Vous êtes sur la page 1sur 10

1

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


Campus de Guaratinguet

Colgio Tcnico Industrial de Guaratinguet Professor Carlos Augusto Patrcio Amorim

FUNDAMENTOS DE AMPLIFICADORES
Verso 1.0 Prof. Marcelo Wendling
Retirado do livro Dispositivos Semicondutores Diodos e Transistores

1. Introduo Relembrando a conceituao de um transistor polarizado na configurao emissor comum, cujo ponto quiescente est no meio da regio ativa, uma peuqena variao na tenso VBE provoca uma variao semelhante na corrente de base iB. Esta variao faz com que a corrente de coletor iC e a tenso VCE tambm variem, acompanhando a mesma forma de onda de entrada, como mostra a curva caracterstica de sada do transistor, apresentada na figura 1.

Fig. 1 Variaes de tenso e corrente no transistor.

A partir dessa anlise inicial, ser definida uma srie de parmetros importantes para a anlise e o projeto de circuitos amplificadores.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

2. Ganhos de Corrente, Tenso, Potncia e Defasagem 2.1. Ganho de Corrente Como a ordem de grandeza das variaes da corrente de base menor que a da corrente de coletor, observamos que a corrente de entrada foi amplificada de um fator Ai, denominado ganho de corrente:
Ai iC iB

(1)

2.2. Ganho de Tenso Da mesma forma, como existe uma diferena na ordem de grandeza entre as tenses de entrada (VBE) e sada (VCE), obervamos que a tenso de entrada foi amplificada de um fator Av, denominado ganho de tenso:
Av VCE V BE

(2)

No caso do ganho de tenso, para este circuito de referncia, seu resultado negativo, pois uma variao positiva na tenso de entrada causa uma variao negativa na tenso de sada. Isto significa que o amplificador defasa a sada em 180. J o ganho de corrente tem um resultado positivo, significando que o amplificador mantm a corrente de sada em fase com a corrente de entrada, ou que a defasagem nula. A figura 2 demonstra graficamente a relao de fase entre as correntes e tenses de entrada e sada de um transistor.

Fig. 2 Grfico das tenses e correntes de entrada e sada no transistor.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

2.3. Ganho de Potncia Os parmetros ganho de tenso e ganho de corrente do origem esse parmetro complementar, denominado ganho de potncia, definido como:
Ap Ai . Av

(3)

Ap calculado em mdulo, pois no faz sentido levar em conta um sinal negativo, j que este sinal s diz respeito defasagem entre variaes de entrada e sada. Substituindo as equaes (1) e (2) em (3), obtemos:

Ap

ic VCE . ib VBE

(4)

Um amplificador genrico pode ser representtado pelo smbolo mostrado na figura 3, sendo A ganho de corrente, tenso ou potncia, em funo do parmetro que se deseja enfatizar.

Fig. 3 Smbolo de um amplificador genrico.

3. Capacitores de Acoplamento Para operarem de forma linear como amplificadores, os transistores devem estar polarizados na regio ativa, cujas tenses e correntes quiescentes so valores contnuos impostos por resistores e pela fonte de tenso contnua que alimenta o circuito. Porm, se o sinal varivel de entrada possuir tambm um nvel DC, este soma-se tenso VBEQ que, por sua vez, provoca um aumento em IBQ, que aumenta ICQ e diminui VCEQ, deslocando o ponto quiescente na reta de carga para prximo da regio de saturao, como mostra a figura 4.

Fig. 4 Distoro causada por um nvel DC (positivo) presente no sinal de entrada.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Com isso, o sinal de entrada, com um nvel DC, distorce o sinal de sada, podendo levar o dispositivo saturao, se o sinal DC de entrada for positivo, ou ao corte, se negativo. Para evitar este problema, entre o circuito gerdor do sinal de entrada e a entrada do amplificador, colocado um capacitor de acoplamento de entrada AC, que bloqueia o nvel DC, permitindo a passagem apenas da componente AC. Para isso, o capacitor deve ter um valor tal que represente uma baixa impedncia para a frequncia do sinal alternado, como mostra a figura 5. Algo semelhante acontece quando a sada do amplificador ligada uma carga ou a outro circuito. ligado na sada do amplificador um capacitor de acoplamento de sada AC, que evita que o nvel DC do amplificador no interfira na carga ou no circuito de sada.

Fig. 5 Uso de capacitores de acoplamento na entrada e sada de amplificador.

4. Amplificadores em Cascata Dependendo do ganho desejado, um amplificador pode ser formado pela associao de vrios amplificadores ligados em cascata, figura 6. Neste caso, os ganhos totais de corrente, tenso e potncia so:
iSn i E1

ATi

Ai1 . Ai 2 . Ai 3 .... Ain

(5)

ATv

VSn V E1

Av1 . Av 2 . Av 3 .... Avn

(6)

ATp

ATv . ATi

(7)
Fig. 6 Amplificadores ligados em cascata.

5. Impedncia de Entrada e Sada Considerando amplificadores em cascata, para mxima transferncia de potncia, necessrio que a impedncia de sada de cada estgio amplificador seja igual impedncia de entrada do estagio amplificador seguinte.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Logo, a impedncia de entrada ZE e a impedncia de sada ZS so dois outros parmetros importantes de um amplificador, senda essa igualdade entre eles denominada casamento de impedncias. A figura 7 mostra esse casamento de impedncias, e esto representadas abaixo, as equaes do clculo de impedncias de entrada e sada:

ZE

VE iE

(8)

ZS

VS iS

(9)

ZS n

ZE n

(10)

Fig. 7 Casamento de impedncias.

6. Curva de Resposta em Frequncia Em eletrnica, os sinais alternados podem ser classificados em vrias categorias, de acordo com a sua faixa de frequncia: VLF (Very Low Frequencies) 3kHz a 30kHz LF (Low Frequencies) 30kHz a 300kHz MF (Medium Frequencies) 300kHz a 3MHz HF (High Frequencies) 3MHz a 30MHz UHF (Ultra High Frequencies) 300MHz a 3GHz SHF (Super High Frequencies) 3GHz a 30GHz EHF (Extra High Frequencies) 30GHz a 300GHz

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

Assim, na prtica, so necessiors amplificadores para operarem nas mais diversas faixas de sinais eltricos, porm, os transistores em limitaes que os impedem de trabalhar em todas as faixas, principalmente pelas capacitncias parasitas que surgem em suas junes, alm dos prprios capacitores de acoplamento utilizados nos circuitos amplificadores. Desta limitao dos transistores, surge um outro parmetro importante, que deve ser levado em considerao no estudo dos amplificadores: a curva de resposta em frequncia, que corresponde faixa de frequncias que o amplificador opera com um nvel mnimo de atenuao (inverso de ganho), sendo limitada por uma frequncia de corte inferior fCI e uma frequncia de corte superior fCS, como mostra a figura 8.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Fig. 8 Curva de resposta em frequncia.

7. Decibel Bel a unidade que mede a relao entre grandezas de forma logartmica e, para adequar a ordem de grandeza dessa unidade de medida aos fenmenos fsicos, particularmente os elticos, a unidade de medida mais prtica o decibel (dB), ficando a relao entre potncias da seguinte forma:

Ap (db) 10 log

P2 P1

(11)

Est , ento, uma outra forma de apresentar o ganho de potncia de um circuito amplificador, tomando-se como referncia a potncia em uma carga RL, como mostra a figura 9.

Ap (db) 10 log

PL PG

(12)

Fig. 9 Ganho de potncia de um amplificador em dB.

Considerando tambm que P dB:


Av vL vG

v2 , temos as expresses de ganhos de potncia e tenso em R

Av (db)

20 log Av

(12)

Ap

pL pG

Ap (db) 10 log Ap

(13)

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Exemplo: Um gerador fornece uma potncia de 2mW a um amplificador, que por sua vez entrega carga o dobro da potncia, pede-se (a) o ganho de potncia em dB, (b) o ganho de potncia em dB, se a potncia de sada fosse a metade da entrada e (c) o ganho de potncia em dB, se a potncia de sada fosse dez vezes maior que a potncia de entrada. Soluo: (a)
A p (db) 10 log A p (db) 10 log A p (dB) 3dB PL PG 4.10 2.10
3 3

Isso significa que a potncia de sada est 3dB acima da potncia de entrada. (b)
A p (db) 10 log A p (db) 10 log A p (dB) PL PG 1.10 2.10
3 3

3dB

Neste caso, a potncia de sada estaria 3dB abaixo da potncia de entrada, ou sofreria uma atenuao de 3dB. (c)
A p ( db) 10 log A p ( db) 10 log PL PG 20.10 3 2.10 3

A p ( dB) 10dB

Neste caso, a potncia de sada estaria 10dB acima da potncia de entrada.

Podemos concluir que quando a potncia dobra ou cai pela metade, as variaes correspondentes so, respectivamente, +3dB e -3dB, e quando a potncia multiplicada ou dividida por dez, as variaes correpondentes so +10dB e -10dB. Alm disso, quando o ganho em dB positivo, significa que houve amplificao, e quando negativo, significa que houve atenuao. No caso de amplificadores ligados em cascata, o clculo do ganho total em dB muito mais simples. Supondo, por exemplo, dois amplificadores com ganhos Av1 e Av2, o ganho total dado por:

ATv

Av1 . Av 2

ou

ATv (dB)

Av1 (dB)

Av 2 (dB)

(14)

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Essas relaes entre potncias e suas respectivas variaes em dB so muito utilizadas na prtica, principalmente na parte de audioamplificadores. No caso da curva de resposta em frequncia, considera-se como frequncias de corte inferior e superior, aquela em que a potncia de sada cai para sua metade, ou seja, sofre uma atenuao de 3dB. Isto significa que a curva de resposta toma a prpria potncia de sada como referncia, porm o mais comum representar a curva de resposta em frequncia, tendo como referncia a tenso de sada, sendo necessrio, portanto, determinar qual a correspondncia entre a queda de tenso e a atenuao de 50% ou de 3dB na potncia de sada. Assim, na regio plana da curva de resposta em frequncia, tem-se como referncia uma tenso de sada vLR e uma potncia de sada pLR (tenso e potncia de referncias na carga). Nas frequncias de corte inferior e superior, como a potncia de sada pL cai metade de pLR, tem-se:

pL p LR

1 2

2 vL

RL RLR

2 LR

1 2

vL v LR

1 2

0,707

Isto significa que, quando a potncia de sada cai pela metade, a tenso de sada cai para

vL

0,707.vLR , isto , tem uma queda de -3dB.


A curva de respota em frequncia, assim representada, denominada curva de resposta em

frequncia normalizada. A figura 10 mostra as vrias possibilidades de se representar uma curva de resposta em frequncia, tendo tenses ou ganhos de tenso em funo da frequncia do sinal.

Fig. 10 Representaes da curva de resposta em frequncia. Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

8. Tipos de Amplificadores Classificao dos amplificadores de acordo com a amplitude: (a) Amplificadores de pequeno sinal ou baixa potncia, cujos sinais de entrada so da ordem de unidades de V a dezenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de unidades a centenas de mA., ou potncias de coletor na ordem de mW. Podemos empreg-los como pramplificadores. (b) Amplificadores de mdia potncia, cujos sinais de entrada so da ordem de centenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de centenas de mA a unidades de Ampre, ou potncias de coletor na ordem de centenas de mW a unidades de Watt. Podem ser empregados como amplificadores intermedirios. (c) Amplificadores de potncia, cujos sinais de entrada so da ordem de centenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de unidades a dezenas de Ampre., ou potncias de coletor na ordem de unidades a centenas de Watt. So empregados como amplificadores finais de potncia.

De acordo com a freqncia dos sinais: (a) Amplificadores de baixa frequncia: operam com frequncias 0,1Hz a 30KHz. (b) Amplificadores de mdia frequncia: operam com frequncia na faixa de LF. (c) Amplificadores de alta frequncia: operam acima das frequncia de LF (sendo classificadas em VHF, UHF, microoondas, etc).

9. Classes de Amplificadores de Potncia So quatro os tipos de amplificadores de potncia: classe A, B, AB e C. (a) Amplificador Classe A: o transistor est operando com ponto Q no meio da reta de carga, e o sinal faz com que o ponto Q oscile na regio linear da curva do transistor. Neste caso temos a reproduo de 360 do sinal. timo para AF de baixa ou mdia potncia. (b) Amplificador Classe B: aquele que trabalha com o ponto Q prximo do ponto de corte. Aqui somente 180 do sinal amplificado. Para AF, temos a necessidade de trabalhar com dois transistores, cada um reproduzindo 180 do sinal. (c) Amplificador Classe AB: aquele que trabalha com o ponto Q prximo do entre o centro da reta de carga e o ponto de corte. Aqui mais 180 do sinal amplificado. Para AF, temos a necessidade de trabalhar com dois transistores, cada um reproduzindo 180 do sinal. Este tipo

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

10

de polarizao empregado para que no ocorra a distoro cruzada tpica dos amplificador classe B. (d) Amplificador Classe C: Neste caso, o ponto Q est abaixo do corte, de tal forma que o transistor conduza menos de 180 do sinal. A classe C empregada para amplificadores de RF.

10. Bibliografia Este texto foi retirado em sua maior parte do livro: MARQUES, A. E. B. CRUZ, E. C. A. CHOUERI, A. Dispositivos Semicondutores: Diodos e Transistores. 7. ed. So Paulo: Editora rica, 2002. 389p. Cap. 9.

Fundamentos de Amplificadores V1.0 | Prof. Marcelo Wendling

Vous aimerez peut-être aussi