Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE COMUNITRIA DA REGIO UNOCHAPEC CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E JURDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: Comrcio Internacional PROFESSORA: Me.

Cludia Cinara Locateli

DE

CHAPEC

LEGISLAO CAMBIAL (ADUANEIRA)

Renaldo Albuquerque

Chapec/SC - Agosto de 2013.

O Direito do Comrcio Internacional visa estudar toda a atividade mercantil internacional e engloba vrios sub-ramos do direito internacional econmico, como os direitos: comercial, industrial, monetrio-cambial, financeiro, porturio, aduaneiro e fiscal. A Legislao Aduaneira est constituda por leis e atos administrativos os quais envolvem os tributos, contribuies, os responsveis pela fiscalizao das operaes e as responsabilidades das partes envolvidas no comrcio exterior.

A Constituio Federal, as leis complementares, as leis ordinrias e os decretos legislativos compreendem as leis aplicveis a Legislao Aduaneira. Seguido dos atos administrativos emitidos pelo Poder Executivo, ou seja, decretos, resolues, portarias, atos declaratrios e instrues normativas que no podem contradizer os atos superiores. No presente momento o Decreto N 7.213, de 15 de Junho de 2010 regulamenta a administrao das atividades aduaneiras, a fiscalizao, o controle e a tributao das operaes de comrcio exterior no Brasil. A Aduana ou Alfndega exerce o controle sobre toda movimentao de mercadorias, veculos e pessoas nas fronteiras e reas alfandegadas subordinando-os Legislao Aduaneira. um rgo de fiscalizao executivo-operacional que cumpre normas e diretrizes adotadas pelos rgos superiores os quais coordenam a estratgia da poltica de comrcio exterior do Brasil. Entre suas atribuies esto o combate ao trfico de drogas, de armas, ao contrabando e sonegao fiscal. H recintos alfandegados na zona primria e na zona secundria, alm da Zona Franca de Manaus. Na primria, so recintos alfandegados os ptios, os armazns, os terminais, as dependncias de lojas francas etc., assim como as reas destinadas verificao de bagagens destinadas ao exterior ou dele procedentes. Na secundria, so os entrepostos, os depsitos, os terminais, as dependncias alfandegadas para depsito de remessas postais internacionais etc. H tambm os Portos secos, recintos alfandegados de uso pblico, nos quais so executadas operaes de movimentao, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagem procedentes do exterior ou a ele destinadas.

Neste cenrio a para garantir o sucesso das negociaes, importante ao operador de Comrcio Exterior analisar os atos expedidos pela Cmara de Comrcio Exterior (CAMEX) que define as polticas de defesa comercial; pela Secretria de Comrcio Exterior (SECEX) a qual regula as operaes autorizadas ou proibidas; pelo Banco Central (BACEN) que determina as disposies sobre moedas e a forma de proceder com as entradas e sadas financeiras e a Receita Federal responsvel pelas atividades de formatao dos processos, fiscalizao e execuo dos tributos incidentes sobre as operaes de comrcio exterior.

Mecanismos Legais para Beneficiamento Fiscal Tendo em vista dinmica do comrcio exterior, o grande diferencial para as empresas est em avaliar a Legislao de forma a pleitear mecanismos criados pelo prprio governo que permitem a entrada ou a sada de mercadorias do territrio aduaneiro com suspenso ou iseno de tributos, chamados de Regimes Aduaneiros Especiais. Estes Regimes tem como caracterstica a suspenso tributria, a temporariedade, a finalidade especfica onde os bens ingressam no pas mas no se integram a riqueza nacional e podem ser ou no despachados para consumo. O prazo de suspenso de pagamento das obrigaes fiscais na importao poder ser de um ano, prorrogvel a juzo da autoridade aduaneira por at o total de cinco anos dada pela aplicao dos regimes especiais aduaneiros. Depois de cumpridos os requisitos exigidos, visto que o descumprimento pode onerar em multa, juros e representao fiscal para fins penais a suspenso converte-se no benefcio tributrio permanente conforme a denominao dada em cada legislao, ou seja, imunidade, no incidncia ou iseno, conforme for o caso a fim de atender ao desenvolvimento de plos econmicos regionais. Regimes Aduaneiros Especiais Nos regimes especiais aduaneiros os eventuais tributos ficam com sua exigibilidade suspensa durante a permanncia, sempre temporria, da mercadoria. Nesse caso so os importadores e os exportadores que decidem em qual regime aduaneiro ser admitida a mercadoria, na importao e na exportao e eles o fazem mediante requerimento s autoridades governamentais que, verificando o preenchimento dos requisitos legais, aplicam o regime pretendido mercadoria.

Neste trabalho sero apresentados os Regimes Aduaneiros Especiais de acordo com o Regulamento Aduaneiro, Decreto n 4543/02.

Transito Aduaneiro Transportadoras cadastradas junto Receita Federal podero transitar com mercadorias no nacionalizadas ou desnacionalizadas, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio nacional com suspenso do pagamento dos tributos com uma Declarao de Transito (DTA) processada pelo Sistema de Integrao de Comrcio Exterior (SISCOMEX) Transito (art. 267 a 305). Admisso Temporria Permite a importao temporria de mercadorias estrangeiras ou

desnacionalizadas com suspenso total ou parcial de tributos (art. 306 a 323).

Admisso Temporria para Utilizao Econmica Pagamento de impostos proporcional ao tempo de permanncia no Pas de bens destinados a prestao de servios os produo de outros bens (art. 324 a 331).

Admisso Temporria para Aperfeioamento Ativo Importao temporria de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas para beneficiamento ou reparo e posterior reexportao (art. 332 a 334). Dawback Permite a importao e/ou aquisies no mercado interno de insumos com suspenso, iseno e restituio de pagamentos de tributos com o objetivo de incentivar as exportaes (art. 335 a 355).

Entreposto Aduaneiro

Autoriza o depsito de mercadorias importadas e s destinadas a exportao em local determinado, com a suspenso de tributos e sob controle aduaneiro (art. 356 a 371). Regime Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF) Suspenso de tributos para mercadorias importadas que sero industrializadas e posteriormente exportadas e sob controle informatizado. Engloba os seguimentos aeronutico, informtica e automobilstico (art. 372 a 380).

Regime

Aduaneiro

Especial

de

Importao

de

Insumos

Destinados

Industrializao por Encomenda de Produtos Classificados nas Posies 8701 a 8705 na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (RECOM) Permite a importao, sem cobertura cambial, de chassis, carrocerias, peas, partes, componentes e acessrios, com suspenso do pagamento do imposto sobre produtos industrializados (IPI) art. 381 a 384.

Exportao Temporria Suspenso do pagamento do imposto de exportao de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada reimportao em prazo determinado. Destina-se a facilitar a sada de bens para o exterior como por exemplo em situaes de feiras, competies, testes, promoes, reparos, consertos, restauraes (art. 385 a 401).

Exportao Temporria para Aperfeioamento Passivo

Permite a sada por tempo determinado, de mercadoria nacional ou nacionalizada para beneficiamento ou reparo para posterior reimportao. O pagamento do imposto fica suspenso (art. 402 a 410).

Regime Especial de Importao de Bens Destinados s Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petrleo e Gs Natural (REPRETRO) Permite a importao temporria com suspenso total de tributos conforme prazo estipulado na legislao de bens destinados s atividades de pesquisa e lavra de jazidas de petrleo e gs natural (art. 411 a 415).

Regime Especial de Importao de Petrleo Bruto e seus Derivados (REPEX) Permite a importao temporria de petrleo e seus derivados, sob suspenso tributria, com fim exclusivo de exportao no mesmo estado em que foram importados (art. 416 a 423). Regime Tributrio para Incentivo a Modernizao e a Ampliao da Estrutura Porturia (REPORTO) Permite a importao de mquinas, equipamentos e outros bens para ativo imobilizado dos portos, com suspenso tributria (novo regime criado pela Medida Provisria - MP 206/04. Art. 12). Loja Franca ou Free Shop Permite a estabelecimento instalado em zona primria de porto ou de aeroporto alfandegado vender mercadoria nacional e estrangeira a passageiro de viagem internacional contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira. As mercadorias permanecero armazenadas com suspenso de tributos e sob controle fiscal at sua venda, quando ser convertida a suspenso em iseno (art. 424 a 427). Depsito Especial Permite a estocagem de partes, peas, materiais e componentes de reposio ou manuteno para veculos, mquinas, aparelhos, instrumentos estrangeiros,

nacionalizados ou no, empregados nas atividades de transporte, de pesquisa, prospeco e explorao de recursos minerais, com suspenso de tributos e sob controle aduaneiro (art. 428 a 435) (artigo DEA e DAD).

Depsito Afianado (DAF) Permite a estocagem de bens importados sem cobertura cambial, com suspenso do pagamento de impostos, destinados a manuteno e ao reparo de embarcao ou de aeronave pertencentes a empresa autorizada a operar no transporte comercial internacional e utilizadas nessa atividade (art. 436 a 440). Depsito Alfandegado Certificado (DAC) Permite considerar exportada para todos os efeitos legais, mercadoria nacional depositada em recinto alfandegado no Pas (art. 441 a 446).

Depsito Franco Permite armazenagem em recinto alfandegado, de mercadoria estrangeira para atender o fluxo comercial de pases limtrofes com terceiros pases, previsto em acordo internacional (art. 447 a 451).

Modalidades

de

Regimes

Aduaneiros

Aplicados

em

reas

Especiais

So regimes aduaneiros aplicados em reas especiais: a) Zona Franca de Manaus (ZFM) - artigos 452 a 463; b) Amaznia Ocidental (art. 464 a 467); c) Entreposto Internacional da ZFM (art. 468 a 471); d) reas de Livre Comrcio (ALC) - artigos 472 e 481. Zona Franca de Manaus uma rea aduaneira especial de livre comrcio de exportao e importao e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amaznia um centro industrial, comercial e agropecurio, dotado de condies econmicas que permitam seu desenvolvimento, verificado os fatores locais considerando a grande distncia a que se encontram os consumidores de seus produtos (Decreto-lei n 288, de 1967, art. 1), a fim de criar um plo de desenvolvimento na regio.

isenta do Imposto de Importao (II) e IPI de mercadorias estrangeiras destinadas ao consumo interno, industrializao ou beneficiamento, pesca, agropecuria, instalao, operao de indstria e servios de qualquer natureza, exportao e estocagem para reexportao. Excluem-se do benefcio: a)armas e munies; b) fumo; c) bebidas alcolicas; d) automveis de passageiros; e) produtos de perfumaria ou de toucador; f) preparados e preparao cosmtica, exceto quando forem destinados exclusivamente para o consumo interno na ZFM, ou quando forem produzidos com utilizao de matrias-primas de fauna e flora regionais, em conformidade com o processo produtivo bsico. Amaznia Ocidental A Amaznia Ocidental constituda pelos estados do Amazonas, do Acre, de Rondnia e de Roraima (Decreto-lei n294, de 28 de fevereiro de 1967, art. 1, 4). Recebeu por extenso os benefcios concedidos ZFM, vlidos, no entanto a um conjunto. Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF) O regime de EIZOF o que permite a armazenagem, com suspenso do pagamento de tributos objetivando ampliar as alternativas da ZFM na rea comercial, industrial e de prestao de servios. Conforme o Decreto-lei n37, de 1966, art. 93, com a redao dada pelo Decreto-lei n2.472, de 1988, art. 3. reas de Livre Comrcio So reas consideradas de livre comrcio de importao e exportao, sob regime fiscal especial. As reas so: Pacaraima e Bonfim (RR), Macap e Santana (AP),

Tabatinga (AM), Guajar-Mirim (RO), Brasilia com extenso para Epitacolndia e Cruzeiro do Sul (AC). Regra geral beneficiar com suspenso tributria na entrada de produtos quando destinados ao consumo interno, vendas internas e para alguns seguimentos especficos da economia local. Tem por propsito desenvolver as reas fronteirias especficas da Regio Norte do Pas e de incrementar as relaes bilaterais com os pases vizinhos. administrada pela superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

Classificao Fiscal de Mercadorias A Classificao Fiscal de Mercadorias utilizada na unificao dos diversos sistemas de nomenclaturas de mercadorias no comrcio internacional. O sistema de classificao padroniza os diversos tipos de produto para assegurar que uma mercadoria qualquer utilize sempre o mesmo cdigo numrico e tambm determina os impostos incidentes para cada produto. Por tanto uma avaliao detalhada da classificao dos produtos pode favorecer negociaes no Comrcio Exterior adequando de maneira regulamentada tributao menos onerosa..

Sistema Harmonizado (SH) O Sistema Harmonizado um mtodo internacional de classificao de mercadorias, baseado em uma estrutura de cdigos e respectivas descries de categorias distintas de mercadorias, tem como objetivo elaborar tarifas aduaneiras, tabelas de fretes e tambm com estatsticas e informaes sobre o assunto. A composio dos cdigos do SH, formado por seis dgitos, permite que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matria constitutiva e aplicao, em um ordenamento numrico lgico, crescente e de acordo com o nvel de sofisticao das mercadorias.

Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) A NCM uma lista de produtos que surgiu a partir do SH, que uma nomenclatura de um sistema mundial de designao de mercadorias. A diferena que um atende ao MERCOSUL e outro atende ao mercado mundial.

A Nomenclatura Brasileira de Mercadorias (NBM/SH) A NBM/SH possui 8 dgitos na Tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Ela utilizada na Declarao de Importao principalmente para individualizar os ex de IPI, ou seja, as redues de IPI que diferem da TIPI. O termo ex, de ex tarifrio, uma expresso designada para identificar redues tarifrias, seja de IPI, seja de II. Incentivos para a Exportao Para aumentar a competitividade nas exportaes, o governo brasileiro busca em suas aes tributrias desonerar a produo de tributos indiretos, principalmente aqueles que incidem nos insumos utilizados no fabrico de produtos para exportaes. A Constituio Federal prev imunidade de IPI sobre produtos industrializados destinados a exportao e igualmente para o ICMS, com exceo dos produtos semi-elaborados definidos em lei complementar e tambm para os produtos primrios. Os incentivos fiscais para exportao so: a) IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados; b) ICMS - Imposto Sobre Circulao de Mercadorias e Servios; c) COFINS - Contribuio Social para o Financiamento da Seguridade Social; d) PIS Programa de Integrao Social.

REFERNCIAS Aduaneiras. Tratamento Fiscal na Exportao. Disponvel em: < http://www.aduaneiras.com.br>. Acesso em20 Agosto. 2013.

Artigonal. Legislao Aduaneira Brasileira, Classificao Fiscal E Tarifa Externa Comum. Disponvel em:. Acesso em20 Agosto. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei n 7.213 de 15 de junho de 2010. Altera e acresce dispositivos ao Decreto no 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, que regulamenta a administrao das atividades aduaneiras, e a fiscalizao, o controle e a tributao das operaes de comrcio exterior. Braslia, DF, 2010.

CORNELSEN, Julce Mary; MLLER, Mary Stela. Normas e Padres para Teses, Dissertaes e Monografias. 5 ed. Londrina: EDUEL, 2003.

GARCIA, Aramando lvares Jr. Tributao no Comrcio Internacional. 2. ed.. So Paulo: Aduaneiras, 2005.

Receita Federal. Legislao. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/ClassFiscal.htm>. Acesso em20 Agosto. 2013.

SOARES, Claudio Csar. Introduo ao Comrcio Exterior: fundamentos tericos do comrcio internacional. So Paulo, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi