Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF MBA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS MBA-GRH DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PROF: ANA LANA

NA ALUNO: JEAN LOUP JOSPIN

QUESTES REFERENTES AO TEXTO 3: MENDES, Ana Magnlia. Conflitos de relacionamento no trabalho. III Seminrio de gesto da tica nas empresas estatais. Rio de Janeiro, CCBB, junho/2007. 1. Para a Psicodinmica do Trabalho, no possvel estabelecer relaes socioprofissionais sem conflitos. Que se entende por conflito? Quais suas causas? Em que dimenses do contexto organizacional o conflito est inserido? Para a Psicodinmica, o conflito representa um jogo de foras que operam no indivduo, onde este levado a assumir compromissos que implicam em renncias e perdas. No trabalho, eles so vivenciados quando entram em confronto os desejos do profissional (necessidades, aspiraes e interesses) e a realidade de trabalho, marcada por produtivismo, desempenho e excelncia. Exemplos de conflitos atuais so: fazer mais x fazer bem, trabalhar em equipe x trabalhar sozinho, atender normas que no acredita x perder o emprego, cooperar x sobrecarregar-se e denunciar prticas que discorda x silenciar. Suas causas esto ligadas a um contexto de trabalho que na maioria das vezes favorece a rivalidade entre colegas, competio e individualismo. Podem ser consideradas situaes provocadoras de conflito: - a gesto pelo controle, medo, presso, desconfiana e insegurana; - normas sem limites ou muito padronizadas; - poder autocrtico ou permissivo; - comunicao sem visibilidade, paradoxal, restrita; - foco na produo, ideologia da excelncia, metas inatingveis e falta de sentido do trabalho O conflito est assim inserido no contexto organizacional nas dimenses da organizao, das condies e das relaes socioprofissionais. - Por organizao, entende-se diviso e contedo das tarefas, normas, controles e ritmos de trabalho. - Por condies, refere-se qualidade do ambiente fsico, posto de trabalho, equipamentos e materiais disponibilizados para a execuo do trabalho. - Por fim, relaes socioprofissionais fazem referncia aos modos de gesto do trabalho, comunicao e interao profissional.

2. Os conflitos nas relaes socioprofissionais podem se apresentar em uma perspectiva destrutiva ou construtiva. Em que consistem tais perspectivas?

Na perspectiva construtiva, os conflitos embora apaream, h abertura para a negociao. Existe uma margem de liberdade para o trabalhador ajustar a realidade do trabalho aos seus desejos e necessidades. Isso significa que a organizao precisa ter certa flexibilidade, as condies devem ser adequadas e as relaes socioprofissionais devem ser abertas, democrticas e justas. J na perspectiva destrutiva, os conflitos so motivo de insatisfao, mal-estar e sofrimento no trabalho. Diante de um nmero e intensidade de conflitos, o medo, a insegurana e a angstia aparecem e por no haver possibilidade de negociao, devido s adversidades do trabalho, faz com que muitas vezes sejam banalizados, ignorados, ocultados e transformem-se em sofrimento. Este quadro persistindo, podem traduzir-se em comportamentos agressivos, violncia no trabalho e prticas de assdio moral. Estes comportamentos agressivos podem ser visveis ou invisveis, neste ltimo tornando mais difcil seu enfrentamento. Neste caso mais grave, necessrio que o sofrimento seja desvelado para que se identifique o mal que gerou, na medida em que os conflitos estiveram disfarados at o momento do sofrimento.

3. Como os profissionais de Recursos Humanos podem identificar e enfrentar os conflitos de relacionamento no trabalho? Quais so as estratgias mais eficazes para combater o sofrimento visvel e invisvel advindos dos conflitos vivenciados nas organizaes? O problema no a existncia de um conflito nas relaes de trabalho, eles sempre vo existir, pois fazem parte das contradies do jogo de interesses entre trabalhadores e as organizaes. Ter conflitos pode ser saudvel e recomendvel, possibilita pensar e fazer escolhas. Desta forma, podemos identificar dois tipos de conflitos, os construtivos e os deteriorantes. - Os construtivos permitem assim o crescimento de todos, o respeito diversidade e o viver junto. uma oportunidade para respeitar normas de conduta e exercitar o comportamento tico. - J os deteriorantes, prejudicam as relaes socioprofissionais, geram sofrimentos e se cristalizam, transformando-se em comportamentos patolgicos, prejudiciais, tanto organizao quanto aos trabalhadores. As estratgias mais eficazes para se combater os sofrimentos so as defensivas ou de mobilizao coletiva. Na primeira, so colocados em prtica mecanismos de negao e racionalizao. O sofrimento e as injustias so naturalizados. As justificativas racionalizadas so socialmente valorizadas e explicam situaes desconfortveis, desagradveis, dolorosas e impem ritmo acelerado e/ou exigem elevado desempenho e produtividade. J nas de mobilizao coletiva, h um modo de agir coletivo dos trabalhadores que atravs de espaos pblicos de discusso e cooperao, permitem a explicitao do conflito, o entendimento de suas causas e a busca por modos de super-lo. - Nos espaos pblicos de discusso, h uma fala coletiva de sofrimento. um espao construdo e no institudo, dos trabalhadores. Trata-se de um espao onde h a compreenso pelo coletivo dos meios de comunicao para a auto-expresso, a

autenticidade e a relao de equidade entre todos (quem ouve e quem fala). Opinies contraditrias podem ser livremente expressas. Subentende-se um espao onde opinies so baseadas nas crenas, desejos, valores, posies ideolgicas, escolhas ticas, experincia tcnica e estratgias dos diversos contextos de produo. - Na cooperao, os conflitos so enfrentados por uma ao coordenada para construir um produto comum com base em confiana e solidariedade. H uma convergncia de contribuies e uma relao de interdependncia. Erros e falhas individuais podem ser minimizadas ou contornadas. O desempenho coletivo alcana resultados superiores soma de desempenhos individuais pela integrao das diferenas e articulao de talentos. Para isso, necessria a valorizao de cada um e do seu esforo para realizar o trabalho, fortalecendo assim a identidade psicolgica e social, reafirmando referncias e convivendo com a diversidade.

Vous aimerez peut-être aussi