Vous êtes sur la page 1sur 10

Mineralogia

1. Talc 2. Gypsum 3. Calcite 4. Fluorite 5. Apatite 6. Orthoclase 7. Quartz 8. Topaz 9. Corundum 10. Diamond

Mineralogia terico-prtica
SUSANA PRADA

Estudam-se as unidades fundamentais das rochas, os minerais, cujo conhecimento indispensvel identificao das rochas

ROCHAS

As rochas so agregados de minerais

Definio de Mineral
substncia slida, de origem natural, de natureza inorgnica, geralmente cristalina (estrutura atmica ordenada em configuraes geomtricas que se repetem infinitamente) formada por tomos ou ies, com composio qumica definida (pode variar dentro de limites fixos)

Rochas Magmticas: resultam da consolidao do magma; Rochas Sedimentares: so formadas por meteorizao de rochas pr-existentes e posterior deposio ou precipitao desses materiais; Rochas Metamrficas: formam-se por recristalizao de rochas preexistentes por aco do calor e presso.

Organizao da matria natural inorgnica


Amorfa: na matria amorfa as partculas elementares distribuem-se desordenadamente, de uma maneira perfeitamente aleatria. Cristalina: na estrutura cristalina h uma repetio peridica das partculas elementares segundo as trs dimenses do espao.

Importncia dos minerais

Utilizao dos minerais


Gemas: diamante, rubi e safira, esmeralda e gua

marinha, turquesa, topzio, etc. Indstria de cermica, porcelana e vidro: Argilas, quartzo, feldspato. Refractrios: serpentina (asbesto), argilas, etc. Fertilizantes: Apatite/fsforo, Silvite/potssio Minrios de metais: Galena/o chumbo; Calcopirite e Cobre nativo/o cobre; Cassiterite/o estanho; Esfalerite/o zinco; Rtilo e ilmenite/o titnio; Hematite, Magnetite e Goetite/o ferro; Volframite/o volfrmio. Abrasivos: diamante, etc. Alimentao: Halite/sal de cozinha

Identificao de minerais
1. Tcnicas espectroscpicas e composio qumica: so meios sofisticados e de grande especializao. Requerem equipamentos sofisticados e muito caros, difractmetros de raios X, etc. 2. Atravs das propriedades fsicas: faz-se a partir de amostras de mo, com recurso a ensaios simples.

Principais propriedades fsicas dos minerais


Propriedades pticas: Cor, Brilho, Risca, Transparncia ou diafaneidade Propriedades mecnicas: Clivagem, Fractura, Dureza, Tenacidade, Densidade Outras propriedades: magnetismo, sabor, cheiro, tacto, efervescncia com HCl, etc.

Cor
Determinada atravs da observao de uma superfcie fresca do mineral. A cor o resultado das radiaes no absorvidas pelo mineral. Mineral idiocromtico: apresenta sempre a mesma cor (ex. galena, calcopirite) Mineral alocromtico: apresenta cores diversas que so funo de pequenas diferenas de composio qumica ou de pequenas impurezas (ex. quartzo ametista, tem Fe3+, quartzo rseo tem Ti4+, berilo com Cr3+ fica verde, esmeralda, o corindo com Cr3+ fica vermelho, rubi)

Brilho
Aparncia da superfcie fresca de um mineral quando reflecte a luz. Brilho metlico: aparncia brilhante de um metal Brilho vtreo: brilho do vidro Brilho nacarado: aparncia de uma prola ou da madreprola das conchas de moluscos Brilho gorduroso: aparncia de estar coberto por uma camada de leo, a nefelina e por vezes o quartzo Brilho adamantino: brilho excepcional como o diamante Brilho resinoso: brilho idntico ao da resina, como o enxofre Brilho terroso: superfcies baas, sem brilho, como a limonite e a caulinite

Risca
a cor do p do mineral, produzido sobre uma porcelana. Pode coincidir, ou no, com a cor do mineral. mais constante do que a cor do mineral particularmente til na distino dos minerais de brilho metlico Limitao: minerais com dureza superior a 7, no deixam risca na porcelana (como a porcelana tem dureza 6,5, o p originado da porcelana e no do mineral)

Dureza
Resistncia dos minerais abraso (resistncia um mineral oferece ao ser riscado). Depende das foras de unio entre os tomos. Comummente determina-se por comparao com uma escala de dureza, Escala de Mohs, constituda por minerais padro. Em termos de dureza absoluta, a escala no linear. A dureza varia com o grau de alterao da amostra.

Mtodo expedito para determinao da dureza (objectos de dureza conhecida)


Unha 2-2,5 Moeda de cobre ou alfinete 3-3,5 Vidro 5,5-6 Porcelana 6,5

Escala de Mohs: 1 Talco 2 Gesso 3 Calcite 4 Fluorite 5 Apatite 6 Ortoclase 7 Quartzo 8 Topzio 9 Corindo 10 Diamante

Tenacidade
Resistncia que um mineral oferece ao ser traccionado, comprimido, cortado ou dobrado, isto , a sua coeso: 1. Quebradios ou frgeis: partem-se quando percutidos com martelo (a maioria). 2. Elsticos: permitem alguma deformao, sem partir, e retomam a posio inicial (micas). 3. Flexveis: deformam-se e no voltam posio inicial, a deformao permanente (malevel, reduz-se a chapas), (dctil, reduz-se a fios), caso do cobre, do ouro e prata nativos.

Densidade, G
A densidade relativa indica quantas vezes o mineral mais pesado do que um igual volume de gua a 4C. A densidade relativa adimensional, uma vez que a relao entre o peso especfico do mineral (N/m3) e o peso especfico de igual volume de gua (N/m3). Depende da espcie de tomos por que composto e do respectivo empacotamento, como se arranjam entre si (ex: diamante 3,5 e grafite 2,2) Densidade baixa: < 2,5 Densidade mdia: 3 (quartzo 2,65) Densidade elevada: 4 a 10 (pirite 5)

Clivagem
Propriedade de se fragmentar segundo planos de fraqueza - superfcies planas, lisas, brilhantes e paralelas a si mesmas. A orientao destes planos de fraqueza funo da estrutura interna do mineral Os planos de clivagem, quando existem, podem variar de 1 a 6 (ver figura) Podem ser bastante perfeitos ou menos perfeitos

Fractura
Propriedade dos minerais fracturarem segundo superfcies no planas e aleatrias: Conchoidal ou concoidal superfcie curva semelhante superfcie interna de uma concha (cncava ou convexa)

Outras Propriedades
Magnetismo: quando o mineral desvia uma agulha magntica Sabor: o sabor salgado identifica a halite Cheiro: pode caracterizar certos minerais como a caulinite, o enxofre, etc. Efervescncia com cidos: prpria dos minerais da classe dos carbonatos(CO3)

Irregular superfcies rugosas completamente aleatrias

Os minerais esto classificados de acordo com a sua composio

Elementos Nativos

Alm dos gases livres da atmosfera, encontram-se no estado nativo cerca de 20 elementos: Metais nativos: Ouro (Au), Prata (Ag), Cobre (Cu), Platina (Pt), Ferro (Fe) Semi-metais nativos: Arsnio (As), Bismuto (Bi) No-Metais nativos: Grafite (C), Diamante (C), Enxofre (S)

Sulfuretos (S)2 Galena PbS2 Calcopirite CuFeS2 Pirite FeS2 Esfalerite ZnS Arsenopirite AsFeS Pentlandite (Fe,Ni)9S8

xidos (O)2 Hematite Fe2O3 Magnetite Fe3O4 Corindo Al2O3 Cassiterite SnO2 Rtilo TiO2 Ilmenite (Fe,Mg,Mn) TiO3

Hidrxidos (OH) Goethite FeO(OH) Limonite, FeO(OH)H2O Usada como pigmento, ocre amarelo e como minrio de ferro Bauxite, uma mistura de hidrxidos de alumnio. Importante minrio de alumnio

Halides, caracterizam-se pela predominncia


de ies electronegativos como Cl-, F-

Halite NaCl Silvite KCl Fluorite CaF2

Fosfatos (PO4)3 Apatite Ca5(PO4)F Turquesa CuAl6(PO4)4(OH)82H2O

Tungstatos (WO4)2W, tungstnio ou volfrmio

Volframite (Fe, Mn)WO4 em Portugal ocorre nos jazigos da Panasqueira, Argoselo, Vila Real e Gers Scheelite CaWO4

Carbonatos (CO3)2 Calcite CaCO3 Dolomite CaMg(CO3)2 Azurite Cu3(CO3)2(OH)2 Malaquite Cu CO3(OH)2 Magnesite MgCO3

Sulfatos (SO4)2 Barite BaSO4 Gesso CaSO42H2O Anidrite CaSO4

Silicatos (SiO4)4 Classe mais vasta e mais importante Os silicatos constituem quase 100% das rochas magmticas 90% da crosta terrestre constituda por silicatos

Nesossilicatos
Tetraedros isolados

Olivinas (Fe,Mg)2SiO4 Granadas (Ca,Mg,Fe,Mn)3(Al,Fe,Ti,Cr)2SiO4 Zirco ZrSiO4 Topzio Al2 (SiO4)(F,OH)2

Ciclossilicatos
Tetraedros dispostos em anis

Inossilicatos
Tetraedros em cadeia

Berilo Be3Al2(Si6O18) Turmalinas (Na,Ca)(Li,Mg,Al)(Al,Fe,Mn)6(BO3)(Si6O18)(OH,F)4

Piroxenas: (Ca,Na)(Mg,Fe,Al)(Si,Al)O6

Anfbolas: (Ca,Na)2-3(Mg,Fe,Al)5Si6(Si,Al)2O22(OH)2

Filossilicatos
Tetraedros dispostos em folha

Tectossilicatos
Teraedros em estrutura tridimensional

Moscovite KAl2(AlSi3O10)(OH)2 Biotite K(Mg,Fe)3(AlSi3O10)(OH)2 Talco Mg3Si4O10(OH)2 Asbesto Mg3Si2O5(OH)4 Minerais das argilas: silicatos de alumnio hidratados com Al, Fe, Mg, K, Ca, Na e outros (caulinite, ilite, montmorilonite, clorite, vermiculite, etc.)

Quartzo SiO2 Opala SiO2nH2O Nefelina (Na,K)AlSiO4 Feldspatos: Ortoclase KAlSi3O8 Albite NaAlSi3O8 Anortite CaAl2Si2O8

Minerais a observar
Calcite, CaCO3 Dolomite, CaMg (CO3)2 Gesso, CaSO4.2H20 Halite, NaCl Quartzo, SiO2 Feldspatos Olivinas Biotite Moscovite Anfbolas Piroxenas Hematite, Fe2O3 Magnetite, Fe3O4 Pirite, FeS2 Calcopirite, CuFeS2 Galena, PbS Enxofre, S Grafite, C

10

Vous aimerez peut-être aussi