Vous êtes sur la page 1sur 28

PESQUISANDO O INVISVEL: PERCURSOS METODOLGICOS DE UMA PESQUISA SOBRE SOCIABILIDADE INFANTIL E DIVERSIDADE RELIGIOSA

Roberta Bivar Carneiro Campos


*

RESUMO
Este artigo tem por objetivo compartilhar, de maneira analtica, os percursos metodolgicos de uma pesquisa sobre a sociabilidade infantil e das reaes das crianas diversidade religiosa. O principal desao enfrentado, do ponto de vista metodolgico, foi a invisibilidade da criana nos estudos antropolgicos sobre questes religiosas e de sua sociabilidade, em especial, no que concerne s reaes diversidade religiosa no espao escolar brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE
religio escola sociabilidade infantil reaes diversidade

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

p.148-175

INTRODUO Este artigo apresenta reexo sobre os caminhos metodolgicos de uma pesquisa apoiada pelo CNPq, efetivada no perodo de julho de 2007 a julho de 2009, Um estudo comparativo sobre (in)tolerncia religiosa e de como raa, classe e religio se entrecruzam entre crianas de escolas pblicas e privadas, em Recife. A equipe da pesquisa foi composta por: a coordenadora Roberta Campos, a pesquisadora assistente Rosa Maria de Aquino e quatro bolsistas de iniciao cientca, co-autores deste trabalho.
1

Como o ttulo j indica, a problemtica da pesquisa teve por foco a compreenso das reaes das crianas diversidade religiosa em duas escolas laicas, uma pblica e a outra privada, em Recife. A pesquisa envolveu a investigao da signicao da experincia da identidade religiosa entre crianas do 5 ano do ensino fundamental (antiga quarta srie). Alm dos aspectos afetivos e de seus signicados, a pesquisa abordou a experincia da identidade religiosa em termos da sua dimenso prtica expressa em conitos e negociao, de forma a fornecer elementos que colaborem para a compreenso de como foras simblicas e sociais se confrontam e se conciliam na experincia infantil da diversidade religiosa em contextos escolares diferentes. Este artigo, por sua vez, tem por objetivo compartilhar, de maneira analtica, os percursos metodolgicos trilhados por essa pesquisa na abordagem da sociabilidade infantil e das reaes das crianas diversidade religiosa. O principal desao enfrentado, do ponto de vista metodolgico, foi a invisibilidade da criana nos estudos antropolgicos sobre questes religiosas e de sua sociabilidade, em especial, no que concerne s reaes diversidade

Este texto contou com a colaborao de Geov Silvrio Paiva Junior, Stephanie Gomes de Medeiros, Juliana Cintia Lima e Silva, Paula Neves Cisneiros Agradeo a Liana Lewis pela indicao bibliogrca sobre pesquisas sobre e com crianas, aos comentrios valiosos de Flvia Pires e dos pareceristas deste artigo. As contribuies foram fundamentais para o desenvolvimento das nossas idias.

149

religiosa no espao escolar brasileiro. A invisibilidade se d principalmente por a antropologia, e as cincias sociais de um modo geral, s mais recentemente ter se aberto epistemicamente criana como agente cultural. Em segundo lugar, a produo da invisibilidade da relao entre religio e sociabilidade infantil se d pelo fato mais geral (no sentido de que no especco questo infantil) de parte da academia e do senso comum sustentarem a crena no sincretismo brasileiro como fora confraternizadora e harmonizadora das diferenas.

UM NOVO E PEQUENO SUJEITO As pesquisas sobre religio, muitas vezes com forte enfoque institucional, tendem, em geral, a abordar os adultos, e dentro destes os lderes e membros com maior tempo de converso por estes serem os portadores do conhecimento sagrado reconhecidos socialmente. Nesta perspectiva, nada mais inadequado do que incluir crianas na observao. Esse tipo de atitude tem levado ao obscurecimento da autoridade infantil e de seu papel na reproduo das relaes de poder em alguns domnios religiosos, como, por exemplo, no afro-brasileiro, atravs das guras dos ogs. Alm da importncia da criana nas chamadas religies afro-brasileiras, lembramos ainda a presena de crianas que so videntes em contextos de apari2

Ogs so geralmente reconhecidos pelo povo de santo como componentes importantes da hierarquia do candombl, principalmente de nao ketu. Alguns religiosos argumentam, entretanto, que ser og primeiramente uma condio que est diretamente ligada ao fato do adepto denominado como og no possuir a capacidade de entrar em transe. Essa condio o habilitaria, na maioria dos casos, a realizar atividades importantes, como o sacrifcio dos animais e tocar os tambores. bem verdade tambm que podem ser encontrados ogs que de fato so possudos por seus orixs ou outras entidades. Uma pessoa pode ser indicada como no-rodante, aquele que no recebe orix, mas para tornar-se og necessrio estar relacionado com um terreiro, e que passe por um processo de iniciao, processo diferenciado da iniciao de um rodante. Um og surge da sua relao de proximidade com o orix dono da cabea de uma me ou de um pai de santo, a quem este primeiro ir servir. A gura do og mais amplamente relacionada com o que se constituiria como o estado maior masculino do candombl, como arma Vivaldo da Costa Lima (2003). O grupo de ogs, geralmente com trs pessoas, que se forma dentro da hierarquia religiosa de cada terreiro visto tambm como um conselho que tem como funo assessorar as atividades do sacerdote maior, a me ou o pai de santo. Na literatura sobre candombl, encontramos muitos registros do og como um cargo honorco (Rodrigues 2005; Dantas 1988; Birman 1997; Prandi 1991), o que de fato possvel observar em muitos terreiros. Sua funo essencialmente mediar relaes nanceiras ou de interesses outros entre o terreiro e o mundo externo.

150

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

es marianas e que atuam, com autoridade, neste espao religioso. No entanto, o destaque social alcanado por esses pequenos sujeitos no problematizado teoricamente, permanecendo como resduo nas observaes etnogrcas. Passemos a um ponto importante em termos metodolgicos, mas que precisa de uma informao preliminar. A palavra infncia vem do latim infantia e diz respeito ao indivduo que ainda no sabe falar. Adotando as informaes presentes na obra de Aris (1981) e reetindo sobre elas, entende-se que as crianas entravam imediatamente no mundo dos adultos, aps breve perodo de tempo realmente sendo crianas (como aquelas que no falam). A infncia tal qual a vivenciamos hoje s vem aparecer na modernidade a partir das transformaes no seio da famlia que permite tambm a emergncia da noo de intimidade. Dessa forma, por muito tempo a infncia foi atrelada a uma questo de faixa etria quando na verdade:
Infncia tem um signicado genrico e, como qualquer outra fase da vida, esse signicado funo das transformaes sociais: toda sociedade tem seus sistemas de classes de idade e a cada uma delas associado um sistema de status e de papel (Frota 2007: 147).

Mas enm, como aqueles que no falam, logo as crianas so aquelas que tambm no so ouvidas. Tal concepo parece ainda permear as pesquisas acadmicas sobre crianas. Existe, segundo alguns autores, resistncia em relao ao testemunho infantil como fonte de pesquisa convel e respeitvel. Embora, de alguma maneira, a criana j aparea em alguns relatos etnogrcos da antropologia clssica (a notar Margaret Mead, Gregory Bateson, Ruth Benedict, Malinowski, e outros), s mais recentemente a criana passa a ser foco das atenes do antroplogo (Toren 1999, Cohn 2005), em especial daquele que pesquisa religio (Pires 2007, Coleman 1999, Toren 1990, e outros). Talvez uma das razes para tal mudana signicativa se deva virada terica na antropologia nos anos sessenta. Neste momento de sua histria, a antropologia voltou-se para questes sobre estrutura e agncia, processos sociais e culturais, prticas e criatividade. Os antroplogos perguntando-se sobre como produzimos cultura, mais do que como esta nos molda, abriram espao para a incluso da criana nas reexes antropolgicas (Rapport e Overing 2000). Acreditamos ainda que a virada epis3

Mesmo a abordagem etnogrca e a histria oral tendo certa aceitao metodolgica no estudo das crianas, a entrevista possui ainda uma condio menor nas pesquisa com os pequenos. Por parte dos pesquisadores parece haver uma certa resistncia ou diculdade para ouvir e dar o tratamento adequado s vozes desse novo e pequeno sujeito emprico.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

151

tmica, com a colaborao dos crticos culturais e ps-modernos, pode tambm ter ajudado na abertura do logos antropolgico s crianas. As vozes das mulheres, dos negros e subalternos logo foram seguidas pelas vozes das crianas; alm disto, o descentramento na razo como referncia epistmica e heurstica, deu lugar ao irracional, ao afetivo. E com isso a voz infantil, menos articulada cognitivamente, pode ter se tornado mais audvel antropologia. Hoje a literatura das cincias sociais e humanas sobre criana e ou infncia debate-se, em geral, sobre o grau de autonomia da agncia infantil. Velhas certezas sobre o universo infantil so hoje questionadas, como observam James, Jenks e Prout (2001) em face do volume de pesquisas e reexes de carter multidisciplinar sobre infncia. No que concerne problemtica da pesquisa sobre a qual o presente artigo se debrua, uma pergunta se destaca: poder-se-ia falar em culturas infantis? Ou as crianas seriam meras imitadoras do universo cultural dos adultos? Em que medida existe continuidade entre o universo das crianas pesquisadas e o que arma a literatura baseada nas falas e observaes de prticas socais e culturais de adultos? Essas perguntas reetem o debate entre os modelos deterministas e os modelos construtivistas (ver Corsaro 2005) em torno da criana, que, de um modo geral, sistematiza a agenda de discusses entre as diversas abordagens. O primeiro modelo percebe a criana como objeto da cultura e da sociedade focando no processo de endoculturao e socializao. J o segundo v a criana como sujeito ativo do processo de reproduo e mudana social e cultural. William Corsaro (2005), como bem observa Flvia Pires, oferece um modelo conciliatrio de reproduo interpretativa, segundo o qual as crianas ativamente contribuem para a preservao ou reproduo da sociedade (Pires 2007). Apesar de Corsaro entender que as crianas constituem uma cultura prpria e autnoma, a principal conseqncia das reexes sobre o modelo proposto pelo autor em tela de que a pesquisa deve ser realizada tanto com crianas quanto com adultos (ver Pires 2007). Em concordncia com Pires (2007), entendemos que as crianas so co-construtoras da prpria infncia e da sociedade, estando expostas as mesmas foras sociais a que os adultos esto, a exemplo da economia e das instituies. (2007: 20). Vale a pena fazer ainda referncia obra de Philippe Aris (1981) Histria social da criana e da famlia. Esse historiador francs um dos primeiros a tratar da infncia numa perspectiva histrica e a colocar a noo de infncia como uma inveno moderna. A idia de um indivduo particular, historicamente construdo e localizado nos remete reexo de que a criana possui status e papis sociais diversicados de acordo com a sociedade e o tempo histrico em que se inserem.

152

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

Dessa forma preciso falar em crianas pois com esse termo que, segundo Claude Javeau (2005), poderemos entrar no campo, propriamente dito, semntico antropolgico ou scio-antropolgico:
Segundo esse paradigma as crianas devem ser consideradas uma populao ou um conjunto de populaes com pleno direito (cientco), com seus traos culturais, seus ritos, suas linguagens, suas imagens-aes ou, menos preciso no tempo e no espao, com suas estruturas e seus modelos de aes, etc. (Javeau 2005: 385).

Contudo, tenhamos cuidado com tal armao. Como Pires (2007) j observou existem aqueles que se utilizam de termos como culturas infantis, ou mesmo, sociedades infantis, dando a impresso que as crianas constituem uma referncia cultural parte do mundo dos adultos. Talvez tais termos sejam inuenciados justamente pelas perspectivas que encaram a criana como um ator social pleno, autnomo, com direitos e deveres. Porm, preciso evitar confuso: as crianas constituem um grupo particular sim, mas esto longe de possurem uma liberdade que lhe permitam plena autonomia e lhe congurem como sujeitos de uma cultura prpria e fechada, ao mesmo tempo em que tambm no so um mero grupo de baixa faixa etria que reproduz o mundo dos adultos. Assim, a infncia seria um termo referente a um grupo particular, por vezes delimitado pela faixa etria, por vezes delimitado pelo prprio valor embutido na palavra, que possui uma relao dialgica com o mundo que o cerca, seja o mundo das coisas, seja o mundo das pessoas (Pires 2007). Logo, se faz necessrio adotar uma perspectiva de negociao contextual, na qual as crianas dentro de sua prpria racionalidade (anal elas de fato so atores sociais) negociam suas possibilidades de ao de acordo com aquilo que lhes dado pelas interaes e contextos sociais dos quais esto inseridas. Da surge a necessidade de se debater sobre as novas exigncias metodolgicas que tal recente objeto de estudo exige. Isso porque entender o outro [...] exige mais, quando o outro uma criana (Iturra apud. Gusmo 1999: 42). Em qualquer pesquisa envolvendo o estudo de crianas, a relao pesquisador-pesquisado se torna mais complexa, pois, trata-se ao mesmo tempo de uma relao adulto-criana. No caso da situao de pesquisa tratada neste artigo, a insero dos pesquisadores nas escolas ocorreu de maneira tranqila, mas isso no anulou o fato de, por vezes, passarem por situaes um tanto no convencionais com os pequenos pesquisados. Assim, concordamos com Flvia Pires (2007) quando diz que a soluo para este impasse, de ser adulto e pesquisar criana de uma

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

153

perspectiva antropolgica, deve ser buscada no campo, de acordo com cada caso estudado. A autora supracitada, cujo primeiro captulo da tese de doutorado guiou-nos para pensar a nossa prpria experincia de campo, realizou pesquisa antropolgica com crianas na cidade de Catingueira PB, cuja temtica tambm era religio. Ao discorrer sobre a relao adulto-criana na sua pesquisa e relatar sua prpria experincia, alude ao fato que no preciso que o pesquisador torne-se um nativo no seu universo de pesquisa, mas que seja colocado em perspectiva com o outro a ser pesquisado de maneira a construir uma relao de conana e reciprocidade entre ambos, permitindo assim, que a realidade ua quebrando as barreiras de gerao, mas sem anular as identidades de adulto e criana, pesquisador e pesquisado.
O termo adultocntrico aproxima-se aqui de outro termo bastante utilizado na antropologia: o etnocentrismo uma viso de mundo segundo a qual o grupo ao qual pertencemos tomado como centro de tudo e os outros so olhados segundo os nossos valores, criando-se um modelo que serve de parmetro para qualquer comparao. Nesse caso o modelo o adulto, e tudo passa a ser visto e sentido segundo a tica do adulto, ele o centro. (Gobbi 1997: 26).

Assim acreditamos que mesmo sendo uma relao complexa, a reexo sobre relao entre o pesquisador adulto e o pesquisado criana necessria para uma melhor compreenso do universo de pesquisa. Dessa forma, tal exerccio vlido inclusive na hora da anlise dos dados para se evitar qualquer espcie de adultocentrismo. Apesar deste comentrio de certa forma trazer de volta a possibilidade de culturas infantis j que remete a um mundo s de adultos, o que importa aqui enfatizar que a pesquisa procurou evitar, do ponto de vista metodolgico, abordar a criana como ser autnomo e independente por um lado, e por outro procurou evitar trat-la como ser totalmente passivo e reprodutor. Neste sentido a nossa abordagem procurou perceber as negociaes contextuais, no sentido dado por Cosaro (2005) ao conceito de reproduo interpretativa, sendo este, talvez, o principal ponto metodolgico, mas no o nico, a se destacar neste artigo.

A INVISIBILIDADE DO RELIGIOSO NO UNIVERSO ESCOLAR E INFANTIL Florestan Fernandes, em 1940, em Trocinhas do bom Retiro, identicou a rua, a famlia e a escola, como lugares privilegiados da infncia. Sobre a eleio desses

154

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

como espaos para pesquisa com crianas, preciso dizer que se a rua excluda ou potencializada de acordo com segmentos de classe, a escola permanece como lugar privilegiado para boa parte das crianas brasileiras (aquelas que obviamente tem acesso escola) independente de classe, raa e religio. A pesquisa ora j mencionada apesar de no pretender fazer uma antropologia da criana ou da infncia tinha por intuito travar com esta dilogo e contribuir para as discusses sobre intolerncia religiosa que tem sido marcadas por forte vis institucional, como as pesquisas sobre religio e escola, com o privilgio da esfera jurdica (processos do Ministrio Pblico, e outros) ou educacional (ensino religioso). Por outro lado, elegemos a escola como o lugar privilegiado metodologicamente para observar a sociabilidade infantil em face diversidade religiosa. Entretanto sobre a escolha da escola preciso ainda fazer alguns comentrios relativos questo da diversidade religiosa no tocante presena da religio no espao pblico. Normalmente os pesquisadores da rea de religio consideram estrategicamente, em suas anlises, as dimenses mais formais do conito religioso, privilegiando o mbito institucional. Todavia alguns desses pesquisadores tambm reconhecem que as disputas e conitos em torno do ensino religioso, por exemplo, so claramente moldados por uma conjuno de fatores que envolvem o cotidiano escolar e, dentro deste, professores, alunos, coordenadores pedaggicos, etc. (Braga 2008, Giumbelli 2008). Dessa forma o cotidiano e a sociabilidade escolar passam aos poucos a ser evidenciados como denidores da organizao do conito e da sua negociao, bem como de sua signicao. Como salienta Braga (2008), o tema religio e escola independe da disciplina Ensino Religioso. Sua pesquisa, assim como a nossa, comprova que a religio impregna o espao escolar, independentemente de se ter ou no ensino religioso, e isso pode ser observado nas festividades culturais, nos dias das mes, nas msicas que se toca nos intervalos de aulas, no acolhimento antes do incio das atividades pedaggicas muitas vezes formatado em forma de prece, etc. De acordo com Giumbelli (2008) e Braga (2008), e tambm corroborado por nossas investigaes, essas prticas so implementadas ao gosto de cada instituio variando ainda, na escola pblica, com o perl religioso do coordenador, do professor, dos alunos e de como cada um desses concebem a religio na formao dos indivduos. Toda essa complexidade social e humana acaba por fabricar nuanas particulares para cada contexto. Dito de outro modo: pesquisar sobre o cotidiano escolar e sua sociabilidade pea importante para se compreender toda a engrenagem da fabricao social da tolerncia ou intolerncia religiosa.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

155

Uma outra observao a ser feita que, de uma maneira geral questes relativas liberdade religiosa no Brasil no so reconhecidas pelo senso comum e por parte da academia como problema sociolgico (ver Pierucci 2006; Giumbelli 2004). Sem querer entrar no mrito do debate, entendemos que, de alguma forma, parecem contribuir para isso o peso ideolgico do sincretismo na formao da identidade nacional (ver Campos 2008, Motta 1982) e o efeito de invisibilidade do catolicismo. Sobre sincretismo Motta (1982) j comentou que muitos so os autores que localizam na natureza sincrtica do catolicismo portugus, a herana cultural e matricial da nossa lgica antropofgica, para usar suas palavras, da nossa identitofagia. Todavia acreditar na fora suturante entre as diferenas exercidas pelo sincretismo e no seu poder confraternizador das mais diversas tradies culturais e religiosas pode estar nos cegando para as tenses, conitos e rupturas. Quanto ao o efeito de invisibilidade, Almeida (2007) entende que o catolicismo no Brasil por ser coextensivo ordem cultural torna-se invisvel. Tendo-se esta noo em mente no ca difcil entender por que o catolicismo impregna o espao escolar laico sem causar estranhamento aos intelectuais e s classes mais abastadas. Sendo apreendido como cultura, ele, o catolicismo, naturalizado. J o pentecostalismo nunca visto como cultura. Burity (1997), por exemplo, aponta para o fato de que parte da celeuma em torno dos (neo)pentecostais decorre de uma rearrumao no campo religioso que vai de encontro a uma secular associao entre catolicismo e nacionalidade, por um lado, entre pluralismo e perda de sentido de nacionalidade, de outro. (1997: p13). Outro efeito da invisibilidade do catolicismo pode ser identicado na sua relao um tanto promscua com o estado, quando assume privilgios na esfera pblica em detrimentos de outras tradies religiosas, sem causar estranhamento. interessante ainda notar que o privilgio da esfera formal e institucional na maioria dos estudos sobre (in)tolerncia religiosa correlata da idia de que o que relevante no debate sociolgico so unicamente aquelas manifestaes com ndices estatsticos expressivos, registros formais de casos de intolerncia na justia, ou leis determinando e regulando ensino religioso. Todavia, preciso reconhecer que o respeito um construto histrico e social e, portanto, a experincia de sua falta s pode se apresentar numa sociedade que o reconhea
4

Pierre Sanchis em seus trabalhos mais recentes procura resgatar o potencial explicativo do conceito sincretismo considerando no s a negociao, mas os conitos e as tenses.

156

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

politicamente (Honneth 2003). No caso de nossa sociedade com um projeto de cidadania ainda por se cumprir visto que a imensa maioria da populao brasileira permanece sem acesso cultura republicana e democrtica, a experincia do desrespeito e a reivindicao do reconhecimento se apresenta de maneira vaga, e muitas vezes no se cristalizam em termos institucionais. Melhor dito, a queixa formal, na esfera jurdica, muitas vezes no se concretiza posto que os indivduos no so capazes de conceber a possibilidade de que tem o direito de assim proceder. No tendo acesso cultura democrtica e de cidadania, no experimentam o desrespeito como tal. Presos a sua dxia com fortes traos prmodernos, o desrespeito se apresenta a esses indivduos como uma violncia a mais dentro de tantas outras a que esto sujeitos cotidianamente, e, portanto, no podem pleitear o reconhecimento visto este no ser uma possibilidade dentro de seus horizontes interpretativo e poltico. Por exemplo o uso do uniforme escolar nas escolas pblicas no caso para os nossos jornais como o foi o vu para os jornais franceses. No h queixas ou processos judiciais, no h protestos e passeatas. Mas muitas crianas protestantes brasileiras do sexo feminino so obrigadas a usar calas para ir escola. Quando muito negociam, mas o sucesso da negociao vai depender da boa vontade de cada coordenador. O que deve fazer um professor/a quando uma criana Testemunha de Jeov pede para que tambm tenha seu aniversrio comemorado na escola revelia da proibio religiosa e familiar? A quem a professora deve atender? ao indivduo (a criana) ou comunidade de origem da criana? Em entrevista revista poca Penildon Silva Filho, diretor do Instituto Ansio Teixeira e responsvel pela formao dos professores na secretaria de Educao da Bahia diz: Temos alunos deixando a escola porque sofreram discriminao religiosa e devido a sua opo sexual. Na mesma matria o professor Andr Rech, da rede estadual de Santa Catarina relata: Eles fazem chacota, chamam algum de macumbeiro. A papel do professor bater o p e mostrar que, para ser respeitado, preciso respeitar. (poca, 1 de setembro de 2008) Obviamente que no devemos interpretar esses conitos atravs do registro cultural francs referimo-nos ao episdio da proibio do uso do vu ou ostentao de sinais religiosos em ambiente escolar posto que seria outra forma de invisibilizar nossos problemas. Mas o fato que nada disso ocupa a ateno dos nossos magistrados e polticos. So insignicantes aos olhos do senso comum e da academia. Mas devem essas situaes ser consideras como sem importncia, e car ao gosto de cada coordenador de escolas pblicas? Devemos ou no querer a regulao do estado nessas questes?

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

157

O CAMPO E DEMAIS CONSIDERAES METODOLGICAS De acordo com o senso do IBGE de 2000 (Camura 2006), neste ano o Brasil apontava 144 classicaes de diferentes religies. Entretanto, em termos de representatividade, esta multiplicidade reduzida a trs blocos: catolicismo, abarcando 73,8% da populao; evanglicos, com 15,45% da populao; e os sem religio, compondo 7,3% dos is brasileiros. Comparando com o senso de 1991, percebe-se uma reduo de 11,9% no contingente catlico. Assim, embora a quantidade de seguidores da igreja romana seja reduzida gradativamente no pas, percebe-se como o catolicismo ainda hegemnico. Pernambuco, de acordo com o senso do IBGE de 2000, possui 74,5% de is catlicos em sua populao. Este dado foi reforado na escola particular estudada, onde a maioria das crianas mostraram-se com hbitos catlicos (abstinencia e tabus alimentares na semana santa, celebrar So Joo, etc). J os hbitos e referncias religiosas das crianas da escola pblica conrmam que o pentecostalismo a religio preferencial da populao menos favorecida economicamente. De fato, nas ltimas dcadas, as religies protestantes tm crescido em nmero de adeptos, alcanando atualmente uma parcela signicativa da populao. Neste grupo, a maioria dos is pertencem ao pentecostalismo. Esta vertente evanglica se insurge abertamente contra a hegemonia catlica. J os neopentecostais assumem uma postura de satanizao das religies de matriz africana em seus cultos. Entre os neopentecostais de forma geral, as entidades afro deixam de ser deuses e deusas e passam a ser demnios; os pais-de-santo transformam-se em serviais dos espritos do mal (Oro 2007, Soares 1993). No demais lembrar que este tipo de atitude frente s religies afro-brasileiras tem como precursor o catolicismo. Mesmo com a transformao ocorrida no Brasil (mais desenraizado e diversicado), umbanda e candombl prosseguiram sendo alvo de discriminao. Segundo Mariano:
uma das razes do baixo prestgio e da menor aceitao social dessas religies reside no fato de que as entidades afro-brasileiras, bem como os transes, os despachos, [...] foram, ao longo de boa parte da histria brasileira, identificados com magia negra, feitiaria e com a interveno malca de espritos demonacos sobre as pessoas (Mariano 2007: p.140).

Procuramos investigar se esse tipo de atitude tem reexo na sociabilidade em duas escolas laicas na cidade do Recife-PE, sendo uma pblica e outra privada. A escolha de uma escola pblica e outra privada nos ajudou a fazer um recorte de

158

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

classe social e atrelado a isso se analisou o aspecto racial, alm obviamente, do perl religioso das turmas. O estudo inicialmente prentendia-se comparativo, entretanto as circunstncias colocadas por cada universo limitou a capacidade de anlise comparativa. Como j comentado por Giumbelli (2008) e Braga (2008) o universo escolar extrematente mltiplo e multifacetado em suas circunstncias particulares, variando enormente de escola para escola. O que denitivamente no nos permitiu ter referentes estveis que nos permitissem inferir concluses de ordem comparativa. Preferimos, ento, chamar a nossa anlise como aproximaes e distanciamentos entre dois universos escolares. Neste sentido a idia de uma pesquisa multisituada na pesquisa etnogrca empreendida por Bourdieu sobre os camponeses da Cablia e sua aldeia Natal em Ban, como discutida por Wacquant (2006), nos inspirou metodologicamente. Os dois contextos escolares foram contrastados mais ao modo multisituado, de como um pode iluminar o outro, ao modo de Bourdieu (ver Wacquant 2006), do que um estudo comparativo propriamente dito. Tambm consideramos a impossibilidade de fazer generalizaes sobre como as crianas percebem as diferenas e desigualdades existentes entre si e em que medida tais percepes geram representaes e aes intolerantes para com o outro. Contudo, a contribuio justamente fornecer pistas a partir de contextos sociais particulares sobre como as crianas esto construindo e vivendo a diversidade religiosa e qual a importncia da instituio escolar e da famlia na orientao desses indivduos para o exerccio da tolerncia e do respeito. As crianas pesquisadas tinham em torno de 10 anos de idade e pertenciam ao que seria a antiga 4 srie. So turmas relativamente pequenas, tendo em torno de 20 alunos. Isso para ambas as escolas, situadas no bairro da Vrzea, em Recife. Vamos aos aspectos distintivos entres as escolas e de como a (in)visbilidade da religio na escola se apresenta em cada um dos contextos.

VICISSITUDES DO CAMPO: ONDE E DE ONDE OBSERVAMOS Em primeiro lugar faz-se necessrio uma comparao em relao ao tratamento diferenciado em funo da nossa presena em cada espao. Nossa entrada na escola pblica foi dicultada sob vrios aspectos, em primeiro lugar um turbilho de informaes desencontradas dadas por pessoas variadas a cada dia que tentamos estabelecer nossa entrada, assim que tal problema foi superado, com consentimento da professora tivemos o primeiro contato com as crianas.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

159

Porm outras diculdades se zeram presentes pois por inmeras vezes em que estivemos na escola no houve aula, por variados motivos e em especial devemos destacar a recorrente ausncia da professora, seja por motivo de doena, seja por estar fazendo cursos a pedido da direo escolar como representante dos professores. Na escola privada a questo da nossa entrada foi tranqila, pudemos logo ter contato com as crianas e iniciar nossas observaes, o campo no nos ofereceu tanta resistncia quanto o da escola pblica, talvez por no se sentir to perscrutado quanto aqueles da escola pblica e por compreender e situar nossos objetivos em relao participao nas atividades escolares eleitas para observao. A escola particular oferecia uma gama de atividades onde localizvamos maior pertinncia de nossa presena para a observao participante. J nas escola pblicas, as aulas onde espervamos ter acesso aos temas relativos pesquisa, por exemplo as aulas de histria, no eram realizadas dentro o contedo esperado. Se espervamos observar uma aula sobre a formao do Brasil, tnhamos aula de interpretao de texto. De forma que na escola particular os comentrios das crianas sobre religio surgiram, em sua grande maioria, em sala de aula, enquanto na escola pblica foram os intervalos e recreios os espaos privilegiados. As dificuldades na escola particular so de outra ordem, tem mais a ver com as caractersticas particulares inerentes viso de mundo da classe mdia, ao qual fazem parte as crianas dessa instituio, com um senso de individualidade e privacidade mais fortemente presentes do que nas crianas da escola pblica. Alm disso, a escola particular um ambiente informado pelo ethos catlico onde o protestantismo minoritrio e visto com certa desconfiana, sendo a religio afro tida como distante, estranha, folclrica. Em tal contexto as minorias tendem a adotar a estratgia do silncio, consciente ou inconsciente, visando a melhor integrao no grupo. Estes elementos nos levou a redefinir as nossas estratgias em relao observao dos sujeitos em cada um dos contextos escolares.

RELIGIO E ESCOLA PARTICULAR: A INVISIBILIDADE DA PRESENA O tempo de observao na escola particular durou todo o ano letivo de 2008. A escola particular tida como modelo, j foi premiada por seu projeto pedaggico. Adota uma linha pedaggica construtivista e, segundo possvel perceber pela entrevista com a coordenadora pedaggica, procura seguir uma poltica multicultural em suas atividades com as crianas. Possui uma boa estrutura fsica e

160

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

no muito grande. Est localizada no bairro da Vrzea e compreende o ensino fundamental I e II. uma escola asseada, cheia de painis infantis, possui trs ptios com areia tratada (dois para o ensino fundamental e um para as crianas do maternal), o chamado terrao (um espao calado, onde h desenhada uma amarelinha e coberto por um telhado), possui alm das salas de aula, sala de informtica, sala de artes, sala de expresso, biblioteca, cozinha e uma sala para receber os pais dos alunos. Na sala de expresso h piano, televiso, aparelho de dvd, armrio e a decorao feita com varais onde h latas coloridas penduradas e alguns berimbaus. As salas de aula so arejadas e com janeles. Toda essa descrio signica que a estrutura da escola bastante favorvel ao desenvolvimento das crianas. Com relao turma pesquisada, a do 5 ano (no sistema antigo corresponde a 4 srie) e os alunos em sua maioria so brancos no que diz respeito ao aspecto racial contando apenas com trs meninas negras (de pele escura, variando entre negra e parda) . H mais meninas que meninos (mais ou menos 14 meninas para 7 meninos), marcando uma forte diviso de gnero nas atividades e brincadeiras. Pelo perl da escola (valor da mensalidade) e das prprias crianas (bairro de moradia, prosso dos pais, e estilos de consumo), estas pertencem classe mdia, mdia alta e na esfera religiosa a imensa maioria da turma em tela catlica. Apesar de imperar o ethos catlico, existe uma invisvel diversidade religiosa. Ou seja, alm do catolicismo, existem 3 crianas evanglicas de denominao protestante, duas crianas espritas, e alguns se dizem sem religio (pretendem escolher suas religies no futuro ou justicam tal condio pelo fato de ainda no serem batizadas). O que se destaca que levamos muito tempo para identicar o background religioso das crianas e sua identidade religiosa. Isso se explicou mais tarde pela prpria congurao religiosa da maioria das famlias das crianas ser catlica no praticante, ou sem religio. As crianas protestantes curiosamente, ao contrrio daquelas das escolas pblicas, como veremos mais adiante, no expressaram suas identidades religiosas espontaneamente. As outras crianas (no-protestantes) ao mesmo tempo no decodicavam
5

Bairro localizado no que se convencionou chamar periferia do Recife. Entretanto preciso considerar que neste bairro que esto situadas a Univesidade Federal de Pernambuco e a Universidade rural Federal de Pernambuco, e muitos dos professores destas Universidades moram ou optam por ter seus lhos na referida escola. Portanto o bairro comporta um perl residencial de classe mdia, sendo boa parte de seus moradores estudantes, artitas, prossionais liberais e professores das duas universidades federais no Estado de Pernambuco.

preciso dizer que a atribuio racial foi dada pela equipe de pesquisadores que tomaram as caractersticas fenotpicas como referencial.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

161

certos sinais presentes nos hbitos de consumo, atitudes e disposies afetivas e corporais das crianas protestantes que, de alguma forma, j indicavam a sua identidade religiosa como, por exemplo: no gostar de participar das ocinas de cultura popular e dana, usar cadernos, agendas e outros adereos com a formiguinha Smilinguido , etc. O dado mais relevante quando contrastamos com a escola pblica que, de uma maneira geral, foi apenas no momento da entrevista com as crianas da escola particular que a identidade religiosa das crianas se tornou conhecida, em especial por ser declarada. Sabamos a identidade religiosa protestante de apenas uma criana. A constatao de sua religio s foi possvel atravs de pergunta direta professora, pois na observao do cotidiano escolar das crianas a diferena religiosa de S no apareceu. Ele tambm no apresentava problemas em se relacionar com as outras crianas. Logo, pelo observado, poderamos armar que a religio no se apresentava como elemento signicativo na formao de laos de amizade entre as crianas do 5 ano da escola particular. Entretanto, deve-se ter em mente que no existe um ambiente propcio para que tal elemento possa adquirir relevncia signicativa na sociabilidade das crianas. Explicamos: sendo S parte de uma pequena minoria, no encontra espao na sociabilidade escolar para a expresso de seus valores e representaes religiosas do mundo. A sua identidade religiosa torna-se invisvel, restrita a sua individualidade e privacidade; sua identidade religiosa no compartilhada, nem conitada. Dessa forma, o que se coloca que a religio no mbito da escola particular estudada uma congurao que se apresenta como elemento da esfera privada das crianas. Um outro ponto a se colocar que mesmo no havendo uma diversidade religiosa reconhecida ou visvel entre os alunos, isso no quer dizer que as crianas no consigam pensar sobre o assunto. A prpria escola ajuda a fazer isso. O contedo religioso apareceu de diversas formas, como j foi colocado. Na sala de aula evidente a agenda multicultural da escola, onde colhemos mais informaes sobre representao da diversidade religiosa. A sntese da proposta da escola clara na fala da coordenadora pedaggica do Ensino Fundamental:
Dentro da proposta poltica e pedaggica da escola, tanto na grade curricular, como em vrios momentos, o tempo inteiro, a gente contempla as diversas culturas. Porque a diversidade t o tempo inteiro presente, a gente acredita que a escola no pode ignorar isso, muito pelo contrrio, a gente acredita que a escola deve ser laica, tanto que a gente faz dessa
7

Personagem de revista infantil de orientao protestante.

162

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

forma, no fazendo opo por nenhuma crena [...]. Dentro do corpo a gente tem professores aqui que a gente sabe que so espritas, professores que so protestantes, professores que so catlicos e tem pessoas que no tm religio tambm, que no fazem opo por isso.

Cabe ressaltar que a lei 10639 que remete a deciso do MEC na incluso da temtica Histria e cultura afro-brasileira no currculo ocial da rede de ensino visa justamente o reconhecimento do negro na cultura e histria de nosso pas. O projeto Brasilis concebido pela escola particular caminha justamente na construo da alteridade afro e no cumprimento desta lei. Assim, ainda que no haja uma ampla diversidade religiosa na turma do 5 ano da escola particular pesquisada a um nvel prtico, esta diversidade pensada e vivida pela e atravs das atividades desenvolvidas durante o projeto Brasilis. E neste ponto interessante falar do projeto Brasilis. Tal projeto foi desenvolvido em disciplina prpria, porm tambm possui carter interdisciplinar valendo-se das aulas de histria, dana, artes e geograa. Ele aborda questes sobre diversidade, e centra-se no perodo do Brasil colonial, no qual a discusso envolve assuntos entorno da convivncia entre ndios, negros e brancos. Assim, o projeto foi acompanhado pela equipe da pesquisa com anco durante o primeiro semestre de 2008. Dentre os diversos assuntos que giraram em torno do projeto, as religies afro foi o mais interessante a ser destacado, tendo em vista os ns da pesquisa. Assim, frases como eles [os africanos] acreditam em vrios deuses; Macumba coisa do diabo; Deve haver um nome cientco [em relao ao termo macumba]; evidenciam o desconhecimento, ou em alguns casos, o conhecimento parcial, das crianas em relao s religies afro. Em uma aula, a professora havia questionado se macumba era religio, e a turma em dvida levantou algumas respostas, tendo a maioria armado que no seria religio. As representaes sobre religio pouco apareceram fora do contexto da sala de aula, mas em algumas conversas a questo emergia. Por vezes, foi possvel observar os meninos fazerem movimentos como se estivessem tocando tambores e cantarolando macumba l l reproduzindo o que poderia ser o ritual referente ao candombl ou a umbanda. Um menino em especial, faz recorrncia regular ao termo macumba. T com freqncia, por exemplo, quando chega a sua vez de lanar os dados no jogo do banco imobilirio cantarola macumba l l balanando os dados ( como se estivesse fazendo um movimento de quem vai jogar os bzios) no intuito meio que de encenar um encantamento mgico para que saiam os seus nmeros da sorte. Ento, possvel afirmar em

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

163

certa medida que pela prtica de certas crianas haveria uma dimenso mgica ligada s tradies religiosas afro-brasileiras. Contudo, da mesma forma que a macumba assimilada pelas crianas para fazer meno a uma referncia cultural ou a dimenses mgicas que tragam sorte, a lgica pode ser invertida para a chacota e a ofensa, tudo depende do contexto de ao. Neste aspecto, episdio particular foi o ocorrido durante um jogo de futebol dos meninos na hora do recreio na quadra da escola. Diante da invaso de um outro menino de outra turma no jogo e sua atitude de chutar a bola para longe atrapalhando a brincadeira, este foi xingado de macumbeiro pelo mesmo menino anteriormente citado, T, que fazia referncia constante ao termo macumba, mas num outro sentido. Um detalhe a ser levado em conta que o menino vtima do xingamento no era negro, dessa forma a ofensa no foi acionada em relao a aspectos raciais. Ainda no momento de aula, desta vez na aula de dana, quando as crianas se preparavam para danar o coco para se apresentarem na festa de So Joo, o menino evanglico (S) pediu para no participar da apresentao. Esta criana j havia demonstrado certa repulsa dana do coco, quando um dia disse que ele no estava danando, estava fazendo macumba. Um ponto interessante aqui que a me de S autorizava a participao dele nessas atividades, sendo ela protestante e professora da escola. Esse fato indica o agenciamento das crenas e valores de S como algo mais complexo que uma simples reproduo do mundo dos adultos de sua famlia. Uma menina, declarada catlica, mostrou a uma integrante da equipe de pesquisa o adesivo da formiga Smilinguido, ao que ela respondeu: voc sabia que uma formiga protestante? Ela retrucou dizendo no! Olha, tem escrito aqui: Jesus te ama! Acho que catlica. Embora a criana pouco tenha discorrido sobre sua concepo sobre o protestantismo, nota-se que ela no o associa ao amor de Cristo. Ainda fez parte do projeto Brasilis a visita a uma comunidade quilombola em Castainho, prximo cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco, alm tambm de passeios ao Museu da Abolio na cidade do Recife e ao terreiro Santa Brbara Xamb na cidade de Olinda. Todas essas atividades so realizadas no intuito de resgatar a historicidade das tradies afro para as crianas. Foi possvel acompanhar os dois ltimos passeios e obter alguns relatos em relao ao primeiro. Logo se percebeu o quo extica so tais tradies aos olhos dos pequenos. Um novo mundo se desvendava, sendo provavelmente, muitos deles desconhecedores desses outros marginalizados pela histria e cultura crists da sociedade brasileira.

164

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

No que diz respeito escola particular e seu projeto Brasilis, o enfoque recai sobre a cultura africana e, por conseqncia, trata de religies afro-brasileiras. dito pela escola que este grupo enfatizado em funo de sua posio social de minoria, ou seja, por constituir um grupo desfavorecido do ponto de vista da distribuio de renda, prestgio e poder. De fato, os afro-descendentes compem um grupo minoritrio no Brasil, contudo as religies afro-brasileiras, embora tambm minoritrias, tm sido levada a cabo principalmente por brancos. De acordo com o Datafolha em pesquisa de 1994, no conjunto das religies de matriz africana, a maioria absoluta de brancos, com um contingente de 51,2% (Pierucci 2006). J os evanglicos neo-pentecostais so majoritariamente negros, e sua religio no goza de uma representao positiva no imaginrio coletivo. Observarmos que a escola ressaltou a minoria religiosa pautada na idia de patrimnio histrico-cultural. O projeto construdo e efetivado pela escola particular demasiado importante para a formao daquelas crianas. Se elas pouqussimo sabiam sobre o universo das religies afro-brasileiras e sobre a contribuio dos africanos para a cultura nacional, houve, sem dvida, a oportunidade de entender a posio dos negros como minoria tnica, de entender que a abolio no conseguiu mudar a mentalidade da populao que continuou a discriminar os negros, a visita ao terreiro Xamb aproximou-os da realidade do candombl, onde puderam entender um pouco os rituais, para eles to desconhecidos. Entretanto o projeto tem conseqncia no intencional: a xao da identidade negra na tradio cultural africana. Ao longo do projeto, pudemos perceber que, de antemo, para as crianas, a idia de religio remetia seno ao catolicismo, pelo menos ao cristianismo. Elas desconheciam profundamente as religies afro-brasileiras. Algumas crianas armaram que os africanos no possuam religio, por isso aderiram religio europia, o cristianismo; enquanto outras a caracterizam como macumba, que seria coisa do diabo; outros ainda vem-na apenas como uma crena, mas no uma religio. Eles no sabiam o que so orixs, uma criana caracterizou candombl como uma dana. O episdio da formiguinha Smilinguido indica que parece haver uma negativao indireta do protestantismo no universo simblico das crianas das camadas mdias recifenses. Isto se inverte quando as crianas se reportam ao catolicismo. Ao narrarem sobre seu domingo de Pscoa, as crianas no apresentam nenhum estranhamento em comer peixe, em passar este dia com a famlia. Nenhuma criana disse, por exemplo, que fazia retiro espiritual em acampamentos, como ocorreria entre evanglicos. Importante considerar que a religio catlica a religio de referncia para a maioria de seus integrantes e neste sentido o comportamento infantil no seria muito diferente do adulto.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

165

Diante de um pas massivamente cristo (praticamente 90% da populao brasileira crist), a representao da religiosidade faz jus a esta estatstica. A concepo de religio para as crianas est ligada em primeiro lugar ao cristianismo falaram bastante sobre Jesus Cristo, sobre o amor de Deus e do amor ao prximo, alm de dizerem frases como somos todos irmos e ao catolicismo. Em uma outra situao do projeto Brasilis, o grupo incumbido de tratar das religies afro-brasileiras desenha um padre ensinando aos ndios e negros sua religio, tambm feita a maquete de uma capela, prxima senzala. No incio das aulas, as crianas tambm se reportam aos jesutas catequizando os negros, que, em seu entendimento, no tinham religio. Alm de adornos catlicos utilizados pelas crianas, como escapulrios e tas do Senhor do Bonm. Em momento algum da pesquisa, as crianas atriburam qualquer sentido negativo ao catolicismo, mesmo quando a professora buscou mostrar o processo de imposio desta religio de vrias formas, o foco das crianas no estava na crtica postura da Igreja Romana. Na escola privada h mltiplas invisibilidades entre as crianas e na instituio: a invisibilidade do catolicismo se d pela sua presena ostensiva a ponto de ser naturalizada. Invisvel mesmo so as religies dos mais pobres: as religies afro-brasileiras e pentecostal, sendo a ltima duplamente invisvel posto no haver projeto que as recupere numa linguagem de reconhecimento.

RELIGIO E ESCOLA PBLICA: RELIGIES DEMASIADAMENTE PRESENTES A escola pblica observada na pesquisa, durante o ano letivo de 2008, tem um perl diferenciado da maioria, por ser uma escola de tempo integral que antigamente recebia apenas crianas de rua (a antiga Lar) e hoje faz um trabalho de tempo integral com as crianas, embora no mantenha o perl de atendimento de crianas de rua continua atendendo crianas de um perl social muito carente, que necessitam de ateno diferenciada pois se encontram em sua maioria em situao de risco social. O espao fsico da escola tambm um pouco diferenciado, determinado pela sua antiga funo e tambm por ser um espao em que as crianas permaneam por mais tempo. A escola est situada numa rua sem sada, dividida em blocos, na frente ca a Quadra Poliesportiva ainda em fase de acabamento, um Auditrio, o bloco onde se encontra o Setor Administrativo e logo em seguida as salas de aula. A escola conta ainda com um amplo espao onde as crianas brincam durante os momentos de recreao, refeitrio, sala de Dana, de Artes e de Informtica. Um certo aspecto fsico do espao das salas de aula chamou muita ateno da equipe da pesquisa desde

166

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

o primeiro momento, trata-se do fato de ter grades nas salas alm das portas. O contraste com os janeles e as salas arejadas sem cadeados da escola particular nos carregou de um silncio mesclado de pesar, medo e desconforto. Somado a isso a entrevista com a coordenadora pedaggica logo completou a atmosfera. Ela repetiu por vrias vezes em sua entrevista que as crianas eram agressivas, viviam se xingando e por isso ela tentava passar uma moral crist, com o intuito de disciplinar as mentes e os coraes daquelas crianas. Parece-nos que a relao entre religio e a formao do carter uma idia que pode se apresentar nas escolas tanto pblicas como particulares. Muitos pais de crianas de escolas particulares tm demandado o ensino religioso mesmo nas escolas laicas. Supomos que o que far uma escola particular laica se utilizar da religio como ferramenta fundamental da formao do carter ser por um lado a postura e a convico sobre a laicidade da escola, e por outro interesses mercadolgicos presentes nas decises direcionadas ao atendimento das demandas dos pais em detrimento das convices pedaggicas. Na escola pblica tudo parece arbitrrio ao gosto do/da coordenador(a),do(a)s professore(a)s. Nosso primeiro contato com as crianas da escola pblica foi no dia 28 de maro do ano de 2008. Aps inmeras tentativas de contato com a professora, entre olhares desconados da Direo, nalmente conseguimos conhec-la e tambm a turma. So em nmero de vinte crianas nenhuma delas branca e podemos dizer que na escola toda isso se repete, salvo raras excees. J nesse primeiro momento pudemos ver com clareza que tanto entre os professores quanto entre os estudantes h uma forte inuncia evanglica. A entrada em campo foi logo seguida da comemorao da Pscoa. Tal evento nos trouxe muitas informaes acerca da escola pois a festa acontecia em um clima cerimonial bastante religioso, tocavam ao fundo msicas gospel enquanto cada turma se apresentava, seja lendo um texto, seja fazendo um pequeno jogral. Nessa escola, ao contrrio da particular, pudemos observar com maior evidncia vrios smbolos religiosos cristos nas salas destinadas s atividades administrativas, por exemplo, na porta da secretaria tem um adesivo com a imagem de Nossa Senhora de Ftima. As idas escola pblica com pouco tempo nos revelou caractersticas desse ambiente escolar (estresse dos prossionais, prossionais se desdobrando para dar o melhor de si, outros j no conseguem extrair prazer, satisfao ou realizao, crianas sempre fugindo ao controle dos prossionais, prticas de carter racista entre as crianas e at por parte de professores, atravs de xingamentos, como por exemplo, esse neguinho do cabelo ruim, macaco, etc.) e, sobretudo, como a religio usada como elemento disciplinador pelos professores para controlar a agressividade e indisciplina das crianas.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

167

Entendemos que seja pertinente traar um quadro mais geral em relao s crianas e a professora, o relacionamento da turma com a professora, a dinmica da turma. Procuramos fazer tal caracterizao em contraste com a escola particular. No pretendemos com isso construir hierarquizaes e sim procurar tornar mais evidentes traos diferenciados das duas realidades. Predominam, como j de se esperar, as camadas mais desfavorecidas socialmente e a maioria das crianas so negras ou pardas, apesar de que segundo entrevista com a diretora da escola elas se considerem como brancas ao responder o censo escolar. No que diz respeito ao perl religioso, a escola pblica possui um nvel maior de diversidade. E isto j se apresentou nos primeiros contatos com a coordenao da escola e com as crianas. A questo religiosa vai aparecer espontaneamente na fala da coordenadora, assim como na das crianas. Outros sinais como estilos de vestir, usar cabelo, etc, eram no s decodicados pela equipe da pesquisa como pelas crianas como marcadores de identidade religiosa. A religio neste sentido era uma categoria mica bastante recorrente, distintamente do universo simblico das crianas da escola particular. No momento da entrevista as crianas sabiam dizer a religio de seus colegas, o que a crianas da escola privada tiveram diculdade de realizar. Mesmo no havendo revelao direta, a existncia de crianas protestantes se mostrava evidente na forma de vestir, nas perguntas que faziam sobre colares e adereos, em geral, utilizados pelos bolsistas (integrantes da equipe da pesquisa), por exemplo perguntas como Isso de macumba, tio? surgiam vez por outra entre as crianas. bom lembrar que o protestantismo vem crescendo signicativamente nos ltimos anos nas periferias sendo isto fator explicativo para um maior ndice de crianas protestantes nesta escola, enquanto que o catolicismo se congura, no Recife, como a religio da elite. Ao mesmo tempo os terreiros localizam-se em bairros da periferia e mais pobres, fazendo com que as crianas em seu cotidiano mesmo no sendo dessa tradio religiosa convivam, em certa medida, com suas referncias simblicas e prticas nos arredores de sua moradia. No universo da escola particular observa-se que as crianas so participativas nas aulas, so comportadas dentro dos limites de sua idade e colaboram com a professora durante as aulas (elas distribuem material para os/as colegas, vo buscar algum objeto na secretaria para a professora) e usam da cooperao com a professora como estratgia para chamar sua ateno. O relacionamento delas com a professora bastante afetuoso e h entre eles um certo clima de disputa por sua ateno. J na escola pblica as crianas tambm participam da aula, s que muito mais por um constante estmulo da professora, pois so crianas muito agitadas e inquietas, cam dispersas com facilidade. Quanto ao relacionamento

168

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

delas com a professora h uma clara hierarquizao na relao e por elas serem muito agitadas a professora adota sempre uma postura autoritria fala muito alto o tempo todo procurando manter a ordem. As crianas da escola pblica, de fato, diferem em muitos pontos das crianas da escola particular. Chamou a ateno a maneira como vivem diferentemente a individualidade. As da escola pblica no tm muita reserva em perguntar ou responder a respeito de si, da famlia ou do que quer que seja. Nas redaes, lidas em pblico, aparecem relatos de violncia domstica vividas pessoalmente por elas. H tambm a questo da postura pois elas se mostram bem mais expostas do que as crianas da escola privada que so mais protegidas no que se refere privacidade, exposio a certos contedos da mdia, e privacidade dos pais. Dessa forma, as crianas da escola pblica se mostraram mais eloqentes quanto ao quesito religioso e sobre o que so e o que fazem seus colegas. H ainda um trao marcante que determina uma diferena crucial entre a escola pblica e a privada no que se refere s relaes entre as crianas. Na escola particular h uma diviso de gnero muito clara, as crianas esto to fortemente divididas entre meninos e meninas que a disposio delas em sala de aula era totalmente separada at bem pouco. Os meninos sentavam-se todos esquerda, as meninas direita, isso s mudou quando a professora (por imposio) deniu lugares para cada um de modo a mistur-los, na hora do recreio brincam separados. Na escola pblica no observamos essa diviso de gnero, eles esto dispersos de maneira heterognea dentro da sala e brincam juntos nas horas de intervalo. At o comportamento de meninos e meninas, que costuma ser diferenciado na escola particular, sendo os meninos mais agressivos e as meninas mais meigas, no se distingue nesses termos na escola pblica. Quanto a esta questo de gnero e sociabilidade na escola pblica, deve ser levada em conta, talvez, uma cultura de convivncia onde elas primam por uma convivncia mais estreita, elas brincam mais juntas, esto mais integradas entre si do que as crianas da escola particular. Alm disso, por ocasio das nossas visitas escola pudemos perceber que a questo de preconceito racial um trao a ser melhor investigado e o auto-reconhecimento das crianas enquanto negras/pardas problemtico pelo preconceito que elas tm com a prpria cor. Ao menos que se pode apreender na entrevista com a diretora, onde esta comenta que, quando questionadas a respeito da cor, elas respondem que so brancas. No que diz respeito aos elementos que podem nos remeter religio afro (a dana afro e a percusso), tanto nas observaes, quanto na entrevista com a diretora tambm aparecem indicativos acerca de como as crianas relacionam esses elementos com a religio, alm disso, notamos

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

169

que elementos estticos (colares, guias, abad) ligados a essa religio podem ser percebidos tambm nessa chave, o que nos possibilitou algumas estratgias nos momentos de entrevista com as crianas. Aproveitvamos a referncia ao suposto contedo religioso dos objetos que apareceram espontaneamente nas falas das crianas durante os momentos de observao participante. Procurando fazer movimento de aproximao e distanciamento com a realidade da escola particular, a partir das observaes, na escola pblica h uma tendncia da persistncia da religio como elemento de sociabilidade e disciplina, fazendo parte da educao das crianas como estratgia de agregao (a orao do pai nosso no incio do dia no ptio da escola citada pela diretora na entrevista) e incorporao de valores ticos/morais. Podemos dizer ainda que ela est muito mais presente na escola pblica entre as crianas, pois na escola privada a presena de algumas crianas evanglicas na sala de aula imperceptvel primeira vista, uma vez que elas no se destacam de seus colegas em nenhum trao marcante que identique sua religio. Esse fato pode ser explicado pela copresena do silenciamento das identidades religiosas e do fato das denominaes evanglicas de referncia entre as crianas da escola particular no implicarem forte controle dos usos e costumes. Durante todo o tempo de observao que vem sendo feita na escola privada essas crianas evanglicas poucas vezes usaram de algum elemento religioso para valorar ou julgar alguma situao (mesmo quando o zeram foi em comentrios rpidos e vagos), to pouco em sua relao com os/as colegas de classe. Nesse caso parece-nos ser adotada uma estratgia de silncio, visando a integrao num ambiente que se mostra hostil a uma demonstrao mais aparente de elementos que denotem liao religiosa diferente da norma catlica. Tal armao tambm se aplica s crianas espritas que tambm no demonstraram em nenhum momento sua liao religiosa, que s viemos a conhecer durante as entrevistas. Na escola pblica parece haver uma inverso, pois os elementos religiosos esto aparentes nas falas das crianas e so acionados por elas ou por seus pais (pelo menos o que relata a Diretora durante a entrevista) no que se refere a atividades escolares que no condizem com as normas religiosas que a famlia delas segue, por exemplo: participar de uma ocina de dana afro/popular, da capoeira ou do grupo de percusso. verdade que nas entrevistas com a coordenadora pedaggica da escola particular h meno de que j houve casos desse tipo com famlias de crianas protestantes na sua escola, mas, em geral, os casos foram resolvidos de maneira a conciliar a estratgia pedaggica da escola e os valores da famlia, com a participao parcial da criana nas atividades. O que ca claro em ambos os contextos que tais elementos artsticos e culturais so identicados

170

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

fortemente com a tradio africana e valorados negativamente pelos evanglicos. O que acontece na particular que h uma tentativa de convencimento da importncia da participao da criana nas atividades em funo do modelo pedaggico. Na escola pblica o conito se resolve na proibio da participao da criana nas atividades. s vezes, segundo diretora da escola pblica, o que acontece que a criana quer participar em detrimento da vontade da famlia. Nesses casos, alguns professores e coordenadores permitem; a criana, ento, participa dos ensaios mas no se apresenta no momento da festa para no confrontar a famlia. Na escola pblica a percusso que mal vista, pois tem relao direta com os batuques de terreiro e por isso mesmo so mais fortemente repelidos, aqueles que participam dessa atividade so alvo de preconceito religioso por parte dos colegas (so chamados de macumbeiros).

CONCLUSO O objetivo central foi apresentar algumas reexes a partir de dados substantivos da pesquisa que nos ajudem a abordar a forma como crianas de contextos distintos e em situaes particulares compreendem o outro no seu processo de sociabilidade, sendo este outro possuidor de uma diferena religiosa. E salientar que mesmo em espaos onde a criana no tem lugar reconhecido nas relaes de poder, distintamente dos dois exemplos citados no incio deste artigo, a participao e a construo do saber religioso pelas crianas merecedora de ateno, uma vez que elaboram em seu cotidiano relaes de convivncia que se pautam por regras prprias, onde o saber religioso utilizado de forma diferenciada podendo ser atenuado ou reforado na construo das relaes de amizade. Traduzindo para as questes metodolgicas implicadas na pesquisa, importou portanto considerar as falas e atitudes das crianas como reproduo interpretativa. As crianas necessariamente no imitam ou reproduzem as idias e atitudes dos adultos, ao contrrio reelaboram o modelo dos adultos de forma criativa de acordo com seus interesses e motivaes no que concerne s suas amizades e formas de sociabilidade. Portanto a pesquisa desenvolvida e aqui analisada em termos de questes metodolgicas visou escutar esses pequenos e novos sujeitos e sua relao com a diversidade religiosa. Partiu-se da perspectiva de encarar a criana como um ator social; desse modo, entendemos que de acordo com os dados substantivos de campo, que as crianas dentro das limitaes de seu contexto scio-cultural negociam a sua religiosidade e a experincia da diversidade dentro do espao

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

171

escolar. preciso dizer ainda que o mundo das crianas nesse espao se inter-relaciona com o mundo dos adultos. No constituem um grupo a parte, pois esto ligadas tambm a uma instituio, no caso a escola. No s esta, mas lembremos tambm da famlia como um elemento importante na construo do outro no processo de socializao infantil. Salientamos tambm que a escola parece ter papel fundamental junto famlia na orientao das crianas sobre a representao e vivncia do e com o diferente. Muitas vezes, situaes de atividades escolares que envolveram conitos com as crenas dos pais tiveram que ser negociadas, participando no s pais e professores e as prprias crianas tendo sido capazes de agenciar suas idias. Como o caso de S, que no queria participar das atividades de dana popular, mesmo tendo a permisso da me. Um outro ponto a se destacar que a diversidade em termos religiosos e de classe dos contextos escolares devem ser analisados com cautela. Na nossa pesquisa a complexidade do contexto nos forou a repensar o objetivo comparativo que nos direcionou para aproximaes e distanciamentos, atravs de um enfoque multisituado. Outra consequncia em termos metodolgicos foi que tivemos que privilegiar estrategicamente diferentes lugares de acordo com o contexto escolar particular e pblico para a observao da sociabilidade infantil e a diversidade religiosa. Ainda como elemento metodolgico a ser salientado foi a utilizao nas entrevistas das referencias proferidas pelas crianas, surgidas durante a observao participante, quanto ao suposto contedo religioso dos objetos e adereos usados pelas pessoas. Por m, apesar da invisibilidade produzida culturalmente, o contexto laico, segundo os resultados da pesquisa, impregnado de contedos religiosos que se interconectam com outras diferenas (sociais e raciais).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALMEIDA, Ronaldo de. 2007. Dez Anos do Chute na Santa: a Intolerncia com a diferena. In: V. Gonalves da Silva (org.). Intolerncia Religiosa. So Paulo: EDUSP. ARIS, Philippe. 1981. Histria social da criana e da famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC. BRAGA, Luiz Guilherme. 2008. Na Lei e nas Escolas: Diferentes aspectos do ensino religioso no estado do Rio de Janeiro. Debates do NERP, Religio e Polticas Pblicas,vol,n.14,UFRGS: 89-110. BURITY, Joanildo. 1997. Identidade Poltica no campo Religioso. Recife: Ipespe-editora Universitria UFPE.

172

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. 2008, Sobre a docilidade do Catolicismo: uma reviso bibliogrca sobre sincretismo e anti-sincretismo. BIB. Revista Brasileira de Informao Bibliogrca em Cincias Sociais, v.65:89-104. CAMURA, Marcelo Ayres. 2006. A realidade das religies no Brasil no Censo do IBGE-2000. In: Faustino Texeira e Renata Menezes (Org.). As religies no Brasil: continuidades e rupturas. Petrpolis: Editora Vozes. COHN, Clarice. 2005. Antropologia da Criana. Rio de Janeiro:Jorge Zahar editor, v.1, 58p. CORSARO, William. 2005. The Sociology of childhood. Thousand Oaks, London, New Dehli: Pine Forge Press, 2005. COLEMAN, Simon. 1999. Gods Children: Physical and Spiritual Growth among Evangelical Christians. In: S. Palmer e C. Hardman (ed) Children in New Religion. New Brunswick Rutgers, University Press, p. 71-87. FERNADES, Florestan. 1979. As Trocinhas do Bom Retiro. In Folclore e Mudana social na cidade de So Paulo. Petrpolis: Vozes, p. 153-256. FROTA, Ana Maria Monte Coelho. 2007. Diferentes concepes da infncia e adolescncia: a importncia da historicidade para sua construo. Estud. pesqui. psicol., jun. v. 7, n. 1: 144-157. GIUMBELLI, Emerson. 2008. Ensino Religioso em Escolas Pblicas no Brasil: notas de pesquisa. Revista Debates do NERP, Religio e Polticas Pblicas,vol,n.14,UFRGS:69-88. ___. 2003. Liberdade religiosa no Brasil contemporneo: uma discusso a partir do caso da Igreja Universal do Reino de Deus. In: Roberto Kant de Lima (org.) Antropologia e Direitos Humanos 2. Rio de Janeiro: EdUFF. GOBBI, Mrcia. 1997. Lpis vermelho coisa de mulherzinha: desenho infantil, relaes de gnero e educao infantil. Campinas, SP. Dissertao (Mestrado em Educao), Universidade Estadual de Campinas. GUSMO, Neusa Maria M. de. 1999. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa. n. 107, julho, 1999: 41-78. HONNETH, Axel. 2003. Luta por Reconhecimento: a gramtica moral dos conitos sociais. So Paulo: Editora 34, 2003. JAVEAU, Claude. 2005. Criana, infncia(s), crianas: que objetivo dar a uma cincia social da infncia? Educ. Soc. maio/ago. 2005, v. 26, n. 91:379-389. JAMES, Allison, JENKS, Chris, PROUT, Alan. 2001. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press. JENKS, Chris. 1997. Childhood. London: Routledge. MARIANO, Ricardo. 2007. Pentecostais em ao: a demonio dos cultos afro-brasileiro.In V. Gonalves da Silva (org.). Intolerncia Religiosa. So Paulo: EDUSP. MOTTA, Roberto. 1982. A propsito de Frades: Gilberto Freyre, Max Weber e o Franciscanismo in DANTAS & BRITO (eds) in Interpretaes do Brasil. Joo Pessoa: Editora Universitria. ORO, Ari Pedro. 2007. Intolerncia Religiosa Iurdiana e Reaes Afro no Rio Grade do Sul.In V. Gonalves da Silva (org.). Intolerncia Religiosa. So Paulo: EDUSP. PIERUCCI, Antnio Flvio. 2006. Cincias Sociais e Religio: a religio como ruptura. In: Faustino Texeira e Renata Menezes (Org.). As religies no Brasil: continuidades e rupturas. Petrpolis: Editora Vozes.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

173

PIRES, Flvia Ferreira. 2007. Quem tem medo de mal-assombro? Religio e Infncia no Semi-rido Nordestino. Tese de doutorado. PPGAS, MUSEU NACIONAL, UFRJ, Rio de Janeiro. RAPPORT, Nigel & OVERING, Joana. 2000. Children. Social and Cultural Anthropology. The Key Concepts. London and New York: Routledge. REVISTA POCA, Jesus vai Escola, n 537, 1 de setembro 2008. SOARES, Luis Eduardo. 1993. Dimenses democrticas do conito religioso no Brasil: a Guerra dos pentecostais contra o afro-brasileiro.In Os Dois Corpos do Presidente, Riode Janeiro: Relume Dumar. SANCHIS, Pierre. 2001. Religies, religio. Alguns problemas de sincretismo no campo religioso brasileiro. In: Fiis e Cidados. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. TOREN, Cristina. 1990. Making sense of Hierachy cognition as social process in Fiji. Londdres: London School of Economics, monographs on Social anthropology 61. WACQUANT, Loic. 2006. Seguindo Burdieu no Campo. Rev. Sociologia e Poltica, 26, jun., p.13-29.

174

TEORIA

SOCIEDADE n 17.1 janeiro-junho de 2009

ABSTRACT
This article aims to share, analytically, the methodological paths of a research on infant sociability and the reactions of children to religious diversity. The main challenge from the methodological perspective was the invisibility of children in anthropological studies on religious issues and their sociability, especially with regard to reactions to religious diversity in the school in Brazil. Secondly, the production of the invisibility of the relationship between religion and child sociability is partly because the academia and common sense sustain a common belief in the Brazilian syncretism as a fraternizing and harmonizing force of the differences.

KEY WORDS
religion school children sociability reactions to diversity

RECEBIDO EM
abril de 2009

APROVADO EM
novembro de 2009

ROBERTA BIVAR CARNEIRO CAMPOS


Professora Adjunta III do Programa de Ps-Graduao em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco.

PESQUISANDO O INVISVEL... Roberta Bivar Carneiro Campos

175

Vous aimerez peut-être aussi