Vous êtes sur la page 1sur 8

Noes Gerais sobre Impostos Espcies tributrias: Como dito na ltima aula, os tributos so a fonte genuna de arrecadao do estado.

E dentre estas fontes genunas, a mais genuna, ou a mais importante so os impostos. Lembrando da classificao dos tributos feita atravs do estudo dirigido, vimos que os impostos no possuem destinao especfica. A arrecadao dos impostos no deve estar vinculada a uma atividade estatal. Por esta razo os impostos so a fonte mais genuna, porque os impostos, uma vez ocorrido o fato previsto na norma, o contribuinte j deve pagar o tributo, independentemente de uma atividade do estado. Assim podemos concluir que so atravs dos impostos que os estados so mantidos, lembrando que quando nos referimos ao estado estamos tratando dos todos os entes que compem o Estado Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Nossa Constituio Federal prev quem tem competncia tributria para instituir os impostos: - 9 impostos de competncia tributria da Unio - 3 impostos da competncia tributria dos Estados e do DF - 3 impostos da competncia tributria dos Municpios e do DF, o Distrito Federal acumula a competncia para instituir impostos estaduais e municipais. Relembrando, os impostos so a fonte genuna de arrecadao do Estado e lembrando a classificao, ele no est vinculado a uma atividade do Estado, ele no deve ter destinao especfica sob pena de ser declarado inconstitucional, tambm no h previso de restituio da receita arrecadada a ttulo de imposto ao contribuinte ao final de um determinado perodo. Os impostos incidem sobre trs hipteses: - patrimnio - rendimentos - atividade econmica Ento so estas trs situaes que iro gerar tributao por meio do imposto. Vamos falar sobres os impostos que incidem sobre o patrimnio: - IPTU (Imposto sobre propriedade territorial urbana) - ITR (Imposto sobre propriedade territorial rural) - ITBI (Imposto sobre transmisso de bens imveis) - ITCMD (Imposto sobre transmisso Causa Mortis e Doao) - IPVA (Imposto sobre propriedade de veculo automotor) - IGF (Imposto sobre grandes fortunas) carece de lei institu-lo - IOF (Imposto sobre operaes financeiras) Todos estes impostos listados anteriormente incidem sobre o patrimnio.

O nico imposto que incide sobre os rendimentos o Impostos Sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR). Por ltimo temos os impostos que incidem sobre as atividades econmicas: - ICMS (Imposto sobre circulao de mercadorias e servios intermunicipal, interestadual e comunicaes) - IPI (Imposto sobre produtos industrializados) - ISS (Imposto sobre servios) - Imposto de Importao - Imposto de Exportao Estes so os impostos previstos na Constituio e que ns iremos tratar sobre cada um deles especificamente. Como falamos, o poder de tributar ele bipartido, ento ele tem o poder de tributar previsto na Constituio Federal que a competncia tributria e que tem tambm as limitaes, conforme mencionamos ao falarmos dos princpios e das imunidades. H princpios que possuem aplicao especfica para os impostos e sero destes princpios que iremos tratar agora. O primeiro princpio que iremos tratar ser o princpio da capacidade contributiva, ele est previsto no artigo 145, 1 da Constituio Federal. O que diz o princpio da capacidade contributiva? - Ter capacidade contributiva ser contribuinte, dar causa ao fato gerador. Ento eu tenho capacidade contributiva se eu realizei aquele fato previsto de forma abstrata na norma. Por exemplo: Se eu auferir renda, eu sou contribuinte do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. Mais uma vez, ter capacidade contributiva e realizar o fato previsto em abstrato na norma. Eu posso ter capacidade contributiva mas no ter capacidade financeira. Ento qual seria a diferena entre ter capacidade contributiva e ter capacidade financeira? Capacidade contributiva como vimos a capacidade de ser contribuinte, j a capacidade financeira seria a capacidade de pagar o tributo. Ento eu posso ser contribuinte e no ter capacidade financeira para pagar o tributo? A resposta sim. Por exemplo: Eu ganho atravs de um sorteio realizado em um shopping center um carro de luxo, por exemplo uma Ferrari, sendo proprietrio da Ferrari eu passo a ser contribuinte de qual tipo de tributo? IPVA. No entanto eu no tenho dinheiro para pagar o valor do imposto que incide sobre a propriedade da Ferrari, portanto eu no tenho capacidade financeira para a quitao daquele tributo. Esta situao importa para o fisco? No. Agora vamos tratar de um outro princpio que o princpio da irretroatividade.

Este princpio trata da impossibilidade de cobrana de um tributo, agora especificamente de um imposto, sobre fatos geradores ocorridos antes da vigncia da lei que instituiu aquele imposto. Ento eu no posso cobrar um imposto sobre fatos geradores ocorridos antes da lei que os criou. Este princpio est previsto no artigo 150, inciso III, alnea a da Constituio Federal. Princpio da Anterioridade. Este princpio trata do seguinte, vedada pela Constituio Federal a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou o majorou. Como j havamos estudado, o princpio da anterioridade visa preparar o contribuinte para no pega-lo de surpresa quanto da criao ou majorao de um determinado imposto. Ocorria que em um passado no muito distante, no final do ao, o legislador criava um tributo que j passava a vigorar no prximo exerccio financeiro, perodo este que coincide com o ano civil. Ou seja, o imposto era criado no final de dezembro e j passava a valer em primeiro de janeiro, pegando os contribuintes desprevenidos. Com isso, a fim de se evitar essa surpresa para o contribuinte, foi criado um outro princpio, que o Princpio da Noventena ou Nonagesimal, previsto na Constituio Federal em seu artigo 150, inciso III, alnea c. O artigo diz que:
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III - cobrar tributos: a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado; b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (Vide Emenda Constitucional n 3, de 1993) c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alnea b ; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Esta previso foi trazida pela Emenda Constitucional 42/2003, e ela visa justamente afastar aquela prtica que eu acabei de citar para vocs. Ento o princpio da noventena ele vem somar ai princpio da anterioridade. Considerando estes princpios, caso o legislador crie uma lei que ir instituir um novo imposto no final do ano, ele s poder ser cobrado no exerccio financeiro seguinte, ou seja, no prximo ano e observados o prazo de noventa dias da sua criao. Dando assim ao contribuinte a possibilidade do contribuinte de se preparar. Mas ns iremos ver tambm que existem impostos que no observam estes princpios com base na prpria Constituio Federal que traz em seu texto a possibilidade destas excees. Assim no esto sujeitos a observncia destes princpios o Imposto de Importao, o Impostos de Exportao, o IPI, o IOF e os Impostos Extraordinrios.

Por que estes tributos no respeitam estes princpios? Porque estes impostos so chamados de Impostos Extrafiscais. E o que so os Impostos Extrafiscais? Estes impostos tem alm do objetivo de arrecadar fundos para o estado, o caso especfico para a Unio, eles tambm possuem o carter de regulao da economia. Neste caso eles podem ser majorados ou ter suas alquotas diminudas, de forma a estimular ou desestimular, determinada atividade. Isto tambm uma caracterstica destes impostos. E se esses impostos tivessem que observar o Princpios da Anterioridade e o Princpio da Noventena, estes impostos no conseguiriam atingir o objetivo de interveno econmica de forma to rpida e eficiente. E o Imposto Extraordinrio, como mencionado anteriormente tambm no observa o Princpio da Anterioridade e nem o Princpio da Noventena. Os Impostos Extraordinrios esto previstos no artigo 148, inciso I da Constituio Federal:
Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b". Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio.

O nico inciso do artigo 148 que no observa o princpio da anterioridade o inciso I. A prpria leitura do inciso I do artigo 148 deixa claro o porqu da no observncia do princpio da anterioridade, pois o emprstimo compulsrio ele cabe em casos de calamidade pblica, guerra externa ou sua eminncia. Nessas situaes seria vivel aguardar os 90 dias preconizados pelo princpio da noventena, ou aguardar o incio do prximo exerccio fiscal para que o emprstimo compulsrio passasse a ter seu efeitos? Como ns havamos tratado dentro do estudo dirigido, ao lado do princpios, que tambm so limitaes ao poder de tributar, ns tambm temos as imunidades. As imunidades para os impostos, ns temos imunidades exclusivas, que esto previstas no artigo 150 da Constituio Federal.
Seo II DAS LIMITAES DO PODER DE TRIBUTAR Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: (Vide Emenda Constitucional n 3, de 1993) a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros ; (O que este inciso ns mostra que um ente poltico no pode instituir impostos sobre outro ente poltico, como por exemplo a Unio instituir imposto sobre um determinado Estado, ou o Estado instituir imposto sobre outro Estado e assim por diante.)

b) templos de qualquer culto; (Na verdade a Constituio est garantindo o exerccio do livre exerccio da religio) c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;(Livre atuao partidria) d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

Veculo introdutor de instituio dos impostos a lei ordinria, porm, os impostos tambm podem ser criados atravs de lei complementar. A Constituio Federal traz em seu texto as hipteses de Impostos que s podero ser criados atravs de lei complementar. Como exemplo podemos citar o Imposto Sobre Grandes Fortunas, que quando criado, porqu ainda no o foi, dever ser feito por lei complementar. E a Medida Provisria pode criar novos impostos? O IGF (imposto sobre grandes fortunas) e os impostos residuais no podem ser criados atravs de Medida Provisria, pois estes impostos s podero ser criados atravs de lei complementar. A Constituio Federal em seu Artigo 62, 1, inciso III, diz que:
Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) III - reservada a lei complementar; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

Impostos residuais (impostos que no tenham fato gerador e base de clculo de outros impostos previstos na Constituio Federal Eles devero ser no cumulativos e devero respeitar o princpio da anterioridade e o da noventena) Art. 154, inciso
No entanto a medida provisria pode instituir ou majorar os demais tributos. Vamos agora tratar dos impostos de competncia tributria da Unio. Estes impostos esto previstos nos artigos 153 e 154 da Constituio Federal.
Seo III DOS IMPOSTOS DA UNIO Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre: I - importao de produtos estrangeiros; II - exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; IV - produtos industrializados; V - operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios;

VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar. 1 - facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V. 2 - O imposto previsto no inciso III: I - ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei; 3 - O imposto previsto no inciso IV: I - ser seletivo, em funo da essencialidade do produto; II - ser no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao com o montante cobrado nas anteriores; III - no incidir sobre produtos industrializados destinados ao exterior. IV - ter reduzido seu impacto sobre a aquisio de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) 4 O imposto previsto no inciso VI do caput: Constitucional n 42, de 19.12.2003) (Redao dada pela Emenda

I - ser progressivo e ter suas alquotas fixadas de forma a desestimular a manuteno de propriedades improdutivas; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) II - no incidir sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietrio que no possua outro imvel; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) III - ser fiscalizado e cobrado pelos Municpios que assim optarem, na forma da lei, desde que no implique reduo do imposto ou qualquer outra forma de renncia fiscal.(Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) (Regulamento) 5 - O ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial, sujeitase exclusivamente incidncia do imposto de que trata o inciso V do "caput" deste artigo, devido na operao de origem; a alquota mnima ser de um por cento, assegurada a transferncia do montante da arrecadao nos seguintes termos: (Vide Emenda Constitucional n 3, de 1993) I - trinta por cento para o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio, conforme a origem; II - setenta por cento para o Municpio de origem. Art. 154. A Unio poder instituir: I - mediante lei complementar, impostos no previstos no artigo anterior, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados nesta Constituio;

II - na iminncia ou no caso de guerra externa, impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia tributria, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao.

Imposto de Importao: qual a sua materialidade Importar produtos. O Imposto de Importao no est sujeito ao princpio da anterioridade, ou seja, ele pode ser cobrado no mesmo exerccio financeiro em que foi institudo ou majorado e tambm no est sujeito ao princpio da noventena. Por que dessas caractersticas? Porque ele um imposto extrafiscal, pois ele pode ser utilizado para interferir diretamente na ordem econmica, para estimular ou desestimular uma determinada atividade. Imposto de Exportao: qual a sua materialidade (verbo + complemento) exportar produtos nacionais ou nacionalizados. No observa o princpio da anterioridade e o princpio da noventena, sua alquota assim como no imposto de importao ir variar de acordo com o produto. O Imposto de Exportao tambm tem o carter extrafiscal. Imposto Sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza: Materialidade auferir renda ou proventos de qualquer natureza. Renda o capital do trabalho, o salrio pago ao trabalhador. Proventos de qualquer natureza so acrscimos patrimoniais no compreendidos no conceito de renda. O aspecto temporal do imposto sobre a renda acontece no dia 31 de dezembro. Para a pessoa saber se ela contribuinte do imposto de renda, ela deve somar todos os ganhos daquele ano (renda+proventos), deduziras despesas e se o resultado for positivo aquela pessoa ser contribuinte do imposto de renda. Se o resultado entre a receita+despesa for negativo, aquela pessoa no dever recolher o imposto de renda. A base de calculo a renda ou provento. A alquota do IR progressiva.
IRRF 2013

Base de Clculo(R$)

Alquota(%)

Parcela a Deduzir do IR (R$)

At 1.710,78

0,00%

0,00

De 1.710,79 at 2.563,91

7,50%

128,31

De 2.563,92 at 3.418,59

15,00%

320,60

De 3.418,60 at 4.271,59

22,50%

577,00

Acima de 4.271,60

27,50%

790,58

O IR observa o princpio da anterioridade mas no observa o princpio da noventena. IPI Imposto Sobre Produtos Industriais
Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre:

IV - produtos industrializados;

Incide sobre trs situaes: Sobre o desembarao aduaneiro, ou seja na chegada de produtos quando de procedncia estrangeira; incide da sada do produto industrializado do estabelecimento do importador; incide tambm sobre produto apreendido ou abandonado que tenha sido levado a leilo. Uma caracterstica importante sobre o IPI a sua seletividade. Ele ter uma alquota maior quanto menor for a essencialidade do produto. Por exemplo: cigarros, bebidas, perfumes tem alquota maiores em relao a produtos essenciais, como por exemplo geladeira, foges, carros. O IPI ser no cumulativo: a compensao do tributo pago na operao anterior em relao ao operao posterior. O IPI tambm no est sujeito ao princpio da anterioridade e nem ao princpio da noventena, devido ao seu carter extrafiscal.

IOF - Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre:


V - operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios;

ITR Imposto sobre a propriedade territorial rural. Imunidade- No incidir ITR sobre pequenas glebas rurais. Impostos Extraordinrios Calamidade, Guerra Externa ou sua eminncia.

Vous aimerez peut-être aussi