Vous êtes sur la page 1sur 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO DISCIPLINA: QUMICA GERAL PROFESSORA: FERNANDA SANTOS CARVALHO DOS

ANJOS

RELATRIO DE EXPERIMENTO Preparo de solues e Volumetria de neutralizao

Aluno: Caroline Carvalho Machado Turma: CB Data: 28/07/2013

Juazeiro Bahia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO

1. INTRODUO TERICA

Na natureza dificilmente as substncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre elas se apresentam na forma de misturas. Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias. Sua aparncia , portanto uniforme e homognea. Nas solues a fase dispersa recebe o nome de soluto e o dispersante de solvente. As solues podem ser classificadas atravs da proporo soluto/solvente: - Diluda, pouco soluto diludo em relao ao solvente. - Concentrada, muito soluto dissolvido em relao ao solvente. - Supersaturada, contm uma quantidade mxima de soluto dissolvido no solvente numa determinada temperatura e presso. Para preparar uma soluo de concentrao conhecida, necessrio calcular a massa de soluto necessria e o volume final da soluo. Outros dados importantes so o ttulo, a molaridade e a densidade. Na dissoluo de um composto inico em gua, o solvente precisa superar as fortes foras atrativas entre ctions e nions (ligao inica) no retculo cristalino, por isso geralmente necessrio consumir calor. Na dissoluo de cidos em gua o on hidroxnio (H+) liberado facilmente, liberando muito calor.

A volumetria consiste na medio de volumes de duas solues que reagem uma com a outra, sendo uma soluo de concentrao conhecida e a outra contendo a substncia a ser doseada. Titulao o processo para se determinar a quantidade de substncia de uma soluo pelo confronto com outra espcie qumica, de concentrao e natureza conhecidas. A espcie qumica com concentrao definida recebe o nome de titulante, que , em geral, uma soluo obtida a partir de um padro primrio. No entanto, padronizando-se uma soluo comum, esta tambm pode ser utilizada. A soluo a ter sua concentrao determinada recebe o nome de titulado. Existem vrios tipos de titulao, entre elas destacam-se a titulao cido-base, titulao de oxidao-reduo e titulao de complexao. Numa titulao faz-se a adio do titulante ao titulado, at se atingir as propores estequiomtricas entre as duas

substncias reagentes, isto at que se atinja o chamado ponto de equivalncia da volumetria. Na prtica, porm, este ponto detectado um pouco antes ou um pouco depois do ponto de equivalncia e designado por ponto final. A diferena entre o ponto de equivalncia e o ponto final o chamado erro de titulao. O ponto de final determinado por um indicador qumico (indicador cido-base) ou um mtodo instrumental. A maneira como o pH varia nas imediaes do ponto de equivalncia (PE) importante para a escolha do indicador adequado, pois cada indicador possui um intervalo de valores de pH que ocorre variao da colorao.

2. OBJETIVOS

Estudar o preparo de solues, processos de diluio e preparao de uma soluo supersaturada. Conhecer a tcnica utilizada em volumetria de neutralizao.

3. PARTE EXPERIMENTAL A) PREPARO DE SOLUES Foi pesado certa massa de hidrxido de sdio (NaOH) em um bquer de 50 mL, em seguida adicionou-se gua no bquer at aproximadamente metade do seu volume para dissolver o NaOH, logo aps a mistura foi transferida para um balo volumtrico de 200 mL, repetiu-se a operao de diluio at no haver mais traos do soluto no bquer. Em seguida adicionou-se gua destilada at completar os 200 mL do balo volumtrico e aferiu-se a soluo. Em outro bquer de 50 mL foi adicionado cerca de 20 mL de gua destilada, depois se adicionou certo volume de cido ntrico (HNO3) fornecido, em seguida transferiu-se a soluo para um balo volumtrico de 100 mL adicionando gua destilada at prximo do volume total, depois, homogeneizou-se a soluo e aps alguns minutos, o volume foi completado com gua destilada e aferiu-se. A partir da primeira soluo preparada de NaOH, retirou-se determinado volume e o adicionou um balo volumtrico de 50 mL, logo aps, seu volume foi completado com gua destilada, em seguida aferiu-se a soluo. Em um tubo de ensaio foi colocado 2,5 g de tiossulfato de sdio (Na2S2O3) e acrescentado 0,5 mL de gua destilada, agitando em seguida e verificando sua temperatura. Depois, aqueceu-se o tubo de ensaio para a dissoluo do sal, ao terminar o aquecimento, a soluo foi deixada em repouso at voltar temperatura ambiente. Em seguida adicionou-se um pequeno cristal de tiossulfato de sdio ao tubo de ensaio e verificou-se a temperatura. B) VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO Preencheu-se uma bureta de 50 mL de NaOH a 0,084 mol.L-1. Em trs erlenmeyers foram colocados 10 mL da soluo de HNO3 que se deseja descobrir a concentrao, em seguida foi adicionado trs gotas de fenolftalena (C20H14O4) e cerca de 10 mL de gua destilada em cada erlenmeyer. Titulou-se cada uma das amostras de cido adicionando a base lentamente e agitando o erlenmeyer, at que a colorao da soluo mudou de incolor para rsea.

4. RESULTADOS E DISCUSSO A) PREPARO DE SOLUES Para encontrar a massa necessria de NaOH para se preparar uma soluo de 200 mL a 0,1 mol.L-1, calcula-se:

M: molaridade (mol.L-1) m: massa do soluto (g) ms: massa molar do soluto (g/mol) V: volume total da soluo (L)

Para o NaOH tem-se: ms: 39,9969 g/mol Logo:

m = 0,79 g Portanto ao se diluir 0,79 g de NaOH em gua, tendo como volume final da soluo 200 mL, obtm-se uma soluo de NaOH a 0,1 mol.L-1.

Para que fosse encontrado o volume necessrio de HNO3 para o preparo de uma soluo de 100 mL a 0,1 mol.L-1, tendo como dados obtido do HNO3: Ttulo: 70% Densidade: 1,42 Kg/L Massa molar: 63 g/mol Calcula-se:

C: concentrao da soluo (mol.L-1) T: ttulo (%) d: densidade (Kg/L ou g/mL) ms: massa molar do soluto (g/mol)

Para o HNO3 tem-se:

Calculando a diluio:

Como: C: 0,1 mol/L V: 100 mL C: 15,8 mol/L

Logo, com 0,63 mL de HNO3 possvel obter uma soluo de 100 mL a 0,1 mol.L-1. Durante a preparao foi necessrio que o cido fosse adicionado lentamente na gua, para evitar o aquecimento e projeo do cido.

Para o preparo de 50 mL da soluo de NaOH a 0,01 mol.L-1 a partir da primeira soluo 0,1 mol.L-1 necessrio o clculo do volume da soluo que ser utilizado. Logo:

Logo foi necessrio misturar 5 mL de NaOH com 45 mL de gua destilada para se obter a soluo de NaOH a 0,01 mol.L-1. Observa-se a necessidade de uma soluo intermediria para a preparao de uma soluo muito diluda.

Na preparao da soluo supersaturada, ao se adicionar tiossulfato de sdio (Na2S2O3) a um tubo de ensaio contendo gua, parte se dissolve e o restante forma precipitado, a soluo absorve calor do ambiente, portanto endotrmica. Em seguida aqueceu-se o tubo de ensaio, verificando a total dissoluo do sal. Quando posta em repouso a soluo volta temperatura ambiente. Ao se adicionar um pequeno

cristal de tiossulfato todo o sal que havia sido dissolvido alm da saturao forma precipitado e h liberao de energia. A Figura 1, juntamente com a Tabela 1 apresentam os dados obtidos na preparao da soluo. Figura 1: Processo de preparao de soluo supersaturada de tiossulfato de sdio

Tabela 1: Resultados da observao Temperatura Classificao da soluo Abaixo da ambiente Saturada Acima da ambiente Supersaturada Temperatura ambiente Supersaturada Acima da ambiente Saturada

Como para a diluio foi necessrio fornecer energia, ao se inverter o processo e formar precipitado, verifica-se a liberao de energia na forma de calor. Solues supersaturadas so muito instveis quando no esto nas condies na qual ela foi preparada.

B) VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO A soluo de NaOH utilizado na titulao tinha concentrao de 0,084 mol.L-1 e o indicador utilizado foi a fenolftalena, que muda de cor em um pH em torno de 8. Em geral, escolhe-se um indicador cuja faixa de transio se sobreponha, o mais prximo possvel ao ponto de equivalncia, assegurando que o erro do indicador causado pela no coincidncia do ponto final com o ponto de equivalncia no seja muito grande. Os valores de volume da base adicionados soluo para que o indicador mudasse de cor esto apresentados na tabela abaixo. Tabela 2: Volume da base utilizado por titulao Titulao 1 2 3 4

NaOH (mL) 7,4 7,5 7,4 7,5

Dos volumes obtidos, faz-se necessrio encontrar uma mdia dos volumes de NaOH para que a concentrao do HNO3 seja calculada seja mais prxima da real, logo:

Com a mdia faz-se o clculo da concentrao do HNO3:

Assim, atravs da titulao foi possvel estabelecer a concentrao do HNO3 com sendo de 0,062 mol.L-1.

5. CONCLUSES Na preparao de solues no ocorre reao qumica, os compostos mantm sua estrutura molecular, pois h apenas a disperso do soluto no solvente. Com a prtica foi possvel verificar que os clculos estudados na literatura so vlidos. Tambm se observou que para preparar solues muito diludas a partir de solues muito concentradas, necessria a preparao de uma soluo de concentrao intermediria. Foi comprovada a teoria de que dissoluo de sal em gua endotrmica e que as dissolues de cidos e gua so fortemente exotrmicas. As solues supersaturadas necessitam de condies especiais de temperatura para ocorrer.

Na realizao da titulao cido-base, foi verificado todo o processo de adicionar uma base forte a uma soluo de cido, gua e indicador, para observar o ponto de mudana de cor. Constatou-se a necessidade de se adicionar lentamente a base para que o ponto final e o ponto de equivalncia no fiquem muito distantes. Outro ponto observado foi o cuidado que se deve ter ao escolher o indicador para que sua faixa de transio seja a mais prxima possvel do ponto de equivalncia. Tambm foi verificada a validade dos clculos vistos na literatura.

6. REFERNCIAS

GUIA

DO

ESTUDANTE.

Solues

Qumica.

Disponvel

em:

<http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/quimica/solucoes-677412.shtml> Acesso em: 29

de jul. 2013. CESAR, Paulo. Solues. Disponvel em: <www.profpc.com.br/Solues.htm> Acesso em: 29 de jul. 2013. QUMICA 2013.
MATOS, Maria Auxiliadora Costa. Volumetria de Neutralizao. Disponvel em: <http://www.ufjf.br/nupis/files/2011/04/aula-4-Volumetria-de-Neutraliza%C3%A7%C3%A3oalunos-2011.12.pdf> Acesso em: 29 jul. 2013. BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Qumica: a cincia central. 9 ed. Prentice Hall, 2005. ATIKINS, Peter; JONES, Loretta. Princpios de Qumica Questionando a Vida Moderna. 5 ed. Bookman, 2011.

NOVA

INTERATIVA.

Dissoluo.

Disponvel

em:

<http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarConceito.php?idConceito=5> Acesso em: 29 de jul.

EBAH.

Indicadores

titulao

cido

base.

Disponvel

em:

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAu3gAF/indicadores-titulacao-acido-base> Acesso

em 30 jul. 2013.

7. QUESTES A) PREPARO DE SOLUES 1- Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias. Nas solues a fase dispersante recebe o nome de solvente e a dispersa de soluto. De acordo com o coeficiente de solubilidade as solues podem ser classificadas como diludas ( pouco soluto diludo com relao ao solvente), concentrada (muito soluto dissolvido em relao ao solvente) e supersaturada(contem uma quantidade mxima de soluto dissolvido em uma determinada temperatura e presso). 2- Diluies podem ser tanto exotrmicas quanto endotrmicas. As cristalizaes geralmente so endotrmicas, mas existem excees. Algumas substncias para serem dissolvidas necessitam de um aumento na temperatura.
3-

Logo so necessrios 70,34 g de nitrato cprico (Cu(NO3)2) para preparar 250 mL de uma soluo 1,5 mol.L-1.
4-

Logo necessrio 285,9 g de cido actico (C2H4O2) para preparar 250 mL de uma soluo 1,0 mol.L-1. 5- Basta calcular

Portanto basta ele juntar 5 mL da soluo de nitrato de sdio 0,5 mol.L-1 com 245 mL de gua destilada. B) VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO 1- Porque o HNO3 um cido forte e NaOH uma base forte, podendo-se fazer uma titulao cido-base. Alm disso para a titulao necessrio que uma substncia esteja padronizada, nesse caso o NaOH.

2- No, na maioria das vezes eles no coincidem. Na prtica o ponto final detectado um pouco antes ou um pouco depois do ponto de equivalncia. A

diferena entre o ponto de equivalncia e o ponto final o chamado erro de titulao. 3- Consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentrao conhecida. 4- O indicador uma substncia que muda de cor em funo do pH da soluo. Sua funo indicar qual o ponto no qual se atingi as propores estequiomtricas entre as duas substncias reagentes ou ponto final. importante escolher um indicador adequado, pois cada indicador possui um intervalo de valores de pH que ocorre variao da colorao. 5- NH3 + HCl NH4Cl 0,1.25 = C.5 C = 0,5 mol/L

C (g/L) = massa molar . molaridade C = 17 . 0,5 C = 8,5 g/L Logo a concentrao fornecida no frasco de amnia estava errada.

Vous aimerez peut-être aussi