Vous êtes sur la page 1sur 6

Hierarquia das leis no Brasil

Normas Constitucionais Constituio Federal (05/10/88) Em 01/02/1987 foi formada a Assemblia Constituinte com os deputados federais e senadores eleitos em novembro de 1986. A Assemblia Constituinte foi presidida por Ulisses Guimares e teve como finalidade a produo da nossa atual Constituio Federal, publicada em 05.10.1988. Por conta da reunio de parlamentares em Assemblia Constituinte para iniciar uma nova etapa no pas com a confeco de novas normas orientadoras e baseadas no princpio da dignidade da pessoa humana, tem-se ento o que se chama de poder constituinte originrio. Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) Tem por objetivo regulamentar o perodo de transio que se d do regime jurdico estabelecido pela velha constituio para o regime jurdico estabelecido pela nova. Deve-se observar que h certas situaes em que a nova constituio pede lei infraconstitucional que venha a regulamentar alguma de suas normas e, para que essa norma no tenha a sua aplicabilidade prejudicada, os ADCTs a regulamentam at que lei especfica sobrevenha. ADCT4 Art. 2 - No dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definir,atravs de plebiscito, a forma (repblica ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no Pas. Art. 10 - At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o Art. 7, I, da Constituio: II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. Emendas Constitucionais Visa a alterao, reforma de algum ou alguns artigos da Constituio. No entanto, considerando a rigidez da nossa constituio, a sua alterao exige um processo legislativo especial e mais dificultoso. Sendo que a proposta de emenda ser discutida e votada em cada casa do congresso nacional, em 02 turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, 3/5 dos votos dos respectivos membros. No entanto, nem tudo pode ser alterado, sendo que devem ser respeitadas as clusulas ptreas: Ar. 60 CF5 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 4 Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988. 5 Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988.

Tratados e Convenes Internacionais sobre Direitos Humanos Aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45/04 que reformou o Judicirio, desde que aprovados com o mesmo processo legislativo das emendas (ou seja, votada em cada casa do congresso nacional, em 02 turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, 3/5 dos votos dos respectivos membros) os tratados e convenes internacionais sobre direito humanos ingressaro em nosso ordenamento jurdico com status constitucional, ou seja, passar a ser norma de natureza constitucional, exigindo a mesma complexidade de votao para a sua retirada. Normas Infraconstitucionais So as normas legais, inferiores a constituio, que devem respeitar as previses constitucionais e no podem prever nada alm do que dita o texto constitucional. Lei complementar as hipteses de regulamentao da constituio por meio de lei complementar esto taxativamente previstas na CF. Sempre que a constituio quiser que determinada matria seja regulamentada por lei complementar, expressamente, assim requerer. Na maior parte das vezes, a matria tratada por lei complementar se refere a segurana pblica ou de ordem financeira. As leis complementares so aprovadas por votao da maioria absoluta. Vejamos: Art. 18 CF6 - A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. 3 - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. Art. 22 CF7 - Compete privativamente Unio legislar sobre: XI - trnsito e transporte; 6 Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988 7 Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988. Pargrafo nico - Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo. Lei ordinria o campo por elas ocupado residual, ou seja, tudo o que no for regulamentado por lei complementar, decreto legislativo, resolues ser regulamentado por lei ordinria. As leis ordinrias sero aprovadas por votao da maioria simples de seus membros. Vejamos: Lei Ordinria n 12.428/118 Confere ao Municpio de Holambra, no Estado de So Paulo, o ttulo de Capital Nacional das Flores.

Lei Ordinria n 8.078/909 Cdigo de Defesa do Consumidor Portanto, conclui-se que a grande diferena entre Lei Complementar e Lei Ordinria est no qurum de aprovao: LC = maioria absoluta (=maioria dos componentes + 1) LO= maioria simples ou relativa (=maioria dos presentes + 1)

Lei Delegada a espcie normativa utilizada nas hipteses de transferncia da competncia do Poder Legislativo para o Poder Executivo, ou seja, o Presidente da Repblica solicita a delegao ao Congresso Nacional, delimitando o assunto sobre o qual pretende legislar. Se o Congresso Nacional aprovar (por maioria simples) a solicitao, delegar competncia ao Presidente da Repblica para que este possa ento legislar sobre o tema especfico solicitado. Vejamos: Lei Delegada n 12/9210 Dispe sobre a instituio de Gratificao de Atividade Militar para os servidores militares federais das Foras Armadas. Medida provisria Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Em regra, os requisitos de relevncia e urgncia devem ser analisados primeiramente pelo Presidente da Repblica e posteriormente pelo Congresso Nacional. Prazo de vigncia: 60 dias, prorrogvel, uma nica vez, por novos 60 dias, podendo ao final desse prazo ser transformada pelo congresso nacional em lei ou em caso negativo no ser transformada em lei perde a validade. Medida Provisria n 536/1111 D nova redao ao ar. 4 da Lei n 6.932/81, que dispe sobre as atividades do mdico-residente. Medida Provisria n 533/1112 Autoriza a Unio a transferir recursos financeiros aos Municpios e ao Distrito Federal, com a finalidade de prestar apoio financeiro manuteno de novos estabelecimentos pblicos de educao infantil, e d outras providncias Decreto Legislativo Espcie normativa utilizada nas hipteses de competncia exclusiva do Congresso Nacional. Ou seja, todos os atos descritos abaixo devem ser autorizados pelo congresso nacional por meio de decreto legislativo. Art. 49. 13 da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder aquinze dias;

Resoluo Por meio de resolues regulamentar-se-o as matrias de competncia privativa da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Ou seja, todos os atos descritos abaixo devem ser autorizados pela cmara dos deputados ou pelo senado federal por meio de resoluo. Vejamos: Art. 51. 14 Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; Art. 52. 15 Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o ProcuradorGeral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; Tratados e Convenes Internacionais em geral O trmite de integrao da norma internacional no direito interno pode ser dividida em 04 etapas: 1) celebrao do tratado internacional (negociao, concluso e assinatura) pelo rgo do poder executivo (presidente da repblica). 2) aprovao (referendo ou ratificao) pelo parlamento, do tratado, acordo ou ato internacional, por intermdio de decreto legislativo, resolvendo-o definitivamente. (congresso nacional atravs de votao por maioria simples). 3) troca ou depsito dos instrumentos de ratificao (ou adeso, caso no tenha tido prvia celebrao) pelo rgo do Poder Executivo em mbito internacional. 4) promulgao por decreto presidencial, seguida da publicao do texto em portugus no dirio oficial. Neste momento o tratado, acordo ou ato internacional adquire executoriedade no plano do direito positivo interno, guardando estrita relao de paridade normativa com as leis ordinrias. E qual a diferena entre os tratados e convenes internacionais sobre direito humanos aprovados em cada Casa do Congresso em 02 turnos por 3/5 dos votos dos respectivos membros e aqueles, tambm sobre direitos humanos mas que no seguiram a aludida forma? A diferena est no procedimento de denncia (ato de retirada do tratado). Enquanto aqueles que seguiram um procedimento mais solene dependem de prvia autorizao do

Congresso Nacional, tambm em 02 turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros, em cada uma de suas casas, os outros (nos mesmos termos daqueles que no tratam sobre direitos humanos) podero ser denunciados normalmente pelo Executivo, sem a prvia autorizao do Congresso Nacional. Normas Infralegais So as normas inferiores as normas infraconstitucionais/legais. Essas normas nascem do burocrata administrativo, normatizao interna da administrao pblica. Normatizao que serve para buscar a fiel execuo da lei, ou seja, as normas infralegais detalham o que diz a norma infraconstitucional. Decretos So expedidos pelo Presidente de Repblica, para dar fiel execuo a uma lei j existente, e dispor sobre a organizao da administrao pblica. Vejamos: Decreto n 7.499/1116 Regulamenta dispositivos da lei n 11.977/09 que dispe sobre o Programa Minha Casa, Minha vida, e d outras providncias. Decreto n 7.492/1117 Institui o Plano Brasil Sem Misria Decreto no enumerado18 Declara a utilidade pblica, para fins de desapropriao, total ou parcial, em favor da Unio, os imveis que menciona, situados no Municpio de Guarulhos, Estado de So Paulo, e d outras providncias. Decreto no enumerado19 Abre ao Oramento de Investimento para 2011 crdito suplementar no valor de R$ 127.826.405,00, em favor de empresas estatais que menciona, para os fins que especifica. Portaria o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades de alto escalo expedem instrues sobre procedimentos relativos organizao e funcionamento de servios e, ainda, podem orientar quanto aplicao de textos legais. Vejamos: PORTARIA N o 1620 DE 14 DE JULHO DE 201020 Institui o Sistema Homolognet. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuies que lhe conferem o art. 87, pargrafo nico, inc. II, da Constituio Federal, e tendo em vista o disposto no art. 913 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, resolve: Art. 1o Instituir o Sistema Homolognet para fins da assistncia prevista no 1o do art. 477 da CLT, a ser utilizado conforme instrues expedidas pela Secretaria de Relaes do Trabalho SRT. Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. CARLOS ROBERTO LUPI Instruo Normativa Vem explicar de que forma ser cumprido o que estabelece a portaria, o processo de

concretizao do estabelecido em portaria. Vejamos: INSTRUO NORMATIVA SRT No 15, DE 14 DE JULHO DE 2010. 21 Estabelece procedimentos para assistncia e homologao na resciso de contrato de trabalho. A SECRETRIA DE RELAES DO TRABALHO DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso da atribuio que lhe confere o art. 5o, inciso IX, do Regimento Interno da Secretaria de Relaes do Trabalho, aprovado pela Portaria Ministerial n 483, de 15 de setembro de 2004, e tendo em vista o disposto nas Portarias n 1.620 e n 1.621, de 14 de julho de 2010, resolve: Art. 17. Quando o aviso prvio for indenizado, a data dasada a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS deve ser: I - na pgina relativa ao Contrato de Trabalho, a do ltimo dia da data projetada para o aviso prvio indenizado; e II - na pgina relativa s Anotaes Gerais, a data do ltimo dia efetivamente trabalhado. Pargrafo nico. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada ser a do ltimo dia efetivamente trabalhado. Consideraes Finais Portanto, conclui-se que no existe hierarquia entre as normas que compem um mesmo grupo, mas o que se verifica, a existncia de campos de atuao especficos, diferenciados entre as normas que fazem parte de um mesmo grupo. Apenas se encontra hierarquia entre os grupos de normas constitucionais que so superiores ao grupo de normas infraconstitucionais (que detalham a constituio) que so superiores ao grupo de normas infralegais (detalham a lei).

Referncias Bibliogrficas: BACHA, Srgio Reginaldo. Constituio federal: leis complementares e leis ordinrias: hierarquia? Belo Horizonte: Frum, 2004. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituio . 6. Ed. Ver. Coimbra: Almedina, 1993. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 13. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. So Paulo: Atlas, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi