Vous êtes sur la page 1sur 2

interessa-lhe saber

Suplementos
para
Sa de B e m-e s ta r

emagrecer
Por// Nelma Viana Colaborao// Dra. Iara Rodrigues, nutricionista na Clnica White

P Alcachofra
Rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e sais minerais, o extrato das suas folhas promove o fluxo da blis, necessria para a absoro de nutrientes solveis em gordura e para a desintoxicao do organismo. Demonstrou, ainda, ao antioxidante com resultados na estimulao e regenerao de clulas hepticas saudveis. f Casos indicados Reduo do colesterol e do ndice glicmico. excelente como regulador do fgado. Por ter poucas calorias, recomendada como complemento para emagrecer e pode ser consumida cozida, em ch ou cpsulas. f No deve tomar se tem hipersensibilidade planta ou sofre de obstruo do ducto biliar.

suplementos seguros
Se est a considerar a toma de um suplemento alimentar, saiba que

Cuidados

4 +

de ch verde
Os seus constituintes ativos, os flavonoides e os taninos, tm uma forte ao antioxidante e uma ligeira ao diurtica. As folhas de ch verde estimulam a liplise (queima de gordura) e a termognese (libertao de calor que resulta da transformao de calorias em energia), favorecendo a eliminao de gordura e limitando o armazenamento de lpidos e glcidos pelo organismo. A cafena que contm, permite combater a fadiga associada perda de peso. f Casos indicados Emagrecimento, preveno da aterosclerose, reduo do colesterol. Pela sua ao antioxidante, ajuda na preveno do cancro e tratamento de edemas. f No deve tomar se sofre de insnia, hipertenso ou anemia. Est desaconselhado a crianas, grvidas e lactantes.

P Extrato

Podem ser aliados na perda de peso, mas no esto isentos de riscos se no tiver cuidados na sua seleo e toma.
PreveniR julho 2013

Vitaminas, minerais, aminocidos, fibras e extratos de plantas, entre outras substncias, integram a lista de ingredientes fornecidos pelos suplementos alimentares, nos quais se incluem tambm frmulas de venda livre para emagrecer. Segundo o National Center for Complementary and Alternative Medicine, os estudos cientficos atestam os benefcios para a sade de alguns destes compostos, mas no de todos. Iara Rodrigues, nutricionista, esclarece que as frmulas para emagrecer tm como funo suplementar uma dieta normal e fornecer nutrientes essenciais que ajudam a queimar gordura, mas s cumprem o seu papel quando integrados numa alimentao equilibrada. No devem substituir um estilo de vida saudvel, sublinha a especialista. O seu uso inadequado pode gerar sobrecargas de nutrientes ao nvel do metabolismo e, assim, afetar rgos como os rins e o fgado. Siga as orientaes da nutricionista para resultados eficazes e, sobretudo, seguros.

e m a gr ec e r

f Se vai ser operada, toma medicao ou tem uma doena crnica, deve aconselhar-se com o seu mdico antes de iniciar a toma. Se j estiver a tomar, informe-o. f Siga as instrues
inscritas na embalagem e no exceda as doses recomendadas.

Beleza

a l i m e n ta o

f Se sentir um efeito secundrio que a preocupe pare a toma e consulte o seu mdico. f Tenha presente que natural nem sempre sinnimo de incuo.
Fonte: National Central for Complementary and Alternative Medicine National Institutes of Health

Em forma

finanas

Ateno!
Em excesso, o ch verde pode provocar insnia, aumento da tenso arterial e taquicardia

22

julho 2013 PreveniR

23

interessa-lhe saber
P cido Linoleico

Conjugado (CLA)

Esta substncia, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatrias, tem sido associada manuteno de um peso saudvel pela sua ao na reduo da gordura corporal e no aumento do metabolismo e da massa muscular. Alguns estudos apontam para uma ao benfica na estimulao do sistema imunitrio, na diminuio dos nveis de colesterol e na regulao da glicemia. Porm os benefcios no renem consenso. Alguns estudos no demonstram a sua eficcia devido inadequada proporo de componentes, um fator determinante para que este suplemento atue como coadjuvante na reduo da gordura corporal. f Casos indicados Pode ser aconselhado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, na melhoria do desempenho desportivo, no aumento da massa muscular e na reduo de tecido adiposo. f No deve tomar se sofre de diabetes tipo 2 ou de alguma doena cardaca. Alguns estudos indicam que pode levar ao aumento do fgado, esteanose heptica e aumento da glicemia e da resistncia insulina.

Sa de

P Laranja amarga
A sinefrina e os flavonoides presentes na casca favorecem a libertao e a combusto das gorduras acumuladas, aumentando a energia corporal e, assim, o metabolismo basal. A sua ao termognica (que ajuda queima de gordura) favorece a perda de peso, estimula a sntese de protena e impede a perda de massa muscular. Tambm ajuda a eliminar a celulite e a controlar o apetite. Na medicina chinesa, utilizada no tratamento de digestes difceis e na eliminao de toxinas. f Casos indicados Para queimar gordura e promover o emagrecimento, elevar os nveis de energia e o metabolismo. f Potenciais riscos Ainda que a eficcia da sinefrina seja debatida, tem ganho popularidade como alternativa efedrina (uma substncia proibida em muitos pases devido a efeitos como risco de doena cardaca). As duas substncias tm efeitos secundrios similares, nomeadamente hipertenso, arritmias, perda de apetite, insnia, ansiedade, edema pulmonar ou dor de cabea.

Controlar o apetite
Iara Rodrigues, nutricionista, aponta duas substncias com efeito saciante.
f Goma de guar uma fibra com efeito saciante que retarda a absoro de glicose (que regula a secreo de insulina pelo pncreas), ajudando a controlar os nveis de acar no sangue. No deve ser tomada por pessoas que sofrem de estenose esofgica, pilrica ou intestinal. f Quitosano Eficaz na reduo de colesterol, esta fibra natural absorve a gordura saturada antes de ser metabolizada, formando um gel digervel que eliminado pelo trato digestivo, o que anula o seu efeito calrico. eficaz na reduo do colesterol. No deve ser tomado por pessoas alrgicas a crustceos, grvidas e crianas.

Fibras

A toma de suplementos para emagrecer contraindicada em mulheres grvidas, a amamentar ou que esto a tentar engravidar

Tome nota

B e m-e s ta r

P L-Carnitina
Tem um papel relevante no metabolismo das gorduras, sobretudo nas clulas dos msculos do corao, dado que aumenta a converso de cidos gordos em energia. Favorece a reduo de triglicridos e aumenta os nveis de bom colesterol. Ajuda na preveno e no tratamento de doenas cardiovasculares. f Casos indicados Emagrecimento, preveno da aterosclerose, da angina de peito e das arritmias cardacas. Ajuda, ainda, a diminuir as gorduras a nvel heptico e a favorecer o tnus muscular em desportistas, particularmente culturistas. No existem contraindicaes, desde que a dose diria recomendada no seja excedida.

P Centelha asitica P Crmio


Tem um efeito positivo no sistema circulatrio, melhorando o fluxo sanguneo, a produo de colagnio e o fortalecimento das veias e capilares. De acordo com alguns estudos, o extrato de centelha asitica rico em cido asitico, cido madicssico e asiaticsido, com grande valor teraputico na insuficincia venosa dos membros inferiores. f Casos indicados Como coadjuvante, recomendado no tratamento da insuficincia venosa, em caso de lcera da perna e no tratamento da celulite. f No deve tomar se est grvida ou a amamentar, se sofre de insuficincia renal ou heptica, lceras e gastrites. um mineral essencial que potencia a funo da insulina, responsvel pela redistribuio de acar no organismo. Alm disso, pode ser usado como complemento na perda de peso pois, quando ligado a um aminocido, ajuda a manter o metabolismo saudvel, favorece a queima de gordura, a perda de peso e o aumento da massa muscular. f No deve tomar se diabtica ou doente renal. A sua toma est, tambm, interdita a grvidas e crianas. p

Em forma

Beleza

e m a gr ec e r

a l i m e n ta o

Ateno!
Se o CLA for tomado com substncias que absorvam gorduras, como o quitosano, a sua eficcia pode ficar comprometida

Qual a eficcia? Cetona de framboesa

Tornou-se mundialmente conhecido depois de ter sido apresentada, o ano passado, num episdio do programa Dr. Oz. O site oficial do programa esclarece que os testes realizados em cobaias e in vitro apontam para a sua eficcia na estimulao da produo de uma protena que regula o metabolismo dos lpidos, mas que isso no significa que tenha o mesmo efeito em humanos.

finanas

24

PreveniR julho 2013

julho 2013 PreveniR

25

Vous aimerez peut-être aussi