Vous êtes sur la page 1sur 29

Microsoft

Office Word 2007


INTRODUO AO MICROSOFT OFFICE WORD
O Microsoft Office Word um programa destinado ao trabalho com textos, sendo assim um Processador de textos. Este sem dvida o Processador de textos mais utilizado no mundo todo, por ser um programa de fcil uso e totalmente integrado com o Sistema Operacional Windows, ambos da empresa Microsoft. Observao: - Um processador de textos um programa desenvolvido especificamente para criao de textos em ambientes domsticos e empresariais. Atravs do Word, o usurio encontrar ferramentas de fcil uso, podendo utiliz-las para o uso domstico, como por exemplo, na criao de cartas e trabalhos escolares, entre outros. Mas alm do uso domstico, o Word tambm muito utilizado na rea empresarial, como por exemplo, na criao de requerimentos, declaraes, entre outros. Com o Word, voc poder digitar seus textos sem preocupaes, pois ao trmino da digitao, poder modific-lo da maneira que deseja, utilizando as diversas ferramentas que o programa coloca a sua disposio, deixando assim o texto com uma aparncia profissional. Alm de todos os recursos citados, o Microsoft Word possui um poderoso corretor ortogrfico, que aponta automaticamente possveis erros ortogrficos no texto, permitindo que voc faa todas as correes antes de fazer, por exemplo, uma impresso. Para o usurio que no quer ter trabalho para criar textos complexos, o Word possui diversos modelos prontos para criao de: cartas, declaraes, convites, panfletos e etc.

EREA DE TRABALHO DO WORD

Microsoft

Office Word 2007


BOTO OFFICE Este boto rene os comandos bsicos do Word, permitindo Criar, Abrir, Salvar e Imprimir um documento FERRAMENTAS DE ACESSO RPIDO - Nesta barra pode-se personalizar os comandos que mais so utilizados, permitindo um rpido acesso a eles. BARRA DE TTULO Aqui identificado o nome do documento que est aberto no momento. Nesta barra tambm se localizam os botes de controle: Minimizar, Maximizar, Restaurar e Fechar; todos existentes em qualquer programa Windows.

FAIXA DE OPES - Esta faixa substitui os antigos Menus e Barras de ferramentas das verses anteriores do Word, tendo assim uma localizao rpida de Ferramentas para Trabalhos. A Faixa de Opes foi criada para ajud-lo a localizar rapidamente os comandos necessrios para executar uma tarefa. Os comandos so organizados em grupos lgicos, reunidos em guias. Cada guia est relacionada a um tipo de atividade como gravao ou disposio de uma pgina. Para diminuir a desorganizao, algumas guias so exibidas somente quando necessrio. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente exibida quando uma imagem selecionada. Guia Incio

Guia Inserir

Microsoft

Office Word 2007


Guia Layout da Pgina

Guia Referncias

Guia Correspondncias

Microsoft

Office Word 2007


Guia Reviso

Guia Exibio

REA DE TRABALHO: Local onde o texto ser digitado e trabalhado.

Microsoft

Office Word 2007


BARRA DE STATUS - A barra de Status onde se pode obter informaes de vrios recursos, como nmero de pginas e de palavras digitas no texto.

Digitando e salvando seu documento


Com seu documento aberto voc poder comear a digitar seu texto. Mas antes, necessrio o conhecimento de algumas das principais teclas do teclado para que no tenha dificuldades durante a digitao.

ENTER - Esta pode ser considerada uma das teclas mais utilizadas no Word. Ela serve principalmente para inserir linhas no texto. SHIFT Esta tecla serve para obter letras maisculas. Para isso, deve-se pressionar primeiramente Shift e em seguida a tecla desejada. Tambm serve para Inserir os smbolos das teclas de dupla funo. Exemplo: se voc pressionar a tecla shift mais a tecla 5, ir obter o smbolo de porcentagem (%). CAPS LOCK Como a tecla Shift, esta tecla tambm obtm letras maisculas, mas sem a necessidade de ser sempre pressionada. necessrio pression-la somente uma vez e todas as demais letras sero digitadas em maisculas. Para voltar a obter letras minsculas, s pression-la novamente. Estando ativa, um Led (pequena luz) ficar aceso no teclado. TECLAS DE MOVIMENTAO OU DE DIRECIONAMENTO Estas teclas servem para que voc consiga movimentar-se pelo texto, para cima, para baixo e para os lados. HOME Esta tecla ir posicionar o cursor no incio da linha. END Esta tecla ir posicionar o cursor no final da linha. TAB Esta tecla insere um espao automaticamente determinado. DELETE Esta tecla ir apagar o caractere direita do cursor. BACKSPACE Esta tecla ir apagar o caractere esquerda do cursor. ESC Esta tecla no Word serve para cancelar comandos e fechar as caixas de dilogo ativas no momento.

SALVANDO SEU DOCUMENTO


5

Microsoft

Office Word 2007


Com o texto digitado, o usurio poder editar, Inserir e manipular o texto da maneira que quiser, utilizando as diversas ferramentas do Word. Mas para que este documento possa ser utilizado outras vezes, necessrio que ele seja salvo no disco rgido (HD) de seu computador, ou em qualquer outra forma de armazenamento, como: disquete, CD, DVD, pendrive, entre outros.

HD / Hard Disk / Disco Rgido

Disquete 3 1/2

Pendrive

CD / DVD

Deve-se gravar (salvar) seu documento dando-lhe um nome e este ser gravado em forma de arquivo, por exemplo: declarao.docx Observao - .docx a extenso do documento. A extenso de um arquivo serve para identificar o seu tipo, que neste caso um arquivo de texto do Word. Verses antigas do Word utilizam a extenso .doc. Ento voc no conseguir abrir um documento de extenso .docx em verses anteriores a verso 2007. Porm, hoje j existe no mercado um aplicativo (programa executvel) que faz com que essas verses anteriores aceitem e abram arquivos de extenso .docx. Esse aplicativo voc encontra em qualquer site de download, seu nome Microsoft Office Compatibility Pack 2007. Basta voc fazer o download para qualquer pasta em sem computador, de preferncia na pasta Meus documentos, e dar um duplo clique sobre ele para execut-lo.

Clique aqui

Em seguida clique aqui

Quando voc posiciona o mouse sobre a opo Salvar como, so exibidas do lado direito algumas opes para salvar seu texto. Dentre estas opes voc poder salvar seu documento como um arquivo padro, poder salvar como um modelo ou como verso anterior do Word e etc. Quando um documento salvo como uma verso anterior do Word, este poder ser aberto em um Microsoft Word mais antigo, sendo salvo na verso .doc.

Microsoft

Office Word 2007

ABRINDO DOCUMENTOS EXISTENTES


Tendo salvado um documento, voc poder utiliz-lo quantas vezes quiser, podendo apenas ler seu contedo como tambm fazer modificaes. Para isso, voc dever recuperar este arquivo salvo no computador para que ele seja aberto novamente no Word. Isso feito utilizando a opo Abrir do boto Office.

Clique aqui

Em seguida clique aqui

Clicando nesta opo, ser aberta a caixa de dilogo Abrir. Ela bem parecida com a caixa Salvar como, s que sua finalidade mostrar os documentos salvos no computador e abr-los na rea de trabalho do Word.

Microsoft

Office Word 2007


Agora vamos segunda maneira de abrir um arquivo. Word 2007 armazena uma lista de documentos que foram recentemente abertos por voc. Ao posicionar o ponteiro do mouse na opo Abrir, esta lista estar do lado direito. Para abrir o documento basta clicar em seu nome na lista de Documentos Recentes.

CRIANDO DOCUMENTOS A PARTIR DE MODELOS


No porque o Office um pacote de escritrio que voc precisa us-lo s na sua empresa ou para fazer trabalhos. O Microsoft Word possui uma vasta gama de modelos prontos para que voc edite e utilize como quiser. Apesar de terem ficado realmente bons somente na verso 2007 do programa, desde verses mais antigas j havia a opo de utilizar exemplos para criar seus documentos. Na verso 2007, entretanto, tudo feito de uma forma fcil, pois no h a necessidade de entrar em nenhum site para isso, j que o prprio Word mostra o catlogo de modelos e baixa o escolhido diretamente do Office Online. Para acessar os exemplos, clique no boto que tem o smbolo do Office e depois na opo Novo. A janela de criao de novo documento conter todos os modelos disponveis em cada categoria. So mais de 60 categorias ordenadas alfabeticamente, de adesivos at vale-presentes. Mas lembre-se de que necessria uma conexo ativa com a internet para que os modelos sejam baixados. Por que comprar papis de carta, cartes e outros papis prontos, se voc pode criar os seus, com a sua cara, diretamente no Word e imprimi-los? Ou ainda, voc pode salv-los e enviar via internet.

Microsoft

Office Word 2007

Alm da forma bsica de criar um documento vista anteriormente, voc poder criar documentos a partir de modelos existentes no Word. Estes modelos ajudam a criar cartas, agendas, calendrios, convites etc. Isto tudo ser criado de maneira fcil, pois ser utilizado um modelo totalmente pronto, necessitando apenas trocar nomes, endereos, entre outros. Para criar um documento a partir de um modelo do Word 2007 basta clicar no boto Office e em seguida clicar na opo Novo. Ser aberta a janela Novo documento.

Microsoft

Office Word 2007


Ao invs de criar um documento em branco, voc dever utilizar a lista Modelos e escolher uma das categorias disponveis. Nesta listas so encontrados modelos pra trabalhos domsticos, como um simples carta ou profissionais, como memorandos, notas fiscais etc.

10

Voc ter acesso a todas as categorias somente se estiver conectado Internet, pois a maioria dos modelos esto disponveis na pgina da Microsoft.

FAZENDO CORREES EM SEU DOCUMENTO


AUTOCORREO Durante a digitao de um texto, voc perceber que automaticamente o Word substitui algumas palavras digitadas incorretamente. Este recurso chama-se AutoCorreo. A AutoCorreo uma biblioteca de palavras que o usurio costuma errar com mais frequncia durante a digitao de um texto. As palavras digitadas de forma incorreta so substitudas pelas corretas. Pode ocorrer tambm de aparecer um grifo vermelho abaixo de alguma palavra, ou um grifo verde em um trecho de texto. Caso aparea um grifo vermelho, significa que ocorreu um erro de ortografia, podendo ser: - Uma palavra digitada incorretamente. - Uma palavra estrangeira. - Uma palavra que no faz parte do dicionrio de palavras do Word. Caso aparea um grifo em verde, isto significa um erro de gramtica, sendo uma frase equivocada sou sem coerncia.

10

Microsoft

Office Word 2007


ORTOGRAFIA A GRAMTICA Para textos grandes voc dever utilizar o Verificador de Ortografia e Gramtica. Esta opo far uma verificao completa no texto, dando sugestes para corrigir palavras e frases incorretas.

11

Para acessar este verificador v at guia Reviso e clique no boto Ortografia e Gramtica do grupo de opes Reviso de Texto. Guia Reviso

Clique aqui

Ser aberta a caixa de dilogo Verificar ortografia e gramtica.

NAVEGANDO ATRAVS DE UM DOCUMENTO


Como voc j sabe, todo programa Windows aberto em uma janela que pode ser redimensionada no tamanho que o usurio desejar. Mas caso a janela seja redimensionada em um tamanho muito pequeno, o contedo da rea de trabalho onde o texto digitado pode no ser visualizado por completo. Tambm pode ocorrer do documento possuir mais de uma pgina, no sendo possvel visualizar todas ao mesmo tempo. Para resolver este problema, voc aprender como navegar pelo documento. Navegar em um documento significa movimentar-se pela rea de trabalho destinada a digitao do texto. Essa movimentao poder ser feita atravs das teclas de movimentao do teclado ou das barras de rolagem da janela.

11

Microsoft

Office Word 2007


Barra de rolagem vertical Seta para cima

12

Barra de rolagem horizontal

Seta para baixo Selecionar objeto da procura

Pgina anterior Prxima pgina Localizar pgina

SELECIONANDO SEU DOCUMENTO


Quando voc digita um texto, principalmente documentos, uma hora ou outra ter a necessidade de modificar alguma parte dele, seja trocando algum trecho do seu contedo ou utilizando ferramentas para deix-lo mais profissional. Selecionar significa marcar aquela palavra ou trecho de um texto que voc ir modificar. Existem muitas formar de selecionar parte de um documento. Voc poder selecionar uma letra, palavra, trecho, pargrafo ou todo o documento. As formas mais utilizadas de seleo so atravs do mouse ou do teclado. Para aqueles que tm maior facilidade para digitar, a seleo atravs do teclado uma forma de ganhar um bom tempo durante a digitao. Mas para aqueles que tm dificuldades para digitar, a utilizao do mouse mais aconselhvel. Veja a seguir as formas de seleo atravs do mouse e do teclado. Mouse no texto: Duplo-clique Triplo-clique Arrasto Alt + Arrasto Mouse na margem esquerda Clique Duplo-clique Triplo-clique Ctrl + clique Seleciona a linha Seleciona um pargrafo inteiro Seleciona o documento inteiro Seleciona o documento inteiro Seleciona a palavra clicada Seleciona o pargrafo clicado Seleciona os caracteres que esto sendo marcados Seleciona os caracteres na vertical

Obs. O ponteiro do mouse fica como uma seta apontada direita. 12

Microsoft

Office Word 2007


Veja a seguir as formas de seleo atravs do teclado: Shift + seta para direita Shift + seta para esquerda Shift + seta para cima Shift + seta para baixo Shift + Ctrl + seta para direita Shift + Ctrl + seta para esquerda Shift + Ctrl + seta para cima Shift + Ctrl + Seta para baixo Shift + End Shift + Home Shift + Ctrl + End Shift + Ctrl + Home Shift + PageUp Shift + PageDown Ctrl + T Seleciona um caractere direita Seleciona um caractere esquerda Seleciona uma Linha acima Seleciona uma linha abaixo Seleciona uma palavra direita Seleciona uma palavra esquerda Seleciona um pargrafo acima Seleciona um pargrafo abaixo Seleciona at o final da linha Seleciona at o incio da linha Seleciona at o final do documento Seleciona at o incio do documento Seleciona at uma tela acima Seleciona at uma tela abaixo Seleciona todo o texto de uma s vez

13

LOCALIZANDO E SUBSTITUINDO TEXTOS


Ao mesmo tempo em que necessitamos de atalhos e modos rpidos para navegar em um documento extenso, tambm necessitamos de meios para localizar de forma rpida, palavras e trechos, no meio de um documento. Para isso, o Microsoft Office Word possui as opes Localizar, Substituir e Ir para, onde voc poder digitar uma palavra ou uma determinada seqncia de caracteres a serem localizados no documento. J pensou em procurar uma palavra em um documento com mais de mil pginas? Com o documento aberto, na Faixa de opes, clique na Guia Incio e no grupo Edio sero encontradas trs opes: Localizar, Substituir e Selecionar.

Grupo Edio

FORMATANDO O TEXTO
Como sabemos, em qualquer trabalho, seja de um escritrio ou escolar, o contedo do documento muito importante, mas a sua aparncia tambm fundamental. Para que seu texto tenha uma aparncia melhor, voc dever format-lo. A formatao de um texto consiste em modificar o tipo da letra (fonte), o seu tamanho, suas cores e etc. Obs.: Por padro, quando o Word iniciado em um novo documento, ele utiliza a fonte chamada Calibri, com tamanho 11 e a cor da fonte preta. Voc ter acesso s principais ferramentas de formatao na Faixa de opes, na guia Incio, no grupo Fonte. Antes de fazer qualquer tipo de formatao, deve-se selecionar o trecho texto que deseja formatar.

13

Microsoft

Office Word 2007

14

Alm do grupo Fonte, voc tambm poder utilizar a caixa Fonte para formatar o texto. Selecione novamente a frase anterior e, em seguida, clique no quadrinho no canto inferior direito do grupo Fonte.

Clique aqui Feito isso, surgir a caixa de dilogo Fonte. Onde podero ser feitas mais algumas formataes em seu texto.

RGUA Outra forma de modificar o recuo do seu documento utilizando a rgua. Por padro, a rgua no fica visvel na janela do Word. Para que ela fique visvel, necessrio clicar no boto Rgua que fica sobre a barra de rolagem vertical.

Boto Rgua

14

Microsoft

Office Word 2007


A rea de Trabalho do Word dever ficar como na imagem a seguir, mostrando as rguas horizontal e vertical.

15

Rgua Horizontal

Boto Rgua

Rgua Vertical

TRABALHANDO COM ESTILOS


Para deixar seus documentos mais atraentes, mas tendo pouco trabalho, voc poder utilizar os Estilos. Estilo um conjunto de formataes que pode ser aplicado de uma s vez em um documento.
Estilos de formatao so formataes gravadas dentro de um documento. Isso ajuda bastante quando temos a mesma formatao em vrios pontos do documento como, por exemplo, ttulos, pargrafos, citaes, etc. A vantagem em se utilizar um estilo de formatao a possibilidade de em qualquer momento modific-lo e conseguir modificar tambm todos os pargrafos com o mesmo estilo.

Para aplicar um estilo de formatao no Word 2007 ainda mais simples. Primeiramente, deixe o cursor exatamente no pargrafo que deseja aplicar o estilo. Ento, na guia Incio, no grupo Estilo s clicar no estilo desejado. Se desejar ver mais estilos, basta clicar no boto Mais e surgir mais opes de Estilos para voc aplicar ao seu texto.

15

Microsoft

Office Word 2007

16

Boto MaisBarras de rolagem: Rolam a pgina do documento para cima, para baixo e para os lados, para que todo documento possa ser lido.

MODOS DE EXIBIO
Os modos de exibio so divididos em cinco categorias e so encontrados na parte debaixo da rea de trabalho, na Barra de Status.

Modos de exibio Layout de Impresso: Este o modo de exibio Padro do Word. Ele exibe o documento da mesma forma que seria impresso no papel. Leitura de Tela Inteira: Este modo de exibio ir otimizar o espao na tela para uma melhor leitura de um documento. Layout da Web: Aqui o documento ser exibido como se fosse uma pgina da Internet. Estrutura de Tpicos: Este modo exibe a estrutura dos documentos. Ser til quando voc trabalhar com estilos e modelos em trabalhos de diagramao no final de textos. Rascunho: Este o modo simples de exibio que no exibir certos recursos inseridos no texto. Estes mesmos recursos de exibio podero ser encontrados na Faixa de opes, guia Exibio, no grupo Modos de Exibio de documento.

16

Microsoft

Office Word 2007


Grupo Modos de Exibio de Documentos

17

CONTROLE DE ZOOM
Atravs do controle de Zoom possvel aumentar a visualizao do texto ou de uma imagem para obter uma exibio mais detalhada do seu documento. Pode-se tambm reduzir a visualizao para ver a pgina com um tamanho menor. Para utilizar este recurso, na barra de Status, basta movimentar o controle deslizante para a direita para aumentar o tamanho do zoom e para a esquerda para reduzir o tamanho do zoom.

Clique e arraste O texto agora passa a ser visualizado com um tamanho maior. Agora ele ser reduzido de outra forma, utilizando os botes Ampliar ( + ) e Reduzir ( - ) para controlar o zoom.

CONFIGURANDO PGINAS
Atravs das Configuraes de pgina, voc poder alterar: margens, orientao e tamanho do papel. Voc encontrar estes recursos na Faixa de opes, na guia Layout de pgina, no grupo Configurar pgina.

Grupo Configurar Pgina

Orientao
Voc poder iniciar a configurao do seu documento pela orientao do papel. Clicando na seta para baixo da opo Orientao, voc encontrar duas opes: Retrato e Paisagem.

17

Microsoft

Office Word 2007


Escolhendo Retrato, o papel estar no modo padro de visualizao, na vertical (em p). Escolhendo Paisagem, ele ficar na Horizontal (deitado). Alm das opes do grupo, voc poder fazer essas configuraes utilizando a caixa Configurar pgina, na guia Layout da pgina. Para isso, clique no quadradinho localizado no canto inferior direito do grupo Configurar Pgina, na guia Layout da Pgina.

18

Clique aqui

Surgir a caixa Configurar pgina com a guia Margens j selecionada. Nesta guia basta clicar sobre a opo desejada, Retrato ou Paisagem na rea Orientao.

Clique aqui

18

Microsoft

Office Word 2007


TAMANHO
Depois de definir a orientao, voc poder escolher o tamanho do papel. Como existem diversos tamanhos de papel, necessrio escolher o tamanho correto, para que na hora da impresso o documento no saia cortado. Clicando na seta para baixo da opo Tamanho, ser mostrado um menu com os tamanhos mais utilizados. Escolha o mesmo tamanho que estiver sendo utilizado pela impressora. Agora ser alterado o tamanho do papel; por padro o Word define o tamanho do papel como A4 (21 cm x 29,7 cm).

19

CONFIGURANDO AS MARGENS Voc poder tambm utilizar outras configuraes que podem lhe ajudar na impresso do seu documento. Uma delas a configurao de Margens. Clicando na seta para baixo da opo Margens, sero mostradas algumas opes para configurar as margens do seu documento. Todas as opes iro configurar as mesmas margens superior, inferior, direita e esquerda.

19

Microsoft

Office Word 2007

20

Impresso de pginas
Depois de fazer todas as configuraes de pgina, voc poder fazer a impresso do seu documento. Para isso, dever clicar no Boto Office e posicionar o ponteiro do mouse na opo imprimir.

Do lado direito so mostradas trs opes de impresso: Imprimir, Impresso Rpida e Visualizao de Impresso.

Opo Imprimir

20

Microsoft

Office Word 2007


Escolhendo esta opo, ser aberta a caixa de dilogo Imprimir. Nesta caixa podero ser feitas vrias configuraes como: nmero de cpias a serem impressas, quais pginas sero impressas, se deseja imprimir todas as pginas ou apenas pginas mpares ou pares, entre outras opes.

21

Opo Impresso Rpida

Utilizando esta segunda opo, o documento ser enviado diretamente para a impressora, sem definir nenhuma configurao. O documento ser impresso de acordo com as configuraes atuais da impressora.

Opo Visualizao de Impresso

Escolhendo esta terceira opo, voc ter uma visualizao prvia do seu documento antes de imprimi-lo. Nesta opo ser mostrada a guia Visualizao de Impresso, onde voc poder fazer algumas configuraes j mostradas nesta aula atravs de quatro grupos de opes: Imprimir, Configurar pgina, Zoom e Visualizar.

IMAGENS E CLIP-ART
Para deixar seus trabalhos com uma aparncia mais atraente, atravs do Word, voc poder inserir imagens em seus documentos. Imagens e clip-art podem ser inseridos ou copiados em um documento de muitas fontes diferentes, incluindo baixando de um site provedor de clip-art, copiado de uma pgina da Web ou inserido a partir de um arquivo onde voc salva as imagens. Tambm possvel alterar a maneira que uma imagem ou um clip-art posicionado com o texto dentro de um documento. 21

Microsoft

Office Word 2007


Para inserir um Clip-art, voc dever utilizar os recursos da Faixa de opes, na guia Inserir, no grupo Ilustraes e clicar no boto Clip-art.

22

Grupo Ilustraes Clique aqui Ao clicar no boto Clip-art, do lado direito da rea de trabalho do Word ser aberto o Painel Clipart.

Utilizando Formas
Alm de inserir clip-arts em um documento, voc poder tambm increment-lo utilizando o recurso Formas. Para isso, com o documento aberto, posicione o cursor do mouse onde desejar e, em seguida, clique no boto Formar da guia Inserir, no grupo Ilustraes

22

Microsoft

Office Word 2007


WORDART
A WordArt uma ferramenta para voc estilizar documentos do Microsoft Office 2007, especialmente no Word. Com esta ferramenta, voc cria efeitos em palavras e frases para quebrar o visual quadrado de qualquer documento. possvel, por exemplo , criar textos sombreados ou espelhados. WordArt um recurso que permite criar textos estilizados baseados em diversos modelos. Voc poder inserir uma WordArt atravs da Faixa de Opes, na guia Inserir, no grupo Texto.

23

Clique aqui

TRABALHANDO COM TABELAS


Uma tabela tem a finalidade de distribuir de forma organizada as informaes que devem se encaixar num quadro, facilitando a compreenso dos dados apresentados. Segunda-feira Hardware Secretariado Vendas Tera-feira Word PHOTOSHOP Digitao Quarta-feira Excel CORELDRAW Introduo Quinta-feira PowerPoint Dreamweaver Windows XP Sexta-feira Access HTML Internet

Para criar uma tabela, deve-se utilizar na Faixa de opes, guia Inserir, o grupo Tabelas.

23

Microsoft

Office Word 2007


FORMATANDO TABELAS Aps inserir e preencher uma tabela, voc poder format-la utilizando os vrios recursos disponveis no Microsoft Word. Da mesma forma que foi visto em tpicos anteriores, ao selecionar uma tabela inserida em um documento, aparecer na Faixa de opes uma nova guia (destacada em amarelo) chamada Ferramentas de Tabela/Design/Layout.

24

FOLHA DE ROSTO
Uma Folha de rosto nada mais do que uma capa. Uma capa pode ser usada para um trabalho escolar, um documento, um livro, entre outras coisas, e servir para identificar atravs de imagens e ttulos o contedo de um trabalho.

Para criar uma Folha de rosto basta clicar na guia Inserir e no grupo Pginas clicar no boto Folha de rosto. Ser exibida vrias opes de folhas de rosto pra voc escolher a que desejar.

24

Microsoft

Office Word 2007


CABEALHO E RODAP
Cabealhos e rodaps so reas situadas nas margens superior e inferior de cada pgina de um documento e so utilizadas para incrementar seus trabalhos. Voc pode inserir ou alterar textos ou grficos em cabealhos e rodaps. Por exemplo, possvel adicionar nmeros de pgina, a hora e a data, uma logomarca de empresa, o ttulo do documento ou o nome do arquivo ou do autor. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap. Clique no design de cabealho e rodap que desejar. O cabealho ou rodap inserido em todas as pginas do documento.

25

CAPITULAR
O recurso de Capitular utilizado principalmente em Livros, onde a primeira letra de um pargrafo destacada das outras. Selecione a primeira letra da primeira palavra do pargrafo, e clique na guia Inserir. No grupo Texto, clique na seta para baixo do boto Letra Capitular e escolha a opo desejada.

25

Microsoft

Office Word 2007


SMBOLOS
Durante a digitao de um documento, pode haver momentos em que voc necessite de outros tipos de caracteres, que no fazem parte do seu teclado. Para isso, o Word possui o grupo Smbolos com as ferramentas Equao e Smbolo.

26

Os smbolos so caracteres especiais que podem representar um objeto, um valor ou uma ideia. As letras do alfabeto so os melhores exemplos disso, pois so smbolos que representam algo seja um dado, uma informao ou uma ideia.

Mala direta
Esta uma poderosa ferramenta de marketing, considerada uma das mais baratas para veiculao de produtos e servios. um recurso bastante til para empresas, escritrios ou qualquer instituio que necessita enviar cartas para promover produtos, servios, fazer cobranas, enviar informaes, etc. Pense que voc responsvel mensalmente em enviar cartas de informaes para uns 500 funcionrios de uma empresa. J imaginou voc ter que digitar uma carta para cada pessoa? Com este recurso, voc poder mandar a mesma carta para todos, modificando apenas o nome e endereo dos mesmos. Voc ter um Auxiliar de Mala direta para preparar e imprimir cartas modelo e etiquetas de endereamento correspondentes em questo de minutos. Com o recurso de mala direta, voc poder primeiramente cadastrar no prprio Word apenas os dados individuais de todos os funcionrios e logo depois, digitar apenas um modelos de declarao, para que o Word incorpore todos estes dados para cada declarao automaticamente.

26

Microsoft

Office Word 2007


Com o Word 2007 aberto, v na guia Correspondncias, depois em Iniciar Mala Direta e escolha Assistente de Mala Direta Passo a Passo.

27

O assistente de mala direta ir mostrar, atravs do Painel de tarefas, todos os passos necessrios para criar a mala direta.

Teclas de Atalhos adicionais


Abrir Anotao Aplicar Maximizar Aplicar Restaurar Aumentar Fonte Caixa Alta Cancelar Centralizar Pargrafo Colar Ctrl+ A Alt+Ctrl+ M Alt+ F10 Alt+ F5 Ctrl+ ] Ctrl+Shift+ K Esc Ctrl+ E Ctrl+ V 27

Microsoft

Office Word 2007


Copiar Desfazer Desfazer Deslocamento Desfazer Recuo Diminuir Fonte Diminuir Fonte Distribuir o Pargrafo Duplo Sublinhado Selecionar Incio Documento Selecionar Incio Linha Selecionar Linha Abaixo Selecionar Linha Acima Selecionar Pgina Abaixo Selecionar Pgina Acima Selecionar Palavra Direita Selecionar Palavra Esquerda Selecionar Pargrafo Abaixo Selecionar Pargrafo Acima Selecionar Seleo Excluir Palavra Excluir Palavra Anterior Fechar ou Sair Fim Documento Fim Selecionar Documento Fim Selecionar Linha Fim Janela Fim Linha Fim Linha Tabela Fim Linha Tabela Fonte Imprimir Incio Documento Incio Janela Incio Linha Incio Linha Tabela Incio Linha Tabela Ir Para Itlico Justificar Pargrafo Limpar Localizar Maisculas E Minsculas Maximizar Documentos Negrito Normal Novo Padro Pgina Abaixo Pgina Acima Palavra Direita Palavra Esquerda Personalizar Adicionar Atalho Menu Personalizar Atalho Teclado Personalizar Remover Atalho Menu Prximo Erro Ortogrfico Realce Recortar Recortar Refazer Repetir Salvar Ctrl+ C Ctrl+ Z Ctrl+Shift+ T Ctrl+Shift+ M Ctrl+Shift+ , Ctrl+ [ Ctrl+Shift+ J Ctrl+Shift+ D Ctrl+Shift+ Home Shift+ Home Shift+ Abaixo Shift+ Acima Shift+ Page Down Shift+ Page Up Ctrl+Shift + Direita Ctrl+Shift + Esquerda Ctrl+Shift + Abaixo Ctrl+Shift + Acima F8 Ctrl+ Del Ctrl+ Backspace Alt+ F4 Ctrl+ End Ctrl+Shift+ End Shift+ End Alt+Ctrl+ Page Down End Alt+ End Alt+Shift+ End Ctrl+ D Ctrl+ P Ctrl+ Home Alt+Ctrl+ Page Up Home Alt+ Home Alt+Shift+ Home Ctrl+ G Ctrl+ I Ctrl+ J Del Ctrl+ L Shift+ F3 Ctrl+ F10 Ctrl+ N Alt+Ctrl+ N Ctrl+ O Page Down Page Up Ctrl+ Direita Ctrl+ Esquerda Alt+Ctrl+ = Alt+Ctrl+ Nm + Alt+Ctrl+ Alt+ F7 Alt+Ctrl+ H Ctrl+ X Shift+ Del Ctrl+ Y F4 Ctrl+ B 28

28

Microsoft

Office Word 2007


Salvar Como Selecionar Tudo Sobrescrito Sublinhado Subscrito Substituir Ttulo1 Ttulo2 Ttulo3 Ttulo4 Ttulo5 Ttulo6 Ttulo7 Ttulo8 Ttulo9 Todas Maisculas Tudo Utilizar Marcador Utilizar Ttulo1 Utilizar Ttulo2 Utilizar Ttulo3 Verificao Vincular Cabealho Rodap F12 Ctrl+ T Ctrl+Shift+ = Ctrl+ S Ctrl+ = Ctrl+ U Alt+Shift+ 1 Alt+Shift+ 2 Alt+Shift+ 3 Alt+Shift+ 4 Alt+Shift+ 5 Alt+Shift+ 6 Alt+Shift+ 7 Alt+Shift+ 8 Alt+Shift+ 9 Ctrl+Shift+ A Ctrl+Shift+ 8 Ctrl+Shift+ L Ctrl+Shift+ 1 Ctrl+Shift+ 2 Ctrl+Shift+ 3 F7 Alt+Shift+ R

29

29

Vous aimerez peut-être aussi