Vous êtes sur la page 1sur 4

AUXLIO NO DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL NAS DISCIPLINAS DE RESISTNCIA DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA

CIVIL

Thiago Bruno Reis de Azevedo

Justificativa/Introduo - No curso de Engenharia as disciplinas de formao bsicas geralmente esto alocadas no incio, pois so elas que fornecem a fundamentao para os estudos tcnicos, que so vistos mais a frente, e Resistncia dos Materiais tem esse papel no curso de Engenharia Civil. Como o trabalho do engenheiro fundamentalmente o de resolver problemas, se ele souber interpretar os fenmenos bsicos que os compem, certamente saber solucion-los, e por isso as Disciplinas de Resistncia dos Materiais tem um grande apelo para essa interpretao e no somente se procurar respostas prontas para problemas j resolvidos. Contribuir na elevao da qualidade acadmica do curso de Engenharia Civil da UFC, principalmente prestando suporte terico aos alunos da graduao especificamente os alunos das disciplinas de Resistncia dos Materiais, visando assim incrementar o intercmbio de aes desenvolvidas no mbito da ps-graduao aplicando-as agora na graduao. Assim podendo trazer algo que incentive os alunos para importncia da disciplina na formao do Engenheiro civil. Focando em alguns pontos vulnerveis expostos por muitos alunos como a falta de entendimento de uma metodologia de trabalho cientfico, a falta de aulas expositivas at mesmo de campo, visando assim provar que o termo teoria no detm o sentido oposto prtica, mostrando que a teoria exposta em sala de aula designa sim de uma construo intelectual de trabalhos filosficos e/ou cientficos. Elucidar as diversas questes expostas pelos alunos baseando-se em experincias e formulaes oriundas da base terica/prtica obtida na ps-graduao, permitindo assim ampliar o conhecimento sobre as diversas aplicaes do contedo de Resistncia dos Materiais no decorrer do curso de Engenharia bem como no mercado de trabalho aps a concluso do curso. Procurando dessa forma, envolver-me diretamente com o corpo docente e discente, discutindo e aprimorando formas de atuao, sempre visando resultados positivos e importantes ao incentivo e melhorias de atividades na graduao.

Objetivos
Ampliar o conhecimento dos alunos de graduao em Engenharia Civil atravs do

acompanhamento das Disciplinas de Resistncia dos Materiais, no que se refere ao planejamento de aulas do professor responsvel e atuao junto aos alunos buscando a melhorar aprendizagem.
Coletar informaes para posterior anlise das dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina

de Resistncia de Materiais;
Incentivar o estudo contnuo de temas relacionados ao assunto, atravs de leituras e discusses

semanais/quinzenais de artigos cientficos.


Incentivar atravs de aulas expositivas e (ou) de campo para a melhor fixao do aprendizado da

matria dada em sala de aula.

Metodologia - A metodologia necessria para a aplicao do referido projeto necessita de:


Sala de Estudo/Laboratrio de Informtica do Mestrado de Estruturas e Construo Civil para

coleta de informaes acerca da rea objeto do projeto, pesquisas em sites, resoluo de exemplos;
Disponibilizao de horrios do Mestrando para o esclarecimento de dvidas acerca da matria

explicada em sala de aula;


Utilizao de softwares para tornar claros os exemplos resolvidos em sala de aula, exemplo Ftool,

distribudo gratuitamente pela rede mundial de computadores.


Planejamento e elaborao de aulas junto ao professor responsvel atravs de reunies semanais

ou quinzenais, de acordo com a necessidade e disponibilidade de horrios.


Atuao em sala de aula, auxiliando os alunos em suas atividades com aplicao de estudos

dirigidos e monitoria.
Alm disso, avaliaremos a possibilidade de aulas em campo, com visitas a locais que abrangem o

mercado do profissional engenheiro.

Atividades (metodologia): Atividade Local Locais a serem indicados conforme o assunto Atividades de Campo; tratado; Ex. Foras Axiais Local: Laboratrio de Materiais; Sala de Estudo/Laboratrio de Informtica da Resolues de exerccios e tira Ps-Graduao em Estruturas e Construo dvida; Civil; Aulas Expositoras. Sala de Aula da Disciplina.

Nmero de alunos assistidos - Alunos matriculados nas disciplinas TB793 - Resistncia dos Materiais I, TB795 Resistncia dos Materiais II do curso de Engenharia Civil da UFC;

Perodo de elaborao das atividades - 2009.2

Referncias Bibliogrficas: HIBBELER, R.C., Resistncia dos Materiais, So Paulo, 2004, Pearson. BEER, F. P., JOHNSTON Jr., E. R., Resistncia dos Materiais, Makron Books, 1989. GERE, J. M., Mecnica dos Materiais, Thomson Learning Ltda., 2003. CRAIG Jr., R. R., Mecnica dos Materiais, LTC, 2003. TIMOSHENKO, Mecnica dos Slidos, vol. 1 (1994) e 2 (1998). POPOV, E. P., Introduo Mecnica dos Slidos, Edgard Blucher, 1978.

Vous aimerez peut-être aussi