Vous êtes sur la page 1sur 6

Sondagem Rotativa

1. Introduo Quando a sondagem encontra uma camada classificada como impenetrvel ao trpano de lavagem, dependendo do porte e da complexidade da obra, necessrio continuar a investigao do subsolo pelo mtodo rotativo. A sondagem rotativa um mtodo que consiste no uso de um conjunto motomecanizado, com a finalidade de se obter amostras de materiais rochosos, contnuas e com formato cilndrico, que so os testemunhos, que nos permitem identificar as descontinuidades do macio rochoso, definir tipo de rocha, realizar ensaios no interior da perfurao, como o ensaio de perda de gua que nos permite conhecer a permeabilidade da rocha e a localizao de falhas e fendas.

2. Definies Ensaio de penetrao padronizado Ensaio de penetrao dinmica, executado em trecho de solo, durante uma sondagem mista, em que se objetiva obter ndices de resistncia penetrao do solo. realizado pela cravao de um amostrados padro, do tipo Terzaghi e Peck em 45 cm do terreno, em golpes sucessivos de um peso de cravao com 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75 cm, sobre a cabea de cravao, conectadas s hastes e ao barrilete. ndice de resistncia penetrao O ndice de resistncia penetrao corresponde ao nmero de golpes necessrios cravao dos ltimos 30 cm do amostrador padro (Terzaghi/Peck). Quando da impossibilidade de cravao completa de 45 cm devido ocorrncia de material resistente, o ensaio deve ser interrompido segundo critrios diversos que sero preestabelecidos em funo da finalidade da sondagem a ser realizada. Manobra Operao de avano do conjunto da composio de perfurao com ou sem recuperao de testemunho, qualquer que seja o comprimento do avano, isto , do trecho perfurado. Percentagem de recuperao de testemunhos Relao percentual entre o comprimento dos testemunhos obtidos resultantes da manobra pelo comprimento da prpria manobra e multiplicando-se o resultado por 100. Nmero de peas de testemunhos por manobra Somatrio dos pedaos de testemunhos recolhidos pelo barrilete amostrador, considerando-se as fraturas naturais do macio rochoso e as ocasionadas pelo processo de perfurao (quebras).

Inclinao com a vertical ngulo medido, no sentido horrio, entre o eixo de perfurao e um eixo vertical.

3. Equipamentos O equipamento padro dever constar de trip, sonda rotativa, bomba dgua, guincho, revestimentos, sapatas para revestimentos, hastes, coroas e alargadores para barriletes, barriletes nos dimetros especificados, ferramentas para a operao e todos os equipamentos utilizados na sondagem percusso. O equipamento dever constar barriletes simples, duplo rgido e duplo livre nos dimetros indicados providos de coroas de vidia ou diamante (o tipo de material depende da resistncia da rocha a ser perfurada) com sada dgua convencional. 4. Procedimento A sonda deve ser instalada sobre uma plataforma devidamente ancorada no terreno de modo a garantir a mnima transmisso de suas vibraes para a composio dos tubos de sondagem e que a presso sobre a ferramenta de corte seja constante. Em seguida deve-se acoplar a composio haste, barrilete, alargador e coroa finalizando sua instalao. A execuo da sondagem rotativa consiste basicamente na realizao de manobras (avano da composio de perfurao) consecutivas, com comprimento mximo de acordo com o tamanho dos barriletes. Durante a execuo deve-se anotar todas as mudanas e evidencias como o nvel do lenol fretico, alteraes de cor, fendas e passegens moles, desmoronamento da parede, indicando suas profundidades correspondentes. 5. Amostragem Os testemunhos, que so as amostras do processo rotativo, devero apresentar uma recuperao bem elevada e o mnimo de fissuras possveis. Para isso, o processo de retirada do testemunho do barrilete e o seu armazenamento devero ser realizados com cuidado evitando-se rompe-lo artificialmente. A posio dos testemunhos no recipiente dever ser a mesma encontrada na execuo para que se possa definir o perfil adequadamente. Algumas medidas preventivas minimizam as chances de se obter uma amostragem pobre e com pouca representatividade como manobras curtas, barriletes e coroas adequados, molas retentoras adequadas. 6. Procedimentos Classificao geolgica dos testemunhos de sondagem A classificao dos testemunhos de rocha deve ser feita por gelogo. Alm da simples classificao litolgica macroscpica, deve ser feita, quando solicitada, uma

classificao microscpica, em lmina fina, ao microscpio polarizante, e definida a natureza do material de preenchimento das fendas. Grau de alterao Alterao o fenmeno que leva sempre ao enfraquecimento da rocha, sendo produto da ao de qualquer processo fsico-qumico sobre macios rochosos. Os graus de alterao so definidos para cada tipo litolgico ou grupo de rochas de comportamento semelhante, e fixados a partir do conhecimento das propriedades mecnicas e de sua correlao com a variao de propriedades petrogrficas, como: cor e brilho dos minerais, formao de minerais de alterao (argilas, limonitas, caolins, etc.), estruturas neoformadas (fissuras, crostas, bordas de reao) e aumento da porosidade. Smbolo A.O A.l A.2 Grau de alterao Rocha s ou praticamente s Rocha pouco alterada Rocha medianamente alterada Caractersticas Aspectos sadio ou leve alterao hidrotermal. As fraturas podem apresentar sinais de oxidao. Perda do brilho dos minerais constituintes, juntas oxidadas ou levemente alteradas. Significantes pores de rocha mostram-se descoloridas ou oxidadas e apresentam sinais de intemperismo ( mudanas qumicas e microfissurao) Toda a rocha apresenta-se descolorida ou oxidada, cristais alterados e fissurados. Rocha decomposta, frivel, textura e estruturas preservadas. Tabela Grau de alterao

A.3 A.4

Rocha muito alterada Rocha extremamente alterada

RQD (Designao Qualitativa da Rocha) O RQD baseado numa recuperao modificada de testemunhos, atravs de um procedimento que leva em considerao o nmero de fraturas e a quantidade de material mole ou a alterao da massa rochosa que possa ser vista nos testemunhos de sondagem. O RQD corresponde ao quociente da soma dos comprimentos superiores a 10 cm de testemunhos sos e compactos, pelo comprimento do trecho perfurado, expresso em percentagem. A Tabela abaixo expressa, em percentagem, os valores de RQD.

Qualidade da rocha Muito pobre Pobre Regular Boa Excelente

RQD (%) O a 25 25 a 50 50 a 75 75 a 90 90 a 100


Tabela - RQD

Grau de fraturamento determinado atravs da quantidade de fraturas com que se apresenta a rocha numa determinada direo. No se consideram as fraturas provocadas pelo processo de perfurao ou soldadas por materiais altamente coesivos. Os diversos graus de fraturamento so dados na Tabela abaixo. Rocha Pouco fraturada Medianamente fraturada Muito fraturada Extremamente fraturada Em fragmentos Smbolo Fl F2 F3 F4 F5 Nmero de fraturas por manobra 1- 5 6 - 10 11 - 20 >20 Torres em pedaos de diversos tamanhos
Tabela Grau de fraturamento

Grau de coerncia Baseia-se em caractersticas fsicas, tais como resistncia ao impacto, ao risco, friabilidade.

Rocha

Smbolo

Caractersticas a) Quebra com dificuldade ao golpe do martelo. b) O fragmento possui bordas cortantes que resistem ao corte por lmina de ao. c) Superfcie dificilmente riscada por lmina de ao. a) Quebra com relativa facilidade ao golpe do martelo. b) O fragmento possui bordas cortantes que podem ser abatidas pelo corte com lmina de ao. c) Superfcie riscvel por lmina de ao. a) Quebra facilmente ao golpe do martelo. b) As bordas do fragmento podem ser quebradas pela presso dos dedos. c) A lmina de ao provoca um sulco acentuado na superfcie do fragmento. a) Esfarela ao golpe do martelo, b) Desagrega pela presso dos dedos.
Tabela Grau de coerncia

Muito coerente

Cl

Coerente

C2

Pouco coerente

C3

Frivel

C4

7. Apresentao dos resultados Todos os resultados e informaes obtidos na execuo da sondagem devem ser registrados em impresso prprio, designado "Boletim para Sondagem Rotativa", onde devem constar, basicamente: a) nome e local da obra; b) nome da firma; c) nmero, inclinao e rumo da sondagem; d) data do incio e do trmino da sondagem; e) nome do responsvel pela execuo; f) cota da boca do furo; g) equipamento utilizado: tipo de avano da sonda, tipos de coroas e barriletes; h) avano dirio, com dimetro de perfurao, profundidades das manobras e dos revestimentos; i) descrio sumria do material atravessado; j) percentagem de recuperao dos testemunhos e nmero de peas de testemunho por manobra; 1) leitura diria do nvel d'gua e indicao de artesianismo; m) fendas e avanos livres da manobra;

n) perdas d'gua da circulao; o) motivo do trmino da sondagem; p) outras observaes de interesse. 8. Relatrio Os resultados obtidos pela aplicao dos procedimentos prescritos no Captulo 7 devem ser consubstanciados em um Relatrio, nele constando, basicamente, as seguintes informaes: a) nome e local da obra; b) nome da firma; c) nmero, inclinao e rumo da sondagem; d) data do incio e do trmino da sondagem; e) cota da boca do furo e do nvel d'gua subterrneo (com data e se necessrio a hora da leitura do nvel d'gua final); ) profundidade e cotas na vertical; g) dimetros de sondagem e profundidade dos revestimentos; h) comprimento de cada manobra; i) recuperao dos testemunhos (efetiva e/ou RQD); j) graus de fraturamento, de alterao e de coerncia da rocha; 1) classificao geolgica das rochas; m) perfil grfico geolgico; n) locao em planta da sondagem; o) assinatura do gelogo responsvel.

Notas: - No Relatrio tambm devem ser includos os Boletins de sondagem de campo, para cada furo, mais os respectivos perfis individuais finais, com classificao dos testemunhos. - Para a representao dos perfis individuais de sondagem a escala usual ser 1:100 ou, no caso de grandes profundidades, outra escala pode ser autorizada pelo declarante.

Vous aimerez peut-être aussi