Vous êtes sur la page 1sur 13

6 A MORAL E SUA SOMBRA: O CHOQUE DA ALTERIDADE REAL

Marcelo Pelizzoli*

RESUMO Trata-se aqui de refletir sobre a Sombra da moral, o seu outro lado, no sentido daquilo que se oculta por trs de motivaes morais e ideais do sujeito, para ento apontar elementos desafiadores da realidade da alteridade inspirada em Levinas. Busca-se um tipo de abordagem filosfica relativa ao amor e sofrimento na aceitao da prpria m conscincia, ou Sombra. Tecemos, por conseguinte, consideraes sobre os limites do pensamento de Levinas para lidar com esse outro lado do humano, e apontamos brevemente possibilidades de lidar com isso a partir de pressupostos emocionais. PALAVRAS-CHAVE Moral. Sombra. Alteridade, Levinas. Emoo.

ABSTRACT This text reflects on the shadow of morals, their other side, on what is hidden in the subject's moral and ideal motivations, thus to point some challenging elements of reality of inspired alterity in Levinas. We attempt a kind of philosophical approach relating to love and suffering of the acceptance of the "bad consciousness" itself, or shadow. We weave, consequently, considerations on the limits of Levinas' thoughts to deal with that other side of human being, and we point shortly possibilities to deal with that starting from emotional presuppositions. KEY WORDS Morals. Shadow. Alterity. Levinas. Emotion.

Introduo
Aquilo que no fazemos aflorar conscincia aparece em nossas vidas como destino (Jung) Encontrei o inimigo: e ele sou eu! (Ditado hindu)

Procuro ser sincero neste escrito. Ele trar tona algumas das inquietaes que talvez sejam presentes a outros professores, pesquisadores e educadores que se colocam dentro deste papel, mesmo que essa persona no esteja consciente para uns tantos.1 Na verdade, partilho com o leitor as inquietaes de quem descobre cada vez mais a importncia da considerao da Sombra2 por trs da pretensa luz e da prpria negatividade por trs da ordem positiva, sombra esta, seja herdada, seja adquirida de modo institucional e social. Na verdade, apenas por

Universidade Federal do Pernambuco, Recife. E-mail: opelicano@gmail.com interessante que se tenha a idia de que professor sabe, tem a luz, ao passo que aluno (a-lumen) sem luz. No fundo todos gravitamos entre luzes e sombras, um no vige sem o outro. Para o importante e inquietante assunto da Sombra, veja a teorizao, alm de Nietzsche, de C.G. Jung. E a exemplar obra: Ao encontro da sombra, de Zweig C. & Abrams J. (Orgs.), Ed. Cultrix.

VERITAS

Porto Alegre

v. 52

n. 2

Junho 2007

p. 78-90

um exerccio de esquizofrenia defensiva que fazemos discursos sobre tica e moral excluindo aquilo que se passa na surdina do no dito, no limiar da conscincia, mas que o elemento, preponderantemente emocional, que move muito de nossas racionalizaes. certo, sim, que os discursos morais surgem como alarme, como tentativa de correo de realidades inaceitveis. Mas, l pelas tantas, ao buscar ser autntico e rigoroso, ou radical no sentido de ir s razes do que nos ocorre, h grandes partes de nossas personalidades no-aceitas, ocultas, sufocadas por ns mesmos, a ponto de que, muitas vezes, fazemos discursos para ns mesmos ! Ns que precisaramos daquilo que pregamos e no temos; mas o fato de enunciar e preencher o espao de pensamento com tais contedos d a iluso de que eles nos so prximos, e estariam encarnados. Ou seja, quem sabe, aquilo que digo a respeito do outro e da sociedade e que as teorias deveriam considerar, justamente aquilo que tenho dificuldade em trabalhar, desde dentro de mim mesmo, desde minha realidade encarnada. Alis, ensinamento da filosofia como crtica que o mundo que vejo depende de meu olhar, e este depende de meu estado de esprito ou nimo. De fato, tocar em questes emocionais, na rea de filosofia, pode despertar defesas e indiferenas, em geral, as mesmas que querem defender uma certa neutralidade da razo, ou do mero conhecimento, ou do profissionalismo e objetivismo do mtier da rea. Ou daqueles para quem a Forma deve substituir o Contedo, ou que o contedo deve ficar no nvel do Dito, nunca acessando os drages do no-dito, do sutil, do dissimulado e das dobras (para usar a expresso de Deleuze). Neste sentido, remetemos ao pathos que habita tambm a filosofia, na medida em que esta gerada a partir do encontro chocante com a alteridade, no sentido radical do que isso seja. Enfim, arrisco aqui asseres que tentam resgatar algo do no-dito no nvel da Sombra e da emoo que subjaz na base dos discursos acadmicos tocando em questes morais. uma tentativa de aproximao mais concreta da alteridade, como veremos mais adiante ao tomar Levinas e a questo emocional para o caso. 1 Asseres interpeladoras ao discurso moral

1 Os discursos morais (DM) e filosficos, em geral, no tocam nos dilemas ticos efetivos, atuais e particulares da vida presente e de para onde estamos caminhando em termos de sociedades colonizadas. 2 Os encontros acadmicos filosficos, mesmo falando de moral, em geral no tm proposies prticas, concretas e inseridas nos contextos sociais, mas apenas boas intenes. 3 Os DM geralmente servem para substituir a ao concreta a que (abstratamente) se referem. 3.1 Os DM constituem-se em geral na produo de gozo e descarrego de conscincia dos que falam e dos que escutam. 4 Voc deve, voc tem que, ns deveramos, sempre, nunca, faa isso... Os DM, em geral, colocam os enunciantes na posio falo-cntrica do sujeito suposto saber. 79

4.1 Igualmente, usam mais exigncias do que pedidos claros, e no conseguem separar os dois; desconhecem assim a subjetividade do Outro, alvo do discurso moralizante. 5 Precisar de discursos morais e teorias cientficas e filosficas complexas/profundas, em geral, significa fraqueza do esprito pessoal e/ou coletivo. 6 A moral baseada na razo, na sua universalidade, do sujeito egolgico, autnomo, e livre, um engodo e remendo moral arcaico lamentvel. 7 Quanto mais rigor/represso/racionalizao moral, mais SOMBRA querendo atuar. Os DM surgem devido Sombra por trs da fachada personal, mas tentam sufoca-la. A sinceridade seria algo como: Encontrei o inimigo: e ele sou EU. Encontrei o perverso: e ele sou EU. 8 A filosofia tradicional, em geral, no compreende ou no quis compreender a vontade irracional acima da Razo, a sua Sombra. 9 A moral a Circe (feiticeira) dos filsofos, e Nietzsche, lido de forma porra louca, a Circe dos ps-modernos estilsticos descomprometidos. 10 A modernidade filosfica e o Idealismo alemo compem um dinossauro cartesiano que alguns insistem em salvar pontos com argumentos ex post. O positivismo o grande dominador destas teorias, na esteira da crtica da Escola de Frankfurt. 11 Qual a funo da moral que no envolve a emoo e a alteridade? A moral lgico-analtico como um escrnio folhado de prata, como diria Gibran. 12 A filosofia em geral produo sistemtica organizada de teorias e significados e discursos que partem da (1) admirao, do (2) incmodo, da (3) alergia ao Outro, e por fim da (4) violao das figuras da alteridade.3 13 Disputas filosficas em torno de contedos endgenos no conduzem a uma nova experincia; preciso mudar a relao, o modo de lidar com ela e com as pessoas. A prtica terica por si mesma uma prtica da especulao desinteressada-desinteresante que leva sim a algum lugar: o lugar imprprio, em que sempre no estou e de onde construo a no aceitao da prpria realidade. Metafsica o grande vu que tem coberto um esqueleto. 14 Os filsofos que tentaram superar a metafsica com outra metafsica, seja materialista, lgico-positivista, seja da finitude e ostracismo, representam no mais do que o desespero de um tempo desconstrudo e desiludido. 15 A tica, sem a perspectiva de um paradigma BIO-tico encarnado, ainda mais arcaica e deslocada. 16 Qual o benefcio mesmo de se definir pontualmente o que moral e tica, axiologia e deontologia? 17 Como dever comear um discurso moral mais autntico, coerente, verdadeiro, de dentro pra fora? Eu tenho vontade de matar fulano e sicrano, transar com a aluna tal e tal, enriquecer e olhar todo mundo por cima, roubar se preciso for, ser o number one, mandar essa gentalha longe etc.
3

Cf. mais adiante sobre essas figuras, bem como minhas obras Levinas a reconstruo da subjetividade, EDIPUCRS, 2002, e Correntes da tica ambiental, Vozes, 2003.

80

18 A tica deve apontar para a segurana ou para a insegurana ? 19 O discurso terico da esperana, do assim deveria ser, da utopia, do mundo ideal ou do mundo calculvel so tristes exemplos da no aceitao da alteridade da realidade, do presente do meu ser, a que eu projeto mudana no mundo exterior, comumente apenas em forma ideal. 20 A medida da rigidez com que julgo os pecados e erros dos outros e isso ligado falta de leveza e senso de humor, , na maioria das vezes, a medida da rigidez que tenho para com a prpria alma, emoes e (re)sentimentos. 2 Algumas questes para uma auto-anlise crtico-moral. Ou: trabalho para tentar engolir a prpria Sombra.

Sabemos bem como difcil encarar aquilo que rejeitamos nos outros e que na verdade, muitas vezes, aquilo que nos incomoda, seja algo que desejaramos fazer, seja algo que odiamos (e assim tambm amamos, l no fundo !), e que ento habita de algum modo em nossa subjetividade, mesmo que no em nossa conscincia. difcil engolir o Outro e o Si mesmo como Outro, quanto mais digerilo, pensando em termos da Sombra. Seguem-se ento algumas idias para confrontar e, quem sabe, assimilar, com o tempo, o lado sombrio que o irmo maquiavlico da moral. No haveria a moral sem seu irmo maquiavlico. A dualidade aqui me do condicionamento que nos guia. Trata-se tambm da recuperao do aspecto diablico em ns, que tanta potencialidade, poder de ruptura, renovao, crtica, vitalizao e tambm destruio pode nos trazer, desde que possamos encarar o medo dos (prprios) demnios. * Tomar o Pharmakon. Sugere-se beber a poo ou licor amargo-doce que j nos pertence, mas buscando suspender, para o momento, as outras drogas que nos afastam do que nos pertence, de forma artificial. O frmaco sombrio, o frmaco da sinceridade e espontaneidade do sujeito encarnado, do que somos mais profundamente, o mais natural, mesmo que grandes dores possam advir de seu uso. Do que se trata? Como sabemos, praticamente todos os frmacos e drogas tm efeitos colaterais, ainda mais se forem da medicina aloptica artificial (mercadolgica); portanto, todo remdio tambm veneno, conforme diz Plato e tambm Siddhartha Gautama, um dos Budas na ndia; e muitas vezes alguns venenos tm efeito de remdio. Em tal situao, no temos bem como divisar entre a parte venenosa e medicinal seno na prpria experincia do enfrentamento consigo, ou seja, com o que herdamos (carma) e com a prpria (ruptura) superficialidade moral com que nos defendemos. Tomar o frmaco cair na real, na real da alteridade inapreensvel e ineliminvel, experincias por vezes traumticas, como nascer. * Beber o clice do prprio sangue e sacrifcio. Estamos sempre tentando sacrificar algum, colocando-o na posio do bode expiatrio. Sempre algum ou instituio ou grupo em posio de fragilidade, rebeldia ou anormalidade pode ser escolhido para receptar as energias sombrias e demonacas que gravitam em ns e 81

ao nosso redor. Beber o prprio sangue exige ento assumir novamente a nossa carne, no que somos e no que nos inquieta no fundo. No caso de um cientista, por exemplo, seria como que conciliar aquele papel profissional com a sua vontade louca de beber, comer, fazer sexo, matar, ignorar ou deletar os que o incomodam, e assim por diante. Beber isso significa no apenas uma nova cachaa ou vcio, mas uma deciso de ser si mesmo at o fundo, parando talvez de sacrificar outrem, e vendo at onde as atitudes sacrificais podem ser hipcritas e destrutivas, para si mesmo igualmente. Tal beberagem poderia propiciar diminuir a famosa Sombra coletiva, aquela que nos faz eleger ovelhas negras sociais e sacrific-las freqentemente em torno da diferenciao e da punio. * Um dos trabalhos que procuro fazer o seguinte: relaxe, concentre-se numa grande mgoa; uma grande frustrao, ferimento; retome a raiva sentida; retome o que causaram a voc. Sinta, de olhos fechados, essa dor, e a presena das pessoas que a causaram. Digamos que ela est presente, a pessoa envolvida tambm. Solte tudo o que voc diz interiormente para a outra pessoa e para si mesmo, num trabalho de ouvir a voz interior introjetada, por vezes desde a infncia. Imagine agora que voc est num leito de hospital, e est para morrer. Diga a essa pessoa o que faltou dizer; diga a si mesmo o que est ali latente, em meio ao medo, dor, e outros sentimentos que a racionalizao pode ter sufocado. (Seria bom compreender o carter provisrio e precioso da vida humana, e o quanto a mediocridade, os apegos, os dogmas arraigados, o quanto os conceitos fixos anulam nossa vivncia do jogo da vida e da compreenso da morte.) Tema de casa Lano agora questes para reflexo, que podem ser meditaes de cabeceira, a serem usadas o tempo suficiente para que produzam efeito na vida de quem se dispe a tomar a srio a prpria moral e sua Sombra, no veio da alteridade mais que terica. Tenta-se aqui partir de dentro para fora, indo alm das formas puras da inteligncia, atingindo o que est na prpria base do pensamento transcendental filosfico ou especulativo. 1 Por que, ocasionalmente, eu preciso das velhas dores/mgoas/angstias e por que eu no aceito que preciso enfrentar isso? 2 Por que eu gasto tanta energia, tempo e estratgias me maltratando e auto-violentando para que o meu mal (sombra...) continue preso, e meus medos continuem medos? 3 Por que eu ajo como cnico, hipcrita, falso e por que, para piorar, eu projeto tudo isso sobre os outros? 4 Como eu lido com a Circe e a prostituta que h dentro de mim? 5 (Para mulher) Como o homem que eu odeio-amo (amodeio), esse patriarca, patro, macho, grosseiro, ditador, selvagem, e que est dentro de mim?

82

6 O que me atrai tanto numa pessoa, positiva e negativamente, e que eu tenho que cuidar/cultivar dentro de mim? 7 Como so e em que momentos o meu fugir da angstia, conflito, tristeza, vazio, em especial fuga da morte, representa a minha fuga da prpria vida, da realidade presente? 8 Por que eu me desconecto/evito tanto as minhas prprias experincias emocionais positivas e negativas, e estou quase incapaz de sentir o que significam para o meu caminho? 9 Por que eu distoro tanto a minha verdadeira personalidade, com a minha auto-imagem e suas mscaras? 10 Por que eu encaro a crtica dos outros sobre mim como ofensa, e por que me coloco tanto como vtima, tornando-me irresponsvel pela minha vida emocional? 3 Ler a tica da alteridade4 a partir da crueldade da Sombra
E a lamentvel realidade de evocar uma educao emocional para sujeitos esclarecidos...

Certamente uma das mais surpreendentes obras da literatura mundial a clssica de Robert L. Stevenson, The strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de 1886, um pouco antes de Freud, poca de Nietzsche. No cinema, foi traduzida como O mdico e o monstro. obra reveladora na medida em que somatiza algo que se d em vrios nveis em nossa existncia interpessoal. Somos outros para ns mesmos no duplo sentido, pela Falta da alteridade que habita no seio da identidade, e tambm porque no nos conhecemos e no aceitamos suficientemente, porque levamos vida dupla, professor e monstro, por exemplo, pastor e estuprador, mdico e aougueiro. Dr. Jekyll inventa uma droga que tem efeitos inesperados, transformando-o em outra pessoa: Hyde. A tenso que se apresenta que ele(s) no sabe(m) lidar com o fato de que so um s, e que precisam se abraar para, quem sabe, transmutar algo dentro dele(s). O primeiro, na superfcie, o homem ideal, da Idia tambm, profissionalmente bem-sucedido, aceito, comportado, mas absolutamente inquietado por algo em sua mente com que no sabe lidar. O grande mdico, tomando a poo criada, transforma-se num monstro, cheio de energia, dio, sexualidade desmedida, vontade de matar etc. A dicotomia e a conseqente atrao de tais lados da persona to grande que, por fim, o mdico devorado pela sua criatura, matando no somente a outrem mas a si mesmo! Espelho de nosso tempo, onde a Sombra ignorada d o retorno do reprimido? Ecce homo. Eis que estamos imaginariamente diante da alteridade no sentido mais sombrio do que terico-moralizante. O que fazer? O que acontecer? Continuar especulando abstratamente?
4

Pressupomos aqui um certo conhecimento de Levinas para entender melhor nossa tese abordada de forma mais livre. Para aprofundar os aspectos aqui referidos de seu pensamento, ver nossa obra Levinas: a reconstruo da subjetividade, j referida.

83

Por que crueldade da alteridade ? Remeto o leitor s anlises de Nietzsche para tal conceito. Em todo caso, a fora da palavra vale: cruel, cru, estar ex-posto crueza da alteridade; nu em sua vontade de matar e possibilidade de ser morto a cada momento, de modos diversos, no s matar (afinal, como se diz, sair para matar, salir a matar, petite mort, etc., trata-se de sexo, por exemplo) mas levar o ego e o superego crueza da carne fraca, da carne trmula e da carne extrema, afinal, como o sangue que sobe cabea, e tudo pode acontecer no nvel da alteridade da carne alterada. Emoes, por vezes contidas, mas sempre perturbadoras. A literatura est mil anos-luz frente da filosofia e da cincia nessa compreenso. Nossa idia aqui, em termos mais simples, dizer, acerca dos promulgadores morais e tericos, da impotncia de uma pregao moral que desconhea a Sombra, e que portanto se auto-desconhea; e que, se este o caso, grandes doses de aceitao emocional poderiam quem sabe despertar para algo outro que o condicionamento idealizante, metafsico, farsante tambm. Quando Scrates anunciou a grande e suprema frase da Filosofia, gnote tse auton, matou a charada da Filosofia; foi ele quem venceu a Esfinge de dipo. Antes de tudo, trata-se de investigar a partir dos interiores; para mim, sempre foi claro que em filosofia e cincia, no fundo, trata-se da afirmao do homem ocidental diante da natureza, e assim da alteridade, do outro e de si mesmo. No obstante, a pureza da poca grega, ou de como nos chega a tragdia e o horror gregos camuflado em Filosofia, Poltica e Arqui-teturas, isso no contempla a demanda do atual coma a prpria Sombra, um novo imperativo de autoconscincia para tempos ps-modernos, mas tambm reacionrios. Hoje, estamos diante de alteridades dantes inimaginveis. Como ter lucidez para abordar isso? Lidar com a alteridade efetiva exige coragem. E. Dussel, por exemplo, um dos poucos filsofos nas Amricas a levar mais a srio a alteridade, nos nveis, no apenas abstratos, mas na ertica, na pedaggica, na poltica tambm, mesmo que suas anlises ainda caream de uma maior profundidade quanto investigao da prpria sombra de tudo isso e carea de maior investigao da mente e das emoes. O pensamento de Levinas sugere uma superao real do idealismo lato sensu, da Modernidade, e da alergia alteridade que marca o pensamento ocidental. No obstante, falta a este pensador judeu a coragem de encarar a Sombra como o fez outro pensador judeu menos religioso,5 Freud. Em Freud h essa possibilidade real de tomar a alteridade pelo lado da Sombra, em especial da sombra do sexo, ligada certamente ao Desejo. No precisamos ser freudianos para isso. Mas apenas reconhecer a experincia ainda no bem digerida, mesmo que engolida da terapu-

No se trata tanto aqui de que Levinas era religioso ou tenha um pensamento colado religio, mas sim de que est nitidamente dentro de concepes altamente matizadas pela religiosidade judaica, pelo Antigo Testamento, pelo Talmud e coisas do gnero. Isso no desmerece o autor, mas um ponto de partida a ser considerado na questo de como vai lidar com a moral, com a subjetividade, com o social e com a Sombra. A tradio judaico-crist, no sentido da sombra e do sexo, por exemplo, tem bem mais problemas ou neuroses do que tradies indgenas ou asiticas.

84

tica psicanaltica e o que ela exige de impacto anti-idealizante e antidefensivo do ego. O pensamento de Levinas digno de nota quanto sua descrio fenomenolgica e busca de concretude social, humanizadora. Ou seja, notvel, como podemos ver em Totalidade e Infinito em especial, pela busca incessante e encarnada da alteridade desde as coisas materiais at ao si mesmo como outro, no mundo do corpo prprio e da tenso irresoluta que configura o humano na tenso da intersubjetidade abismal (infinita). Levinas na verdade questiona a intersubjetividade no sentido da reciprocidade de iguais. ponto de concretude da alteridade radical. O que nos parece que em Levinas se pode gerar uma tendncia moralizante, e isso ocultaria a sombra da cru-eldade da carne humana. Em todo caso, Levinas quer ir alm do ontolgico; esse ponto revolucionrio. Igualmente, podemos pensar uma ampliao do conceito de m conscincia em Levinas, para alm do aspecto bblico e fenomenolgico, no aspecto do outro em ns e, assim, da prpria Sombra. Nossa tese caminha no sentido de pensar que Levinas se deparou com o horror mximo do lado negativo da Sombra humana, espelhada nas atrocidades da Guerra e do Nazismo. Procurou resgatar na natureza humana uma essncia (porm no mais em termos ontolgicos) anterior Sombra, crueza (ou tirania, como diz ele) do Ser como Totalidade, encontrando este (no)lugar na Lei tica radical, no imperativo interpessoal bem espelhado no Deus Judaico em sua infinitude. Seria uma Lei interna do estar votado radicalmente alteridade, o que da implica estar votado ao outro concreto, s pessoas. Lei do humano (tal como uma lei de natureza, ou de cultura; contudo, Levinas a coloca para alm destes mbitos, inclusive do religioso no sentido sagrado ou metafsico; na verdade, trata-se do Santo (Sanctus = separado), dentro da tradio a que Levinas se filia e proclama o grande valor, como o Infinito tico, Glria e violncia do Bem, pregado na tica da alteridade). Mas a passagem da Lei tica do humano, na bela e encarnada interpretao humanista de Levinas, para a prtica da tica, j so outros quinhentos. Ou seja, preciso de um mtodo que toque em condicionamentos interiores encarnados, de um caminho vivo para a realizao da tica e sua sombra. A idia metafsica levinasiana de que constitumos no fundo da subjetividade, anterior identidade, algo como o um-para-o-outro, um sujeito que acontece (ser humano) votado radicalmente alteridade do outro, e isso quer dizer a Glria do Bem, ou seja, que nascemos da alteridade e apontamos para ela encontrando na prtica tica radical (judaico-crist) do sacrifcio de si pelo outro, tal postura por demais significativa e muito humana, ou como ele diz gloriosa. No entanto, colocar isso em prtica, fazer a passagem pela natureza humana onde a carne a alteridade e a Sombra diferena (in)desejvel exige muita estratgia e preparao do sujeito. No adianta absolutamente dizer que em essncia somos votados tica da alteridade, nem dar conselhos, nem fazer proibies, nem vender o peixe de que o mundo ser melhor, se entrarmos na diaconia (servio) da alteridade. Na verdade, o que vem tona um descompasso claro entre a teoria moral, mesmo da alteridade, e junto s boas vontades idealistas, e a vivncia muitas vezes dolo85

rosa da alteridade. Se ns queremos a alteridade, precisamos abra-la toda! A saber, junto com os anjos bons, os demnios da alteridade, do que ns somos. Penso que Levinas no levou srio a arte e o homo aestheticus, e assim aspectos da psique humana: o Inconsciente e a Sombra. Levinas no levou a srio Nietzsche nem Freud, e todos os que da se seguem. No se trata de que ele no os tem como importantes, mas sim que no h lugar de fato para a viso de homem deles em seu pensamento. Por que? Porque ele est ligado radicalmente e isso algo bom tradio da tica judaica na experincia do Antigo Testamento e do Talmud e da tradio rabnica, no que ela tem de menos dogmtico certamente. A filosofia, para Levinas, no chega a ser serva da teologia, mas com certeza passa a ser apenas instrumento da tica da alteridade, o que me parece muito bom para quebrar o especulacionismo filosfico amorfo. A grandeza de Levinas a falar em Israel no como particularidade tnica, mas humanidade. No se trata de uma filosofia de particularidades, mesmo que marcada hermeneuticamente por ela (judaica espiritual-moral). No obstante, pode-se ampliar o conceito (explosivo) de Deus e conjuntamente o conceito de identidade humana subjacente. Resgatar o papel da Sombra negativa e positiva, falta a Levinas. Significa que no podemos pular direto para a tica da alteridade, sem assumir o lado demonaco do humano, a comear pela psicologia prpria de cada um. O lado positivo da Sombra ligado imediatamente arte, dons sufocados, criatividade esttica, que, para Levinas muito facilmente se coaduna com o sagrado totalizante, e com um afrouxamento da moral. Isso traduz a demanda de um pensamento muito marcado pela dor e sofrimento humano, pela Sombra macabra que caiu sobre os judeus, e no v mais gosto no jogo livre da vida, pois receia sua violncia. Por outro lado, faltam tica da alteridade levinasiana, e filosofia ocidental em geral, caminhos especficos, mtodos incorporados que possam vencer a dicotomia entre o mundo externo e o mundo interno, razo e emoo, teoria e prtica. A experincia da alteridade chocante, mas preciso estar preparado para ela, no sentido de responder a ela com sinceridade, maturidade e quem sabe compaixo. Como posso gerar compaixo pelos outros, se estou o tempo todo me debatendo apenas com minha Sombra oculta, meus desejos, meus apegos, minhas idealizaes da realidade e da alteridade? Adianta pregar o dever de abraar a tica? a que entra a importncia dos caminhos da abordagem e educao emocional. Se a razo convence, a emoo arrasta. Preciso estar preparado para lidar com as mazelas e alienaes de uma e de outra. Como? Ser que tenho condies de ser senhor de minha mente desejos, sombras, idealizaes, conflitos, sentido de existncia, lucidez ou loucura pessoal tudo isso implicado na minha relao com os outros?

86

Por fim: Pensar a Alteridade como experincia de choque e aprendizado Emocional6

Do que se trata ? Remetimento-comprometimento do fazer a ex-perincia da alteridade, sair fora dos condicionamentos, para alm da egologia defensiva em que fomos formados contra a alteridade, seja a Sombra positiva ou negativa, seja a alteridade chamada de tica. Levinas no nos d uma pedagogia nem um mtodo, nem prticas pessoais existenciais para a grande preparao que requeremos hoje em tempos de novidades e de degeneraes. Ele nos d sim um exemplo do incansvel trabalho dos textos, da busca da sabedoria escrita tentando remeter preciosidade da vida humana no seio da vivncia da alteridade pela comunidade. Uma vida para a palavra (como a Bblia...) e uma palavra de honra ao outro (tica); um amor sabedoria voltado para sabedoria do amor. Mas so muito sutis as vias que devem e podem levar a tal, muito mais do que apresenta a filosofia e os estudos sobre Levinas. O grito proftico no mais ouvido como antes, no passado. A seriedade da Palavra desliza pelo falatrio miditico, na avalanche dos signos psmodernos e nos bits virtuais, produzindo uma Matrix geradora onde nossas mentes so cooptadas. Mais do que nunca precisamos de mtodos e abordagens que possam competir com a Matrix que educa-condiciona intensamente nossas mentes na sociedade de consumo. uma questo mental, cultural e de emoes. Movimentamo-nos por emoes (e-movere = mover-se, e ser movido por...) A situao que configuro aqui, esquematicamente tem tais significantes: Filosofia de Levinas grito pela Alteridade lidar com a Sombra necessidade de educao emocional Maior superao da dicotomia teoria X prtica Sabedoria do Amor (como quer Levinas). Talvez, um dos mais graves destinos do pensamento ocidental foi o no conseguir vincular-se a um saber emocional efetivo, uma verdadeira educao emocional, incluindo sexo, afetividade, desejos, enfim, a atividade mental e desejante, e separar isso da inteligncia racional, especulativa e calculadora. Essa dicotomia produziu monstros no duplo sentido, grande racionalidade e grande poder de destruio. O mito da razo levou a uma racionalidade instrumental, diga-se, altamente violenta e destrutiva da alteridade. Exemplos temos muitos. Que algum seja um grande cientista ou filsofo, e ao mesmo tempo um ser primitivo emocio6

Aprendizagem ou educao emocional: aqui, no se trata apenas de um mtodo utilitrio para educar emoes ou algo que o livro Educao Emocional de Goleman e a tradio norte-americana vejam como suficiente. O livro excelente, sem dvida alguma. No obstante, deve partir de nosso contexto. No caso, o pice da Educao emocional que falo aqui diz respeito s prticas de ateno/meditativas (em especial do Budismo), como vem sendo usado no Brasil, produzindo diminuio de sofrimento aos seres e gerando lucidez pessoal, sem excluir outras tradies e militncias, seja espiritual, psicolgica, poltica e pedaggica, na verdade mbitos interligados. As obras do Dalai Lama so um bom exemplo da fora de uma viso e prtica atravs do mundo. Em todo caso, ela no pode ser dicotmica. A psicanlise tambm deve ser levada em considerao aqui.

87

nalmente, um ser intragvel, ou um ser amorfo ou uma pea na engrenagem, isso no parece assustar; ou que produza armas de morte, ou escreva artigos para meia dzia de leitores especulativos, ou seja um boal profissional ou um idiota da Matrix sem o saber, isso parece ainda no assustar. Ao que se deve tal desconexo que toca hipocrisia? Como aponta Heidegger em Ser e Tempo, nem o dois mais dois quatro est desligado das disposies afetivas (Befindlichkeit). O existencialismo tentou levar a srio o homem concreto, mas pouco ofereceu em termos de pro-posies concretas, mtodos ou prticas, que nos propiciem lidar melhor com emoes negativas/destrutivas, por exemplo, tais como a angstia, o medo e o niilismo (perda de sentido da vida por ignorncia da prpria preciosidade humana), os quais na verdade tornam-se at cones de um tempo e teorias decadentes. Um dos bons ensinamentos aqui da trilogia Alteridade Sombra Emoes, seria tomar conscincia de que eu, professor, acadmico ou cientista, sou muitas vezes dbil, como marionete, contaminado pela Matrix, e me escondendo da alteridade sombria, fugindo do primitivo e at do criativo, e por isso mesmo que enfrento conflitos, verdadeiros carmas nas relaes pessoais, no amor, a ponto de cair em ostracismo, ou em normoses (loucura da normalidade), neuroses sem fim e desconexo emocional, tal como a da teoria X prtica. Coisas da vida. Sim, mas ento rogo para que eu no tenha a pretenso de me considerar melhor do que outrem somente porque tenho algum estudo, ou de pregar sobre alteridade estando to distante dela quanto aquele que dela no quer saber. Quem sabe, devo tentar aprender a conhecer emoes negativas e positivas, para alm do que espelhado nos mundos profissionais e das boas aparncias institucionais. Trata-se igualmente de referir-se primeira pessoa, buscando na experincia interna, pessoal e interpessoal conseqentemente, confirmar ou refutar a teoria e o pensamento que prego ou escrevo. Responsabilidade pessoal. Abominvel a neutralidade, o carreirismo e a mera especulao na Academia, pois por demais egica, presa formalidades e negadora tanto de sua Sombra quanto de seu gozo desinteressado.7 O que se evidencia em nossa tradio de pensamento depois da Modernidade que pouco temos, alm da psicanlise e de algumas psicologias, de disciplinas que possam lidar com nossas emoes destrutivas e a Sombra, bem como nos propicie autoconhecimento real, e nos torne senhores de nossa prpria mente/vida, de dentro pra fora, e assim favorea a aceitao da alteridade e da realidade. Os filsofos (fenomenlogos e hermeneutas em especial) questionaram muito bem os conceitos de realidade e outros conceitos da metafsica, no obstante no ofereceram um trabalho para lidar com a Sombra negativa e positiva da iden7

Nos papis oficiais dos rgos de fomento pesquisa em Filosofia no Brasil, h retrica muito bela, tal como: carter social da pesquisa, educao, qualidade, sociedade, incluso, e assim por diante. No obstante, interessa muito pouco ou quase nada na verdade se nosso trabalho de pesquisador e professor beneficia algum, diminui sofrimento humano, nos torna mais humanos e ticos na prtica e inclu excludos; interessa antes quantos pontos o pesquisador tem na contabilidade da produo (lucro) e como ele se enquadra na Matrix da Pesquisa oficial. Quanto mais seu trabalho se afasta do alcance popular, melhor!

88

tidade do sujeito, e tampouco um mtodo de autoconhecimento emocional e da mente no sentido de ampliar seus horizontes para alm do nvel do conceito e da reflexo especulativa. Se as teorias baseadas na reflexividade e filosofias do sujeito foram desconstrudas, no o foram os condicionamentos que fazem com que ajamos da mesma forma e no obtenhamos uma maior liberdade frente aos nossos vcios, apegos, identidades defensivas e idealismos do ego exacerbado. Freud e Jung so tardios em nossa tradio. De outro lado, chamam ateno filosofias e psicologias como a budista, que catalogou no menos que 84 mil nuances de emoo em estados mentais diferentes, testados sempre na prtica. Ou o Yoga, vindo da ndia, de mais de 5 mil anos, que une razo, corpo, emoo e a mente. Temos a prpria tradio meditativa crist, e a tradio dos msticos cristos, ou a tradio do silncio e da contemplao, e tudo o que decorre de uma nova viso do homem livre na espiritualidade aquela que no a dos imprios e das neuroses certamente. Surpreendentemente, so alguns fsicos qunticos, neurobilogos e neurocientistas que comeam a levar a srio o papel de construtora da realidade que a mente humana em sua amplitude e concretude, e o funcionamento holstico dos seres vivos, falando-se inclusive numa conscincia csmica, ou mesmo Deus.8 certo que a fenomenologia colocou tambm esta questo, mas a mesma no teve penetrao e mtodo para ir alm da especulao racional interna, no gerando mudana de configurao mental, condicionamentos e comportamentos, aquilo que penso, desejo e fao todo dia, muitas vezes at sem saber. Portanto, casar a tica da alteridade com abordagem (educao) emocional de veio meditativo e prtico algo revolucionrio para o ocidente.9 Digo para o ocidente pois este casamento j feito naturalmente na tradio budista, na medida em que todo trabalho de entrada e familiaridade com a prpria mente (que no s a cabea, como podemos pensar, mas a vida no sentido radical, de dentro pra fora), tal trabalho julgado pela prtica da compaixo. O que significa? Quer dizer que a validade dos mtodos e filosofias passa pelo crivo rigoroso da produo de maior e substancial capacidade de lidar com o sofrimento pessoal e diminuir ento o sofrimento alheio e produzir lucidez sbia. No apenas com o assistencialismo que se entra numa tica da alteridade. Coloca-se o imperativo de uma mudana excntrica, de egocentricidade para a lucidez mental e ampliada que aceitou a sombra e assim pode apreciar a interligao de todos os seres e a amorosidade. Tratase de produo de maior compreenso e aceitao humana, o que quer dizer a base da inteligncia, sinnimo de inteligncia emocional. Isso implica lidar com a prpria existncia com coragem, para ento compreender a alteridade de dentro pra fora e propiciar se for o caso mudana reais de condicionamentos e com8

Cito o maior deles, Amit Goswami, o grande fsico indiano radicado nos EUA; igualmente, F. Varela, famoso neurobilogo radicado tambm nos EUA; os psiclogos D. Goleman e a grande cabea que Ken Wilber, todos estes grandes praticantes de meditao na tradio budista tibetana; temos tambm H. Maturana, James Lovelock entre muitos outros. Isto est muito bem explicitado, filosfica e cientificamente e tambm cotidianamente por Varela, em sua obra A Mente Corprea.

89

portamentos. Possibilidade da tica? S cada instante e contextos reais podem diz-lo. Referncias
FREUD, S. O Mal-estar da civilizao. In: Obras Completas. RJ: Imago. GOLEMAN, D. & DALAI LAMA. Como lidar com emoes destrutivas. SP: EDIOURO, 2003. JUNG, C. G. Civilizao em transio. Petrpolis: Vozes, 1996. LEVINAS, E. Autrement qutre ou au dela de lessence. La Haye: Martinus Nijhoff, 1974. NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. SP: Cia das Letras. PELIZZOLI, Marcelo. Levinas: a reconstruo da subjetividade. EDIPUCRS, 2002. _______ (Org.). Biotica como novo paradigma. Petrpolis: Vozes, 2007. _______. O sujeito, paixo e pathos. In: SUSIN, L. C. et alii, ticas em dilogo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. SOUZA, Ricardo T. Filosofia mnima - fragmentos de fim-de-sculo. 1. ed. Porto Alegre: PYR EDIES, 1998. v. 1. 64 p. VARELA, F, Thompson, E. Rosch, E. A Mente Corprea Cincia Cognitiva e Experincia Humana. Lisboa: Editora Piaget, 2001. ZWEIG, C. e ABRAMS, J. (orgs.). Ao encontro da sombra. SP: Cultrix, s/d.

90

Vous aimerez peut-être aussi