Vous êtes sur la page 1sur 15

ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMLIA SOLENIDADE ASSUNO DE NOSSA SENHORA 19 de agosto de 2012 AMBIENTAO REFRO

Enquanto canta o espao preparado pela Equipe do ECC, com criatividade e muito carinho, primeiramente todo o espao ser incensado por 6 pessoas, em seguida 1 casal traz a toalha do altar e outro traz o vu do ambo,um casal traz os castiais do altar com vela, e em seguida mais trs casais trazem flores ( para a imagem e para o altar), aps o espao preparado crianas trazem a imagem de nossa senhora fazendo uma coreografia.

ACENDIMENTO DO CRIO REFRO


Durante o refro, solenemente um casal com uma vela acesa acende o crio e em seguida acende as velas do altar e bendiz com a seguinte frase:

Luz da luz, infinito Sol, Luz da luz, fogo abrasador, Luz da luz, Cristo Jesus, Abrasai-nos no vosso amor! Ele o sinal do Cristo ressuscitado, Senhor de nossas Famlias. ACOLHIDA Animador - Queridos irmos e irms, sejam todos bemvindos celebrao do Mistrio Pascal de Cristo hoje manifestado de forma especial na Assuno de Nossa Senhora! A Igreja terrena apresenta-se ao Pai, na celebrao da Assuno de Nossa Senhora aos cus, de modo exultante, convidando a Igreja celeste a participar de sua alegria por reconhecer que Deus realizou grandes coisas na vida de Maria, Me de Jesus. com alegria que suplica a presena do Senhor no caminho que conduz a busca das coisas do alto, desejosos de participar da vida eterna, atravs da graa da Ressurreio.

ANIMADOR - Acolhemos a todos os nossos irmos que formam a rede de comunidades que a Parquia da Virgem Maria, acolhemos as comunidades do Setor Itacib Imaculada Conceio, Santo Antnio, Nossa Senhora da Paz, Maria Me da Igreja, So Paulo Apstolo, So Bendito , Santa Me de Deus e Nossa Senhora da Guadalupe. Cantemos acolhendo. ANIMADOR - Queremos acolher tambm as comunidades do Setor Itangu Menino Jesus, Cristo Rei, Nossa Senhora de Ftima, So Sebastio, Nossa Senhora Aparecida, Imaculado Corao de Maria e Nossa Senhora das Graas. Cantemos. ANIMADOR Aos irmos vindos de outras parquias, irmos que nos visitam membros de outras denominaes religiosas e Religiosos, seminarista Leonardo e os Diconos permanentes Marcos e Romrio, acolhemos ao nosso proco Pe. Jos Morais que depois de 5 anos de dedicao se despede nossa parquia nesta solene celebrao. Cantemos. Animador(a) Irmos e irms, festejando Maria elevada aos cus, e celebrando o encerramento da Semana da Famlia, lembramos tambm hoje das vocaes religiosas, dos irmos e irms consagrados, que, inspirados pelo exemplo de nossa Santssima Me, tambm doam suas vidas a servio do Reino. Eis, pois, que estamos reunidos com Maria para proclamar as maravilhas operadas em ns pela morte e ressurreio de Jesus. A esta celebrao tambm dedicamos o ministrio dos que sero admitidos ao servio de Cerimonirios e de coroinhas. somos uma Igreja a caminho e caminhamos na estrada da esperana, porque cremos que quando Deus promete ele cumpre o que diz. Por isso, caminhamos ao encontro do Senhor, como Maria na sua Assuno aos cus. Com o corao em festa, cantemos para dar inicio a nossa celebrao!

CANTO ENTRADA ANTFONA Grande sinal apareceu no cu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os ps e uma coroa de doze estrelas na cabea. Presidente - Reunidos pela Trindade Santa para celebrar o mistrio de nossa f e a glria de nossa Santssima Me, faamos o sinal que nos une como irmos, cantando. Todos - EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPRITO SANTO. AMM! (bis) Presidente - Que a graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. Todos - BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO! RITO DE INVESTIDURA DE CERIMONIRIOS Animador - Hoje, alguns adolescentes de nossas comunidades recebero a importante misso de servir ao altar do Senhor como cerimonirios. So eles: N., N., N. O cerimonirio no um aclito ou um coroinha. No difere apenas pela idade ou diviso de funes durante uma Santa Missa. Para que uma celebrao brilhe pelo decoro, simplicidade e ordem preciso de um cerimonirio principal, formalmente denominado de Mestre de Cerimnia. Ele se posicionar sempre esquerda do celebrante e ser responsvel por preparar e conduzir a cerimnia em ntima colaborao com o presidente e demais pessoas. Os outros cerimonirios presentes sero seus auxiliares e tero uma funo especfica, recebendo nomeaes como librfero, turiferrio ou naveteiro.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos, o cerimonirio deve ser profundo conhecedor da sagrada liturgia, sua natureza, suas leis e preceitos, assim como as legtimas tradies da Santa Igreja e em matria pastoral, saber organizar as celebraes. Deve, em tempo oportuno, combinar com os cantores, assistentes e ministros ordenados o que cada um tem a fazer e a dizer. Porm, dentro da celebrao, deve agir com discrio, piedade, pacincia e diligncia, prezando pela ritualstica e pelo decoro. Dicono - R e v e r e n d s s i m o P a d r e J o s M o r a i s queremos apresentar-te os adolescentes habilitados a prestarem o seu servio na liturgia como Cerimonirios. Apresentar-se-o, neste momento, aqueles que desejam ser admitido se permanecer na Pastoral Liturgica:
Cada adolescente ser chamado pelo nome que responde presente.

Presidente: P o d e s d i z e r - m e s e e l e s e s t o a p t o s a e x e r c e r e m o o f c i o d e C er i m o n i r i o nesta Parquia? Coordenador: Sim. Aps o perodo de preparao exigido para exercer tal ministrio, posso afirmar que eles esto aptos a desempenhar os servios de C e r i m o n i r i o , p o i s demonstraram, neste perodo de preparao, c o n s c i n c i a e maturidade, dedicao e zelo pela Eucaristia e demais servios da comunidade.
O Sacerdote dirigindo-se aos Cerimonirios interroga-os:

Presidente - Carssimos filhos tendes conscincia do que estais pedindo? Cerimonirios - Sim, tenho! Presidente - Antes de conceder-vos o ingresso e permanncia, diante de Deus e do seu p o v o a q u i reunido, eu vos pergunto:

Quereis assumir o ofcio de C e r i m o n i r i o , movidos pelo desejo sincero de servir Igreja de Deus? Cerimonirios - Quero. Presidente - Quereis desempenhar com o mximo cuidado e reverncia os servios do altar, seguindo as orientaes do (s) seu (s) Coordenador (es) e obedecendo a mim e aos meus sucessores? Cerimonirios - Quero. Presidente Oremos... Ouvi-nos Deus todo poderoso, e derramai sobre estes vossos f i l h o s a b e n o d o E s p r i t o S an t o e a f o r a d e s u a g r a a , a f i m d e qu e s e m p r e acompanheis com a riqueza dos vossos dons queles que apresentamos a vossa solicitude para serem abenoados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,na unidade do Esprito Santo.
Momento da beno da investidura.

Presidente Estimados filhos. Vs escolhestes livremente e com e x e m p l a r generosidade servir a comunidade em todos os momentos de culto e de orao a D e u s . V s f o s t e s preparados para este servio, portanto, s e j a i s f i i s e perseverantes no compromisso assumido. Peo-lhes que se ajoelhem para receber a bno de admisso e permanncia neste ministrio.
Os cerimonirios se ajoelham e com as vestes nas mos erguem as vestes para serem abenoadas

Presidente - Oremos... Deus de bondade, que ornais a vossa Igreja de ministrios e carismas e guiais com amor e misericrdia, dignai-vos abenoar + estas vestes litrgicas que sero usadas por estes vossos filhos que desejam

servir fielmente o vosso altar. Dignificando a orao do vosso povo, e permanecendo constantemente na vossa presena, possam eles ser confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeo rumo ao banquete celeste, festa que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Esprito Santo. Amm.
O padre asperge as tnicas e em seguida entrega a um familiar, padrinho ou madrinha que a impe no afilhado. Terminado o rito o padre os acolhe com abrao e convida a assemblia a demonstrar o acolhimento com salva de palmas.

ATO PENITENCIAL Presidente - A Virgem Maria, elevada glria do cu, consolo e esperana para ns, pecadores, que buscamos o caminho da salvao. Peamos perdo a Deus pelas vezes que no colocamos nossa vida a servio do Reino (pausa).
Entram quatro casais trazendo gua e sal para serem abenoados e aspergidos sobre o povo - Ceb Santo Antnio e Nossa Senhora da Paz

BENO DA GUA E DO SAL CANTO DE ASPERSO CONCLUSO DO RITO GLRIA

missal pg. 1000

Pg. 1004.5

Animador - Encantados com a beleza que Deus realizou na vida da Virgem Maria, cantemos nossa glorificao ao Senhor. HINO DO GLRIA ORAO INICIAL
MR pg. 638.

REFRO PARA OUVIR A PALAVRA

LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SO JOO (11,19a;12,1.3-6a.10ab) Imaculado Corao de Maria SALMO RESPONSORIAL (44) VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR. (bis) LEITURA DA I CARTA DE SO PAULO AOS CORNTIOS (15,20-27) Nossa Senhora de Fatima CANTO DE ACLAMAO ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! (bis) 1. Maria elevada ao cu, alegrem-se os coros dos anjos. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS (1,39-56) HOMILIA ADMISSO DOS COROINHAS ANIMADOR Inicia-se neste momento do rito de admisso dos coroinhas,so crianas e adolescentes de nossas comunidades que iro receber a importante misso de servir ao altar do Senhor como coroinhas. Dicono Reverendssimo Padre Jos Morais, aps vrios encontros de preparao e formao, queremos apresentar os candidatos habilitados a prestarem o seu servio na liturgia, como coroinhas. Estes apresentar-se-o, neste momento, para serem admitidos oficialmente como coroinhas Presidente Queiram apresentar-se.
So chamados por comunidade pelo animador

Presidente: P o d e s d i z e r - m e s e e l e s e s t o a p t o s a e x e r c e r e m o o f c i o d e C o r o i n h a s nesta Parquia?

Coordenador: Sim. Aps o perodo de preparao exigido para exercer tal ministrio, posso afirmar que eles esto aptos a desempenhar os servios de C e r i m o n i r i o , p o i s demonstraram, neste perodo de preparao, c o n s c i n c i a e maturidade, dedicao e zelo pela Eucaristia e demais servios da comunidade.
O presidente interroga as crianas:

Queridas crianas, o que vocs pedem hoje Igreja?


As crianas respondem juntas:

Desejamos ser recebidos como coroinhas nesta Parquia. Presidente - Vocs querem comprometer-se a realizar o servio de coroinhas nos domingos e festas em que forem escalados?
As crianas respondem juntas:

Sim, quero Presidente Vocs querem dar o bom testemunho de Jesus Cristo, na famlia, na escola e em toda a parte, sendo amigos de todas as pessoas?
As crianas respondem juntas:

Sim, quero
Em seguida o presidente diz:

Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, e da Virgem Maria, sua Me Santssima, hoje assunta aos cus recebo-os carinhosamente como coroinhas desta Parquia da Virgem Maria.
A assemblia manifesta a sua alegria dizendo ou cantando:

Graas a Deus.

Presidente Uma vez que vocs manifestaram essas disposies, apresentem-me as vestes que vocs iro usar no desempenho do ofcio de coroinhas. As crianas apresentam a alva e o presidente juntamente com os que vestirem. Os candidatos ficam de p, braos, em gesto de apresentao. levantam. Quem preside diz: Oremos... cngulo, diante do vo ajud-los a se com as vestes nos Todos os fiis se

Todos rezam em silncio durante algum tempo. Em seguida o presidente, de braos estendidos, diz:

Bendito sejais, Pai santo, que por vosso Filho Unignito acolhestes e amastes as crianas. Fazei que estas vestes, santificadas pela vossa + bno, sejam verdadeiro sinal da piedade destes pequeninos, e os ajudem a aumentar a sua devoo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Todos: Amm!
O presidente asperge as vestes com gua benta. Aqueles que acompanham as crianas ajudam-nos na vestio. Enquanto isso, canta-se um canto apropriado.

CANTO Hino do coroinha

Adelar

Depois de revestidas com as vestes prprias, as crianas se colocam de joelhos diante do presidente da celebrao que, de mos unidas, convida os fiis a orar, dizendo:

Carssimos irmos e irms, roguemos a Deus nosso Pai que abenoe estas crianas.
Todos rezam um momento em silncio; o presidente, de braos estendidos, continua:

Senhor, nosso Deus, que da boca das crianas preparastes um louvor do vosso nome, olhai para estas crianas que a f da Igreja recomenda vossa piedade; e, assim como o vosso Filho,

nascido da Virgem, recebeu com amor as crianas, abraando-as e abenoando-as e props o exemplo delas imitao de todos, assim, Pai, derramai sobre elas a vossa bno, a fim de que, quando crescerem atravs de uma boa convivncia com as pessoas e com a cooperao da fora do Esprito Santo, tornem-se testemunhas de Cristo no mundo e saibam espalhar e defender a f. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amm!
Em seguida o presidente acolhe a cada coroinha com um abrao e lhe impe a cruz peitoral.

RITO DE BENO DOS ESPOSOS


Padre convida os casais a renovarem seus compromissos matrimoniais, eles retiram a aliana e a colocam na palma da mo e ficam de frente um do outro.

PRESIDENTE Neste dia em que celebramos em Famlia e com as famlias, convido aos casais a recordarem o dia feliz em que unistes as vossas vidas com o vnculo indissolvel do Sacramento do Matrimonio, quereis renovar agora diante de Deus aquele santo compromisso.
Ritual do Matrimnio Pg. 277

ESPOSO Bendito sois, Senhor, porque, por vossa graa, recebi ... por minha esposa. ESPOSA Bendito sois Senhor, porque, por vossa graa, recebi ... por meu esposo. AMBOS Bendito sois, Senhor, porque, na alegria e na tristeza, sempre contamos com a vossa presena. Ns vos pedimos, continuai ajudando-nos a conservar fielmente o nosso amor, para sermos dignas testemunhas da aliana que fizestes com a humanidade.

PADRE O Senhor vos guarde durante todos os dias da vossa vida. Nas aflies, seja o vosso consolo. Na prosperidade, a vossa assistncia. E conserve o vosso lar na abundncia de suas bnos. Por Cristo, nosso Senhor. BENO DAS ALIANAS
Ritual do Matrimnio pg 140, 278

Senhor, aumentai e santificai o amor destes vossos filhos. E aqueles que um dia entregaram um ao outro estas alianas em sinal de fidelidade, cresam sempre na graas do sacramento. Por Cristo, nosso Senhor CANTO PROFISSO DE F Presidente Professemos nossa f no Deus que escolheu Maria para ser a Me do Salvador, cantando. CREIO EM DEUS PAI... PRECES Ceb Santa Me de Deus

Presidente - Contemplando o Mistrio da Assuno de Nossa Me, a Virgem Maria, suplicamos, Pai, a esperana de um dia participar e comungar plenamente da vossa vida divina. T Aumentai nossa esperana, Senhor! Leitor Pai, te pedimos que faas crescer a esperana em nossas vidas e que afastais de ns tudo que possa levar ao desespero e desconfiana, ns vos pedimos. Todos Aumentai nossa esperana, Senhor! Leitor Pai, a exemplo da Virgem Maria, hoje assunta aos cus, transformai nossa esperana em caridade operosa para com os necessitados de nossa comunidade. Todos Aumentai nossa esperana, Senhor!

Leitor Estendei vosso olhar misericordioso aos que perderam a esperana e vivem o tormento da decepo profunda e da depresso. Todos Aumentai nossa esperana, Senhor! Leitor Enviai vocaes religiosas vossa Igreja como testemunhas vivas da esperana, para que alimentadas pela f, promovam a caridade da Igreja em toda a terra. Todos Aumentai nossa esperana, Senhor! Leitor Pai te pedimos por todas as nossas famlias que a exemplo da Sagrada Famlia, sejam firmes e dispostos a vencerem os revezes da vida com muita orao, rezemos! Todos Aumentai nossa esperana, Senhor! Leitor Rezemos pelo nosso Proco Pe. Jos Morais, que sua vocao presbiteral seja sempre fortalecida pelas oraes de seu filhos espirituais, que ao encerrar sua misso em nossa parquia leve em seu corao a conscincia do dever cumprido rezemos! Todos Aumentai nossa esperana, Senhor! Presidente Nosso Deus e Senhor, com esperana que, na solenidade da Assuno de Nossa Senhora, apresentamos a vs nossos pedidos, pois sabemos que aquilo que prometestes aos nossos pais na f, sempre se realiza em favor de seus filhos e filhas pelos sculos dos sculos. Todos Amm! PREPARAO DAS OFERENDAS
Famlia ministros e coroinhas

ANIMADOR - A exemplo de Maria de visitar a idosa e grvida Isabel para se colocar a seu servio, convida todos aqueles que cultivam a esperana em suas vidas, a entrar

na procisso das oferendas, pois essa gente tem um olhar atento e um corao sensvel para oferecer seus servios a quem est necessitado. ANIMADOR - Apresentemos ao Senhor todas as famlias do Brasil, especialmente as famlias de nossas comunidades, as suas dificuldades e alegrias, desafios e vitrias e seu compromisso de viver em harmonia como a Sagrada Famlia de Nazar.Enquanto cantamos, duas famlias
trazem os dons, (ministros recm institudos e cujo filho (a) seja coroinha)

CANTO DAS OFERENDAS ORAO SOBRE AS OFERENDAS ORAO EUCARSTIA III PREFCIO SANTO PAI NOSSO PAZ Dicono - Pertencentes a Cristo e destinados a viver eternamente com Deus, partilhemos a paz e a esperana entre ns. Saudai-vois num gesto de comunho fraterna. CANTO DE PAZ CORDEIRO COMUNHO ANIMADOR - Caminhar ao encontro da Mesa Eucarstica fazendo memria das maravilhas realizadas por Deus, na Virgem Maria, partilhando a paz e a esperana e proclamando a vitria da Salvao divina presente na
MR pg. 639 MR Pg. 639

Eucaristia. Cantemos irmos e irms enquanto tomamos parte no banquete da eucaristia. CANTO DE COMUNHO ORAO DEPOIS DA COMUNHO
MR pg. 640

Depois da Orao depois da Comunho, o presidente convida os coroinhas a rezar a orao dos coroinhas:

Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministrio de coroinha, d-me coragem para atender o seu chamado.Abenoa meu servio dentro da comunidade quero exerc-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor.Abenoa tambm minha famlia, meus amigos e minha vocao.Maria, me de Jesus e nossa me preserva-me de todas as distraes nesta oferta a teu filho sobre o altar.Santo Anjo da Guarda protege-me. So Tarcsio, padroeiro dos coroinhas, rogai por ns.Amm. HOMENAGENS BNO
MR pg. 527.15 Bno solene de Nossa Senhora

Presidente O Senhor esteja convosco Todos Ele est no meio de ns! Presidente - O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriquea com sua bno. Todos Amm! Presidente - Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteo da Virgem, por quem recebestes o autor da vida Todos Amm! Presidente - E vs, que vos reunistes hoje para celebrar a sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prmio eterno.

Todos Amm! Presidente Abenoe-vos Deus todo-poderoso Pai e Filho e Esprito Santo. Todos Amm! DESPEDIDA Dicono - A exemplo de Maria sejam discpulos e seguidores de Jesus. Ide em paz, o Senhor vos acompanhe . CANTO FINAL

Vous aimerez peut-être aussi