Vous êtes sur la page 1sur 6

EXMO. SR. DR.

JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA DOS FEITOS RELATIVOS A ENTORPECENTES DA CAPITAL-PE

Ref. Processo n. 0048206-43.2013.8.17.0001

GLAUBER RODRIGUES DA SILVA, devidamente qualificados nos autos da Ao em epgrafe, atravs da Defensoria Pblica, vm, mui respeitosamente, perante Vossa Excelncia apresentar sua DEFESA PRELIMINAR com REVOGAO DA PRISO PREVENTIVA, com base nos fundamentos a seguir expendidos. O requerente fora preso em flagrante pela suposta prtica do crime descrito no art. 33 da Lei n 11.343/06, tendo havido converso para preventiva no dia 08 de Julho de 2013. H de se observar que no h motivo algum para a segregao do ru, vez que ausente qualquer pressuposto que autoriza a priso preventiva dos mesmos. Embora exposto na Lei 11.343/06, Art. 44 que fica vedado o beneficio da liberdade e a converso da pena para restritiva de direitos, j entendido do STF e em Tribunais como a 5 Cmara Criminal do TJ/RJ o acrdo:
A deciso que converteu priso em flagrante em preventiva restaura, na verdade, a antiga e antidemocrtica priso preventiva obrigatria.

O relator do processo, desembargador Srgio Verani, considerou as razes para a priso preventiva imprecisas. Para ele, depois que a lei 6416/1977 introduziu o pargrafo nico ao art. 310, CPP, o direito liberdade provisria passou a constituir a regra geral do processo. " Mesmo preso em flagrante por qualquer crime, o ru ter direito liberdade provisria, salvo se presente algum

dos pressupostos da priso preventiva, cuja necessidade ser amplamente motivada e justificada". (grifo nosso) Segue abaixo a deciso:
TRIBUNAL DE JUSTIA 5 CMARA CRIMINAL HABEAS CORPUS IMPETRANTE 1: Dr. SILVIO TEIXEIRA MOREIRA IMPETRANTE 2: Dr. GUSTAVO ALVES PINTO TEIXEIRA IMPETRANTE 3: DR. RAFAEL CUNHA KULLMANN IMPETRANTE 4: LUIZ SRGIO ALVES DE SOUZA PACIENTE: E. QUINTILHANO DOS SANTOS AUT. COAT.: JUZO DA 35 VARA CRIMINAL RELATOR: Des. SRGIO VERANI H.C. PRISO EM FLAGRANTE (ART. 33, LEI 11.343/06). TRFICO. CONVERSO EM PREVENTIVA. AUSNCIA DO PERICULUM LIBERTATIS. CONSTRANGIMENTO. A priso em flagrante foi convertida em preventiva com a justificativa de que est evidenciada a prtica do crime de trfico e o art. 44, da Lei 11.343/06 expresso ao vedar a liberdade provisria hiptese narrada. Essas razes so inadequadas. A Constituio Federal estabelee que o direito liberdade provisria constitui uma garantia fundamental do cidado (art. 5, LXVI), e s pode ser negada se presente algum dos pressupostos da priso preventiva, cuja necessidade ser amplamente motivada a justificada. A vedao compulsria liberdade provisria violenta a norma constitucional. Por isso, o S.T.F. j declarou a inconstitucionalidade do art. 21, da Lei 10.826/03, e do art. 2, 1, da Lei 8072/90 (regime integralmente fechado), sempre exigindo adequada fundamentao para negarse o direito liberdade provisria. A vedao do art. 2, II, dessa lei, foi expurgada da legislao, com a redao dada pela Lei 11.464/2007. Nessa resistncia compulso punitiva do Estado, o S.T.F. tambm declarou inconstitucional a vedao do art. 44, da Lei 11.343/06, quanto liberdade provisria e a substituio por penas restritivas de direitos. Com a reforma da Lei 12.403, de 04.05.2011, reafirma-se a excepcionalidade da priso preventiva (...) A deciso que converteu priso em flagrante em preventiva restaura, na verdade, a antiga e antidemocrtica priso preventiva obrigatria. Ausentes os pressupostos da priso preventiva, concede-se a ordem, para impor as medidas cautelares de comparecimento quinzenal em Juzo, proibio de ausentar-se da comarca sem autorizao judicial e recolhimento domiciliar no perodo noturno. Ordem concedida.

O Art. 312 do Cdigo de Processo Penal traz os requisitos que fundamentam a priso preventiva e, analisando-os, conclumos no estarem presentes os mesmos. Vejamos: Art. 312 do CPP: A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por

convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcios suficientes de autoria. No caso em tela, os fundamentos da priso preventiva no subsistem, conforme veremos a seguir nas lies do doutrinador Guilherme de Souza Nucci: Garantia da Ordem Pblica: Entende-se pela expresso a necessidade de manter a ordem na sociedade que, em regra, abalada pela prtica do delito. Se este for grave, de particular repercusso, com reflexos negativos e traumticos na vida de muitos, propiciando queles que tomam conhecimento da sua realizao um forte sentimento de impunidade e de insegurana, cabe ao Judicirio determinar o recolhimento do agente. A garantia da ordem pblica deve ser visualizada pelo binmio: gravidade da infrao + repercusso social. STJ: A gravidade do delito, por si s, no razo suficiente para autorizar a custdia cautelar, devendo haver outros requisitos associados a esse (HC 29888-SP, 5 T, rel. Laurita Vaz, 04.03.2004). No se tem notcia no processo da repercusso social, no h notcia de divulgao do delito nos meios de comunicao escrito ou falado, afastando a existncia do clamor pblico. Ordem pblica no se confunde com clamor pblico. Crimes que ganham destaque na mdia podem comover multides e provocar, de certo modo, abalo credibilidade da justia e do sistema penal. Mas no se pode, naturalmente, considerar que publicaes feitas pela imprensa sirvam de base exclusiva para a decretao da priso preventiva. possvel considerar a necessidade de garantir a ordem pblica, atravs da constatao dos maus antecedentes do indiciado ou do ru, incluindo-se esse fator na repercusso social causada pelo delito, cometido por pessoa perigosa. Garantia da Ordem Econmica: Nesse caso, visa-se com a decretao da priso preventiva, impedir que o agente causador de serissimo abalo situao econmico-financeira de uma instituio financeira ou mesmo de rgo do Estado, permanea em liberdade. No caso em tela, no temos a acusao do cometimento de um crime com abalo financeiro, o que resta prejudicada a possibilidade de se preencher este requisito para a decretao da priso preventiva. Convenincia da Instruo Criminal:

A convenincia de todo processo que a instruo criminal seja realizada de maneira lisa, equilibrada e imparcial, na busca da verdade real, interesse maior no somente da acusao, mas sobretudo do ru. Diante disso, abalos provocados pela atuao do acusado, visando perturbao do desenvolvimento da instruo criminal, que compreende a colheita de provas de um modo geral, motivo a ensejar a priso preventiva. Configuram condutas inaceitveis a ameaa a testemunhas, a investida contra provas buscando desaparecer com evidncias, ameaas ao rgo acusatrio, vtima ou ao juiz do feito, a fuga deliberada do local do crime, mudando de residncia ou de cidade, para no ser reconhecido, nem fornecer a sua qualificao. Douto julgador, neste processo, o acusado jamais perturbou a instruo criminal, uma vez que essa sequer se iniciou, jamais ameaou testemunha, familiares do rgo de acusao e nos autos sequer se fala em qualquer tipo de ameaa cometida pelo mesmo em detrimento de alguma pessoa. O mesmo se diga em relao a tentativa de fuga. Assegurar a Aplicao da Lei Penal: Significa garantir a finalidade til do processo penal, que proporcionar ao Estado o exerccio do seu direito de punir, aplicando a sano devida a quem considerado autor da infrao penal. (...) Exemplo maior disso a fuga deliberada da cidade ou do Pas, demonstrando que no est nem um pouco interessado em colaborar com a justa aplicao da lei. Como j vimos, em nenhum momento o denunciado fez meno fuga, do contrrio, indicaram seus endereos, e, a todo momento, colaboraram com a colheita da prova, inclusive no reagindo priso. Assim, fica clara a necessidade de fundamentao da priso nos requisitos acima, o que no subsiste ao se fazer uma anlise do caso sub judice. Discorrendo sobre o tema, esclarece o renomado professor Fernando da Costa Tourinho Filho que, em face da Constituio, que erigiu o princpio da presuno de inocncia categoria de dogma constitucional, no se compreende, sem que haja real necessidade, possa algum ser recolhido cadeia antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. (Processo Penal, V 03, 25 ed., p. 505). No se pode olvidar, Excelncia, que, no esteio do art. 282, 4 do CPP, a priso preventiva, dentre as medidas cautelares possveis, a ultima ratio, ou seja, soldado de reserva apenas para o caso de reiterado descumprimento de medidas cautelares outras anteriormente impostas. O nobre Jurista e Doutrinador, Eugnio Pacceli de Oliveira, ao comentar a Lei 12.403/11, defende a aplicao das medidas cautelares como regra, ao invs da preventiva:

que, agora, a regra dever ser a imposio preferencial das medidas cautelares, deixando a priso preventiva para casos de maior gravidade, cujas circunstncias sejam indicativas de maior risco efetividade do processo ou de reiterao criminosa. Esta, que, em princpio, deve ser evitada, passa a ocupar o ltimo degrau das preocupaes com o processo, somente tendo cabimento quando inadequadas ou descumpridas aquelas (as outras medidas cautelares). Essa , sem dvida, a nova orientao da legislao processual penal brasileira, que, no ponto, vem se alinhar com a portuguesa e com a italiana, conforme ainda teremos oportunidade de referir. (...) Referida modalidade de priso, por trazer como consequncia a privao da liberdade antes do trnsito em julgado, somente se justifica enquanto e na medida em que puder realizar a proteo da persecuo penal, em todo o seu iter procedimental, e, mais, quando se mostrar a nica maneira de satisfazer tal necessidade. Em nosso Direito, a partir da Lei 12.403/11, e tal como ocorre no Direito portugus e no Direito italiano, so previstas vrias outras medidas cautelares pessoais distintas da priso preventiva, somente se aplicando esta ltima, como regra, quando no forem suficientes as demais.

Destarte, por restarem ausentes os requisitos para a decretao da custdia preventiva, a defesa requer a REVOGAO DA PRISO PREVENTIVA do acusado. A defesa no concorda com os termos da acusao, entretanto, reserva-se a apresentar suas razes por ocasio das alegaes finais e ao fim da instruo processual quando restar plenamente provada a inocncia do ru. Aproveita a oportunidade para apresentar os documentos que seguem em anexo. DOC01 DOC02 DOC03 DOC04 DOC05 DOC06 DOC07 DOC08 - Rol de Testemunhas Certido de Nascimento do citado Comprovante de Residncia do citado Comprovante de Residncia do cnjuge Cdula de Identidade e Ttulo Eleitoral do citado Cadastro de Pessoa Fsica do ciotado Cdula de Identidade do cnjuge Certido Criminal

Nestes termos, Pede deferimento. Recife, 23 de Agosto de 2013.

Defensor Pblico

Vous aimerez peut-être aussi