Vous êtes sur la page 1sur 6

MDULO 9 ALTERAES GEOESTRATGICAS, TENSES POLTICAS E TRANSFORMAES SOCIOCULTURAIS NO MUNDO ATUAL

UNIDADE 1 O FIM DO SISTEMA INTERNACIONAL DA GUERRA FRIA E A PERSISTNCIA DA DICOTOMIA NORTE-SUL

O FIM DO MODELO SOVITICO

No curto espao de tempo que vai de 1985 a 1991, a histria mundial sofreu modificaes profundas: a Guerra Fria terminou de forma inesperada, as democracias populares europeias aboliram o comunismo, as duas Alemanhas fundiram-se num s Estado e a URSS desintegrou-se, deixando os Estados Unidos sem concorrente ao lugar de superpotncia mundial. O fim do modelo sovitico transformou a geografia poltica do Leste europeu e lanou os antigos Estados socialistas numa transio econmica difcil cujas marcas so, ainda, claramente percetveis.

A CRISE DO MODELO SOVITICO

Quando, em finais de 1982, morreu Brejnev, apesar das profundas alteraes que tinham marcado a conjuntura internacional no ps-Segunda Guerra Mundial, o marxismo-leninismo interpretado por Estaline nos anos 20 mantinha-se inalterado nos seus princpios e nas propostas polticas deles decorrentes. Todavia, eram muito fortes os ventos da mudana. Se, na Europa Ocidental, os velhos partidos socialistas e comunistas comeavam a passar por profundas renovaes marcadas pelo abandono das filosofias marxistas e plena assuno da via democrtico-reformista, mas tambm na URSS comeavam a ser iniludveis os sinais de crise do modelo sovitico.

A VIRAGEM POLTICA
Em maro de 1985, Mikhail Gorbatchev eleito secretrio-geral do PCUS (Partido Comunista da Unio Sovitica ). O novo dirigente tinha conscincia das dificuldades por que passava a economia sovitica e sentiu que o sistema socialista, apesar de no ter de ser substitudo, necessitava de uma reforma. Do mesmo modo, entendeu os anseios de liberdade manifestados pela populao. Enquanto o nvel de vida da populao baixava , o atraso econmico e tecnolgico , relativamente aos Estados Unidos da Amrica, crescia a olhos vistos, e s com muitas

dificuldades o pas conseguia suportar os pesados encargos decorrentes da sua vasta influncia no Mundo. Neste contexto, Gorbatchev enceta uma politica de dilogo e aproximao ao Ocidente , propondo aos Americanos o reincio das conversaes sobre o desarmamento. Incapaz de igualar o arrojado programa de defesa nuclear da administrao Reagan (conhecido como guerra das estrelas), o lder sovitico procura assim criar um clima internacional estvel que refreie a corrida ao armamento e permita URSS utilizar os seus recursos para a reestruturao interna. Decidido a ganhar o apoio popular para o seu arrojado plano de renovao econmica, ao qual chamou perestroika (reestruturao), Gorbatchev inicia, em simultneo, uma ampla abertura poltica, conhecida por glasnot (transparncia):

Perestroika Conceito: - Reestruturao profunda do modelo sovitico empreendida por Gorbatchev a partir de 1958. - Plano de renovao econmica. Propostas: Propostas: - Descentralizao da economia (gesto autnoma das empresas que se vm privadas dos planos quinquenais, bem como dos avultados subsdios que suportavam a sua falta de rentabilidade. - Formao de um setor privado. Conceito:

Glasnot

- Vertente poltica da Perestroika que procurou conciliar o socialismo e a democracia.

- Apela denuncia da corrupo. - Abolio da censura. - Abertura democrtica eleies pluralistas e livres.

Consequncias: - Abalo das estruturas do poder.

Consequncias: - Deteorizao da economia falncias, desemprego, descontrolo econmico, pobreza, inflao.

- Fim das Democracias Populares. - Vaga democratizadora varre o leste (1989)

Os governantes soviticos visavam assim aproximar a URSS dos pases ocidentais, em especial dos Estados Unidos da Amrica. Era o surpreendente esbatimento do ambiente da Guerra Fria que tinha aterrorizado o mundo durante os ltimos 40 anos.

O COLAPSO DO BLOCO SOVITICO

A inflexo da poltica sovitica e as duras crticas tecidas aos tempos de Brejnev debilitaram a autoridade dos lderes comunistas dos pases de Leste. H muito reprimida, a contestao ao regime imposto por Moscovo alastrou e endureceu, comeando a abalar as estruturas do poder. E, ao contrrio do que outrora acontecera, a linha dura dos partidos comunistas europeus no contou agora com a interveno militar russa, para normalizar a situao. Confiante no clima de concrdia que estabelecera com o Ocidente, Gorbatchev passou a olhar as democracias populares como uma obrigao pesada, da qual a URSS s ganhava em libertar-se. A doutrina da soberania limitada foi, assim, posta de lado, e os antigos pases-satlites da URSS puderam, finalmente, escolher o seu regime poltico. No ano de 1989, uma vaga democratizadora varre o Leste: os partidos comunistas perdem, um aps outro, o seu lugar de partido nico e, pouco depois, realizaram-se as primeiras eleies livres do psguerra, que promovem a elaborao de novos textos constitucionais. Neste processo, a cortina-de-ferro, que, h quatro dcadas, separava a Europa, levanta-se finalmente: as fronteiras com o Ocidente so abertas e, perante um mundo estarrecido, cai o Muro de Berlim. Depois de uma ronda de negociaes entre os dois Estados alemes e os quatro pases que ainda detinham direitos de ocupao, a Alemanha reunifica-se Tratado 2+4. Em novembro de 1990 anunciado, sem surpresa, o fim do Pacto de Varsvia e, pouco depois, a dissoluo do COMECON. Nesta altura, a dinmica poltica desencadeada pela perestroika tornara-se j incontrolvel, conduzindo, tambm, ao fim da prpria URSS. O extenso territrio das Republicas Soviticas desmembra-se, sacudido por uma exploso de reivindicaes nacionalistas e confrontos tnicos. O processo comea nas Repblicas Blticas , anexadas por Estaline durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1988, a Estnia assume-se como Estado soberano no interior da URSS, com direito a emitir passaportes prprios e a vetar as leis aprovadas pelo parlamento sovitico. Em 1990, a Litunia vai mais longe e afirma o seu direito de deixar a Unio. O mesmo acontece com a Letnia. Confrontado com estas dissidncias, Gorbatchev, tenta parar o processo pela fora, intervindo militarmente nos Estados Blticos (inicio de 1991). Esta atuao retira o lder sovitico da vanguarda reformista, e o apoio dos mais ousados passa para um excolaborador de Gorbatchev, Boris Ieltsin. Eleito como presidente da Republica da Rssia, Ieltsin refora o seu prestgio ao encabear a resistncia a um golpe de Estado dos saudosistas do Partido, que pretendiam retomar o

poder e parar as reformas em curso. Pouco depois, no rescaldo do golpe, o novo presidente toma a medida extrema de proibir as atividades do partido comunista. No outono de 1991, a maioria das repblicas da Unio declara a sua independncia. Em dezembro, nasce oficialmente a CEI (Comunidade de Estados Independentes ), qual aderem 12 das 15 repblicas que integravam a Unio Sovitica. Dias depois, vencido no seu propsito de manter o pas unidos, Gorbatchev abandona a presidncia de uma URSS que, efetivamente, j desaparecera.

OS PROBLEMAS DA TRANSIO PARA A ECONOMIA DE MERCADO

A perestroika tinha, prometido aos Soviticos uma melhoria acentuada e rpida do nvel da vida: melhores subsdios, mais bens de consumo, melhor assistncia social. Mas, ao contrrio do previsto, a reconverso econmica foi um fracasso e a economia deteriorou-se rapidamente. - O fim da economia planificada significou, o fim dos subsdios estatais s empresas, que se viram na necessidade de se tornarem lucrativas ou enfrentarem a falncia. Assim, muitas unidades desapareceram e outras extinguiram numerosos postos de trabalho. - O descontrolo econmico e a liberalizao dos preos (os bens de primeira necessidade deixaram tambm de ser subsidiados pelo Estado) desencadearam uma inflao galopante que a subida de salrios no acompanhou. - O desemprego, o atraso nos pagamentos das penses e dos salrios dos funcionrios pblicos, bem como a rpida perda de valor do rublo significaram o fim das poupanas de muitas famlias soviticas, que rapidamente se viram sem meios de subsistncia. No entanto, a liberalizao econmica enriqueceu um pequeno grupo que, em pouco tempo, acumulou fortunas fabulosas. De uma forma geral, a riqueza passou para as mos de antigos altos funcionrios que souberam aproveitar a posio-chave em que se encontravam. Em meados dos anos 90, 45% do rendimento nacional encontrava-se nas mos de menos de 5% da populao.

Os pases de Leste viveram tambm, de forma dolorosa, a transio pela economia de mercado. Privados dos subsdios da Unio Sovitica, a braos com uma significativa reduo das trocas na rea do antigo COMECON e com uma produo alicerada em indstrias e equipamentos obsoletos, os antigos satlites da URSS sofreram uma brusca regresso econmica. Tal como na Rssia, o caos econmico instalou-se e as desigualdades agravaram-se. De acordo com o Banco Mundial, nos pases de transio para a economia de mercado, a pobreza espalhouse e cresceu a um ritmo mais acelerado do que em qualquer lugar do Mundo , assim como a percentagem de pobres elevou-se. Este quadro genrico esconde, porm, grandes disparidades regionais e nacionais. Pases como a Repblica Checa, a Hungria ou a Polnia que beneficiaram de uma relativa estabilidade poltica, conseguiram captar importantes investimentos estrangeiros e grandes fluxos tursticos conseguindo assim uma evoluo econmica positiva, devendo-se ainda, em parte, ao forte estimulo que constitui a sua recente adeso Unio Europeia.

Vous aimerez peut-être aussi