Vous êtes sur la page 1sur 21

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED RESUMO DAS CARACTERSTICAS DO MEDICAMENTO 1.

NOME DO MEDICAMENTO Priligy 30 mg comprimidos revestidos por pelcula Priligy 60 mg comprimidos revestidos por pelcula 2. COMPOSIO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido por pelcula contm cloridrato de dapoxetina equivalente a 30 mg ou 60 mg de dapoxetina. Excipiente(s) com efeito conhecido: Lactose. Cada comprimido de 30 mg contm 45,88 mg de lactose. Cada comprimido de 60 mg contm 91,75mg de lactose. Lista completa de excipientes, ver seco 6.1. 3. FORMA FARMACUTICA Comprimido revestido por pelcula. Os comprimidos revestidos por pelcula de 30 mg so cinzentos-claros, redondos, convexos e com 30 gravado no interior de um tringulo numa das faces. Os comprimidos revestidos por pelcula de 60 mg so cinzentos, redondos, convexos e com 60 gravado no interior de um tringulo numa das faces. 4. INFORMAES CLNICAS 4.1 Indicao teraputica Priligy indicado para o tratamento da ejaculao prematura (EP) em homens entre os 18 e 64 anos de idade. Priligy dever ser prescrito apenas a doentes que satisfaam na totalidade, os seguintes critrios: Um tempo de latncia ejaculatria intravaginal (TLEI) inferior a dois minutos; e Ejaculao persistente ou recorrente com estimulao sexual mnima antes, durante ou pouco depois da penetrao e antes de o doente o desejar; e Sofrimento pessoal pronunciado ou dificuldade interpessoal em consequncia da EP; e Fraco controlo sobre a ejaculao; e Histria de ejaculao prematura na maioria das tentativas de relaes sexuais nos 6 meses anteriores Priligy dever ser administrado apenas quando necessrio e antecipadamente atividade sexual. Priligy no deve ser prescrito para retardar a ejaculao em homens a quem no foi diagnosticada EP.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED 4.2 Posologia e modo de administrao Para administrao oral. Os comprimidos devero ser engolidos inteiros de forma a evitar o sabor amargo. recomendado que os comprimidos sejam tomados com pelo menos um copo cheio de gua. Priligy pode ser tomado com ou sem alimentos (ver seco 5.2). Antes do incio do tratamento, ver seco 4.4 quanto hipotenso ortosttica. Homens adultos (entre os 18 e 64 anos de idade) A dose inicial recomendada para todos os doentes de 30 mg, tomada conforme necessrio aproximadamente 1 a 3 horas antes da atividade sexual. O tratamento com Priligy no deve ser iniciado com a dose de 60mg. Priligy no destinado a um uso dirio contnuo. Priligy deve ser tomado apenas quando expectvel uma relao sexual. Priligy no deve ser tomado mais do que uma vez a cada 24 horas. Se a resposta individual a 30 mg for insuficiente e o doente no tiver apresentado reaes adversas moderadas a graves ou sintomas prodmicos sugestivos de sncope, a dose poder ser aumentada para a dose mxima recomendada de 60 mg, tomada se necessrio aproximadamente 1 a 3 horas antes da atividade sexual. A incidncia e gravidade dos acontecimentos adversos so superiores com a dose de 60mg. Se o doente teve reaes ortostticas na dose inicial, no deve ser feito nenhum aumento de dose para 60 mg. (ver seco 4.4) Deve ser feita uma avaliao individual cuidadosa dos riscos e benefcios de Priligy pelo mdico aps as primeiras quatro semanas de tratamento (ou pelo menos, aps 6 doses de tratamento) para determinar se apropriado continuar o tratamento com Priligy. Os dados relacionados com a eficcia e segurana de Priligy acima de 24 semanas so limitados. A necessidade clnica de continuao e a relao risco-benefcio do tratamento com Priligy deve ser reavaliada pelo menos a cada seis meses. Idosos (65 anos de idade ou mais) A eficcia e segurana de Priligy no foram estabelecidas em doentes com 65 anos de idade ou mais. (ver seco 5.2). Crianas e adolescentes Priligy no dever ser utilizado em indivduos com menos de 18 anos de idade. Doentes com compromisso renal aconselhada precauo em doentes com compromisso renal ligeiro ou moderado. A utilizao de Priligy no recomendada em doentes com compromisso renal grave (ver seces 4.4 e 5.2).

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Doentes com afeo heptica A utilizao de Priligy contraindicada em doentes com afeo heptica moderada e grave (Classe Child-Pugh B e C) (ver seces 4.3 e 5.2). Doentes conhecidos como fracos metabolizadores CYP2D6 ou doentes tratados com inibidores potentes CYP2D6 recomendada precauo no caso de um aumento da dose para 60 mg em doentes conhecidos como possuindo gentipo de metabolizadores fracos de CYP2D6 ou doentes a serem tratados concomitantemente com inibidores potentes CYP2D6 (ver seces 4.4, 4.5 e 5.2). Doentes tratados com inibidores moderados ou potentes de CYP3A4 contraindicada a utilizao concomitante com inibidores potentes de CYP3A4. recomendada precauo e restrio da dose a 30 mg em doentes em tratamento concomitante com inibidores moderados de CYP3A4 (ver seces 4.3, 4.4 e 4.5). 4.3 Contraindicaes Hipersensibilidade substncia ativa ou a qualquer dos excipientes. Situaes cardacas patolgicas significativas, tais como: Insuficincia cardaca (classe II-IV da Associao do Corao de Nova Iorque (NYHA)) Anomalias de conduo tais como bloqueio AV ou sndrome do ndulo sinusal. Doena cardaca isqumica significativa Doena valvular significativa Histria de sncope. Histria de mania ou depresso grave. Tratamento concomitante com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou nos 14 dias aps descontinuar o tratamento com um IMAO. De forma semelhante, no se dever administrar um IMAO nos 7 dias aps ter descontinuado Priligy (ver seco 4.5). Tratamento concomitante com tioridazina ou nos 14 dias aps descontinuao do tratamento com tioridazina. De uma forma semelhante, no se dever administrar tioridazina nos 7 dias aps a descontinuao de Priligy (ver seco 4.5). Tratamento concomitante com inibidores da recaptao da serotonina [inibidores seletivos de recaptao da serotonina (ISRSs), inibidores da recaptao da serotonina-noradrenalina (IRSNs), antidepressivos tricclicos (ADTs)] ou outros medicamentos/produtos base de plantas com efeitos serotoninrgicos [por ex., Ltriptofano, triptanos, tramadol, linezolida, ltio, Erva de S. Joo (Hypericum perforatum)] ou nos 14 dias aps descontinuao do tratamento com estes medicamentos/produtos base de plantas. De um modo semelhante, estes medicamentos/produtos base de plantas no devero ser administrados nos 7 dias aps Priligy ter sido descontinuado (ver seco 4.5).

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Tratamento concomitante com inibidores potentes da CYP3A4, tais como cetoconazol, itraconazol, ritonavir, saquinavir, telitromicina, nefazadona, nelfinavir, atazanavir, etc. (ver seco 4.5). Compromisso heptico moderado e grave. 4.4 Advertncias e precaues especiais de utilizao Recomendaes Gerais Priligy s indicado em homens com Ejaculao Prematura que se enquadrem em todos os critrios listados nas seces 4.1 e 5.1. Priligy no deve ser prescrito a homens a quem no foi diagnosticada Ejaculao Prematura. No foi estabelecida a segurana e no existem dados sobre os efeitos de retardamento da ejaculao em homens sem Ejaculao Prematura. Outras formas de disfuno sexual Antes do tratamento, doentes com outras formas de disfuno sexual, incluindo disfuno erctil, devem ser cuidadosamente avaliados pelo mdico. Priligy no deve ser usado em homens com disfuno erctil que esto a utilizar inibidores da PDE5 (ver seco 4.5). Hipotenso ortosttica Antes do incio do tratamento, deve ser feita pelo mdico, uma avaliao cuidadosa que inclua tambm a histria de acontecimentos ortostticos. Dever ser realizado um teste ortosttico antes de iniciar a terapia (presso arterial e pulso, em decbito dorsal e de p). No caso de histria documentada ou suspeita de reao ortosttica, o tratamento com Priligy dever ser evitado. Foi notificada hipotenso ortosttica em ensaios clnicos. O mdico dever alertar antecipadamente o doente de que se ele sentir sintomas possivelmente prodrmicos, tais como sensao de desmaio aps se colocar em p, dever imediatamente deitar-se de modo que a sua cabea fique numa posio inferior do resto do seu corpo ou sentar-se com a sua cabea entre os seus joelhos at que os sintomas passem. O mdico dever tambm aconselhar o doente a no se levantar rapidamente aps perodos prolongados na posio de deitado ou sentado. Suicdio/pensamentos suicidas Os antidepressivos, incluindo os ISRS, aumentaram o risco de pensamentos suicidas e de suicdio em comparao com o placebo em estudos de curta durao em crianas e adolescentes com Perturbao Depressiva Grave e outras perturbaes do foro psiquitrico. Os estudos de curta durao no mostraram um aumento do risco de suicidalidade com antidepressivos em comparao com placebo em adultos com mais de 24 anos. Em ensaios clnicos com Priligy para o tratamento da ejaculao prematura, no se verificou uma indicao clara de suicidalidade emergente com o tratamento aquando da avaliao da possibilidade de relao de suicdios como acontecimentos adversos pela Columbia Classification Algorhythm of Suicide Assessment (C-CASA), Montgomery-Asberg Depression Rating Scale, ou Beck Depression Inventory-II.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Sncope Os doentes devem ser advertidos para evitar situaes que possam originar leses, incluindo conduzir ou operar mquinas perigosas, uma vez que podero ocorrer sncope ou sintomas prodrmicos tais como tonturas ou sensao de desmaio (ver seco 4.8). Os sintomas possivelmente prodrmicos, tais como nuseas, tonturas/sensao de desmaio e diaforese, foram notificados mais frequentemente nos doentes tratados com Priligy em comparao com placebo. Os casos de sncope observados nos ensaios clnicos, caracterizados como perda de conscincia, com bradicardia ou paragem sinusal observada em doentes utilizando um monitor Holter, foram considerados de etiologia vasovagal e na maioria dos casos ocorreram durante as primeiras 3 horas aps uma toma, aps a primeira dose ou associados com procedimentos relacionados com o estudo em ambiente clnico (tais como colheita de sangue, manobras ortostticas e medies da presso arterial). Os sintomas possivelmente prodrmicos, tais como nuseas, tonturas, sensao de desmaio, palpitaes, astenia, confuso e diaforese, geralmente ocorreram nas primeiras 3 horas aps uma toma e frequentemente precederam a sncope. Os doentes tm de ser alertados de que podero sofrer uma sncope em qualquer altura, com ou sem sintomas prodrmicos, durante o seu tratamento com Priligy. Os mdicos devero alertar os doentes sobre a importncia de manterem uma hidratao adequada e sobre como reconhecer os sinais e sintomas prodrmicos de forma a diminuir a probabilidade de leses graves associadas com quedas devido a perda de conscincia. Se o doente sentir sintomas possivelmente prodrmicos dever imediatamente deitar-se de modo que a sua cabea fique numa posio inferior do resto do seu corpo ou sentar-se com a sua cabea entre os seus joelhos at que os sintomas passem, devendo ainda ser avisado para evitar situaes das quais possam resultar leses caso ocorra sncope ou outros efeitos a nvel do SNC, incluindo conduzir ou utilizar mquinas perigosas (ver seco 4.7). Doentes com fatores de risco cardiovascular Os indivduos com doena cardiovascular subjacente foram excludos dos ensaios clnicos de Fase 3. O risco de resultados adversos cardiovasculares relacionados com a sncope (sncope cardaca e sncope devido a outras causas) est aumentado em doentes com doena cardiovascular estrutural subjacente (por ex., obstruo documentada do fluxo de sada, doena cardaca valvular, estenose carotdea e doena arterial coronria). Os dados existentes so insuficientes para determinar se em doentes com doena cardiovascular subjacente, este risco aumentado se estende sncope vasovagal. Utilizao com drogas utilizadas com fins recreativos Os doentes devero ser aconselhados a no utilizarem Priligy em associao com drogas recreativas. As drogas utilizadas com fins recreativos que possuam atividade serotoninrgica, tais como cetamina, metilenodioximetanfetamina (MDMA) e dietilamida do cido lisrgico (LSD), podero levar a reaes potencialmente graves se associadas com Priligy. Estas reaes incluem, embora no se limitem a arritmia, hipertermia e sndroma

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED serotoninrgico. A utilizao de Priligy com drogas com propriedades sedativas, tais como os narcticos e as benzodiazepinas, poder aumentar ainda mais a sonolncia e as tonturas. Etanol Os doentes devero ser aconselhados a no utilizarem Priligy em associao com lcool. A associao de lcool com dapoxetina poder aumentar os efeitos neurocognitivos relacionados com o lcool e poder tambm aumentar os acontecimentos adversos neurocardiognicos, tais como a sncope, aumentando desse modo o risco de leses acidentais. Como tal os doentes devem ser informados para evitar o consumo de lcool enquanto estiverem a tomar Priligy (ver seces 4.5 e 4.7). Medicamentos com propriedades vasodilatadoras Priligy dever ser prescrito com precauo a doentes que esto a tomar medicamentos com propriedades vasodilatadoras (tais como antagonistas dos recetores alfa adrenrgicos e nitratos) devido a possvel tolerncia ortosttica reduzida (ver seco 4.5). Inibidores moderados do CYP3A4 aconselhada precauo em doentes que esto a tomar inibidores moderados do CYP3A4 e a dose nestes doentes dever ser restrita a 30 mg (ver seces 4.2 e 4.5). Inibidores potentes do CYP2D6 aconselhada precauo em doentes com aumento de dose para 60 mg que esto a tomar inibidores potentes do CYP2D6 ou caso se aumente a dose para 60 mg em doentes conhecidos como possuindo um gentipo de metabolizador fraco do CYP2D6, pois isso pode aumentar os nveis de exposio, o que poder resultar numa maior incidncia e gravidade dos acontecimentos adversos dependentes da dose (ver seces 4.2 4.5 e 5.2). Mania Priligy no dever ser utilizado em doentes com uma histria de mania/hipomania ou doena bipolar, devendo ser descontinuado em qualquer doente que desenvolva sintomas destas perturbaes. Convulses Devido ao potencial dos ISRS para diminurem o limiar convulsivo, Priligy dever ser descontinuado em qualquer doente que desenvolva convulses e evitado em doentes com epilepsia instvel. Os doentes com epilepsia controlada devero ser alvo de uma monitorizao cuidadosa. Utilizao em crianas e adolescentes com menos de 18 anos de idade Priligy no dever ser utilizado em indivduos com menos de 18 anos de idade.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Depresso e/ou perturbaes do foro psiquitrico Os homens com sinais e sintomas subjacentes de depresso devero ser avaliados antes do tratamento com Priligy para excluir perturbaes depressivas no diagnosticadas. contraindicado o tratamento concomitante de Priligy com antidepressivos, incluindo ISRSs e IRSNs (ver seco 4.3). No recomendada a descontinuao do tratamento para a depresso ou ansiedade em curso, para iniciar Priligy para o tratamento da EP. Priligy no indicado para perturbaes do foro psiquitrico e no dever ser utilizado em homens com essas perturbaes, tais como esquizofrenia, ou nos que sofrem de depresso comrbida, pois no se pode excluir o agravamento dos sintomas associados com a depresso nestes doentes. Isto poder ser o resultado de uma perturbao psiquitrica subjacente ou poder ser um resultado da teraputica medicamentosa. Os mdicos devero encorajar os doentes a comunicarem quaisquer pensamentos ou sentimentos perturbadores em qualquer altura e, caso se desenvolvam sinais e sintomas de depresso durante o tratamento, Priligy dever ser descontinuado. Hemorragia Ocorreram notificaes de anomalias hemorrgicas com os ISRSs. aconselhada precauo em doentes que esto a tomar Priligy, especialmente na utilizao concomitante com medicamentos conhecidos por afetarem a funo plaquetria [por ex., antipsicticos atpicos e fenotiazinas, cido acetilsaliclico, medicamentos antiinflamatrios no esteroides (AINEs), agentes antiplaquetrios] ou anticoagulantes (por ex., varfarina), bem como em doentes com antecedentes de perturbaes hemorrgicas ou da coagulao (ver seco 4.5). Compromisso renal A utilizao de Priligy no recomendada em doentes com compromisso renal grave e aconselhada precauo em doentes com compromisso renal ligeiro ou moderado (ver seces 4.2 e 5.2). Efeitos de abstinncia Foi descrito que a descontinuao abrupta de ISRSs administrados cronicamente e utilizados para tratar perturbaes depressivas crnicas resultou nos seguintes sintomas: humor disfrico, irritabilidade, agitao, tonturas, perturbaes sensoriais (por ex, parestesias, tais como sensaes de choque eltrico), ansiedade, confuso, cefaleias, letargia, instabilidade emocional, insnia e hipomania. Um ensaio clnico em dupla ocultao em indivduos com EP desenhado para avaliar os efeitos de abstinncia de 62 dias de tomas dirias ou tomas quando necessrio com 60 mg de Priligy, mostrou sintomas ligeiros de abstinncia com uma incidncia ligeiramente superior de insnias e tonturas em indivduos em que a medicao foi substituda para placebo aps tomas dirias (ver seco 5.1). Intolerncia lactose Os doentes com problemas hereditrios raros de intolerncia galactose, deficincia de lactase de Lapp ou m absoro glucose-galactose no devem tomar este medicamento.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED 4.5 Interaes medicamentosas e outras formas de interao Interaes farmacodinmicas Potencial para interao com inibidores da monoaminoxidase Nos doentes que esto a receber um ISRS em associao com um inibidor da monoaminoxidase (IMAO), houve notificaes de reaes graves, por vezes fatais, incluindo hipertermia, rigidez, mioclonus, instabilidade autonmica com possveis flutuaes rpidas dos sinais vitais e alteraes do estado mental, que incluem agitao extrema que progride para delrio e coma. Estas reaes foram tambm notificadas em doentes que descontinuaram recentemente um ISRS e iniciaram um tratamento com um IMAO. Alguns casos apresentaram-se com caractersticas que se assemelham com o sndrome maligno dos neurolpticos. Os dados em animais sobre os efeitos da utilizao combinada de um ISRS e IMAO sugerem que estes medicamentos podero atuar sinergicamente de modo a aumentarem a presso arterial e a suscitarem excitao comportamental. Portanto, Priligy no dever ser utilizado em associao com um IMAO nem nos 14 dias aps descontinuar o tratamento com um IMAO. De um modo semelhante, um IMAO no dever ser administrado nos 7 dias aps Priligy ter sido descontinuado (ver seco 4.3). Potencial para interao com tioridazina A administrao de tioridazina s por si provoca prolongamento do intervalo QTc, o que est associado com arritmias ventriculares graves. Os medicamentos, como Priligy, que inibem a isoenzima CYP2D6 parecem inibir o metabolismo da tioridazina e prev-se que os resultantes nveis elevados de tioridazina aumentem o prolongamento do intervalo QTc. O Priligy no dever ser utilizado em associao com tioridazina nem nos 14 dias aps descontinuar o tratamento com tioridazina. De um modo semelhante, a tioridazina no dever ser administrada nos 7 dias aps Priligy ter sido descontinuado (ver seco 4.3). Medicamentos/produtos base de plantas com efeitos serotoninrgicos Tal como com outros ISRS, a coadministrao com medicamentos/produtos base de plantas serotoninrgicos [incluindo IMAO, L-triptofano, triptanos, tramadol, linezolida, ISRS, IRSN, ltio e preparaes de Erva de So Joo (Hypericum perforatum)] poder levar a uma incidncia de efeitos associados com a serotonina. Priligy no dever ser utilizado em associao com outros ISRS, IMAO ou outros medicamentos/produtos base de plantas serotoninrgicos nem nos 14 dias aps descontinuar o tratamento com estes medicamentos/produtos base de plantas. De um modo semelhante, estes medicamentos/produtos base de plantas no devero ser administrados nos 7 dias aps Priligy ter sido descontinuado (ver seco 4.3). Medicamentos ativos a nvel do SNC A utilizao de Priligy em associao com medicamentos ativos a nvel do SNC (ex. antiepilticos, antidepressivos, antipsicticos, ansiolticos e hipnticos sedativos) no foi avaliada de um modo sistemtico em doentes com ejaculao prematura. Consequentemente, aconselhada precauo caso seja necessria a administrao concomitante de Priligy com esses medicamentos.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Interaes farmacocinticas Efeitos de medicamentos coadministrados na farmacocintica da dapoxetina Os estudos in vitro em microssomas do fgado, rim e intestino do ser humano indicam que a dapoxetina metabolizada principalmente pelas CYP2D6, CYP3A4 e flavina monoxigenase 1 (FMO1). Portanto, os inibidores destas enzimas podero reduzir a depurao da dapoxetina. Inibidores do CYP3A4 Inibidores potentes do CYP3A4 A administrao de cetoconazol (200 mg duas vezes por dia durante 7 dias) aumentou a Cmx e a AUCinf da dapoxetina (dose nica de 60 mg) em 35% e 99%, respetivamente. Considerando a contribuio tanto da dapoxetina como da desmetildapoxetina no ligadas s protenas, a Cmx da frao ativa poder ser aumentada aproximadamente 25% e a AUC da frao ativa poder ser duplicada caso a toma seja efetuada conjuntamente com inibidores potentes do CYP3A4. Os aumentos da Cmx e da AUC da frao ativa podero ser ainda mais significativos numa parte da populao que tem falta da enzima funcional CYP2D6, isto metabolizadores fracos do CYP2D6 ou na associao com inibidores potentes do CYP2D6. Assim sendo, a utilizao concomitante de Priligy e de inibidores potentes do CYP3A4, tais como cetoconazol, itraconazol, ritonavir, saquinavir, telitromicina, nefazodona, nelfinavir e atazanavir contraindicada (ver seco 4.3). Inibidores moderados do CYP3A4 O tratamento concomitante com inibidores moderados do CYP3A4 (por ex. eritromicina, claritromicina, fluconazol, amprenavir, fosamprenavir, aprepitante, verapamil, diltiazem) pode tambm provocar um aumento significativo da exposio da dapoxetina e desmetildapoxetina, especialmente em metabolizadores fracos do CYP2D6. Se a dapoxetina for associada a um destes medicamentos, a dose mxima da dapoxetina deve ser 30 mg (ver seces 4.2, 4.4 e em baixo). Estas duas medidas aplicam-se a todos os doentes exceto aqueles que sejam metabolizadores extensos por geno- ou fenotipagem. Nos doentes que sejam metabolizadores extensos do CYP2D6 e em que a dapoxetina seja associada a um inibidor potente do CYP3A4, aconselhada uma dose mxima de 30 mg e necessria precauo se for administrada 60 mg de dapoxetina concomitantemente com um inibidor moderado do CYP3A4. Inibidores potentes do CYP2D6 A Cmx e a AUCinf da dapoxetina (dose nica de 60 mg) aumentaram 50% e 88%, respetivamente, na presena de fluoxetina (60 mg/dia durante 7 dias). Considerando a contribuio tanto da dapoxetina como da desmetildapoxetina no ligadas s protenas, a Cmx da frao ativa poder ser aumentada aproximadamente 50% e a AUC da frao ativa poder ser duplicada caso a toma seja efetuada concomitantemente com inibidores potentes do CYP2D6. Estes aumentos da Cmx e da AUC da frao ativa so semelhantes aos esperados para os metabolizadores

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED fracos do CYP2D6 e podero resultar numa maior incidncia e gravidade de acontecimentos adversos dependentes da dose (ver seco 4.4). Inibidores da PDE5 Priligy no deve ser utilizado em doentes que utilizem inibidores da PDE5 devido a possvel reduo da tolerncia ortosttica (ver seco 4.4). A farmacocintica da dapoxetina (60 mg) em associao com tadalafil (20 mg) e sildenafil (100 mg) foi avaliada num estudo cruzado de dose nica. O tadalafil no afetou a farmacocintica da dapoxetina. O sildenafil provocou alteraes ligeiras na farmacocintica da dapoxetina (aumento de 22% da AUCinf e aumento de 4% da Cmx), que no se prev que sejam clinicamente significativos. O uso concomitante de Priligy com inibidores da PDE5 pode resultar em hipotenso ortosttica (ver seco 4.4). A eficcia e segurana de Priligy em doentes com ejaculao prematura e disfuno erctil concomitantemente tratados com Priligy e inibidores da PDE5 no foram estabelecidas. Efeitos da dapoxetina na farmacocintica de medicamentos coadministrados Tansulosina A administrao concomitante de uma dose nica ou de doses mltiplas de 30 mg ou 60 mg de dapoxetina a doentes que esto a receber doses dirias de tansulosina no resultam em alteraes na farmacocintica da tansulosina. A adio de dapoxetina a tansulosina no resultou numa alterao do perfil ortosttico e no se verificaram diferenas nos efeitos ortostticos entre a tansulosina associada a 30 ou 60 mg de dapoxetina e a tansulosina isoladamente; contudo, Priligy dever ser prescrito com precauo a doentes que utilizam antagonistas dos recetores alfa adrenrgicos devido a uma possvel reduo da tolerncia ortosttica (ver seco 4.4). Medicamentos metabolizados pelo CYP2D6 Tomas mltiplas de dapoxetina (60 mg/dia durante 6 dias) seguidas por uma dose nica de 50 mg de desipramina aumentaram a Cmx e a AUCinf mdias da desipramina em aproximadamente 11% e 19%, respetivamente, em comparao com a desipramina administrada isoladamente. A dapoxetina poder originar um aumento semelhante das concentraes plasmticas de frmacos metabolizados pelo CYP2D6. provvel que a relevncia clnica seja pequena. Medicamentos metabolizados pelo CYP3A4 Tomas mltiplas de dapoxetina (60 mg/dia durante 6 dias) diminuram a AUCinf do midazolam (dose nica de 8 mg) em aproximadamente 20% (intervalo -60 a +18%). provvel que a relevncia clnica do efeito sobre o midazolam seja pequena na maioria dos doentes. O aumento da atividade do CYP3A4 poder ser clinicamente relevante nalguns indivduos tratados concomitantemente com um medicamento metabolizado principalmente pelo CYP3A4 e com uma janela teraputica estreita. Medicamentos metabolizados pela CYP2C19

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Tomas mltiplas de dapoxetina (60 mg/dia durante 6 dias) no inibiram o metabolismo de uma dose nica de 40 mg de omeprazol. improvvel que a dapoxetina afete a farmacocintica de outros substratos do CYP2C19 . Medicamentos metabolizados pelo CYP2C9 Tomas mltiplas de dapoxetina (60 mg/dia durante 6 dias) no afetaram a farmacocintica nem a farmacodinmica de uma dose nica de 5 mg de gliburida. improvvel que a dapoxetina afete a farmacocintica de outros substratos do CYP2C9. Varfarina e medicamentos conhecidos por afetar a coagulao e/ou a funo plaquetar No existem dados que avaliem o efeito da utilizao crnica de varfarina com dapoxetina; consequentemente, aconselhada precauo quando a dapoxetina utilizada em doentes que tomam varfarina cronicamente (ver seco 4.4). Num estudo farmacocintico, a dapoxetina (60 mg/dia durante 6 dias) no afetou a farmacocintica ou a farmacodinmica (TP ou INR) da varfarina aps uma dose nica de 25 mg. Existem relatos de alteraes hemorrgicas associadas com ISRS (ver seco 4.4) Etanol A coadministrao de uma dose nica de etanol, 0,5 g/kg (aproximadamente 2 bebidas), no afetou a farmacocintica da dapoxetina (dose nica de 60 mg); no entanto, a dapoxetina em associao com etanol aumentou a sonolncia e diminuiu significativamente a vigilncia, tal como classificada pelos prprios doentes. As medidas farmacodinmicas do dfice cognitivo (Rapidez de Vigilncia de Dgitos, Teste de Substituio de Dgitos por Smbolos) tambm demonstraram um efeito aditivo quando a dapoxetina foi coadministrada com etanol. A utilizao concomitante de lcool e dapoxetina aumenta a probabilidade ou a gravidade de reaes adversas, tais como tonturas, sonolncia, reflexos lentos ou julgamento alterado. A associao de lcool com a dapoxetina poder aumentar estes efeitos relacionados com o lcool e poder tambm aumentar os acontecimentos neurocardiognicos adversos, como a sncope, aumentando desse modo o risco de leses acidentais; como tal, os doentes devem ser alertados para evitar o consumo de lcool enquanto esto em tratamento com Priligy (ver seces 4.4 e 4.7). 4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Priligy no indicado para utilizao por mulheres. Os estudos em animais no indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos no que respeita gravidez ou ao desenvolvimento embrionrio/fetal (ver seco 5.3). No se sabe se a dapoxetina ou os seus metabolitos so excretados no leite materno do ser humano. 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar mquinas

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED A dapoxetina apresenta uma influncia pequena ou moderada sobre a capacidade de conduzir e utilizar mquinas. Foram notificadas tonturas, perturbao da ateno, sncope, viso turva e sonolncia em indivduos que receberam dapoxetina em ensaios clnicos. Portanto, os doentes devero ser alertados para evitar situaes donde possam resultar leses, incluindo conduzir ou utilizar mquinas perigosas. A associao de lcool com a dapoxetina pode aumentar os efeitos neurocognitivos relacionados com o lcool e poder tambm aumentar os acontecimentos neurocardiognicos adversos, tais como sncope, aumentando desse modo o risco de leses acidentais; como tal, os doentes devem ser alertados para evitar o consumo de lcool enquanto esto em tratamento com Priligy (ver seces 4.4 e 4.5). 4.8 Efeitos indesejveis A segurana de Priligy foi avaliada em 4224 indivduos com ejaculao prematura que participaram em cinco ensaios clnicos em dupla ocultao, controlados com placebo. Dos 4224 indivduos, 1616 receberam Priligy 30 mg, conforme necessrio, e 2608 receberam 60 mg, conforme necessrio ou uma vez por dia. Durante a fase 3 dos ensaios clnicos, as seguintes reaes adversas medicamentosas foram notificadas mais frequentemente e foram relacionadas com a dose: nusea (11,0% e 22,2% em grupos de 30 mg e 60 mg de dapoxetina, respetivamente), tonturas (5,8% e 10,9%), cefaleias (5,6% e 8,8%), diarreia (3,5% e 6,9%), insnias (2,1% e 3,9%) e fadiga (2,0% e 4,1%). Os acontecimentos adversos mais frequentes que levaram descontinuao foram nuseas (2,2% dos indivduos em tratamento com Priligy) e tonturas (1,2% dos indivduos em tratamento com Priligy). A Tabela 1 apresenta as reaes adversas medicamentosas que foram notificadas. Tabela 1: Frequncia de Reaes Adversas Medicamentosas (MedDRA) Reaes Adversas Medicamentosas Classe de Muito Raras Pouco frequentes Frequentes Sistema de frequentes ( 1/100 a < ( 1/1000 a < ( 1/10 000 a rgos < 1/1000) 1/100) (> 1/10) 1/10) Depresso, Humor Perturbaes do Insnia, deprimido, foro psiquitrico Ansiedade, Nervosismo, Agitao, Pesadelos, Agitao Perturbao do motora, Bruxismo, Diminuio da sono, eufrico, libido, Sonhos Humor Indiferena, Apatia, anormais Humor alterado, Insnia inicial, Insnia intermdia, Anorgasmia, Estado confusional, Hipervigilncia, Pensamento anormal,

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Desorientao, Perda da libido Doenas do Tonturas, Sonolncia, Disgeusia, sistema nervoso Cefaleia Perturbao da Hipersnia, Letargia, ateno, Sedao, Nvel de Tremor, conscincia Parestesias deprimido, Sncope, Sncope vasovagal, Tonturas posturais, Acatisia Afees Viso turva Midrase, oculares Perturbao visual Afees do Zumbidos Vertigem ouvido e do labirinto Cardiopatias Paragem sinusal, Bradicardia sinusal, Taquicardia Vasculopatias Rubor Afrontamento, Hipotenso, Hipertenso sistlica Doenas Congesto dos respiratrias, seios torcicas e do paranasais, mediastino Bocejos Doenas Nuseas Diarreia, Boca Mal-estar abdominal, gastrointestinais seca, Vmitos, Mal-estar epigstrico Obstipao, Dor abdominal, Dor abdominal superior, Dispepsia, Flatulncia, Malestar do estmago, Distenso abdominal Afees dos Hiperidrose Prurido, Suores frios tecidos cutneos e subcutneos Doenas dos Disfuno erctil Falha de ejaculao, rgos genitais Parestesia genital e da mama masculina, Perturbao orgsmica masculina Fadiga, Astenia, Sensao Perturbaes Irritabilidade de calor, Sentir-se gerais e trmulo, Sentir-se alteraes no estranho, Sensao local de de embriaguez administrao Tonturas com o exerccio fsico, Adormecimento sbito

Urgncia defecao

de

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Exames complementares de diagnstico Presso arterial Frequncia cardaca aumentada aumentada, Presso arterial diastlica aumentada, Presso arterial ortosttica aumentada

Sncope caracterizada como perda de conscincia, com bradicardia ou paragem sinusal observada em pacientes que utilizam monitores Holter, foi notificada em ensaios clnicos e considera-se relacionada com o medicamento. A maioria dos casos ocorreu durante as primeiras 3 horas depois de tomar a dose, depois da primeira dose ou associados com procedimentos dos estudos relacionados com a prtica clnica (como retirar sangue, testes ortostticos e determinao da presso arterial). Sintomas prodmicos frequentemente precederam a sncope (ver seco 4.4). A ocorrncia de sncope e possibilidade de sintomas prodmicos parecem ser dependentes da dose como demonstrado pela maior incidncia entre doentes tratados com dose superior recomendada nos ensaios clnicos de fase 3. Hipotenso ortosttica foi notificada em ensaios clnicos (ver seco 4.4). A frequncia de sncope caracterizada como perda de conscincia no programa de desenvolvimento clnico de Priligy, varia dependendo da populao estudada e encontra-se entre 0,06% (30 mg) e 0,23% (60 mg) para doentes envolvidos nos ensaios clnicos de fase 3 controlados com placebo, a 0,64% (todas as doses combinadas) para a estudos de fase 1 em voluntrios saudveis sem ejaculao prematura. As reaes adversas medicamentosas notificadas no ensaio de 9 meses de extenso, sem ocultao, de longa durao foram consistentes com as notificadas nos estudos em dupla ocultao e no foram notificadas reaes adversas medicamentosas adicionais. Efeitos de abstinncia Foi descrito que a descontinuao abrupta de ISRSs administrados cronicamente e utilizados para tratar perturbaes depressivas crnicas resultou nos seguintes sintomas: humor disfrico, irritabilidade, agitao, tonturas, perturbaes sensoriais (por ex, parestesias, tais como sensaes de choque eltrico), ansiedade, confuso, cefaleias, letargia, instabilidade emocional, insnia e hipomania. Resultados de um estudo de segurana demonstraram uma incidncia ligeiramente superior de sintomas de abstinncia como insnia leve e moderada e tonturas em indivduos que mudaram para placebo, aps 62 dias de dose diria. 4.9 Sobredosagem No foi notificado nenhum caso de sobredosagem. No se verificaram acontecimentos adversos inesperados num estudo de farmacologia clnica de Priligy com doses dirias at 240 mg (duas doses de 120 mg administradas com um intervalo de 3 horas). Em geral, os sintomas de sobredosagem com ISRSs incluem reaes adversas mediadas pela serotonina, tais

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED como sonolncia, perturbaes gastrointestinais, tais como nuseas e vmitos, taquicardia, tremor, agitao e tonturas. Nos casos de sobredosagem devero ser adotadas medidas de suporte padro conforme necessrio. Devido elevada ligao s protenas e ao elevado volume de distribuio do cloridrato de dapoxetina, improvvel que a diurese forada, a dilise, a hemoperfuso e a exsanguno-transfuso sejam benficas. No se conhecem antdotos especficos para Priligy. 5. PROPRIEDADES FARMACOLGICAS 5.1 Propriedades farmacodinmicas Grupo farmacoteraputico: Outros Medicamentos Urolgicos, cdigo ATC: G04BX14 Mecanismo de ao A dapoxetina um potente inibidor seletivo da recaptao de serotonina (ISRS) com um IC50 de 1,12 nM, enquanto os principais metabolitos humanos, desmetildapoxetina (IC50 < 1,0 nM) e a didesmetildapoxetina (IC50 = 2,0 nM) so equivalentes ou menos potentes (dapoxetina-N-xido (IC50 =282 nM)). A ejaculao humana mediada principalmente pelo sistema nervoso simptico. A via ejaculatria parte de um centro reflexo espinal, mediado pelo tronco cerebral, que influenciado inicialmente por um conjunto de ncleos no crebro (ncleos mediais pr-ticos e ncleos paraventriculares). Presume-se que o mecanismo de ao da dapoxetina na ejaculao prematura esteja associado inibio da recaptao neuronal de serotonina e subsequente potenciao da ao do neurotransmissor em recetores pr-sinpticos e pssinpticos. No rato, a dapoxetina inibe o reflexo ejaculatrio de expulso atuando a um nvel supraespinal no ncleo lateral paragigantocelular (LPGi). As fibras ps-ganglionares simpticas que inervam as vesculas seminais, os vasos deferentes, a prstata, os msculos bulbouretrais e o colo da bexiga provocam a sua contrao de um modo coordenado para ocorrer a ejaculao. A dapoxetina modula este reflexo ejaculatrio em ratos. Ensaios clnicos A eficcia de Priligy no tratamento da ejaculao prematura foi estabelecida em cinco ensaios clnicos em dupla ocultao e controlados com placebo, nos quais foram aleatorizados no total 6081 indivduos. Os indivduos tinham 18 ou mais anos de idade e tinham uma histria de EP na maioria das experincias de relaes sexuais no perodo de 6 meses antes do recrutamento. A ejaculao prematura foi definida de acordo com os critrios de diagnstico DSM-IV: curto tempo de ejaculao, tempo de latncia ejaculatria intravaginal ([TLEI; tempo desde a penetrao vaginal at ao momento da ejaculao intravaginal] 2 minutos medidos utilizando um cronmetro, realizados em quatro estudos), fraco controlo sobre a ejaculao,

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED sofrimento pessoal pronunciado ou dificuldade interpessoal em consequncia da sua condio. Os indivduos com outras formas de disfuno sexual, incluindo disfuno erctil ou os que utilizavam outras formas de farmacoterapia para o tratamento da EP foram excludos de todos os estudos. Os resultados de todos os estudos aleatorizados foram consistentes. A eficcia foi demonstrada aps 12 semanas de tratamento. Um estudo envolveu doentes fora e dentro da Unio Europeia e teve a durao de 24 semanas. Num estudo foram aleatorizados 1162 indivduos, 385 para placebo, 388 para Priligy 30 mg, conforme necessrio, e 389 para Priligy 60 mg, conforme necessrio. A mdia e mediana dos TLEI no final do estudo esto presentes abaixo na tabela 2 e a distribuio cumulativa de indivduos que alcanaram pelo menos um nvel especfico na mdia TLEI no final do estudo est representada abaixo na tabela 3. Outros estudos e anlises agrupadas de dados semana 12 revelaram resultados consistentes. Tabela 2: Mtodo dos mnimos quadrados e TLEI mediano no final do estudo* TLEI mediano Placebo Priligy 30 mg Priligy 60 mg Mediana 1,05 mins 1,72 mins 1,91 mins Diferena do 0,6 mins** 0,9 mins** placebo [95% CI] [0,37, 0,72] [0,66, 1,06] Mtodo dos 1,7 mins 2,9 mins 3,3 mins mnimos quadrdos Diferenas do 1,2 mins** 1,6 mins** placebo [95% CI] [0,59, 1,72] [1,02, 2,16] *valores basais extrapolados para indivduos sem dados ps-basais **Diferena foi estatisticamente significativa (P-valor <= 0.0001). Tabela 3: Indivduos que alcanaram pelo menos um nvel especfico na mdia de TLEI no final do estudo* TLEI Placebo Priligy 30 mg Priligy 60 mg (mins) (%) % % 1,0 51,6 68,8 77,6 2,0 23,2 44,4 47,9 3,0 14,3 26,0 37,4 4,0 10,4 18,4 27,6 5,0 7,6 14,3 19,6 6,0 5,0 11,7 14,4 7,0 3,9 9,1 9,8 8,0 2,9 6,5 8,3 *valores basais extrapolados para indivduos sem dados ps-basais A magnitude do prolongamento do TLEI foi relacionada com os valores base de TLEI e revelou-se varivel entre os indivduos. A relevncia dos efeitos clnicos do tratamento com Priligy foi, adicionalmente demonstrada atravs de diversas notificaes de medies de resultados por parte de doentes e uma anlise de respondedor. Um respondedor foi definido como um indivduo que teve pelo menos um aumento de 2 categorias do controlo sobre a ejaculao acrescido de pelo menos uma diminuio de 1 categoria do sofrimento relacionado com a ejaculao. Uma maior

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED percentagem de indivduos, estatisticamente significativa respondeu em cada um dos grupos de Priligy versus placebo no fim do estudo na Semana 12 ou 24. Houve uma percentagem superior de respondedores com a dapoxetina 30 mg (11,1% - 95% IC [7,24;14,87]) e 60 mg (16,4% - 95% IC [13,01;19,75]) quando comparados com os grupos de placebo na Semana 12 (anlise agrupada). A relevncia clnica do tratamento com Priligy representada por grupo de tratamento pela Clinical Global Impression of Change (CGIC), onde foi pedido aos doentes para comparar a sua ejaculao prematura no incio do estudo, com opes de resposta que variam de muito melhor a muito pior. No final do estudo, 28,4% (grupo com 30 mg) e 35.5% (grupo com 60 mg) dos indivduos relataram a sua condio como melhor ou muito melhor, comparada com 14% para o placebo, enquanto 53,4% e 65,6% dos indivduos tratados com dapoxetina 30 mg e 60 mg, respetivamente, relataram a sua condio como pelo menos ligeiramente melhor, comparado com 28,8% para o placebo. 5.2 Propriedades farmacocinticas Absoro A dapoxetina rapidamente absorvida com as concentraes plasmticas mximas (Cmx) a ocorrerem aproximadamente 1-2 horas aps a ingesto do comprimido. A biodisponibilidade absoluta de 42% (intervalo 15-76%), e um aumento proporcional exposio da dose (AUC e Cmax) observado entre as dosagens de 30 e 60 mg. Aps mltiplas doses, os valores de AUC para a dapoxetina e o metabolito ativo desmetildapoxetina (DED) aumenta aproximadamente 50% quando comparada com valores de AUC para uma dose nica. A ingesto de uma refeio rica em gorduras reduziu modestamente a Cmx (em 10%), aumentou modestamente a AUC (em 12%) da dapoxetina e aumentou ligeiramente o tempo para a dapoxetina atingir as concentraes mximas. Estas alteraes no so clinicamente significativas. Priligy pode ser tomado com ou sem alimentos. Distribuio Mais de 99% da dapoxetina encontra-se ligada in vitro s protenas sricas no ser humano. O metabolito ativo desmetildapoxetina (DED) liga-se s protenas plasmticas numa percentagem de 98,5%. A dapoxetina tem um volume mdio em estado estacionrio de 162 L. Biotransformao Os estudos in vitro sugerem que a dapoxetina eliminada por mltiplos sistemas enzimticos no fgado e nos rins, principalmente CYP2D6, CYP3A4 e flavina monoxigenase (FMO1). Aps toma oral de 14C-dapoxetina, a dapoxetina foi extensamente metabolizada em vrios metabolitos, principalmente atravs das seguintes vias de biotransformao: N-oxidao, N-desmetilao, hidroxilao do grupo naftilo, glucuronidao e sulfatao. No houve indcios de metabolismo de primeira passagem pr-sistmico aps administrao oral.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED A dapoxetina intacta e a dapoxetina-N-xido foram os principais compostos em circulao no plasma. Os estudos de ligao e transporte in vitro mostraram que a dapoxetina-N-xido inativa. Outros metabolitos adicionais incluem desmetildapoxetina e didesmetildapoxetina, sendo responsveis por menos de 3% do total de compostos relacionados com o medicamento em circulao no plasma. Os estudos de ligao in vitro indicam que a DED equipotente dapoxetina e a didesmetildapoxetina tem aproximadamente 50% da potncia da dapoxetina (ver seco 5.1). A exposio de DED no ligada (AUC e Cmax) de aproximadamente 50% e 23%, respetivamente, exposio da dapoxetina no ligada. Eliminao Os metabolitos da dapoxetina foram eliminados principalmente na urina, na forma de metabolitos conjugados. No foi detetada substncia ativa inalterada na urina. Aps administrao oral, a dapoxetina tem uma (disposio) semi-vida inicial de aproximadamente 1,5 horas, com os nveis plasmticos a menos de 5% das concentraes mximas por 24 horas ps-dose, e semi-vida terminal de aproximadamente 19 horas. A semi-vida terminal da DED de aproximadamente 19 horas. Farmacocintica em populaes especiais O metabolito DED contribui para o efeito farmacolgico de Priligy, principalmente quando se aumenta a exposio de DED. Conforme demonstrado em baixo, nalgumas populaes est presente um aumento nos parmetros da frao ativa. Isto a soma da exposio da dapoxetina no ligada s protenas e DED. DED equivalente dapoxetina na potncia. Assume-se por estimativa que h uma igual distribuio de DED no Sistema Nervoso Central (SNC), mas desconhecido se ser esse o caso. Raa As anlises de estudos de farmacologia clnica de dose nica que utilizaram 60 mg de dapoxetina no indicaram diferenas estatisticamente significativas entre caucasianos, negros, hispnicos e asiticos. Um estudo clnico efetuado para comparar a farmacocintica da dapoxetina em indivduos japoneses e caucasianos demonstrou nveis plasmticos 10% a 20% superiores (AUC e concentrao mxima) da dapoxetina nos indivduos japoneses devido a um menor peso corporal. No se espera que a exposio ligeiramente mais elevada tenha um efeito clnico significativo. Idosos (idade de 65 anos ou mais) As anlises de um estudo de farmacologia clnica de dose nica que utilizou 60 mg de dapoxetina no indicaram diferenas significativas nos parmetros farmacocinticos (Cmx, AUCinf, Tmx) entre homens idosos saudveis e homens adultos jovens saudveis. A eficcia e segurana no foram estabelecidas nesta populao (ver seco 4.2). Compromisso renal

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Um estudo de farmacologia clnica de dose nica que utilizou 60 mg de dapoxetina foi conduzido em indivduos com compromisso renal leve (CrCL 50 a 80 ml/min), moderado (CrCL 30 a < 50 ml/min), e grave (CrCL<30 ml/min) e em indivduos com uma funo renal normal (CrCL > 80 ml/min). Nenhuma tendncia clara de aumento da AUC de dapoxetina com diminuio da funo renal foi observada. A AUC em indivduos com compromisso renal grave foi aproximadamente duas vezes a dos indivduos com funo renal normal, no entanto h dados limitados em doentes com compromisso renal grave. A farmacocintica da dapoxetina no foi avaliada em doentes que requerem hemodilise (ver seces 4.2 e 4.4). Afeco heptiac A farmacocintica da dapoxetina e da DED em doentes com afeo heptica ligeira permanece inalterada. Em doentes com afeo heptica moderada (Classe B de Child-Pugh), h um aumento de 55% da Cmx e 120% da AUC da dapoxetina no ligada s protenas. A Cmx e a AUC da frao ativa no ligada s protenas permaneceram inalteradas e duplicada, respetivamente. Em doentes com afeo heptica grave, a Cmx da dapoxetina no ligada s protenas permaneceu inalterada, mas a AUC aumentou trs vezes mais. A AUC da frao ativa aumentou vrias vezes mais (ver seces 4.2 e 4.3). Polimorfismo do CYP2D6 Num estudo de farmacologia clnica de dose nica que utilizou 60 mg de dapoxetina, as concentraes plasmticas em metabolizadores fracos do CYP2D6 foram mais elevadas do que em metabolizadores extensos do CYP2D6 (aproximadamente 31% mais elevadas para a Cmx e 36% mais elevadas para a AUCinf da dapoxetina e 98% mais elevadas para a Cmx e 161% mais elevadas para a AUCinf da desmetildapoxetina). A frao ativa de Priligy poder aumentar em aproximadamente 46% no que respeita a Cmx e em aproximadamente 90% no que respeita a AUC. Este aumento poder resultar numa maior incidncia e gravidade dos acontecimentos adversos dependentes da dose (ver seco 4.2). A segurana de Priligy em metabolizadores fracos do CYP2D6 de particular preocupao com a administrao concomitante de outros medicamentos que podem inibir o metabolismo da dapoxetina, tais como os inibidores moderados e potentes do CYP3A4 (ver seces 4.2 e 4.3). 5.3 Dados de segurana pr-clnica Uma avaliao completa da farmacologia de segurana, toxicidade de dose repetida, genotoxicidade, carcinogenicidade, dependncia de abstinncia, fototoxicidade e toxicologia de desenvolvimernto reprodutivo da dapoxetina foi levada a cabo em espcies pr-clnicas (rato, ratazana, coelho, co e macaco), at dose mxima tolerada para cada espcie. Devido a uma mais rpida bioconverso nas espcies pr-clnicas do que no ser humano, os ndices de exposio farmacocintica (Cmx e AUC0-24h) s doses mximas toleradas nalguns estudos aproximaram-se dos observados no ser humano. No entanto, os mltiplos da dose normalizados para o peso corporal foram 100 vezes superiores. No foram identificados nestes estudos perigos de segurana clinicamente relevantes.

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Em estudos com administrao oral, a dapoxetina no foi carcinognica para ratos quando administrada diariamente durante aproximadamente dois anos em doses at 225 mg/kg/dia, que originam exposies (AUC) de aproximadamente o dobro das observadas em homens aos quais foi administrada a Dose Mxima Recomendada para Seres Humanos (MRHD) de 60 mg. A dapoxetina tambm no provocou tumores em ratinhos Tg.rasH2 quando administrada nas doses mximas possveis de 100 mg/kg durante 6 meses e 200 mg/kg durante 4 meses. As exposies no estado estacionrio dapoxetina em ratinhos aps 6 meses de administrao oral a 100 mg/kg/dia foram inferiores s exposies de dose nica observadas clinicamente a 60 mg. No houve efeitos na fertilidade, no desempenho reprodutivo ou na morfologia dos rgos reprodutivos em ratos machos ou fmeas e nenhum sinal adverso de embriotoxicidade ou fetotoxicidade no rato ou no coelho. Os estudos de toxicidade reprodutiva no incluram estudos para avaliar o risco de efeitos adversos aps exposio durante o perodo peri-ps-natal. 6. INFORMAES FARMACUTICAS 6.1 Lista dos excipientes Ncleo do comprimido: Lactose mono-hidratada Celulose microcristalina Croscarmelose sdica Slica coloidal anidra Estearato de magnsio Revestimento do comprimido: Lactose mono-hidratada Hipromelose Dixido de titnio (E171) Triacetina xido de ferro negro (E172) xido de ferro amarelo (E172) 6.2 Incompatibilidades No aplicvel. 6.3 Prazo de validade 3 anos 6.4 Precaues especiais de conservao Este medicamento no necessita de quaisquer condies especiais de conservao. 6.5 Natureza e contedo do recipiente

APROVADO EM 03-01-2013 INFARMED Blister PVC-PE-PVDC/Alu em embalagens de acordo com um multifold de 3 e 6 comprimidos revestidos por pelcula. possvel que no sejam comercializadas todas as apresentaes. 6.6 Precaues especiais de eliminao Este medicamento no deve ser eliminado na canalizao ou no lixo domstico. Os produtos no utilizados ou os resduos devem ser eliminados de acordo com as exigncias locais. 7. TITULAR DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO A. Menarini Portugal - Farmacutica, S.A. Quinta da Fonte - Rua dos Malhes, 1 - Edifcio D. Manuel I, Piso 2A 2770-071 Pao D'Arcos Portugal 8. NMERO(S) DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO Priligy 30 mg 3 comprimidos Registo n. 5178215 Priligy 30 mg 6 comprimidos Registo n. 5178223 Priligy 60 mg 3 comprimidos Registo n. 5178231 Priligy 60 mg 6 comprimidos Registo n. 5178249 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAO/RENOVAO DA AUTORIZAO DE INTRODUO NO MERCADO Data da AIM 16 de fevereiro de 2009 10. DATA DA REVISO DO TEXTO

Vous aimerez peut-être aussi