Vous êtes sur la page 1sur 12

FACHO

DGRH

Novas Perspectivas de Motivao

Prof Mrcia Alunas: Eliane Montes Georgia Lira

Teoria Da Hierarquia das Necessidades Bsicas de A. Maslow (1954)


Tem sido aceita como estrutura conceitual no estudo da motivao humana, nas situaes variadas de vida no lar, no trabalho e na sociedade. Necessidades bsicas, correspondem a motivos de deficincia, em contraste com a outra espcie de motivos que representam as necessidades de crescimento.

Necessidades de deficincia constituem carncias no indivduo que precisam ser supridas de fora e por outros indivduos para conservar a sade, evitar ou curar doenas.

A motivao humana constante, infinita, flutuante e complexa.O indivduo se motiva como um todo e no apenas parte dele, e a satisfao consequentemente atinge o indivduo inteiro.

Hierarquia Das Necessidades Bsicas (A. Maslow)

Um homem totalmente satisfeito em suas necessidades tenderia, teoricamente, inrcia.Portanto, uma certa dose de

insatisfao de necessidades que


caracteriza a sade fsica e mental, pois mobiliza energias a serem utilizadas

dinamicamente para o crescimento pessoal.

Revises da Teoria
Roger Harrison (1972), reconsiderando a teoria de Maslow, elaborou um esquema abrangente de motivao, agrupando as necessidades em trs grandes ncleos: A) Ncleo fsico-econmico B) Ncleo socioemocional C) Ncleo de competncia do ego

Nveis de Desenvolvimento Motivacional Humano na Sociedade Industrial Moderna

1-Privao crnica e frustrao 2-Dependncia ou nvel bsico 3-Contradependncia ou segurana 4-Desenvolvimento de identidade e valor 5-Autonomia criativa.Auto- realizao.

Os indivduos sadios que satisfizeram


suficientemente suas necessidades bsicas de segurana, amor e estima mostram-se, ento, motivados para a individualizao, o crescimento pessoal,

em uma tendncia constante para a


unidade, a integrao ou sinergia dentro de si mesmo.

Alderfer (1969),revendo a teoria de Maslow:

Props reduzir o nmero de categorias,agrupando-as em trs nveis: Manuteno ou Existncia material Relaes Interpessoais Oportunidades para crescimento pessoal

O modelo de Alderfer mostra uma tendncia a distino entre motivao de carncia e motivao de crescimento.

Modelos de Contedo O de fora/coero O de afeto/afiliao O mecnico/econmico O de sistema aberto, de crescimento

Modelos de Processo 1-Expectativa/valncia 2-Desempenho/satisfao 3-Tipos de expectativa 4-Dissonncia cognitiva/intercmbio(teoria de equidade e teoria da atribuio e posio de controle).

Motivao Dentica (MD)


Caractersticas: a orientao social, a subjugao de impulsos espontneos, o desejo de imortalidade e um elevado nvel potencial de motivao contnua. Essas caractersticas permitem uma comparao com o trabalho de Max Weber, a tica protestante e o esprito do capitalismo (1950). Schwartz (1982), afirma que o envolvimento com o trabalho uma forma de obsesso-compulso.Isto sugere que a motivao para tarefa, de pessoas muito engajadas no seu trabalho, , principalmente de natureza dentica.

Um Conceito de Trabalho
No modelo dentico, trabalho a descarga de obrigaes morais.

Para a motivao dentica, o elemento mais relevante no trabalho no o prazer, e sim o senso de obrigao com os outros.
A teoria de MD explica que qualquer recompensa extrnseca tal como pagamento, por exemplo, no provoca diretamente o desempenho desejado.O pagamento serve para pessoa sentir-se controlada por sua conscincia e evitar sentimentos de culpa e auto-rejeio.

inegvel a contribuio da MD para estudo e compreenso do comportamento humano nas situaes de trabalho e possvel aplicao prtica nas organizaes.

Vous aimerez peut-être aussi