 2 ao mesmo tempo, cada um vindo por uma corda. As cordas duplas so demasiado finas para guiar com apenas uma, mas esto bem em simples para top rope.

Cuidados com a Corda


A corda requer alguns cuidados. interessante medir o tamanho exato da corda antes do uso. Se o comprimento aumentar em mais de 10% depois do uso, principalmente depois de uma queda, ela deve ser deixada de lado. Frequentemente inspecione a corda visualmente, buscando danos na capa e apertando, usando o tato para verificar se no h nenhum ndulo ou parte mais vazia. Quando a corda ficar suja (o que deve ser evitado ao mximo) ela deve ser lavada, para que os cristais de rocha no penetrem na alma e fiquem atritando com esta, agindo como uma lixa. Alem disso, uma corda suja aumenta muito o desgaste dela prpria e dos equipamentos que se atritam com elas, como o "8" e mosquetes. No se deve lavar a corda com sabo (se inevitvel, opte por sabo neutro), apenas use gua e esfregue (no exterior existem sabes especiais que no atacam as fibras) e no a deixe secar no sol. A corda nunca deve ser guardada mida, e deve ficar em um lugar seco, arejado e livre de sol direto. A longa exposio aos raios solares deve ser evitada, uma vez que os raios ultra violeta do sol degradam o nylon mais rapidamente (so um dos maiores inimigos da corda). Para cordas, fitas e equipamentos de nylon em geral, a cor azul a mais indicada, pois a que mais reflete os raios UV, melhorando a durabilidade exposio de raios solares. Deve-se tomar cuidado para evitar a todo custo o contato da corda com agentes qumicos, como gasolina, leos, cidos, etc. Teve-se tomar cuidado particularmente com cidos, principalmente gua de bateria, que enfraquecem e degradam rapidamente o polmero, mas no entanto o seu estrago pode dificilmente ser determinado por um exame visual. A corda possui uma grande resistncia a trao, mas no to resistente abraso. Assim, qualquer canto vivo onde a corda carregada v apoiar deve ser protegido (como sadas de rapel por exemplo). Um pedao de mangueira tipo de bombeiro muito bom para proteo. A corda tambm no deve em hiptese alguma correr ou friccionar sobre arestas ou pontas cortantes, sob

PD

F T ra n sf o

rm

PD

F T ra n sf o

rm

er

er

ABB

ABB

bu

bu C lic k he re to
w

y
w.
A B B Y Y.c

2.0

2.0

lic

he

re
om

to

w.

A B B Y Y.c

om

o risco de danificar definitivamente a corda (ser necessrio cort-la neste ponto) ou at mesmo colocar a segurana da equipe em risco. Quedas de rocha sobre a corda tambm podem danificar seriamente a corda. Tambm deve-se evitar pisar sobre a corda ou jog-la sobre a areia ou cho de terra. Pisar na corda de algum um ato extremamente deselegante. Crie o hbito de regularmente inspecionar a sua corda de forma visual e apalpando, e no hesite em cortar a corda em algum ponto danificado ou at mesmo de aposent-la por completo dependendo das condies. Trate a corda com carinho: lembre-se, na maior parte do tempo ela uma pea fundamental para sua segurana.

Outras questes
Na hora da compra, caso voc seja um novato, opte por algo geral e robusto. Uma corda dinmica de 10,5mm X 50m funcionar muito bem para voc. Cordas mais longas, como 60 ou 65m so interessantes caso escale em vias tradicionais de montanha, que em geral envolvem longos rapis. Na hora de decidir qual o fabricante ou modelo de corda, leve em conta dois fatores que devem vir especificados na embalagem: nmero de chutes UIAA e fora de impacto (como descrito anteriormente). Quanto maior o nmero de chutes UIAA e menor a fora de impacto, melhor a corda, sendo o fator de impacto o parmetro mais importante. Claro que isso no especifica o quanto resistente abraso e durvel a corda, informao sobre a marca que voc deve adquirir consultando outros escaladores mais experientes. A corda tambm deve ser malevel e fcil de atar e desatar ns. Uma boa corda tambm deve ter um deslizamento relativo entre capa e alma da corda muito pequeno, ou ainda melhor, inexistente. Este um parmetro que poucos fabricantes divulgam em sua embalagem. Se voc encontrar em uma embalagem a especificao deste teste, conte um ponto positivo para este fabricante. Como recado final, gostaria de lembrar mais uma vez que qualquer equipamento de escalada s vai funcionar adequadamente se voc souber us-lo. Isso o mais importante, e disso depende a sua segurana e de seus amigos.

Vous aimerez peut-être aussi