Vous êtes sur la page 1sur 10

Mtricas de Software

Grupo
Leandro Medeiros Maiki Perin Maurcio Dangoni Antoniazzi Vinicius Neves

ndice
Concorrncia de outras mtricas?

Mtricas e os processos geis Mtricas prprias

Concorrncia APF x PCU


APF (Analise por Pontos de Funo) x PCU (Pontos por Caso de Uso). Pontos por Caso de Uso:

Tcnica de estimativa de tamanho de projeto de software orientado a objetos. Explora o modelo e a descrio dos casos de uso. Depende de uma padronizao dos casos de uso pois a contagem se baseia em transaes identificadas nos fluxos de eventos. Estimar tamanho de um sistema j na fase de levantamento de Caso de Uso; Processo com relao ao APF Simples e Rpido

Pontos por Caso de Uso Processo de Medio

Fator Complexidade Tcnica

Fator Complexidade Ambiental

Comparativo APF x PCU

Mtricas em Metodologias geis

Ideal Days (Dias Ideais):

Dia ideal: um dia ideal aquele onde, por exemplo, um programador produz oito horas ininterruptas de cdigo til. Dizemos que uma estria demoraria um dia ideal para ser desenvolvida quando estimamos em oito horas produtivas de trabalho para que essa estria seja finalizada. Semana ideal: uma semana ideal aquela onde as quarenta horas de trabalho desta semana so totalmente produtivas. Quando se estima o esforo de uma funcionalidade como sendo o de uma semana ideal de trabalho significa dizer que quarenta horas produtivas sero suficientes para finalizar o desenvolvimento desta funcionalidade.

Pair Hours (Horas por Par): Representava a quantidade de horas que um par de programadores conseguiria desenvolver uma unidade de medida de iteraes muito curtas, XP sugeria iteraes de uma semana. (XP-2004).

Mtricas em Mtricas em Metodologias geis Metodologias Agis

Story Points (Pontos por Estria):


uma unidade de medida que aufere a complexidade de uma estria ou requisitos, e representa o quo difcil desenvolver aquele requisito. Para cada story do backlog dever ser atribudo um valor da srie aproximada de Fibonacci (1,2,3,5,8,13,20,40,100). O significado dos valores relativo, 2. Essa atribuio deve ser feita pelo time e no por uma nica pessoa. onde uma story de pontuao 8 demanda aproximadamente quatro vezes mais esforo que uma story de pontuao

Planning Poker: uma tcnica que auxilia na estimativa de


estrias e tarefas baseada no consenso de todo o Time, onde utilizado um conjunto de cartas com valores especficos que podem representar Story Points (Pontos por estria) ou at mesmo horas. . As cartas numeradas so doze: 0 (zero), 1/2 ou 0,5 (meio), 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100. . As cartas com smbolos so duas: ? (interrogao) e a com um desenho de uma Xicar de Caf.

Obtenha Suas Prprias Medidas atravs de um Programa de Mtricas


Um modelo de processo para identificar e definir Medidas de software

Goal-Driven Software Measurement A Guidebook Robert E. Park Wolfhart B. Goethert William A. Florac August 1996

Obtenha Suas Prprias Medidas atravs de um Programa de Mtricas


Metodologia GQM(Goal Question Metric): um mtodo para guiar na definio e explorao de um programa de medio orientado aos objetivos.

Aplicao APF....

Vous aimerez peut-être aussi