Vous êtes sur la page 1sur 4

Lngua Portuguesa 13 Edio 5 ano Escola: _________________________ Prof.

: ___________________________
Nome: _____________________________ caractersticas ao animal certo. Chama o Juquinha e comea: Quem pia ... Pio! diz o garoto terrvel. Com pacincia, a professora diz que o pintinho da galinha que pia. Vou lhe dar outra chance: quem ladra ... Ladro! A professora, irritada, explica que o cachorro. Seu Juquinha, vou lhe dar a ltima chance: quem muda de cor ... E o Juquinha: Semforo!
Almanaque Brasil de Cultura Popular. So Paulo, ano 2, n. 15, jun. 2000, p. 30.

D1 Questo

Leia o texto abaixo e responda questo. Caipora um Mito do Brasil que os ndios j conheciam desde a poca do descobrimento. ndios e Jesutas o chamavam de Caiara, o protetor da caa e das matas. Seus ps voltados para trs servem para despistar os caadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o v, perde totalmente o rumo, e no sabe achar o caminho de volta. impossvel captur-lo. Para atrair suas vtimas, ele, s vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. tambm chamado de pai ou Me-do-mato, Curupira e Caapora. Para os ndios Guaranis, ele o Demnio da Floresta. s vezes visto montando um porco do mato. http://www.arteducao.pro.br De acordo com esse texto, os ps voltados para trs da Caipora sevem para A) atrair suas vtimas B) despistar caadores C) montar um porco do mato D) proteger as matas D Questo 2

Nos trechos Quem pia ...; quem ladra ...; quem muda de cor ..., o uso das reticncias, em relao ao aluno, refora a (A) oportunidade de completude da fala. (B) informao sobre extino de animais. (C) expresso de irritao da professora. (D) falta de resposta dos alunos. D4 Questo 3

Leia o texto abaixo e responda questo. O feitio do sapo


Eva Furmari

Leia o texto abaixo. Sempre o Juquinha No primeiro dia de aula, a professora explica que vai testar a capacidade de raciocnio das crianas, fazendo-as ligar determinadas

Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zio. Ele um sujeito cheio de idias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra l de doida, que s falta voar. O povo da cidade conta mais de mil casos de Zio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer boas aes. Outro dia, Zio estava passando em frente casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste cano. Zio parou e pensou: que pena, uma moa to bonita, de voz to doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um prncipe encantado. Isto no era justo. Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zio se ps a imaginar como iria achar um prncipe para Carmela. Pensou muito par encontrar uma soluo e finalmente teve uma grande idia de jerico: foi at a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da cada dela.
FURNARI, Eva. O feitio do sapo. So Paulo: Editora tica, 2006, p. 4 e 5. Fragmento

A inteno de Zio ao colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi A) ajud-la a encontrar um prncipe encantado.

Lngua Portuguesa 13 Edio 5 ano


B) ajud-la a cantar com voz mais doce ainda. C) encontrar algum para cuidar do sapo que vivia no frio. D) fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente. D6 QUESTO 04 Leia o texto abaixo e responda questo. CACHORROS Os zologos acreditam que o cachorro se originou de uma espcie de lobo que vivia na sia. Depois os ces se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade comeou h uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se no atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. J os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, alm de serem timos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo. www.recreionline.com.br O assunto tratado nesse texto a A) relao entre homens e ces. B) profisso de zoolgico C) amizade entre os animais. D) alimentao dos ces. D9 QUESTO 05 Leia o texto abaixo e responda questo.

MEIRELES, Ceclia. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira. 1981, p. 85.

Os passarinhos l se escondem. Nesse poema, onde o l? A) Cu B) Mundo inteiro C) Terrao D) ltimo andar.

D8 QUESTO 07 Leia o texto e responda questo. O TERREMOTO

Esse texto serve para A) dar uma notcia. B) deixar um recado. C) fazer um convite. D) vender um produto. D2 QUESTO 06 Leia o poema abaixo e responda questo.

Depois do terremoto, apenas uma casa ficou de p. Por que voc ficou de p, sua casa doida, no sabe que houve um terremoto advertiu a bruxa. Um terremoto?! repetiu a casa com as janelas esbugalhadas. E foi tratando logo de desabar tambm com medo da bruxa.

Lngua Portuguesa 13 Edio 5 ano


DIDIMO, Horrio. As historinhas do mestre jabuti. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2003, p. 23.

A casa que estava em p desabou A) por causa de um terremoto. B) porque teve medo da bruxa. C) porque era uma casa doida. D) por causa das janelas abertas.

D14 QUESTO 09 Leia o texto abaixo.


EU Eu no era nova nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada, e uma das pginas rasgadas na parte de baixo, naquele lugar que chamam de p de pagina. Vivia jogado no canto de um quarto, junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse ateno, me segurasse, passasse minhas pginas, lesse o que tenho para contar. Mas, que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeas e outros brinquedos. Eu me sentida um grande intil. Um dia no aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lgrimas molharam todas as minhas pginas e o cho. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempo para secar. Veio a noite, as pginas continuavam midas. Comecei a bater o queixo de frio e espirrar. S no fiquei gripado porque fui dormir debaixo do ursinho de pelcia. No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela janela, me senti melhor, e minhas pginas secaram todas. A minha sorte que as letras no deslizaram pelas pginas e foram embora.
PONTES NETO, Hidebrando. Eu. Ilustraes de Maringela Haddad Belo Horizonte: Dimenso, 2002

D12 QUESTO 08 Leia o texto e responda questo. A TARTARUGA E A LEBRE


Vamos apostar quem chega primeiro l onde fica aquela rvore? perguntou a tartaruga lebre. A lebre riu dela: Voc esta louca? Vagarosa como voc ! Est se lembrando que sou um dos animais mais rpidos que existem? Estou sim. E continuo apostando. A lebre sabia que era capaz de chegar at a rvore em quatro pulos. Est bem. Depois no diga que no avisei. Combinaram um premio e a lebre deixou a tartaruga partir. Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu e enquanto isso a tartaruga ia indo, no seu passo solene. Tinha conscincia de sua lentido e, por isso, no parava de andar. Essa aposta indigna dos meus dotes pensava a lebre. Para a vitria ter algum valor, s saindo no ltimo instante. Afinal, quando a tartaruga estava quase chegando ao fim combinado, partiu como uma flecha. Tarde demais. Quando chegou, a tartaruga j estava l. Teve que lhe entregar o premio e, por cima, dar os parabns. Mais vale um trabalho persistente do que dotes naturais mal aproveitados.
GARTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth 12 fbulas de Esopo. So Paulo. tica, 1999.

O ponto de exclamao no final da frase Mas que nada! indica que o personagem do texto est: A) curioso. B) decepcionado. C) assustado. D) pensativo. D10 QUESTO 10 Leia o texto abaixo e responda a questo. Domingo Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no comeo da noite, melhorei e resolvei bater um fio para o Zeca. E ai, cara? Vamos ao cinema? Sei l, Marcos. Estou meio pra baixo.... Eu tambm tava, cara. Mas j estou melhor! E l fomos ns. O nibus atrasou, e ns pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme j tinha comeado. Teve at um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a prxima sesso.

Na frase Afinal, quando a tartaruga estava quase chegando ao fim combinado, partiu como uma flecha, a palavra afinal d idia de: A) concluso B) oposio C) comparao D) explicao

Lngua Portuguesa 13 Edio 5 ano


Samos de l, comentando: Que filme massa! Maneiro mesmo! Mas j era tarde, e nem deu para contar os ltimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira de trampo e eu detesto queimar o filme com o patro. No vejo a hora de chegar de novo para eu agitar um pouco mais.
CAVQUIA. Mrcia Paganini. In: http://ensinocomalegria.blogspot.com

Os dois personagens que conversam nesse texto so A) adultos B) crianas C) idosos D) jovens.

Vous aimerez peut-être aussi