Vous êtes sur la page 1sur 2

Exemplo do Modelo para a Formatao de Artigos da Cobrae2013

Nome do Autor 1 Instituio, Cidade, Pas, E-mail Nome do Autor 2 Instituio, Cidade, Pas, E-mail RESUMO: O resumo deve apresentar os objetivos do trabalho, metodologia, principais aspectos analisados e concluses. A fonte Times New Romam, tamanho 12 e espaamento entre linhas simples. Recomenda-se um total de 10 linhas ou 150 palavras em um nico pargrafo. A palavra RESUMO dever ser digitada em maisculas, seguida pelo texto do resumo em um pargrafo. Entre a ltima linha do RESUMO e PALAVRAS-CHAVE deve ser colocada uma linha em branco. Entre PALAVRAS-CHAVE e INTRODUO devem ser colocadas duas linhas em branco. PALAVRAS-CHAVE: Palavras Mais Importantes, Mximo de Seis Palavras, Separadas por Vrgulas.

INTRODUO

As dimenses da pgina devero corresponder ao tamanho A4. O formato geral utilizar uma orientao do tipo retrato, com o corpo do texto disposto em duas colunas. Configurar a pgina com margem superior = 20 mm, margem inferior = 25 mm, margem esquerda = 20 mm, margem direita = 20 mm e espao entre colunas = 6 mm. Todo o trabalho usar fonte Times New Roman. O corpo do texto deve ser preparado com fonte tamanho 12. O ttulo do trabalho, tabelas e referncias usaro fontes com tamanhos distintos. O ttulo do artigo deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 18, alinhado com a margem esquerda. Iniciar as palabras do ttulo com letras maisculas. Entre o ttulo e o nome do primeiro autor dever ser colocada uma linha em branco, tamanho 12. Entre o nome do primeiro e o nome do segundo h uma linha em branco, tamanho 12. Entre o nome do ltimo autor e o resumo dever haver uma linha em branco, tamanho 12. Entre palavras-chave e o primeiro item so 2 linhas em branco, tamanho 12. Todos os pargrafos devem ser totalmente justificados, esquerda e direita de cada coluna. O primeiro pargrafo de cada item deve ser justificado esquerda. Os pargrafos seguintes

so recuados, iniciando a partir da terceira letra. O artigo completo deve apresentar um limite mximo de 8 pginas, em formato Word 2010. O artigo dever ser submetido sem pginas numeradas em MS Word. Recomenda-se no ultrapassar 10Mb de memria. Caso este limite seja ultrapassado, favor entrar em contacto com a Comisso Organizadora da COBRAE 2013, antes de submeter o artigo pela web page do evento. Este documento apresenta a formatao automtica do artigo.

2 2.1

FORMATOS ESPECFICOS Ttulos de Itens

A numerao de todos os ttulos de sees e sub sees justificada esquerda de cada coluna. Todos os ttulos so justificados esquerda de sua numerao, iniciando-se a partir da sexta letra. A fonte Times New Roman, tamanho 12. Ttulos de primeira ordem (seo) tero todas as letras maisculas. Ttulos de segunda e terceira ordem (sub seo) tero a primeira letra maiscula e as restantes minsculas. 2.1.1 Seo de Terceira Ordem O espao entre ttulo e texto de 1 linha,

tamanho 12. Ao fim do texto de cada seo sero colocadas 2 linhas em branco (tamanho 12) antes do prximo item. Para a sub seo, o espao livre de 1 linha somente antes de nova sub seo (primeira ou segunda ordem) ou 2 linhas antes de nova seo (primeira ordem). 3 FIGURAS E TABELAS

T = (1 -

Fo H 2 ) Fr I R

(1)

Unidades SI e smbolos convencionais devem ser usados.

AGRADECIMENTOS Esta seo no numerada. O corpo do texto tem a mesma formatao das sees anteriores.

As figuras e tabelas devero ser ntidas e inseridas no texto, junto sua primeira referncia, nunca excedendo as margens da pgina. As legendas das figuras so inseridas abaixo da ilustrao. As legendas das tabelas so inseridas acima das mesmas.

REFERNCIAS Esta seo no numerada e deve ser apresentada em Times New Roman, tamanho 10. exceo da primeira linha do texto da referncia, as demais tero um recuo de 5mm em relao ao limite esquerdo da coluna (incio a partir da quarta letra da primeira linha). Os ttulos de livros, dissertaes, teses, revistas e anais de eventos devem aparecer em itlico. Quando a referncia citada estiver disponvel apenas em CD-ROM, acrescentar ao final da descrio da mesma a expresso CDROM. No caso de citaes de material da internet, a referncia deve incluir a instituio, empresa, ou autor responsvel pela informao, o endereo eletrnico e a data de acesso. Os trabalhos citados no texto devem ser listados nas referncias em ordem alfabtica, nas formas exemplificadas abaixo:
Ingold, T.S. e Miller, K.S. (1983) Drained Axisymmetric Loading of Reinforced Clay, Journal of Geotechnical Engineering, ASCE, Vol. 109, p. 883-898. Leshchinsky, D. e Perry, E.B. (1987) A Design Procedure for Geotextile Reinforced Walls, Geosynthetics'87, IFAI, New Orleans, LA, USA, Vol. 1, p. 95-107. Silva, A.R.L. (1995) Anlise de Estabilidadede de Aterros, Dissertao de Mestrado, Programa de PsGraduao em Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Braslia, 183 p. Terzaghi, K. e Peck, R.B. (1987) Soil Mechanics in Engineering Practice, 2nd ed., McGraw Hill, New York, NY, USA, 685 p.

Figura 1. Legenda em Times New Roman, tamanho 10.

Todas as legendas de figuras e tabelas sero numeradas com nmeros arbicos, na fonte Times New Roman, tamanho 10.
Tabela 1. Legenda em Times New Roman, tamanho 10. Solo e c' ' (kPa) 3 ( ) (kN/m ) Solo A 0,75 17,2 12,0 31 Solo B 0,59 20,0 0 43 Solo C 0,83 18,9 15,3 37

EQUAES

As equaes e expresses matemticas devem ser justificadas esquerda e numeradas sequencialmente, com o nmero da equao justificado direita e entre parntesis, utilizando numerao arbica. Em equaes de vrias linhas, a sua numerao deve ser feita na ltima linha. As frmulas e o texto devem ser separados por uma linha. As equaes devem ser feitas na mesma fonte do texto, com os ndices de 3 pontos abaixo, como o exemplo seguinte:

Vous aimerez peut-être aussi