Vous êtes sur la page 1sur 10

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Instrues para o Trabalho de Banco de Dados (T1)

ORIENTAES
Os alunos devero formar grupos de, no mximo 3 integrantes. Cada grupo poder escolher um dos projetos propostos a seguir. Mas nada impede de vocs escolherem um outro tema. 1. Agncia de Emprego; Uma empresa de agenciamento de mo-de-obra pretende informatizar o cadastro de profissionais, candidatos a empregos temporrios. Pretende-se construir um banco de dados onde se possam manter os dados cadastrais dos profissionais, e seus contratos temporrios com as empresas-clientes. O profissional identificado por um nmero de controle e, alm desta identificao, fica registrados seu nome, endereo, data de nascimento e profisso. Os contratos de mo-de-obra temporria so feitos individualmente (um contrato para cada profissional), com as empresas-clientes. Cada contrato identificado por um nmero nico, e nele so registrados a empresa contratante, a vigncia do contrato (data de incio e de trmino), e o valor pago por hora trabalhada. As empresas-clientes so identificadas pelo CNPJ, e possuem um nome e endereo. 2. Clnica Veterinria; Uma clnica veterinria, especializada no tratamento de ces e gatos, pretende informatizar o seu sistema de controle de vacinas, de forma a melhorar a notificao aos clientes sobre a data e o tipo de vacina a ser aplicada em qualquer um dos animais cadastrados na clnica. Os clientes, quando so cadastrados na clnica, so identificados por um cdigo numrico, e devem fornecer o nome, sobrenome, telefone e endereo completo (rua, nmero, complemento, bairro, cidade, estado, CEP). Para cada animal, que tambm identificado por um cdigo numrico, so registrados o nome, data de nascimento, espcie, raa, cor e sexo. As vacinas, por sua vez, tambm so identificadas por um cdigo numrico, e possuem nome, nome do laboratrio fabricante, e lote de fabricao. Quando o animal vacinado, deve ser feito o registro da data de aplicao, o cdigo da prxima vacina a ser tomada, e a respectiva data. 3. Clube de Danas;

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Um clube de danas ensina danas de salo, tanto individualmente como em grupo. Este clube emprega dois tipos de instrutores: professores assalariados de tempo integral, e professores de tempo parcial. Os instrutores de tempo integral recebem semanalmente uma quantia fixa, e os de tempo parcial so pagos por uma noite ou por aula individual dada. O gerente deste clube gostaria de adquirir um sistema de informaes, para controlar os estudantes e as aulas que eles freqentam. Este gerente tambm gostaria de saber quantas e quais tipos de aulas cada professor ministrou.

4. Cinema; A empresa de distribuio possui vrios cinemas; Filmes podem ser dos mais variados tipos e gneros; Filmes so registrados com ttulo original, se forem [tipo] estrangeiros, possuiro tambm o ttulo em portugus; Filmes contm informaes sobre os atores que compem o elenco; Filmes trazem informaes sobre o diretor. S pode existir um diretor por filme; Cinema pode apresentar mais de um filme em cartaz, com sesses alternadas; Atores podem atuar em diversos filmes, assim como o diretor de um filme pode ser ator neste filme ou ainda mais, ator em outro filme;

5. Universidade; Aluno cursa Disciplina: um aluno cursa de 0 a N(mx. 7) disciplinas; e uma disciplina pode estar sendo cursada por 0 a N (min. 10 / mx. 50) alunos; Aluno realizou disciplina (histrico escolar) : um aluno realizou de 0 a N disciplinas; e uma disciplina pode ter sido realizada por 0 a N alunos. O fato da realizao s pode ocorrer no mximo 3 vezes (repetio) para uma mesma ligao entre aluno e uma disciplina; Professor possui-habilitao Disciplina: um professor tem que ter pelo menos uma habilitao de disciplina para poder pertencer aos quadros da PUC-CAMPINAS; e uma disciplina pode ter nenhum, um ou vrios professores habilitados; Aluno pertence a curso: um aluno s pode pertencer a um curso; e um curso pode permitir a matricula de vrios alunos. 6. Agncia de Corridas de Txi; Uma empresa de agenciamento de corrida de txi pretende informatizar o cadastro dos clientes, motoristas e as corridas agendadas e corridas efetivadas pelos clientes. Pretende-se construir um banco de dados onde se possam manter os dados cadastrais dos clientes, motoristas, e

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


as corridas cliente-txi. O cliente identificado por um nmero de controle e, alm desta identificao, fica registrados seu nome, endereo, data de nascimento e profisso, etc. 7. Instituio Bancria Uma instituio bancria deseja controlar o movimento de suas contascorrente. A instituio possui agncias espalhadas por vrias cidades, e o seu cadastro contm informaes sobre o cdigo, nome, e endereo onde a agncia fica localizada. No cadastro de clientes, devem-se manter informaes sobre nome, CPF e endereo de cada cliente. As informaes sobre contas-corrente so identificadas por um nmero, e devem fornecer o saldo atualizado das mesmas. 8. Instituio de Opinio Pblica; Um instituto de opinio pblica vai realizar uma pesquisa em todos os estados da regio sul do Brasil, para levantar dados scio-econmicos sobre os domiclios e as pessoas que neles residem. Para isso, o instituto contratou cerca de 5.000 entrevistadores, que percorrero os 150 municpios escolhidos para a coleta. Os domiclios so classificados, de acordo com sua finalidade, em particulares (aqueles cuja finalidade a moradia de pessoas), e em coletivos (hotis e quartis). Todos domiclio entrevistado possui um cdigo, e devem ter guardadas as informaes de sua localizao (rua, bairro, cidade e estado). Nos domiclios particulares, so pesquisados o nmero de televises e rdios existentes. Nos domiclios coletivos, so levantadas as informaes de idade, sexo e grau de instruo. 9. Locadora de Vdeo; A locadora de vdeo possui ao redor de 2.000 fitas de vdeo, cujo emprstimo deve ser controlado. Cada fita possui um nmero. Para cada filme, necessrio saber seu ttulo e sua categoria (comdia, drama, aventura, ...). Cada filme recebe um identificador prprio. Para cada fita controlado que filme ela contm. Para cada filme h pelo menos uma fita, e cada fita contm somente um filme. Alguns poucos filmes necessitam 2 fitas. Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, necessrio manter a informao dos atores que estrelam em cada filme. Nem todo filme possui estrelas. Para cada ator, os clientes s vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento. A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar fitas.

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Para cada cliente necessrio saber seu prenome e seu sobrenome, seu telefone e seu endereo. Alm disso, cada cliente recebe um nmero de associado. Finalmente, desejamos saber que fitas cada cliente tem emprestadas. Um cliente pode ter vrias fitas em um instante no tempo. No so mantidos registros histricos de aluguis. 10. Revendedora de Veculos; Uma revendedora de veculos usados pretende informatizar o seu sistema de vendas, com o intuito de manter um histrico das vendas realizadas. Cada automvel identificado por um cdigo nacional (RENAVAM) e possui as seguintes caractersticas: placa, marca, modelo, ano de fabricao, ano do modelo, cor, motor, nmero de portas, tipo de combustvel, preo. Os clientes, quando so cadastrados na clnica, so identificados por um cdigo numrico, e devem fornecer o nome, sobrenome, telefone e endereo completo (rua, nmero, complemento, bairro, cidade, estado, CEP). Tambm so cadastrados os vendedores, que so identificados por um cdigo numrico, e devem fornecer o nome, sobrenome, telefone e endereo completo (rua, nmero, complemento, bairro, cidade, estado, CEP). Alm destes dados, deve ser inserida a data de admisso e o salrio fixo do vendedor. Cada negcio efetuado dever ser registrado com detalhamento de data e preo pago, alm da identidade do comprador, vendedor e do automvel vendido. 11. Loja de Informtica; Uma loja que comercializa artigos de informtica resolveu expandir a sua forma de atuao no mercado, e passou a aceitar pedidos de compra por telefone. Os clientes, ao ligarem para a loja para fazerem seus pedidos, so obrigados a fornecer o nome, sobrenome, telefone e endereo completo (rua, nmero, complemento, bairro, cidade, estado, CEP). Os pedidos de compra so identificados por um nmero de controle, e contm as informaes da data em que foi feito o pedido, e a forma de pagamento (cheque, dinheiro, ou carto). Os artigos comercializados na loja possuem um cdigo, nome e preo unitrio. 12. Campanhas do Time Favorito; Armazenar os jogos realizados, os pontos em cada jogo, os jogadores de cada partida e as estatsticas individuais e gerais em cada partida, etc.

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


13. Seguradora de Veculos; 14. Biblioteca; A formao dos grupos e escolha dos temas dever ser realizada at o dia 23/08/2013. No poder haver grupos com o mesmo tema!! A base de dados dever ser criada utilizando Banco de Dados Oracle; A entrega do trabalho dever ser feita at o dia 06/12/2013.

FORMATAO
Os trabalhos escritos devem seguir a formatao: Pgina: A4 (29,7cm x 21cm); Margens laterais: 2,5cm; Margem superior: 3,5cm; Margem inferior: 2cm; Fonte: Arial, tamanho: 10; Alinhamento: justificado, espaamento simples entre linhas; Pgina de uma nica coluna, numerada no rodap; Fonte em negrito somente para ttulos (tamanho 12) e subttulos (tamanho 11); Utilizar somente a cor automtica para a fonte (preto); No pular folha/pgina entre ttulos e subttulos, com exceo para os diagramas que podero ser colocados um em cada pgina; Grampeado.

CONTEDO IMPRESSO:
CAPA: A primeira pgina deve obrigatoriamente conter somente o ttulo do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(s), identificao da turma, srie, disciplina, curso e instituio. SUMRIO: Indicando o ttulo e subttulo de cada tpico e sua pgina. 1) INTRODUO Deve conter um breve resumo do que est contido no trabalho, chamando a ateno do leitor sobre os assuntos/temas tratados, mas sem descrever em detalhes. Alm do resumo, deve descrever como esto organizadas as partes seguintes do trabalho. Por exemplo, no tpico seguinte (2) ser descrita a empresa, no tpico 3 o modelo descritivo...

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Ao final da leitura da introduo o leitor deve ter uma noo clara sobre qual o assunto/tema abordado no trabalho e como ele est organizado. 2) EMPRESA: tpico aplicado somente para sistemas que tiverem uma empresa real como base Um breve resumo dos seguintes aspectos da empresa em que foi realizado o estudo do sistema: Dados cadastrais da empresa Ramo de atuao, segmento de mercado e produtos da empresa Histrico da empresa abordando: crescimento, surgimento, faturamento, funcionrios e outros. 3) FUNCIONAMENTO DO SISTEMA: MODELO DESCRITIVO Descrever de maneira clara e sucinta o funcionamento do sistema que est sendo analisado e estudado. Apresentar as justificativas para a escolha deste sistema relatando o problema e mostrando os benefcios para a sua realizao. No confundir com a descrio do funcionamento do programa que ir implementar este sistema. Por exemplo, NO descrever os menus e suas funcionalidades. Este item do trabalho deve abordar os seguintes tpicos: Descrio do funcionamento do sistema atual (modelo descritivo) Identificar os problemas e pontos crticos existentes no sistema atual Objetivo do sistema: descrever de forma clara e objetiva a finalidade do sistema a ser proposto, identificando e descrevendo as tarefas ou processos que esto sendo automatizados e/ou aperfeioados. Justificar a automatizao ou melhorias propostas.

4) MODELOS: 4.1) MODELO CONCEITUAL Apresentar o MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO da base de dados do sistema analisado. Utilizar o programa brModelo. MODELO LGICO Apresentar o MODELO LGICO da base de dados do sistema analisado. Utilizar o programa DataModeler.

4.2)

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


4.3) MODELO RELACIONAL Apresentar o MODELO RELACIONAL da base de dados do sistema analisado no SGBD ORACLE. Utilizar o programa DataModeler.

5) ANEXOS: 5.1) PROJETO FSICO: CRIAO DO BANCO DE DADOS (DDL) Descrever por meio de linguagem DDL a criao das tabelas/constraints/keys do sistema. Deve ter no mnimo 10 tabelas no projeto. 5.2) CARGA E INSERO DE DADOS; O sistema deve conter um script com a criao e insero de dados que ser executado no incio da apresentao. DEVE CONTER RESTRIES DE CHAVE PRIMRIA, ESTRANGEIRA e outras que julgar necessrias. A carga deve compreender, no mnimo, 10 registros em cada tabela. 5.3) DML; O sistema deve conter scripts pesquisa de dados (SELECT), atualizao (UPDATE) e excluso (DELETE). Ter no mnimo uns 30 SELECT/UPDATE/DELETE.
6) CONCLUSO

Descrever alguma melhoria que o sistema tem em relao a outros j existentes ou salientar a inexistncia de sistemas similares. Aproveite para salientar as vantagens e justificar o estudo do tema abordado.
7) REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Caso utilizar algum texto para estudo, indicar a bibliografia seguindo as Normas para Referncias Bibliogrficas da ABNT.

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


GRUPOS E TEMAS IMPORTANTE: As datas de apresentao definidas abaixo podero sofrer alteraes de acordo com a dinmica das aulas e/ou calendrio acadmico. Grupo 1: Data de Apresentao:

Grupo 2: Data de Apresentao:

Grupo 3: Data de Apresentao:

Grupo 4: Data de Apresentao:

Grupo 5: Data de Apresentao:

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Grupo 6: Data de Apresentao:

Grupo 7: Data de Apresentao:

Grupo 8: Data de Apresentao:

Grupo 9: Data de Apresentao:

Grupo 10: Data de Apresentao:

Grupo 11: Data de Apresentao:

Superior de Tecnologia em Gesto da Informao

BD Banco de Dados Prof. Ivi Alex Franco Silva


Grupo 12: Data de Apresentao:

Grupo 13: Data de Apresentao:

Grupo 14: Data de Apresentao:

Grupo 15: Data de Apresentao:

Vous aimerez peut-être aussi