Vous êtes sur la page 1sur 2

inscries - II encontro procad judicirio e discurso dos direitos humanos

https://sites.google.com/site/encontroprocadjddh/inscricoes

Pesquisar o site

inscries
PRAZOS Envio de resumo INSCRIES ENCERRADAS Divulgao do resultado CONFERIR PROGRAMAO Envio de trabalho completo de 01 de outubro a 30 de novembro de 2011 Observao: os trabalhos completos devero ser enviados para o email procad10@gmail.com (consultar normas de submisso e publicao no arquivo abaixo em anexo ou aqui ).

INVESTIMENTO R$ 30,00 estudantes e profissionais (valor a ser pago no credenciamento tera-feira, 23 de novembro em dinheiro, para cobrir as despesas com material de apoio, impresso dos certificados e logstica do evento) Gratuito discentes e docentes do PROCAD UFAL-UFPE-UFPB Acesso Livre ouvintes (apenas para as sesses dos Grupos de Trabalho no ser permitido entrada no Auditrio devido limitao de lugares; no necessrio fazer inscrio; no recebero material de apoio nem certificado) Observao: todos os coautores devem fazer a inscrio no evento (pessoalmente ou por portador), contudo, recebero certificado de participao apenas se estiverem presentes na apresentao do trabalho.

GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 - Pragmatismo e realismo jurdico Coordenadores: Adrualdo Cato e Lorena Freitas Ementa: Este GT objetiva reunir trabalhos sobre realismo e pragmatismo jurdico, notadamente ligados a
autores como Oliver Holmes, Benjamin Cardozo e Roscoe Pound. Tambm rene trabalhos que tenham o pragmatismo como mtodo de anlise de direitos humanos e fundamentais no discurso do Judicirio.

GT 2 - Democracia e legitimidade da jurisdio constitucional Coordenadores: Joo Paulo Allain Teixeira, Ceclia Caballero Lois e Pedro Brando Ementa: Este GT tem por objetivo discutir criticamente o alargamento da Jurisdio Constitucional no Brasil,
notadamente, do papel do Supremo Tribunal Federal, mostrando os riscos e as possibilidades desse processo no ambiente democrtico brasileiro.

GT 3 - Marxismo e direitos humanos Coordenadores: Enoque Feitosa, Marcos Oliveira e Victor Ventura

1 de 2

26/08/2011 11:09

inscries - II encontro procad judicirio e discurso dos direitos humanos

https://sites.google.com/site/encontroprocadjddh/inscricoes

Ementa: Este GT objetiva discutir duas problemticas: uma, a que se refere a indagao se h em Marx uma
crtica de princpio aos Direitos Humanos ou uma crtica dirigida a concepo de tais direitos enquanto esfera que ope o indivduo egosta ao seu carater genrico de ser social, a outra problemtica aquela referente a crtica encetada ao Direito enquanto tal, isto , como manifestao de uma sociablidade cindida, pelo que o GT intercruza problemas de teoria geral com a filosofia do direito.

GT 4 - Sociologia do direito e direitos humanos Coordenadores: Artur Stamford da Silva, Jayme Benvenuto, John Heinz e Manuela Abath Ementa: Este GT um espao para debates sobre temticas da sociologia do direito tais como teoria,
metodologia, prticas sociais, administrao dos tribunais, profisses jurdicas, deciso jurdica e sociedade, mudana social e violncia, unidos pela questo dos direitos humanos.

GT 5 - Hermenutica constitucional e direitos humanos Coordenadores: Andreas Krell e Luiz Magno Pinto Bastos Jr. Ementa: Este GT tem por objetivo a anlise das principais teorias sobre hermenutica e interpretao jurdica
hoje defendidas na doutrina brasileira e o nvel de sua aceitao e utilizao nos tribunais (superiores) do pas. Pergunta-se quais so os mtodos interpretativos efetivamente utilizados na fundamentao de decises que envolvem a atuao dos rgos administrativos na prestao dos servios pblicos. So frequentes os estudos sobre teorias de argumentao, discurso, racionalidade, valores etc., sem a devida conexo com as formas tradicionais de arrazoamento jurdico.

GT 6 - Judicirio e comunicao Coordenadores: Gustavo Ferreira Santos e Ticianne Perdigo Ementa: Este GT tem por objetivo discutir a atuao do Poder Judicirio na garantia de direitos humanos nas
relaes comunicacionais, refletindo sobre conceitos como liberdade de expresso, liberdade de imprensa, liberdade de culto, liberdade de informao, mas indo alm, discutindo o direito comunicao, que requer uma atuao especfica do Estado impedindo excessos de particulares que impedem a livre comunicao e incentivando o pluralismo nos meios de comunicao, como uma condio para a construo da democracia.

GT 7 - O discurso da efetividade dos direitos sociais no judicirio Coordenadores: Alberto Jorge e George Sarmento Ementa: Este GT tem o objetivo de investigar os mecanismos de efetivao dos direitos sociais, econmicos
e culturais no Brasil, atravs da construo de discurso jurdico racional e comprometido com princpios e valores constitucionais. Tambm tem a vocao de discutir a mediao concretizadora dos direitos fundamentais no Judicirio diante das omisses constitucionais do Poder Pblico. A partir da jurisprudncia brasileira, analisar a desconstruo dos argumentos justificadores da inrcia do Estado em adimplir as prestaes positivas atribudas pela Constituio de 1988.

Subpginas (1): normas de submisso e publicao

Anexos (1)
NORMAS SUBMISSAO PUBLICACAO.pdf - em 24/07/2011 19:23 por PROCAD procad (verso 1)
40 KB

Visualizar Download

Fazer login

Termos

Denunciar abuso

Imprimir pgina

Tecnologia Google Sites

2 de 2

26/08/2011 11:09

Vous aimerez peut-être aussi