Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO DISCIPLINA: QUMICA GERAL PROFESSORA: FERNANDA SANTOS CARVALHO DOS

ANJOS

RELATRIO DE EXPERIMENTO Calorimetria

Aluno: Caroline Carvalho Machado Turma: CB Data: 23/08/2013

Juazeiro Bahia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO

1. INTRODUO TERICA

Calorimetria o estudo do calor. O calor uma energia trmica que passa de um corpo para outro em razo da diferena de temperatura. A unidade de medida mais comum a caloria, embora no SI seja o Joule. Capacidade calorfica a grandeza fsica que indica o calor necessrio que deve ser fornecido a um corpo para produzir neste uma determinada variao de temperatura. Capacidade calorfica tambm est relacionada ao corpo e no a substncia que o constitui. A calorimetria possui os princpios citados abaixo: I. Princpios de transformaes inversas: o calor que um corpo recebe igual, em mdulo, ao calor que um corpo cede se voltar pelo mesmo processo situao inicial. II. Princpio do equilbrio trmico: Se vrios corpos trocarem calor somente entre si, os corpos tendem a ficar na mesma temperatura, chamada temperatura de equilbrio trmico. III. Princpio da igualdade das trocas de calor: Se vrios corpos trocarem calor somente entre si, soma do valor cedido igual, em mdulo, soma do valor recebido. Um processo importante, utilizado para arranjar dados termoqumicos em tabelas a formao de um composto a partir de seus elementos. A variao de entalpia associada a esse ponto chamada entalpia de formao que usada no clculo da entalpia de reao. A entalpia de reao a soma das entalpias de formao dos produtos menos a soma das entalpias de formao dos reagentes.

2. OBJETIVOS

Verificar o comportamento termodinmico da diferentes reaes em um calormetro.

3. PARTE EXPERIMENTAL A) Construo do calormetro: Foi pesado um bquer de 100 mL limpo e seco. Em seguida este bquer foi envolvido pelos lados e por baixo com jornal amassado de modo que no fosse compactado fortemente ao redor do bquer, mas sim deixado fofo de forma que forme bolsas de ar preso, o verdadeiro isolante. O conjunto foi imobilizado dentro de um porta latinha de isopor. Colocou-se a tampa de isopor, com um pequeno orifcio no centro com o termmetro, no bquer de 100 mL. Feito isto o calormetro foi construdo.

B) Parte 1: Calor de reao de uma soluo de hidrxido de sdio com outra de cido ntrico (calor de neutralizao). Com uma pipeta, colocou-se 40 mL de soluo de HNO3 1,0 mol.L-1 no calormetro e anotou-se a temperatura. Em um bquer, com uma pipeta, foi colocado 40 mL de soluo de NaOH 1,0 mol.L-1 e anotou-se a temperatura. Adicionou-se a soluo de NaOH soluo de HNO3 do interior do calormetro. O aparelho foi fechado rapidamente e a temperatura da mistura foi anotada em um intervalo de 10 s, at que se obteve um valor constante.

C) Parte 2: Calor de dissoluo da ureia. Foi pesado um bquer de 250 mL, limpo e seco. Em seguida colocou-se no bquer 8 mL de gua destilada, agitando cuidadosamente com um basto de vidro at atingir uma temperatura constante (prxima temperatura ambiente). Foi introduzido um termmetro e anotou-se a mxima temperatura atingida. Em seguida pesou-se em balana analtica 2,5 g de ureia, em vidro de relgio. Depois a ureia pesada foi vertida na gua do bquer, agitando para dissolver completamente a ureia. Introduziu-se um termmetro na soluo e anotou-se a mxima temperatura atingida em um intervalo de 10 s.

4. RESULTADOS E DISCUSSO A) Construo do calormetro: Seguindo o roteiro do experimento a prtica se iniciou com a construo do calormetro. O bquer de 100 mL foi pesado obtendo-se uma massa de 44,3515g. Em seguida envolveu-se o bquer com jornal deixando bolsas de ar, colocando o conjunto dentro de um porta latinha de isopor.

B) Parte 1: Calor de reao de uma soluo de hidrxido de sdio com outra de cido ntrico (calor de neutralizao). Antes da reao da soluo de HNO3 a 1,0 mol.L-1 com a soluo NaOH a 1,0 mol.L-1 foi medida suas temperaturas separadamente obtendo-se 26C para a soluo de HNO3 e 25C para a soluo de NaOH. Depois, ao misturar as duas solues e fechar o calormetro com a tampa com termmetro, observou-se a temperatura na qual a mistura ficou estvel obtendo-se 32C. Foi fornecido atravs do roteiro os seguintes dados: Os calores especficos das solues no calormetro so iguais ao da gua: 4,18 J.g-1.K-1 E suas densidades so tambm iguais da gua: 1,00 g.mL-1 O calor especfico do material do qual os bqueres so feitos (pyrex) : 0,753 J.g-1.K-1 As entalpias de reao e dissoluo so dadas pela frmula: q = (mbequer Cbequer + msol Csol)t Assim com os dados: Volume: 40 mL HNO3 + 40 mL NaOH = 80 ml msol : 80 mL 1,00 g.mL-1 = 80 g Substituindo na equao obtm-se a quantidade de calor especfico: q = (44,3515 0,753 + 80 4,18) (32 (26 + 25)/2) q = 2390,64 J

Como q = H (variao da entalpia), pode-se afirmar que o processo exotrmico (H < 0), como houve liberao de energia a entalpia do produto menor e, portanto, a variao da entalpia negativa.

C) Parte 2: Calor de dissoluo da ureia. Inicialmente pesou-se um bquer de 100 mL de massa 51,5013 e se adicionou 8 mL. Antes de realizar a mistura, anotou-se a temperatura mxima atingida pela gua obtendo-se 28C. Em seguida pesou-se 2,5005g de ureia e verteu-a na gua do bquer, agitando para dissolver completamente, depois se introduziu um termmetro na soluo obtendo-se os valores 20C. A entalpia de dissoluo dada pela frmula: q = (mbequer Cbequer + msol Csol)t Substituindo os dados na equao obtm-se a quantidade de calor especfico: q = (51,5013 0,753 + (8+2,5005) 4,18) (20 28) q = 661,36 J Como q = H (variao da entalpia), pode-se afirmar que o processo endotrmico (H > 0), como houve absoro de energia a entalpia do produto maior e, portanto, a variao da entalpia positiva.

5. CONCLUSES Com a prtica nota-se que os princpios da calorimetria so vlidos, tambm foi possvel verificar que os clculos estudados na literatura so vlidos. Foi possvel notar que as reaes de cido com bases so exotrmicas e que a dissoluo de sal em gua endotrmica. Outro ponto observado foi a necessidade do uso do calormetro, sem ele haveria grande troca de calor com o ambiente, o que prejudicaria muito os resultados.

6. REFERNCIAS

WIKIPDIA. Calorimetria. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Calorimetria > Acesso em: 24 de ago. 2013. INFOPDIA. Calor especfico. Disponvel em: < http://www.infopedia.pt/$calorespecifico> Acesso em: 24 de ago. 2013. MIKIBLABER. Energy Relations in Chemistry: Thermochemistry. Disponvel em:
<http://www.mikeblaber.org/oldwine/chm1045/notes/Energy/Calorim/Energy03.htm>

Acesso em: 24 de ago. 2013.


BRASIL ESCOLA. Processos endotrmicos e exotrmicos. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm> Acesso em: 24 de ago. 2013. BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Qumica: a cincia central. 9 ed. Prentice Hall, 2005. ATIKINS, Peter; JONES, Loretta. Princpios de Qumica Questionando a Vida Moderna. 5 ed. Bookman, 2011.

7. QUESTES 1- Determinando a capacidade calorfica do calormetro:

Determinar q para a reao de neutralizao: q = C . T = - 488,0 kJ/C 1,26 C = -614,0kJ Como o processo ocorre a volume constante ento U = q = 614,0kJ e o sinal negativo indica que a reao exotrmica, ou seja, libera energia. 2- HNO3 + NaOH NaNO3 + H2O CO(NH2)2 + H2O 2NH3 + CO2 3- a) Primeira lei da termodinmica: este postulado admite que diversas formas de trabalho possam ser convertidas umas nas outras, elucidando que a energia total transferida para um sistema igual variao de sua energia interna. Segunda lei da termodinmica: a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, at alcanar um valor mximo. b) Lei de Hess: estabelece que a energia no possa ser nem criada nem destruda; somente pode ser trocada de uma forma em outra. A lei de Hess utilizada para prever a transferncia de entalpia de uma reao Hr, quando a reao lenta, incompleta, explosiva ou quando ocorrem outras reaes simultaneamente. c) Energia livre de Gibbs: uma grandeza que busca medir a totalidade de energia atrelada a um sistema termodinmico disponvel para execuo de trabalho til.

Vous aimerez peut-être aussi