Vous êtes sur la page 1sur 56

MANUTENO E RECUPERAO DE EDIFCIOS

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - I


INTRODUO
O concreto de cimento Portland tem provado ser o material de construo mais adequado para estruturas, superando com larga vantagem outras alternativas viveis, como madeira, ao ou alvenaria. Embora possa ser considerado resistente e durvel, desde que receba manuteno sistemtica e programada, existe construes que apresentam manifestaes patolgicas significativas, acarretando elevados custos para sua recuperao. Sempre h comprometimento dos aspectos estticos e, na maioria das vezes, reduo da capacidade resistente, podendo chegar ao colapso parcial ou total da estrutura. Observa-se em geral duas coisas Um descaso que leva a simples reparos superficiais ou a demolies ou reforos injustificados. Os dois extremos so desaconselhveis uma vez que existe atualmente uma elevada gama de tcnicas e produtos desenvolvidos para solucionar esses problemas.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - II

Ruptura de pilar do subsolo de um edifcio, observa-se a flambagem da armadura principal do pilar. Causa: Concreto de resistncia inadequada (7,0 Mpa em compresso axial) Corroso de armadura por cloretos em estrutura de concreto em zona martima.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - III

M performance de um reparo executado de forma inadequada na face inferior de uma laje, agravando ainda mais o problema inicial.

Danos causados pelo incndio de uma estrutura

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - VI


PATOLOGIA E TERAPIA DAS CONSTRUES
Patologia o estudo das partes que compem o diagnstico do problema
- Sintomas
- Mecanismos - Causas e Origens dos defeitos

Terapia cabe estudar a correo e a soluo desses problemas patolgicos


PATOLOGIA

Sintomas
Os problemas patolgicos apresentam manifestao caracterstica a partir do qual se pode deduzir qual a natureza, a origem e os mecanismos dos fenmenos envolvidos. Sintomas mais comuns: - fissuras - eflorescncias - flechas excessivas - manchas no concreto aparente - corroso das armaduras - ninhos de concretagem - degradao qumica

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - V


Mecanismo
Todo problema patolgico (vcio de construo) ocorre a partir de um mecanismo. Por exemplo a corroso de armaduras no concreto armado um fenmeno de natureza eletroqumica, que pode ser acelerado pela presena de agentes agressivos externos, do ambiente ou internos, incorporados ao concreto. Para que a corroso se manifeste necessrio que haja oxignio (ar), umidade (gua) e o estabelecimento de uma clula de corroso eletroqumica (heterogeneidade da estrutura) que s ocorre aps a despassivao da armadura.

Clula de corroso eletroqumica em concreto armado (Helene, 1986)

imprescindvel, por exemplo saber que devem ser limitadas as sobrecargas ou reforadas as vigas quando as fissuras so conseqncias de momento fletor, Neste caso, no basta a injeo das fissuras, pois estas poderiam reaparecer em posies muito prximas s iniciais.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - VI


Origem
Um diagnstico adequado do problema deve indicar em que etapa do processo construtivo teve origem o fenmeno.
O processo de construo e uso pode ser dividido em cinco grandes etapas:

Planejamento Projeto Fabricao de materiais e componentes fora da obra Execuo propriamente dita

Os problemas patolgicos s se manifestam aps o incio da execuo, a ltima etapa da fase de produo, normalmente ocorrem na etapa de uso. Certos problemas por exemplo resultantes de: Reaes lcali-agregados s aparecem com intensidade aps seis a doze anos Corroso de armaduras em lajes de forro/piso se manifestam aps treze anos

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - VII


Origem (cont.)
Uma fissura de momento fletor em vigas pode ter origem num projeto inadequado, na qualidade inferior do ao, na m execuo com concreto de resistncia inadequada, colocao sobre a viga de cargas superiores s previstas inicialmente. Para cada origem h uma terapia mais adequada, embora o fenmeno e os sintomas possam ser os mesmos. Uma elevada percentagem das manifestaes patolgicas tm origem nas etapas de planejamento e projeto (vide figura). As falhas de planejamento e projeto so mais graves que as falhas de qualidade dos materiais ou de m execuo. sempre prefervel investir mais tempo no detalhamento e estudo da estrutura que tomar decises apressadas ou adaptadas durante a execuo. Origem dos problemas com relao s etapas de produo e uso das obras civis (Grunau, 1981)

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - VIII


Causas
Os agentes causadores dos problemas patolgicos podem ser vrios: cargas, variao

da umidade, variaes trmicas intrnsecas e extrnsecas ao concreto, agentes biolgicos, incompatibilidade de materiais, agentes atmosfricos e outros.
No caso de uma fissura em viga por ao de momento fletor, o agente causador a carga ( se no houver carga no h fissura) qualquer que seja a origem do problema. J fissuras verticais nas vigas podem ter como agentes causadores tanto a variao da umidade (retrao hidrulica por falta de cura) quanto gradientes trmicos resultantes do calor de hidratao do cimento ou gradientes trmicos resultantes de variaes dirias de temperatura ambiente.

Conseqncias
Um diagnstico se completa com algumas consideraes sobre as conseqncias do problema no comportamento geral da estrutura. As consideraes podem ser de dois tipos, as que: - Afetam as condies de segurana da estrutura - Comprometem as condies de servio e funcionamento da construo Os problemas de patolgicos so evolutivos e tendem a se agravar com o passar do tempo, alm de acarretarem outros problemas. Por exemplo uma fissura de momento fletor pode dar origem corroso de armadura, flechas excessivas em vigas e lajes podem acarretar fissuras em paredes, etc.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - IX


Conseqncias (cont.)
As correes so mais durveis, mais efetivas, mais fceis de executar e muito mais baratas quanto mais cedo forem executadas. A demonstrao mais expressiva dessa afirmao e a chamada Lei de Sitter que mostra os custos crescendo segundo uma progresso geomtrica.

Dividindo-se as etapas construtivas e de uso em quatro perodos correspondentes ao projeto, execuo propriamente dita, manuteno preventiva efetuada antes dos primeiros trs anos e a manuteno corretiva efetuada aps surgimento dos problemas, a cada uma corresponder um custo que segue uma progresso geomtrica de razo cinco.

Lei de evoluo dos custos (Sitter, 1984)

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - X


Conseqncias (cont.)
PROJETO

Toda medida tomada a nvel de projeto com o objetivo de aumentar a proteo e a durabilidade da estrutura, como apresentado nos exemplos abaixo, implica num custo

que pode ser associado ao nmero 1 (um):


- Aumentar o cobrimento da armadura - Reduzir a relao gua/cimento do concreto - tratamentos superficiais - detalhes construtivos adequados - especificar cimentos, aditivos e adies com caractersticas diferenciadas
EXECUO

Toda medida tomada extra-projeto, ou seja, durante a execuo, implica num custo 5 (cinco) vezes superior ao custo que teria sido acarretado se esta medida tivesse sido tomada na poca da elaborao do projeto (custo 1): Um exemplo tpico a da reduo da relao gua/cimento do concreto para aumentar a durabilidade e a proteo armadura. Essa nova caracterstica do concreto acarretariam a reduo das dimenses dos componentes estruturais, economia de frmas, reduo de taxa de armadura, reduo de volume e peso prprio, etc.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XI


Conseqncias (cont.)
MANUTENO PREVENTIVA

Toda medida tomada com antecedncia e previso, durante o perodo de uso e manuteno da estrutura, pode ser associada a um custo 5 (cinco) vezes menor que aquele necessrio correo dos problemas gerados a partir da no interveno preventiva tomada com antecedncia manifestao de patologia. Ao mesmo tempo estar associada a um custo de 25 (vinte e cinco) vezes superior quele que teria acarretado uma deciso de projeto para obteno para obteno do mesmo grau de proteo e durabilidade da estrutura.
MANUTENO CORRETIVA

Corresponde aos trabalhos de diagnstico, prognstico, reparo e proteo das estruturas que j apresentam manifestaes patolgicas (correo de problemas evidentes. A estas atividades pode-se associar um custo 125 (cento e vinte e cinco) vezes superior ao custo das medidas que poderiam ter sido tomadas na poca da elaborao do projeto.
CONCLUSO:

Segundo Sitter, adiar uma interveno significa aumentar os custos diretos em progresso geomtrica de razo 5 (cinco), levando em conta os custos da obra orado a partir do projeto original.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XII


TERAPIA
As medidas de correo dos problemas tanto podem incluir reparos localizados, quanto uma recuperao generalizada da estrutura ou reforos de, pilares, vigas e lajes. recomendvel a implantao de um programa de de manuteno peridica (vida til prevista, agressividade da condies ambientes, natureza dos materiais e medidas protetoras adotadas).

Procedimento
A escolha dos materiais e da tcnica de correo a ser empregada depende do diagnstico do problema, das caractersticas da regio a ser corrigida e das exigncias de funcionamento do elemento que vai ser objeto da correo. Reforo generalizado
Exemplo: Nos casos de elementos estruturais que necessitam ser colocados em carga aps algumas horas da execuo da correo, pode ser necessrio e conveniente utilizar sistemas de base epxi ou polister. Nos casos de prazos mais dilatados, pode ser conveniente utilizar argamassas e grautes de base mineral e, nas condies normais de solicitao (aps 28 dias) os materiais podem ser argamassas e concretos adequadamente dosados.

Reparo localizado

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XIII


MATERIAIS PARA REPARO, REFORO E PROTEO
Concreto
O concreto o material tradicionalmente utilizado em reforos e reparos, requer um trao especialmente formulado que altere melhor algumas de suas caractersticas naturais. - plastificantes - altas resistncias iniciais - redutores de gua - ausncia de retrao de secagem - expanses controladas - impermeabilizantes - elevada aderncia ao substrato - escria de alto forno - baixa permeabilidade - cinza volante - baixa relao gua/cimento - outras propriedades com utilizao de aditivos e adies: - Slica ativa So disponveis no mercado microconcretos e argamassas industrializadas j adequadamente formulados para utilizao em reforos e reparos: - segundo o tipo de problema patolgico em questo - segundo as caractersticas da regio a ser reparada (vertical o horizontal) - resistentes agressividade do ambiente - concretos projetados (agregado grado com dimenso mxima de 9 mm) Os materiais avanados ( base de resinas, fibras, fleres, etc) estabeleceram como uma resposta tcnico-cientfica moderna as exigncias do desempenho e durabilidade.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XIV


Aditivos
So produtos especialmente formulados para modificar algumas propriedades dos concretos e argamassas, tanto no estado fresco quanto endurecido. Sendo todo produto adicionado at o mximo de 5% em relao a massa de cimento, acima dessa porcentagem deve ser considerado como adio. Normalmente so utilizados para reparos e reforos os aceleradores de pega e endurecimento, os retardadores, os redutores de gua (plastificantes) e expansores. Os aditivos impermeabilizantes reduzem muito a resistncia mecnica dos concretos.

Argamassas polimricas
So argamassas base de cimento Portland modificadas com polmeros, com agregados e graduao adequadas, podem ser chamadas de argamassas base mineral e o processo de endurecimento est baseado na reao dos gros de cimento com a gua de amassamento. Em geral tem retrao compensada e so tixotrpicas para uso em superfcies verticais e inclinadas. Podem ser formuladas com resinas acrlicas do tipo metilmetacrlato ou estirenobutadieno ou ento com resinas base de PVA (aplicao restrita, baixa resistncia umidade e ao agressiva do ambiente).

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XV


Grautes de base cimento
um material fluido e auto-adensvel no estado recm misturado, formulado para preencher cavidades e tornar-se aderente, resistente e sem retrao no estado endurecido. Um graute de base cimento constitudo por cimento Portland, agregados de granulometria adequada, aditivos expansores e aditivos superplastificantes. So recomendados para reparos em locais de difcil acesso ou sees densamente armadas em razo das suas caractersticas de fluidez, boa aderncia, baixa retrao e alta impermeabilidade (baixa porosidade).

Argamassas e grautes orgnicos


So argamassas e grautes formulados com resinas orgnica cuja aglomerao e resistncia dada pelas reaes de polimerizao e endurecimento dos componentes das resinas, em ausncia de gua. O cimento Portland pode entrar na composio do produto apenas como um agregado fino (filler), preenchendo os vazios da areia, atuando com um material inerte. Pelo fato de constiturem-se em argamassas e grautes com caractersticas de elevada resistncia mecnica e qumica so apropriados para serem aplicados em ambientes altamente agressivos ou em condies onde so exigidos alto desempenho dos reparos, reforos e protees. Os grautes podem ser formulados para uso em pequenos volumes e espessuras (possuem elevada aderncia porm baixo mdulo de deformao longitudinal) podendo ser utilizados para preenchimento de fissuras.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XVIII


leos
leo de soja, leo de peroba e certos cidos de consistncia oleosa, podem ser usados para impermeabilizao e proteo da superfcie do concreto. Em geral escurecem a superfcie do concreto. O concreto deve ter idade superior a 14 dias para aplicao. Recomenda-se neutralizar previamente a sua superfcie antes da aplicao, atravs do uso de soluo composta de 2,4 kg de cloreto de zinco com 3,8 kg de cido fosfrico em 100 litros de gua. Aguardar secagem por 48 h antes da aplicao dos leos, sendo que os leos podem ser diludos em querosene, recomenda-se pelo menos duas demos espaadas de mais de 24 h. Como esta soluo cida, no recomendvel em estruturas de concreto protendido nem em casos de pequeno cobrimento da armadura.

Vernizes e hidrofugantes de superfcie


So pinturas aplicadas superfcie da estrutura de concreto destinadas a protege-la e impermeabiliza-la, sem contudo alterar seu aspecto. Normalmente tm maior aplicao em estruturas e alvenarias aparentes, sem revestimentos, e localizadas em superfcies verticais e horizontais internas (tetos e coberturas). Excelente em aplicao em fachadas, estruturas externas ou internas. No so recomendveis para locais com solicitao mecnicas e fsica forte, nem para locais submetidas a presso de gua, tais como reservatrios, canaletas, etc.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XIX


Vernizes e hidrofugantes de superfcie (cont.)
Formam um filme superficial contnuo tais como os vernizes poliuretanos, vernizes epxi e os vernizes de base acrlica. No devem ser utilizados vernizes tipo ltex PVA base gua, pois tm baixssima durabilidade, reduzida aderncia e se degradam rapidamente, quando em presena de agentes atmosfricos agressivos (industriais). Em certas condies pode ser mais conveniente utilizar hidrofugantes de superfcie que so capazes de penetrar alguns milmetros no concreto e por um mecanismo de repelncia eletrosttica impedem a penetrao das molculas de gua e das substncias agressivas que estejam dissolvidas nessa gua. Os hidrofugantes so todos de base silicone (resina silicone, silanos, etc.), todos so monocomponentes dispersos em solvente.

Tintas orgnicas
So disperses de pigmentos em aglutinantes que, quando aplicadas em finas camadas sobre uma superfcie, sofrem um processo de secagem ou cura e endurecimento formando um filme slido, aderente ao substrato e impermevel. So constitudas basicamente de resina, solvente, pigmento e aditivo. A resina o componente mais importante da tinta, pois ela que confere as propriedades de resistncia, aderncia, flexibilidade, impermeabilidade e brilho ao sistema. Os pigmento so importantes quando se deseja uma proteo anticorrosiva, seja por barreira, inibio qumica ou por proteo catdica

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXII


Produtos p/ ancoragem e emendas de barras de ao
So em geral de base polimrica, predominantemente polister bicomponente, ou de base cimento, ambos de pega rpida e ligeiramente expansivos. Para emendas de barras de ao h uma emenda padro que consiste de uma luva de ao, seo de um tubo, na qual so introduzidas as duas barras a emendar. Atravs da prensagem hidrulica, a luva deforma-se contra as barras, ancorando-se em suas nervuras.

Concretos e argamassas de pega/endurecimento rpido


Inmeras vezes necessrio proceder-se a reparos rpidos que permitam a retomada da produo em indstrias ou a liberao do trfego, por exemplo. Os produtos constituem-se em argamassas formuladas com cimentos aluminosos que apresentam pega rpida e resistncia elevadas s primeiras idades, podem tambm ser formuldaso com base na reao do magnsio com fosfatos ou materiais de base sulfato de clcio, que desenvolvem altas resistncias iniciais.

Tijolos anticorrosivos
Conferem proteo otimizada contra ataque qumico severo e so portanto indicados para uso em indstrias farmacuticas, petroqumicas, qumicas e de papel e celulose. Alm do tijolo necessrio utilizar uma membrana impermevel e ainda incorporar um refratrio anticorrosivo entre o revestimento e a membrana. Um tijolo anticorrosivo fabricado a partir de matrias-primas com teor de fundentes especialmente baixo, apresentando baixa porosidade e ausncia de absoro.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXIII


GUIA PARA DIAGNSTICO E CORREO DOS PROBLEMAS
Corroso de armaduras
Manifestao tpica - A

Diagnstico: - concreto com alta permeabilidade - cobrimento insuficiente das armaduras - m execuo Alternativas para correo: - remover o concreto afetado e os produtos de corroso (limpeza de superfcie) - reconstituir a seo original da armadura - em incios de corroso recuperar o componente estrutural (manter seo) - em casos avanados de corroso reforar o componente estrutural (aumentar seo) - aplicar revestimento de proteo - eventualmente, demolir e reconstruir

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXIV


Corroso de armaduras
Manifestao tpica - B

Manchas marrom-avermelhadas ou esverdeadas na superfcie do concreto

Diagnstico: - agentes agressivos do ambiente impregnados na estrutura (cloretos) - agentes agressivos incorporados ao concreto durante seu amassamento. Alternativas para correo: - remover o concreto afetado e os produtos de corroso (limpeza de superfcie) - reconstituir a seo original da armadura - na presena de agentes agressivos efetuar a correo com primer rico e efetuar barreira epxi entre o concreto contaminado e a argamassa de reparo - aplicar revestimento de proteo - eventualmente, demolir e reconstruir

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXV


Ninhos (segregao)
Manifestao tpica

Diagnstico: - dosagem inadequada - dimenso mxima caracterstica do agregado grado inadequada - lanamento e adensamento inadequados - taxa excessiva de armaduras Alternativas para correo: - remover o concreto segregado e limpar bem as superfcies - em casos de reparos superficiais: argamassa polimrica base cimento, base epxi - em casos de reparos profundos: argamassa polimrica base cimento, graute, concreto - aplicar revestimento de proteo

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXVII


Fissuras de flexo (VIGAS)
Manifestao tpica

Diagnstico: - sobrecargas no previstas - estribos insuficientes - ancoragem insuficiente - armadura mal posicionada no projeto ou na execuo Alternativas para correo: - preparar e limpar criteriosamente a fissura - recuperar monolitismo (injetar resina epxi com ou sem limitao de sobrecargas - reforar a viga atravs de: - colocao de nova armadura longitudinal e reconcretagem - colocao de novos estribos e reconcretagem - colocao de chapas metlicas aderidas com epxi - eventualmente, demolir e reconstruir

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXVIII


Fissuras de cisalhamento (VIGAS)
Manifestao tpica

Diagnstico: - sobrecargas no previstas - estribos insuficientes - estribos mal posicionados no projeto ou na execuo - concreto de resistncia inadequada Alternativas para correo: - preparar e limpar criteriosamente a fissura - recuperar monolitismo (injetar resina epxi com ou sem limitao de sobrecargas - reforar a viga atravs de: - colocao de nova armadura longitudinal e reconcretagem - colocao de novos estribos e reconcretagem - colocao de chapas metlicas aderidas com epxi - eventualmente, demolir e reconstruir

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - XXXXIX


Deteriorao generalizada (PONTES E VIADUTOS)
Manifestao tpica - corroso de armaduras / deteriorao de peitoris - degradao de juntas de movimentao - percolao de gua - quebra de cantos em dentes Gerber - deteriorao de apoios / fissuras Diagnstico: - cobrimento insuficiente - impactos / projetos inadequados - peitoris muito esbeltos / ausncia de manuteno - posio inadequada das armaduras / solicitao excessiva Alternativas para correo: - preparar e limpar adequadamente as fissuras e superfcies - restaurar o monolitismo: injetar resina epxi. - reparar ou reforar regies com armaduras corrodas. - restaurar bordas de junta de movimentao com argamassa epxi. - restaurar dentes Gerber. - eventualmente, criar pingadeiras, efetuar revestimentos de proteo, aumentar ralos, estender buzinotes. - aplicar revestimento de proteo / eventualmente demolir e reconstruir.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - L


Percolao de lquidos e corroso de armaduras (SILOS E TANQUES)
Manifestao tpica

Diagnstico: - tirante ou espaador mal executado - junta de concretagem mal executada - ninho de concretagem - movimentao trmica diferencial - armadura insuficiente - cobrimento insuficiente - concreto de resistncia inadequada Alternativas para correo: - preparar e limpar adequadamente as fissuras e superfcies - restaurar o monolitismo: injetar resina epxi. - demolir e restaurar cavidades localizadas: argamassa polimrica base cimento. - reparar ou reforar locais com corroso de armaduras. - reforar a estrutura. - aplicar revestimento de proteo. - impermeabilizar e proteger termicamente.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LI


Deteriorao generalizada (Estruturas em gua do mar ou gua doce)
Manifestao tpica - Desgaste mecnico - corroso nos elementos semi-submersos - quebra de arestas e cantos / fissuras

Diagnstico: - concentrao de tenses em cantos - concreto com alta permeabilidade - m execuo - cobrimento insuficiente - manuseio de materiais agressivos (adubos, carvo, enxofre, etc) Alternativas para correo: - remover as partes soltas e limpar criteriosamente a superfcies - restaurar o monolitismo: injetar resina epxi. - demolir e restaurar cavidades localizadas: argamassa polimrica base cimento. - reparar ou reforar locais com corroso de armadura. - reforar regies submersas: graute para reparo submerso. - aplicar revestimento de proteo

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LII


Deteriorao acentuada da parte superior (Galerias de gua e esgoto)
Manifestao tpica - corroso de armaduras - degradao do concreto

Diagnstico: - concreto de resistncia inadequada - cobrimento insuficiente - m aerao da tubulao - rupturas localizadas por ao de cargas excessivas ou recalques - ausncia de proteo Alternativas para correo: - preparar e limpar cuidadosamente as superfcies - restaurar o monolitismo: injetar resina epxi. - reparar : argamassa polimrica base cimento e argamassa polimrica projetada. - reconstruir ou reforar: concreto, concreto projetado. - aplicar revestimento de proteo.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LIII


Deteriorao da parte submersa (Galerias de gua e esgoto)
Manifestao tpica - desgaste - cavitao

Diagnstico: - concreto de resistncia inadequada - rupturas localizadas por ao de cargas excessivas ou recalques - velocidade excessiva do lquido - excesso de partculas abrasivas - ausncia de proteo Alternativas para correo: - preparar e limpar cuidadosamente as superfcies - reparar : argamassa polimrica base cimento e argamassa polimrica projetada. - reconstruir ou reforar: concreto, graute para reparo submerso, concreto projetado. - aplicar revestimento de proteo.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LV


Defeitos de elementos estruturais de fundao (Fundaes)
Manifestao tpica

Diagnstico: - projeto inadequado - concreto de resistncia inadequada - m execuo Alternativas para correo: - remover as partes soltas, preparar e limpar cuidadosamente as superfcies - reforar os componentes de fundaes com problemas: blocos, sapatas e estacas - Demolir e reconstruir cabeas de estacas: microconcreto fluido e concreto.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LVI


PROCEDIMENTOS DE PREPARO E LIMPEZA DO SUBSTRATO
PREPARO DO SUBSTRATO

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LVII


Escarificao Manual
Usos mais comuns
Preparao de pequenas superfcies e locais de difcil acesso para os equipamentos maiores. Apicoamento das superfcies.

Equipamento
Ponteiro, talhadeira e marreta

Procedimento
Escarificar de fora para dentro, evitando golpes que possam lascar as arestas e contornos da regio em tratamento. Retirar todo o material solto, mal compactado e segregado at atingir concreto so, obtendo superfcie rugosa e coesa, propiciando boas condies de aderncia. Deve-se prever cimbramento adequado, quando necessrio.

Vantagens
Pouco rudo e ausncia de poeira excessiva, alm de no exigir instalaes especficas de gua ou energia e mo-de-obra especializada

Desvantagens
Baixa produo, uso restrito. Aps a escarificao necessrio efetuar limpeza com ar comprimido para remoo do p. Requer cuidados para no comprometer a estrutura

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LVIII


Disco de Desbaste
Usos mais comuns
Preparao e desbaste de grandes superfcies.

Equipamento
Lixadeira industrial com disco, adequado para desbaste de pisos (polimento), mido ou a seco.

Procedimento
Aplicar o disco com lixa sobre a superfcie, aproveitando o peso do prprio equipamento. Efetuar o desbaste em camadas ou passadas cruzadas a 90. Desbastar, de cada vez, uma espessura pequena, mantendo uniformidade de espessura em toda a superfcie.

Vantagens
Alta produo.

Desvantagens
Requer mo-de-obra especializada.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LIX


Escarificao Mecnica
Usos mais comuns
Preparao de grandes superfcies, apicoamento.

Equipamento
Rebarbador eletromecnico ou fresas (para pisos).

Procedimento
Escarificar de fora para dentro para evitar lascamentos das arestas e cantos. Em superfcies planas, remover a nata superficial e procurar conferir rugosidade ao concreto. Retirar todo o material solto, mal compactado e segregado at atingir o concreto so. Deve-se prever o cimbramento adequado, quando necessrio.

Vantagens
Alto rendimento na preparao, no requerendo mo-de-obra especializada (qualificada).

Desvantagens
Rendimento baixo para espessuras superiores a 1 cm. Requer cuidados para no comprometer a estrutura. Aps a escarificao necessrio proceder limpeza com ar comprimido, para remoo do p.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LX


Demolio
Usos mais comuns
Preparao de grandes superfcies, demolies.

Equipamento
Martelete pneumtico (20 kg) ou eletromecnico.

Procedimento
Retirar todo o material solto, mal compactado e segregado at atingir o concreto so. Deve-se prever cimbramento adequado.

Vantagens
Permite o uso de vrios marteletes acoplados a um s compressor (no caso do martelete pneumtico). Alto rendimento na preparao.

Desvantagens
Requer cuidados para no comprometer a estrutura existente. A demolio no adequada para elementos estruturais esbeltos. Necessita de mode-obra especializada.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXI


Lixamento Manual
Usos mais comuns
Preparo de superfcies reduzidas, lixamento de barras de ao.

Equipamento
Lixa dgua para concreto ou lixa de ferro para ao.

Procedimento
Esfregar a lixa em movimentos circulares e enrgicos sobre a superfcie. No caso do ao, tentar obter cor metlica denominada estado de metal quase branco. (*)

Vantagens
Dispensa equipamentos pesados.

Desvantagens
Baixa produo e exigncia de controle criterioso (fiscalizao). (*) Toda a carepa de laminao e produtos da corroso devero ser removidos, de modo que o
metal apresente apenas leves manchas na superfcie. Aps a limpeza, 95% de cada rea de 9 cm2 devero estar livres de resduos visveis e apresentar colorao cinza claro (BS 4232).

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXII


Lixamento Eltrico
Usos mais comuns
Superfcies de concreto ou chapas de ao.

Equipamento
Disco de lixa acoplado a uma eletromecnica provida de um protetor. lixadeira

Procedimento
Manter a lixa paralela superfcie em tratamento, procurando fazer movimentos circulares.

Vantagens
Remove as impurezas existentes na superfcie do concreto, abre e limpa seus poros. Remove a carepa de laminao e a crosta de corroso superficial das chapas metlicas. Permite a remoo de eflorescncias e a regularizao das superfcies de concreto. Alto rendimento na preparao.

Desvantagens
Provoca elevado grau de sujeira e poeira no ambiente, requerendo o uso de mscara antip para proteo do operador.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXIII


Escovamento Manual
Usos mais comuns
Preparao de superfcies de pequenas dimenses em locais de fcil acesso e remoo de produtos de corroso incrustados nas barras.

Equipamento
Escova com cerdas de ao.

Procedimento
Escovar a superfcie at a completa remoo da partculas soltas ou qualquer outro material indesejvel.

Vantagens
Fcil acesso e manuseio, no requerendo mo-deobra especializada nem instalaes especficas. Em contato com a armadura, retira os produtos da corroso, desde que a escova seja aplicada de forma enrgica e eficiente.

Desvantagens
Baixa produo, uso restrito.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXIV


Pistola de Agulha
Usos mais comuns
Limpeza de superfcies metlicas, retirada de corroso e de pinturas.

Equipamento
Pistola eletromecnica.

Procedimento
Colocar a pistola em contato com a armadura ou chapa metlica at que seja retirada toda a camada de corroso ou tinta. Deve-se tomar cuidado para evitar que o equipamento entre em contato com o concreto.

Vantagens
Remove os produtos da corroso (ferrugem) das armaduras, deixando a superfcie na condio de metal branco. (*)

Desvantagens
Risco de danificao das agulhas quando em contato com o concreto. (*) Toda a carepa de laminao e produtos da corroso devero ser removidos, de modo que o
metal apresente apenas leves manchas na superfcie. Aps a limpeza, 95% de cada rea de 9 cm2 devero estar livres de resduos visveis e apresentar colorao cinza claro (BS 4232).

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXV


Jato de Areia Seco ou mido
Usos mais comuns
Preparao de grandes reas e locais angulosos.

Equipamento
Compressor de ar, equipamento de jato de areia, abrasivo (areia), mangueira da alta presso, bico direcional e, eventualmente, gua. A areia utilizada deve ter uma granulometria adequada, deve ser lavada, isenta de matria orgnica e precisa estar seca no momento da utilizao.

Procedimento
Manter o bico de jato numa posio ortogonal superfcie de aplicao. Mov-lo constantemente em crculo, distribuindo uniformemente o jato para melhor remoo de todos os resduos que possam vir a prejudicar a aderncia.

Vantagens
Prepara as superfcies a serem recuperadas ou reforadas, eliminando todas as partculas soltas, removendo todo o material que possa a vir prejudicar a aderncia da acamada protetora.

Desvantagens
Provoca elevado grau de sujeira e p (jato seco) no ambiente. No remove fraes de espessuras superiores a 3 mm e, em certos casos no dispensa escarificao prvia. Aps a utilizao do jato seco deve-se limpar toda a superfcie com ar comprimido

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXVI


Disco de corte
Usos mais comuns
Retirada de rebarbas, delimitao do contorno da rea de reparo, abertura de vincos para tratamento de fissuras.

Equipamento
Mquina de corte dotada de disco diamantado.

Procedimento
Manter o disco em posio ortogonal superfcie. Antes de iniciar, demarcar com lpis de cera ou equivalente o contorno de servio a ser executado.

Desvantagens
Requer o uso de mo-de-obra especializada e acessrios adequados. Dificuldade de acesso deste tipo de equipamento a algumas regies especficas. Requer tambm cuidados quanto ao controle da espessura do corte para no danificar estribos e armaduras.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXVIII


Remoo de leos e Graxas impregnados
A remoo de leos, graxas e gorduras impregnados em concretos em profundidades superiores a 3 mm requer a remoo do concreto contaminado atravs dos procedimentos descritos no procedimento de escarificao mecnica, queima controlada ou eventualmente demolio. Aps a escarificao do concreto, retirada do material solto e desligamento absoluto de fontes de calor e chamas, aplicar na superfcie um removedor de graxas e limpador base de solvente de alta penetrao, nocorrosivo, adequadamente formulado para esta finalidade.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXX


LIMPEZA DAS SUPERFCIES

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXI


Jato de gua Fria
Usos mais comuns
Limpeza de grandes reas.

Equipamento
Mangueira de alta presso, equipamento tipo lava-ajato e bico direcional.

Procedimento
Iniciar a limpeza pelas partes mais altas, procurando manter uma presso adequada para remoo de partculas soltas. Executar, de preferncia, movimentos circulares com o bico de jato para facilitar a limpeza de toda a superfcie.

Vantagens
Possibilita limpar a superfcie, umedecendo-a ao mesmo tempo.

Desvantagens
No adequado quando os materiais de reparo requerem substrato seco para boa aderncia.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXII


Jato de gua Quente
Usos mais comuns
Limpeza de grandes reas ou locais levemente contaminados com gorduras.

Equipamento
Mangueiras de alta presso, equipamento tipo lavaa-jato e bico direcional.

Procedimento
Iniciar a limpeza nas partes mais altas, procurando manter uma presso adequada para remoo de partculas soltas. Executar, de preferncia, movimentos circulares com o bico de jato para facilitar a limpeza de toda a superfcie.

Vantagens
Ajuda a eliminar impurezas orgnicas tais como graxas, leos, pinturas, etc., quando associado a removedores biodegradveis.

Desvantagens
No adequado quando os materiais de reparo requerem substrato seco para boa aderncia. Requer proteo com luvas trmicas e operador habilitado.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXIII


Vapor
Usos mais comuns
Preparao de grandes reas e locais contaminados com impurezas orgnicas e minerais (sais).

Equipamento
Mangueiras de alta presso, dotada de isolamento trmico para evitar perda de calor, bico direcional e caldeira para gerao de vapor.

Procedimento
Se em forma de jato, o procedimento similar ao descrito no procedimento jato de gua fria.

Vantagens
Ajuda a eliminar impurezas orgnicas como graxa, leo, pintura, etc., preferencialmente, deve ser associado a removedores biodegradveis para obter melhor performance.

Desvantagens
Exige operador especializado.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXIV


Lavagem com Solues cidas
Usos mais comuns
Preparao de grandes reas onde no haja, preferencialmente, armadura exposta ou muito prxima superfcie, remoo de tintas e ferrugem de metais, ferramentas, etc.

Equipamento
Pulverizador, brocha, trincha ou esfrego.

Procedimento
Antes da aplicao, saturar a estrutura com gua limpa para evitar a penetrao do cido no concreto so. Preparar a soluo conforme orientao do produto, aplicar a soluo. A efervescncia sinal de descontaminao. Imediatamente aps a reao lavar a estrutura com gua limpa em abundncia, para a remoo de partculas slidas e resduos da soluo utilizada.

Vantagens
Remove da superfcie da estrutura materiais indesejveis como carbonatos, resduos de cimento, impurezas orgnicas, etc. melhorando as caractersticas aderentes do substrato, no requer equipamento especial.

Desvantagens
Seu emprego aconselhvel apenas para tratamentos de limpeza superficial, tendo em conta a possibilidade de infiltrao irreversvel de agentes cidos na estrutura.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXV


Lavagem com Solues Alcalinas
Usos mais comuns
Limpeza de grandes reas que apresentam resduos cidos impregnados.

Equipamento
Pulverizador, brocha, trincha ou esfrego.

Procedimento
Saturar a estrutura com gua limpa para evitar a infiltrao do soluo alcalina, que poder modificar as caractersticas do concreto. Aplicar a soluo concomitantemente com a lavagem da estrutura atravs de uma mangueira de gua.

Vantagens
Neutraliza especialmente a estrutura que esteve sujeita ao ataque cido, melhorando as caractersticas aderentes do substrato. O mtodo no agressivo armadura e no requer equipamento especial.

Desvantagens
Se por acaso houver presena de agregados reativos no concreto, pode provocar expanso devido reao lcaliagregado. No eficaz na remoo de produtos provenientes da corroso da armadura. Dificulta a aderncia de certos produtos base de epxi.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXVI


Remoo de leos e Graxas Superficiais
Usos mais comuns
Limpeza de superfcies horizontais (pisos) contaminadas superficialmente em espessuras menores que 2 mm.

Equipamento
Vassoura, brocha, trincha e esfrego.

Procedimento
Aplicar o removedor diretamente sobe as reas afetadas, deixando-o agir pelo menos por vinte minutos. A seguir, lavar a regio com gua em abundncia com o auxlio de um esfrego ou vassoura, para remoo de partculas slidas e resduos do produto utilizado.

Vantagens
No corrosivo, no ataca o concreto nem a armadura e no requer equipamento especial.

Desvantagens
No consegue remover gorduras e leos impregnados profundamente (> 2 mm) e havendo, neste caso, conforme o grau de contaminao, necessidade de escarificao mecnica ou queima controlada.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXVII


Jato de ar comprimido
Usos mais comuns
Remoo de p aps os procedimentos de preparo, como escarificao, escova de ao ou jato de areia. Tambm usado quando na superfcie for aplicada resina de base epxi, que requer substrato seco e limpo.

Equipamento
Mangueiras de alta presso e compressor dotado de filtro de ar e de leo, para garantir ar descontaminado.

Procedimento
Havendo cavidades, colocar no seu interior a extremidade da mangueira, executando a limpeza do interior para o exterior. Uma vez limpas, as cavidades devem ser vedadas com papel, precedendo-se ento limpeza da superfcie remanescente. importante comear sempre o processo pelas cavidades, passando depois para as superfcies circunvizinhas, de modo a evitar deposio de p no seu interior.

Vantagens
Remove o p e possibilita, logo em seguida, a aplicao de adesivo estrutural de base epxi, desde que o substrato esteja seco. Adequado para limpeza de fissuras, sob presso, antes da execuo de procedimentos de injeo de grautes ou resinas para restabelecimento do monolitismo estrutural.

Desvantagens
inadequado para superfcies midas.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXVIII


Solvente volteis

Usos mais comuns


Limpeza de superfcies de concreto ou de ao, instantes ants da aplicao de resinas de base epxi.

Equipamento
Pincel, estopa e algodo.

Procedimento
Aplicar o produto (acetona industrial) com estopa, pincel ou algodo nas superfcies e executar movimentos adequados para a retirada de resduos e contaminaes.

Vantagens
Retira cido rico (mos), contaminaes superficiais de gordura, graxas, tintas e leos. Por ser altamente voltil, evapora levando partculas de gua da superfcie e, conseqentemente, auxilia a secagem superficial.

Desvantagens
produto inflamvel evaporao). e muito voltil (perda por

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXIX


Saturao com gua
Usos mais comuns
Tratamento de superfcies de concreto antes da aplicao de argamassas e concreto de base cimento.

Equipamento
Mangueira perfurada, sacos de aniagem.

Procedimento
Imergir totalmente a superfcie a ser tratada por um perodo de, pelo menos, doze horas, antes de aplicar os produtos de base cimento. Essa imerso pode ser conseguida com a construo de barreiras temporrias e mangueira com vazo contnua. Em superfcies verticais, necessrio, quando a submerso for invivel, formar um filme contnuo de gua na superfcie com o auxlio de sacos de aniagem e mangueiras perfuradas. Instantes antes da aplicao dos produtos, retirar a gua e secar, com estopa seca e limpa, o excesso de gua superficial, obtendo-se a condio de superfcie saturada e seca (no encharcada).

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXXI


PROCEDIMENTOS DE REPARO E REFORO ESTRUTURAL
A necessidade de reparar ou reforar uma determinada estrutura (segurana e durabilidade) tem sido cada vez mais comum: - estruturas mais esbeltas; - solicitaes mais intensas; - ambientes mais agressivos; - conscincia e maior conhecimento dos responsveis pela manuteno, recuperao ou aumento do valor do imvel; - inviabilidade de demolio e reconstruo; - mudana de uso da construo - outros mais No se pode prescindir de um diagnstico adequado do problema patolgico, realizado por um especialista. Os servios devem ser iniciados a partir desse diagnstico, do projeto de recuperao e dos escoramentos e transferncias de carga necessrios.

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXXII


Reparos superficiais localizados

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXXIII


Reparos superficiais Grandes reas

RECUPERAO DAS ESTRUTURAS - LXXXIV


Reparos juntas de Movimentao

Vous aimerez peut-être aussi