Vous êtes sur la page 1sur 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

CLAUDIONOR NLIO DE SOUZA CAVALCANTE

PRTICA N 3 EQUILBRIO QUMICO

Manaus AM 2013

CLAUDIONOR NLIO DE SOUZA CAVALCANTE

PRTICA N 3 EQUILBRIO QUMICO

Relatrio solicitado pela Prof Fernanda Tunes Villani para obteno de nota parcial na disciplina Qumica Analtica I, no curso de Tecnologia em Alimentos, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia dia Magalhes do Valle. do Amazonas.

Manaus AM 2013

OBJETIVOS Caracterizar o estado de equilbrio de sistemas qumicos; Reconhecer os fatores que influem no equilbrio qumico; Principio de Le Chatelier; e
Determinar uma constante de equilbrio.

INTRODUO Muitas reaes ocorrem mediante o consumo total dos reagentes envolvidos ou de pelo menos um deles. Podemos citar, como exemplos, reao que se d quando adicionamos um anticido gua ou quando queimamos um palito de fsforo. No entanto, h reaes e processos reversveis em que Reagentes e Produtos so consumidos e formados simultaneamente; algumas reaes e processos so vitais a manuteno da vida, como, por exemplo, o transporte do oxignio atmosfrico a varias partes do organismo. A representao (Almeida, 2001). Deslocamento de equilbrio: Quando um sistema est em equilbrio, a velocidade da reao direta igual velocidade da inversa. Se, sobre esse equilbrio, no ocorrer a ao de nenhum agente externo, ele tende a permanecer nessa situao indefinidamente. Porm, se for exercida uma ao externa sobre esse equilbrio, ele tende a reagir de maneira a minimizar os efeitos dessa ao. Esse o tema do Principio de Le Chatelier: Quando se aplica uma fora em um sistema em equilbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa fora. Os fatores que podem afetar a condio de equilbrio de um sistema so: Concentrao, presso, temperatura. O Principio de Le Chatelier fcil de ser entendido quando se considera que a constante de equilibro depende somente da temperatura. indica reaes que ocorrem simultaneamente nos dois sentidos.

A constante de equilbrio no se altera com variaes das concentraes dos participantes, com variaes do volume nem com a presso exercida. A seguir vamos analisar a influencia de cada um dos fatores que podem afetam o equilbrio. 1) Efeito da Concentrao Considerando a equao de equilbrio a seguir temos as seguintes situaes: C(s) + CO2(g Primeiro Caso: Adio de CO2(g) Quando adicionamos CO2(g) ao equilbrio, imediatamente ocorre um aumento na sua concentrao, o que acarretar consequente aumento do nmero de choques entre o C (s) e o CO2(g). Reagindo a essa mudana de condio, haver um aumento na velocidade da reao direta favorecendo a formao de CO(g) , ou seja, o equilbrio estar sendo deslocado para o lado direito. Com o decorrer da reao, a concentrao de CO2(g) diminuir, ao passo que a concentrao de CO(g) aumentar at o sistema atingir uma nova situao de equilbrio. Se estivssemos adicionando C(s) ao equilbrio, no haveria alterao, porque a concentrao de um slido constante e no depende de sua quantidade. Segundo Caso: Adio de CO(g) Quando adicionamos CO(g) ao equilbrio, imediatamente ocorre um aumento na sua concentrao, transformando-o parcialmente em CO2 (g) e em C(s). Nesse caso, o equilbrio se desloca para a esquerda. Terceiro Caso: Remoo de CO(g) Quando retiramos parte do CO(g) presente no equilbrio, imediatamente ocorre uma diminuio na concentrao do composto e, como consequncia, a velocidade da reao inversa diminui. Logo, a velocidade da reao direta ser maior, favorecendo a formao de CO(g), ou seja, o equilbrio se desloca para a direita. 2 CO(g)

Tambm possvel aumentar, por exemplo, a acidez do sistema (o que significa aumentar a concentrao da espcie H+), o equilbrio se deslocar no sentido de formar o on Dicromato. Por outro lado, diminuindo-se a acidez (o que pode ser feito adicionando-se no sistema uma base, ou seja, OH-, que consome os ons H+ ), o equilbrio se deslocar em sentido contrrio.

2) Efeito da Presso

Quando aumentamos a presso sobre um equilbrio gasoso, temperatura constante, ele se desloca no sentido da reao capaz de diminuir esse aumento da presso e vice-versa. A fim de verificarmos os efeitos da variao de presso em um equilbrio, vamos considerar em equilbrio seguinte, a uma temperatura constante:

2 SO2(g) + O2(g)

2 SO3(g)

Se for aumentada a presso, o equilbrio se desloca para a direita, favorecendo a formao do SO3(g), porque nesse sentido h uma diminuio do nmero de mol de gs e, consequentemente, uma diminuio da presso. Outra maneira, mais simples, de analisarmos o efeito produzido pela variao de presso em um equilbrio associar o nmero de mol ao volume. Assim, nas mesmas condies, logo:

O aumento da presso provoca a contrao do volume fazendo com que o equilbrio seja deslocado para o lado do menor volume (menor numero de mols). A diminuio da presso provoca a expanso do volume fazendo com que o equilbrio seja deslocado para o lado de maior volume (maior numero de mols).

3) Efeito da Temperatura

O aumento de temperatura provocar deslocamento de equilbrio no sentido da reao endotrmica. Da mesma maneira, diminuio de temperatura provocar deslocamento de equilbrio no sentido da reao exotrmica.

Tentando-se dissolver, por exemplo, o sal iodeto de chumbo (PbI2) em gua, temperatura do ambiente, observa-se que apenas uma pequena quantidade do sal se dissolve,

por ser o PbI2 , pouco solvel em gua. Aps a dissoluo, estabelece-se um equilbrio, expresso pela equao a seguir. Pb+2 (aq) + 2I (aq)

PbI2 (slido) Cuja expresso de equilbrio a seguinte:

K(eq) = [Pb+2 (aq) ] [ I (aq)]2 Observao: A concentrao do slido no entra na expresso visto que esse tipo de equilbrio , como se v, o produto de concentraes inicas e, por isso, a constante de equilbrio normalmente denominada PRODUTO DE SOLUBILIDADE, logo. Kps = [Pb+2 (aq) ] [ I (aq)]2 Aquecendo esse sistema, no entanto, o equilbrio se deslocar no sentido da dissoluo (e, consequentemente, dissociao), podendo-se dissolver todo o sal, se a quantidade no for muito grande. O efeito da temperatura pouco mais drstico que no caso da concentrao, por que a temperatura no deslocar apenas o equilbrio, mas modifica tambm a constante de equilbrio, que depende desse fator, (Feltre, 2003). MATERIAIS E MTODOS 1. Colocou-se num tubo de ensaio cerca de 2 mL de uma soluo de K2Cr2O7 0,1 mol.L-1 e em outro tubo igual volume de soluo de K2Cr2O7 0,1 mol.L-1. Adicionou-se soluo de K2Cr2O7, usando-se um conta-gotas, uma soluo de NaOH 1 mol.L-1 at que ocorresse a mudana de cor. 2. Colocou-se num tubo de ensaio cerca de 2 mL de soluo de K2CrO4 0,1 mol.L-1 e igual volume de BaCl2 ou Ba(NO3)2 0,1 mol.L-1 e, em outro tubo de ensaio, volumes iguais de K2Cr2O7 0,1 mol.L-1 e igual volume de BaCl2 ou Ba(NO3)2 0,1 mol.L-1. Acrescentou-se ao primeiro tubo, gota a gota, a soluo de HCl 1 mol.L-1 e ao segundo tubo de soluo de NaOH 1 mol.L-1, tambm gota a gota.

3. Tentou-se dissolver uma pequena massa de Ca(OH)2 em cerca de 50 mL de gua, agitou-se com basto de vidro durante alguns minutos.

RESULTADOS E DISCUSSES 1) Foram colocados em tubos de ensaios as solues de Cromato e Dicromato de Potssio que apresentam respectivamente as coloraes amarelam e alaranjado. O on responsvel pela cor amarela da soluo de K2CrO4 o Cromato, enquanto que o Dicromato da o aspecto laranja a colorao da soluo de K2Cr2O7. Se considerarmos, agora, o equilbrio a seguir em meio aquoso: CrO42(aq) + H+(aq) Amarelo Cr2O72(aq) + 3 H2O(l)

Alaranjado

Quando: [CrO42] < [Cr2O72] , prevalece a cor alaranjada na soluo. Amarelo alaranjado Quando: [CrO42] > [Cr2O72], prevalece a cor amarela na soluo. Amarelo alaranjado Nesse caso, o deslocamento do equilbrio perceptvel visualmente pela mudana de cor. Com isso quando adicionamos algumas gotas ao equilbrio de uma soluo de HCl em que a concentrao de CrO42 (aq) maior que a de Cr2O72, aumentamos tambm a concentrao de H+, o que favorece o deslocamento do equilbrio para a direita (formao do Cr2O72 (aq), que alaranjado), (Salvador J. U., 2002). Nesse caso particular de deslocamento de equilbrio, foi adicionada uma substncia que originou um on j presente no equilbrio, um on comum, o H+. A esse fato damos o nome de efeito do on comum, (Mendham & J Mendham, 2000). Quando uma soluo aquosa de NaOH adicionada ao equilbrio em que a concentrao de Cr2O72 maior que CrO42, teremos um novo deslocamento. Os ons OH originados pela base consomem os ons H+ presentes no equilbrio (OH + H+ H2O), deslocando o equilbrio para a esquerda (formao de CrO42

(aq), que amarelo), (Salvador J. U., 2002). 2) Foi transferido para um tubo de ensaio certo volume da soluo de Cromato de Potssio com o mesmo volume da soluo de Cloreto de Brio, considerando-se a seguinte equao em meio aquoso: K2CrO4(aq) + BaCl2(aq) 2KCl(aq) + BaCrO4(aq)

Acrescentou-se ao primeiro tubo, gota a gota, soluo de HCl 1 mol.L-1. A soluo tornou-se lmpida e alaranjada, havendo formao de corpo de fundo. A dissoluo do Cromato de Brio em gua ocorre da seguinte maneira: BaCrO4(s) + 2H2O Ba(OH)2 + CrO42- + H+

Sendo assim, quando se adicionar HCl, h um aumento de prtons H+ no sistema; Isso faz com que o equilbrio seja deslocado no sentido da reao inversa, a que consome esses prtons. Com isso, h um aumento da formao de BaCrO4 que produzido na reao inversa, este sal tem baixo produto de solubilidade em gua (8,5 x 10 -11), constituindo ento o corpo de fundo observado, (Mendham & J Mendham, 2000). No tubo de ensaio seguinte foi adicionada a soluo de Dicromato de Potssio com o mesmo volume da soluo de Cloreto de Brio, onde a soluo formada teve a clorao amarelo-amorfo. 3) Tentou-se dissolver uma pequena massa de PbI2 em cerca de 20 mL de H2O destilada. A equao de equilbrio reversvel: PbI2 + 2H2O Pb(OH)2 + 2HI

Observou-se que ao reagir mistura ganha uma cor amarelada e aps um descanso comea a formar um precipitado amarelo, que pouco solvel. Foi retirado esse precipitado por meio do mtodo fsico da filtrao simples. Comprovou-se que a solubilidade do PbI2 (precipitado amarelo) aumenta com o aumento da temperatura, entretanto, essa substancia no e totalmente solvel em gua. (Feltre, 2003) 4) Tentou-se dissolver uma pequena massa de Ca(OH)2 em cera de 5 mL de gua, aps a agitao foi observado: Ca(OH)2 (solido) + H2O(l) Cuja expresso de equilibro : [Ca+2] [OH-]2 = Keq = Kps Ca2+(aq) + 2OH- (aq)

Em que o Kps o produto de solubilidade e as concentraes de Ca2+ e OH-. Pela equao de dissociao do hidrxido de clcio, temos que, a cada duas hidroxilas formadas, forma-se apenas 1 mol de Ca2+. Se temos, ento, 1 x 10-2 mol de hidroxila, teremos a metade de mols de ons de clcio. [Ca+2] = x Mol/L [OH-] = 2x Mol/L, ou seja, [Ca+2] = Desse modo, para se calcular o Kps , basta que seja determinado o valor da concentrao de apenas um dos ons. Como a [OH-] a medida da basicidade da soluo ou indiretamente do pOH, pode-se determinar como pOH = 14 pH. O pH da soluo foi determinado a partir do teste do indicador como sendo igual a 12, sedo assim: pOH+pH=14 pOH+12,35 =14 pOH=1,65 pOH= -log10 [OH-] [OH-]= 10-pOH [OH-]=10-1,65=0,022 Ento: [OH-]= 0,022 mol/L [Ca2+]= 0,022/2 = 0,011mol/L Kps: [OH-].[Ca2+]= 0,022 x 0,011= 2,42 x 10-4 Portanto, a soluo de Ca(OH)2 apresentou um pOH de 1,65, concentrao de (OH-) de 0,022 mol/L e constante de equilbrio Keq ou Kps de 2,42 x 10-4. O valor de tabela da constante de equilbrio 1,3x10-6. Como 2,42 x 10-4 > 1,3x10-6, no houve equilbrio e o sal continuou insolvel (precipitado).

CONCLUSO Conclui-se que o estado de equilbrio ocorre quando a velocidade da reao inversa se iguala da velocidade da reao direta. Na aula prtica, o principio de Le Chatellier foi observado e comprovou-se assim o deslocamento que aumento de determinada espcie qumica causa um equilbrio no sentido de consumir a espcie em excesso. Conclui-se tambm que a constante de equilbrio sofre variaes de acordo com o deslocamento do equilbrio, estando intimamente ligada aos fatores que interferem no equilbrio qumico, como por exemplo, a temperatura e presso.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Almeida, P. (2001). Quimica Geral- Praticas Fundamentais. Viosa, MG: UFV. Feltre, R. (2003). Fisico- Quimica (Vol. 2). (D. F. Muramatsu, Ed.) So Paulo: Moderna LTDA. Mendham, J., & J Mendham, R. D. (2000). Analise Quimica Qualitativa. universidade de Greewich- Londres: Ltc. Salvador, J. U. (2002). Quimica voume unico. So Paulo: Saraiva. Salvador, U. e. (2000). Quimica 2 : Fisico- Qumica. So Paulo: Moderna.

Vous aimerez peut-être aussi