Vous êtes sur la page 1sur 9

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALENQUER CONCURSO PBLICO

PROVA OBJETIVA: 09 de dezembro de 2012

NVEL MDIO Cargo: ASSISTENTE TCNICO: AGENTE SANITRIO


Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO Confira se a prova que voc recebeu corresponde ao cargo/nvel de escolaridade ao qual voc est inscrito, conforme consta no seu carto de inscrio e carto-resposta. Caso contrrio comunique imediatamente ao fiscal de sala.
1. 2. Confira se, alm deste BOLETIM DE QUESTES, voc recebeu o CARTO-RESPOSTA, destinado marcao das respostas das questes objetivas. 3. Este BOLETIM DE QUESTES contm 30 (trinta) questes objetivas, sendo 10 de Lngua Portuguesa, 05 de Matemtica, 05 de Noes de Informtica e 10 de Conhecimentos Especficos. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 14h:30min e trmino s 18h:30min (horrio local). 4. Cada questo objetiva apresenta 04 (quatro) opes de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente questo, considerando a numerao de 01 a 30. 5. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTO-RESPOSTA que voc recebeu. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 6. obrigatrio que voc assine a LISTA DE PRESENA e o CARTO-RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 7. A marcao do CARTO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois lpis no ser considerado. 8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO-RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO-RESPOSTA. 9. Em hiptese alguma haver substituio do CARTO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituio s ser autorizada se for constatada falha de impresso. 10. O CARTO-RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 11. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da prova. A inobservncia acarretar a eliminao do concurso. 12. O candidato dever devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA. 13. Ser automaticamente eliminado do Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Alenquer o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital do referido concurso.

Boa Prova.

LNGUA PORTUGUESA COM BASE NOS TEXTOS ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTES DE 01 A 09. TEXTO 1

Especialistas alertam para os crescentes ciberataques a smartphones


Vernica Machado - Enviada especial Publicao: 04/09/2012 08:26 Atualizao: 04/09/2012 08:35

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Quito (Equador) Aquela sensao de que no h limites na internet, por causa do anonimato e da oferta de servios, deve desaparecer. Quanto mais pessoas usam e abusam das experincias on-line, mais as ameaas, os usurios mal-intencionados e as armadilhas proliferam. Especialistas alertam que para os internautas aproveitarem todos os deleites cibernticos com segurana precisam estar atentos e informados para no carem em furadas. Foi o caso de Marcos Sousa, 50 anos. Por duas vezes, teve roubados os pontos de um carto de fidelidade. O primeiro episdio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil. O administrador entrou em contato com a empresa, fez uma carta comprovando que no usou o benefcio e, finalmente, foi reembolsado. Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa.

Disponvel em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/tecnologia/2012/09/04/interna_tecnologia,320668/especialistas-alertampara-os-crescentes-ciberataques-a-smartphones.shtml>. Acesso em: 15 out. 2012.

TEXTO 2

Brasil o pas da Amrica Latina que mais sofre com ataques pela internet
Vernica Machado - Enviada especial Publicao: 04/09/2012 08:18

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Quito (Equador) Enquanto voc navega pelo Facebook ou verifica seus e-mails tranquilamente, h pessoas empenhadas em roubar sua senha bancria e dados, invadir seu computador e privacidade, infectar sistemas, construir e-mails e sites falsos para lhe enganar. Sem exageros, os nmeros comprovam que, proporcionalmente s facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem. O que querem os cibercriminosos? A maioria, fortuna. A 2 Cpula Latino-Americana de Analistas de Segurana, realizada pela empresa de antivrus Kaspersky no fim de agosto na capital equatoriana, revelou dados assustadores (apurados entre janeiro e agosto deste ano). Primeiro, pginas de pornografia e pirataria esto no topo das mais arriscadas. Destacam-se, tambm, as redes sociais, pginas que apresentam falsas promoes e prmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda. Para os especialistas no evento, a Amrica Latina o paraso para os criminosos porque so pases em crescimento econmico principalmente o Brasil com usurios imaturos e despreparados para as ameaas na web.

Disponvel em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/tecnologia/2012/09/04/interna_tecnologia,320665/brasil-e-o-pais-daamerica-latina-que-mais-sofre-com-ataques-pela-internet.shtml>. Acesso em: 15 out. 2012.

01. Os dois textos focalizam os(as)


(A) vantagens da Internet. (B) deleites do ciberespao. (C) riscos e ameaas na Web. (D) facilidades oferecidas pela Internet.

02. Quanto ao gnero, ambos os textos podem ser classificados como


(A) notcias. (B) editoriais. (C) crnicas literrias. (D) artigos cientficos.

03. No texto 1, o exemplo de Marcos Souza ilustra (A) a sensao de que no h limites na Web. (B) os benefcios das experincias on-line. (C) as armadilhas a que se est sujeito na Web. (D) o anonimato e a oferta de servios on-line. 04. No texto 2, afirma-se que o(a) (A) internet oferece muito mais facilidades do que ameaas. (B) ao mais grave no ciberespao a criao de e-mails e sites falsos. (C) maioria dos hackers busca conquistar fama, por meio de suas aes nas redes sociais. (D) Brasil alvo de crimes virtuais em virtude da inexperincia e do pouco conhecimento dos brasileiros nesse domnio. 05. H uma sequncia predominantemente narrativa em: (A) Destacam-se, tambm, as redes sociais, pginas que apresentam falsas promoes e prmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda (texto 2, linhas 10-12). (B) Sem exageros, os nmeros comprovam que, proporcionalmente s facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem. O que querem os cibercriminosos? A maioria, fortuna (texto 2, linhas 4-6). (C) Aquela sensao de que no h limites na internet, por causa do anonimato e da oferta de servios, deve desaparecer. Quanto mais pessoas usam e abusam das experincias on-line, mais as ameaas, os usurios mal-intencionados e as armadilhas proliferam (texto 1, linhas 1-4). (D) Foi o caso de Marcos Sousa, 50 anos. Por duas vezes, teve roubados os pontos de um carto de fidelidade. O primeiro episdio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil. O administrador entrou em contato com a empresa, fez uma carta comprovando que no usou o benefcio e, finalmente, foi reembolsado (texto 1, linhas 7-10). 06. Julgue as afirmaes abaixo com base nas noes de semntica.
I. H metfora em a Amrica Latina o paraso para os criminosos (texto 2, linha 12). II. O vocbulo cibercriminosos (texto 2, linha 6) sinnimo de internautas (texto 1, linha 4). III. Em Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa, ocorre uma hiprbole (texto 1,

linhas 10-11).
IV. Furadas (texto 1, linha 6) significa o que frustra, no corresponde s expectativas, no d certo

ou acarreta prejuzo, aborrecimento etc.; roubada.


V. H palavra empregada em sentido conotativo em Enquanto voc navega pelo Facebook ou verifica

seus e-mails tranquilamente, h pessoas empenhadas em roubar sua senha bancria... (texto 2, linhas 1-2). Est correto o que se afirma em: (A) III e IV. (B) I, II e III. (C) I, IV e V. (D) II, III e V.

07. Quanto s noes de sintaxe, correto afirmar que, em (A) e no outro, apenas 8 mil (texto 1, linha 9), seria necessrio, para completar o sentido da frase, um complemento nominal. (B) Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa (texto 1, linhas 10-11), h um desvio quanto regncia: est faltando a preposio de aps informado. (C) Destacam-se, tambm, as redes sociais, pginas que apresentam falsas promoes e prmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda, temos um perodo composto por coordenao (texto 2, linha 10-12). (D) Sem exageros, os nmeros comprovam que, proporcionalmente s facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem, a orao subordinada adverbial expressa uma circunstncia temporal (texto 2, linhas 4-5). 08. Quanto aos fatos gramaticais de lngua, no correto afirmar que
(A) milhas (texto 1, linha 11) um numeral com funo pronominal. (B) principalmente (texto 2, linha 13) um advrbio e significa sobretudo. (C) o pronome lhe (texto 2, linha 3) est mal empregado; a autora deveria ter escrito para engan-lo. (D) a substituio do pronome que (texto 2, linha 10) por as quais manteria a correo gramatical do perodo.

09. Releia os fragmentos de texto abaixo:


O primeiro episdio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil (texto 1, linhas 8-9). A maioria, fortuna (texto 2, linha 6).

Nos dois trechos, a vrgula tem a funo de (A) isolar adjuntos adverbiais. (B) marcar a omisso de um termo. (C) separar um complemento pleonstico antecipado. (D) assinalar quebra de sequncia no pensamento do narrador.

10. No caracterstica da redao oficial: (A) padro culto: obedincia s regras da gramtica. (B) clareza e conciso: redao de um texto de fcil entendimento. (C) pessoalidade: relao cordial e afetiva entre emissor e receptor. (D) uniformidade: adoo de padres por aqueles que escrevem em nome do Poder Pblico.

MATEMTICA 11. Em Alenquer, a precipitao pluviomtrica anual fica prxima de 2.000 mm. H duas estaes bem
definidas: a que vai de dezembro a julho com chuvas abundantes, e outra de agosto a novembro, caracterizada por uma estao seca, com precipitao mdia mensal (total do perodo dividido pelo nmero de meses) prximos a 60 milmetros. No perodo de chuvas abundantes, a precipitao pluviomtrica mdia mensal em Alenquer prxima a (A) 210 mm. (B) 220 mm. (C) 230 mm. (D) 240 mm.

12. A razo entre o nmero de servidores as Secretarias Municipais de Sade e de Educao era de 3
para 5. Com a transferncia de 50 servidores da Secretaria de Sade para a de Educao, a razo entre o nmero de seus servidores passou a ser de 11 para 21. Quantos servidores havia originalmente na Secretaria de Sade? (A) 600. (B) 800. (C) 900. (D) 1000.

13. Uma Secretaria Municipal programou uma atividade de atualizao cadastral de usurios para ser feita por 40 servidores em 12 dias, no entanto, devido a outras tarefas, 25% desses servidores foram deslocados para outros servios. A concluso dessa atualizao cadastral dever ocorrer em (A) 9 dias. (B) 10 dias. (C) 18 dias. (D) 16 dias. 14. Um terreno retangular que mede 240m de permetro e cujo comprimento mede o dobro da largura vai ser desapropriado pela Prefeitura, que pagar R$ 200,00 o metro quadrado. Qual o valor a ser recebido pelo dono do terreno? (A) R$ 640.000,00. (B) R$ 660.000,00. (C) R$ 680.000,00. (D) R$ 690.000,00. 15. Considere como verdadeira a seguinte sentena: Toda pessoa que diz que no come peixe est
mentindo. Dessa sentena, pode-se concluir que (A) uma pessoa que diz que come peixe no mente. (B) uma pessoa no mente se diz que come peixe. (C) no existem pessoas que no mentem e dizem que no comem peixe. (D) quem come peixe mentiroso.

NOES DE INFORMTICA 16. O Windows Explorer 6 composto de dois painis para gerenciamento. O painel da esquerda exibe os seguintes elementos, exceto: (A) Unidades do Sistema. (B) Pastas. (C) Lixeira. (D) Grficos. 17. O programa Bloco de Notas possui uma barra de ttulo com a descrio Sem ttulo Bloco de
notas e uma barra de menu com os seguintes comandos: (A) Arquivo, Formatar, Inserir, Reviso, Ajuda. (B) Incio, Formatar, Inserir, Exibir e Ajuda. (C) Arquivo, Editar, Formatar, Exibir e Ajuda. (D) Incio, Arquivo, Formatar, Exibir e Ajuda.

18. Numa planilha no Microsoft Office Excel 2010, o usurio insere nas clulas A1, A2, A3 e A4 os valores 10, 20, 30 e 40, respectivamente. Aplicando a seguinte frmula na clula A5, o resultado alcanado
= MDIA(A1;A4) + SOMA(A1;A4) (A) (B) (C) (D) 75. 125. 145. 95.

19. O usurio Joo Silva precisa criar um endereo de email. A alternativa que no representa um exemplo de e-mail vlido possvel de ser criado para o seu Joo Silva (A) joaosilva@seuemail.com.br (B) joao silva@seuemail.com.br (C) joao_silva@seuemail.com.br (D) joao%silva@seuemail.com.br 20. A ferramenta Google permite especificar um tipo de arquivo a ser procurado por meio do comando
Filetype. Um exemplo da utilizao correta do comando Filetype (A) filetype doc: concurso (B) concurso doc: filetype (C) concurso: doc filetype (D) concurso filetype:doc

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Sr. Jos morava em uma cidade do interior e era dono de um pequeno restaurante que fornecia
comida caseira, a qual era preparada em uma pequena cozinha, pintada de vermelho, com as paredes e o piso de madeira, em que uma poa de gua se formava com a gua que escorria da antiga pia de mrmore da cozinha. Com relao s condies higinico-sanitrias e de boas prticas de fabricao para estabelecimentos produtores de alimentos, correto afirmar que a cozinha deveria possuir (A) piso de cimento bem acabado, paredes com pintura vistosa renovada anualmente, e pia de granito. (B) boa ventilao, pisos antiderrapantes, paredes revestidas de madeira boa e de cores alegres, e pia de material inox. (C) piso antiderrapante, lavvel e sem frestas, e as paredes revestidas de material impermevel e de cores claras. (D) piso de tbua, polido e sem frestas, e paredes de alvenaria e de cores fortes e quentes.

22. O Bar do Sr. Mrio era bastante conhecido na cidade, pois era muito movimentado, principalmente
aos finais de semana, quando rapazes e moas se encontravam para beber cerveja gelada e comer tira-gosto. Certo dia, aps consumir salgadinhos, um cliente passou mal e apresentou diarreia e ento pediu que um agente de vigilncia sanitria inspecionasse o local. Ele ento se deparou com a seguinte situao: a funcionria que preparava o tira-gosto no usava gorro, nem luvas e aventais, os copos eram lavados em uma mquina, os salgadinhos ficavam descobertos; e havia um banheiro para os clientes. De acordo com as normas tcnicas de Vigilncia Sanitria, o Sr. Mrio precisaria realizar, dentre outras, as seguintes alteraes em seu bar: (A) os cozinheiros devero manter os cabelos sempre presos, os copos lavados manualmente; quanto ao banheiro, pode ser usado para ambos os sexos, desde que limpo e higinico. (B) o pessoal da cozinha dever usar proteo apropriada, lavar os copos manualmente e disponibilizar um banheiro exclusivamente para as mulheres e outro para os homens. (C) os profissionais de cozinha devem usar obrigatoriamente o gorro para proteger os cabelos, substituir copos de vidro por descartveis, e disponibilizar banheiros com chuveiros para ambos os sexos. (D) o pessoal da cozinha poder usar somente a mscara como proteo contra micro-organismos, e os salgadinhos devem ser armazenados em caixas trmicas e em temperatura ambiente.

23. D. Maria, 68 anos, apresentava diversas doenas que se manifestam com a idade e, portanto,
tomava de 4 a 5 medicamentos por dia. Preocupada com os seus netinhos, guardava os medicamentos sempre dentro de uma cestinha prxima de si, para que os mesmos no os alcanassem. D. Maria sabe que, em casa, os medicamentos devero ser armazenados dentre outras, da seguinte forma: (A) local suspenso e longe do alcance de crianas e idosos, e expostos claridade e luz do sol. (B) potes com tampa hermtica e com rtulo de identificao da medicao constante no interior do mesmo. (C) gaveta exclusiva para esse fim, a qual dever ser manuseada somente por adultos. (D) local fechado chave, longe do alcance de crianas e idosos, no sendo aconselhvel deix-los soltos em lugares sem segurana.

24. De acordo com o Ministrio da Sade, nos primeiros quatro meses de 2012, foram registrados
286.011 casos confirmados de dengue no Brasil, com 1.083 casos graves. Essa doena causada por um vrus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que provoca vrios sintomas, podendo levar morte. Constitui uma das medidas de controle dessa doena: (A) eliminao e tratamento de criadouros (B) administrao de drogas antivirais especficas. (C) vacinao em massa contra o vrus da dengue. (D) capacitao de recursos humanos para combater o mosquito.

25. No primeiro semestre deste ano, trs bebs contraram tuberculose na maternidade particular
Madre Theodora, em Campinas (SP), aps as mes terem contato com uma funcionria infectada (Folha de S. Paulo, 22/09/12). Causada pelo bacilo de Koch e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente atravs do ar, a tuberculose uma doena infecciosa que tem como medida de controle, dentre outras, o (A) tratamento de todos os contatos intradomiciliares com o esquema bsico. (B) separao dos objetos de uso pessoal do doente bacilfero. (C) imunizao com a vacina BCG. (D) realizao peridica de baciloscopia de escarro entre os contatos.

26. Quando o ar que respiramos encontra-se poludo, a populao pode adquirir uma variedade de
doenas causadas pelos componentes txicos presentes nos gases poluentes na atmosfera. Esses poluentes, uma vez inalados atravs do ar, podem causar doenas como a (A) bronquite. (B) dengue. (C) tuberculose. (D) meningite.

27. Considerado o conjunto de procedimentos bsicos de uma determinada regio, o saneamento


bsico pode garantir melhoria de condies de sade a uma populao, evitando a contaminao e proliferao de doenas. Representam medidas de saneamento bsico, exceto: (A) limpeza de ruas e avenidas. (B) tratamento de resduos orgnicos. (C) tratamento de esgotos. (D) eliminao de vetores.

28. A educao em sade uma tarefa difcil, mas de muito valor para a promoo da sade. Todos os
profissionais envolvidos nessas atividades devem ter habilidade e competncia para orientar indivduos e comunidades sobre aspectos importantes relacionados sade. Nesse contexto, todas as alternativas abaixo referem-se s possveis orientaes dadas por esses profissionais, exceto: (A) destino adequado do lixo. (B) fatores de risco para doenas. (C) acidentes de trabalho. (D) tratamento da gua.

29. Trabalhar com preveno de doenas significa atuar antecipadamente, impedir desfechos
indesejados, como adoecimento, invalidez, cronicidade, e at a morte. Quanto aos nveis de preveno em sade, correto afirmar que (A) a preveno secundria engloba medidas que atuam durante o perodo que antecede a ocorrncia da doena. (B) na preveno primria, as medidas visam impedir a evoluo da doena e suas complicaes aps o adoecimento. (C) o saneamento bsico uma ao de proteo especfica dentro da preveno terciria. (D) a reintegrao do trabalhador e cidado a uma nova vida uma medida relacionada preveno terciria.

30. A epidemiologia pode ser vista como uma cincia que estuda o processo sade-doena em
coletividades humanas. Ela usa como parmetros a anlise da distribuio e dos fatores determinantes das enfermidades, os danos sade e os eventos associados sade coletiva, permitindo, dessa forma, que se avaliem medidas de profilaxia. Um dos instrumentos utilizados para que isso ocorra a realizao de investigao epidemiolgica, cujo objetivo (A) promover vacinao em massa. (B) detectar fontes de infeco. (C) tratar sequelas de pessoas com doenas crnicas. (D) promover aes de preveno especfica de uma comunidade.

Vous aimerez peut-être aussi