Vous êtes sur la page 1sur 13

Cincia Poltica 13-04 Nascimento e extino dos Estados Da internet: I)Formao originria: 1.

Formao natural ou espontnea Estado se formou por ato voluntrio. 1.1) teve origem familiar ou patriarcal: ampliao da famlia formou o Estado; 1.2) originou-se por ato de fora, conquista ou violncia, (Oppenheimer- Duguit), os mais fortes se impuseram aos mais fracos, gerando o estado; 1.3) teve origem em causa econmica ou patrimonial, tendo as necessidades humanas, e a busca por suprilas provocando a unio de pessoas e o surgimento do Estado. A teoria marxista (Marx e Engles) destaca-se dentre os defensores da teoria econmico do surgimento do Estado; 1.4) surgiu do desenvolvimento interno da sociedade (Robert Lowie).

2. Formao contratual foi vontade do homem que levou ao aparecimento do Estado (os que defendem a formao contratual da sociedade = Estado). II)Formao derivada a) Fracionamento forma-se a partir do desmembramento de Estado j constitudo (territrio colonial separa-se da metrpole - frica do ps-guerra; territrio de um Estado integrado se separa - Singapura separando-se da Malsia). b) Unio dois estados se unem para formar um novo, desaparecendo os dois estados antigos. c) Forma atpicas repartio de um Estado em dois (Alemanha de 1945-1990), criao por ato da ONU (Israel), etc. Professor: 1 Pr-histria - Paleoltico inferior o homem ainda no se fixou em terras e nem formou grupos de poder. O chefe era o caador mais forte e ditava as regras. Eram nmades. - Paleoltico superior 40.000 AC o homem comeou a se fixar na terra. Comea a agricultura, criam-se mais utenslios (fabricar para agricultura), residncias mais definitivas comunidade: comeam as relaes de poder. No s fora, o chefe tem que ser mais inteligente-lder religioso ou lder poltico comea haver um embrio de Estado. 2 Teoria familiar - matriarcal: nmades maior poder era da me e do tio (muitos nem sabiam quem eram o pai). - Patriarcal: o pai passa a ter o poder sobre a famlia gerando cls. O Estado vem da unio das famlias (famlias cada vez mais estruturadas, sofisticao do poder entre elas). - Estado organizao derivada da unio das famlias (cls). Patriarca manda e por fim funda o Estado. 3 Teorias para o nascimento do Estado: - Teoria Patrimonial Plato, na Grcia antiga, tem a idia de que o Estado nasce da unio de classes profissionais. Tudo que as cidades precisavam tinha que vir das prprias cidades. Diviso de trabalho no Estado: essa idia vai ser adotada por Marx e Engels, o Estado para eles era fruto da dominao (explorao) de uma classe dominante sobre outra. O Estado serviria para a diviso e perpetuao da riqueza (essa teoria vem durante a Revoluo Industrial, por causa do quadro de desemprego e subemprego). Justificao patrimonial pela explorao das classes dominantes pelo Estado. - Teoria da Fora ou da violncia o Estado surge na forma de eficincia militar. Na luta por territrio para angariar riquezas. O Estado serve para se equipar para a luta, maio as qualidades militares.

Teoria Contratualista a teoria mais moderna (sofisticada). Thomas Hobbes e Rousseau. O Estado tem origem histrica, mas o principal da teoria o acordo de vontades. Pessoas se renem e com vontades convergentes se unem para fazer instrumentos para esse acordo de vontade (unio de vontades). Thomas Hobbes em O Leviat pensa no Estado como um monstro que sairia do Nilo que de tempos em tempos sai e mata e devora os homens. Para ele, o homem lobo do homem (natureza m) e o Estado serviria como proteo do homem contra o homem. O homem d poder a uma entidade maior para se proteger. Rousseau, j acha que o homem tem uma boa ndole. No estado natural o homem tem tudo que precisa. Quando ele vive em sociedade comea a precisar de coisas mais sofisticadas (necessidades mais sofisticadas), por isso o Estado necessrio para regulamentar o estado civil (criar normas), alm de proteo. O homem retira o poder de autotutela e passa para o Estado. O homem elege representantes para formar a tutela (chamados por Rousseau de magistrados)

4 Modos de nascimento: originrio, secundrio e derivado. - Modo originrio: origina-se da norma dos elementos vistos at agora (povo, territrio, poder e finalidade ou bem comum). - Modos secundrios: unio e diviso 1 - Unio de Estados: o Confederao: Estados menores unem-se para se fortalecer atravs de tratados (contratos entre Estados militar, econmica e/ou politicamente). Exemplo: BENELUX BELGICA, LUXEMBURGO E HOLANDA uniram-se para aumentar a fora de seus membros e se tornou mais tarde em unio europia. Esse tratado pode se denunciado (quando no quer mais ele), e os Estados continuam tendo sua soberania independentemente dele. o Federao: unio permanente. Os Estados abrem mo de sua soberania, tem mera autonomia. A 1 federao que se tem notcia os EUA: pessoas foram expulsas da Inglaterra por motivos religiosos e fundam as 13 colnias (Estado) que eram governadas pela Inglaterra. Esses 13 Estados pagam tributos para a Inglaterra. Para se libertarem as 13 colnias se unem numa confederao, mas para se protegerem de ataques da Inglaterra e Frana. Elas transferem sua autonomia a um poder central e se transformam em federao atravs de uma constituio (a 1 escrita). o Unio Pessoal: um rei por questo de nascimento acaba sendo rei de 2 Estados ao mesmo tempo (filho de prncipe + princesa estados diferentes). Quando ele morre os Estados se separam. o Unio real: a nobreza se une de maneira permanente. Ex: Gr-Bretanha. o Common Wealth: o resultado do antigo imprio britnico. A Inglaterra era a superpotncia do sculo 18 e 19 (Amrica, Europa, frica... todas eram possesses). 1 fase do imprio: capital era Londres, por ser muito grande o imprio era difcil governar (controlar politicamente) 2 fase: o imprio passa a conceder certo grau de autonomia s suas possesses. O rei nomeava gestores para essas colnias. 3 fase (chamado de Common Wealth): quando foi concedido um grau de autonomia, progressivamente as colnias foram ganhando mais fora. A Inglaterra aceitou a soberania das colnias (Estados), mas eles continuavam tendo grande influncia (no direta), mas nada que prejudique a soberania desses Estados. Cincia Poltica 24-04 continuao dos modos de nascimento dos Estados 2 Diviso: o diviso nacional quando um Estado se separa em 1 ou mais Estados. O Brasil no prev essa diviso (secesso) ocorreu com o Uruguai que se separou do Brasil.

o diviso sucessoral da Idade Mdia: diviso de sucesso entre os herdeiros dos senhores feudais. Derivados: quando um Estado influencia na diviso de outros. o Colonizao: caso do Brasil. Era uma colnia de Portugal, mas que se separou depois. o Concesso de direitos de soberania: quando a metrpole concede a soberania sua colnia. A metrpole tem o dever de manter a colnia (custo). o Ato de governo: quando um governante de maneira unilateral d sua colnia a liberdade (soberania).

MODO DE EXTINO DOS ESTADOS Causas gerais: quando perde um dos elementos do Estado (povo, territrio, soberania ou finalidade). Causas especficas: o Conquista quando conquistado por outro (guerra). o Emigrao movimento de sada de um povo de seu territrio. o Expulso retirada forada do elemento humano. o Renuncia aos direitos de soberania quando o Estado abre mo de sua soberania para outro Estado. o caso de Porto Rico que concedeu aos EUA a sua soberania.

PERGUNTAS QUE O PROFESSOR FEZ EM AULA: 1 Quais so as teorias que justificam a criao e a extino dos Estados? - Princpio da nacionalidade: baseado no conceito da nao (sentimento enter as pessoas que criam vnculos). Tm 2 lados: positivo a Itlia tem essa caracterstica. Negativo - querer forar outros Estados para uma unificao ( o pseudonacionalismo da Alemanha). - Teoria das fronteiras naturais: a formao do Estado nasce porque uma barreira natural de difcil acesso faz com que as pessoas que ali vivem formem um Estado. - Teoria do equilbrio internacional: os Estados nascem e se extinguem na medida de sua fora (paz armada). uma das vertentes que gerou a 1 Guerra Mundial. - Teoria do livre arbtrio dos povos: o povo quem vai decidir ( a teoria mais aceita). Cincia Poltica 30/04 Apesar de algumas divergncias entre os estudiosos, pode-se dividir a evoluo do Estado em cinco fases: Estado Antigo, estado Grego, Estado Romano, estado Medieval e Estado Moderno. 1) Estado Antigo Azambuja: Estes povos no tiveram uma concepo definida do Estado. H uma mistura entre famlia, religio, estado e organizao econmica, sem diferena aparente. Possui duas caractersticas: a) natureza unitria: no possui diviso de territrio ou funo; b) religiosidade: forte presena do sentimento religioso, basicamente uma teocracia (governo unipessoal confundido como a prpria divindade, outros o governo limitado pela classe sacerdotal). I)ndia: diviso de castas (prevalente at hoje em dia), com a casta privilegiada (Brmanes) sendo a encarnao da justia e designados por Deus, o poder de Deus e exercido por um Deus; II)Prsia: situao a mesma, mas atenuada. III) China: a filosofia indica preceitos de governas - a legitimidade repousa no consentimento do povo. Confsio e Mncio; IV)Egito: teocracia, o Fara era um Deus, mas havia outros, sendo que a classe sacerdotal limita o poder;

V) Israel: teocracia limitada pela lei de Deus. 2) Estado Grego No havia uma unidade englobando toda a pennsula helnica, mas sim vrias cidades-estado, com diferenas de vida e costumes. O territrio era diminuto, sendo a polis constituda de cidados livres, metecos (estrangeiros), alm dos escravos, os quais no tinham direitos. A idia de Estado Grego deve ser observada dentro dos princpios da civilizao grega, com a influncia da democracia grega. Porm pode-se conceber que a sociedade poltica de Atenas e Esparta era semelhante, baseadas no ideal de auto -suficincia. H uma elite, com intensa participao nas decises do Estado. 3) Estado Romano Base familiar de formao caracterstica peculiar, com privilgio aos membros das famlias patriarcais. Apresenta uma separao entre o poder pblico e o privado. O povo participa do governo, mas somente uma parcela, ampliando-se at o Imperador Caracala, em 212 conceder naturalizao a todos os povos do Imprio. 4) Estado Medieval Transio do Estado Romano para o Medieval, com influncia dos brbaros. Formado a partir do desmembramento do Imprio romano, com as invases brbaras e o surgimento do feudalismo. Tem-se, ento: a) uma forte influencia do cristianismo Papal (buscando ser base de universalidade - substituir a unidade romana); b) h uma multiplicidade de centros de poder (senhor feudal, reino, casta religiosa, corporaes de ofcio); c) Disputa de poder entre o Papa e Reis (termina no estado moderno, com a ordem temporal dos monarcas poder conferido por Deus); d) Multiplicidade de ordens jurdicas, em face da multiplicidade de centros de poder. 5) Estado Moderno Surge com a Paz de Westflia1 (1648), que documenta o aparecimento do Estado moderno, como unidade territorial dotada de poder soberano. Este Estado sofre evoluo com o tempo, chegando, sem suas caractersticas bsicas e elementos, at nossos dias. O Estado moderno sofreu alterao em face dos acontecimentos histricos, como: Revoluo Francesa ( Direitos do Homem);
1

Com a Paz de Westflia, termina a Guerra dos Trinta Anos, iniciada em 1618, e independncia da Holanda (Pases Baixos).

a Espanha reconhece a

Americana (Federalismo); com o liberalismo econmico do Sc. XIX; intervencionismo econmico e defesa dos direitos sociais; com os regimes totalitrios (Comunismo, Fascismo e Nazismo), at nossos dias. ESTADO ANTIGO, TEOCRTICO OU ORIENTAL. - caractersticas: o Estado vai se confundir com religio e famlia. Figuras: sacerdotes, pessoas fixadas na terra. ESTADO GREGO: fortemente influenciado pelos orientais. 1) Cidados: 1s pessoas que tm direito (eram homens livres). Influncia na conduo do Estado, formada pela unio das polis. 2) Polis: Atenas (1 democracia), Esparta. a. Conselho de ancies: pessoas mais experientes, conselhos para tomar algumas decises; b. Assemblia de cidados: homens livres reuniam-se em assemblia e discutiam sobre: tributos, agricultura, guerra, atitudes a serem tomadas dentro das polis. 3) Plato: a. Trs classes: i. sbios deveriam governar; ii. guerreiros deveriam proteger a polis; iii. obreira trabalhadores, deveriam obedecer. b. propriedade privada: defendia a propriedade privada desde que no causasse desequilbrio, ou seja, no houvesse discrepncia. A propriedade deveria ser transmitida apenas a um herdeiro, e, alm disso, era inalienvel. c. Famlia: a famlia era dirigida pelo pai, inclusive ele deveria escolher a esposa do primognito, deveria ter apenas um filho. d. Sbios. 4) Aristteles: a. Famlia: deveria ser defendida pelo Estado (no restringida), deve promover o bem estar coletivo, conduzir as relaes pessoais. Deve se configurar em autarquia (cada cidade deve ser autnoma). Cada polis deve ter uma auto suficincia. Ele defende que cada cidade tivesse de 10 a 20 mil pessoas e que produzisse tudo o que precisa. Soberania???? Roma maior imprio ocidental, e a Grcia influenciava Roma (helenizao). b. Autarquia: c. Multido: poder fracionado, vrios homens (cidados) decidindo sobre o Estado. ESTADO ROMANO 1. Rmulo e Remo: gmeos fundadores de Roma. 2. 754 a.C. at 565 d.C: so 1319 anos. 3. Civitas: cidade-Estado 4. Gens (famlias) a. Patrcios: aquele que tem a Pater Familis possuem todo o poder de Roma; b. Clientes: servos dessa famlia, em geral escravos. 5. Plebe: romanos sem poder, mas no so escravos. A plebe comea a ter direitos a partir do momento que ganham fora (entram para o exrcito). 6. Caractersticas Repblica: a. Proteo propriedade privada; b. Propriedade privada limitada em nome da segurana do Estado; c. Legalidade: as pessoas esto obrigadas a fazer apenas o que a lei determinasse (pode fazer o que no for proibido);

d. Nao: o Estado comea a ter um sentimento de nao. 7. Imperium: o poder dos patrcios e plebe. A plebe fazia os comcios. 8. Consulado: escolha de 2 cnsules que vo governar a Repblica por 1 ano, deve respeitar as magistraturas (tribunato da plebe entre outras); 9. Ditadura: a passagem do poder de 2 cnsules para apenas 1, em poca de guerra (concentrao do poder em 1 pessoa) 10. Principado: o senado fechado, o consulado extinto e existir a figura do imperador. O imperador aglomera todo o poder em suas mos. Com a queda do Imprio Romano inicia-se a Idade Mdia (fragmentao do poder). Cincia Poltica 04-05 ESTADO MEDIEVAL - Surgimento histrico: durou cerca de 1000 anos. Baseado no Direito Natural o poder dado pelo prprio Deus. - Caractersticas: existncia de feudo, presena da Igreja na vida das pessoas (poder supraestatal), descentralizao do poder poltico entre Igreja, corporaes, feudos..., mas sem hierarquia definida. o Brbaros: os estrangeiros. o Cristianismo: religio oficial da Europa. A Igreja acaba possuindo um imenso poder na figura do Papa. A Igreja tinha o poder espiritual e passou a ter tambm o poder temporal (poltico). Usava a Santa Inquisio contra quem se opusesse ao seu poder. o Feudalismo: nobreza. 1) Infinitos centros de poder sem hierarquia definida (desconcentrao de poder): a. Reinos, condados, ducados... b. Organizaes religiosas fraternidades... c. Corporaes de ofcios inicio dos sindicados. Associaes que controlavam os trabalhadores. Detinham o monoplio do trabalho. 2) Senhor feudal: cada feudo tem uma meda prpria, exrcito prprio. A relao entre os feudos era tumultuada, era uma poca de intensas lutas entre feudos por propriedade. 3) Vassalagem: pequenos proprietrios de terras que entregavam grande parte de sua produo em traa de proteo, alm disso, deveriam fazer parte do exrcito. Relao pessoal entre o senhor feudal e o vassalo. 4) Benefcio: pessoas que no possuam propriedades e que trabalhavam nas terras dos senhores feudais, no pagavam tributos. ESTADO ABSOLUTISTA grande concentrao de poder na figura do imperador 1) Concentrao de poder: poder temporal (poltico) nas mos do imperador e menos poder da Igreja. 2) Unificao da Europa: os feudos comeavam a se unir.] 3) Renascimento/racionalismo: renascimento no campo artstico com liberdade de criao e o racionalismo no campo das cincias, o poder poltico est na razo humana. a. Racionalismo: Maquiavel idias de um Estado Moderno. Estado criado pela razo humana. b. Rei: concentrao todo o poder nas mos do rei, at julgar. Poder irresponsvel (no precisava se justificar para ningum) e incontrolvel (sem limites). Poder do rei: irresponsvel, incontrolvel e ilimitado. c. Na Frana: 3 Estados (classes): i. Nobreza: concentra todo o poder poltico. ii. Clero: poder espiritual.

iii. Povo: pode trabalhar. Dentro do povo nasce uma outra classe, a burguesia, eram os comerciantes. Comea a movimentar riquezas, possuam dinheiro, mas no tinham poder poltico. Cincia Poltica 18-05 I - LIBERALISMO 1. Inglaterra: 1 constituio que conhecemos (1 documento constitucional): JOO SEM TERRA a. 2 Bill of Rights (1689): lista de direitos - ficam os protestantes autorizados a portar armas. O Estado no vai interferir tanto na vida do cidado (afasta-se das questes da sociedade), d liberdade (idias importadas dos EUA, que ainda fazia parte da Inglaterra). 2. sculo XVIII EUA. a. Declarao de Virgnia: 1 documento onde foram declarados os direitos fundamentais do homem: direito liberdade, vida, (sendo direitos inalienveis e a pessoa nasce com ele). 3. Frana a. 3 Estados: a Frana era constituda por 3 estados: aristocracia, clero e o povo. Em 1614 o povo foi excludo do Estado. A burguesia comeou a insurgir contra essa estrutura, pois tinha dinheiro, mas no o poder poltico, o que mais tarde culminaria na revoluo francesa. Luis XVI convocou uma assemblia de notveis (s para aparncia) o que provocou uma assemblia Nacional em 17/06/1789, quando o povo viu que nada mudaria, isso levou tomada da Bastilha. b. Assemblia de notveis. c. Assemblia nacional. d. Queda da bastilha: 14/07/1789 e. Declarao dos Direitos fundamentais do homem: a declarao dos direitos fundamentais francesa baseada na declarao de Virgnia, mas ainda no a constituio francesa. Baseada nas idias de Rousseau e Montesquieu. O fundamento do Estado a razo humana (pacto social). Traz pela 1 vez o conceito de soberania (pacto social) e suas caractersticas: una, indivisvel, inalienvel e imprescritvel. 4. Princpio da legalidade: o cidado entregou parte de sua capacidade de autotutela. Quem tem fora para fazer justia o Estado (quem vai fazer lei e a tutelar). a. Para o cidado: s obrigado a fazer aquilo que a lei manda, e o que a lei no probe permitido. b. Para o Estado: s pode fazer o que o Estado expressamente permite (autolimitao do poder do Estado), para que ele no invada a liberdade da pessoa. CARACTERSTICAS DO PACTO SOCIAL PARA A FORMAO DO ESTADO - Constituio francesa: o 1814 Direitos fundamentais de 1 dimenso: carter individualista (liberalismo). Ao Estado s cabe a segurana do cidado. O Estado fica fora das relaes privadas (particulares) do povo. Entre os particulares vai regular a pacta sunt servanda (significa o acordo deve ser cumprido, ou seja, o contrato lei entre as partes). No podia invocar uma proteo do Estado no contrato, era um direito extremamente individualista. o Direitos fundamentais: so direitos inatos, imprescritveis, de 1 dimenso, direito dos indivduos: Direito negativo proibio do que o Estado pode fazer. Ex: direito vida o Estado no pode retirar a vida de algum. Direitos polticos direitos de cidadania: poder escolher os governantes. No existe a figura do rei, que era hereditrio. Direitos civis positivos direitos do cidado contra o Estado. Ex. direito de propriedade, o Estado no pode retirar.

Cria-se nesse momento a seguinte verdade: uma constituio para ser considerada como tal deve ter dois elementos materiais: 1 garantia dos direitos fundamentais (deve constar na Constituio); 2 separao dos poderes (deve prev-la): as funes do Estado so divididas em 3: executiva, legislativa e judiciria. Cada um faz uma parte, assim, no haver concentrao de poder (controle entre poderes), a teoria de freios e contra-pesos de Montesquieu. Esse seria o Estado liberal IDEAL: todos so iguais perante a lei, ou seja, todos tm a mesma capacidade de contratar. Laissez faire, laissez passer Uma primeira concepo liberal a chamada escola fisiocrata (de fisiocracia, ou "poder da natureza"), francesa, que propunha que a economia funcionasse de acordo com suas prprias leis, semelhantes s da natureza. Considerava a agricultura a nica fonte de toda a riqueza, enquanto o comrcio e a indstria apenas circulavam ou transformavam a riqueza natural. Seus tericos mais destacados foram Quesnay (1694-1774), Turgot (1727-1781) e, especialmente, Gournay (1712-1759), que, em nome da plena liberdade para todas as atividades comerciais e industriais, defendia a abolio das aduanas internas, das regulamentaes e das corporaes. Gournay consagrou a frase "Laissez faire, laissez passez" (Deixe fazer, deixe passar). Cabe lembrar aqui que a viso dos fisiocratas liga-se a uma realidade francesa, pas no qual a economia passava por srias dificuldades, as quais eram vistas como fruto da poltica de Colbert, ministro do rei Luiz 14. O colbertismo teve por essncia a busca por dinamizar a produo manufatureira na Frana, em detrimento da agricultura, a qual sofreu fortes restries por parte da monarquia, inclusive com a proibio da exportao de gneros agrcolas, visando gerar uma queda da produo no campo e um conseqente xodo rural, ampliando assim a mo-de-obra urbana. A crtica dos fisiocratas vai justamente negar as duas atitudes consideradas como geradoras da crise. A primeira seria a prpria interveno do Estado na economia, negando a lei natural que a rege. E a segunda, a prpria retrao da agricultura provocada pelas medidas de Colbert. dessa crtica que surgiram as concepes fisiocratas. Aps a Revoluo Industrial, 1770, com o surgimento das mquinas a vapor e o xodo rural, ocorre uma relao diferenciada, onde uma absoluta igualdade provoca uma imensa desigualdade, que o lado ruim do liberalismo. 25/05 REVOLUO INDUSTRIAL 1 Inglaterra (1770): a revoluo veio criar a indstria, que no precisava de tanta mo-de-obra e os empregados no precisavam de tanto treinamento para operar as mquinas. Antes: 10 artesos faziam 10m tecido, com o tear a vapor 1 pessoa fazia o mesmo trabalho. O empregador podia exigir tudo dos trabalhadores, pagava-se quase nada e o Estado no protegia nenhuma das partes. O Estado protege o povo s com relao segurana. 2 Caractersticas gerais: condies subumanas de trabalho, no havia nenhuma proteo ao trabalhador com relao a horas de trabalho, frias, descanso, trabalho infantil, gravidez... 3 Encclica (entendimento da Igreja sobre determinado assunto) Rerum Novarum: o Papa Leo XIII em 15/05/1891, faz profunda anlise das relaes de trabalho da poca. Feria a dignidade do trabalhador (carter divino do homem). O trabalha importante para o homem (dignifica), porm deve ser observada a condio digna de trabalho e, portanto, o Estado deve intervir nessa relao. Mnimo necessrio para o trabalhador: salrio mnimo, limita o n de horas de trabalho, proteo gestante, ao idoso, s crianas, ter dias de frias... IGUALDADE FORMAL: o que est na lei: todos so iguais perante a lei. IGUALDADE MATERIAL: verdadeira igualdade: trabalhar com a igualdade levando em conta as desigualdades das partes. PISO MNIMO EXISTENCIAL: mnimo de direitos do trabalhador. Comeam a surgir aes antiliberais.

II ESTADO SOCIALISTA: inicia-se com a influncia de: 1 Manifesto Comunista, em 1848, o proletariado era explorado por aqueles que possuem a fora de trabalho (bens de produo). Influenciou a revoluo de 15/03/1917: revoluo russa. 2 1 Guerra Mundial (1914-1918) a Rssia era um Estado imenso com as mesmas caractersticas do absolutismo: concentrao de poder, concentrao de riqueza e influncia poltica. 3 Revoluo Russa de 17: o exrcito russo est na guerra e o povo sente mais confiana de reivindicar conquistas. 4 Kereinski X Lnin: conseguem depor os Czares e se colocam no poder. Kerenski do Partido Socialista Revolucionrio (mencheviques). Lnin do Partido Operrio Russo Social Democrtico (bolcheviques). Lnin toma o poder na Rssia e era influenciado pelas idias do Manifesto Comunista. A Rssia era essencialmente agrria e de lngua eslava. 5 URSS: lei fundamental de 1923 a 1 Constituio. Significa: Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. Comeou a incorporar outros pases, formando uma federao comandada pela Rssia. 6 Caractersticas: a. Partido nico (Partido Comunista); b. Ditadura: poder era do partido cujo presidente era o mesmo da nao; c. Governo coletivista: todos os meios de produo eram coletivos; d. Concentrao de poder no executivo: o legislativo e o judicirio serviam apenas para apoiar o executivo; e. Eliminao da propriedade privada: tudo era do Estado. A idia era que a propriedade privada induzia luta de classes. Teoricamente, todos eram possuidores das mesmas coisas; f. Meios de produo so estatais: no existe a economia privada, produtos de pouca qualidade; g. Internacionalizao do socialismo: havia o interesse de influenciar outros pases. Guerra fria: era uma guerra ideolgica - grande avano na rea militar; h. No havia liberdade individual. Com a perda de poder das URSS, ocorre a sada dos pases que faziam parte dela. Em 1989, Gorbathev implanta duas polticas para a abertura da economia: perestroika e glasnost (transparncia). A Perestroika (do russo: , significa reconstruo, reestruturao) foi, em conjunto com a Glasnost, uma das polticas introduzidas na Unio Sovitica por Mikhail Gorbatchev, em 1985. A palavra perestroika, que literalmente significa reconstruo, ganhou a conotao de 'reestruturao econmica'. Gorbachev percebeu que a economia da Unio Sovitica estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de no ter de ser substitudo, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasta na defesa nacional, e para fazer isso Gorbachev sentiu que a Unio Sovitica deveria: Desocupar o Afeganisto. Negociar com os Estados Unidos da Amrica a reduo de armamento.(entre eles os acordos de Yalta) No interferir noutros pases comunistas (A Doutrina Sinatra). Glasnost (significa transparncia) foi uma medida poltica implantada juntamente com a Perestroika na URSS durante o governo de Mikhail Gorbachev. A Glasnost contribuiu em grande parte para a intensificao de um clima de instabilidade causado por agitaes nacionalistas, conflitos tnicos e regionais e insatisfao econmica, sendo um dos fatores causadores da runa da URSS. Enquanto no Ocidente a noo da glasnost se associa com a liberdade da expresso, a meta principal desta poltica foi fazer o governo do pas transparente e aberto para discutir, assim logrando o crculo estreito de apparatchiks que anteriormente exerceu o controle completo da economia. A glasnost deu novas liberdades populao, como uma maior liberdade do discurso - uma modificao radical, visto que o controle de discurso e supresso da crtica do governo tinha sido anteriormente uma parte central do sistema sovitico. Houve tambm um maior grau da liberdade dentro dos meios de comunicao. At o final dos anos 1980, o governo sovitico veio embaixo da crtica aumentada, como fez a ideologia leninista (que

Gorbachev tinha tentado conservar como a fundao da reforma), e os membros da populao sovitica foram mais francos na sua viso de que o governo sovitico no ia bem. Em 25/12/1991 forma-se a CEI. Comunidade dos Estados Independentes (CEI) uma organizao supranacional envolvendo 11 repblicas que pertenciam antiga Unio Sovitica (Armnia, Azerbaijo, Bielorrssia, Cazaquisto, Quirguisto, Moldvia, Rssia, Tajiquisto, Ucrnia e Uzbequisto) fundada em 8 de dezembro de 1991. Este novo acordo de unio poltica teve como principal impulsionador o presidente russo Boris Ieltsin e marcou a dissoluo da Unio Sovitica. Desde 26 de agosto de 2005, o Turquimenisto no mais membro permanente da entidade, atuando apenas como membro associado. As trs repblicas fundadoras da CEI concordaram num certo nmero de pontos fundamentais, nomeadamente nos seguintes: cada estado-membro mantinha a sua independncia; as outras repblicas da antiga Unio Sovitica seriam bem-vindas como novos membros da Comunidade; qualquer repblica seria livre de abandonar a CEI aps ter anunciado essa inteno com um ano de antecedncia; os membros deveriam trabalhar em conjunto para o estabelecimento de economias de mercado; o antigo rublo sovitico a moeda comum dos estados-membros; a Comunidade fica sediada em Minsk, Alma-Ata e So Petesburgo. Litunia, Estnia e Letnia nunca fizeram parte do grupo. III FACISMO perodo interguerras de 1918 e 40. Ascenso de Mussolini na Itlia no final da dcada de 20. Sua idia era: 1 Estado forte: no cabia um Estado liberal; 2 Estado deve prover todas as necessidades do cidado, mas no como faziam os comunistas, que, alis, foram perseguidos; 3 Modelo dominado pelas corporaes (sindicatos), principalmente dos trabalhadores. Nasce o sindicalismo O direito e o Estado: o Estado o criador nico do direito e da moral. O Estado era personificado no direito e no partido fascista (Estado monista). Todos os cidados e propriedades so do Estado. Havia um forte poder executivo (que vai governar). O Estado totalitrio: tudo dentro e pelo Estado, nada fora do Estado e nada contra o Estado. A Carta del Lavoro inspirou a CLT (1937) 27/05 1 NAZISMO objetivos Constituio de Neimar Hitler (grupo ariano puro) Caracteristicas 2 ESTADO NOVO BRASILEIRO cf/37 Getlio Vargas Caractersticas Periodo inter-guerras. Europa Ocidental (homem acabou por conta da 1 gerra mundial) homens provinciais. NAZISMO - contemporneo ao fascismo (Alemanha inimiga do resto do mundo na 1 gerra mundial). Alemanha se rendeu pelo tratado de Versailles que era extremamente liberal. Constituio de Neimar: imposta pelo tratado de Neimar. Garantia de direitos trabalhistas.

Ocorre que a economia alem est fragmentada (hiper inflao), o Marco Alemo fica sem valor. O povo alemo tem orgulho social afetado (baixa auto-estima). Hitler com lbia conseguiu seduzi-los. Cria partido Nazista contra constituio de Neimar (1920-30 economia ruim) em 1935-40 passou a ser 2 maior economia do mundo. Houve extino dos outros partidos polticos e a dissoluo de todos os outros grupos: judeus, negros e ciganos. Caractersticas: smbolo antigo religioso alemo, a sustica. Todos deveriam participar, todos jovens deveriam participar, inclusive o Papa XVI. No h direitos individuais, era totalitrio. O Estado alemo = partido alemo. A + do nazismo (ao fascista) grupos no arianos (judeus, negros e ciganos) jogariam a Alemanha novamente no caos. Estado monista. O direito na mesma estrutura do Estado, o direito igual lei e o Estado quem determina a lei. Em 1934, foi promulgada a lei de esterilizao. Para fazer mais rpido= campos de concentrao de trabalhos forados, quando estavam cheios eram campos de mortes. Comea a 2 guerra mundial eram aliados da Alemanha a Itlia e o Japo. Atacaram Londres e errou ao tentar invadir a Rssia pela neve. Comea com a invaso da Polnia. Estado Novo brasileiro: Getulio assume o poder, revoga a CF DE 34 (que era evoluda), fecha o congresso e outorga a CF DE 34, chamada de CF polonesa, ou a Polaca, era parecida com o Estado Fascista. Houve fortalecimento do poder executivo. Foi criado o Decreto-Lei, que uma ordem expedida pelo executivo com fora de lei imediata. O decreto um regulamento, j o Decreto-lei a lei. Tinha 30 dias para ser derrubado pelo congresso. A CF/88 derrubou o decreto-lei e passou a existir em seu lugar a medida provisria. 3 exemplos de decreto-lei: CLT CPP (CDIGO DE PROCESSO PENAL) CP (CDIGO PENAL) Eliminao das lutas partidrias (eram controladas pelo Estado). Orientao da economia: criao de empresas estatais para ter o monoplio (estratgia do Estado). Eram as bras: eletrobras, telebras...Quem trabalhava nelas eram simpatizantes do governo. O collor as extinguiu. Caractersticas desse perodo no Brasil: forte proteo ao trabalho com a criao da CLT. Comea a ruir o Estado Novo brasileiro com a 2 guerra mundial

A implantao do Estado Novo e sua poltica


Esse regime poltico recebeu o nome de Estado Novo, durou at 29 de outubro de 1945, quando Getlio foi deposto pelas Foras Armadas. Getlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extino dos partidos polticos. Ele outorgou uma nova constituio, que lhe conferia o controle total do poder executivo e lhe permitia nomear interventores nos estados, aos quais Getlio deu ampla autonomia na tomada de decises, e previa um novo Legislativo, porm nunca se realizaram eleies no Estado Novo. Esta constituio, que tinha a alcunha de "Polaca", (denominao usada para mostrar que a Constituio Brasileira de 1937 foi amplamente influenciada pela Constituio autoritria da Polnia), na prtica no vigorou, pois Getlio governou durante todo o Estado Novo por decreto-lei e nunca convocou o plebiscito previsto na "Polaca". Esse foi o erro de Getlio no Estado Novo: no ter instalado o Poder Legislativo, nem ter se legitimado pelo voto em plebiscito. O Estado Novo promovia grandes manifestaes patriticas, cvicas e nacionalistas e eram incentivados, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, os apelos patriticos na imprensa e nos livros didticos. O Poder Judicirio no sofreu interferncias significativas no Estado Novo, exceto nos casos de crimes polticos. Um poder judicirio relativamente independente raro acontecer em regimes polticos fortes, tambm chamados de autoritrios, como o Estado Novo. O lder comunista Lus Carlos Prestes permaneceu preso durante todo o Estado Novo. Monteiro Lobato foi preso por ter enviado uma carta a Getlio criticando a sua poltica em relao ao petrleo brasileiro. Monteiro Lobato queria que o governo explorasse esse recurso natural para o desenvolvimento do Pas.

Lus Carlos Prestes, devido a sua relao com o Comintern, durante seu Discurso no Estdio de So JanurioRJ, em 1945, defendeu a continuao do governo de Getlio Vargas pelos progressos alcanados durante sua gesto. O Estado Novo, por sua vez, pouco podia atuar na questo do petrleo, pois era dependente dos investimentos em pesquisa das companhias estrangeiras de petrleo. Sendo essas pesquisas de alto risco e custo, e sendo para as multinacionais mais lucrativo manter sua hegemonia no ramo petrolfico, as empresas estrangeiras sustentavam que no existia petrleo no Brasil. Diante desta situao Getlio Vargas decidiu criar, durante o Estado Novo, o Conselho Nacional do Petrleo (CNP) e, mais tarde, no seu governo constitucional de 19511954, criou a Petrobrs, no ano de 1953. Durante o Estado Novo foram presos tanto militantes da ANL (comunistas marxistas, durante a intentona comunista) quanto membros da AIB (nacionalistas, durante a levante integralista de 1938), assim como intelectuais vinculados a uma destas duas agremiaes polticas como Graciliano Ramos, o Baro de Itarar e muitos outros intelectuais, seja por comunismo ou por simpatias pelo Fascismo, ou quem defendia a prospeco de petrleo no Brasil, como Monteiro Lobato, preso em 1941. A imprensa foi censurada. O dirio matutino O Estado de S. Paulo, de oposio ao PRP, e que, apesar do nome, havia apoiado a Revoluo de 1930, foi tomado famlia Mesquita, pelo interventor paulista Ademar Pereira de Barros. O proprietrio do jornal, Jlio de Mesquita Filho, exilou-se na Argentina, e at hoje o jornal O Estado de S. Paulo no conta os anos sob interveno getulista em sua histria oficial. O dirio foi devolvido aos Mesquita em 1945. Tambm foi iniciada a Campanha de nacionalizao para integrar os imigrantes e sua cultura a realidade nacional, diminuindo sua influncia e buscando sua integrao populao brasileira. Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simptico ao modelo fascista (o Estado novo getulista), o Brasil acabou participando da Guerra junto aos Aliados. Isto porque, muito antes que a presso popular se fizesse sentir em 1942, devido partir de Fevereiro de 1942, submarinos alemes e italianos terem iniciado o torpedeamento de embarcaes brasileiras no oceano Atlntico em represlia, segundo relatado nos dirios de Goebbels, adeso por parte do Brasil aos compromissos da Carta do Atlntico (que previa o alinhamento automtico ao lado de qualquer nao do continente americano que fosse atacada por uma potncia extra-continental); de fundamental importncia para que o governo brasileiro paulatinamente se alinhasse com os EUA e consequentemente a causa aliada partir de Pearl Harbor, igual e respectivamente foram: as tentativas veladas de ingerncia nos assuntos internos brasileiros por parte da Alemanha e Itlia, especialmente partir da implantao do Estado Novo; a progressiva impossibilidade partir do final de 1940 de manter relaes comerciais estveis e efetivas com estes pases devido a presso naval britnica e posteriormente americana exercida contra os mesmos e a chamada poltica de boa vizinhana levada a cabo pelo ento presidente Roosevelt, que entre outros incentivos econmicos e comerciais financiou a construo de uma gigantesca siderrgica, a CSN (Companhia Siderrgica Nacional).Tambm, durante o ano de 1942, em meio a incentivos econmicos e presso diplomtica, os americanos instalaram bases aeronavais ao longo da costa Norte-Nordeste brasileira, sendo a base militar no municpio de Parnamirim, vizinho a capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte, a principal dentre estas. Bases s quais os militares brasileiros tinham acesso restrito e controlado. Tendo sido a de Parnamirim de especial importncia para o esforo de guerra aliado antes do desembarque de tropas Anglo-Americanas no Norte da frica em novembro de 1942 na Operao Tocha. Complexo de bases esse que foi popularmente apelidado na poca de "Trampolim da Vitria", devido importante contribuio ttica proporcionada para frente norte africana. A partir da estabilizao da frente italiana em fins de 1943 e do enfraquecimento da campanha submarina alem, as bases americanas em solo brasileiro foram sendo progressivamente desativadas ao longo de 1944-45, embora na da ilha de Fernando de Noronha os americanos tenham permanecido at 1960. Getulio se suicida quando estava perdendo o poder. Situao atual: Estado do bem-estar social: Diviso dos poderes; Garantia dos direitos fundamentais art 170 cf/88

Reconhece a livre iniciativa (produzir) Reconhece valor social do trabalho (piso-mnimo). Exemplo: cdigo de defesa do consumidor, livre iniciativa pode muito, mas no tudo. Estado pe regras mnimas, mas no proibi (deixa fazer com interferncia de patamar mnimo, indivduo protegido do excesso de liberdade). Formas de governo Como o poder ser exercido dentro do Estado. Conjunto de funes que o Estado assegura. Para assegurar a ordem jurdica. Governo confundido com poder executivo, mas no. Qual a forma de governo dentro deste Estado? 1 Quanto origem: como nasce: a. Governo de direito - formado na constituio do Estado. Possui maior legitimidade (eleies de 4 em 4 anos). b. Governo de fato no formado pela constituio, formado por violncia ou fraude; ilegtimo. 2 Quanto ao desenvolvimento: a. Governo legal: aquele que se desenvolve dentro do ordenamento jurdico (normas de conduta moral, princpios, leis), dentro do que permitido (faz o que o povo espera). b. Governo desptico: pelo arbtrio dos governantes mesmo qeu no esteja na lei (quem faz a lei o prprio povo?) Quanto extenso do poder: a. Governo constitucional: cuja extenso do poder (fazer ou no) est na constituio do Estado. Ha separao dos poderes. b. Governo absolutista: concentra todos os poderes na mo de uma s pessoa (monarquia).

ARISTOTELES. Duas formas de classificao do governo o importante como conduzido. 1) NORMAIS OU PURAS: a. Benefcio da coletividade b. Tem virtudes, interesse pblico. 2) ANORMAIS OU IMPURAS a. Benefcio do governante (egosta) b. Viciada. ARISTOTELES Um s Classe Muitos NORMAIS (pura) coletividade Monarquia Aristocracia Democracia ANORMAIS (impuras) Tirania Oligarquia (cafeicultores) Demagogia

Vous aimerez peut-être aussi