Vous êtes sur la page 1sur 9

FICHA INFORMATIVA RELATIVA SEGURANA

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa

Antisol PAV

SEO 1: Identificao da substncia/preparao e da sociedade/empresa


1.1 Identificador do produto Nome do produto : Antisol PAV

1.2 Usos relevantes identificados da substncia ou mistura e usos desaconselhados De momento no existem dados suficientes para a identificao completa dos usos. Assim que mais dados estiverem disponveis, passaro a ser includos na ficha de dados de segurana. 1.3 Detalhes do fornecedor da ficha de informaes de segurana Fabricante/Distribuidor : Sika S.A. (SO PAULO) Av.Dr.Alberto Jackson Byington 1525 06276-000- Osasco - So Paulo - SP Brasil : (011) 3687-4600 : (011) 3687-4705 : : PROQUMICA: 0800118270 CEATOX: 0800148110 SIKA (DDG): 08007037340

Nmero do Telefone No.do Fax Endereo eletrnico da pessoa responsvel por este SDS Telefone para emergncias

1.4 Telefone para emergncias Fornecedor Nmero de telefone : PROQUMICA: 0800118270 CEATOX: 0800148110 SIKA (DDG): 08007037340

SEO 2: Identificao de perigos


2.1 Classificao da substncia ou da mistura Definio do produto : Mistura Classificao de acordo com a diretiva 1999/45/CE [DPD] O produto no classificado como perigoso de acordo com a Diretiva 1999/45/EC e suas emendas. Classificao : No classificado. Consulte a seo 16 para o texto completo das frases R e das declaraes H mencionadas acima. Consulte a Seo 11 para obter mais informaes detalhadas sobre os sintomas e efeitos para a sade. 2.2 Elementos do rtulo Smbolo(s) de perigo Indicao de perigo Frases relativas ao risco Frases relativas segurana Ingredientes perigosos Elementos do rtulo suplementar

: : : Esse produto no est classificado de acordo com a legislao da UE. : No aplicvel. : : No aplicvel.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

1/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 2/9

SEO 2: Identificao de perigos


2.3 Outros riscos Outros perigos que no resultam na classificao : No disponvel.

SEO 3: Composio e informaes sobre os ingredientes


Substncia/preparado : Mistura Tipo [1] Substncia classificada como perigosa para a sade ou para o meio ambiente [2] Substncia com limite de exposio em local de trabalho [3] A substncia atende aos critrios com relao ao PBT de acordo com o Regulamento (CE) No. 1907/2006, Anexo XIII [4] A substncia atende aos critrios com relao s substncias muito persistentes e bioacumulativas (vPvB) de acordo com o Regulamento (CE) No. 1907/2006, Anexo XIII

SEO 4: Medidas de primeiros-socorros


4.1 Descrio de medidas de primeiros socorros Contato com os olhos : Lavar imediatamente os olhos com gua em abundncia, levantando para cima e para baixo as plpebras ocasionalmente. Verificar se esto sendo usadas lentes de contato e remov-las. Continue enxaguando durante pelo menos 10 minutos. Consulte um mdico. Inalao : Se ocorrem sintomas procure tratamento mdico. Contato com a pele : Lavar a pele contaminada com muita gua. Remova roupas e calados contaminados. Se ocorrem sintomas procure tratamento mdico. Ingesto : No induzir vmitos a no ser sob recomendao de um mdico. Manter um conduto de ventilao aberto. Procure imediatamente um mdico. Proteco das pessoas que : Nenhuma ao deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem prestam primeiros treinamento apropriado. socorros 4.2 Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como tardios Efeitos Agudos em Potencial na Sade Contato com os olhos : No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. Inalao : No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. Contato com a pele : No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. Ingesto : No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. Sinais/sintomas de exposio excessiva Contato com os olhos : No h dados especficos. Inalao : No h dados especficos. Contato com a pele : No h dados especficos. Ingesto : No h dados especficos. 4.3 Indicao de cuidados mdicos imediatos e necessidade de tratamento especial Notas para o mdico : Tratar sintomaticamente. Contate um especialista em tratamento de veneno se grandes quantidades foram ingeridas ou inaladas. Tratamentos especficos : Sem tratamento especfico.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

2/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 3/9

SEO 5: Medidas de combate a incndio


5.1 Meios de extino Meios de extino adequados Meios de extino inadequados : Utilizar p qumico seco, CO2, gua pulverizada (nvoa) ou espuma. : Nenhum Conhecido.

5.2 Existem riscos especiais provenientes da substncia ou mistura Perigos de substncia ou : Em situao de incndio ou caso seja aquecido, um aumento de presso ocorrer e mistura o recipiente poder estourar. Perigosos produtos de decomposio trmica : No h dados especficos.

5.3 Recomendao para os bombeiros Aes de proteo : Isolar prontamente o local removendo todas as pessoas da vizinhana do acidente, especiais para os se houver fogo. bombeiros Equipamento de proteo especial para bombeiros : Os bombeiros devem usar equipamentos de proteo adequados e usar um aparelho respiratrio autnomo (SCBA) com uma mscara completa operado em modo de presso positiva. Roupas de bombeiros (incluindo capacetes, botas protetoras e luvas), conforme os padres europeus EM 469, proporcionaro um nvel bsico de proteo em caso de incidentes qumicos.

SEO 6: Medidas de controle para derramamento ou vazamento


6.1 Precaues pessoais, equipamentos de proteo e procedimentos de emergncia Para pessoas que no : Nenhuma ao deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem atendem emergncias treinamento apropriado. Evacuar reas vizinhas. No deixar entrar pessoas desnecessrias ou desprotegidas. NO tocar ou caminhar sobre material derramado. Use equipamento de proteo pessoal adequado. Para pessoas que atendem emergncias : Se houver necessidade de roupas especializadas para lidar com derramamentos, ateno para as observaes na seo 8 quanto aos materiais adequados e no adequados. Consulte a seo 8 para outras informaes relativas a medidas de higiene. : Evite a disperso do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de gua, fossas e esgoto. Informe as autoridades pertinentes caso o produto tenha causado poluio ambiental (esgotos, vias fluviais, terra ou ar).

6.2 Precaues ao meio ambiente

6.3 Mtodos e materiais para conteno e limpeza Pequenos derramamentos : Interromper o vazamento se no houver riscos. Mover recipientes da rea de derramamento. Absorver com material inerte e descartar o material derramado em um recipiente adequado de lixo. Grande derramamento : Interromper o vazamento se no houver riscos. Mover recipientes da rea de derramamento. Previna a entrada em esgotos, cursos de gua, pores ou reas confinadas. Os derramamentos devem ser recolhidos por meio de materiais absorventes no combustveis, como por exemplo areia, terra, vermiculite ou terra diatomcea, e colocados no contentor para eliminao de acordo com a legislao local (consulte a seco 3). : Consulte a seo 1 para contatos de emergncia. Consulte a seo 8 para informaes sobre equipamentos de proteo individual adequados. Consulte a seo 13 para outras informaes sobre tratamento de resduos.

6.4 Referncia a outras sees

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

3/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 4/9

SEO 7: Manuseio e armazenamento


7.1 Precaues para manuseio seguro Medidas de proteco : Utilizar equipamento de proteo pessoal adequado (consulte a Seo 8). Comer, beber e fumar deve ser proibido na rea onde o material manuseado, armazenado e processado. Os funcionrios devem lavar as mos e o rosto antes de comer, beber ou fumar. Evitar contato com os olhos, pele e roupas. Mantenha no recipiente original, ou em um alternativo aprovado feito com material compatvel, hermticamente fechado quando no estiver em uso. Recomendaes gerais sobre higiene ocupacional : Comer, beber e fumar deve ser proibido na rea onde o material manuseado, armazenado e processado. Os funcionrios devem lavar as mos e o rosto antes de comer, beber ou fumar. Remova a roupas contaminada e o equipamento de proteo antes de entrar em reas de alimetao. Consulte a seo 8 para outras informaes relativas a medidas de higiene. : Armazenar de acordo com a legislao local. Armazene no recipiente original protegido da luz do sol, em rea seca, fria e bem ventilada, distante de materiais incompatveis (veja seo 10) e alimentos e bebidas. Manter o recipiente bem fechado e vedado at que esteja pronto para uso. Os recipientes que forem abertos devem ser selados cuidadosamente e mantidos em posio vertical para evitar vazamentos. No armazene em recipientes sem rtulos. Utilizar um recipiente adequado para evitar a contaminao do ambiente.

7.2 Condies para armazenagem seguras, incluindo quaisquer incompatibilidades

7.3 Uso(s) final(is) especfico(s) Recomendaes : No disponvel. Solues especficas do : No disponvel. setor industrial

SEO 8: Controle de exposio e proteo individual


8.1 Parmetros de controle Limites de exposio ocupacional Nenhum valor conhecido de limite de exposio. Procedimentos de vigilncia recomendados : Se este produto contiver ingredientes com limites de exposio, pode ser requerido o monitoramento biolgico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar a efetividade da ventilao ou outras medidas de controle e/ou a necessidade de usar equipamento de proteo respiratria. O padro europeu EN 689 de mtodos de avaliao da exposio por inalao de agentes qumicos e documentos de guia nacionais para mtodos de determinao de substncias perigosas devem ser utilizados como referncia.

Nveis de efeitos derivados DELs no disponveis. Concentraes de efeitos previsveis PECs no disponveis.

8.2 Controles de exposio Medidas de controle de engenharia

: Uma boa ventilao deve ser suficiente para controlar a exposio dos trabalhadores aos contaminantes do ar. Se este produto contm ingredientes com limites de exposio, usar vedantes no processo, utilizar exaustor local, ou outro controle de engenharia para manter a exposio do trabalhador abaixo dos limites estatutrios ou de qualquer outro recomendado .

Medidas de proteo individual Medidas higinicas : Lave muito bem as mos, antebraos e rosto aps manusear os produtos qumicos, antes de usar o lavatrio, comer, fumar e ao trmino do perodo de trabalho. Tcnicas apropriadas podem ser usada para remover roupas contaminadas. Lavar as vestimentas contaminadas antes de reutiliz-las.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

4/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 5/9

SEO 8: Controle de exposio e proteo individual


Proteo dos olhos/face : Usar culos de segurana que obedecem aos padres estabelecidos sempre que uma avaliao de risco indicar que existe risco de exposio respingos, gases, vapores ou ps. : Luvas resistentes produtos qumicos, impermeveis que obedecem um padro aprovado, devem ser usadas todo tempo enquanto produtos qumicos estiverem sendo manuseados se a determinao da taxa de risco indicar que isto necessrio. Nmero de referncia EN 374. Recomendado: Luvas de borracha butilica/nitrilica. : O equipamento de proteo pessoal para o corpo deveria ser selecionado de acordo com a tarefa executada e os riscos envolvidos e antes da manipulao do produto um especialista deveria aprovar. Recomendado: Proteco preventiva atravs do uso de creme para a pele : Devem ser selecionados os calados e outras medidas prprias para proteo da pele com base na tarefa a executar e nos riscos decorrentes. Estas medidas devem ser aprovadas por um especialista antes do manuseio deste produto. : No so requeridas medidas especiais. : As emisses dos equipamentos de ventilao ou de processo de trabalho devem ser verificadas para garantir que atendem aos requisitos da legislao sobre a proteo do meio ambiente. Em alguns casos, purificadores de gases, filtros ou modificaes de engenharia nos equipamentos do processo podem necessrios para reduzir as emisses nveis aceitveis.

Proteo da pele Proteo para as mos

Proteo do corpo

Outra proteo para a pele Proteo respiratria Controle de exposio ambiental

SEO 9: Propriedades fsicas e qumicas


9.1 Informaes bsicas sobre propriedades fsicas e qumicas Aspecto Estado fsico : Lquido. Cor : Branco. Odor : Caractersitco. Limite de odor : No disponvel. pH : 9 Ponto de fuso/ponto de : No disponvel. congelamento Ponto de ebulio inicial e faixa de temperatura de ebulio Ponto de fulgor Taxa de evaporao Inflamabillidade (slido, gs) Tempo de combusto Taxa de combusto Limites de inflamabilidade ou de explosividade superior/inferior Presso de vapor Densidade de vapor Densidade Densidade relativa Solubilidade(s) Coeficiente de partio noctanol/gua Temperatura de auto-ignio Temperatura de decomposio Viscosidade Propriedades de exploso Data de lanamento : No disponvel.

: No disponvel. : : : : No disponvel. No disponvel. No aplicvel. No aplicvel.

: No disponvel.

: : : : : : : : : :

No disponvel. No disponvel. ~0.98 g/cm 3 [25C (77F)] No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. MSDS no. : 610400-1 5/9

: 06.09.2012.

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 6/9

SEO 9: Propriedades fsicas e qumicas


Propriedades Oxidantes 9.2 Outras informaes No h informaes adicionais. : No disponvel.

SEO 10: Estabilidade e reatividade


10.1 Reatividade : No existem dados de testes especficos disponveis relacionados reatividade deste produto ou de seus ingredientes. : O produto estvel. : No ocorrero reaes perigosas em condies normais de armazenagem e uso.

10.2 Estabilidade qumica 10.3 Possibilidade de reaes perigosas 10.4 Condies a serem evitadas 10.5 Materiais incompatveis 10.6 Produtos perigosos da decomposio

: No h dados especficos.

: No h dados especficos. : Sob condies normais de armazenamento e uso no devem se formar produtos de decomposio perigosa.

SEO 11: Informaes toxicolgicas


11.1 Informao sobre os efeitos toxicolgicos Toxicidade aguda Concluso/Resumo : No disponvel. Irritao/corroso Concluso/Resumo : No disponvel. Sensibilizao Concluso/Resumo : No disponvel. Mutagenecidade Concluso/Resumo : No disponvel. Carcinogenicidade Concluso/Resumo Toxicidade reprodutiva Concluso/Resumo Teratogenicidade Concluso/Resumo Informaes das rotas provveis de exposio

: No disponvel. : No disponvel. : No disponvel. : No disponvel.

Efeitos Agudos em Potencial na Sade Contato com os olhos : Pode causar irritao nos olhos. Inalao : Pode causar irritao Contato com a pele : Pode provocar irritao da pele. Ingesto : Pode causar distrbios gastrointestinais. Sintomas relativos s caractersticas fsicas, qumicas e toxicolgicas Contato com os olhos : No h dados especficos. Data de lanamento : 06.09.2012. MSDS no. : 610400-1 6/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 7/9

SEO 11: Informaes toxicolgicas


Inalao Contato com a pele Ingesto : No h dados especficos. : No h dados especficos. : No h dados especficos.

Efeitos tardios e imediatos e tambm efeitos crnicos de curto e longo perodos Exposio de curta durao Efeitos potenciais : No disponvel. imediatos Efeitos potenciais tardios : No disponvel. Exposio de longa durao Efeitos potenciais : No disponvel. imediatos Efeitos potenciais tardios : No disponvel. Efeitos Crnicos em Potencial na Sade No disponvel. Concluso/Resumo Geral Carcinogenicidade Mutagenecidade Teratogenicidade Efeitos congnitos Efeitos na fertilidade Outras informaes : : : : : : : No disponvel. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos. No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos.

: No disponvel.

SEO 12: Informaes ecolgicas


12.1 Toxicidade Concluso/Resumo : No disponvel.

12.2 Persistncia e degradabilidade Concluso/Resumo : No disponvel. 12.3 Potencial bioacumulativo No disponvel.

12.4 Mobilidade no solo Coeficiente de Partio Solo/gua (KOC) Mobilidade

: No disponvel. : No disponvel.

12.5 Resultados das avaliaes do tereftalato de polibutileno (PBT) e das substncias muito persistentes e bioacumulativas (vPvB) PBT : No aplicvel. vPvB : No aplicvel. 12.6 Outros efeitos adversos : No apresentou efeitos significativos ou riscos crticos.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

7/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 8/9

SEO 13: Consideraes sobre tratamento e disposio


13.1 Mtodos de tratamento dos resduos Produto Mtodos de eliminao : A gerao de lixo deveria ser evitada ou minimizada onde quer que seja. Quantidades significativas de resduos do produto no devem ser descartadas no esgoto bruto, devem ser processadas em uma estao adequada de tratamento de efluentes . Descarte o excesso de produtos no reciclveis atravs de uma firma autorizada no controle do lixo. A eliminao deste produto, solues e qualquer subproduto deveriam obedecer as exigncias de proteo ambiental bem como uma legislao para a eliminao de resduos segundo as exigncias das autoridades regionais do local. Embalagem : Embalagens completamente vazias podem ser conduzidas para reciclagem Embalagens que no possam ser limpas devem ser eliminadas como a substncia

SEO 14: Informaes sobre transporte


ADR/RID - ADN/ADNR 14.1 Nmero ONU 14.2 Denominao da ONU apropriada para o embarque 14.3 Classe(s) de risco para o transporte 14.4 Grupo de embalagem No regulado. IMDG Not regulated. IATA Not regulated.

No No disponvel.

No No disponvel.

14.5 Perigos para o No ambiente 14.6 Precaues especiais para o usurio Informaes adicionais No disponvel.

14.7 Transporte em grande volume de acordo com o anexo do MARPOL 73/78 e do cdigo IBC (Continer intermedirio para carga a granel (IBC-Intermediate Bulk Container)

: No disponvel.

SEO 15: Regulamentaes


15.1 Regulamentaes/legislaes especficas de segurana, sade e meio ambiente para substncias ou misturas Regulamento da UE (CE) No. 1907/2006 do Registros, Avaliaes, Autorizaes e Restries (REACH) Anexo XIV - Lista de substncias sujeitas autorizao Substncia que causa alta preocupao Nenhum dos componentes est listado.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

8/9

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006 (REACH), Anexo II - Europa Antisol PAV

06.09.2012 9/9

SEO 15: Regulamentaes


Anexo XVII - Restries de : No aplicvel. fabricao, colocao no mercado e uso de determinadas substncias perigosas, misturas e artigos Teor de COV (EU) REACH Information: : VOC (W/W): 0% : All substances contained in Sika Products are - preregistered or registered by our upstream suppliers, and/or - preregistered or registered by Sika, and/or - excluded from the regulation, and/or - exempted from the registration. : No disponvel. Outras regulamentaes da UE

Inventrio Europeu

15.2 Avaliao da Segurana : Este produto contm substncias para as quais as Avaliaes de Segurana Qumica Qumica ainda so requeridas.

SEO 16: Outras informaes


Indica as informaes que foram alteradas em relao verso anterior. Abreviaturas e acrnimos : ATE = Toxicidade Aguda Estimada CLP = Regulamentao para classificao, rotulagem e embalagem [Regulamentao (EC) No. 1272/2008] DNEL = Nvel Derivado sem Efeito EUH declarao = CLP-declarao de perigos especficos PNEC = Concentrao previsvel sem efeito RRN = REACH Nmero de Registro Texto completo das declaraes H abreviadas Texto completo das classificaes [CLP/GHS] Texto completo das frases R abreviadas Texto completo das classificaes [DSD/DPD] Passado histrico Data de impresso : No aplicvel. : No aplicvel. : No aplicvel. : No aplicvel.

: 06.09.2012. : 06.09.2012. Data de lanamento Data da edio anterior : Nenhuma validao anterior. Observao ao Leitor A informao contida nesta Ficha de Dados de Segurana corresponde ao nosso nvel de conhecimento data da publicao. Excluem-se quaisquer garantias. Aplicam-se as nossas Condies de Venda em vigor. Por favor consultar a verso mais recente da respectiva Ficha de Produto antes de utilizar.

Data de lanamento

: 06.09.2012.

MSDS no. : 610400-1

9/9

Vous aimerez peut-être aussi