Vous êtes sur la page 1sur 47

Eltrotcnica

Princpio de funcionamento das mquinas eltricas, rotativas e estticas

Princpio da Conservao de Energia


O Princpio da Conservao da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruda". Em um determinado sistema mecnico, em que formas de energia relacionadas a fenmenos eletromagnticos ou trmicos no esto presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema puramente mecnica. Desse modo, o Princpio da Conservao da Energia implica a conservao da energia mecnica. Esta, por sua vez, a soma das quantidades de energia cintica e diversas formas de energia potencial (gravitacional e elstica entre elas). Embora a energia mecnica seja sempre constante, a quantidade de cada uma de suas componentes pode sofrer variao de tal modo que a energia total permanea constante.

O princpio bsico de funcionamento de um transformador o fenmeno conhecido como induo eletromagntica: quando um circuito submetido a um campo magntico varivel, aparece nele uma corrente eltrica cuja intensidade proporcional s variaes do fluxo magntico. Os transformadores, na sua forma mais simples, consistem de dois enrolamentos de fio (o primrio e o secundrio), que geralmente envolvem os braos de um quadro metlico (o ncleo). Uma corrente alternada aplicada ao primrio produz um campo magntico proporcional intensidade dessa corrente e ao nmero de espiras do enrolamento (nmero de voltas do fio em torno do brao metlico). Atravs do metal, o fluxo magntico quase no encontra resistncia e, assim, concentra-se no ncleo, em grande parte, e chega ao enrolamento secundrio com um mnimo de perdas. Ocorre, ento, a induo eletromagntica: no secundrio surge uma corrente eltrica, que varia de acordo com a corrente do primrio e com a razo entre os nmeros de espiras dos dois enrolamentos.

Princpio de funcionamento de Transformadores

Princpio de funcionamento de Transformadores


Os transformadores obedecem a Lei de Faraday e de Lenz. Devemos definir dois tipos de indutncia para o Trafo:
Indutncia prpria a induo de uma tenso eltrica devido corrente que circula na prpria bobina

Princpio de funcionamento de Transformadores


Indutncia mtua que representa a induo de uma tenso em um dos enrolamentos devido corrente que circula no outro enrolamento.

Vamos definir M12 como sendo a indutncia da bobina 2 em relao a bobina 1, assim temos:

Princpio de funcionamento de Transformadores

O acoplamento magntico polarizado. As bobinas so marcadas com pontos que indicam a entrada/sada da corrente na bobina. Se a corrente entra no terminal com ponto em uma bobina, a polaridade de referncia da tenso induzida (mtua) na segunda bobina positiva no terminal com ponto da segunda bobina. Se a corrente sai no terminal marcado com ponto em uma bobina, a polaridade de referncia da tenso induzida (mtua) na segunda bobina negativa no terminal marcado com ponto da segunda bobina.

Princpio de funcionamento de Transformadores


Acoplamento mtuo:

Acoplamento srie:

Princpio de funcionamento de Transformadores


Circuitos acoplados:

Princpio de funcionamento de Transformadores


Circuitos acoplados:

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos

Ao Magntica sobre uma espira: Vamos representar uma espira condutora de formato plano retangular com os vetores I1, I2, I3 e I4 indicando os respectivos lados. Pela espira circula uma corrente constante i e ela est sob ao de uma induo uniforme B ortogonal ao eixo zz'. A espira pode girar em torno de zz'. Os vetores em vermelho indicam as foras atuante em cada lado, de acordo com o produto vetorial do item anterior.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Como lados opostos tm o mesmo comprimento mas sentidos contrrios de I, ocorrem as igualdades: F4 = -F2 e se anulam mutuamente. F1 = -F3 mas no tm o mesmo alinhamento e, embora a resultante seja nula, h um conjugado que tende a girar a espira em torno de zz'. Em intensidades temos: F1 = i I1 B e o conjugado Mmec = 2 F1 (I2 cos ) /2 . E substituindo, Mmec = i I1 I2 B cos . Mas I1 I2 a rea S da espira. Assim, Mmec = i S B cos . Aqui no dado mas possvel demonstrar que esta frmula se aplica a qualquer formato de espira plana de rea S e no somente ao retangular.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Este o princpio de funcionamento de motores e galvanmetros. Para uma bobina de N espiras, basta multiplicar o valor por N. Assim, Mmec = N i S B cos . Considerando que a mquina de corrente contnua um dispositivo reversvel, excitando tanto o enrolamento do estator como do rotor por uma fonte de corrente contnua, tem-se o motor de corrente contnua, com mostra a Figura seguinte:

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Pelo princpio de funcionamento, as mquinas eltricas se classificam em:
1. Mquinas de coletor :
a. Mquinas de corrente contnua:
i) geradores (dnamos) Ii) motores de corrente contnua i) motor srie

b.

Mquinas de corrente alternada:

ii) motores de repulso

2. Mquinas assncronas (motores de induo):


a. b. a. b. Trifsicas Monofsicas Motores sncronos Geradores (alternadores)

3. Mquinas sncronas:

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Nas mquinas eltricas podemos distinguir duas partes principais: o estator (parte fixa) e o rotor (a parte girante). Um conceito bsico utilizado o de repulso/atrao entre plos magnticos; e, um outro conceito importante o da "ao dos campos magnticos sobre as correntes". As foras magnticas so as causas do por que o motor gira. O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente produzido por foras magnticas desenvolvidas entre os plos magnticos do rotor e aqueles do estator. Foras de atrao ou de repulso, desenvolvidas entre estator e rotor, 'puxam' ou 'empurram' os plos mveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, at que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Aps esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. Tanto o rotor, como o estator do motor devem ser magnticos, pois so essas foras entre plos que produzem o torque necessrio para fazer o rotor girar.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


condio necessria que algum plo altere sua polaridade para garantir a rotao do rotor. Vamos entender melhor isso, atravs da ilustrao abaixo.
Um motor simples consiste de uma bobina que gira entre dois ms permanentes. (a) Os plos magnticos da bobina (representados como m) so atrados pelos plos opostos dos ms fixos. (b) A bobina gira para levar esses plos magnticos o mais perto possvel um do outro, mas, (c) ao chegar nessa posio o sentido da corrente invertido e (d) agora os plos que se defrontam se repelem, continuando a impulsionar o rotor.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Acima esquematizamos um motor simples onde o estator constitudo por ms permanentes e o rotor uma bobina de fio de cobre esmaltado por onde circula uma corrente eltrica. Uma vez que as correntes eltricas produzem campos magnticos essa bobina se comporta como um m permanente, com seus plos N (norte) e S (sul) como mostrados na figura. Comecemos a descrio pela situao ilustrada em (a) onde a bobina apresentase horizontal. Como os plos opostos se atraem, a bobina experimenta um torque que age no sentido de girar a bobina para a esquerda. A bobina sofre acelerao angular e continua seu giro para a esquerda, como se ilustra em (b). Esse torque continua at que os plos da bobina alcancem os plos opostos dos ms fixos (estator). Nessa situao (c) a bobina girou de 90. No h torque algum, uma vez que os braos de alavanca so nulos (a direo das foras passa pelo centro de rotao); o rotor est em equilbrio estvel (fora resultante nula e torque resultante nulo). Esse o instante adequado para inverter o sentido da corrente na bobina.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Agora os plos de mesmo nome esto muito prximos e a fora de repulso intensa. Como a bobina j apresenta um momento angular para a esquerda, ela continua girando para a esquerda (algo como uma inrcia de rotao) e o novo torque (agora propiciado por foras de repulso), como em (d), colabora para a manuteno e acelerao do movimento de rotao. Mas, mesmo aps a bobina ter sido girada de 180, no ilustrada na figura, o movimento continua, a bobina chega na vertical em um giro de 270, o torque novamente se anula, a corrente novamente inverte seu sentido, novo torque e a bobina chega novamente situao (a) giro de 360. E o ciclo se repete. Essas atraes e repulses bem coordenadas que fazem o rotor girar, embora o modo como tais torques sejam obtidos possam variar entre os vrios tipos de motores. A inverso do sentido da corrente, no momento oportuno, condio indispensvel para a manuteno dos torques favorveis, os quais garantem o funcionamento dos motores. por isso que um motor no pode ser feito exclusivamente com ms permanentes!

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Motores de induo: 1 Mquina Sncrona: Quando a frequncia eltrica est sincronizada com a velocidade mecnica (velocidade do rotor em rotaes por segundo). 2 Mquina de Induo: Caracteriza-se por haver correntes alternadas nos dois enrolamentos, do estator e do rotor. A mquina de induo pode ser considerada como um transformador generalizado, no qual ocorre transformao de potncia eltrica entre o estator e rotor, com mudana de frequncia e com fluxo de potncia mecnica. No e muito utilizada como gerador por no ter um desempenho satisfatrio e pode ser empregada como um conversor de frequncia. 3 A tenso gerada em mquinas de c.a., calculada considerando-se uma onda de induo magntica senoidal.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Alguns motores de corrente alternada tm rotores que no so ims permanentes nem eletroms convencionais. Estes rotores so feitos de metais nomagnticos, como o alumnio, e no tm nenhuma conexo eltrica. Todavia, o isolamento eltrico deles no os impede de ficarem magnetizados ou imantados. Quando um rotor feito de alumnio exposto a campos magnticos alternados, correntes eltricas comeam a fluir por ele e estas correntes induzidas tornam o rotor magntico. Esse um fenmeno bsico do eletromagnetismo denominado induo eletromagntica. Tais motores, que usam desse fenmeno para tornarem seus rotores magnetizados, so chamados de motores de induo.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Os motores de induo so provavelmente o tipo o mais comum de motor de c. a., comparecendo em muitos eletrodomsticos (ventiladores, motores de toca-discos etc.) e aplicaes industriais. Fornecem bom torque, comeam facilmente a girar, e so baratos. Um motor de induo trabalha movendo um campo magntico em torno do rotor, o chamado campo magntico girante. O estator, que cerca o rotor, contem um eletrom sofisticado. O estator no se movimenta, mas sim o campo magntico que ele produz! Com um uso inteligente de vrios recursos eletromagnticos (espiras de curto circuito, capacitores etc.), o estator pode criar plos magnticos que se deslocam em um crculo e se movimentam em torno do rotor. Na prxima ilustrao, o plo norte do estator gira no sentido anti-horrio em torno do rotor.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos

Nos motores de induo e sncronos trifsicos, o estator tem a mesma forma construtiva. Os enrolamentos do estator so alojados em sulcos existentes na periferia do ncleo de ferro laminado e so alimentados por uma fonte trifsica, que origina o campo girante. Entretanto, os rotores so bem diferentes. No motor de induo temos dois tipos de rotor: rotor em curto-circuito, ou gaiola de esquilo (ou simplesmente gaiola) e rotor bobinado (enrolado), e em ambos os tipos os ncleos magnticos so laminados. No motor sncrono o rotor constitudo por bobinas enroladas convenientemente nos ncleos magnticos (denominados de plos) e alimentados por uma fonte de corrente contnua.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos O rotor bobinado consta de um ncleo em tambor, provido de ranhuras onde so alojados enrolamentos semelhantes ao do estator, e produzindo o mesmo nmero de plos. No motor trifsico estes enrolamentos so geralmente ligados em estrela, e as trs extremidades livres dos enrolamentos so ligadas a trs anis coletores montados no eixo, permitindo a insero de resistor varivel em srie em cada fase. O rotor tipo gaiola consta de um ncleo em tambor, providos de ranhuras, nas quais so alojados fios ou barras de cobre curto-circuitados nos extremos por anis.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos A potncia de sada a potncia mecnica no eixo do motor, que a potncia nominal, geralmente expressa em cv ou kW (eventualmente em HP); a potncia de entrada a potncia nominal dividida pelo rendimento. A potncia de entrada (eltrica) PE , pode ser dada (em kW) pelas seguintes expresses, em funo da potncia nominal (em cv, kW ou HP) PN e do rendimento :

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


A corrente nominal ou corrente de plena carga de um motor (IN), , a corrente consumida pelo motor quando ele fornece a potncia nominal a uma carga. Para os motores de corrente alternada as correntes podem ser determinadas pelas seguintes expresses:
Monofsico

Trifsico

Sendo VN a tenso nominal (de linha) e cos o fator de potncia nominal.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos A corrente consumida por um motor varia bastante com as circunstncias. Na maioria dos motores, a corrente muito alta na partida, caindo gradativamente (em alguns segundos) com o aumento da velocidade. Atingidas as condies de regime, isto , motor com velocidade nominal, fornecendo potncia nominal a uma carga, ela atinge o seu valor nominal; aumentando, porm, se ocorrer alguma sobrecarga.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Na partida um motor solicita da rede eltrica uma corrente muitas vezes superior nominal; a relao entre a corrente de partida IP, e a corrente nominal IN, varia com o tipo e o tamanho do motor, podendo atingir valores superior a 8 vezes mais. Esta relao depende tambm do tipo de carga acionada pelo motor. Os motores de corrente alternada de filosofia' norte-americana e potncia igual ou superior a HP levam a indicao de uma letra-cdigo, que fornece a relao aproximada dos kVA consumidos por HP com rotor bloqueado; evidentemente, o motor nunca funciona nessas condies (rotor bloqueado), porm, no instante da partida ele no est girando e, portanto, essa situao vlida at que ele comece a girar.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Campo girante - Se em vez de um motor monofsico, considerarmos um trifsico, as correntes trifsicas que percorrem os enrolamentos (fases) do estator vo gerar, em cada fase, campos pulsantes, defasados de um ngulo igual ao da defasagem entre as tenses aplicadas, cujos eixos de simetria so fixos no espao, mas cuja resultante um campo que gira num determinado sentido, denominado campo girante. Consideremos o estator de um motor de induo trifsico. As trs fases, alojadas nas ranhuras do estator, so deslocadas uma da outra de , e ligadas, (em estrela ou em tringulo), a uma fonte de alimentao trifsica. As tenses aplicadas se acham defasadas de graus eltricos, e nas trs fases resultam correntes iguais, defasadas entre si de eltricos, as quais geram campos magnticos pulsantes, que se combinam dando um campo resultante de valor constante; este campo gira com uma velocidade constante que depende da frequncia da fonte e o nmero de plos para os quais o estator foi enrolado.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos A velocidade de rotao do campo se denomina velocidade sncrona, cuja expresso :

Sendo: n a velocidade em rpm f a frequncia da rede p o nmero de pares de polos

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


O sentido de rotao do campo, que determina o sentido de rotao do motor, depende da sequncia das tenses e das ligaes das trs fases, que na prtica poder ser invertido invertendo as ligaes de duas fases quaisquer do estator com a linha de alimentao. Quando o motor funciona sem carga, o rotor gira com velocidade quase igual sncrona; com carga o rotor se atrasa mais em relao ao campo girante, e correntes maiores so induzidas para desenvolver o conjugado necessrio. Chama-se escorregamento, a seguinte relao: S escorregamento n velocidade sncrona nr velocidade do rotor

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos O escorregamento geralmente expresso em porcentagem, variando em plena carga, conforme o tamanho e o tipo do motor, de 1 a 5%. A frequncia da corrente no rotor o produto do escorregamento pela frequncia da corrente no estator, isto :

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos Conjugado - O enrolamento do rotor do motor trifsico distribudo por todo o seu permetro. Cada condutor atravessado por corrente, deste enrolamento, est sujeito a uma fora de repulso do campo magntico. Todas as foras so aplicadas perimetralmente e em direo tangencial. Produziro, portanto, um momento tangencial. O momento devido aos pares de foras com linha de ao paralelas, de mesma intensidade e sentido opostos chamado de binrio ou conjugado (de toro).

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos As correntes no rotor defasam de um ngulo r , em atraso, sobre as f.e.m. induzidas no rotor (Er ), em virtude da impedncia dos enrolamentos ou barras do rotor. O conjugado em termos de campos magnticos que interagem pode ser descrito da seguinte forma:
C =T =

p
Dl

er Fr sen r 22

2 Dl = B = B p p

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos Sendo: fluxo resultante produzido pelo efeito combinado das fmms do estator e do rotor; p numero de plos; F fmm resultante; ngulo entre os eixos magnticos.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


No instante da partida forma-se no rotor, em virtude do escorregamento 100%, a f.e.m. mais elevada possvel, e com isso, uma corrente muito elevada e um campo intenso. O motor de induo nesta situao equivale a um transformador com secundrio curto-circuitado; a corrente de partida , por isso, igual a corrente de curto-circuito e resulta assim de 3 a 8 vezes a corrente nominal. Simultaneamente, porm, o enrolamento do rotor possui alta reatncia no momento da partida, pois, a frequncia da f.e.m. induzida no rotor igual da rede. Como consequncia, no momento da partida, a corrente do rotor est atrasada da f.e.m. induzida de quase 900. Nestas condies o motor de induo tipo gaiola apresenta baixo torque de partida.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Identificao dos motores: Os motores eltricos possuem placa identificadora, colocada pelo fabricante, na qual pelas normas, deve ser fixada em local bem visvel. Para instalar adequadamente um motor, imprescindvel que o instalador saiba interpretar os dados de placa. Estes dados so: nome e dados do fabricante, modelo (MOD), potncia (cv, HP, kW), nmero de fases (por exemplo, Trifsico ou 3FAS), tenses nominais (V), freqncia nominal (Hz), categoria (CAT), correntes nominais (A), velocidade nominal (RPM), fator de servio (FS), classe de isolamento (ISOL. CL.), letra-cdigo (COD), regime (REG), grau de proteo (Proteo IP), ligaes.

Princpio de funcionamento de Motores Eltricos


Classe A: Conjugado de partida normal, corrente de partida normal, baixo escorregamento. Utilizado geralmente para potencias de abaixo de 7,5 HP e, acima de 200 HP. Classe B: Conjugado de partida normal, baixa corrente de partida, baixo escorregamento. Utilizado para potencias entre 7,5 e 200 HP. Acionamento de velocidades constantes tais como em ventiladores, bombas e maquinas operatrizes. Classe C: Alto conjugado de partida, baixa corrente de partida. Aplicaes tpicas so para compressores e transportadores. Classe D: Alto conjugado de partida, alto escorregamento. Seus principais usos so para mover cargas intermitentes envolvendo servio de altas aceleraes.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos

Como variaes podemos citar o gerador de corrente contnua, onde o enrolamento do estator (tambm conhecido como enrolamento de campo) excitado por uma fonte de corrente contnua e no eixo do rotor impe-se um torque mecnico. Quando o enrolamento do rotor (o rotor conhecido tambm como armadura ou induzido) corta as linhas de fora, uma f.e.m. induzida nele, obedecendo lei de Faraday. A f.e.m. induzida alternada (senoidal), mas por meio de uma retificao mecnica (comutador) transformada em corrente contnua. A Figura seguinte mostra um gerador elementar.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Como variaes podemos citar o gerador de corrente contnua, onde o enrolamento do estator (tambm conhecido como enrolamento de campo) excitado por uma fonte de corrente contnua e no eixo do rotor impe-se um torque mecnico. Quando o enrolamento do rotor (o rotor conhecido tambm como armadura ou induzido) corta as linhas de fora, uma f.e.m. induzida nele, obedecendo lei de Faraday. A f.e.m. induzida alternada (senoidal), mas por meio de uma retificao mecnica (comutador) transformada em corrente contnua.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Princpio de Funcionamento dos Alternadores: Para esclarecer o principio de funcionamento dos alternadores, descrevamos inicialmente o mais simples deles (usado em faroletes de acionamento manual e de bicicleta, e em ignio de motores de exploso para motonetas).

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Diante de uma bobina fixa B (induzido) pe-se a girar um m SN (indutor), como ilustrado acima. O m mantm um campo do qual o fluxo concatenado com a bobina varia periodicamente, com a mesma frequncia de revoluo do m. Se a rotao do m for lenta, um galvanmetro sensvel G indica aproximadamente a corrente instantnea no decurso do tempo; se a rotao for rpida, necessrio um osciloscpio.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Nessa sequncia de ilustraes acima apresentamos as fases mais representativas no funcionamento de um alternador. a variao de fluxo que induz corrente. O fluxo varia enquanto aumenta ou diminui. Quando o fluxo mximo, ele no varia; a FEM induzida nula; a corrente nula e muda de sentido. O campo magntico produzido pela corrente induzida exerce no m foras contrarias sua rotao

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


A FEM induzida no senoidal, mas segue, a grosso modo, o grfico posto acima, onde ilustramos no mesmo par de eixos, o fluxo de induo e a corrente induzida em um alternador, em um perodo (T). Enquanto o fluxo de induo diminui, a corrente positiva; quando o fluxo aumenta, a corrente negativa, segundo a conveno apresentada. Fluxo mximo ou mnimo corresponde a corrente induzida nula. O fluxo de induo varia mais acentuadamente quando prximo de ZERO; ento a corrente tem intensidade mxima (com sinal + ou -). Mais perfeito o sistema que examinaremos em seguida. Consideremos um a espira plana de forma qualquer, abrangendo uma rea A; seja l uma reta no plano desta espira. Introduzamos a espira em um campo de induo B uniforme, dispondo a reta l perpendicularmente ao campo B. Faamos a espira girar em torno da reta l como eixo, com velocidade angular w constante. Determinemos a fora eletromotriz induzida na espira girante.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos

Adotemos como origem dos tempos um dos instantes em que a normal n espira forma com o campo de induo B ngulo igual a um reto, passando de agudo para obtuso. Com a notao da ilustrao acima, o fluxo de induo na espira em qualquer instante dado por:
f = B.A.cos(w.t + p/2) = - B.A.sen w.t Sendo E = - df/dt, vem: E = w.B.A.cos w.t

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Se a espira for substituda por uma bobina de N espiras, a fora eletromotriz induzida : E = N.w.B.A.cos w.t Como vemos, esta fora eletromotriz induzida obedece a uma lei harmnica cuja amplitude : Emx.= N.w.B.A Em funo do tempo, a fora eletromotriz induzida tem a representao cartesiana dada na ilustrao acima (figura da direita). A mudana de sinal da fora eletromotriz significa fisicamente que ela muda de polaridade, impulsionando uma corrente eltrica ora em um sentido, ora em sentido oposto. Uma fora eletromotriz que muda de polaridade periodicamente designada como fora eletromotriz alternante; no caso presente, tratase de uma fora eletromotriz alternante harmnica.

Princpio de funcionamento dos Geradores Eltricos


Aqui ilustramos as bases de um alternador de pequeno porte. O estator constitudo por um m permanente e opera como indutor. O sistema conhecido como magneto', e usado para campainha de telefone, ou para ignio em pequenos motores de exploso (motocicletas). O estator poderia ser um eletrom abastecido com corrente contnua de uma fonte adequada.

Vous aimerez peut-être aussi