Vous êtes sur la page 1sur 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL HIDROLOGIA APLICADA

INTRODUO HIDROLOGIA APLICADA AULA 01

Prof. Heber Martins de Paula

DA DISCIPLINA Ementa:
A bacia hidrogrfica e suas caractersticas; balano hdrico; precipitaes; interceptao; infiltrao; evaporao; evapotranspirao; escoamento superficial; hidrograma; medida de vazo; curva chave; hidrograma unitrio; hidrograma unitrio sinttico; propagao de ondas de cheias; reservatrio sem comportas; regularizao de vazes; mtodo de Rippl e diferenas acumuladas; vazo de projeto; regionalizao de variveis hidrolgicas; regularizao de vazes; produo, transporte e deposio de sedimentos.

DA DISCIPLINA
PROGRAMAO
Apresentao da Disciplina e Introduo a Hidrologia Aplicada Ciclo Hidrolgico e Bacia Hidrogrfica Precipitao Infiltrao Evaporao e Infiltrao Escoamento Superficial Equaes de Chuva Hidrograma Drenagem Urbana Tcnicas Compensatrias no Controle de Cheias Urbanas Qualidade das guas de Drenagem Provas Orientao de Trabalho-artigo 4ha 8ha 8ha 2ha 4ha 8ha 2ha 8ha 6ha 2ha 2ha 6ha 4ha

DA DISCIPLINA
AVALIAO
A avaliao contar com duas provas (N1 e N2), sendo todas com o mesmo valor, 10,0 pontos cada, cinco Trabalhos (N3) com valor de 10,0 pontos e um trabalho-artigo (N4) com valor de 10,0 pontos. Porm as provas, sero atribudos pesos, sendo peso 3 para cada uma delas. Para os trabalhos (N3) ser feita a mdia e atribudo peso 2. Para o trabalho-artigo ser atribudo o valor de 10,0 com peso 2. A nota final ser a mdia ponderada das notas obtidas em cada avaliao, sendo expressa por:

NF =

3xN1 + 3xN 2 + 2 xN 3 + 2 xN 4 10

Sendo NF a nota final, N1, N2, N3 e N4 nota da primeira e segunda prova, trabalhos e trabalho-artigo, respectivamente. O aluno aprovado dever obter mdia igual ou superior a 5,00 pontos e freqncia igual ou superior a 75%. Haver uma tolerncia de 15 minutos para o ingresso do aluno a sala de aula, aps este prazo, ser considerado faltoso. Nos dias das avaliaes no ser permitida a sada da sala antes dos trminos das mesmas.

DA DISCIPLINA
Bibliografia
DIAS DE PAIVA, J.B. & DIAS DE PAIVA, E.M.C. (organizadores). Hidrologia Aplicada Gesto de Pequenas Bacias Hidrogrficas. Reimpresso, ver. Aum. Porto Alegre: ABRH, 2003. LINSLEY, R.K.; FRANZINI, J.B. Engenharia de Recursos Hdricos. So Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1978. GARCEZ, L.N.; ALVAREZ, G.A. Hidrologia. 2. ed. So Paulo: Edgard Blcher,1988. RIGHETTO, A.M. Hidrologia e recursos hdricos. So Carlos: EESC/USP, 1998. SOUZA PINTO, N.L.; HOLTZ, A.C.T.; MARTINS, J.A.; GOMIDE, F.L.S. Hidrologia bsica. So Paulo: Edgard Blcher, 1976. TUCCI, C.E.M. (organizador) Hidrologia, cincia e aplicao. Coleo ABRH de Recursos Hdricos, So Paulo: EDUSP/ABRH, 1993. VILLELA, S.M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. So Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1975.

GUA X RECURSOS HDRICOS


Recursos Hdricos

gua

uso

GUA DISPONVEL
gua salgada 97,3%
calotas polares 77,2% guas subter. 22,40%

gua doce 2,7%

umidade atmosfrica; 0,04%

rios; 0,01%

lagos e pantanos; 0,35%

23% De toda a gua disponvel no Mundo ... encontraencontra -se na Amrica do Sul; 12% De toda a gua disponvel no Mundo ... encontra-se no Brasil;
A cada 100 litros de gua disponvel no Mundo... 12 litros esto no Brasil!

GUA DISPONVEL NO BRASIL Regio NORDESTE


29 % da populao 3% da gua do Pas

Regio NORTE
7 % da populao 68% da gua do Pas

Regio SUDESTE
43 % da populao 6% da gua do Pas

Disponibilidade Hdrica Superficial Valores = m3/hab./ano Abundncia


acima de 20.000

Muito Rica
acima de 10.000

Rica
acima de 5.000

Situao Correta
igual ou acima de 2.500

Pobres
abaixo de 2.500

Situao Crtica
abaixo de 1.500

MLTIPLO USO DA GUA


A gua utilizada de diversas formas. No s para suprir as necessidades vitais dos seres humanos. CONSUNTIVO : Consumo humano; Industrial; Produo de alimentos, irrigao. NO CONSUNTIVO : Gerao de energia; Navegao; Pesca; Recreao.

HIDROLOGIA: CINCIA E APLICAO


Hidrologia a cincia que estuda a gua sobre a Terra; sua quantidade, distribuio, circulao, caractersticas qumicas e fsicas, e sua relao com o meio ambiente e com os seres vivos. (U.S. Federal Council for Scince and Technology, citado por Chow, 1959).
Hidrometeorologia a parte da cincia que trata da gua na atmosfera. Limnologia refere-se ao estudo dos lagos e reservatrios.

Hidrologia

Potamologia trata do estudo dos arroios e reservatrios. Glaciologia - a rea da cincia relacionada com a neve e o gelo na natureza. Hidrogeologia - o campo cientfico que trata das guas subterrneas.

HIDROLOGIA EM HIDROLGICA

RECURSOS

HDRICOS

OU

ENGENHARIA

entendida como a rea que estuda o comportamento fsico da ocorrncia e o aproveitamento da gua na bacia hidrogrfica, hidrogrfica quantificando os recursos hdricos no tempo e no espao e avaliando o impacto da modificao da bacia hidrogrfica sobre o comportamento dos processos hidrolgicos.

A quantificao da disponibilidade hdrica serve de base para o projeto e planejamento dos recursos hdricos.

CINCIA HIDROLGICA
A Hidrologia evoluiu de uma cincia preponderantemente descritiva e qualitativa, para uma rea de conhecimento onde os mtodos quantitativos tm sido explorados atravs de metodologias matemticas e estatsticas. A Hidrologia se consolidou a partir do sculo 20 e a partir da, para analisar os processos fsicos das bacias, a hidrologia se dividiu em subreas. Hidrometeorolgia - a parte da cincia que trata da gua na atmosfera. Geomorfologia trata da anlise quantitativa das caractersticas do relevo de bacias hidrogrficas e suas associaes com o escoamento. Escoamento superficial trata do escoamento superficial sobre a superfcie da bacia. Interceptao vegetal a subrea do conhecimento que avalia a interceptao de precipitao pela cobertura vegetal na bacia hidrogrfica. Infiltrao e escoamento em meio nono-saturado trata da observao e previso da infiltrao no solo e do escoamento no solo no-saturado.

Escoamento em meio saturado envolve o estudo do comportamento do fluxo em aqferos, camada do solo saturado. Escoamento em rios e canais trata da anlise do escoamento em rios, canais e reservatrios. Evaporao e evapotranspirao trata da avaliao da perda de gua por evaporao de superfcies livres como reservatrios e lagos, evapotranspirao de culturas e da vegetao natural. Fluxo dinmico em reservatrios, lagos e esturios trata do escoamento turbulento em meios multidimensionais. Produo e transporte de sedimentos trata da quantificao da eroso de solo e do transporte de sedimentos, na superfcie da bacia e nos rios, devido s condies naturais e do uso do solo. Qualidade da gua e meio ambiente trata da quantificao de parmetros fsicos, qumicos e biolgicos da gua e sua interao com os seus usos na avaliao do meio ambiente aqutico.

HIDROLOGIA APLICADA
A Hidrologia Aplicada est voltada para os diferentes problemas que envolvem a utilizao dos recursos hdricos, preservao do meio ambiente e ocupao da bacia. No primeiro caso esto envolvidos: Aspectos de disponibilidade hdrica; regularizao de vazo; planejamento, operao e gerenciamento dos recursos hdricos.

Principais projetos de atuao do hidrlogo.

REAS DE DESENVOLVIMENTO DA HIDROLOGIA


Planejamento e gerenciamento da bacia hidrogrfica
O desenvolvimento das principais bacias quanto ao planejamento e controle do uso dos recursos naturais, requer uma ao pblica e privada coordenada.

Drenagem Urbana
Atualmente 75% da populao do Brasil ocupa o espao urbano. Enchentes, produo de sedimentos e qualidade da gua so problemas srios encontrados em grande parte das cidades brasileiras.

Energia
A produo de energia hidreltrica representa 92% 92% de toda a energia produzida no pas. pas. O potencial hidreltrico ainda existente significativo. significativo. Esta energia depende da disponibilidade de gua, da sua regularizao por obras hidrulicas e o impacto das mesmas sobre o meio ambiente. ambiente.

Qualidade da gua
O meio aqutico (oceanos, rios, lagos, reservatrios e aqferos) sofre com a falta de tratamento dos despejos domsticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso agrcola. agrcola.

Abastecimento de gua
A disponibilidade de gua, que apesar de farta em grande parte do pas, apresenta limitaes nas regies ridas e semisemi-ridas do nordeste brasileiro. brasileiro. A reduo da qualidade da gua dos rios e as grandes concentraes urbanas tm apresentado limitaes quanto disponibilidade de gua para abastecimento. abastecimento .

Irrigao
A produo agrcola nas regies ridas e semi semi-ridas dependem essencialmente da disponibilidade de gua gua. . No centro centro-oeste, culturas como o arroz e a soja utilizam quantidades significativas de gua. gua. O aumento da produtividade passa pelo aumento da irrigao em grande parte do pas. pas.

Transposio do Rio So Francisco

Abastecimento Rio Joo Leite

Navegao
A navegao interior ainda pequena, mas com grande potencial de transporte. transporte. A navegao pode ter um peso significativo no desenvolvimento nacional. nacional. Os principais aspectos hidrolgicos so: so: disponibilidade hdrica para calado, previso de nveis e planejamento e operao de obras hidrulicas para navegao. navegao .

HIDROLOGIA
EMENTA: EMENTA: A bacia hidrogrfica e suas caractersticas; balano hdrico; precipitaes; interceptao; infiltrao; evaporao; evapotranspirao; escoamento superficial; hidrograma; medida de vazo; curva chave; hidrograma unitrio; hidrograma unitrio sinttico; propagao de ondas de cheias; reservatrio sem comportas; regularizao de vazes; mtodo de Rippl e diferenas acumuladas; vazo de projeto; regionalizao de variveis hidrolgicas; regularizao de vazes; produo, transporte e deposio de sedimentos. Avaliao: Avaliao: Previsto 4 (quatro) avaliaes, sendo duas provas e pequenos trabalhos (que comporo uma nota) e um trabalho final em formato de artigo para publicao. Ser aprovado o aluno que obtiver mdia igual ou superior a 5,0. NO HAVER PROVA FINAL. Pinto, N.L.S. et al. al - Hidrologia Bsica. So Paulo: Edgard Blucher, 1976. Tucci, Tucci, C.E.M. - Hidrologia: Cincia e Aplicao, Porto Alegre. Editora da Universidade - ABRH - EPUSP, 1993, (coleo ABRH de Recursos Hdricos, Vol. 4). Villela, S.M. e Mattos. Mattos - Hidrologia Aplicada, So Paulo: Mc Graw-hill do Brasil, 1975.

Vous aimerez peut-être aussi